A mordida dos impostos!

sábado, 29 de novembro de 2008

Isso sim que é lomba grande


Vocé é a favor dos quebra-molas?
e o tamanho deles, o que você acha?
isso demonstra a inoperância do governo, em vez destes obstáculos tem que investir em conscientização e fiscalização.
Se o cara enche as guampas de trago e dirige bêbado se achando um piloto de Fórmula 1, tem que guinchar, multar e prender.
Mas não penalizar os bons motoristas por causa de meia dúzia sem cérebros!

Bis: mais uma vez, "de novo", as viagens turísticas dos vereadores "novamente"

O povo tanto xinga os políticos das esferas federais, mas não dá a mínima para saber os políticos da sua cidade andam aprontando. Em Morro Reuter dois vereadores que não se reelegeram viajaram para Brasília este mês. Agora é a vez dos não-reeleitos em Dois Irmãos viajarem para a capital federal buscar recursos e se aperfeiçoar.

Uma balela sem tamanho, porque vereador buscar recursos em dezembro é o fim da picada. E o pior é a conversa pra boi dormir de que vão fazer curso pra se aperfeiçoar. Vereador que não se reelegeu tem que botar a viola no saco e ficar quietinho. Alguém já viu uma empresa pagar curso de especialização para um funcionário que está nos “trinta”, ou seja, foi demitido e está no aviso-prévio?

Em Herval, em 20 anos de município os vereadores do passado torraram tanto dinheiro, mas tanto dinheiro viajando para as praias do Nordeste que hoje está fazendo falta. Será que com esta grana não daria pra construir o asfalto até Gramado? Mas pior é em Estância Velha onde, na maioria das vezes, os vereadores viajam por trás dos panos, não passa o projeto pela Câmara e ninguém fica sabendo de nada. E o dinheiro do povo indo pelo ralo!

O que a TV e os jornais estão mostrando sobre a enchente de Santa Catarina passou dos limites. O mundo inteiro está acompanhando pela imprensa o que está acontecendo no Estado vizinho. Os números já são assustadores e não param de aumentar, com mais de 100 mortos e 50 mil desabrigados.

À propósito: enquanto isso, em várias regiões do Rio Grande a estiagem já começa a castigar os produtores rurais. Se não chover nos próximos dias em determinados locais, a produção e a pastagem estarão comprometidas.

A pergunta que não quer calar: por que existe este descontrole total no tempo? Castigo de Deus ou culpa do homem em não preservar o verde?

Pra quem quiser colaborar, pode-se entrar em contato com a Prefeitura de Estância Velha que está liderando um movimento para enviar donativos aos desabrigados da tragédia catarinense.

Vale lembrar que ontem foi o Dia de Ação de Graças, então, quem esqueceu de agradecer a Deus por mais um ano bom, quem não passou por tragédia, enchente e outras coisas, deve erguer as mãos para o Céu e agradecer. E mesmo quem não teve um ano tão bom assim, também deve fazer sua ação de graças, afinal, talvez sem a ajuda de Deus as coisas seriam bem piores.

A mensagem positiva do dia: "Não espere pela próxima avaliação para melhorar o julgamento sobre você, porque sentimentos não se baseiam em fatos e só as pessoas que se sentem competentes podem de fato ter o desempenho que as levará ao sucesso".
(sexta, 28/11/08)

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

A fantástica lição de economia da Coca Cola

Depois de abordar duas vezes nesta semana as aberrações dos quebra-molas, a idéia era não tocar mais neste assunto, mas o caso deu bastante repercussão. Antes de mais nada, é bom que se diga que ninguém é a favor da alta velocidade ou dos atropelamentos, muito pelo contrário, isso precisa ter um ponto final.

Mas o governo precisa entender que enfiar quebra-molas nas ruas só demonstra sua própria inoperância. O Estado cria as Leis, mas como é incompetente para fiscalizar, vai lá e mete quebra-molas pra fazer cumprir a Lei na marra e quem não quiser andar na linha, arrebenta seu carro nas montanhas-russas que tem no meio das ruas.

Alguém poderá alegar que os quebra-molas são instalados por causa dos pedestres, para protegê-los dos motoristas irresponsáveis. Ora, não há maior irresponsável no trânsito do que o pedestre, que não respeita faixa de segurança, atravessa a rua em qualquer lugar, não respeita o semáforo e cruza vias sem nem olhar para os lados.

E o pior é quando o pedestre vira ciclista, porque torna-se num suicida em potencial. Em cima de uma bicicleta, ele não respeita passeio público, nem calçada, nem ruas, nem preferenciais, nem os veículos e muito menos as pessoas. Por que ninguém faz nada?

A pergunta que não quer calar: será que o governo não vai criar multas para pedestres e, se bobear, quebra-molas pra eles também?

À propósito: quando uma empresa fala em reduzir custos, a maioria dos funcionários já torce o nariz. Pior são as que continuam gastando além do necessário e, a qualquer crise, já ficam mal das pernas. Muito interessante a notícia do jornal Valor Econômico desta semana sobre a medida de redução de custos da Coca Cola.

A multinacional vai reduzir alguns milímetros o tamanho das tampinhas das garrafas pet. Com tampinhas menores, o bocal da garrafa também será menor e isso vai significar uma economia de meio centavo por garrafa. É tão pouco este valor que é até difícil escrever “meio centavo” em algarismos: será que é assim que se escreve R$ 0,005?

Como são vendidas em torno de 500 milhões de garrafas anualmente no Brasil, esta economia será de R$ 2,5 milhões por ano. Fica o exemplo de uma grande empresa que está apertando o cinto com relação ao gasto desnecessário. Se elas agem assim, porque as pessoas torcem o nariz quando se fala em economia na empresa ou na família?

A mensagem positiva do dia: “É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos e nem os desejos, de razão. O importante é aproveitar o momento e aprender sua duração, pois a vida está nos olhos de quem souber ver”.
(quinta, 27/11/08)

Os quebra-molas só existem pra comprovar a inoperância do Estado

Depois que os quebra-molas praticamente tinham sido riscados do mapa, infelizmente em pleno século XXI esta coisa jurássica voltou a ocupar espaço nas ruas. É incrível, mas nos últimos meses parece que um complô foi feito pra encher todas as ruas de quebra-molas.

Nova Petrópolis não tem nenhum no Centro. Já a cidade de Dois Irmãos chegou a ter oito quebra-molas na década de 80 em 2km na principal avenida da cidade, depois todos foram arrancados. E agora, 20 anos depois, saíram distribuindo quebra-molas em tudo quanto é canto.

Tem casos que até Deus duvida. Em Ivoti, tem dois quebra-molas a menos de 5m de uma esquina, sendo que uma das ruas é sem saída. Em Dois Irmãos, existem dois quebra-molas a cerca de 3m de distância um do outro. Tinha uma lombada baixa, foram lá e meteram do lado um baita de um negócio que é pra quebrar as molas mesmo!

Já em Estância Velha deve ter mais de 80 quebra-molas espalhados pela cidade. É tanto quebra-molas que nem as Prefeituras sabem ao certo quantos são em cada cidade. Um levantamento começou a ser feito pelo Diário e não foi concluído a tempo de publicar hoje, de tantos quebra-molas que existem.

Os quebra-molas aumentam o tempo de viagem e, conseqüentemente, geram maior consumo de combustível. Isso é coisa do tempo do Êpa! O Estado não quer fiscalizar e daí inventa algo pra dificultar o trânsito! O Estado que bote fiscalização e multe os que andarem nas ruas como se fosse uma corrida de Fórmula 1.

À propósito: já que os políticos gostam tanto de pesquisa, vamos fazer uma pesquisa pra saber dos motoristas e dos moradores o que eles pensam. Com certeza, morador nenhum quer residir perto de quebra-molas e não conseguir dormir com as freadas dos carros durante a madrugada.
A pergunta que não quer calar: porque o serviço militar é obrigatório, mas nem 10% dos que querem ir para o Exército conseguem a vaga?

A pergunta que está na boca do povo: você já sabe quem serão os secretários municipais do futuro prefeito?

Frase do dia, que circula pela internet atribuída ao Dr. Dráuzio Varela: “No mundo atual está se investindo cinco vezes mais em remédios para virilidade masculina e silicone para mulheres do que na cura do Mal de Alzheimer. Daqui a alguns anos, teremos velhas de seios grandes e velhos de pinto duro, mas eles não se lembrarão para que serve”.

A mensagem positiva do dia: "Por muito tempo eu pensei que a minha vida fosse se tornar uma vida de verdade. Mas sempre havia um obstáculo no caminho, algo a ser ultrapassado antes de começar a viver, um trabalho não terminado, uma conta a ser paga. Aí sim, a vida de verdade começaria. Por fim, cheguei a conclusão de que esses obstáculos eram a minha vida de verdade. Essa perspectiva tem me ajudado a ver que não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho! Então, aproveite todos os momentos que você tem”.
(quarta, 26/11/08)

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Os jurássicos quebra-molas

É uma barbaridade o que estão fazendo com as nossas cidades. É um caso de polícia esta história de encher as ruas de quebra-molas. Se as lombadas estão proibidas pelo Código de Trânsito, não entendo porque continuam semeando quebra-molas a torto e a direito.

Perto de escola ou creche é outros quinhentos, mas meter lombada em tudo quanto é estrada é o fim da picada. Sou a favor da retirada dos quebra-molas e da educação dos motoristas para que, em áreas de povoamento, saibam desenvolver velocidade menor,

Algum maluco abusou da velocidade e bateu o carro, lá foi a Prefeitura e meteu um quebra-molas com a desculpa de “evitar acidentes”. Ora, o que não pode é o cara encher as guampas de trago, sair pelas ruas se achando o Schumacher e o Estado fazer de conta que não vê. Estes motoristas é que o Estado tem que pegar, tirar a carteira, guinchar o carro e meter em cana. Motorista deste jeito é louco e lugar de louco é na cadeia ou no hospício!

Se meia dúzia anda como louco nas ruas em alta velocidade, os outros bons motoristas não precisam ser tratados como débeis mentais e obrigados a ficar pulando por cima de quebra-molas. Aliás, as prefeituras gastam dinheiro fazendo belas ruas e canteiros com projetos paisagísticos e lá vai algum “estudioso” e mete um quebra-molas para enfeitar o troço e complicar a nossa vida.

Tem gente que diz que quebra-molas é um meio do Estado arrancar mais dinheiro do povo. Isso porque uma rua com quebra-molas, onde o carro pára, passa a lombada, engata a segunda, arranca, pára, vai e pára, aumenta visivelmente o consumo de combustíveis, ou seja, da-lhe grana nos cofres do Estado.

Se metem quebra-molas só por este motivo, atenção deputados e governadores, tem um meio mais fácil – e justo! - de arrancar dinheiro do povo do que botar os “dinossáuricos” quebra-molas: deixar a estrada livre e bem sinalizada pra preservar a vida e meter multa pesadíssima em quem descumprir a Lei. Isso sim daria muito dinheiro para o Estado e não prejudicaria os bons motoristas.

