A mordida dos impostos!

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Dois Irmãos na Globo

Uma reportagem do Bom Dia Brasil que foi ao ar no início do mês fez aparecer a cidade de Dois Irmãos na Globo. Foram apenas alguns segundos, mas em se tratando da maior rede de TV do Brasil, não dá pra se queixar.
Na reportagem, dentre 4,5 mil prefeitos em Brasília, o prefeito Miguel deu uma entrevista "ultra-rapidíssima".E a matéria da Globo é interessante, pois colocou por terra o sonho de muito prefeito voltar às suas terras se vangloriando que teria estado com Lula e Dilma.Clique no link abaixo ou copie e cole em seu navegador para assistir a reportagem completa.

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM964690-7823-ENCONTRO+REUNE+MIL+NOVOS+PREFEITOS+EM+BRASILIA,00.html

O motivo pelo qual o Brasil começa o ano após o Carnaval

O país do Carnaval e do futebol está voltando ao normal. Os Legislativos Municipais já retornaram do recesso - mesmo sem ter começado a legislar seus mandatos – e a Câmara Federal e o Senado escolheram seus presidentes. Além disso, o Carnaval está chegando, os campeonatos estaduais de futebol já começaram, as aulas estão prestes a começar...

Mas fique tranqüilo teremos nada menos do que 10 feriadões esse ano! Pra quem gosta de ficar lagarteado em casa é um prato cheio! Enquanto você fica em casa no feriado e não trabalha e não consome, a indústria e o comércio param e o Brasil deixa de crescer e você deixa de faturar.

Aliás, sempre se fala que no Brasil o ano só começa depois do Carnaval. Pois andamos estudando um pouco de História nestas férias e descobrimos algumas historinhas sobre o calendário. Se as coisas realmente forem verdade, com toda sinceridade, até Deus duvida.

Entre os reis Julio César e Augusto, que quiseram enfiar um mês goela abaixo para se auto-homenagear – julho e agosto – saiba você que antigamente o ano começava em março!? Como o mês do rei Julio César tinha 31 dias, quando o rei Augusto quis ganhar o seu dia, também quis com 31, então foi lá e roubou um dia de fevereiro, que de 30 dias passou a ter somente 29.

Mais tarde, pra fechar certinho as voltas da Terra em volta do Sol, a cada ano bissexto era necessário ter um dia a menos no ano, então foram lá e tascaram fora mais um dia de fevereiro que, por isso, às vezes tem 29 e as vezes tem 28 dias. Fevereiro era o último mês do ano e, por isso, às vezes tinha 29 ou 28 dias, para fechar o ano bissexto ou não.

Então, algum metido foi lá, no passado, e resolveu mudar o calendário, botando janeiro e fevereiro em primeiro lugar. O ano começa em janeiro, mas esqueceram de mudar a cabeça do brasileiro, que continua achando que o ano começa somente em março.

(segunda, 16/02/09)

Os investimentos na Educação

As aulas estão começando. O governo estadual esta prometendo muitas mudanças na área da Educação. O principal é mudar o plano de carreira do magistério. A secretária do Estado, que esteve por sair, ganhou apoio da governadora e voltou com tudo, quer implantar um sistema de ensino semelhante ao adotado pelos tucanos em Minas Gerais e São Paulo.

Mas ela, desta vez, promete diálogo com a sociedade. Os professores estão atentos. Será que entrarão em acordo com relação a essas novas medidas ou teremos um ano letivo cheio de impasses e paralisações? Será que o ano letivo vai começar normalmente em março?

A pergunta que está na boca do povo: por que em estados como Paraná e outros tantos do Brasil já iniciam as aulas em início de fevereiro e nós começamos somente em março?

A propósito: se os 200 dias letivos são os mesmos para gaúchos e paranaenses, porque aqui começa um mês mais tarde e termina o ano letivo quase na mesma data que lá?

Estamos tendo umas férias, sem abrir mão de escrever esta coluna, e estamos percebendo que as estradas gaúchas são um fiasco total. Infelizmente as coisas são assim. E dá pedágio. Entra governo, sai governo e dá pedágio. Um era o pedágio, outro governo era o caminho, depois veio outro que era o estacionamento. E o povo pagando a conta. Aliás, impossível ir e voltar sem levar uma bela multa...

Enquanto no Rio Grande a gente só pode rodar a 80 km/h, as estradas do Paraná mandam o cara correr a mais de 110 km/h. Tem trechos que você não consegue andar nem a 90 km/h, mas lá está a placa mandando você andar a 110 km/h. Nestes momentos a gente lembra da estrada entre Ivoti e Presidente Lucena, onde as placas mandam o motorista andar a 50 km/h, depois a 30 km/h, mais tarde em 60 km/h, enfim, um labirinto que ninguém entende.

Sorte que tem algo de bom que é abastecer na Argentina pagando menos de 2 reais por uma gasolina pura e comprar uns pares de meias a 80 centavos no Paraguai. Mas a fiscalização é intensa nestes lados e vale lembrar que enquanto a gauchada deixa os argentinos correrem soltos e donos das nossas estradas no RS, no Paraná os carros com placas do RS são barrados em toda santa blitz.

A mensagem positiva do dia: “Os fracassados são divididos em duas classes - aqueles que pensaram e nunca fizeram, e aqueles que fizeram e nunca pensaram", de John Charles Salak.

(sexta, 13/02/09)

Por que não se investe mais em segurança!?

Saiu o edital para o concurso da Brigada Militar. Serão contratados ainda nesse ano mais três mil novos policiais militares. Será suficiente? Claro que não! Quantos policiais sua cidade precisa?

A relação dos sonhos da nossa sociedade é ter um policial por mil habitantes. Para policiais militares ou civis? Faça a conta em seu município e verá o tamanho da defasagem. Cidades como Dois Irmãos e Ivoti precisariam ter efetivo de 20 a 30 policiais. Mas não têm.

No entanto, abrindo espaço para um contraponto, podemos perceber que se a Lei manda ter nove vereadores, aí o furo é mais embaixo e, com certeza, tem nove vereadores. Por que os políticos só olham o lado deles? Por que em vez de termos 10 ou 20 brigadianos a menos e termos os nove vereadores conforme manda a lei, será que não podemos ter o efetivo da BM completo e uns deputados a menos, por exemplo?

Falando em segurança, há 30 anos atrás cidades como Dois Irmãos e Ivoti tinham delegacia de polícia. O delegado era a autoridade máxima na cidade, um xerifão que mandava em todo mundo.

Dava um rolo qualquer entre bebuns ou entre vizinhos e lá iam todos “dar parte pro delegado”. Se era de noite, o “seu delegado” saia na porta de bermudão de dormir e despachava ali mesmo, mostrando sua autoridade. O cara falava e todo mundo murchava a orelha, cumprindo sem discutir.

Agora os tempos são outros, logicamente, mas as cidades têm apenas os prédios de delegacia, com as portas trancadas. Não tem delegado e não tem plantão. Se te roubarem uma roupa do varal nesta noite e você quiser registrar ocorrência vai ter que ir a Novo Hamburgo e ficar perdendo a noite de sono.

Por isso a maioria não registra ocorrência quando é vítima de alguma coisa. Os políticos agradecem, pois quanto menos o povo registrar ocorrência, mais bonitos eles ficam nas fotos dos jornais ao anunciar que a violência está diminuindo.

Sinceramente, se as coisas continuarem assim, teremos tiroteio todos os dias nas ruas, as balas vão estar zunindo dia e noite nas cidades e os gráficos de ocorrências vão demonstrar que a violência estará reduzindo. Até quando?

A pergunta que não quer calar: por que os políticos não fazem nada pela segurança?

A pergunta que está na boca do povo: é um fiasco as nossas estradas, mas porque continuam pedagiando e multando quem anda nestas picadas?

A mensagem positiva do dia: “A chave do sucesso não adianta muito até que se descubra a fechadura certa para inseri-la", de Tehyi Hsieh.
(quinta, 12/02/09)

A onda de envenenamento de animais domésticos

É impressionante os noticiários da imprensa nacional e internacional ultimamente. Só se fala no Obama e na crise. Como principal agente da crise, o presidente americano, de popularidade incrível, é considerado um verdadeiro pop star desde antes de assumir o governo.

Será Obama capaz de recuperar o mercado? Fico pensando, se as empresas (grandes) divulgam seus balanços somente em março, abril, porque ficam divulgando antecipadamente, que “a estimativa de demissões é de 15 mil funcionários aqui, 30 mil ali” e assim por diante. Para que alarmar o povo?

Claro que a crise não chegou na crista da onda e pode vir com força. Mas quem vai mudar sua rotina por causa da crise? Devemos agir naturalmente, pois crise temos todos os dias. A economia mundial virou uma bolha.

A solução será interna, onde cada país buscará internamente tirar proveito para alavancar-se no mercado globalizado. E você? Sempre se diz que na “crise se cresce”. Neste espaço mesmo divulgamos que é pra pegar a “crise” e tirar o “s”, ficando “crie”, o que demonstra que, com criatividade não existe crise. Mas agora vamos mais adiante, então, pegue a “crise” e troque o “s” de lugar: vai ficar “crie $”. Com a crise você pode, sim, criar dinheiro.

Muitos moradores têm reclamado ultimamente da onda de envenenamento de animais. bairros de Dois Irmãos, Ivoti e Estância Velha, principalmente, são constantemente cenários de notícias sobre a morte por envenenamento de animais domésticos. Ninguém viu, ninguém sabe, ninguém foi! Na maioria dos casos são animais de estimação.

Não existe órgão municipal especifico para resolver esse problema. Na verdade, ninguém deu bolhufas pra isso e os governantes estão pouco se lixado se morreu o cãozinho do menino que tem necessidades especiais ou se morreu o gatinho de uma bebezinha.

A propósito: como está a avaliação do povo com relação aos prefeitos eleitos? Onde houve troca de governo até parece que a divisão é como água e óleo, pois gente que não botava os pés na prefeitura, agora vive por lá. Em outros casos, pessoas que viviam na Prefeitura, agora são obrigados a viver sem ela.

A pergunta que está na boca do povo: mas matar esses animais é a solução? O que leva alguém a matar um bichinho indefeso?

