A mordida dos impostos!

sábado, 23 de agosto de 2008

A mensagem positiva do dia mexe com as pessoas

Renunciaram sexta-feira os candidatos a prefeito e vice de Dois Irmãos, pela coligação da situação, ou seja, que busca manter o PMDB e o PP no poder. A coluna Começo de Conversa anunciou, já na terça-feira, que “uma bomba estava prestes a explodir no cenário político, coisa nunca antes vista”. E se confirmou, até com mais rapidez do que a gente previa.

O fato é apenas o primeiro que acontece e que vai fazer a política pegar fogo. Em Dois Irmãos foi isso, enquanto que em outros municípios, com certeza, alguma coisa vai acontecer para incendiar a campanha. Vamos aguardar para ver qual será o assunto que será o fiel da balança para botar fogo na campanha.

Essa coluna foi criada para debater principalmente os problemas em todos os setores da nossa sociedade, mais especificamente para comentar a política. Às vezes, saímos do assunto, até porque é importante arejar o espaço com outros assuntos e idéias. A coluna existe desde 2001, mas há uns dois anos começamos a encerrar a mesma com uma mensagem positiva, afinal de contas, não podemos começar o dia lendo somente coisas ruins.

Qualquer trabalho onde você lida com pessoas não é fácil, e trabalhar em jornal é ainda pior, mas nada se compara a ano eleitoral. Isso porque todo mundo pensa que o jornal está pendido para um dos lados. Os colorados pensam que a imprensa gaúcha é repleta de gremistas, enquanto os gremistas acreditam que a imprensa gaúcha é cheia de colorados.

Estamos falando isso porque na semana passada, recebemos uma ligação telefônica que merece ser comentada. Em um período onde a gente fica pendurado no telefone a metade das horas trabalhadas, geralmente ouvindo críticas e alfinetadas relativas a política, nos chamou a atenção a ligação de uma aposentada - de Estância Velha, se não me engano - que comentou que o dia em que ela não lê a mensagem positiva, é como se estivesse faltando alguma coisa.

Ela disse que a mensagem divulgada na última segunda-feira era perfeita, principalmente o final dela, onde diz que “existe uma balança e os pesos que igualizam o pastor e o rei, o ignorante e o sábio”. Assim como esta senhora fez, temos várias pessoas que já comentam isso, mas esta ligação, no momento que veio, merece ser comentada.

Por este motivo, relembramos hoje a mensagem positiva do dia divulgada na última segunda: “Abençoado seja o que inventou o sono, a manta que cobre todos os pensamentos humanos, o alimento que satisfaz a fome, a bebida que apazigua a sede, o fogo que aquece o frio, o frio que modera o calor e, finalmente, a moeda corrente que compra todas as coisas, e a balança e os pesos que igualizam o pastor e o rei, o ignorante e o sábio”, de Cervantes.

(segunda, 18/08/08)

domingo, 17 de agosto de 2008

A BOMBA FOI DETONADA

Tudo o que se comentou no final de semana na política de Dois Irmãos foi "previsto" na última segunda-feira. Tanto é, que na terça-feira divulgamos na página 8 do Diário que uma bomba iria estourar esta semana no cenário político. O que a gente não imaginava é que a bomba seria detonada já nesta semana.
FONTE
Agradecemos aqui às nossas fontes, que mostraram ser muito seguras e confiáveis. Em especial aquela pessoa que nos deu a informação na segunda, a qual foi “meio que” confirmada por outras fontes. A esta pessoa que ficou doida pra nos ligar na terça e nos criticar por ter botado no jornal que uma bomba iria explodir, afinal, tinha nos pedido segredo, deixamos um agradecimento especial. Pior que o informante é totalmente fora de suspeita!
BLOG
A sexta-feira de manhã foi um negócio que vou te contar. Desde cedo os telefones tocando e todo mundo querendo saber se era verdade que o Juarez Stein estava voltando, se a bomba era esta, qual seria a manchete na segunda, quem seria o vice de Juarez, enfim, um monte de perguntas. Já na sexta, pouco depois das 13h, postamos no blog mauridandel.blogspot.com a informação, em primeira mão, sobre a reviravolta na política. E o blog serviu de fonte, inclusive, para algumas rádios e meios de comunicação da região.
IMPORTANTE
Está lá no blog, desde sexta: “Deixando os boatos de lado, sobre desistência de uns candidatos e lançamento de outros, a informação correta você acompanha em breve neste espaço:1 - Na quinta a noite houve uma reunião no União para debater o assunto.2 - Na sexta, depois das 6h da manhã, uma reunião fechada aconteceu na casa do Chepa.3 - Na sexta, depois do almoço, “agora há pouco”, uma reunião na casa/apartamento de Ademir Berlitz”.
BOCA DE SIRI
Continua a notícia divulgada no blog: “Os partidos, até este momento, não confirmam nada, mas a renúncia de Ademir Berlitz e Miguel Engelmann é dada como certa. A substituição terá Juarez Stein (PMDB) na cabeça de chapa. Quanto ao vice, nada ainda está acertado até este momento, pois não há uma decisão, principalmente por parte do PP”.
VICE
Mais informação do blog, que continua atual: “Sérgio Fink confirmou ao meio-dia que houve a sondagem para ele ser vice de Juarez, pelo PSDB, onde o PP ficaria fora da majoritária. Nada foi confirmado, pois antes era necessário ver a questão legal. Sendo assim, se Sérgio Fink não concorrer a vice e o PSDB vier a apoiar o PP/PMDB, o vice de Juarez deve ser um dos quatro nomes a seguir: Gilberto "Chepa" Schaeffer, Alan Caldas, Gilmar "Chile" Weber ou um quarto nome, que seria o "azarão" no cenário”.
FALHA
Devemos confessar que, naquele horário, não citamos que Marcel também deveria ter sido colocado entre os prováveis vice. Na sexta a tardinha, alguém nos cantou a pedra que Marcel também estava no páreo. Será que erramos ou acertamos na cogitação do vice?
BOMBA
Agora, a seguir, eis o que divulgamos na terça, pois "cantamos a pedra" antes do tempo: “Deve estourar esta semana, se a história se confirmar, uma grande bomba no cenário político. Vai ser “a bomba” e tem a ver com as eleições deste ano. Por enquanto, tudo “em off” como se diz, mas se estourar, vai dar o que falar de verdade. Nunca aconteceu antes por aqui...”

