Texto para a faculdade:
A informação é poder. Esta frase, por si só, já traz consigo uma enorme carga de informação. Não é uma frase atual - talvez seja um ditado bastante antigo – mas sempre se manterá moderna e atual. Quem está bem informado, tem poder. E quem tem poder, precisa estar bem informado. Aliás, não é de hoje, já nos tempos dos romanos, que os do poder precisavam estar bem informados, justamente para não serem pegos de surpresa pelos inimigos.
E se a informação é poder, a tecnologia é imprescindível para a difusão da informação.
Poderia se dizer, inclusive, que não se divulga mais a informação se não tiver tecnologia. Se antigamente haviam os arautos, atualmente a informação cruza de uma ponta a outra o planeta em questão de minutos, quem sabe, segundos. Graças ao emprego tecnologia. São blogs, sites, ligações telefônicas via internet, as próprias ligações telefônicas, as redes sociais, enfim, a tecnologia deu um “up” na divulgação da informação. E o mais importante é que, de certa forma, para divulgar já não precisa ser muito poderoso ou ter muito dinheiro. Atualmente, tendo um computador com acesso a internet ou um smartphone com acesso a internet, qualquer um pode sair divulgando o que quiser, seja nas redes sociais, sites ou blogs. “Antigamente” – ou nem tão antigo assim – para divulgar alguma coisa nos veículos de comunicação era preciso ter dinheiro e pagar pelo espaço. E para atingir um grande público, era preciso divulgar nos veículos de comunicação da época. Hoje, quem não tem dinheiro ou poder para divulgar nos veículos tradicionais, pode recorrer – quase que gratuitamente – às redes sociais. Se conseguir muita visibilidade na internet – com as visualizações – certamente ganhará espaço gratuito nas mídias tradicionais como jornais, rádios e TVs.
A tecnologia para difusão da informação está vivendo uma época de ouro, talvez até mais importante de todos os tempos. Foi um avanço quando Gutenberg inventou a imprensa capaz de imprimir com tipos móveis. Antes a difusão da informação já era importante, mas com Gutenberg e os constantes avanços posteriores, se tornou ainda mais importante, também devido a agilidade que a invenção imprimiu, literalmente falando. Foi uma invenção importante, sim. Mas se no passado a informação, por exemplo, era transmitida de um local para o veículo de comunicação por telégrafo, depois por fax, mais tarde por e-mail, atualmente, a tecnologia propiciou um avanço muito maior. E, principalmente, mais rápido e em constante evolução. Se hoje a gente não consegue mais ver sentido na difusão da informação sem tecnologia, não conseguimos nem pensar como será no futuro (nem tão futuro e nem tão distante assim) pela rapidez da tecnologia em avançar cada vez mais e pela importância da informação, cada vez maior na interligação das pessoas, dos povos e dos mundos.
E se a informação é poder, a tecnologia é imprescindível para a difusão da informação.
Poderia se dizer, inclusive, que não se divulga mais a informação se não tiver tecnologia. Se antigamente haviam os arautos, atualmente a informação cruza de uma ponta a outra o planeta em questão de minutos, quem sabe, segundos. Graças ao emprego tecnologia. São blogs, sites, ligações telefônicas via internet, as próprias ligações telefônicas, as redes sociais, enfim, a tecnologia deu um “up” na divulgação da informação. E o mais importante é que, de certa forma, para divulgar já não precisa ser muito poderoso ou ter muito dinheiro. Atualmente, tendo um computador com acesso a internet ou um smartphone com acesso a internet, qualquer um pode sair divulgando o que quiser, seja nas redes sociais, sites ou blogs. “Antigamente” – ou nem tão antigo assim – para divulgar alguma coisa nos veículos de comunicação era preciso ter dinheiro e pagar pelo espaço. E para atingir um grande público, era preciso divulgar nos veículos de comunicação da época. Hoje, quem não tem dinheiro ou poder para divulgar nos veículos tradicionais, pode recorrer – quase que gratuitamente – às redes sociais. Se conseguir muita visibilidade na internet – com as visualizações – certamente ganhará espaço gratuito nas mídias tradicionais como jornais, rádios e TVs.
A tecnologia para difusão da informação está vivendo uma época de ouro, talvez até mais importante de todos os tempos. Foi um avanço quando Gutenberg inventou a imprensa capaz de imprimir com tipos móveis. Antes a difusão da informação já era importante, mas com Gutenberg e os constantes avanços posteriores, se tornou ainda mais importante, também devido a agilidade que a invenção imprimiu, literalmente falando. Foi uma invenção importante, sim. Mas se no passado a informação, por exemplo, era transmitida de um local para o veículo de comunicação por telégrafo, depois por fax, mais tarde por e-mail, atualmente, a tecnologia propiciou um avanço muito maior. E, principalmente, mais rápido e em constante evolução. Se hoje a gente não consegue mais ver sentido na difusão da informação sem tecnologia, não conseguimos nem pensar como será no futuro (nem tão futuro e nem tão distante assim) pela rapidez da tecnologia em avançar cada vez mais e pela importância da informação, cada vez maior na interligação das pessoas, dos povos e dos mundos.
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