A pergunta que não quer calar: será que o cidadão que tem coragem de matar um cão não tem coragem de fazer o mesmo com gente?

A mensagem positiva do dia: “O sucesso é uma jornada, não um destino. A ação é geralmente mais importante que o resultado. Nem todo mundo pode ser o Número 1", de Arthur Ashe.
(quarta, 11/02/09)

Por que não usar desempregados para construir casas populares?

Um dos projetos do governo para amainar a crise é a construção de milhares de casas populares. Está aí uma coisa que divide opiniões. Por um lado, a fórmula é simples: se tem famílias sem teto e outras sem trabalho, nada melhor que juntar a fome com a vontade de comer.

Para acabar com o déficit habitacional é só construir casas. E para construir casas é preciso ter mão de obra. E se tem mão de obra parada, no caso, os desempregados, basta somar os desempregados, dar uma colher de pedreiro para os caras e fazer trabalhar na construção de casas. Está na hora dos nossos governantes olharem para estes dois problemas sérios do mundo moderno e unir os dois para resolvê-los.

Por outro lado, antes de ficar distribuindo o pescado para quem não sabe pescar, o governo precisa mudar o foco e não sair dando casa, comida e roupa lavada para todo mundo. As pessoas precisam fazer por merecer.

Muitas de nossas cidades da região são formadas, em sua maioria, por pessoas que vieram do interior do Estado. Temos por aqui muita gente que veio da região de Santa Rosa, Uruguaiana e Saudades que vieram com uma mão na frente e outra atrás, sem um tostão furado no bolso e hoje tem casa, carro e uma boa vida.

Muitos conseguiram tudo o que tem sem ajuda da Prefeitura ou do Estado. Começaram pagando aluguel e hoje tem seu teto simples ou seu casarão. Então porque outras famílias o Poder Público precisa dar tudo de mão beijada? É importante ajudar quem precisa, mas temos que ver antes se as pessoas merecem.

A pergunta que não quer calar: que justiça é esta onde uns tem que ralar para comprar suas coisas e outros ganham tudo da Prefeitura?

Ninguém mais fala em lei de trânsito. A Lei Seca caiu no esquecimento. Ela existe ainda? Ou vigorou apenas nos dois meses iniciais. Parece que se a imprensa não está em cima do lance, tudo cai no esquecimento. O teste do bafômetro já foi disponibilizado para todas os municípios?

Que adianta criar uma Lei e querer fazer teste de bafômetro se a maioria das polícias não tem este aparelho? É o mesmo que o município de Dois Irmãos proibir o trânsito de carroceiros nas ruas. Tanto faz como tanto fez, pois não existem carroceiros na cidade mesmo!

A mensagem positiva do dia: “Importante citar quatro coisas importantes que vão nos ajudar a ter uma vida melhor e mais feliz para a gente, como melhorar a vida de outros: Sorria mais, aceite uma mão estendida, pague suas contas em dia e não reze para pedir coisas, mas reze para agradecer e pedir sabedoria e coragem”.
(terça, 10/02/09)

Os prós e contras do Bolsa Família

Muito tem se falado do assistencialismo do governo Lula. Na adoção de medidas de combate a fome e a pobreza, o governo do PT está sendo o maioral. Alguns chamam de esmola, outros de financiamento político, mas o caso é que o governo tentou com o Fome Zero, que não deu certo, mas acertou os ponteiros com o Bolsa Família, Pro-Jovem e tantos outros.

O governo paga para o povo ter filhos e mantê-los na escola, como também paga para o cidadão de mais idade voltar aos bancos escolares. Tem lá seus resultados positivos, apesar de ter muita gente que é contra! No cerne da questão, estes projetos têm uma essência, talvez, muito boa, mas pecamos na fiscalização para saber se as famílias ou pessoas estão cumprindo as determinações para poder ir lá no fim do mês e sacar o dinheiro.

A pergunta que está na boca do povo: por que os governantes fazem campanhas para o povo não dar esmolas e não incentivar a mendicância, se algumas atitudes deles próprios demonstram exatamente o contrário?

Agora, no entanto, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome esta desenvolvendo estratégias para levar aos beneficiários do Bolsa Família a participar do projeto que oferecerá cursos de pintor, eletricistas, carpinteiro, encanador, mestre de obras, pedreiro, operador de trator. Dar não, ensinar sim!

Pense você: se sabe que seu vizinho está colocando veneno para animais morrerem, está fazendo isso com pequenos animais geralmente inofensivos, você acredita que uma pessoa dessa tem bom coração? Um bom parâmetro para medir a bondade de uma pessoa é perceber o seu relacionamento com animais domésticos! Fazer maldade aos animais é o primeiro passo. Se a pessoa faz mal a pequenos animais domésticos, o que fará ali na frente?

A pergunta que não quer calar: será que os pais vão ter interesse em participar destes cursos e aprender algum ofício?
À propósito: porque tem Municípios que têm secretários em algumas pastas e estes não tem verbas para poder trabalhar?
A pergunta que está na boca do povo: vereador merece ganhar mais do que um salário mínimo?

A mensagem positiva para encerrar a semana: “As metas são interessantes para o sucesso, mas não para a felicidade, felicidade não é uma meta, mas um estado de espírito". Tenha metas para saber que rumo tomar, mas não deixe ser engolido por elas.
(segunda, 09/02/09)

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Dois Irmãos na Globo

Uma reportagem do Bom Dia Brasil que foi ao ar no início do mês fez aparecer a cidade de Dois Irmãos na Globo. Foram apenas alguns segundos, mas em se tratando da maior rede de TV do Brasil, não dá pra se queixar. Na reportagem, dentre 4,5 mil prefeitos em Brasília, o prefeito Miguel deu uma entrevista "ultra-rapidíssima".

E a matéria da Globo é interessante, pois colocou por terra o sonho de muito prefeito voltar às suas terras se vangloriando que teria estado com Lula e Dilma.

Clique no link abaixo ou copie e cole em seu navegador para assistir a reportagem completa.

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM964690-7823-ENCONTRO+REUNE+MIL+NOVOS+PREFEITOS+EM+BRASILIA,00.html

Empreendedor, não invista aqui. Vá para o Nordeste!

Não, não! Tem coisas que só em um país como o Brasil para acontecerem! Se você é empreendedor e está cheio de vontade investir dinheiro na região para gerar emprego, renda e muitos impostos, não venha para cá.

Empreendedor, fuja da nossa região e vá se instalar no Nordeste, lá você vai ganhar água, luz, isenção de impostos, pavilhões para instalar sua empresa, enfim, muitas regalias. Não instale sua empresa aqui na região porque não é vantagem pra você!

O grande e principal motivo para aconselharmos a todos os empresários a não instalarem empresa aqui é por um simples motivo. Não temos condições de recebê-los bem. Sabem por que? Nem energia elétrica a gente tem para fornecer!

Já imaginou você comprar uma área de terras, pagar o olho da cara, construir um pavilhão, treinar sua equipe, contratar gente e comprar maquinário, mas na hora de botar funcionar você não conseguir energia elétrica? Pode parecer absurdo, mas é isso que está acontecendo!

Acredite se quiser, mas várias empresas fecharam em nossa região, o que baixou a demanda de energia e, mesmo assim, não temos energia elétrica disponível para novas empresas. No meio empresarial há comentários de empresas que querem aumentar produção e ampliar, mas não conseguem liberação porque não tem energia.

Vamos ter um novo apagão? Se isso acontecer o povo tem que ir nas prefeituras, palácios e Congresso Nacional e fazer o seu panelaço, tirar todo mundo lá de dentro, sem violência, mas mostrar a sua força.

A propósito: logicamente que o escrito acima foi uma ironia e um desafio. Não gostamos de brincar com coisa séria, mas isso está acontecendo. Há anos não temos energia elétrica disponível e ninguém faz nada. Aliás, uma empresa de Herval ficou três meses sem energia elétrica porque a desculpa era que não tinha a disposição! É dose pra mamute!

Depois não querem perder empresas para o Nordeste. Eles têm fama de trabalhar menos, mas dão um baile na gente em organização, tanto é que estão levando nossos empregos e impostos pra lá.

Para encerrar, uma mensagem positiva: “Nunca queira ser o sol da vida de ninguém, afinal, o sol só brilha nos momentos de alegria, seja a lua para que nas noites mais escuras, você possa ser luz e iluminar o caminho de alguém”.
(sexta, 06/02/09)

Por que o Brasil não tem cassinos?

O brasileiro adora fazer uma fezinha, jogar em alguma coisa e tentar a sorte. E como gosta de jogar dinheiro fora em jogos!

Estima-se 40% dos turistas de Punta del Este sejam brasileiros e a maioria que vai pra lá não deixa de fazer sua fezinha nos bingos ou cassinos uruguaios. Aqui no Brasil fecharam os bingos porque bingo era coisa de pobre e o povo estava perdendo dinheiro. Ora, mas será que hoje o povo não joga este dinheiro fora de outras formas?

O que o governo brasileiro precisa fazer é criar uma Las Vegas. Os americanos criaram um paraíso do jogo no meio do deserto, gerando emprego, renda e impostos “no meio do nada”. Isso sim é diversão pra quem tem dinheiro. No Brasil, se proíbe tudo por um lado, mas por outro se permite tudo quando se fecha o olho para jogatinas ilegais e permite que elas aconteçam.

Esta Lei de proibir bingo é um falso moralismo. Por que não abrem os cassinos? E se fosse regularizar os bingos ou cassinos e permitir a sua instalação no meio do agreste nordestino, no meio da zona sul gaúcha que não tem incentivos e outros locais semealhantes? Que tal usar estes recursos e impostos para financiar esporte e a segurança?

Todo mundo faz vista grossa para o jogo do bicho, os caça níqueis e os bingos. Até parece que o que é ilegal, na verdade, é legal, porque continua existindo. Porque não legaliza e não tenta moralizar? Se a coisa tiver Lei, pode-se exigir o seu cumprimento. Mas se não tem lei...

A propósito: neste início de ano, o nosso propósito, desculpando-nos pela redundância, era fazer colunas mais amenas, trazendo mensagens positivas e frases interessantes, pois a experiência tinha sido positiva no ano passado. No entanto, tem coisas que acabam acontecendo e não podemos deixar de tocar nestes assuntos.

As vezes é repetitivo ficar criticando a governadora ou o presidente. Mas isso se torna necessário sempre que o povo assim entender, principalmente nos casos da compra de um avião e aumento de ministros.

A mensagem positiva do dia: “É importante a gente saber que, quando o mundo não está legal é nós que não estamos bem. Se a gente se entender por dentro, entenderemos o mundo. Sempre é importante ter objetivos definidos e saber onde a gente quer chegar. Se não soubermos onde queremos ir, como vamos caminhar, que direção vamos seguir? O que seria de um piloto de rally se ele não tivesse as coordenadas do ponto de chegada? Com certeza, se perderia no caminho como uma mosca tonta. E nós, será que não estamos como moscas tontas neste mundo?”
(quinta, 05/02/09)

As besteiras que motivaram a nossa insegurança

Tanto se fala em atrair empresas, em diversificar a economia e gerar mais emprego. O assunto acaba sendo até cansativo, mas convém indagar se a gente tem ou não um raio-x da nossa realidade econômica.

Antes de qualquer coisa, precisamos saber em que pé estamos e onde estamos pisando. Quantos estabelecimentos comerciais e industriais a gente tem? Temos pavilhões vazios a disposição para novas empresas se instalarem?

Antes de qualquer coisa é importante a gente bater nesta tecla, porque empresa alguma vai ampliar ou vir se instalar aqui se não tem nada de concreto e apenas propostas abstratas. Será que um prefeito, um vereador ou secretário de Indústria ou de Desenvolvimento sabem onde estão os imóveis para futuras construções?

A propósito: se na semana passada nos revezamos em direcionar críticas a Lula e a Yeda, vale a pena não deixar passar em branco a atitude dos nossos deputados.

Com toda certeza do mundo a partir de agora vai chover candidato a deputado por aqui pra fazer média pensando nas eleições de 2010. E já que falamos em Copa do Mundo na coluna de sexta, está na hora da gente mandar pastar estes políticos Copa do Mundo!

Um trecho dos Salmos, 91: “Mil cairão ao teu lado e 10 mil a tua direita, mas tú não serás atingido, porque a seus anjos dará ordem a teu respeito para te guardarem em todos os teus caminhos”.

O bom exemplo do dia é que as cidades de Dois Irmãos e Ivoti estão priorizando a construção de espaços para integração da melhor idade. Muito mais que ter um salão para fazer bailes, melhor se nestes espaços os nossos vovôs e vovós possam ensinar crianças algum ofício, integrando jovens e idosos.

Rir pra não chorar: nos filmes de bang-bang de séculos passados o xerife era quem comanda a cidade. Mas na nossa região nem tem mais delegados fixos e temos que nos contentar com delegados que vêm pra cá de vez em quando!

A pergunta que está na boca do povo: estamos andando de ré!?

Depois a gente se pergunta porque a segurança é uma vergonha e porque a criminalidade é cada vez maior!

A pergunta que está na boca do povo: quem meteu na cabeça da governadora que ela precisava torrar tantos milhões na compra de um avião?

A mensagem positiva do dia: “Saiba que você cria sua própria realidade. Não há sequer um evento, pessoa ou objeto em sua vida que não tenha sido atraído para você através de seus pensamentos e emoções, independentemente de se esses pensamentos tenham sido conscientes ou não”.
(terça, 03/02/09)

O que levar em conta na hora de atrair investimentos?

Os municípios vêm investindo na questão do desenvolvimento. Muito se fala em atrair empresas para gerar impostos e empregos, mas antes disso, é preciso pensar nas nossas empresas já estabelecidas e, principalmente, na nossa vocação para a indústria.

Por exemplo, imagina se vem uma empresa de pescado de água salgada querer se instalar aqui. Ora, estamos a mais de 130 km do mar, então, aqui não é o melhor lugar para este tipo de empresa. Uma, porque o mar está distante. E outra, porque não temos muita gente que sabe trabalhar com este tipo de produto.

Quem sabe, antes de abrir as portas para todo e qualquer tipo de empresa, se pense em investir em determinados setores. E, antes da empresa abrir as portas, precisamos treinar a nossa gente para saber trabalhar no setor.

A pergunta que não quer calar: como Dois Irmãos ou Ivoti, por exemplo, vão pensar em investir no setor moveleiro se as poucas indústrias de móveis, às vezes, até têm dificuldades pra encontrar marceneiros!?

A pergunta que está na boca do povo: nossas autoridades sabem onde estão pisando no que se refere a este assunto?

É preciso um estudo para ver quais as nossas reais possibilidades antes de tomar qualquer atitude. Nossas autoridades não podem ficar mais perdidas que cego em tiroteio!

Será que um prefeito, um vereador ou secretário de Indústria ou de Desenvolvimento sabem quantos estabelecimentos comerciais a gente tem, quantos pavilhões estão vazios a espera de uma empresa ou se temos e onde estão os imóveis para futuras construções?

À propósito: os problemas das empresas exportadoras, é a instabilidade da economia nacional e a instabilidade do dólar. Por que os nossos governos não movem uma palha para nos dar instabilidade econômica?

Uma frase: “Ter fé é acreditar naquilo que você não vê. A recompensa por essa fé é ver aquilo em que você acredita”, de Santo Agostinho.

É difícil cair na real, mas hoje estamos em 02/02. Sim, dia 2 de fevereiro e o ano já é de 2009. Já estamos no segundo mês do novo ano. E parece que ontem estávamos se preparando para o Natal.

A mensagem positiva do dia: "O sucesso tem muitos pais, mas o fracasso é órfão", de John Fitzgerald Kennedy. Ou seja, quando o negócio vai bem, todo mundo quer estar junto, mas se a coisa vai mal, todo mundo some do mapa. Já o Barão de Montesquieu foi autor de uma frase interessante: "Para ter sucesso neste mundo é preciso ser louco ou ser sábio".

(segunda, 02/02/09)

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Número de homicídios assusta no Rio Grande

O Rio Grande teve 1.641 homicídios em 2008. O número é altíssimo, pois morreram quase cinco pessoas por dia neste ano que pode ser conhecido como o mais violento da década.

Porto Alegre, é claro, foi o local em que mais mataram gente. O que nos surpreende é que a nossa cidade de Estância Velha aparece lá no mesmo desta lista, mais precisamente na 50ª posição. Este título, com certeza, não orgulha nenhum estanciense!

O PT chegou, enfim, à presidência da Assembléia Legislativa. Ivar Pavan foi eleito com maioria absoluta. É a primeira vez que o PT assume a presidência da casa no RS. Se aqui em pagos gaúchos houve novidade, lá em Brasília tudo continua do mesmo jeito.

A eleição para senadores e deputados teve gosto de café requentado. Sarney foi eleito presidente do Senado e Temer, da Câmara. Apesar de ter candidato lá, o PT consentiu. Ou o PMDB está buscando forças para concorrer sozinho a presidência no ano que vem, ou vem se reforçando pra ser vice ou até cabeça de chapa de petistas e tucanos.

As chuvas no Sul do Rio Grande já mataram mais de uma dezena de gaúchos. Vendo nos noticiários notícias como esta, a gente se pergunta: mas o que está acontecendo com o mundo? Castigo divino ou culpa do aquecimento global?

Primeiro foi a parte norte do litoral e vales de Santa Catarina que ficaram arrasados. Parou ali, depois começou em Minas e São Paulo e, por último, a parte sul catarinense ficou destruída pela chuva. Agora, foi a vez do sul do Rio Grande. Onde andam os meteorologistas que não prevêem isso em seus mapas?

A pergunta que não quer calar: você é a favor de José Sarney ser político remunerado há mais de 30 anos em Brasília?

A pergunta que está na boca do povo: PMDB comandando o parlamento bi-cameral em Brasília, PT comandando a Assembléia no RS, um com o consentimento do outro, então, o que mais falta acontecer?

A propósito: para quem está achando difícil decorar a nova reforma ortográfica, deixamos uma forma humorada que vai tornar mais fácil aprender uma das lições: “Jamais trema em cima da linguiça”.

A mensagem positiva do dia: “Aproveite que um novo ano começou e retire lá das gavetas do seu cérebro muitas coisas que você precisa colocar em prática e dar forma. Fique algumas horas, quem sabe dias, longe das festas, da badalação e se dedique a você mesmo. Quem de nós não tira um tempinho para conversar com o vizinho, para ligar e conversar com a pessoa amada ou para mandar um recado via torpedo a um companheiro de trabalho!? Mas quem de nós tira tempo para bater um papo de nós com nós mesmos!?
(quarta, 04/02/09)

domingo, 15 de fevereiro de 2009

As empresas precisam fazer a sua parte

Muito se fala em criar mais desemprego, em diversificação da economia, em atração de novas empresas. Mas uma coisa precisa ser dita: será que temos profissionais suficientes e treinados para o tipo de empresas que queremos atrair?

Tem muita empresa que enriqueceu fabricando e vendendo sapato. Quando abria uma nova linha de produção era só pendurar um cartaz na porta dizendo que tinha emprego que já teria filas no dia seguinte para estas vagas. Então as empresas iam lá na porta e selecionavam o chamado “pão quente”, ou seja, os melhores profissionais e o resto ficava chupando o dedo.

Empresa alguma precisou treinar funcionários para fabricar sapato no decorrer de quase três décadas. Uma fábrica fechava, outra abria e aproveitava os ex-funcionários da fábrica anterior.

E quem era passador de cola e queria virar montador de sapatos, acabava aprendendo o ofício ali dentro da fábrica mesmo, nas horas de folga, sem dar custo para a empresa, que não precisava investir um centavo neste cara. Mais tarde o cidadão virava um costureiro ou montador de mão cheia, então, era um profissional a troco de banana que trabalhava quase de graça, pois ganhava uns centavos a mais por hora, uma vez que era grato por ter aprendido a função ali dentro mesmo. Desta forma, empresa alguma precisou criar um centro de treinamento e recrutamento.

As coisas eram fáceis e esta despesa ninguém precisava ter. Mas agora os tempos são outros e as empresas precisam treinar funcionários. Quem sabe trabalhar e é bom profissional não fica mais dando sopa nas ruas a procura de emprego. Trabalhador não está desempregado. Com raríssimas exceções, os bons estão empregados.

A GE mantém praticamente uma faculdade inteira para recrutar e treinar seus futuros funcionários nos EUA. Aí muitos perguntam por que as grandes empresas sempre têm os melhores profissionais!? Ora, se elas têm os bons, é sinal que investem no treinamento e na sua formação, não só no seu salário.

E isso muitas das nossas empresas precisam aprender. Do jeito que estão as coisas, se as empresas não investirem em treinamento, jamais terão bons funcionários e, por conseguinte, um bom produto.

A pergunta que não quer calar: você é a favor do Fórum Social Mundial seja realizado na Amazonia ou prefere ele sendo realizado em Porto Alegre?
A mensagem positiva do dia: "É possível medir o seu sucesso não ao analisar é se você tem um problema difícil para tratar, mas se este é o mesmo problema que você tinha no ano passado", de John Foster Dulles.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Vamos bater pé pra ganhar verbas e obras da Copa do Mundo

Finalmente a polícia está fazendo justiça no Rio Grande do Sul. Depois que muito se criticou, inclusive nesta coluna, de que a maioria dos motoristas argentinos não respeitava as nossas leis de trânsito, as nossas autoridades estão começando a fazer a sua parte.

Esta impunidade histórica repetida a todos os veraneios pelos argentinos está chegando ao fim. Pra se ter uma idéia, no início desta semana, 45% dos motoristas barrados para fiscalização na fronteira com a Argentina tinham multas não pagas.

Tomara que isso continue sendo feito sempre, afinal, não é justo só brasileiro pagar a conta. Até porque, quem já dirigiu por estradas argentinas sabe muito bem que lá quem dá as cartas são os argentinos e a gente tem que murchar as orelhas. Já estava na hora do brasileiro mandar em seu território e em nossas estradas!

Apenas quatro capitais brasileiras não vão receber obras do governo federal em seus estádios para a Copa do Mundo. Todos os outros vão ter dinheiro federal para reformar os locais dos jogos para a Copa de 2014.

Então vale fazer uma provocação para nossos políticos e para nossas autoridades. Se Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba e São Paulo não vão precisar do dinheiro do Lula para fazer estádios, não podemos ficar comendo mosca e temos que exigir dinheiro, pelo menos, para obras de infra-estrutura.

Se a gente está “tão grandão” – falando o popular – que temos estádios bons ou temos crédito para arrumar dinheiro para nossos estádios, então temos que ir pra cima e trazer dinheiro para construção do anel viário, da Rodovia do Parque, da extensão do Trensurb até Novo Hamburgo e assim por diante.

Alô, senhores políticos e deputados: vão ficar dormindo no ponto e deixar toda a grana ir para o Nordeste de novo? Chega de comer mosca e perder o bonde, que depois não vamos poder sentar na janela!

A pergunta que não quer calar: será que a crise chega até aqui?
A mensagem positiva do dia: “Não reze para pedir coisas, reze para agradecer. Dê às pessoas uma segunda chance”.

(sexta, 30/01/09)

Alfinetadas em Lula e Yeda

Lula é o presidente mais popular que o Brasil já teve. Impressionante a popularidade do homem, até porque a gente sabe que nem de longe ele é o presidente que nós gostaríamos de ver lá no poder.

Tudo bem que as coisas não estão tão ruins no Brasil, neste ponto, méritos a ele. Mas o Brasil perdeu a chance de ter um crescimento da economia fácil e frouxo na casa dos dois dígitos, afinal, toda a economia mundial estava crescendo. Agora que a crise chegou, tomara que ela não nos pegue de calças curtas!

Lula não está sendo um mau presidente, mas poderia ter sido o melhor presidente da história. Ele tem apoio popular, tem maioria no Congresso – sabe-se lá “como” conseguiu isso – mas está fazendo um governo muito paternalista.

Ninguém precisa de um presidente que distribua Bolsa Família, seguro desemprego por sete meses, enfim, que dê pão e circo apenas! Precisamos de um governo que elimine a corrupção e bote estes políticos todos para trabalharem pelo povo. Lula está sendo omisso, esta é a verdade!

Pra fazer o Brasil crescer e progredir de verdade não é preciso ser mágico. Crescer 5% não significa nada, pois apenas surfamos na mesma onda mundial. E quem será o nosso próximo presidente!?

Tem muito leitor que não gosta de política e gosta menos ainda de ler jornal nesta época porque, segundo estes, aparecem muitos políticos. É natural que, em início de mandato apareçam reportagens com os prefeitos recém eleitos, secretários e vereadores. Até porque, todo mundo fica curioso de saber que foi convidado para trabalhar nas prefeituras ou não.

A propósito: você é a favor da Copa do Mundo acontecer em Porto Alegre e o Brasil investir tanta grana nela?

A pergunta que está na boca do povo: por que acontecem tantos incêndios nas favelas localizadas no Centro de Porto Alegre?

A pergunta que não quer calar: os argentinos que voam pelas nossas estradas têm que ser multados ou continuar sendo perdoados?

A mensagem positiva é uma frase curiosa de um autor desconhecido e muita gente vai se identificar com ela: “Eu tenho lapsos bem constantes de memória. Às vezes, esqueço nomes, esqueço do rosto das pessoas. Quando isso que acontece comigo acontecer com outras pessoas, com certeza, vão achar tremendamente ruim. Mas o que estas pessoas precisam saber é o quanto a gente lembra-se delas. E se lembramos de alguém, é sinal que elas são importantes para a gente”.
(quarta, 28/01/09)

Com dinheiro do avião dava pra comprar 2 mil viaturas

Com a grana que a governadora economizou desta idéia insana de comprar um avião, poderíamos comprar mais de 2 mil viaturas para a Brigada Militar. Daria quase três viaturas para cada município, já que o Rio Grande tem cerca de 500 municípios ao todo.

Esta projeção foi feita pelo Antonio Carlos Macedo, um dos radialistas mais críticos e que tem a cabeça no lugar, diferente de muitos outros que apenas paparicam os políticos. Aliás, vale deixar o crédito da frase a ele justamente por isso. O cara mata a cobra e mostra o pau e não tem medo de botar a unha na ferida dos políticos.

Pra matar foi a desculpa de um secretário da governadora de que com este avião era difícil ir às reuniões convocadas em cima do laço pelo presidente Lula. Ora, até parece que o presidente convoca reunião toda santa semana.

Querem que a gente tenha dó da governadora por ter um avião com mais de uma década de vida. Mas quem tem pena da gente? Nós somos multados, pagamos pedágio e andamos numas estradas esburacadas e ninguém dá a mínima para isso!

Yeda fez algumas coisas boas pelo Estado. Aliás, o governo dela está sendo um dos melhores em se falando de finanças. Só não está sendo melhor porque ela não deu ouvidos ao vice. Este cara sim é o que todo mundo gostaria de ter no poder.

O vice-governador Feijó manda pras cucuias os velhos costumes políticos e sempre pensa no povo e em quem gera emprego. Pessoas como ele sim pensam na imensa carga tributária existente pra sustentar esta pesada máquina do governo, com cabides de empregos para todos os bajuladores e cabos eleitorais.

A propósito: se a Copa do Mundo tiver jogos em Porto Alegre será que a nossa região também não poderá tirar uma casquinha e surfar na mesma onda?

A pergunta que não quer calar: você teria coragem de trafegar “voando” em estradas argentinas e desrespeitar as autoridades de lá?

A pergunta que está na boca do povo: por que as carteiras de motorista subiram tanto seu preço neste ano, principalmente depois da fraude que desviou milhões do Detran?

A mensagem positiva do dia: “Se você não tem maturidade só porque é jovem, saiba que amadurecimento, às vezes, vem com a idade, mas na maioria das vezes, vem com experiência e bom senso. Ninguém é um poço de sabedoria e experiência, mas todo mundo pode melhorar. A convivência com pessoas mais velhas ajuda bastante”.
(quinta, 29/11/09)

Por que vereador mal assumiu e já ganhou férias?

Tem coisas que a gente não entende mesmo. E na política, então, quem tentar entender metade das coisas vai acabar morrendo louco. Você já imaginou, por exemplo, conquistar um novo emprego e já no segundo dia de trabalho já ganhar férias?

A idéia parece absurda, não!? Imagina se alguém se prestar ao processo de escolha de funcionários de determinada empresa, for escolhido e no primeiro dia de trabalho é apresentado aos colegas e já ganha um mês de férias? É mais ou menos isso que acontece na política!

Todos os vereadores eleitos em outubro foram empossados no novo emprego em 1º de janeiro e já ganharam um mês de férias. Embora isso se chame oficialmente de “recesso parlamentar”, o que vale é que a grande maioria dos vereadores está de férias e volta a trabalhar somente em fevereiro.

Existem as exceções, pois alguns vereadores estão tendo sessões extraordinárias. Mas é o fim da picada ter recesso no primeiro ano de mandato. Para o segundo, terceiro e quarto ano de mandato tudo bem, afinal, ficaria sendo o mês de férias de cada um, mas ter recesso já no primeiro ano, quando nem começaram a trabalhar, aí é dose!

E para sermos justos, vale lembrar que isso não acontece somente com vereadores, mas com outros parlamentares do nosso Brasil. O pior de tudo é que os deputados federais e senadores têm recesso parlamentar – ou seja, férias – no meio do ano.

Ora, isso foi adaptado da Europa, onde os políticos europeus tem férias, pois ela coincide com as férias escolares do alto verão. Aqui no Brasil não tinha necessidade alguma da gente dar férias pra político no meio do ano, até porque é inverno! Ainda mais no caso dos senadores e deputados federais, os caras já trabalham só três ou quatro dias!

Uma frase muito interessante, que pode ser considera a frase do ano, até agora: "Eu não conheço a chave para o sucesso, mas a chave para o fracasso é tentar agradar todo mundo", de Bill Cosby.

Mensagem do livro dos Salmos, 37: “Pois o Senhor ama a justiça e não desampara os seus santos; serão preservados para sempre, mas a descendência dos ímpios será exterminada”.

A pergunta que não quer calar: você tem idéia quantos impostos paga a cada mês?