À propósito: quem vai fiscalizar? Logicamente, quem vai se beneficiar com a grana das multas e quem deve zelar pela segurança do povo, ou seja, o Estado! Em outras palavras: vocês, políticos!

A pergunta que está na boca do povo: se tem tanta crise como dizem, porque a construção civil não pára e todos os dias surgem casas e prédios novos?

A pergunta que não quer calar: você é a favor dos grandes bancos comprarem os bancos menores, que pertencem aos Estados? Você seria a favor da venda do Banrisul, assim como a Nossa Caixa (SP) foi vendida ao Banco do Brasil?

A mensagem positiva do dia: “Me magoe com a pior verdade, mas não me iluda com a melhor mentira”.
(terça, 25/11/08)

domingo, 23 de novembro de 2008

A gangorra da vida política

A política é um negócio fantástico, uma gangorra onde um dia algumas pessoas e alguns partidos estão por cima, noutro dia estão por baixo. E isso percebe-se aqui na região, onde muitos políticos estavam por cima e agora vão ter que se acostumar a ficar por baixo, e vice-versa.

Tem políticos que se tornaram conhecidos por viverem jogando pedras nos governos dos outros. Agora eles vão passar a ser vidraças, pois deixam a oposição e sentam no trono de uma Prefeitura para administrar um município.

Algo interessante é que tem muitos que não sabem viver como situação. Tem gente que está tão habituada a criticar, alfinetar e xingar, que vai ser difícil segurar a língua agora que estão no poder. Estes, agora, em vez de reclamar, vão ter que arregaçar as mangas e fazer. Eles é que vão estar com a caneta na mão para fazer as Leis.

Da mesma forma, outros que viviam defendendo seu prefeito e seus partidos, agora estarão do outro lado da trincheira. Uns que viviam aprovando projetos sem saber o conteúdo, assinando cheque em branco para o prefeito e seus secretários, agora vão estar sentados na oposição, onde a vida é mais dura.

Os que eram aliados ao prefeito viviam elogiando o município como sendo um paraíso. Será que agora estes municípios que estes tanto elogiavam, vão virar um inferno? Será que os políticos vão mudar de opinião sobre o município só terem mudado de mãos o governo? E será que na ótica dos que sentavam na oposição, os do contra, que viviam xingando, vão achar que o município continua ruim ou, num passe de mágica, o município virou uma maravilha?

À propósito: especula-se que uma das maiores empresas do Estado, que tem matriz aqui na região, deve estar mudando de nome dentro de pouco tempo. Esperaremos para ver se esta especulação se confirma para saber qual o novo nome e qual o motivo da mudança!

A pergunta que está na boca do povo: se tem tanta crise como dizem, porque a construção civil não pára e todos os dias surgem casas e prédios novos?

A pergunta que não quer calar: hoje em dia você acha que o Natal é uma festa cristã ou uma festa comercial?

A mensagem positiva do dia: “Jamais abandone seus sonhos, eles são uma parte muito essencial de você. Faça o que puder para torná-los realidade pelos caminhos que você percorre, pelos planos que você traça e em todas as coisas que você faz. Não se prenda a erros passados. deixe para trás o dia de ontem com todos os seus problemas, preocupações e dúvidas. Não tente realizar tudo de uma vez: a vida pode ser difícil o suficiente sem que se somem frustrações à sua lista. Dê um passo de cada vez e atinja um ideal de cada vez também: essa é a forma de descobrir o que de fato é a realização”.
(segunda, 24/11/08)

sábado, 22 de novembro de 2008

Belas igrejas

Vamos tirar a torre desta igreja de lugar e colocar lá atrás. Pode ser?

A foto foi feita em Alto Padre Eterno, entre Herval e Gramado, na comunidade que tem uma igreja de pedra, nos moldes da igreja gramadense.

Esta foto abre a série Belas Igrejas, que divulgaremos a partir de agora, a cada poucos dias.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

De que lado você está? Dos que se preocupam em mudar o mundo ou dos que não fazem nada?

Entrou em vigor este mês uma medida anunciada pelo Conselho Monetário Nacional que aumentará o crédito para a agricultura. A partir de agora os bancos têm de elevar de 65% para 70% o volume de recursos da poupança rural destinados ao financiamento de produtores.

O aumento da oferta de crédito injetará cerca de R$ 2,6 bilhões nos financiamentos agrícolas. Só resta saber se esta grana ficará para fazendeiros no Norte e Centro Oeste ou se o pequeno produtor rural que mora aqui também será beneficiado?

Muito se reclama que o mundo está de ponta cabeça, porque acontecem muitas coisas hoje em dia que até Deus duvida. Na verdade todos estamos divididos em duas classes. Os que se preocupam em fazer algo e os que não fazem nada! E podem apostar que a imensa maioria opta pela segunda opção, que é bem mais cômoda.

Mas é preciso frisar que, quando você faz a opção em não contribuir com uma mudança na sociedade, você está contribuindo para piorá-la. Quantas pessoas fazem o trabalho formiguinha, aquele que não é divulgado, não sai no jornal, não recebe prêmio...

Uma mudança qualquer, seja ela pequena, ali mesmo no bairro, sempre contribui para melhorar a nossa sociedade. E nós precisamos de mudanças, senão as coisas tendem a piorar. Você precisa se mexer, mudar, pensar no mundo que vai deixar para seus filhos e não ficar de braços cruzados, deitado em berço esplêndido.

À propósito: é preciso investir na educação das crianças para não ter que gastar com presidiários! Uma escola construída hoje é um presídio a menos amanhã!

A pergunta que não quer calar: o 13º salário é pra investir em alguma coisa ou pagar conta e te tirar da forca?

A mensagem positiva do dia: “Não faça da sua vida um rascunho, porque pode não dar tempo de passar a limpo”, de André Rossato.

(sexta, 21/11/08)

Em fim de ano os deputados sempre fazem Lei contra o povo

O ano está chegando ao fim e antes do apagar das luzes, com certeza, vai ter Lei sendo criada e enfiada goela abaixo do povo. Infelizmente é assim que as coisas funcionam no Brasil, onde os parlamentares deixar pra votar os projetos mais polêmicos no final do ano, pra passar em branco pelo povo e não causar revolta.

A governadora Yeda está procurando sarna pra se coçar. Se o governo Lula prometeu ajudar os Estados que não tem condições de pagar R$ 950,00 para cada professor, porque ela teima em não atender a determinação e ao pedido dos professores? A grande chiadeira dos professores é que Yeda atribuiu a ela mesma de 143% para janeiro de 2009 e para os demais secretários do governo de 89%. E, agora, ainda deu um abono de mais 60%, em torno de R$ 7 mil pra cada um.

Em relação às finanças, Yeda vem dando um exemplo de administração, onde um Estado que estava com enormes dificuldades de cumprir as suas obrigações mais elementares, vive agora um momento com as contas saneadas e podendo fazer investimentos. E o mais importante é que ela está pagando a folha dos servidores em dia e ainda pagará o 13º de forma antecipada. Que exemplo para o governador Rigotto!

O povo anda tão descontente com tudo nas ultimas décadas que qualquer coisa que seja diferente do continuismo, já é o suficiente para renascer a esperança de dias melhores. Os grandes líderes políticos estavam tão cegos e acomodados que perderam o rumo. Quem diria que um dia PT e PMDB seriam aliados na esfera política federal?

Um comentário deixado pelo leitor Gilmar Machado no blog mauridandel.blogspot.com chama a atenção para as eleições realizadas em outubro. “Se olharmos com afinco os resultados das eleições que foram consideradas surpresas, veremos que os candidatos que venceram fossem de outros partidos e não aquele que eles representaram, ganhariam da mesma forma”. Vê se que o povo queria mudança e votou por este motivo.

O leitor continua, afirmando que o Império Romano caiu por puro comodismo e arrogância dos seus governantes e o mesmo aconteceu com os EUA e outros paises, Estados e cidades. “Não existe o anti-partido, existem os sem-propostas, os sem-rumos os sem idéias, os sem-credibilidade e, por fim, os sem-respeito pelo povo, que tem paciência, mas esta aprendendo a cobrar o que é seu de direito”.

A pergunta que não quer calar: você sabe para que servem um vereador ou um deputado?

À propósito: se você sabe para que serve e se eles estão fazendo jus a sua função, pergunte, agora, se eles são necessários!

A pergunta que está na boca do povo: você acredita em papai noel?

A mensagem positiva do dia: “A chave do sucesso é reservar oito horas por dia para o trabalho, oito para dormir, e ter certeza de que não são as mesmas”, de Roberto Dualibi.
(quinta, 20/11/08)

Agora que a Lei da Fidelidade Partidária está moralizando a política, querem acabar com ela...

Mal foi criada a Lei da fidelidade partidária, ela mal começou a funcionar e já tem gente querendo acabar com esta lei. Foi só meia dúzia de políticos trocarem de partidos, perderem o mandato e já começou a chiadeira.

Esta história de “flexibilizar” a Lei é balela para acabar com ela de uma vez por todas. Um político do Maranhão quer abrandar a Lei. Para ele, o político pode mudar de partido, desde que seja sempre em setembro anterior ao ano eleitoral.

Mas o pior é que outro político sugeriu que os candidatos possam mudar de partido até quatro meses antes da campanha eleitoral. Se esta idéia entrar em vigor, do cara poder pular de galho em junho para concorrer em outubro, é o mesmo que a noiva trocar de noivo depois que entrar na igreja na noite do casamento.

Esta lei é muito boa, está dando certo, mas ainda precisaria de uns ajustes para funcionar 100%. Mas já vem algum político que quer meter os pés pelas mãos e ajeitar o lado deles de novo. O povo não pode tolerar esta história dos políticos se prostituírem para um partido hoje, amanhã para outro.

Quando se pensa que as coisas vão entrar nos eixos, vem um negócio desses! O Brasil precisa de seriedade e, para isso acontecer, a fidelidade partidária e o fim dos partidos de aluguel são de extrema importância.

Aliás, estas duas sugestões de Leis citadas são apenas algumas das aberrações que estão engavetadas no Congresso. A história é a mesma, onde alguns políticos querem fazer média com meia dúzia de eleitores, vão lá e criam uma Lei ou uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) para fazer estas estripulias no Brasil.

À propósito: A salada de letrinhas ainda não terminou, porque partidos como o PFL, PL e outros fecharam as portas, por outro lado, surgiram uns novos, DEM, PR e outros. Você sabia que agora é o PPS que quer se fundir ao PSDB?

À propósito: por que será que a bancada gaúcha em Brasília teima em ficar cada qual em uma trincheira e, com isso, não consegue trazer quase nada de recursos para o Rio Grande, ao contrário dos nordestinos?

A pergunta que não quer calar: será que no passado a corrupção não existia na política, ou ela existia e a imprensa é que não informava o povo?

A pergunta que está na boca do povo: por que nunca se ouvia falar tanto em crimes de pedofilia como se ouve hoje no Brasil?

A mensagem positiva do dia: “Um dia descobrimos que aproveitar a vida é essencial. Então, encontre amigos verdadeiros, amigos pra vida toda, não ligue para a inveja dos outros, para os comentários ridículos, seja sempre você mesmo. Não se esqueça de curtir um pouco, porque a vida vale a pena por isso também. Conserve boas amizades, seja feliz, cante, fale, sonhe, admire, sinta saudade, tenha alguém com quem dividir emoções, não tenha medo de ser feliz”.
(quarta, 19/11/08)

Não passou um governador no Piratini sem enfrentar greve de professores

Os professores gaúchos devem entrar em greve pra valer nesta reta final de ano. Na semana passada, milhares de professores estiveram na capital participando do movimento que decidiu pela greve.

Em relação ao assunto, tem três coisas que precisam ser comentadas sobre Yeda, Lula e os professores. Muito fácil ao presidente da República criar uma Lei ou MP dando uma espécie de reajuste salarial aos professores, sendo que a conta quem paga não é ele, mas sim, os Estados.

Para a governadora do Estado, o recado que tem que ser dado é que, se o Estado está quebrado e não tem dinheiro para reajustar salários, porque os secretários estaduais tiveram um baita aumento? E porque até a governadora teve mais de 100% de reajuste salarial?

Outro comentário que se faz necessário é em relação aos professores. Em final de ano, quando falta menos de um mês para o final das aulas, ter greve nas escolas, pra complicar a vida dos pais e dos filhos, que já programam as férias, é dose pra mamute!

A classe dos professores gaúchos sempre é conhecida, no decorrer dos anos, por manifestações e greves. É uma classe das mais organizadas, pois não passa um governo pelo Piratini sem conhecer a força da mobilização dos professores.

E mesmo assim a remuneração é baixa. Qualquer pessoa que trabalha como serviços gerais de uma fábrica ganha cerca de 500 reais, enquanto que um professor formado, ganha apenas duas ou três vezes este salário.

Hoje em dia, financeiramente, não é mais negócio pra ninguém ser professor. Antigamente, principalmente no interior, era o maior orgulho para uma família poder ter um filho professor. Mas hoje em dia a realidade é diferente, pois quem é que vai querer se formar professor pra ganhar três a quatro salários mínimos?

Enquanto isso, quem tem chance de fazer outra faculdade, talvez medicina ou arquitetura, por exemplo, gasta um pouco mais de tempo e dinheiro, mas ganha 10 vezes mais! Todas as profissões são importantes, mas está na hora do governo valorizar a classe docente, afinal, o professor, muitas vezes, é o segundo pai. Profissionais das áreas de educação, saúde e segurança precisam ser valorizados.

A pergunta que está na boca do povo: você aceitaria deitar em uma mesa para fazer uma cirurgia com um médico mal remunerado?

A pergunta que não quer calar: da mesma forma, você aceita que um filho seu seja aluno de um professor descontente?

A mensagem positiva do dia: “Não critique o sorriso de alguém, nem seu excesso de felicidade. Há pessoas que são felizes por estar de bem com a vida, por estar com pessoas que a agradam. Sorrir faz com que você envelheça mais tarde, que as rugas não apareçam aos 25 anos. Um sorriso contagia mais que o mundo; contagia um coração”.
(terça, 18/11/08)

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Receita de caipirinha virar Lei é dose! Mesmo!

Na maioria dos municípios a decoração natalina já está ganhando as ruas. Em alguns municípios tudo já está praticamente pronto e, enquanto isso, em outros, o trabalho apenas começou.

Tem município que não vai investir nada em festa natalina porque o caixa está raspado. Alguns vão recolher as últimas moedas pra pagar a folha de pagamento do funcionalismo. Não são todos os municípios da região que tem dinheiro sobrando, até porque, em ano eleitoral muitos pisam no acelerador para fazer obras e depois esta grana acaba faltando.

O Diário Oficial da União publicou uma receita de caipirinha. A publicação foi feita pelo Ministério da Agricultura que, pelo visto, quis ensinar a preparar uma autêntica bebida feita à base de limão, cachaça e açúcar. Você acredita que algumas pessoas do alto escalão ficaram se preocupando com um troço destes!?

Fica a pergunta que não quer calar: será que os caras não tem mais o que fazer do que perder tempo, papel e dinheiro pra publicar receita explicando como se prepara uma autêntica caipirinha? O Brasil preocupado com a crise, as empresas atoladas de impostos e os caras publicando receita de caipirinha em Diário Oficial.

E não é só isso. O texto é um primor, pois diz que não basta só misturar os três ingredientes aleatoriamente, pois é preciso ter critérios. E mais: isso tudo está bem detalhadinho no artigo 4º da Instrução Normativa 55, publicada no dia 31 de outubro com assinatura do ministro e tudo. Até parece receita de programa de culinária, mas é o Diário Oficial da União!

À propósito: Se o Diário Oficial se preocupa em divulgar receita de caipirinha, já pensou o seu jornal não divulgar as notícias da sua cidade e gastar páginas e páginas divulgando receitas de bolo?

A pergunta que está na boca do povo: todas as posses dos prefeitos e vereadores serão no dia 1º de janeiro de 2009, então, será que terá algum maluco que vai agendar cerimônia de posse na hora da virada do ano?

A mensagem positiva do dia: “Aquilo que pode fazer de ti um homem de bem existe dentro de ti. Para seres um homem de bem só precisa de uma coisa: a vontade", de Sêneca.

(segunda, 17/11/08)

terça-feira, 18 de novembro de 2008

A crise mundial e o desperdício no Brasil

Lula andou mudando o discurso nos últimos dias. Antes ele dizia que era uma "crisezinha” do Bush e agora já mudou o discurso. Agora que o sapato apertou, Lula está mudando o discurso.

Quando o Brasil poderia ter crescido 8 ou 9% frouxo, como a China, nós patinávamos em 4 ou 5% e Lula achando este crescimento fabuloso. Tanto é que distribuiu um baita reajuste para muitos funcionários federais, viajou a torto e a direito pelo mundo todo, como o pai dos presidentes de esquerda da América.

Agora que o sapato apertou o nosso presidente está mudando o discurso. Tomara que esta falta de investimentos para nosso crescimento e esta despesa com o funcionalismo não nos faça falta nesta crise.

A eleição de Obama para presidente dos EUA parece que desencadeou uma série de otimismo em todo o mundo. Aliás, o sistema eleitoral de lá, apesar de ser mais atrasado que o nosso, fez justiça desta vez, onde o mais votado foi eleito presidente. Na eleição anterior, isso não aconteceu. Mas nem só de otimismo viverão os países nesta crise...

Um estrofe da música Vossa Excelência do Titãs: “Sorrindo para a câmera, sem saber que estamos vendo. Chorando que dá pena, quando sabem que estão em cena. Sorrindo para as câmeras sem saber que são filmados. Um dia o sol ainda vai nascer quadrado”. Nesta música, a banda chama políticos de uma série de nomes e xingamentos. Com razão!?

À propósito: o blog mauridandel.blogspot.com está com nova cara, com todas estas colunas, agora também com fotos e vídeos. Acesse e deixe seu comentário...

A pergunta que não quer calar: será que a “crisezinha” dos americanos vai chegar até aqui nas barrancas da Serra Gaúcha?

A pergunta que está na boca do povo: será que PT e PMDB vão repetir a coligação branca que existe em Brasília e vir juntos na eleição para concorrer contra Yeda em 2010?

A mensagem positiva do dia: “Somos donos de uma força interior enorme e isso nos dá um grande potencial e garra para superar os desafios que surgem em nosso caminho. Jamais devemos ficar de braços cruzados e ser vencidos por um problema. Devemos ser alguém com quem se pode contar em todos os momentos. Assim como a gente não deve se intimidar para mostrar que as coisas das quais gostamos, não devemos perdoar quando nossa confiança é traída.
(sexta, 14/11/08)

O governo tem ensinar a pescar e não dar o peixe

Quem trabalha longos anos e guarda o pouco do dinheiro que sobra, com certeza poderá conseguir alguma coisa. Há quem trabalhe muito e ganhe pouco, mas também há quem trabalhe pouco e ganhe muito. Ultimamente, porém, no Brasil, há quem não trabalhe nada e ganhe tudo!

Infelizmente este é um mal do mundo moderno, mas não é por este motivo que as pessoas devem perder a esperança e não trabalhar mais e ficar esperando cair tudo do céu. Alguns trabalham e ganham pouco que mal dá pro aluguel e a comida.

Há uma parcela significativa da população que trabalha por um salário baixo, só para suas festas, moradia e, talvez, com muita sorte, pagar o estudo. Quantos anos estes levarão para galgar uma carreira próspera em sua profissão?

Há os jovens que ganham estudo, casa, carro e profissão. Para alguns, isso vem do berço, onde os pais fazem o “mimo”. No entanto, quem não tem nada disso, se obriga a trabalhar para conquistar o que quer e, talvez, estes são mais determinados a conquistar as coisas porque aprendem a lutar desde cedo.

Como alguns têm o auxílio e uma base da família e outros não tem, o governo quer ajudar os menos favorecidos e criou alguns programas como cota-universidade, Bolsa Família e outros programas sociais. Isso não está errado, no entanto, não se pode ficar distribuindo o peixe sempre.

Ninguém é contra um auxílio temporário, no entanto, ninguém é palhaço de trabalhar a vida toda pra pagar imposto pro governo. E este governo que esfola quem trabalha, acaba distribuindo dinheiro e vida boa a outros que não querem trabalhar e se escondem sob o pretexto de que são pobres ou menos favorecidos.

O governo tem que incentivar quem trabalha, quem está ocupado em algo, gerando riqueza e não ficar dando dinheiro a desempregados eternos. Da mesma forma, quem trabalha não pode ficar pagando tanto imposto pro governo nadar em dinheiro e acabar ocasionando a tentação da corrupção. ocupado em algo, gerando riqueza e nalha, quem estque sgoverno distribuir dinheiro e vida boa a outros que nos Anjos.

À propósito: nosso blog está melhorando nos últimos dias. Vale a pena acessar o mauridandel.blogspot.com, o qual está com nova roupagem e agora com fotos e vídeos...

Vale lembrar que temos uma enquete no blog onde os leitores podem opinar quanto deve ganhar um vereador. Das seis opções deixadas para o público escolher, 40% disse que vereador não deve ganhar nada, assim como os presidentes de clubes e comunidades. Um total de 27% votou em pagar um salário mínimo, o que significa trabalhar por amor ou município e não pelo dinheiro. Apenas 9% votaram no fato dos vereadores ganharem 800 reais e só 14 pessoas acham que vereadores merecem ganhar cerca de R$ 2 mil.

A mensagem positiva do dia: “Não é preciso mostrar beleza aos cegos, nem dizer verdade aos surdos. Basta não mentir para quem te escuta, nem decepcionar os olhos de quem te vê. Seja quem for!”
(quinta, 13/11/08)

Hora de formar equipe para o próximo governo

Muitos prefeitos que assumiram já estão de olho nos seus planos de governo. Os planos de governo são como nós mesmos planejamos nossa vida familiar, ou seja, por um lado querendo o melhor para nossa família e, por outro, o político querendo fazer o melhor para a sua comunidade.

