Terminei de ler o livro O X da Questão, do Eike Batista.
De 1 a 5 estrelas, o livro beira as três estrelas, pois conta a história do homem mais rico do Brasil e traz algumas boas lições, no entanto, não é profundo o suficiente para cativar a leitura. Mas com nota de 3 estrelas, vale a ida a banca ou a biblioteca para ler o livro.
Dois Irmãos - Ao meio-dia deste sábado a prefeita
eleita Tânia da Silva, do PMDB, anunciou seu secretariado para o mandato
que inicia em janeiro. Ela e seu vice, Jerri Meneghetti, do PP, fizeram o
anúncio dos escolhidos para o primeiro escalão, enquanto alguns cargos
do segundo escalão ainda serão preenchidos no restante do ano.O
anúncio foi feito ao meio-dia na Casa da Vovó, mesmo local onde houve
uma pré-reunião que escolheu Tânia e Jerri para concorrer a prefeito e
vice, na coligação que se tornou vencedora nas eleições.
OS SECRETÁRIOS:
SAÚDE - Jerri MeneghettiEDUCAÇÃO - Adriana TrierweillerADMINISTRAÇÃO - Juarez SteinOBRAS - Renato DexheimerPLANEJAMENTO E HABITAÇÃO - Nei Fernando FerrazINDUSTRIA, COMÉRCIO, TURISMO E AGRICULTURA - João Luiz Weber PROCURADORIA JURÍDICA - Angela KleinGABINETE - Maria Elena Scherer Engelmann*As secretarias da Fazenda e de Serviços Urbanos ainda não foram escolhidos e apresentados.
eEsta é a verdade, pagamos por uma coisa e ganhamos outra. Só no Brasil mesmo? Entendeu porque a gente sofre tanto com a internet por aqui?
Já pensou se você paga pra colocar quatro pneus no carro e só colocam dois? Dá pra rodar assim? Mas na internet, o governo permite!
Primeiro o Senado resolve não pagar IR sobre décimo quarto e décimo quinto salário. E agora, dificulta o trabalho da imprensa de informar o povo destas barbaridades. Grande Sarney, do PMDB, aliado a todos os outros partidos do Brasil... Dá vergonha de ser brasileiro! O Brasil não
precisa ser bi-cameral. Voto pelo fechamento do Senado: 81 senadores e
10.000 funcionários! e outras coisas mais...
“A Lei Áurea foi assinada em 13 de maio de
1888, enquanto a maioria dos que vieram da Alemanha chegaram 1.929, ou seja, 40
anos depois”.
A última edição do Ideb, o termômetro do nível da
educação no Brasil, divulgada pelo governo federal, revelou um quadro desolador
do ensino médio. Na rede pública, a média ficou em 3,4 e na rede privada, em
5,7, um desempenho quase 70% melhor. Mas esta não foi a pior notícia do ano: a
tragédia maior, a Lei de Cotas para egressos do ensino público, negros, índios
e pardos, é outra forma equivocada de corrigir distorções.
Em 31/11 foi a última edição do Jornal da Tarde.
A
imagem que fica, um jornal que metia medo na concorrência
pelo projeto gráfico arrojado e pela qualidade das fotos, como esta memorável na final da Copa na Espanha!
Com esta notícia, não faltarão os agouros prevendo que o jornal impresso vai acabar, ainda mais que o valoroso Jornal do Brasil é apenas on line há muito tempo. Ainda mais que a IstoÉ Gente não será mais semanal e sim, mensal, em 2013.
Antes de tudo, frise-se que é uma decisão do grupo Estado de São Paulo, fechando um jornal que já teve mais de 100 mil de tiragem e estava reduzido a 37 mil, por uma série de motivos, entre eles, uma mudança drástica na linha editorial e gráfica que anteriormente o havia eternizado. Frise-se que a segunda plataforma que mais atrai (e, por consequência, dá retorno) anunciantes é a mídia impressa, especialmente, o jornal. Não seja o fechamento do JT entendido de uma maneira equivocada.
Guardarei o meu exemplar, adquirido na banca da La Selva de Congonhas em 22/11/2012 em um lugar especial!
Uma grande
empresa da região anunciou que se aparecessem 200 profissionais qualificados de
uma determinada área, todos seriam contratados na mesma hora.
A dificuldade
de encontrar quem tenha preparação adequada pra preencher vagas afeta muitos
setores da economia brasileira. É o apagão de mão de obra qualificada. Entre
2001 e 2010, o país criou quase 18 milhões de empregos com carteira assinada,
um aumento de 68%. Em todo o país, segundo o Ministério, de quase 1,5 milhão
oferecidas no primeiro semestre, pouco mais de 20% foram preenchidas.
O que
parecia um caminho para um ciclo virtuoso deu de cara com barreiras que
- O que é mais duro para o PT, perder a eleição ou deixar obras para a Tânia fazer e inaugurar?
- Haverá disputa judicial por cassação de votos na Câmara?
- Fink foi cassado e fez um caminhão de votos. Eliane tinha sido eleita há quatro anos de carona pela legenda e agora ultrapassou os 1.000 votos.
- Paulinho Quadri, com tanta concorrência no seu nicho, principalmente no Campinas, fez 1.001 votos. E Tânia e Jerri se elegeram à majoritária.