A pergunta que está na boca do povo: esta onda de partidos e políticos de esquerda estarem tomando conta do poder na América do Sul está irradiando também para a América do Norte?

A mensagem positiva do dia: "Você pode conseguir qualquer coisa que queira na vida, se você ajudar o suficiente outras pessoas a conseguirem o que elas querem", de Zig Ziglar.

(terça, 27/01/09)

Afinal, o que é o déficit zero da governadora?

A governadora Yeda fechou seu segundo ano no comando do Rio Grande e pode-se dizer que o saldo é positivo. Apesar da nossa governadora ter botado os pés pelas mãos várias vezes, pelo menos fez alguma coisa boa pelos gaúchos.

Entre as “gauchadas” – ou indiadas – que ela fez podemos citar a tentativa do Tarifaço, que figurou apenas como idéia frustrada para aumentar os impostos. Depois teve o lance dos pedágios, que ela foi obrigada a voltar atrás. Agora, mais recentemente, quis comprar um avião porque outros governadores compraram.

Foi justificado que o governador do Piauí comprou um avião novo. E daí, grande coisa? Azar do povo daquele Estado que é muito pobre, cheio de problemas e, por outro lado, os governantes se dão ao luxo de comprar avião. Este pretexto de que um avião novo é importante para participar de reuniões em Brasília soa como piada. É como se as reuniões com Lula acontecessem todas as semanas.

Yeda pregou a quatro ventos que conquistou o déficit zero. Parabéns a ela por este feito. Parabéns a Yeda por meter a mão na massa e não ficar só querendo fazer média com o povo, assim como fazia Rigotto, que ficou quatro anos passeando pelo Estado, visitando tudo quanto foi palco de festa ou de tragédia.

Mas algo precisa ser dito sobre este déficit zero. Grande parte do povo pensa que Yeda tem déficit zero porque pagou todas as dívidas. Ora, uma coisa não tem nada a ver com a outra. O déficit zero foi apenas o equilíbrio das contas, ou seja, existe a previsão de que o Rio Grande vai arrecadar o mesmo valor que gasta.

Claro que Yeda tem méritos por isso, pois tomou algumas medidas, mas a arrecadação aumentou bastante e, por isso, houve maior arrecadação de impostos e, consequentemente, pagou-se mais imposto. Yeda apenas está gastando conforme se arrecada, mas a herança maldita daquelas dívidas, continuam em pé. Yeda fez o básico, que qualquer cidadão faz: gasta conforme arrecada. Ninguém consegue ter um salário de R$ 1 mil e gastar R$ 2 mil por mês! Só os governadores iludiam o povo com isso, como se para eles, 2 mais 2 fossem 5.

Para encerrar, uma mensagem positiva do dia que é muito mais que uma simples mensagem, mas um desafio a cada um de nós: "Para o verdadeiro sucesso, pergunte a si mesmo 4 questões: Por que? Por que não? Por que não eu? Por que não agora?", de James Allen.
(segunda, 26/01/09)

Adianta atrair empresa se não tem mão de obra?

Quando se fala em incentivos fiscais para empresas, talvez algo que poucos se perguntam é se o incentivo vale a pena ou não. A Lei determina que, quando da atração de empresas, o incentivo nunca pode ser maior do que o benefício gerado na cidade.

Mas a gente sabe que qualquer empresa que vier, com certeza, vai trazer inúmeros benefícios. Mas precisamos de mais ousadia na hora de correr atrás de empresas. E quando se fala em “correr atrás” e “dar incentivos” à empresas, não é só trazer e valorizar empresas “de fora”, como colaborar com as nossas, as que já estão instaladas aqui.

Se bem que só oferecer crédito não adianta nada. Muito mais importante que isso é oferecer viabilidade no negócio. Será que há algum estudo oficial dos municípios sobre o seu potencial econômico ou sua capacidade de geração de empregos?

Antes da gente pensar em diversificar a economia é importante parar pra pensar qual o rumo que a gente quer que o nosso município tome. Será que isso depende apenas de uma única pessoa, no caso, o prefeito? Ou será que há um grupo que ajude a pensar e a administrar o município?

Frase do dia: “Como é que a governadora pode aparecer uma idéia de jerico”, de Antonio Carlos Macedo, referindo-se a vontade da governadora do Estado em querer comprar um avião num momento de crise.

A pedidos, uma frase bíblica: “Pois te esquecerás dos teus sofrimentos e deles só terás lembrança como de águas que passaram. A tua vida será mais clara que o meio-dia; ainda que lhe haja trevas, serão como a manhã. Sentir-te-ás seguro, porque haverá esperança; olharás em derredor e dormirás tranqüilo. Deitar-te-ás, e ninguém te espantará; e muitos procurarão obter o teu favor”, retirado de Jó, 11.

Para encerrar, a mensagem positiva do dia: “As pessoas satisfeitas apreciam aquilo que têm na vida e não se preocupam em compará-lo com o que os outros possuem. Valorizar o que se tem - em vez de lastimar-se pelo que não se tem ou não se pode ter - leva a uma felicidade maior”.
(sexta, 23/01/09)

Comprar avião pro governo é o fim da picada

Cansada de enfrentar problemas com o seu avião King Air, a governadora Yeda aceitou a sugestão de Lula para comprar um novo avião. Será que o governo não tinha mais nada pra fazer com o dinheiro em vez de torrar na compra de um avião?

Yeda tem todos os méritos por ter endireitado, de certa forma, as nossas finanças. Tirou o Estado do vermelho e merece elogios por isso. O Rio Grande apenas saiu da UTI e já querem que ele participe de uma rústica!? Não é melhor deixá-lo recuperar-se bem antes?

Mal o Estado deixou de ser endividado e o governo já queria esbanjar dinheiro. Primeiro veio o aumento salarial que foi do 8 ao 80, depois veio toda aquela grana de bônus aos secretários do Estado e agora, um avião! Pelo menos a governadora caiu na real antes do tempo e cancelou a compra, justificando que não era momento pra isso. Ora, isso toda a gauchada já sabia!

A pergunta que está na boca do povo: quem atirou pedra no Aero-Lula será que agora também vai repetir a crítica a Yeda?

Vamos traçar um paralelo entre Yeda e seus principais adversários da atualidade, os professores estaduais. Estes últimos chamam o vale-refeição de “vale pastel”, de tão pequeno que é o valor. Já o Estado não reconhece esta ironia, pois acha o valor de bom tamanho ou até alto demais para pagar.

Como no Piratini o avião da governadora é conhecido como “avião a remo”, então fica a pergunta: assim como o governo não reconhece o “vale-pastel”, será que os professores e o povo gaúcho também acham que o teco-teco é “avião a remo”?

A propósito: quem tem Fusca não gostaria de andar de Gol? Quem tem carro popular não gostaria também de trocar por um carro 0 km e com motor 2.0? E quem tem um carro 0 km não gostaria de trocá-lo por um carro importado?

Ora, se fosse tão fácil para nós, meros mortais, comprar um carro melhor, ou seja, se o dinheiro não saísse do nosso bolso, só veríamos máquinas importadas nas ruas.

Impressionante o que a governadora está dando de bola fora! Como o caso dos pedágios, a tentativa do aumento de impostos mesmo antes de assumir o mandato, enfim, ela tenta e depois volta atrás.

A pergunta que não quer calar: o fato do teto de uma igreja cair significa culpa do engenheiro ou castigo divino?

A pergunta que está na boca do povo: que motivos levaram Obama ser tão popular?

Para encerrar, uma mensagem positiva do dia: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças”, extraído do Filipenses, da Bíblia.
(quinta, 22/01/09)

A posse de Barack Obama

A posse de Barack Hussein Obama como presidente dos EUA movimentou o mundo inteiro. Senador muito popular, ele vai ter agora a oportunidade de administrar algo pela primeira vez na vida. E, justamente, a maior potência mundial!

Este momento é ímpar na história política e econômica mundial, pois nunca antes um presidente tão popular assumiu um país da importância dos EUA. A onda de otimismo é grande, não só entre americanos, como também no mundo todo. A maior audiência da TV da história americana foi, justamente, a cerimônia de posse. Depois do 11 de setembro, uma data que jamais pode ser esquecida é a data de 20 de janeiro!

Aliás, o ocorrido com o presidente americano, já é algo que vinha acontecendo na nossa região, Estado e Brasil. Um negro – e de apenas 47 anos - chegar a presidência da maior potência econômica mundial é algo nunca antes imaginado.

Da mesma forma, guardadas as devidas proporções, quem iria imaginar que um metalúrgico e ex-retirante chegaria à presidência do Brasil? E quem iria imaginar que o Estado considerado o mais machista do Brasil seria governado por uma mulher? Quem iria imaginar que uma deputada sem grande destaque – e de um partido de menor destaque ainda no Estado gaúcho – seria eleita governadora do Rio Grande, quando a polarização da disputa sempre foi entre o PMDB e o PT?

Será que alguém chegou a imaginar que um dia o PT comandaria todos os municípios da chamada “Linha do Trem”? A “Linha das Estrelas” hoje é uma zona vermelha, onde seis ou sete municípios da região metropolitana são comandados por petistas.

Quem imaginou que Ivoti teria uma mulher sendo reeleita para a Prefeitura, já que poucos homens tiveram a honra de governar Ivoti por duas vezes? Quem poderia imaginar que Dois Irmãos, que nunca mudou de partido em 49 anos, seria governado, um dia, por um prefeito justo do PT, principal adversário da corrente política que comandava o município há tanto tempo?

À propósito: quem poderia imaginar que o presidente mais popular dos EUA tivesse em seu nome algo que fosse lembrar justamente os dois maiores adversários daquele país? Barack Hussein Obama carrega no nome algo que lembra não só Saddan como também o terrorista da Al Qaeda, Osama.

Do livro dos Salmos (55): “Confia os teus cuidados ao Senhor, e ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado”.

A mensagem positiva do dia: “A maioria dos sucessos brota de um obstáculo ou fracasso. Eu me tornei um desenhista porque eu falhei em minha meta de me tornar um executivo de sucesso", de Scott Adams, sobre a fama de Dilbert.

(quarta, 21/01/09)

Cadê os incentivos as empresas

A tragédia ocorrida com o Brasil de Pelotas chocou o Brasil e o Rio Grande. Quem sabe agora, envoltos na tragédia, as autoridades gaúchas repensem um pouco mais sobre a falta de incentivos para com o sul do Estado.

Todo mundo sabe que no sul do Estado não há estradas em condições, não há investimentos e não há incentivos para geração de empregos. Está na hora do Estado tratar o Rio Grande como um Estado único e unido. Ou será que os gaúchos do sul são menos gaúchos que os das outras regiões?

À propósito: será que um Estado, País ou município precisa de um administrador estilo dono de posto de gasolina, que só precisa sentar na cadeira no escritório de ar condicionado e chamar um caminhão para abastecer o posto, depois botar o preço do combustível e voltar a sentar na cadeira e ficar sem fazer nada, só olhando a grana entrar no caixa?

Como diria o Faustão, no seu famoso jargão que não tem cabimento, “mais do que nunca” nossos prefeitos e nossa região precisam de ousadia. É preciso correr atrás do desenvolvimento e parar de fazer administrações no estilo “feijão com arroz”.

Está na hora da nossa região ter, de uma vez por todas, lei de incentivo e de apoio às empresas – já instaladas ou que vierem para cá – que precisam para gerar empregos. Vamos botar a cara pra bater e ir atrás das empresas pra trazer pra cá.

A pergunta que está na boca do povo: será que a governadora Yeda não tem mais nada que se preocupar pra ter tempo e dinheiro e querer comprar um avião?

A pergunta que não quer calar: os que tanto criticaram o presidente quando comprou o Aero-Lula, será que vão continuar tendo a mesma seriedade agora, na hora de criticar a governadora?

Uma mensagem positiva do dia: "O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência", de Henry Ford, inventor do automóvel.

Você terá uma vida inteira para arrecadar riquezas, deixar subir o salto e crescer o ego, para se tornar, talvez, arrogante, mas só levará uma muda de roupa para o túmulo. Já estará no lucro, pois quem veio peladão pra este mundo, ir embora com uma muda de roupa, já é alguma coisa. Mas a tua riqueza e o teu salto alto não vão te acompanhar!


Por isso todo mundo gosta de festa a caipira ou a fantasia, por isso todo mundo gosta de praia. Lá, todo mundo é igual, indiferente de poder. Nas peladas da praia está o dono da fábrica disputando o mesmo espaço com um morador de um bairro popular.

Nunca deixe de andar com as “sandálias da humildade”.

(terça, 20/01/09)

O sucesso das festas

Ivoti realizou com sucesso o seu Kerb in Ivoti neste final de semana. É uma festa ímpar, pois tem uma fórmula simples e bem popular e tudo que é simples, vira sucesso. Fecha-se a rua, instala-se o lonão e a festa começa e termina com a famosa combinação de chope e bandinha dentro de uma sociedade ou na rua embaixo de um lonão.

Esta é a festa abre alas da nossa região, pois é a primeira do ano. Com a prefeita Maria a festa ganhou um estilo diferente e saiu de dentro de um ginásio para ganhar as ruas. Em Ivoti, desde muito tempo - inclusive nas épocas dos prefeitos anteriores – as festas eram muitas e bem variadas.

Ivoti sempre teve o Kerb, a Kolonisten Fest, a Oktober Fest e a Semana do Município. Todas festas populares e com muitas atrações para todos os gostos. Há oito anos a cidade ganhou um “adversário” no quesito festas, pois o prefeito Toco, de Estância, passou a fazer uma grande festa, pelo menos, a cada dois meses.

Em 2001 Estância começou a priorizar as festas como Kerb, Moto Estância, Carnaval, Rodeio e tantas outras. Agora fica a indagação se todas as festas vão continuar em Estância ou se o número delas vai aumentar ou diminuir. O prefeito Waldir já deu a entender que as festas continuam.

Outro “adversário” vai aparecer no cenário festivo, pois o prefeito Miguel quer colocar Dois Irmãos neste roteiro. A cidade deverá ter, pelo menos, uma grande festa a cada dois ou três meses, diferente de gestões anteriores, onde tinha apenas Fest Feira em maio e Kerb em setembro.

A mensagem positiva do dia é de Cindy Adams: "O sucesso tem feito o fracasso de muitos homens". Pense nisso!

Lá no passado, este cara já “previu” que andar de “salto alto” acaba fazendo com que o tombo seja maior. Por isso, “dar poder a uma pessoa” é bom para conhecê-la a fundo, de verdade. Afinal de contas, muitos se transformam quando ganham poder e acabam mudando. E pra pior!

Nunca deixe de andar com as “sandálias da humildade”. Quando seu ego estiver crescendo a tal ponto de ficar maior que você, lembre-se que você veio nu para este mundo e a única coisa que levará para o túmulo será a roupa. Este é o seu lucro: veio peladão e vai embora de roupa. Então, como dizem as gírias da gurizada, “pense muito antes de “se ficar se achando”.

A pergunta que não quer calar: por que estão acontecendo tantos acidentes de ônibus nos últimos anos?

A pergunta que está na boca do povo: tem coisa mais bonita que ver as calçadas cheias de gente fazendo caminhadas nos finais de tarde de verão?

À propósito: por que normalmente as pessoas magras fazem caminhadas e os que estão acima do peso não se prestam a isso? Ou será que estão magras justamente porque fazem caminhadas?

(segunda, 19/01/09)

A vingança vã dos vereadores

Todos os vereadores que se elegem e dão uma escorregada na bananeira, quando lêem a falha no jornal, já se acham uns coitadinhos e resolvem xingar a quatro ventos. Não foi um e nem dois vereadores que, ao ser xingado por um colega, voltaram a sua ira para o jornal, que apenas noticiou as coisas e não criticou ninguém.

Magoados, os caras vão lá fuçar nas contas da Prefeitura e verificam quanto o jornal ganhou em publicações. Aí, pensam que este dinheiro foi dado gratuitamente ao jornal, que não fez por merecer. Ora, será que divulgar editais, convites para festas e outras publicações não tem custo? Será que são tão burros que pensam que jornal não paga impostos e não tem despesas. Ora, o jornal prestou um serviço e cobrou por isso.

Parabéns a estes vereadores porque esta é a função deles: fiscalizar. Pena que estão exercendo a função pela metade. Por que estes "coitadinhos" não vão pesquisar quanto custa uma ponte, um asfalto ou qualquer outra obra!? Aí sim estariam fazendo a função deles.

Tem vereador que reclama que a prefeitura investiu R$ 10 mil com o jornal que é um dos únicos, senão o único, meio de comunicação que valoriza aquela comunidade. Mas o cara não reclama da própria Câmara que torrou R$ 50 mil em viagens e diárias pra congressos turísticos. E pior são os vereadores que estão envolvidos com a coisa pública e gastam tanto dinheiro como se este desse em árvore...

Pra encerrar bem a semana, mais 10 mandamentos para ser feliz: "Sorria, aceite uma mão estendida, pague suas contas em dia, não reze para pedir coisas, mas reze para agradecer e pedir sabedoria e coragem. Dê às pessoas uma segunda chance, não tome nenhuma decisão quando estiver cansado ou nervoso, respeite todas as coisas vivas, especialmente as indefesas e dê o melhor de si no seu trabalho, mas tenha prazer em fazer bem feito".

Pra encerrar, seja humilde, principalmente nas vitórias e jamais prive uma pessoa de esperança, afinal, pode ser que ela só tenha isso.
(sexta, 16/01/09)

Por que nós pagamos multas e argentinos não?

Do jeito que estão as coisas hoje em dia é praticamente impossível viajar e não ser multado. Independente se você vai para a praia ou para o interior, é muito difícil ir e voltar sem encontrar uma multa na caixinha do correio esperando por você na sua volta.

Mas o pior de tudo é saber que nós estamos pagando pelos nossos atos, mas os gringos não estão sendo cobrados. Um levantamento divulgado esta semana mostrou que em 2008 foram multados 4.271 motoristas de outros países.

O levantamento mostra que 95% dos motoristas infratores eram argentinos e, pra variar, a maioria não pagou as multas. O que é pior é que o Estado sequer tem este levantamento. Mas, sabendo-se que em 2007 o levantamento apontou que apenas 4% dos argentinos pagaram as multas, podemos apostar que a grande maioria não pagou as multas também em 2008.

Autoridades vão pra TV e anunciam que os argentinos são multados por ultrapassagens indevidas e excesso de velocidade. Ora, isso é o mesmo que chover no molhado, porque todo mundo sabe que “os hermanos” andam por aqui como se estivessem numa pista de corrida.

Os argentinos trafegam nas nossas estradas e não respeitam ninguém, se achando os donos do pedaço. Agora, experimenta você ir na argentina e desrespeitar alguém ou alguma autoridade policial pra ver se não te metem no xilindró! Está na hora do brasileiro deixar de ser palhaço. Pelo menos aqui, na nossa terra, mandamos nós!

Tem que barrar os argentinos nas blitze, pelo menos na fronteira, e cobrar a multa antes do cara passar pro lado deles. E fim de papo! Ora, que tratamento vip é este que os caras vêm aqui, deitam e rolam nas estradas, pintam o sete de verdade, levam autuações e ainda saem rindo da nossa cara, sem pagar as multas.

Está na hora da gente criar vergonha na cara e fazer cumprir a lei. Que ânimo eu terei de pagar multas se os “hermanos” não pagam!? Eu também quero este direito de barbarizar por aí e não ser responsabilizado por nada. Também quero passar a 180 km/h num pardal e não pagar a multa! Em vez disso, a gente passa a 93km/h onde a velocidade é 80, perde pontos e ainda tem que pagar multa.

O mais terrível é você levar multa, perder ponto na carteira, ser ameaçado de guincho por um guardinha mal humorado só porque o extintor tem seis meses de uso e perdeu um pouco da pressão. Já não te aconteceu o mesmo!? Por que uma autoridade destas não vai “bancar o galo” com um castelhano!?

Para encerrar, 10 dicas para o sucesso na mensagem positiva do dia: elogie 3 pessoas por dia, tenha um aperto de mão firme, olhe as pessoas nos olhos e, o mais importante, gaste menos do que ganha. Saiba perdoar a si e aos outros, trate os outros como gostaria de ser tratado e faça novos amigos. Saiba guardar segredos, não adie uma alegria e surpreenda aqueles que você ama com presentes inesperados.
(quinta, 15/01/09)

Por que não ter eleição todo ano?