É muito importante o planejamento, cada prefeito sentar com a sua equipe formada e traçar as metas, ano a ano, com os pés firmes no chão, sabendo da onde irá tirar a verba. Isso depende muito dos secretários que irão compor o seu governo.

Os secretários precisam ser técnicos o suficiente para dar qualidade aos serviços prestados, que não usem as secretarias como palanque políticos, porque sai caro aos cofres públicos.

Um comentário de um leitor no blog mauridandel.blogspot.com diz que o eleitorado tem que observar se os secretários não acumularam bens, que não condizem com os seus salários. E segue o comentário: “que não dêem somente tapinha nas costas do eleitor, sem se preocupar com a qualidade de ensino, da Saúde e outros setores. Que otimizem o dinheiro público para poder fazer investimentos”.

Diz o leitor que, cada prefeito, “antes de escolher sua equipe de trabalho, deve saber que secretário algum deve ser somente bonzinho, mas sim, competente. Sendo assim, ganha a comunidade e o prefeito, pois vai sobrar dinheiro”.

Mas será ainda melhor se o secretário for bonzinho e competente. Isso porque temos exemplos de bons profissionais que são meio ríspidos e são chamados de cavalos, o que é um fracasso eleitoral.

O nosso blog mauridandel.blogspot.com chegou a 400 postagens em um ano e três meses. São quase 12 mil visitas, o que não é muito, afinal, O Diário tem 12 mil exemplares, então, se somarmos cinco leitores por exemplar, teremos mais de 60 pessoas lendo todos os dias.

No entanto, são mais de 12 mil pessoas que foram até o blog exclusivamente para ler as colunas. E o mais importante é que elas ficam arquivadas e o leitor pode consultar colunas antigas. Além do mais, cada coluna tem um espaço embaixo que é para comentários dos leitores, que podem opinar, criticar a sugerir.

À propósito: diz o ditado que nada se cria e tudo se copia. Isso é verdade porque a roda não foi inventada, ela simplesmente foi aperfeiçoada, pois era quadrada e tornou-se redonda. Será?

A pergunta que está na boca do povo: porque hoje em dia as famílias não enfeitam mais suas casas para o Natal?

A mensagem positiva do dia: “Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra. Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha, e não nos deixa só, porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a prova de que as pessoas não se encontram por acaso", frases de Charles Chaplin.

(quarta, 12/11/08)

Por que as eleições são em outubro e o eleito só três meses depois?

Pena que no Brasil o cara ganha a eleição em outubro e só vai assumir em janeiro. Já imaginou você casar e levar três meses pra morar com sua futura esposa ou futuro marido?


Os prefeitos estão escolhendo suas equipes para assumir em 2009. Primeiro será feita a transição, a montagem da equipe e depois todos entram em campo. E, como no futebol, alguns prefeitos entram com todo o fôlego, outros já entram sonolentos.

Pena que no Brasil o cara ganha a eleição em outubro e só vai assumir em janeiro. Melhor seria se a eleição fosse em dezembro e o eleito já assumisse em janeiro. Mas o melhor ainda seria se a eleição fosse numa semana e, em 10 dias, o ganhador já tomasse posse.

Esta idéia pode parecer absurda, mas não é. Já imaginou você casar e levar três meses pra morar com sua futura esposa ou futuro marido? Fazer eleição em outubro e assumir em janeiro é a mesma coisa. O prefeito eleito “casa” em outubro e só vai ter a noite de núpcias em janeiro.

E, de outubro a janeiro, muita água passa por baixo da ponte. Já imaginaram se o noivo resolve aproveitar os dois meses para cair na noitada? Ou a ex, que foi candidata a noiva, resolver entrar no páreo e, já que perdeu o noivo, querer acabar com a alegria?

É bem capaz de nem ter lua de mel porque nestes dois meses pode não sobrar pedra sobre pedra do casamento. Do jeito que é, podem apostar que nas cidades onde deu mudança, o bicho vai pegar até janeiro.

Por este interior afora, vai ter gente fazendo um verdadeiro desmanche nas Prefeituras nestes dois meses. A Lei, teoricamente, permite isso, pois dá este prazo.

Mais um exemplo: você já imaginou vender um carro em 5 de outubro e só entregar dia 1º de janeiro? E mais: você aproveitar e, neste meio tempo, ficar descuidado e fazer até trilha no meio do mato com este veículo?

Como dissemos lá no início, pode parecer uma idéia absurda, mas eu não ia querer casar hoje e ter lua de mel em janeiro ou comprar um carro hoje e receber em janeiro. Você, ia querer isso?

À propósito: metade dos problemas do mundo atual é por falta de um “bom o sonoro NÃO”. O mundo está carente de “nãos”. Cada vez mais os pais e professores morrem de medo de dizer não às crianças. Mulheres ainda têm medo de dizer não aos maridos e vice-versa. Pessoas têm medo de dizer não aos amigos. Essas pessoas acabam crendo que abusar é normal.

Não seja bobo, diga não muitas e muitas vezes, tantas quando forem necessárias. Metade dos assaltantes e maconheiros estão no mundo do crime por falta de pulso do pai em casa. Antigamente estes problemas não existia porque a família funcionava e os menores respeitavam os mais velhos.

A mensagem positiva do dia: "Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. Nossos conhecimentos nos fizeram céticos; pensamos em demasia e sentimos bem pouco". Na Era da Comunicação, infelizmente, a comunicação pessoal, olho no olho, parece ser coisa do passado.
(terça, 11/11/08)

Por que uma obra pública custa mais caro!?

Sabe-se que em obra pública, quanto maior for, maior é o desperdício. Além disso, está provado que uma obra feita pelo governo federal custa mais do que se for pelo Estado. E, por sua vez, é mais barata se for feita pelo Município. Por que, quanto mais alta a esfera governamental, maior o valor?

Se isso é tão lógico, então, porque as Prefeituras não pegam os repasses federais e fazem, elas mesmas, todas as obras? Mas é importante dizer que uma obra feita por empresa privada é mais barata do que se for feita pela Prefeitura. Porque isso?

O que nos espanta é que algumas obras, mesmo sendo feitas pelos Municípios, custam o olho da cara. Sinceramente, tem algumas coisas por aí que a gente fica de cabelo em pé. Ou de queixo caído!

Isso que a nossa região ainda é, de certa forma, um exemplo de bons administradores. Imagina se não fosse! Aí sim, um litro de café valeria mais que o barril de petróleo!

O programa CQC, que vai ao ar em segundas, das 22h às 00h, na Band, fez uma matéria sobre superfaturamento na compra da merenda escolar em um município da Grande São Paulo. E a piada é que o prefeito era dono de mercado, mas pelo visto, não entendia nada de preços.

O mais curioso a cidade vizinha comprava a mesma coisa, da mesma empresa, pagando a metade do preço. Mas o negócio ficou feio quando a secretária do município com suspeita de superfaturamento disse que os alimentos eram o dobro do preço porque o município vizinho ficava com os restos, coisa sem qualidade. Quase criou-se uma guerra entre as duas cidades! Este é o Brasil.

A pergunta que está na boca do povo: porque uma obra de empresa privada é mais barata e mais rápida do que uma obra feita por algum governo?

À propósito: é, pelo visto, na política, 2 + 2 não são 4, mas sim, 5 ou 6. Gasta-se o dobro para fazer as obras, mas elas ficam duas vezes piores. Salvo raríssimas exceções!

A pergunta que não quer calar: porque parece que o Brasil tem só dois partidos? O PT e o Anti-PT.

A mensagem positiva do dia cai como uma luva no nosso mundo atual: “Organize-se: você abriu, feche; acendeu, apague; ligou, desligue; desarrumou, arrume; sujou, limpe. Está usando algo, trate o com carinho; quebrou, conserte; não sabe consertar, chame quem sabe. Para usar o que não lhe pertence, peça licença; pediu emprestado, devolva. Não sabe como funciona, não mexa; é de graça, não desperdice. Não sabe fazer mehor, não critique; prometeu, cumpra; ofendeu, desculpe-se”.

Quem sabe, se todo mundo fizesse o que está escrito nesta mensagem, o mundo seria bem melhor. Basta a gente começar a colocar em prática esta regrinha, começando em nossa casa e em nosso trabalho, para irradiar à nossa escola, ao nosso time, ao nosso bairro, a nossa cidade, ao nosso Brasil...
(segunda, 11/11/08)

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Diga não ao cigarro


Já que o pessoal gostou da imagem postada anteriormente, vamos continuar com nossa campanha Diga Não ao Cigarro.
Se você ficou horrorizado ao ver um bebê fumando (ao lado), saiba que o grande problema são os fumantes passivos, ou seja, os que fumam sem fumar. Resumindo: tem muita gente que não fuma, mas divide o mesmo ambiente com fumantes, acabam fumando sem querer.

domingo, 16 de novembro de 2008

Fumantes na cova

Pintura em sala de fumantes
Não importa em que lugar do planeta e qual foi o artista autor desta pintura de teto, mas a idéia é fantástica.
Em certo lugar do mundo, uma sala de fumantes ganhou uma pintura especial. Duvido que as pessoas continuem frequentando este lugar ou que continuem fumando depois de "visitar" esta sala que parece um túmulo. Quem é que vai querer ver o padre abençoando a sua sepultura e continuar fumando? Das duas, uma: ou você para de fumar ou de ir a este ambiente!

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Imagens do passado

A Usina Hidrelétrica do Herval foi construída há mais de 70 anos no Rio Cadeia, em Santa Maria do Herval. O local é paradisíaco, com uma cascata de 120 metros de altura e, 10 metros antes, uma barragem que leva a água por uma tubulação precipício abaixo até uma usina. Se hoje a construção civil avançou, imaginem há tanto tempo atrás como era trabalhoso obras desta envergadura. Abaixo uma foto de uma das grandes enchentes no rio Cadeia, que nasce em Gramado e só vai desaguar no rio Caí, no Vale do Caí.

Recordar é viver. Grande enchente durante a construção da usina do Herval.
Se você tem fotos antigas curiosas, mande pra gente!

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Deficiência de bom senso!


A imagem diz tudo!
Tem muitos deficientes de pensamento ou deficientes mentais que se acham superiores e roubam a vaga de deficientes físicos.
Não seja você um ladrão de vagas de deficientes, porque quem faz isso, é mais deficiente ainda.
Ou será que é uma ofensa chamar um ladrão de vaga para deficientes físicos de deficiente mental?


A falta de consideração com deficientes físicos e cadeirantes em nossa sociedade atual é uma pouca vergonha. Grande parte dos prédios tem escadas ou degraus e são raros – raríssimos, aliás – os locais que tem rampa para acesso aos cadeirantes. Até as calçadas públicas tem degraus e nem os prédios públicos são adaptados para pessoas com deficiências.

