 O governo se enche de orgulho para anunciar que a partir da próxima semana vai instalar sete novos controladores fixos de velocidade na BR-386. Todos estes pardais e lombadas eletrônicas estarão no trecho entre Canoas e a bifurcação com Montenegro.
 O governo se enche de orgulho para anunciar que a partir da próxima semana vai instalar sete novos controladores fixos de velocidade na BR-386. Todos estes pardais e lombadas eletrônicas estarão no trecho entre Canoas e a bifurcação com Montenegro. É evidente que é importante colocar controladores de velocidade, principalmente porque a cada dia temos mais animais ao volante. Sem querer ofender os animais!
Mas é um absurdo a fúria arrecadatória dos governos em encher as estradas e ruas de “dificultadores”, como quebra-molas, pardais e lombadas eletrônicas. O objetivo, no fundo, é um só: arrecadar mais.
Não basta tudo o que o governo cobra de imposto, não chega toda grana que tira do bolso do povo, ainda se preocupa em arrancar mais e mais. Uma coisa é lombada eletrônica perto de acessos, perto de escolas e trechos para proteger vidas.
Outra, muito diferente, é fazer quebra-mola em cada esquina ou esconder pardais atrás de árvores para arrancar dinheiro do motorista desatento. Vai uma diferença muito grande entre preservar as vidas e arrancar dinheiro do povo!
Do contrário, se pardais e lombadas eletrônicas realmente fossem a última palavra pra acabar com acidentes e atropelamentos, o Rio Grande deveria liderar os rankings de morte no trânsito nos últimos 10 meses.
Desde o ano passado não tinha mais pardal e nem lombadas funcionando por conta do escândalo de corrupção no setor. O Estado honrou as bombachas e suspendeu tudo.
Mas nem por isso morreu todo mundo em acidentes, já que não tinha pardais e lombadas para “controlar” os abusos. Temos que educar e não arrancar dinheiro do povo!
E mais: depois ou antes da educação, tem que ter punição, onde é preciso chamar todos a responsabilidade. Não pode encher de leis e cobrar por tudo, se na hora que alguém comete um delito no trânsito, a Lei deixa furo e ninguém é punido!
É por estas e outras que há uma frase quase perfeita para este assunto. "Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda", de Paulo Freire.
A mensagem positiva do dia: “Deus tem um plano na vida de cada um de nós, e não adianta querermos apressar ou retardar as coisas pois tudo acontecerá no seu devido tempo... e esse tempo é o tempo Dele e não o nosso”.
Pra encerrar: Dê, sempre, prioridade a confiança e sinceridade. Pense nisso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário