CONTINUANDO...
Muitos disseram no início de setembro “que não tinha divulgação” ou que a divulgação do Kerb estava fraca. Como as entidades tinham pouca verba para divulgação, o que as obrigou a traçar uma estratégia diferente, fazendo cartazes e panfletos com duas semanas de antecedência e depois, concentrando tudo na semana do kerb. Mas o diferencial foi por ser entidades assistenciais, as quais traçaram uma forma e uma linha na divulgação da programação junto aos veículos de alcance estadual e nacional. “Conseguimos, com certeza, a maior divulgação em mídia espontânea ‘positiva’ e de visibilidade do município junto a quase todos os veículos de comunicação, pouco antes do início e durante o kerb”, afirmou Júnior, assessor da Fadi.
ALGUNS
Júnior cita algumas matérias divulgadas: “mais de duas paginas inteiras da ZH, capa e uma página inteira do ABC, capa, contra capa e matérias no NH, matérias no Diário Gaúcho, no O sul, no JDI e, sem citar ainda toda a cobertura com diversas páginas, varias capas do jornal O Diário, inclusive com charge”. Em relação às rádios, ele cita: ABC, Imperial, Gaúcha, Ipanema, Bandnews, Cidade, Atlântida, Farroupilha, Pampa, Band, Cultura, Eldorado e Caiçara. Na TV: SBT ao Meio Dia, Radar e Estação Cultura da TVE, Globo Rural e Campo e Lavoura da RBS, Band Cidade, Rio Grande Record e Balanço Geral, Studio Pampa, Câmera Pampa, TV Unisinos e Ulbra TV, no programa Bibo Nunes Show.
PORQUÊ DO ESPAÇO
Se conseguiu toda esta mídia graças ao fato de não associar as entidades a um evento puramente comercial, onde o foco principal seria a bebida com álcool. Isso porque o kerb aconteceria de qualquer forma, nas famílias, no comércio, nos grupos, havendo ou não uma festa oficial. Então, se exigiu que a distribuidora de bebidas colocasse cerveja sem álcool, que o marketing não fosse só direcionado ao chope, que o desfile fosse com Spritzbier e que todas as informações repassadas e material gráfico tivesse mensagens de conscientização quanto a moderação e o “não beber se estiver dirigindo”. “Acreditamos que, com isso, além de atrairmos os olhares de toda a imprensa, atraímos a participação maciça das famílias”, explicou Junior.
AMIGAS
Diz a nota oficial enviada pela superintendência da Fadi à nós: “A isso e a todas as parcerias que formamos em algumas esferas do município, atribuímos o sucesso da edição 179° Kerb de São Miguel. Queremos organizar, agora com mais tempo, o kerb de número 180 em 2009 para este entrar na história de Dois Irmãos. Para isso pensamos em formar uma associação das três entidades (Apae, Liga e FADI), onde após esta 1ª etapa da formação desta Associação Amigas de Dois Irmãos e, junto ao Poder Público, verificar quais eventos poderíamos encabeçar a organização. Iremos convidar todas as demais entidades e forças culturais do município”.
NOTA: Este texto, em parte, foi divulgado pelas associações organizadoras do evento e, por este motivo, merece ficar registrado como algo histórico pós-kerb para toda a região tomar conhecimento.
(20 a 24/10/08)
Nenhum comentário:
Postar um comentário