O programa CQC, da Band, que foi ao ar na segunda-feira a noite, abordou o desrespeito dos paulistanos com relação aos que usam cadeiras de rodas. Seja em São Paulo ou no Rio Grande, pra início de conversa, não há respeito nem com a vaga de estacionamento que é reservada a quem é cadeirante.

Mas o pior que o presidente da comissão de direitos humanos de São Paulo, que seria responsável para dirimir assuntos referentes aos cadeirantes, atende em um prédio no sétimo andar e o elevador tem degraus, o que dificulta a vida de quem “anda” em cadeira de rodas. Ou seja, é como se uma abelha, para falar com a abelha-rainha da colméia, tivesse que entrar no rio e mergulhar até as profundezas.Isso é uma vergonha!

Está na hora do Brasil ter uma política séria com relação a todas as pessoas que tem algum tipo de deficiencia. Se no trânsito, onde há vagas reservadas a deficientes não há respeito, o pior são locais onde sequer há vaga para deficientes.

VEM CHEGANDO O VERÃO...


O veraneio ainda leva um mês pra começar aqui no Rio Grande, mas já dá pra ir matando a saudade da época de praia.
Preparado pra torrar no engarrafamento da Free Way?
Vai guardando as moedinhas para pagar os pedágios. Aliás, com os reajustes sucessivos, creio que as moedinhas não sejam suficientes e o melhor é guardar notas de Real mesmo!
A foto é uma memória que fica. fotografe seus momentos neste verão. se tem alguma imagem interessante, mande pra gente.

Alguns sites interessantes

está com vontade bater um papo com o presidente?
quem sabe mandar uma reclamação aos assessores dos ministros?

eis aí alguns contatos interessantes!

Presidência da República - www.presidencia.gov.br
Diário Oficial da União - www.in.gov.br
Min. do Planejamento, Orçamento e Gestão - www.redegoverno.gov.br
Rep. Federativa do Brasil - www.brasil.gov.br
Tribunal de contas - www.tcu.gov.br
Receita estadual - www.fazenda.pr.gov.br
Receita federal - www.receita.fazenda.gov.br
Agência Estadual de Notícias - www.pr.gov.br/agencia
Agência Radiobras - www.radiobras.gov.br
Gente Fina - www.gentefina.com.br

domingo, 9 de novembro de 2008

REVOLUCIONANDO A PREVISÃO DO TEMPO


Esta imagem circula na internet como sendo uma brincadeira. Mas é fantástico o pioneirismo de prever o tempo. Simplesmente fantástico! Olhe a pedra e sabe como está o tempo antes de sair de casa.
Eestá placa parece piada, mas estou construindo uma parecida lá em casa. Se for piada, terei uma piada em casa.

sábado, 8 de novembro de 2008

Será que Lula emplaca o sucessor?

Numa época em que o mundo está atento à política americana, muita gente já está de olho nas eleições presidenciais de 2010 no Brasil. Teremos novamente uma salada de nomes com mais de 20 candidatos como foi em 1989?

Dilma Rousseff deve ser a candidata do PT para a sucessão presidencial. O PT sinaliza para o PMDB, mas será que o PMDB aceitará apenas a vice? Se bem que, do outro lado, com Serra ou Aécio, dificilmente o PMDB ganhará algo maior que a vice. Em São Paulo o PMDB já saiu da órbita lulista, mas em Brasília...

No entanto, está muito enganado quem pensa que o PT poderá colocar qualquer poste para concorrer a presidente que a vitória será fácil em 2010. O cidadão não precisará apenas aparecer na foto com o Lula, mas sim, precisa de luz própria, senão a campanha não decola. Aqui na região tivemos dois bons exemplos disso, onde o prefeito atual tem grande popularidade, mas não transferiu seus votos para o candidato apoiado.

Para se ter uma idéia, em Pernambuco, foi feita uma pesquisa que deu a Lula 82% de popularidade, onde seu governo foi definido como bom ou ótimo. Mas os mesmos eleitores, para presidente da República, não votariam no candidato de Lula. Segundo a pesquisa, 41% votariam em Serra, 18% em Ciro Gomes, 12% em Heloísa Helena e apenas 4% em Dilma.

O bom exemplo do dia vem da cidade de Sapiranga. O prefeito Nelson Spolaor e a juíza da Comarca, Káren Bertoncello, levaram à cidade a ser destaque no Globo Repórter. O programa de Superendividamento foi destaque nacional na TV pois a parceria entre Prefeitura e Fórum busca negociações em audiências para pagamentos de dívidas em execução ou executadas no comércio ou pessoais. E o mais importante: 100% de êxito nas negociações.

A pergunta que está na boca do povo: porque o povo está cada vez mais endividado?

A pergunta que não quer calar: como está a expectativa do povo para as novas administrações dos municípios?

A mensagem positiva do dia: "Faço parte do mundo há muitos anos. E, no entanto, ele me deixa perplexo a cada dia que passa", de autor desconhecido.

(sexta, 07/11/08)

Parece que o Brasil tem só dois partidos

Olhando alguns gráficos da eleição, constatamos uma coisa que foi de arrepiar os cabelos. O gráfico mostrava qual bloco político elegeu mais prefeitos no Brasil todo e, de um lado estavam os partidos da base aliada a Lula e, do outro, os partidos de oposição ao presidente.

Pasmem os senhores, mas os partidos de oposição se restringem apenas a três: PSDB, DEM e PPS. Olhando um gráfico destes é que a gente se dá conta de que até partidos que sempre foram contra o PT agora estão de braços dados. PP e PMDB são aliados a Lula, acredite!

Esta notícia não é nenhuma novidade. Mas a gente fica pasmo quando vê nas eleições do Brasil todo e, principalmente no Rio Grande, que PP e PMDB se digladiaram com o PT. São adversários políticos na hora da campanha, mas mamam na mesma teta em Brasília!

Alguém tem alguma dúvida de que, a partir de agora, estes partidos vão começar a abandonar Lula e o PT? As eleições de 2010 não devem ter, na mesma trincheira, PT com PMDB e PP. Se ficarem juntos será o fim da picada e isso vai demonstrar a fome do poder. Mas se houver divórcio agora, também é ruim, pois vai mostrar que PP e PMDB só estão mamando nas tetas do poder e depois de saciados vão sair de fininho e concorrer contra, como um filho pródigo.

Infelizmente, a política no Brasil sempre foi assim. Atualmente é PSDB, DEM e PPS de um lado contra o PT e o resto dos partidos do Brasil de outro. Antes, nos tempos de FHC, também era quase a mesma coisa, com PP e PMDB juntos. Tanto é que, inclusive, Rita Camata (PMDB) foi candidata à vice de Serra em 2002. Também era tucanos e mais alguns contra o resto do mundo! Entra governo e sai governo e as coisas se repetem!

A pergunta que não quer calar: porque parece que o Brasil tem só dois partidos? O PT e o Anti-PT.

À propósito: os filmes Tropa de Elite e Última Parada 174 estão mostrando a violência urbana nua e crua, com fortes críticas à polícia, à política e a nossa sociedade em si. Mas será que o cinema é o local adequado para discutir questão tão importante como a segurança e o poço fundo em que vivemos?

A pergunta que está na boca do povo: Se a “moda” de filmes pesados como estes continuar, será que daqui a pouco, personagens malandros e vigaristas não vão acabar se tornando “heróis” nacionais?

À propósito: Obama em várias semelhanças a Lula. Assim como fez o petista em 2002, Obama diz que a esperança vai vencer o medo.

A mensagem positiva do dia: "Toda a doutrina social que visa destruir a família é má. Quando se decompõe uma sociedade, o que se acha como resíduo final não é o indivíduo, mas sim a família". É uma pena que a mídia, os governos, enfim, a nossa sociedade e, principalmente, as nossas famílias, não estejam mais dando valor às famílias.
(quinta, 06/11/08)

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Lei da Fidelidade Partidária é boa, mas é preciso avançar mais

Apesar de necessitar de alguns acertos, esta Lei deu certo. Está na hora, então, de fazer valer a Lei que acaba com partidos nanicos ou de aluguel e criar uma lei proibindo as coligações

A Lei da Fidelidade Partidária foi uma das melhores Leis já feitas no Brasil. Acabou esta história do cara se eleger por um partido, depois mudar para outro quando dá na telha. Tinha gente que acabava lucrando muito – inclusive dinheiro – com trocas de partido. E o eleitor era feito de palhaço nesta história!

Muitos políticos que mudaram de partido acabaram perdendo o mandato. Outros, porém, mudaram de trincheira e não perderam o mandato. Vão perder o mandato quando, no ano que vem, quando não tiverem mais mandato?

Se o partido é importante para auxiliar na campanha e também na eleição, devido a legenda, então o candidato tem que ser fiel a ele. Nenhum jogador de futebol joga sozinho em campo, ao contrário, ele tem mais 10 companheiros em campo e um banco de reservas. Da mesma forma, na política, os partidos são importantes, sim!

Apesar de necessitar de alguns acertos, esta Lei deu certo. Está na hora, então, de fazer outras duas leis. Temos que fazer valer a Lei que acaba com partidos nanicos ou de aluguel e criar uma lei proibindo as coligações. Quando isso acontecer, aí sim, a política no Brasil vai dar um passo importante.

Foi criado uma Lei onde os partidos deveriam conseguir uma quantidade mínima de votos em 2006 para continuar tendo representatividade. Mas isso não funcionou. Aliás, como tudo neste país! Tudo bem que ninguém é obrigado a aderir a dois ou três partidos e aturar os mesmos caciques de sempre, mas está na hora de acabar com partidos de aluguel, onde o cara cria um partido só para tirar vantagens.

À propósito: alguém faz idéia quantos partidos há hoje no Brasil? Antigamente os números de partidos iam do 11 até o 20 e poucos. Mas agora começa do 10 e já estamos quase em 70! Isso que meia dúzia de partidos se fundiram.

Também é preciso criar uma Lei acabando com as coligações. Lá em Brasília os partidos se unem por barganha de cargos e chega na campanha, cada um concorre por um lado. Depois da eleição, metade volta a se unir no poder novamente. Mas quando chega a outra campanha, depois de mamar três anos na mesma teta, abandonam a mamata e concorrem cada um por si. E o povo, burro, paga a conta desta orgia!

A pergunta que está na boca do povo: da mesma forma que o Brasil elegeu um metalúrgico, a Bolívia elegeu um índio, o Paraguai elegeu um bispo e a Venezuela elegeu Chaves, seria um avanço cultural os EUA eleger um negro para presidente?

A pergunta que não quer calar: você é a favor do governo federal liberar R$ 85 milhões para as Olimpíadas serem realizadas no Rio, quando a cidade não tem nem dinheiro para educação, saúde e, principalmente, segurança?

A mensagem positiva do dia: "Esteja sempre alegre, porque essa é a maneira de resolver os problemas da vida".

(quarta, 05/11/08)

Uma região carente por grandes obras

A nossa região anda muito carente de grandes obras faz muito tempo. Com exceção de alguns municípios e de algumas raras obras de grande porte, o restante é um verdadeiro marasmo.