APERTADA
A vitória foi apertada, quase igual a de quatro anos atrás, contra Carla e Daniel. Agora, quem perdeu tira suas lições do pleito, e quem ganhou, faz o mesmo. Onde errou e onde acertou? Semana que vem voltamos a falar no assunto e alguns comentários extras estão no nosso blog.
E a votação pra vereador na Walachai?
A lição que fica é que isso foi uma repetição do que aconteceu na eleição passada, quando recebeu 215 votos na Walachai. E outra lição é que, se no passado Walachai tinha voto para eleger dois e até três vereadores desta comunidade, isso não é mais realidade, porque Rocha foi na onda e não passou.
Rodrigo e Adriano foram vitoriosos. Rodrigo quebrou um recorde, Adriano, não. Rodrigo junta-se a Derly e Ademir com dois mandatos, mas é o único prefeito reeleito consecutivamente. Adriano também chega ao segundo mandato consecutivo de vice, mas esbarra em Hugo Schneider, que foi vice de 1997/2000 com Juarez de prefeito e depois foi vice de Ademir, de 2001/04. Impressionante o vídeo do vice comemorando a vitória e sua empolgação. Confira no site do Diário. Com certeza, era o vice mais empolgado de toda região.
Adair e Harri foram eleitos prefeito e vice. Adair junta-se a Sabá, único que foi prefeito dois mandatos. Mas Adair é o único reeleito consecutivamente. Parabéns e que faça um bom trabalho para todas as pessoas de Morro Reuter.
RAPIDINHAS
- Dia 19 tem show na Choupanas com Marcelo Valêncio (e Free Dance), ele que participou do JA ao vivo.
- De 5 a 7 de novembro o Colégio Anchieta virá realizar visitas de estudos em empresas como a Reuter, Wirth, Anelise Bredow e Degustare.
-Catarina elogia os eleitos.
eliz Dia das Crianças a todas que lêem esta coluna. E aos amigos grandinhos que ainda não mataram a criança que têm dentro de si. Parabéns!
LIÇÕES
O resultado final desta eleição deixou muitas lições. Temos lições positivas para ambos os lados. E trouxe também lições negativas, se estas existem, que podem ser tiradas de ambos os lados. O que resta saber é se estas lições serão deglutidas como deveriam...
<10> Ontem citamos que uma enfermeira tinha chegado à Prefeitura e hoje já nos informaram que Tânia não é enfermeira, mas sim, técnica em enfermagem. Feito o registro e aproveitamos para fazer o serviço completo e frisar que Jerri, além de bombeiro voluntário, atua na área da gestão de segurança na Wirth.
DESOSSANDO...
- Algumas análises do resultado da eleição...
- Dois Irmãos tem 21.279 eleitores, mas apenas 19.285 votaram. Na nossa previsão do dia 3, citamos que 19.236 deveriam votar. Chute certeiro, pois aqui normalmente 90% apenas vão votar.
- Na votação para prefeito, foram 557 nulos e 438 brancos, totalizando 995 eleitores que não quiseram votar nem no Miguel e nem na Tânia.
- Na votação para vereador, um número alarmante: 856 votaram em branco e 341 anularam o voto, totalizando 1.197, ou seja, 202 pessoas que votaram pra prefeito, dentre dois nomes, não confiaram em nenhum dos 46 candidatos a vereador e anularam o voto. Será que a coisa estava tão feia assim?
MAMÃO COM AÇÚCAR
Parabéns! Esta é a primeira palavra desta coluna pós-eleição. Parabéns à Tânia da Silva por ter sido a primeira mulher eleita prefeita da nossa cidade. Parabéns ao Jerri Meneghetti pela façanha de ter sido eleito vice-prefeito, já ao final do seu primeiro mandato de vereador. Eles não são apenas uma enfermeira e um bombeiro que venceram a eleição, pois venceram uma eleição que nunca seria fácil. A esta dobradinha, desejamos um bom trabalho ao longo dos próximos quatro anos e que possam fazer um grande trabalho por todas as pessoas de Dois Irmãos, como diz a Tânia, pois nossa cidade merece.
As mulheres realmente, talvez içadas por Yeda e Dilma, marcaram esta eleição. Em Morro Reuter, Carla Chamorro quebrou a hegemonia de Caçamba e foi a mais votada, disparada. Em Herval, Mara Stoffel, esposa do Max da Loterica, também foi a mais votada. Em Dois Irmãos, o mais votado foi Fink, mas elegeu-se uma vereadora como segunda mais votada: Eliane Becker.
Em Morro elegeu-se também a ex-prefeita Elaine, como nova colocada, totalizando duas na Câmara.
As mulheres realmente, talvez içadas por Yeda e Dilma, marcaram esta eleição. Em Morro Reuter, Carla Chamorro quebrou a hegemonia de Caçamba e foi a mais votada, disparada. Em Herval, Mara Stoffel, esposa do Max da Loterica, também foi a mais votada. Em Dois Irmãos, o mais votado foi Fink, mas elegeu-se uma vereadora como segunda mais votada: Eliane Becker.
Em Morro elegeu-se também a ex-prefeita Elaine, como nova colocada, totalizando duas na Câmara.
Neste mandato, a região de cobertura do Diário tem somente uma mulher prefeita, Maira de Lourdes de Ivoti.