Se as coisas seguirem deste jeito pela região, em vez da gente defender mandatos de seis anos, vamos defender que as eleições municipais sejam iguais às de presidente de igreja, ou seja, todo ano. Impressionante a vontade dos novos vereadores e o ritmo de trabalho nas prefeituras. Pena que este “gás” todo vai acabando no decorrer do mandato!

Em 2009, invente, tente, faça algo diferente. Que a gente tenha saúde, felicidade e muita sorte em 2009! Aproveite as coisas simples da vida para usar como mola propulsora para você ter muito gás e muita energia pra queimar neste ano.

A cervejinha com os amigos, os dias de folga, os dias de trabalho intenso neste início de ano, um telefonema de um amigo, a chuvinha no final da tarde, o domingo de céu azul, enfim, aproveite cada momento, por mais simples que seja.

Nestes momentos simples e, de certa forma, banais, aproveite para agradecer o que teve de bom ou de ruim – pelas lições tiradas – e principalmente agradecer o bom início deste novo ano. Para quem gosta de metas, aproveite para estipular tuas metas para 2009.

Devemos debater o conhecimento e expressar sem medo o que pensamos e o que sentimos . Devemos debater as idéias dos outros, mas nunca viola-las ou desrespeitá-las, pois não somos proprietários da verdade, não somos deuses.

Se caminharmos apenas por caminhos já traçados chegamos apenas onde os outros já chegaram na vida. Só erra quem não sabe lidar com os seus fracassos

À propósito: por que em novembro aconteceu aquela tragédia “da metade pra cima” em Santa Catarina e agora a chuvarada alagou “da metade pra baixo” o litoral catarinense?

A pergunta que está na boca do povo: será que a República dos Pampas seria uma boa para os gaúchos?

Uma frase: As pessoas frágeis usam a violência e as pessoas fortes, as idéias. De que lado você está?

A pergunta que não quer calar: quantas árvores você já plantou na vida?
A mensagem positiva mostra que, para ser feliz, é só fazer coisas bem simples: Aceite-se tal como você é, incondicionalmente; goste daquilo que você tem; compreenda que satisfação completa não existe e acredite que todos os acontecimentos são temporários e passageiros.

Mais quatro regrinhas: divirta-se mais, brinque mais, ria mais; abra-se para novas idéias, não deixe sua vida girar em torno de uma coisa só (esta é muito importante) e - preste bem atenção – talvez você já tenha o que deseja e não sabe.E, pra encerrar, os últimos quatro “mandamentos” para ser feliz: Nunca deixe de sonhar e ter esperança, cultive boas amizades, preserve a gentileza e cordialidade e tenha sempre uma boa noite de sono.
(quarta, 14/01/09)

Sucesso é recompensa do trabalho

Leva tempo para se ter sucesso porque o sucesso é meramente a recompensa natural de se usar o tempo para se fazer bem qualquer coisa. Leia e releia esta frase na abertura desta coluna de hoje. Será que já paramos pra pensar que a grande maioria pensa exatamente o contrário?

O menino favelado sonha em virar um jogador milionário, a menina já nasce com o sonho de ser descoberta por um caça talentos e, do dia para a noite, ir parar nas passarelas da Europa. De certa forma, com estes dois exemplos simples que povoam a mente sonhadora de 11 entre 10 crianças, podemos analisar que todo mundo quer sucesso sem pensar se precisa trabalhar para isso.

Foi assim com as crianças de antigamente, que hoje são os idosas. Assim é com a geração que foi, a que está aí e a geração que virá também será assim. Sonhamos em conquistar sucesso, mas dificilmente alguém se pergunta o que é preciso fazer para isso.

Será que é um problema que vem desde o nosso berço, desde a educação nossa na mais tenra idade? Talvez mudem os sonhos no decorrer dos anos e os meninos queiram ir para o BBB quando crescerem. Talvez as meninas queiram ser dançarinas de funk ou atrizes de TV, mas o sonho do sucesso na moleza continua povoando a mente.

Releia mais uma vez a frase de Joseph Ross: "Leva tempo para se ter sucesso porque o sucesso é meramente a recompensa natural de se usar o tempo para se fazer bem qualquer coisa".

O que fica desta frase, nu e cru, é que sucesso não cai do céu e não acontece do dia pra noite. Quer ter sucesso e ser reconhecido? Trabalhe e se esforce para isso! Se não conseguir, o mínimo que vai te acontecer é você não morrer de fome e ter um trabalho decente.

Outro exemplo são as apostas em jogos. Brasileiro é apaixonado por uma “fézinha”. Tanto é que existem duas loterias paralelas no Brasil: as do governo e o jogo do bicho. E ainda tem as rifas, bingos e sorteios de entidades que também são uma forma de arriscar a sorte.

Brasileiro sonha em deixar de ser pobre do dia pra noite e ficar milionário. Parece que a gente quer tirar o pé da lama e colocar o pé num iate ou num cruzeiro pelos oceanos de uma hora pra outra. Será que o governo não poderia criar uma espécie de loteria que valorize quem trabalha?

Será que todo brasileiro sonha em mudar de vida de uma hora da outra porque alguns conseguem esta façanha? Ora, quem consegue sucesso rápido é BBB. Mas da mesma forma que os caras surgem “do nada”, somem da noite pro dia. Ou então, quem consegue muito dinheiro e sucesso “profissional” de uma hora pra outra são os políticos...

Mensagem positiva do dia: “Falem bem de mim ou falem mal de mim, não importa! O que importa é que falem... é sinal que incomodamos alguém!", atribuída a Augusto Cury.
(terça, 13/01/09)

Você já tem suas metas para 2009!?

Um ano novo inteiro vem aí e espero que ele seja sentido, vivido, experimentado em pequenas cápsulas de uma felicidade diária, reconhecendo o que haverá de melhor em cada um desses dias. Na verdade, 11 dias já foram para o espaço. Restam, então 354 dias e mais algumas horas para você, enfim, começar a colocar em prática as coisas que você adiou o ano inteiro para fazer em 2009.

Falando em metas para este ano que começou, algumas pessoas comentaram com a gente, pessoalmente ou nos comentários do blog, que seguiram um conselho desta coluna em 2007 de elaborar uma lista de metas para 2008.

O comentário de uma leitora é que no dia 1º de janeiro de 2008 ela citou 10 metas – ou pedidos - em uma folha e guardou na bolsa para ir lendo todos os meses a fim de fazer a própria cobrança para atingir estas metas e não se perder durante o ano. Ao fim do ano, ela fez o balanço para ver se valeu a pena ou não, mas constatou que conquistou muitas coisas que não havia citado na lista de pedidos.

Alguns nos cobraram que este início de outro a gente não teria se lembrado de comentar este assunto para as pessoas fazerem as suas metas. O caso não foi esquecimento, mas vale, então, citar esta espécie de brincadeira, onde se anota metas, projetos e pedidos para correr atrás ao longo do ano.

O interessante ao fazer esta lista não é pensar com a razão, mas sim, seguir o coração. É só ir anotando tudo o que se lembra naquele momento, que será antecedido por uma oração qualquer, indiferente da sua crença religiosa. Vai lembrando e anotando o que você espera conquistar neste ano, independente do número de pedidos.

Para quem ainda quiser fazer estas anotações, ainda é válido, afinal de contas, o ano está apenas começando. Mas quem não quiser fazê-la, pode fazer algo diferente assim como nós fizemos neste ano. Em vez de anotar os pedidos e metas para 2009, este ano anotamos os agradecimentos por tudo o que de bom aconteceu em 2008 e que esperamos repetir em 2009.

Isso também é importante, anotando ou não, de se fazer, afinal de contas, muitos se preocupam somente em pedir a Deus, em correr atrás de algo. E muitos se esquecem do que conquistaram e sequer lembram de agradecer e de valorizar.

À propósito: porque será que todas as gerações dão risada da moda antiga, mas seguem religiosamente a moda atual, que em breve será uma moda antiga também?

E para começar bem a segunda semana do ano, encerramos a coluna com a mensagem positiva do dia: "Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos”, atribuída a Fernando Pessoa.

(segunda, 12/01/09)

Arquivo do blog

2011

Livros lidos em 2011*
52 - O dia de um jornalista americano em 2.889, Julio Verne, 80 pág, Ed. Hemus, 19/11 a 24/11/2011. (nota 5)
51 - Em outras palavras, Lya Luft, Record, 224 pág, 17/12/2011. (nota 7)
50 - Jogo sujo, Marcelo Duarte, Ática, Série Vaga-Lume, 134 pág, 16/11 a 19/11/2011. (nota 7,5)
49 - Espíritos entre nós, James van Praagh, Sextante, 134 pág, 31/10 a 07/11/2011. (nota 7)
48 - Percalços, Ernani Mügge, Con-Texto, 74 pág, 29/10 a 31/10/2011.