A culpa é da nossa política, onde cada vez se exige mais do povo e dos municípios, enquanto os governos federais estão com a vida mansa e ficam com a maior fatia do bolo tributário. Isso é o duro retrato do Brasil!

Seja na questão social ou empresarial, uma minoria ganha muito e tem muito poder. Por outro lado, a imensa maioria ganha pouco e tem que arcar com muito. E a política é o retrato disso, pois o poder e a arrecadação estão nas mãos de poucos, que não dividem a renda com os municípios.

Nossa BR-116 não recebe obras desde 1970. Só tapa buracos, uma sinaleira aqui, outra ali, e fim de papo. Nossos hospitais estão fechando as portas, em discordância da população que cresce cada vez mais. Está na hora do governo, enfim, destinar um pouco de verba para esta região do Estado que tanto trabalha, tanto produz, mas não colhe os resultados.

Hoje é o dia das eleições americanas. A eminente vitória de Barack Obama está deixando muita gente preocupada. Pela vitória ou pela derrota, a polícia americana está preparada para agir. Nos sites de notícias, a situação atual está sendo comparada à vivida há 40 anos. Na década de 60, quando foi assassinado o líder negro Martin Luther King, aconteceram revoltas por três dias, com 43 mortos e 23 mil manifestantes presos.

Há quem tema que, se for eleito, por ser negro, Obama não assumirá. Já outros dizem que, como a economia americana está em crise, o melhor é botar um negro para, talvez, no futuro, acusar a raça negra e os democratas de afundarem o império. Será que as coisas chegam a este ponto na política!?

À propósito: e pra quem não está nem aí para a política americana e quer mais que os candidatos “se f...”, foram lançadas, acreditem, até camisinhas com as imagens dos candidatos à presidência dos EUA! Se lançassem preservativos com as caras de alguns dos nossos políticos safados, com certeza, o brasileiro teria uns motivos a mais de prazer!

A pergunta que não quer calar: se os EUA têm a maior economia do mundo e querem agir como juiz de paz (ou de guerra) em todo o planeta, porque o mundo todo não pode votar, também, para escolher o presidente americano?

A pergunta que está na boca do povo: numa época em que o cinema nacional está apelando para todos os lados, será que não teremos, em breve, filmes do tipo Os Nardonis e a menina Isabela ou Lindemberg, o seqüestrador do ABC!?

A mensagem positiva do dia: "Aquele que controla os outros pode ser forte, mas aquele que se domina é ainda mais poderoso”, de Lao-Tsé.
(terça, 04/11/08)

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Os maiores partidos do Herval

PARTE 2

PMDB é o partido que mais elegeu vereador em Herval

PMDB elegeu 20 vereadores, PP (PDS) elegeu 16 e o PDT elegeu 12

Santa Maria do Herval - O PMDB é o partido que mais elegeu vereadores na história de Santa Maria do Herval. Apenas dois partidos elegeram vereador em todas as eleições e, destes, o PMDB é o único constante, pois elegeu sempre de dois a cinco vereadores. O PDS, que virou PP, também elegeu vereador em todos os mandatos, porém, em dois deles, foi apenas um vereador. Já o PDT é a terceira maior força e depois de ficar de fora da primeira eleição, sempre elegeu dois ou três vereadores, mas em 2008 foi mal e botou só um na Câmara. Na primeira gestão, para se ter uma idéia, quando eram apenas PMDB contra PDS, o PMDB fez cinco, contra quatro. O PDS sempre foi um dos partidos mais fortes do Herval, no entanto, em alguns mandatos acabou se enfraquecendo e elegendo só um vereador. Mas neste ano voltou com força total e elegeu a maior bancada, ou seja, três. Uma novidade este ano é que o PTB e o PT elegeram seus primeiros vereadores na história, sendo Raflis e Chilo, respectivamente. Importante citar que o único prefeito de Herval que já foi vereador por este município será Rodrigo Fritzen.

* Chilo: primeiro vereador eleito pelo PT
* Plínio foi o mais votado, renascendo o PP
* Stella: desde 2001 não tinha mais mulher na Câmara
* Poshe: eleito para o terceiro mandato consecutivo

AMANHÃ
Em tempo: Na edição anterior você conferiu tudo sobre os partidos. Esta reportagem continua na próxima edição com as curiosidades das eleições para vereador, com eleição de mulheres. Leia a próxima matéria desta série de reportagens sobre a política do Herval e saiba qual partido elegeu mais mulheres e quais foram as representantes femininas na Câmara de Vereadores desde 1988.
Ainda temos pela frente entrevistas com o eleitorado e as sugestões para o novo prefeito, assim como matérias sobre os presidentes da Câmara de Vereadores e sobre as comunidades e seus representantes. Quem tiver alguma sugestão pode deixar no mauridandel.blogspot.com ou mandar torpedo para 8407-1277.

Partidos 2008 2004 2000 1996 1992 1988 Total
11-PP 3 1 3 4 1 4 16
12-PDT 1 3 3 2 3 0 12
13-PT 1 0 0 0 0 0 1
14-PTB 1 0 0 0 0 0 1
15-PMDB 2 3 2 3 5 5 20
45-PSDB 1 2 1 0 0 0 4
CURIOSIDADES
MAIS DE 200
* A votação para vereador vem crescendo a cada eleição. Neste ano teve gente fazendo quase 400 votos, mas no ano de 2004 só dois fizeram votação acima de 300 votos.
* Mando fez 285, Schneck fez 236 e Orlando fez 220 votos pelo PMDB.
* Além deles, Hugo (PSDB) fez 426 e Plínio (PP) fez 290. Pelo PDT, Poshe fez 317, Remi 282 e Remo fez 249. Vale citar que Osi fez 210, mas não se elegeu, pois em seu lugar entrou Betinho (PSDB).

96 E 2000
Em 1996 e 2000 as coisas foram parecidas. Em 1996 o PP elegeu Betinho, Cláudia, Guido Vier e Schuck; o PDT elegeu Remo e Ilse, enquanto o PMDB tinha Affonso Sidegun, Ernesto e Ademar. Já no ano 2000 o PDT elegeu Raflis, Poshe e Wild; o PP elegeu Schuckinha, Plínio e Inácio; o PMDB elegeu Benno e Orlando; e o PSDB elegeu Maikel.

ELEITOS DE 92
Dentre os eleitos em 1992, o PMDB teve cinco vereadores (Ademar Dapper, Benno, Hugo Schneider, Geraldo Dapper e Silmar Seger), o PDT teve (Sérgio Lechner) e o PDS elegeu três (Novaes, Eduardo “Son” Eich e Schuckinha).

DO PRIMEIRO
Os vereadores do primeiro mandato foram cinco do PMDB (Rodrigo Fritzen, Benno, Hugo Schneider, Sebaldo Dilkin e Guerino Wobeto) e quatro do PDS (Hilária, João Luis, Laurillo Kunst e Remo Ritter).
(terça, 04/11/08)

A política do Herval - os candidatos a prefeito

PARTE 1

PMDB e PP sempre mediram forças em Herval

Santa Maria do Herval – A gangorra política no município hervalense sempre foi grande. Depois de vários anos sem se enfrentarem, novamente em 2008 a eleição teve PMDB de um lado e PDS de outro, agora com nome de PP. Assim foi a primeira eleição, em 1998, quando o PMDB foi vitorioso, diferente de 2008, quando o PP saiu com a vitória.
Herval é um município peculiar, porque em todas as seis eleições são dois grupos que concorrem um contra o outro. Começou com PMDB contra o PDS, depois ficou PMDB contra PDS e PDT e, por fim, ficou PMDB contra PDT, PDS e PSDB. Atualmente, é PMDB, PTB e PT contra PDT, PP, PSDB e PPS. Independente dos partidos, os grupos políticos rivais são os mesmos, o que faz lembrar a época dos chimangos e maragatos no Rio Grande.
Isso é algo que não acontece mais na região. Para se ter uma idéia, em Dois Irmãos era PMDB contra PDS, mas depois os dois partidos ficaram juntos contra o PSDB, que hoje está junto aos anteriores, concorrendo contra o PT. Em Morro Reuter, por exemplo, era PMDB contra PDS ou PDT, depois foi PMDB contra PTB, acabou sendo PDT e PMDB contra PTB e agora foi PMDB contra o PTB com o PDT. Em Ivoti era PMDB contra PDT, depois foi PP e PMDB contra PDT e agora foi PSDB e PMDB contra o PP. Como se percebe, Herval é um dos únicos municípios com grupos definidos, onde os adversários são sempre os mesmos.

* Derly Basségio: duas vezes prefeito com uma derrota
* Juarez de Freitas: uma vez prefeito e uma como vice
* Ademir Schneider: duas vezes prefeito com duas derrotas
* Rodrigo Fritzen: prefeito eleito foi o único que já foi vereador no Herval

A EVOLUÇÃO DOS VOTOS
Veja o total de votos de cada uma das forças políticas:
ANO PMDB PDS/PSDB
1992 1692 1718
1996 1654 2065
2000 - 2728
2004 2336 2097
2008 2121 2416
Total 7803 11024

IMPORTANTE
* Não temos o resultado da votação de 1988, quando Derly derrotou Ademir, pois não há registro no site do TRE/RS.
* Nas cinco eleições computadas, o PMDB fez 7803 e o PDS (com PSDB, PDT ou PP) fez 11.024 votos.
* A diferença de votos sempre foi pequena, mas no total, o PMDB fez mais de 3 mil votos a menos porque ficou uma eleição sem participar.
Em 1988 a diferença de votos foi bem pequena. Em 1992 o PDS venceu por 26 votos e em 1996 o PDT venceu por 411 votos, a maior diferença de toda a história. Em 2004 o PMDB venceu o PSDB por 239 votos e em 2008 foi a vez do PP vencer por 295 votos.
* Das seis eleições, o PMDB ganhou duas e os seus adversários, ganharam quatro.

PMDB CONTRA TODOS
* Foi feito este gráfico com PMDB contra o PDS e o PSDB, pois porque a cada eleição era um candidato de um partido diferente.
* O PMDB teve Derly (1988, 2004 e 2008), Flávio Vier (1992) e Vilma (1996). Foram três pessoas diferentes e sempre pelo mesmo PMDB.
* Do outro lado, Ademir foi em 92, 2000 e 2004, pelo PDS uma e duas pelo PSDB, já que o PSDB nasceu de uma costela do PDS. Juarez foi pelo PDT em 96, mas logo migrou para o PSDB, enquanto Rodrigo foi eleito pelo PP (antigo PDS) em 2008.

CURIOSIDADE
* Percebe-se que Ademir duas vezes teve voto em seqüência. Em 92 ele fez 1718 votos e em 2000 fez 2728. Ou seja, dezessete e dezoito numa, vinte e sete, vinte e oito noutra.
* Percebe-se também que de ambos os lados é uma gangorra. Um sobe a votação, outro desce.
* O lado do Ademir emplacou quatro eleições consecutivas e o PMDB nunca conseguiu se reeleger no cargo.
(segunda, 03/11/08)

As eleições de 2006 e 2008 em Herval

EVOLUÇÃO DOS VOTOS
Na semana passada, fizemos um levantamento histórico sobre as eleições de Herval. Algumas pessoas comentaram com a gente que até recortaram a coluna e guardaram, afinal, tinha muitas informações que são a história política do Herval, com resultado das eleições desde 1988.