Mas no próximo mandato terá três: Tânia em Dois Irmãos, Rejani Stoffel em Presidente Lucena e Claudia Schenkel em Picada Café. A exceção de Tânia, as outras duas são familiares de políticos. Rejani é esposa do ex-prefeito Beto e Claudia tem 25 anos e é filha do Lui. Ela deve ser uma das prefeitas mais jovens do Estado.
Em Herval deu Rodrigo Fritzen por 107 votos.
SANTA MARIA DO HERVAL
Prefeito
Vereador
?ENTENDA O STATUS
Apurados: 5.133 (100,00%)
Não Apurados: 0 (0,00%)
Última atualização: 07/10/12 às 18h33
Candidato N° Partido Coligação Votos % Válidos Status
RODRIGO FRITZEN 11 PP PP / PDT / PSB / PSDB 2.429 51,13%
DERLY CARLOS BASSEGIO 15 PMDB PT / PTB / PMDB 2.322 48,87%
Adair venceu novamente com pouco mais de 200 votos.
o resultado oficial foi de 224 votos apenas.
ADAIR 15 PMDB 2.295 52,57%
SERGIO FRITZEN 13 PT PP / PDT / PT / PTB 2.071 47,43%
PORTO ALEGRE >>
Apurados: 488.841 (45,42%)
Não Apurados: 587.422 (54,58%)
Última atualização: 07/10/12 às 18h12
apuração completa % de votos validos
FORTUNATIPDT
65,69%
237.105
MANUELA D AVILAPC DO B
17,39%
62.776
VILLAPT
9,48%
34.205
PORTO ALEGRE >>
Apurados: 488.841 (45,42%)
Não Apurados: 587.422 (54,58%)
Última atualização: 07/10/12 às 18h12
apuração completa % de votos validos
FORTUNATIPDT
65,69%
237.105
MANUELA D AVILAPC DO B
17,39%
62.776
VILLAPT
9,48%
34.205
Terminada a votação, fim das especulações.
Em Dois Irmãos, o PT perdeu e o professor Miguel não se reelegeu. Tania da Silva colocará o PMDB de volta no poder com pouco mais de 600 votos.
Em Morro Reuter, deu Adair Bohn, primeiro candidato a prefeito reeleito.
Em Ivoti deu Arnaldo, em Picada venceu Claudia Schenkel, a filha do ex-prefeito, que perdeu em Nova Petrópolis, onde Lelo, da oposição, bateu Ricardo. Em Estância deu Waldir, em Presidente Lucena deu Beatris, esposa do ex-prefeito Beto, que venceu Baltasar. E em Hortêncio, Clovis se reelegeu por pouco mais de 60 votos.
“Da arrecadação do IPI, 44% pertence aos estados e municípios. Se o governo federal quer dar estímulos deveria reduzir PIS, Cofins e outros impostos só seus”.
O governo federal decidiu dar mais fôlego à economia e prorrogou a redução de IPI, que vale para a chamada linha branca até dezembro. Já para os veículos novos, a redução foi estendida até outubro. Além dos carros, fogões e geladeiras, que são os mais comentados, há também redução do imposto para móveis e material de construção. Conforme o governo, a renúncia fiscal de setembro até dezembro será de R$ 5,5 bilhões. E aí é que está o problema, pois quem mais perde com esta redução são justamente os municípios. Ou seja, o governo federal está fazendo caridade com o chapéu alheio. Pena que os prefeitos acatam a decisão e não fazem nada. Nem eles, nem o povo. Mas isso precisa ser revisto!
Em tempos de Olimpíada em Londres - sem cobertura jornalística da Globo - não podemos desgrudar a atenção de que falta menos de dois anos para a Copa do Mundo no Brasil. E você sabe, exatamente, quantos dias faltam?
A Copa vai começar no dia 12 de junho de 2014, portanto, já falta 683 dias para a abertura. Mas no ano anterior já teremos a Copa das Confederações, ou seja, falta menos de um ano para jogadores, imprensa e turistas do mundo todo invadirem o Brasil. Invadirem só o Brasil, pois nosso Estado querido, a nossa gloriosa República dos Pampas, está fora da Copa das Confederações, simplesmente porque não teremos estádio ainda! Bem, mas não é este o objetivo desta coluna...
Os argentinos estão fazendo panelaços contra a crise no País e os paraguaios, tão logo decidiram reunir o parlamento para analisar o processo de impeachment do presidente, já tiraram Lugo da presidência, colocando o vice, Franco, em seu lugar. E olha que o bispo-presidente Lugo “foi pra rua” por umas banalidades, pois aqui fazem coisa muito pior e o povo não está nem aí! Enquanto argentinos e paraguaios não tem vergonha de protestar, o Brasil vive um cenário mil vezes pior e ninguém fala em mudar nada no cenário político. Não estamos defendendo um ou outro partido, mas a verdade é que todos que estiveram no poder fizeram muito pouco por nós!
Você lava a louça com a torneira aberta? Você faz a barba ou escova os dentes com a água correndo? Entra em casa a noite e vai acendendo todas as lâmpadas que encontra pela frente? Você liga som, rádio, TV e todos os eletros que tem em casa? Quando faz uma ligação telefônica, esquece de dar tchau e fica falando horas e horas? Você não cansa de desperdiçar gasolina rodando a toa? Você serve aquele prato enorme (o chamado “prato de pedreiro”) e não come nem a metade, deixando mais restos no prato do que a quantidade que realmente comeu?
Depois da Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo estampar o noticiário na pendenga entre aumentar ou não o número de vereadores, agora é a Câmara de Nova Petrópolis. Mas o que é melhor: aumentar ou reduzir?
A pergunta que se faz, e foi muito bem feita por Alexandre Garcia, em sua entrevista ao Diário foi: “o que 11 vereadores vão fazer, que nove não poderiam fazer?” Nada. Ter 11 na Casa Legislativa só vai servir para truncar mais os trabalhos? Ou haverá mais representatividade ao povo?
A repercussão do comentário na sexta, neste espaço, sobre o fim da ideologia partidária e das negociatas entre os partidos, sempre por interesses pessoais, deu boa repercussão. Como pode um PR querer apoiar o candidato do PT em São Paulo e, em troca, receber um ministério que perdeu por conta de escândalos?
A pergunta que está na boca do povo: será que os ministérios são apenas moeda de troca?
A Veja desta semana tem uma notícia, pequena, mas que demonstra claramente o que passa na cabeça dos nossos grandes líderes políticos e também o que o nosso eleitorado tem em mente. Diz a revista que o PR fez uma pesquisa em São Paulo para tentar lançar Tiririca para prefeito, mas ele não chegou a 4%, ou seja, faria menos votos do que fez a deputado, até porque a rejeição é de 70%.
E sabe por que o eleitorado não vota nele? É de doer, mas a maioria justificou que eleição pra prefeito “é coisa séria”. Vê se pode! É porque o povo acha que só eleição pra prefeito que é coisa séria, que votam em qualquer um pra deputado – até palhaços – e por isso o cenário político em Brasília é esta zorra.
Há muito quero levantar uma bandeira contra a excessiva cobrança de impostos no Brasil. Serei apenas mais um no meio da multidão, mas e daí?
O povo não se dá conta de que está sendo explorado pelos governos que passam por Brasília e apenas paga a conta. Todos os políticos falam que é preciso fazer a reforma tributária, mas não fazem. Eles tem interesse que a gente os sustente no poder pelo resto da vida.
Entre alguns impostos e taxas, eis alguns: IE, IR, IPI, IOF, ITR, INSS, PIS e Pasep. Tem também o ICMS, IPVA, IPTU, ISS, ITBI, entre tantos outros que você nunca ouviu falar, mas que está pagando a cada mês.
Hoje é sexta-feira 13. Pra quem é supersticioso, recomendamos cuidado. E pra quem não liga pra estas coisas, a sexta é apenas um dia qualquer, que antecede o final de semana.
Quarta-feira foi dose pra elefante ficar ouvindo jogo no rádio e ter que engolir a interrupção da narração e das entrevistas para ouvir a propaganda eleitoral gratuita e obrigatória. Vai se catar o cara que criou isso! Que tortura!
Está lá o repórter de campo entrevistando um jogador, aí entra a voz de um político falando um monte de asneiras. Pelo amor de Deus, não está na hora de acabar com isso!?
Três amigos foram pagar a conta do bar e deu 30 reais, então cada um deu 10. O dono mandou o garçom dar desconto de 5 reais e o garçom, ao voltar para a mesa, ficou na dúvida: "como dividir os 5 reais do desconto entre três pessoas?" Malandrão, botou 2 reais no bolso e devolveu 1 real para cada um. Ora, sendo assim, cada amigo pagou 9 reais de conta, mais os 2 reais furtados pelo garçom dá 29 reais. Então, pergunto: se a conta era 30 reais, e agora chegamos a 29, onde foi parar o 1 real? Quem acertar mandando e-mail para mauri@odiario.net até dia 31 de março ganha uma assinatura. Se tiver muitos acertadores, faremos sorteio de duas assinaturas.
A mensagem positiva do dia são recortes da música “Do lado de cá”, da banda gaúcha Chimarruts (em breve o clipe estará no site do Odiáriofest: “Se a vida às vezes dá uns dias de alguns segundos cinzas, e o tempo ‘tic-tac’ devagar, põe o teu melhor vestido, brilha teu sorriso, vem pra cá. Se a vida muitas vezes só chuvisca, só garoa e tudo não parece funcionar, deixa esse problema à toa, pra ficar na boa e vem pra cá. Do lado de cá, a vista é bonita, a maré é boa de provar, do lado de cá, eu vivo tranqüila, tem música, amigos e alguém pra amar”.
E a melhor parte: “A vida é agora, vê se não demora, pra recomeçar é só ter vontade de felicidade”. Aproveite o 2012 que está nascendo e mude para melhor. Pense nisso!
Casal e filha de Dois Irmãos saiu de casa sábado cedo para visitar familiares em Nova Petrópolis. Na altura de Morro Reuter, trafegando pela BR-116, foram atingidos por um caminhão sem freio que vinha de Herval morro abaixo.
Vendo o estrago, até parece que o carro da família virou um simples pino atingido por uma bola de boliche, pois foi amassado e empurrado pelo caminhão ladeira abaixo. A mulher morreu na hora, deixando marido e filha de oito anos feridos. Esta é a triste realidade a que estamos sujeitos no Brasil.