47 - Instantes, Ernani Mügge, Oikos Editora, 64 pág, 30/10/2011.
46 - Chatô, o Rei do Brasil, Fernando Moraes, Ed. Companhia das Letras, 731 pág, 10/06 a 29/10/2011. (nota 9)
45 - Seja líder de si mesmo; Augusto Cury, Sextante, 122 pág, de 20/09 a 25/09/2011. (nota 8)
44 - Monte seu próprio negócio; Leandro Martins; Digerati Books, 111 pág, de 06/08 a 20/09/2011.
43 -Crônicas do Lelo, Aurélio Decker, Ed. Metropole, 176 pág, 19/08 a 11/09/2011). (nota 6)
42 - Eis o homem Paulo Sant´Ana; Paulo Sant´Ana, RBS Publicações, 168 pág, 13/08 a 04/09/2011. (nota 6)
41 - Crônicas de minha cidade; Carlos de Souza Moraes, Ed. Unisinos, 239 pág, 14/08 a 21/08/2011.
40 - Coisas do corações; Beto Ody (Rádio Alegria), Palotti, 148 pág, 11/08 a 20/08/2011).
39 - Meu guri; David Coimbra, LP & M, 185 pág, de 11/08 a 14/08/2011. (nota 7,5)
38 - Meditando com Brian Weiss, Sextante, 105 pág, de 06/08 a 07/08/2011. (nota 6)
37 - Cá entre nós, Ernest Sarlet, Ed. Feevale, 178 pág, de 27/07 a 31/07/2011. (nota 5)
36 - O maior vendedor do mundo; Og Mandino; Ed. Record, 118 pág, 22/07 a 30/07/2011. (nota 9)
35 - Conquistar e manter clientes; Daniel Godri; Ed. Eko, 116ª edição, 75 pág, 19/07/2011. (nota 5,5)
34 - Auto-hipnose, desperte o seu gigante interior, Mauro Rosso, Ed. Imprensa Livre, 69 pág, de 19 e 20/07/2011.
33 - O símbolo perdido, Dan Brown, Sextante, 489 pág, de 02/07 a 16/07/2011. (nota 8,5)
32- O segredo de Luisa, Fernando Dolabela, Sextante, 303 pág, de 1º/07 a 03/07/2011. (nota 7,5)
31 - 35 melhores contos do RS, Maria da Glória Bordini (organizadora), 322 pág, IEL (Corag), de 23/06 a 27/06/2011. (Simões Lopes Neto, E. e LF Veríssimo, L.C. Barbosa Lessa, Jane Tutikian, L.A. Assis Brasil, Sérgio Capparelli, Carlos Carvalho, Alcides Maya, Caio Fernando Abreu, Josué Guimarães, Sérgio Faraco, Charles Kiefer, Moacyr Scliar...) (nota 6)
30 - A vida que ninguém vê, Eliane Brum (ZH), Editora Arquipélago, 208 pág, 23/06 a 25/06/2011. (nota 8)
29 - Os segredos dos campeões, Roberto Shinyashiki, Ed. Gente, 182 pág, 24/05 a 23/06/2011. (nota 7,5)
28 - Avenida de histórias, Henrique Schneider, Produção Um Cultural, 132 pág, 21/06/2011. (nota 7,5)
27 - O Monge e o Executivo, James C. Hunter, Ed. Sextante, 143 pág, de 20/05 a 12/06/2011. (Uma história sobre a essência da liderança). (nota 8,5)
26 - O caçador de pipas, Khaled Hosseini, Ed. Nova Fronteira, 370 pág, 14/05 a 16/05/2011) - 8mil vendidos. (nota 9)
25 - O Analista de Bagé; Luis Fernando Veríssimo; L & PM Pocket, 84 pág, 2ª vez, 01/05/2011. (nota 7)
24 - Nunca desista dos seus sonhos, Augusto Cury, Sextante, 156 pág, 2ª vez, 04/04 a 01/05/2011. (nota 8)
23 - Autoconhecimento: o primeiro passo para a liderança; Claiton Marusiak; Ed. Treze, 52 pág, 2ª vez, 01/05/2011.
22 - O caminho da tranquilidade, Sua Santidade, o Dalai Lama, coleção Auto Estima, Ed. Sextante, 96 pág, 15/04 a 19/04/2011. (nota 6,5)
21 - Trem-Bala, Martha Medeiros, L & PM Pocket, 247 pág, 04/04 a 15/04/2011. (nota 9)
20 - De Pedro a Collor; charges; Sampaulo (Paulo Sampaio), AGE Editora, 110 pág, 20/11 a 09/04/2011. (nota 6)
19 - A Arte de Fazer Jornal Diário, Ricardo Noblat, Ed. Contexto, 174 pág, 23/03 a 03/04/2011. (nota 9,5)
18 - A Objetividade Jornalística, Luiz Amaral, Ed. Sagra-Luzzatto, 96 pág, 24/03 a 27/03/2011. (nota 5)
17 - Diários de um repórter, Flávio Alcaraz Gomes, L & PM, 180 pág, 01/03 a 24/03/2010. (nota 5,5)
16 - A Miséria do Jornalismo Brasileiro; Juremir Machado da Silva, Vozes, 155, 01/03 a 12/03/2011. (nota 8,5)
15 - The Secret - O Segredo; Rhonda Byrne, Ediouro, 198 pág, 26 e 27/02/2011). (nota 9)
14 - O Aleph; Paulo Coelho, Ed. Sextante, 240 pág, 10/02 a 26/02/2011). (nota 6,5)
13 - O Doce Veneno do Escorpião, O Diário de uma Garota de Programa; Bruna Surfistinha (Raquel Pacheco), Panda Books, 168 pág, 18/02 e 19/02/2011. (nota 1)
12 - Odisséia Urbana; Ismael W. Manganelli, 110 pág, 19/02/2011.
11 - Como Evitar Preocupações e Começar a Viver; Dale Carnegie; Cia Editora Nacional, 423 pág, 25/09/2010 a 16/02/2011. (nota 7,5)
10 - O Vôo da Cobra; Lucas Izoton, 164 pág, Independente Cobra D'Água, 22 e 23/01/2011. (nota 8,5)
ESTATÍSTICA DE 2011*
* 43 livros em 2011 - 4 livros/mês -
7.937 pág - 721 pág/mês e 24 pág/dia.
* 35 livros - até fim/set - 4,3 livros/mês - 6.496 pág - 812 pág/mês e 27 pág/dia.
* 21 livros - até fim/jun - 4,2 livros/mês - 3.688 pág - 737 pág/mês e 24 pág/dia.
* exceto janeiro=férias.

2012

Livros lidos em 2012
81 - A motocicleta azul, Luis Carlos Pez, Ed. Uri, 79 pág, 23/12 a 24/12/12. (nota 5).
80 - Os segredos da mente milionária, Harv Eker, Sextante, 175 pág, 27/10 a 23/12/12. (nota 9,5).
79 - Como formar & treinar equipes de vendas, Diego Maia, Ed. Ferreira ,130 pág, 15/12 a 22/12/12. (nota 6).
78 - Saiba mais para gastar menos, Elaine Toledo, Ed. Alaúde, 143 pág, 01 a 09/12/2012. (nota 7).
77 - O X da questão, Eike Batista, Sextante, 130 pág, 01 a 02/12/2012. (nota 8).
76 - Planejamento estratégico: um bem ou um mal necessário, Roberto Tadeu de Morais, Ed. Fundo de Cultura (Faccat), 109 pág, 02/12/2012. (nota 6,5).
75 - Quanto custa ficar rico, Paulo Portinho, Campus, 165 pág, 20/10 a 15/11/2012. (nota 7,5).
74 - A oração que Deus entendia, Paulo Coelho, Ed. Caras, 64 pág, 03/11/2012. (nota 6,5).
73 - A Revolução dos Bichos, George Orwel, Globo, 143 pág, 02/11/2012. (nota 9,5).
72 - Assassinatos na Academia Brasileira de Letras, Jô Soares, Companhia das Letras, 252 pág, 26/10 a 28/10/2012. (nota 7,5).
71
- Seja líder de si mesmo, Augusto Cury, Sextante, 127 pág, 12/10/2012. (nota 7).
70 - A Lei de Murphy, Arthur Bloch /Millor Fernandes, Record, 106 pág, 09 a 12/10/2012. (nota 5).
69 - Selma e Sinatra, Martha Medeiros, Objetiva, 132 pág, 09 a 11/10/2012. (nota 4).
68 - Maigret e o homem do banco, Georges Simenon, L&PM/Nova Fronteira, 192 pág, 05 a 09/10/2012. (nota 6,5)
67 - O vencedor está só, Paulo Coelho, Agir, 398 pág, 18/09 a 27/09/2012. (nota 7)
66 -
Programa Integral de Leitura (Guia Introd e 1º Ciclo, Olga Camargo Valcárel, Pilbra, 78 pág, 03/09 a 21/09/2012. (nota 7)
65 -
Brasa sob cinzas, Leonardo Boff, Record, 121 pág, 12/09 a 18/09/2012. (nota 6)
64 - Espiritualidade, Leonardo Boff, Sextante, 63 pág, 03/09 a 06/09/2012. (nota 5)
63
- O que Steve Jobs faria?, Peter Sander, Universo dos Livros, 165 pág, 21/06 a 11/08/2012. (nota 7)
62 - As sete Leis Espirituais do sucesso, Deepak Chopra, Ed. Best Seller, 103 pág, 24/06 a 08/07/2012. (nota 9,5)
61 - Filhos inteligentes enriquecem sozinhos, Gustavo Cerbasi, Ed. Gente, 170 pág, 16/05 a 24/06/2012). (nota 7)
60 - Casais inteligentes enriquecem juntos, Gustavo Cerbasi, Ed. Gente, 163 pág, 22/04 a 13/05/2012. (nota 7,5)
59 -Curso básico para resolver problemas e tomar boas decisões, Ken Watanabe, Sextante, 127 pág, 15/04 a 21/04/2012. (nota 4,5)
58 -O Príncipe, Nicolau Maquiavel, Nova Cultural, 282 pág, 17/03 a 15/04/2012. (nota 6,5)
57 - Faça todo mundo gostar de você em 90 segundos, Nicholas Boothmann, Ed. Gente, 190 pág, 09/04 a 15/04/2012. (nota 7)
56 - Dez Leis para ser feliz, Augusto Curi, Sextante, 121 pág, 05/04/2012. (nota 6)
55 - Investimentos inteligentes, Gustavo Cerbasi, Ed. Thomas Nelson do Brasil, 271 pág, 22/09 a 24/03/2012. (nota 7)
54 - O Homem que Calculava, Malba Tahan, Ed. Record, 301 pág, 05/10/2011 a 26/02/2012. (nota 7,5)
53 - Pai Rico, Pai Pobre, Robert Kiyosaki e Sharon Lechter, Ed. Campos, 186 pág, 14/01/2012 a 29/01/2012. (nota 7)
ESTATÍSTICA DE 2012*
- Em 2012, 28 livros, 2,5 mês - 4.683 pág, 425/mês e 14,2/dia.
- Até fim/julho, 10 livros, 1,6/mês - 1.914 pág, 319/mês e 10,6/dia.

- Em 2011 - 43 livros, 4/mês - 7.937 pág, 721/mês e 24/dia.
* exceto janeiro=férias.