BIS
Como o pessoal gostou, desta vez vamos repetir a dose e mostrar algumas curiosidades.
* A votação de 1988 a gente não tem e, quem tiver, pode postar no blog mauridandel.blogspot.com, onde estará esta matéria a partir de sábado.
* Nas Picantes e fora dela, estamos preparando umas matérias ressaltando algumas coisas das votações políticas.
* Na Câmara, tivemos duas semanas de sessões rapidíssimas. A ata é de uma folha, tem só leitura da correspondência.
* Aliás, depois da eleição as sessões tem sido rápidas.
* Falando em Câmara, quem será o presidente no ano que vem?

ANO DE 2006
* Será que o resultado da eleição deste ano já não estava desenhado? Será que não era previsto que o PMDB perderia?
* Isso porque em 2006 a coligação do PSDB venceu a eleição para governador e para presidente em Herval.
* No primeiro turno, o PSDB venceu de lavada, com 2733 votos de Alckmin contra 1248 de Lula. Para o governo também a lavada foi grande, pois Yeda fez 2126 votos contra 1302 de Olívio.
* Aliás, Rigotto teve 480 votos só e esta votação vergonhosa é porque ele não fez o nosso asfalto, então, colheu o que plantou.

PSDB VENCEU
* No 2º turno de 2006 também o PSDB venceu, quando era PSDB contra o PT tanto na eleição para o governo do Estado como para governar o Brasil.
* Alckmin fez 2532 votos, contra 1720 de Lula. Yeda fez 2229 votos, contra 2000 de Olívio.
* Será que isso já não mostrava que a coligação do PSDB estava fortalecida e vinha com tudo para a eleição de 2008?

VENENO
* Estava olhando os gráficos da eleição de 2006 e a gente fica pasmo de ver algumas coisas.
* Você sabia que o senador mais votado em 2006 foi Mario Bernd com 1481 votos. Ele é do PPS.
* Ele fez mais votos, inclusive que os 1129 de Simon (PMDB) e os 771 de Rosseto (PT).
* A eleição para deputado estadual também chamou a atenção. Marcel fez 689 votos, enquanto Boesio fez 582 e Loureiro fez 329. O resto não chegou a 100.
* Para deputado federal, Ademir fez 2919 votos, ou seja, quase 3 mil votos. Molling fez 438 votos e Tarcísio, 308. O restante fez menos de 100.

PRESIDENTE
* Antigamente, o mais votado era o presidente automaticamente. Se ainda fosse assim, Plínio, enfim, conseguiria ser o presidente, já que foi candidato várias vezes e não conseguiu o intento.
* Em 2004, todo mundo lembra o que aconteceu, porque a disputa foi tanta que Hugo foi para o Mato Grosso, não ficou na sessão de posse e, no fim das contas, o PMDB tinha três vereadores e acabou com maioria na Câmara. E tudo começou pela disputa para presidente da Câmara.
* Este ano, como Rodrigo tem a maioria, o presidente deverá ser da sua coligação. Então, quem será o presidente: Plínio, Poshe, Stella, Schuckinha ou Inácio. Destes, só Schuck foi presidente já.
(sexta, 31/10/08)

A história política do Herval

HISTÓRIA
Este ano as eleição já passaram e aos poucos a poeira vai baixando. Fomos mexer nos nossos arquivos e encontramos algumas coisas muito interessantes.

ANO DE 2008
Neste ano de 2008, o PP voltou ao poder, pois só esteve comandando a prefeitura nos seus tempos de PDS. Detalhe que Rodrigo foi vereador e secretário de Derly, pelo PMDB em 1988.
Candidato/coligação.........................votos
Rodrigo (PP-PSDB-PDT-PPS).......2416
Derly (PMDB-PT-PTB)...................2121
Votantes............................................4677

ANO DE 2004
No ano de 2004, no segundo confronto entre Derly e Ademir, o ganhador foi, de novo, Derly Basségio. Eram cinco partidos na disputa.
Candidato/coligação..............votos
Derly (PMDB-PT)..................2336
Ademir (PSDB-PP-PDT)......2097

VEREADORES
Neste ano de 2004, acima de 200 votos, apenas Mando fez 285, Schneck fez 236 e Orlando fez 220 votos pelo PMDB. Além deles, Hugo (PSDB) fez 426 e Plínio (PP) fez 290. Pelo PDT, Poshe fez 317, Remi 282 e Remo fez 249. Vale citar que Osi fez 210, mas não se elegeu.

MULHERES
Para se ter uma idéia, em 1996 Cláudia Bocolli fez 212 votos e Ilse Haubert (PDT) fez 202 votos. Foram as únicas mulheres eleitas e as únicas a fazerem mais de 200 votos, coisa que homem nenhum conseguiu naquele ano. Este ano já foi diferente, pois acima de 300 votos tivemos Plínio (389), o Schuckinha (338), o Chilo (337) e a Stela (321).

ANO DE 2000
No ano 2000, para prefeito, Ademir Schneider concorreu sozinho e fez 2728 votos, ou seja, 65%. Naquele ano, Herval tinha 4339 eleitores, mas somente 4175 foram às urnas.

ANO DE 1996
No ano de 1996 a disputa pela prefeitura foi entre PDT e PMDB. O PDT tinha Juarez Brasiliense de Freitas como candidato a prefeito, com apoio do PSDB e PPB, o qual fez 2065 votos. Ele derrotou Vilma Josefina Foppa Basségio, que fez 1654. Incrível que, neste ano, os dois estavam sob a mesma bandeira, enquanto Vilma é secretária da Saúde, Juarez é médico do PSF.

ANO DE 1992
No ano de 1992 só existia o PDS, PDT e PMDB. Neste ano, Ademir, ainda concorrendo pelo PDS, fez 1718 votos, contra 1692 de Flávio Vier (PMDB). Ou seja, a disputa deu vitória a Ademir por pouco mais de 20 votos. Incrível que hoje, também, os dois estavam sob a mesma bandeira na eleição.

ELEITOS DE 92
Vale relembrar os eleitos em 1992, onde o PMDB tinha cinco vereadores (Ademar Dapper (in memorian), Benno, Hugo Schneider, Geraldo Dapper e Silmar Seger), o PDT tinha um (Sérgio Lechner) e o PDS elegeu três (Novaes, Eduardo “Son” Eich e Schuckinha).

ANO DE 1988
O ano de 1988 marcou época como o ano em que ocorreu a primeira eleição em Herval. Neste ano, Derly Basségio tornou-se o primeiro prefeito do Herval, pelo PMDB, tendo Flávio Vier como vice. Eles derrotaram Ademir Schneider, que era do PDS. Foram somente dois partidos, um contra o outro. A votação a gente não tem e, quem tiver, pode postar no blog mauridandel.blogspot.com.

VEREADORES
Os vereadores do primeiro mandato foram cinco do PMDB (Rodrigo Fritzen, Benno, Hugo Schneider, Sebaldo Dilkin e Guerino Wobeto) e quatro do PDS (Hilária, João Luis, Laurillo Kunst e Remo Ritter).
(sexta, 24/10/08)

CNH caríssima no RS e distribuída de graça em PE

Se você anda indignado com o preço da carteira de Habilitação aqui no Rio Grande, saiba que no Nordeste elas são distribuídas gratuitamente. Em setembro o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, entregou 90 carteiras de habilitação do Programa Popular de Formação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores.

Sem dúvida, é um nome de programa muito bonito, muito pomposo, mas trocando em miúdos é o seguinte: o governo criou uma espécie de Bolsa Família pra dar carteira de habilitação.

Segundo o site do Detran pernambucano, os beneficiados foram pessoas desempregadas há mais de dois anos, alunos da rede pública, integrantes do Bolsa Família e egressos do sistema penitenciário. Foram mais de 145 mil inscritos para as seis mil vagas disponíveis.

Como se vê, se você está desempregado e sem fazer nada, ou então, foi preso por malandragem, só bater na porta do governo e pleitear esta ajudinha. Agora, se você anda na linha, não foi preso e está trabalhando, o governo te vira as costas e você tem que pagar a carteira com o seu dinheiro.

Se bem que o preço cobrado lá não é tão exorbitante como o que temos aqui no Rio Grande. E isso foi o pior de tudo: descobrir o custo pra fazer a primeira carteira de habilitação em Pernambuco custa é de apenas R$ 400,00. Alô dona Yeda Crusius!

Será que a governadora não terá coragem de fazer Justiça? O Estado fez um estudo para ver se era possível baixar o preço da CNH e isso já parecia piada. Depois de tantos escândalos no Detran, o governo baixou meia dúzia de reais. Isso sim parece piada de cearense!

E por falar em descer o cacete em políticos, estes dias o programa CQC fez uma matéria em determinado município paulista que tem funcionários fantasmas. Vamos emitir o nome do município, mas o que o programa da Band – que vai ao ar nas segundas às 22h - mostrou é de deixar a gente de cabelo em pé.

Aquela Prefeitura tem um monte de funcionário fantasma. Uma advogada fica no seu gabinete particular atendendo, mas ganha dinheiro lotada numa tal Secretaria de Assuntos Religiosos. Outro cidadão também é lotado nesta secretaria e, no final das contas, é assessor de um deputado. Tenham dó do dinheiro público!

À propósito: será que não tinha um nome mais apropriado para esta secretaria? Criar a secretaria de Assuntos Religiosos para encher de funcionário fantasma!?

A pergunta que está na boca do povo: se você fosse prefeito e teu partido tivesse perdido a eleição para o adversário, você iria torrar toda a grana e entregar o cofre vazio?

A mensagem positiva do dia: “Sucesso é encontrar aquilo que se tenciona ser e depois fazer o que é necessário para isso", Epicteto.
(segunda, 03/11/08)

Arquivo do blog

2011

Livros lidos em 2011*
52 - O dia de um jornalista americano em 2.889, Julio Verne, 80 pág, Ed. Hemus, 19/11 a 24/11/2011. (nota 5)
51 - Em outras palavras, Lya Luft, Record, 224 pág, 17/12/2011. (nota 7)
50 - Jogo sujo, Marcelo Duarte, Ática, Série Vaga-Lume, 134 pág, 16/11 a 19/11/2011. (nota 7,5)
49 - Espíritos entre nós, James van Praagh, Sextante, 134 pág, 31/10 a 07/11/2011. (nota 7)
48 - Percalços, Ernani Mügge, Con-Texto, 74 pág, 29/10 a 31/10/2011.