Três amigos foram pagar a conta do bar e deu 30 reais, então cada um deu 10. O dono mandou o garçom dar desconto de 5 reais e o garçom, ao voltar para a mesa, ficou na dúvida: "como dividir os 5 reais do desconto entre três pessoas?" Malandrão, botou 2 reais no bolso e devolveu 1 real para cada um. Ora, sendo assim, cada amigo pagou 9 reais de conta, mais os 2 reais furtados pelo garçom dá 29 reais. Então, pergunto: se a conta era 30 reais, e agora chegamos a 29, onde foi parar o 1 real? Quem acertar mandando e-mail para mauri@odiario.net ganha uma assinatura. Se tiver muitos acertadores, faremos sorteio.
A notícia é "véinha", mas vale dar o toque. Depois de ser entrevistado pela Rodaika Daud no Patrola, o dois-irmonense Luceu da Silva foi um dos destaques na reportagem da RBS TV sobre festival de música em Pelotas. Nosso ex-repórter e músico está cada vez mais "vivendo da música", feito raro, principalmente porque seu estilo não é o de bandinhas típicas alemãs... Parabéns Luxus.
veja o vídeo. http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/rbs-noticias/videos/t/pelotas/v/chega-ao-fim-o-festival-de-musica-do-sesc-em-pelotas-rs/1780884/
Um funcionário da limpeza, de 20 anos, deu uma prova rara de honestidade: encontrou uma bolsa com R$ 24 mil e devolveu tudo ao dono. O fato, na manhã de sexta-feira, e deixou autoridades boquiabertas. Ele devolveu ao dono, ganhou uma recompensa em dinheiro e o convite para passar, com a família toda, uma semana na pousada do dono do dinheiro, em Garopaga.
Nossa região tem um problema gravíssimo que ninguém consegue viver sem. São serviços que nossos avós sequer conheciam, mas a gente não consegue viver sem. E estamos sofrendo com isso: a internet é uma porcaria, luz e água faltam a toda hora e sinal de telefone é um caos. O pior é que pagamos muito caro por isso. Muito mesmo! A água da gloriosa Corsan é uma das mais caras do Brasil, dentre os 25 Estados. E quando não falta, ela é branca como leite de magnésia. A luz é sem comentários, um fiasco que só vai mudar depois de 2.015 quando terminar a concessão dada pelo governo Britto. Eta herança maldita de uma privatização mal feita!
Na hora de construir tua casa, o que você prefere? Fazer uma mansão em pouco tempo e gastar pouco ou fazer um casebre, gastar muito e levar muito tempo? A pergunta que não quer calar: você acredita que enquanto a China fez em quatro anos, uma ponte de 42km gastando R$ 2,4 bilhões, a Dilma prometeu uma ponte de 2,9km, nos mesmos quatro anos, por R$ 1,1 bilhão? Agora substitua o nome Dilma por Lula, FHC, Temer, Aécio, Serra, Maluf ou quem quiser que os números não mudariam! E se mudassem, me perdoem a franqueza, seria para cima e nunca para baixo!
Você conhece alguém que não consegue trabalhar porque não tem creche para deixar o filho? O que você faria se estivesse numa situação destas? Pois acredite que o Brasil tem a LDB de 1.996 que é uma fábula, que aborda várias coisas que faria deste país um Paraíso, mas deste jeito, o que está nesta Lei é um amontoado de baboseiras que ninguém dá bola. É de rir pra não chorar. Quer conhecer a LDB, aprovada em Brasília em 1.996? Olha o que diz o artigo 2 (a Educação é dever da família e do Estado...), e o artigo 3 (o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: igualdade de condições para o acesso e permanência na escola...). Não parece roteiro de programa de humor? Todo mundo sabe que isso não funciona...
Os prefeitos que ainda não tiraram férias devem tirar em fevereiro. Normalmente, como o vice é figura decorativa e não apita nada, o fato do vice virar prefeito é apenas para ter alguém assinando a papelada de praxe e pra atender o povo. Nada mais que isso! Mas na década de 90, quando um prefeito da região tirou férias, seu vice entrou e deu um canetaço, reajustando os salários de todos os servidores em quase 30%. Quase quebrou a prefeitura, mas o vice-prefeito marcou época e sua história é lembrada mesmo depois que ele já faleceu faz tempo.
Tem prefeito de cabelo em pé, arrependido amargamente, e que anda até com olheiras por ter se dado conta de que a eleição já é neste ano. Acontece a mesma coisa com vários: estão com impressão de ter entrado “ontem” na Prefeitura, mas já se passou quase todo o mandato e não conseguiram fazer nem 20% do que prometeram ou pensaram fazer.
E agora, começaram a refletir nas cabeçadas e burradas que fizeram, talvez sabendo que as coisas vão afunilando para a campanha. Devem estar se sentindo assim como o boi que vai encurralado para o brete de um matadouro – ou para uma mangueira de vacinação, para ser menos trágico!
Estamos cansando de ver nossos hospitais pedindo socorro. De quebrados, agora estão funcionando com grana das Prefeituras. Mas ter “din-din” pra investir em novos equipamentos e melhoria no atendimento, parece um sonho impossível. A pergunta que não quer calar é: como pode o Hospital de Sapiranga andar na contra-mão disso, quando compra equipamentos novos, amplia e reforma o prédio e ainda oferece novas especialidades?
Não consigo entender como o Brasil permite a troca-troca de partidos. Está um pouco mais moralizado atualmente, muito mais do que no passado, onde se trocava mais de partido do que de cueca. Mas ainda temos muito a avançar. A pergunta que está na boca do povo: o que leva um político a trocar de partido? Os motivos são pessoais, com toda certeza. E isso mostra que jamais alguém troca de partido colocando o povo em primeiro lugar. Ao contrário, quem o faz, faz por questões pessoais ou particulares, como tudo na nossa política. Infelizmente.
Pai Rico, Pai Pobre é o primeiro best-seller de Robert Kiyosaki e Sharon Lechter. Ele advoga a busca pela independência financeira através de investimento, imóveis, ter seu próprio negócio e o uso de táticas financeiras de proteção do patrimônio.
O elemento mais central reiterado por Kiyosaki e Lechter é a defesa da tese de se possuir o sistema ou os meios de produção, ao invés de ser um empregado de alguém.
Este é o primeiro de outros 50 que virão (média de um por semana ao longo do ano). Nos últimos dois anos, esta foi a média que tive de leitura...
Ronaldinho Gaúcho tem salário (só não sei se recebe) de R$ 1.500.000,00 por mês. Já o cantor-deputado Tiririca recebe R$ 36 mil por mês, fora os auxílios e mordomias. Sem contar o enriquecimento de pagodeiros, cantores de axé... Ao saber disso, qual criança ou adolescente vai se interessar em estudar?
Mas se eles têm “talento” (mesmo que específico para suas profissões) e ganham bem, sorte deles. O que causa indignação e jamais deveria ter acontecido é que o R-10 (ou R-5) foi homenageado na Academia Brasileira de Letras e o Tiririca é membro da Comissão de Educação e Cultura do Congresso. “Muito letrados” eles, não?
Assistir TV neste início de ano é uma tortura. Durante o ano, as correrias do dia-a-dia como faculdade, trabalho, família, contas a pagar e outras ocupações fazem até a gente esquecer de dar uma conferida na programação da TV brasileira. O que tem de “cultura inútil” é brincadeira!
Tudo bem que o Brasil deve ser um dos países que mais disponibiliza canais públicos e gratuitos ao povo, mas o que se vê de programação inútil dá até nos nervos. Você muda de canal e parece que todos são iguais, todas as TVs seguem a mesma linha.
Nossa região segue sua vida normal, com menos correria e badalação nestes primeiros dias do ano. Parece que as cidades estão vazias nesta época, mas apenas uma pequena parcela está em férias e viajou.
Faltou luz vários dias no litoral gaúcho. Falta segurança na praia, sobra barulho. A água, quando não falta, não é potável. Estradas ruins, buracos e ruas alagadas a cada garoa. Praia que seria um local de descanso, vira dor de cabeça para muitos.
É impressionante o que acontece no nosso litoral, que não tem infra-estrutura adequada ainda. São mais de 30 anos que todo mundo corre para a praia nos meses de janeiro de cada ano, mas o Governo ainda não conseguiu estruturar nosso litoral pra receber bem nossos turistas.
Hoje é Sexta-Feira 13. Já no primeiro mês do ano, na segunda semana do mês, os supersticiosos se deparam com a fatídica data tão temerosa. E justo neste ano previsto como o fim dos tempos pelos maias. Maus presságios? Nada a ver, é apenas um dia comum e, com ou sem gato preto passando na tua frente, será um dia bom como qualquer outro.
A região está sofrendo mais uma vez com a estiagem. Já perdi a conta de quantas secas tivemos no verão nos últimos 10 anos. Na Curtas de terça, sugerimos a construção de cisternas e o vereador Carlinhos Vira-Mato nos comunicou que criou Lei em Estância para que os prédios públicos a serem construídos tenham cisternas. Além de ser uma questão ecológica, esta prática reduz a conta de água e reduz os gastos de água tratada para, por exemplo, fazer limpeza e irrigar plantas. É um bom exemplo!
Livros lidos em 2011* 52 - O dia de um jornalista americano em 2.889, Julio Verne, 80 pág, Ed. Hemus, 19/11 a 24/11/2011. (nota 5) 51 - Em outras palavras, Lya Luft, Record, 224 pág, 17/12/2011. (nota 7) 50 - Jogo sujo, Marcelo Duarte, Ática, Série Vaga-Lume, 134 pág, 16/11 a 19/11/2011. (nota 7,5) 49 - Espíritos entre nós, James van Praagh, Sextante, 134 pág, 31/10 a 07/11/2011. (nota 7) 48 - Percalços, Ernani Mügge, Con-Texto, 74 pág, 29/10 a 31/10/2011.