47 - Instantes, Ernani Mügge, Oikos Editora, 64 pág, 30/10/2011.
46 - Chatô, o Rei do Brasil, Fernando Moraes, Ed. Companhia das Letras, 731 pág, 10/06 a 29/10/2011. (nota 9)
45 - Seja líder de si mesmo; Augusto Cury, Sextante, 122 pág, de 20/09 a 25/09/2011. (nota 8)
44 - Monte seu próprio negócio; Leandro Martins; Digerati Books, 111 pág, de 06/08 a 20/09/2011.
43 -Crônicas do Lelo, Aurélio Decker, Ed. Metropole, 176 pág, 19/08 a 11/09/2011). (nota 6)
42 - Eis o homem Paulo Sant´Ana; Paulo Sant´Ana, RBS Publicações, 168 pág, 13/08 a 04/09/2011. (nota 6)
41 - Crônicas de minha cidade; Carlos de Souza Moraes, Ed. Unisinos, 239 pág, 14/08 a 21/08/2011.
40 - Coisas do corações; Beto Ody (Rádio Alegria), Palotti, 148 pág, 11/08 a 20/08/2011).
39 - Meu guri; David Coimbra, LP & M, 185 pág, de 11/08 a 14/08/2011. (nota 7,5)
38 - Meditando com Brian Weiss, Sextante, 105 pág, de 06/08 a 07/08/2011. (nota 6)
37 - Cá entre nós, Ernest Sarlet, Ed. Feevale, 178 pág, de 27/07 a 31/07/2011. (nota 5)
36 - O maior vendedor do mundo; Og Mandino; Ed. Record, 118 pág, 22/07 a 30/07/2011. (nota 9)
35 - Conquistar e manter clientes; Daniel Godri; Ed. Eko, 116ª edição, 75 pág, 19/07/2011. (nota 5,5)
34 - Auto-hipnose, desperte o seu gigante interior, Mauro Rosso, Ed. Imprensa Livre, 69 pág, de 19 e 20/07/2011.
33 - O símbolo perdido, Dan Brown, Sextante, 489 pág, de 02/07 a 16/07/2011. (nota 8,5)
32- O segredo de Luisa, Fernando Dolabela, Sextante, 303 pág, de 1º/07 a 03/07/2011. (nota 7,5)
31 - 35 melhores contos do RS, Maria da Glória Bordini (organizadora), 322 pág, IEL (Corag), de 23/06 a 27/06/2011. (Simões Lopes Neto, E. e LF Veríssimo, L.C. Barbosa Lessa, Jane Tutikian, L.A. Assis Brasil, Sérgio Capparelli, Carlos Carvalho, Alcides Maya, Caio Fernando Abreu, Josué Guimarães, Sérgio Faraco, Charles Kiefer, Moacyr Scliar...) (nota 6)
30 - A vida que ninguém vê, Eliane Brum (ZH), Editora Arquipélago, 208 pág, 23/06 a 25/06/2011. (nota 8)
29 - Os segredos dos campeões, Roberto Shinyashiki, Ed. Gente, 182 pág, 24/05 a 23/06/2011. (nota 7,5)
28 - Avenida de histórias, Henrique Schneider, Produção Um Cultural, 132 pág, 21/06/2011. (nota 7,5)
27 - O Monge e o Executivo, James C. Hunter, Ed. Sextante, 143 pág, de 20/05 a 12/06/2011. (Uma história sobre a essência da liderança). (nota 8,5)
26 - O caçador de pipas, Khaled Hosseini, Ed. Nova Fronteira, 370 pág, 14/05 a 16/05/2011) - 8mil vendidos. (nota 9)
25 - O Analista de Bagé; Luis Fernando Veríssimo; L & PM Pocket, 84 pág, 2ª vez, 01/05/2011. (nota 7)
24 - Nunca desista dos seus sonhos, Augusto Cury, Sextante, 156 pág, 2ª vez, 04/04 a 01/05/2011. (nota 8)
23 - Autoconhecimento: o primeiro passo para a liderança; Claiton Marusiak; Ed. Treze, 52 pág, 2ª vez, 01/05/2011.
22 - O caminho da tranquilidade, Sua Santidade, o Dalai Lama, coleção Auto Estima, Ed. Sextante, 96 pág, 15/04 a 19/04/2011. (nota 6,5)
21 - Trem-Bala, Martha Medeiros, L & PM Pocket, 247 pág, 04/04 a 15/04/2011. (nota 9)
20 - De Pedro a Collor; charges; Sampaulo (Paulo Sampaio), AGE Editora, 110 pág, 20/11 a 09/04/2011. (nota 6)
19 - A Arte de Fazer Jornal Diário, Ricardo Noblat, Ed. Contexto, 174 pág, 23/03 a 03/04/2011. (nota 9,5)
18 - A Objetividade Jornalística, Luiz Amaral, Ed. Sagra-Luzzatto, 96 pág, 24/03 a 27/03/2011. (nota 5)
17 - Diários de um repórter, Flávio Alcaraz Gomes, L & PM, 180 pág, 01/03 a 24/03/2010. (nota 5,5)
16 - A Miséria do Jornalismo Brasileiro; Juremir Machado da Silva, Vozes, 155, 01/03 a 12/03/2011. (nota 8,5)
15 - The Secret - O Segredo; Rhonda Byrne, Ediouro, 198 pág, 26 e 27/02/2011). (nota 9)
14 - O Aleph; Paulo Coelho, Ed. Sextante, 240 pág, 10/02 a 26/02/2011). (nota 6,5)
13 - O Doce Veneno do Escorpião, O Diário de uma Garota de Programa; Bruna Surfistinha (Raquel Pacheco), Panda Books, 168 pág, 18/02 e 19/02/2011. (nota 1)
12 - Odisséia Urbana; Ismael W. Manganelli, 110 pág, 19/02/2011.
11 - Como Evitar Preocupações e Começar a Viver; Dale Carnegie; Cia Editora Nacional, 423 pág, 25/09/2010 a 16/02/2011. (nota 7,5)
10 - O Vôo da Cobra; Lucas Izoton, 164 pág, Independente Cobra D'Água, 22 e 23/01/2011. (nota 8,5)
ESTATÍSTICA DE 2011*
* 43 livros em 2011 - 4 livros/mês -
7.937 pág - 721 pág/mês e 24 pág/dia.
* 35 livros - até fim/set - 4,3 livros/mês - 6.496 pág - 812 pág/mês e 27 pág/dia.
* 21 livros - até fim/jun - 4,2 livros/mês - 3.688 pág - 737 pág/mês e 24 pág/dia.
* exceto janeiro=férias.

2012

Livros lidos em 2012
81 - A motocicleta azul, Luis Carlos Pez, Ed. Uri, 79 pág, 23/12 a 24/12/12. (nota 5).
80 - Os segredos da mente milionária, Harv Eker, Sextante, 175 pág, 27/10 a 23/12/12. (nota 9,5).
79 - Como formar & treinar equipes de vendas, Diego Maia, Ed. Ferreira ,130 pág, 15/12 a 22/12/12. (nota 6).
78 - Saiba mais para gastar menos, Elaine Toledo, Ed. Alaúde, 143 pág, 01 a 09/12/2012. (nota 7).
77 - O X da questão, Eike Batista, Sextante, 130 pág, 01 a 02/12/2012. (nota 8).
76 - Planejamento estratégico: um bem ou um mal necessário, Roberto Tadeu de Morais, Ed. Fundo de Cultura (Faccat), 109 pág, 02/12/2012. (nota 6,5).
75 - Quanto custa ficar rico, Paulo Portinho, Campus, 165 pág, 20/10 a 15/11/2012. (nota 7,5).
74 - A oração que Deus entendia, Paulo Coelho, Ed. Caras, 64 pág, 03/11/2012. (nota 6,5).
73 - A Revolução dos Bichos, George Orwel, Globo, 143 pág, 02/11/2012. (nota 9,5).
72 - Assassinatos na Academia Brasileira de Letras, Jô Soares, Companhia das Letras, 252 pág, 26/10 a 28/10/2012. (nota 7,5).
71
- Seja líder de si mesmo, Augusto Cury, Sextante, 127 pág, 12/10/2012. (nota 7).
70 - A Lei de Murphy, Arthur Bloch /Millor Fernandes, Record, 106 pág, 09 a 12/10/2012. (nota 5).
69 - Selma e Sinatra, Martha Medeiros, Objetiva, 132 pág, 09 a 11/10/2012. (nota 4).
68 - Maigret e o homem do banco, Georges Simenon, L&PM/Nova Fronteira, 192 pág, 05 a 09/10/2012. (nota 6,5)
67 - O vencedor está só, Paulo Coelho, Agir, 398 pág, 18/09 a 27/09/2012. (nota 7)
66 -
Programa Integral de Leitura (Guia Introd e 1º Ciclo, Olga Camargo Valcárel, Pilbra, 78 pág, 03/09 a 21/09/2012. (nota 7)
65 -
Brasa sob cinzas, Leonardo Boff, Record, 121 pág, 12/09 a 18/09/2012. (nota 6)
64 - Espiritualidade, Leonardo Boff, Sextante, 63 pág, 03/09 a 06/09/2012. (nota 5)
63
- O que Steve Jobs faria?, Peter Sander, Universo dos Livros, 165 pág, 21/06 a 11/08/2012. (nota 7)
62 - As sete Leis Espirituais do sucesso, Deepak Chopra, Ed. Best Seller, 103 pág, 24/06 a 08/07/2012. (nota 9,5)
61 - Filhos inteligentes enriquecem sozinhos, Gustavo Cerbasi, Ed. Gente, 170 pág, 16/05 a 24/06/2012). (nota 7)
60 - Casais inteligentes enriquecem juntos, Gustavo Cerbasi, Ed. Gente, 163 pág, 22/04 a 13/05/2012. (nota 7,5)
59 -Curso básico para resolver problemas e tomar boas decisões, Ken Watanabe, Sextante, 127 pág, 15/04 a 21/04/2012. (nota 4,5)
58 -O Príncipe, Nicolau Maquiavel, Nova Cultural, 282 pág, 17/03 a 15/04/2012. (nota 6,5)
57 - Faça todo mundo gostar de você em 90 segundos, Nicholas Boothmann, Ed. Gente, 190 pág, 09/04 a 15/04/2012. (nota 7)
56 - Dez Leis para ser feliz, Augusto Curi, Sextante, 121 pág, 05/04/2012. (nota 6)
55 - Investimentos inteligentes, Gustavo Cerbasi, Ed. Thomas Nelson do Brasil, 271 pág, 22/09 a 24/03/2012. (nota 7)
54 - O Homem que Calculava, Malba Tahan, Ed. Record, 301 pág, 05/10/2011 a 26/02/2012. (nota 7,5)
53 - Pai Rico, Pai Pobre, Robert Kiyosaki e Sharon Lechter, Ed. Campos, 186 pág, 14/01/2012 a 29/01/2012. (nota 7)
ESTATÍSTICA DE 2012*
- Em 2012, 28 livros, 2,5 mês - 4.683 pág, 425/mês e 14,2/dia.
- Até fim/julho, 10 livros, 1,6/mês - 1.914 pág, 319/mês e 10,6/dia.

- Em 2011 - 43 livros, 4/mês - 7.937 pág, 721/mês e 24/dia.
* exceto janeiro=férias.