47 - Instantes, Ernani Mügge, Oikos Editora, 64 pág, 30/10/2011. 46 - Chatô, o Rei do Brasil, Fernando Moraes, Ed. Companhia das Letras, 731 pág, 10/06 a 29/10/2011. (nota 9) 45 - Seja líder de si mesmo; Augusto Cury, Sextante, 122 pág, de 20/09 a 25/09/2011. (nota 8) 44 - Monte seu próprio negócio; Leandro Martins; Digerati Books, 111 pág, de 06/08 a 20/09/2011. 43 -Crônicas do Lelo, Aurélio Decker, Ed. Metropole, 176 pág, 19/08 a 11/09/2011).(nota 6) 42 - Eis o homem Paulo Sant´Ana; Paulo Sant´Ana, RBS Publicações, 168 pág, 13/08 a 04/09/2011. (nota 6) 41 - Crônicas de minha cidade; Carlos de Souza Moraes, Ed. Unisinos, 239 pág, 14/08 a 21/08/2011. 40 - Coisas do corações; Beto Ody (Rádio Alegria), Palotti, 148 pág, 11/08 a 20/08/2011). 39 - Meu guri; David Coimbra, LP & M, 185 pág, de 11/08 a 14/08/2011. (nota 7,5) 38 - Meditando com Brian Weiss, Sextante, 105 pág, de 06/08 a 07/08/2011. (nota 6) 37 - Cá entre nós, Ernest Sarlet, Ed. Feevale, 178 pág, de 27/07 a 31/07/2011. (nota 5) 36 - O maior vendedor do mundo; Og Mandino; Ed. Record, 118 pág, 22/07 a 30/07/2011. (nota 9) 35 - Conquistar e manter clientes; Daniel Godri; Ed. Eko, 116ª edição, 75 pág, 19/07/2011. (nota 5,5) 34 - Auto-hipnose, desperte o seu gigante interior, Mauro Rosso, Ed. Imprensa Livre, 69 pág, de 19 e 20/07/2011. 33 - O símbolo perdido, Dan Brown, Sextante, 489 pág, de 02/07 a 16/07/2011. (nota 8,5) 32- O segredo de Luisa, Fernando Dolabela, Sextante, 303 pág, de 1º/07 a 03/07/2011. (nota 7,5) 31 - 35 melhores contos do RS, Maria da Glória Bordini (organizadora), 322 pág, IEL (Corag), de 23/06 a 27/06/2011. (Simões Lopes Neto, E. e LF Veríssimo, L.C. Barbosa Lessa, Jane Tutikian, L.A. Assis Brasil, Sérgio Capparelli, Carlos Carvalho, Alcides Maya, Caio Fernando Abreu, Josué Guimarães, Sérgio Faraco, Charles Kiefer, Moacyr Scliar...) (nota 6) 30 - A vida que ninguém vê, Eliane Brum (ZH), Editora Arquipélago, 208 pág, 23/06 a 25/06/2011. (nota 8) 29 - Os segredos dos campeões, Roberto Shinyashiki, Ed. Gente, 182 pág, 24/05 a 23/06/2011. (nota 7,5) 28 - Avenida de histórias, Henrique Schneider, Produção Um Cultural, 132 pág, 21/06/2011. (nota 7,5) 27 - O Monge e o Executivo, James C. Hunter, Ed. Sextante, 143 pág, de 20/05 a 12/06/2011. (Uma história sobre a essência da liderança). (nota 8,5) 26 - O caçador de pipas, Khaled Hosseini, Ed. Nova Fronteira, 370 pág, 14/05 a 16/05/2011) - 8mil vendidos. (nota 9) 25 - O Analista de Bagé; Luis Fernando Veríssimo; L & PM Pocket, 84 pág, 2ª vez, 01/05/2011. (nota 7) 24 - Nunca desista dos seus sonhos, Augusto Cury, Sextante, 156 pág, 2ª vez, 04/04 a 01/05/2011. (nota 8) 23 - Autoconhecimento: o primeiro passo para a liderança; Claiton Marusiak; Ed. Treze, 52 pág, 2ª vez, 01/05/2011. 22 - O caminho da tranquilidade, Sua Santidade, o Dalai Lama, coleção Auto Estima, Ed. Sextante, 96 pág, 15/04 a 19/04/2011. (nota 6,5) 21 - Trem-Bala, Martha Medeiros, L & PM Pocket, 247 pág, 04/04 a 15/04/2011. (nota 9) 20 - De Pedro a Collor; charges; Sampaulo (Paulo Sampaio), AGE Editora, 110 pág, 20/11 a 09/04/2011.(nota 6) 19 - A Arte de Fazer Jornal Diário, Ricardo Noblat, Ed. Contexto, 174 pág, 23/03 a 03/04/2011. (nota 9,5) 18 - A Objetividade Jornalística, Luiz Amaral, Ed. Sagra-Luzzatto, 96 pág, 24/03 a 27/03/2011. (nota 5) 17 - Diários de um repórter, Flávio Alcaraz Gomes, L & PM, 180 pág, 01/03 a 24/03/2010. (nota 5,5) 16 - A Miséria do Jornalismo Brasileiro; Juremir Machado da Silva, Vozes, 155, 01/03 a 12/03/2011. (nota 8,5) 15 - The Secret - O Segredo; Rhonda Byrne, Ediouro, 198 pág, 26 e 27/02/2011). (nota 9) 14 - O Aleph; Paulo Coelho, Ed. Sextante, 240 pág, 10/02 a 26/02/2011). (nota 6,5) 13 - O Doce Veneno do Escorpião, O Diário de uma Garota de Programa; Bruna Surfistinha (Raquel Pacheco), Panda Books, 168 pág, 18/02 e 19/02/2011. (nota 1) 12 - Odisséia Urbana; Ismael W. Manganelli, 110 pág, 19/02/2011. 11 - Como Evitar Preocupações e Começar a Viver; Dale Carnegie; Cia Editora Nacional, 423 pág, 25/09/2010 a 16/02/2011. (nota 7,5) 10 - O Vôo da Cobra; Lucas Izoton, 164 pág, Independente Cobra D'Água, 22 e 23/01/2011. (nota 8,5) ESTATÍSTICA DE 2011* * 43 livros em 2011 - 4 livros/mês - 7.937 pág - 721 pág/mês e 24 pág/dia. * 35 livros - até fim/set - 4,3 livros/mês - 6.496 pág - 812 pág/mês e 27 pág/dia. * 21 livros - até fim/jun - 4,2 livros/mês - 3.688 pág - 737 pág/mês e 24 pág/dia. * exceto janeiro=férias.
2012
Livros lidos em 2012
81 - A motocicleta azul, Luis Carlos Pez, Ed. Uri, 79 pág, 23/12 a 24/12/12. (nota 5).
80 - Os segredos da mente milionária, Harv Eker, Sextante, 175 pág, 27/10 a 23/12/12. (nota 9,5).
79 - Como formar & treinar equipes de vendas, Diego Maia, Ed. Ferreira ,130 pág, 15/12 a 22/12/12. (nota 6).
78 - Saiba mais para gastar menos, Elaine Toledo, Ed. Alaúde, 143 pág, 01 a 09/12/2012.(nota 7).
77 - O X da questão, Eike Batista, Sextante, 130 pág, 01 a 02/12/2012. (nota 8). 76 - Planejamento estratégico: um bem ou um mal necessário, Roberto Tadeu de Morais, Ed. Fundo de Cultura (Faccat), 109 pág, 02/12/2012. (nota 6,5). 75 - Quanto custa ficar rico, Paulo Portinho, Campus, 165 pág, 20/10 a 15/11/2012. (nota 7,5). 74 - A oração que Deus entendia, Paulo Coelho, Ed. Caras, 64 pág, 03/11/2012. (nota 6,5). 73 - A Revolução dos Bichos, George Orwel, Globo, 143 pág, 02/11/2012. (nota 9,5). 72 - Assassinatos na Academia Brasileira de Letras, Jô Soares, Companhia das Letras, 252 pág, 26/10 a 28/10/2012. (nota 7,5). 71 - Seja líder de si mesmo, Augusto Cury, Sextante, 127 pág, 12/10/2012. (nota 7). 70 - A Lei de Murphy, Arthur Bloch /Millor Fernandes, Record, 106 pág, 09 a 12/10/2012.(nota 5). 69 - Selma e Sinatra, Martha Medeiros, Objetiva, 132 pág, 09 a 11/10/2012.(nota 4). 68 - Maigret e o homem do banco, Georges Simenon, L&PM/Nova Fronteira, 192 pág, 05 a 09/10/2012. (nota 6,5) 67 - O vencedor está só, Paulo Coelho, Agir, 398 pág, 18/09 a 27/09/2012. (nota 7) 66 - Programa Integral de Leitura (Guia Introd e 1º Ciclo, Olga Camargo Valcárel, Pilbra, 78 pág, 03/09 a 21/09/2012. (nota 7) 65 - Brasa sob cinzas, Leonardo Boff, Record, 121 pág, 12/09 a 18/09/2012. (nota 6) 64 - Espiritualidade, Leonardo Boff, Sextante, 63 pág, 03/09 a 06/09/2012. (nota 5) 63 - O que Steve Jobs faria?, Peter Sander, Universo dos Livros, 165 pág, 21/06 a 11/08/2012. (nota 7) 62 - As sete Leis Espirituais do sucesso, Deepak Chopra, Ed. Best Seller, 103 pág, 24/06 a 08/07/2012. (nota 9,5) 61 - Filhos inteligentes enriquecem sozinhos, Gustavo Cerbasi, Ed. Gente, 170 pág, 16/05 a 24/06/2012). (nota 7) 60 - Casais inteligentes enriquecem juntos, Gustavo Cerbasi, Ed. Gente, 163 pág, 22/04 a 13/05/2012. (nota 7,5) 59 -Curso básico para resolver problemas e tomar boas decisões, Ken Watanabe, Sextante, 127 pág, 15/04 a 21/04/2012. (nota 4,5) 58 -O Príncipe, Nicolau Maquiavel, Nova Cultural, 282 pág, 17/03 a 15/04/2012. (nota 6,5) 57 - Faça todo mundo gostar de você em 90 segundos, Nicholas Boothmann, Ed. Gente, 190 pág, 09/04 a 15/04/2012. (nota 7) 56 - Dez Leis para ser feliz, Augusto Curi, Sextante, 121 pág, 05/04/2012. (nota 6) 55 - Investimentos inteligentes, Gustavo Cerbasi, Ed. Thomas Nelson do Brasil, 271 pág, 22/09 a 24/03/2012. (nota 7) 54 - O Homem que Calculava, Malba Tahan, Ed. Record, 301 pág, 05/10/2011 a 26/02/2012.(nota 7,5) 53 - Pai Rico, Pai Pobre, Robert Kiyosaki e Sharon Lechter, Ed. Campos, 186 pág, 14/01/2012 a 29/01/2012.(nota 7) ESTATÍSTICA DE 2012* - Em 2012, 28 livros, 2,5 mês - 4.683 pág, 425/mês e 14,2/dia. - Até fim/julho, 10 livros, 1,6/mês - 1.914 pág, 319/mês e 10,6/dia. - Em 2011 - 43 livros, 4/mês - 7.937 pág, 721/mês e 24/dia. * exceto janeiro=férias.