Aos que disseram que “a tal bomba” era só especulação de quem não tinha nada pra fazer, deixamos o nosso abraço. E espero que a gente possa ter mais confiança.
DESCULPAS
E aos inúmeros políticos que ligaram na terça de manhã, querendo saber qual era a nossa bomba, nos desculpamos. Pedimos desculpas pois prometemos que a hora que a bomba fosse estourar, iríamos ligar para todos, na ordem das ligações recebidas, para informar. Isso não foi possível, afinal de contas, o “boato” é o meio-de-comunicação mais rápido da nossa Dois Irmãos.
(domingo, 17/08/08)

Juarez e Chepa devem substituir os candidatos Ademir e Miguel em Dois Irmãos

Nenhum partido confirmou ainda, mas Ademir Berlitz e Miguel Engelmann renunciaram na sexta. No lugar deles, Juarez Stein (PMDB) concorrerá a prefeito, enquanto o vice, ainda não anunciado, deverá ser Chepa (PP)

Dois Irmãos – A coligação do PP e PMDB está fazendo uma coisa inédita em Dois Irmãos: a substituição dos candidatos a prefeito e a vice. O caso nunca aconteceu antes na maioria das cidades da região. Embora nem a direção do PMDB e nem do PP confirme, o fato é que Ademir Berlitz e Miguel Engelmann serão substituídos por Juarez Stein (PMDB) e Gilberto Schaeffer, o Chepa (PP). No PMDB, apesar de não ser oficial, é dada como certa a volta de Juarez, mas no PP, após várias reuniões, ninguém confirma o nome do vice. Vários nome estavam sendo especulados, mas ao que tudo indica, Chepa foi o preferido.
Na última sexta, confirmando a especulação lançada na terça-feira na coluna Começo de Conversa, Juarez Stein foi lançado a prefeito pelo PMDB. Antes disso, Ademir Berlitz e Miguel Engelmann, candidato a prefeito pelo PP e a vice pelo PMDB, respectivamente, teriam renunciado. Ambos ainda não se manifestaram oficialmente sobre o caso, o que também acontece com Juarez Stein.
Muitas reuniões aconteceram na sexta-feira e a notícia da reviravolta vazou logo pela manhã. A única coisa dada como certa era que Juarez concorreria a prefeito, enquanto o candidato a vice ficou a cargo do PP decidir entre quatro ou cinco nomes.

QUEM É QUEM
Juarez Stein foi duas vezes vereador, vice-prefeito de João Arnildo Mallmann entre 1992 a 1996, depois foi prefeito por dois mandatos consecutivos, entre 1997 a 2004. Quando deixou a prefeitura, ele disse que não concorreria mais a prefeito e manteve sua palavra, não aceitando os apelos feitos na noite da convenção do PMDB, realizada em 30 de junho, no Clube 7 de Setembro.
No entanto, dia 15 de agosto, faltando cerca de 50 dias para a eleição, eis que PP e PMDB resolveram mudar tudo, fazendo algo inédito. Tendo Juarez como certo na candidatura a prefeito, falta agora o PP anunciar, oficialmente, quem será o vice.
Já Chepa concorreu a vice de Sérgio Fink em 2000, contra o mesmo Juarez e perdeu. Quatro anos depois, venceu a eleição como vice de Renato, sendo que era dado como sucessor natural. Mas em junho, Chepa anunciou que, por questões pessoais e profissionais, não poderia concorrer a prefeito, então lançou candidatura a vereador, mas agora tudo deve mudar.

NADA OFICIAL
No início da noite de ontem, em contato com o presidente interino do PMDB, Flávio “Yannes” Muller, ele informou que não existe nada de oficial, apenas boatos. Segundo ele, o primeiro passo é Miguel Engelmann e Ademir Berlitz fazer a renúncia por escrito, então ele fará o comunicado ao Fórum, para depois reunir o partido e ver o que será feito.
Já o presidente do PP, Gilmar “Chile” Weber também não confirmou nada. Segundo ele, a campanha não deslanchou e, por isso, algo foi feito, que seria a substituição dos candidatos. Ele informou que o partido ainda não decidiu qual nome será indicado para substituir Miguel ou Ademir na coligação. Chile marca para hoje um anuncio oficial sobre as mudanças.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Cantamos a "pedra" na terça-feira

Tudo o que se comenta hoje na política de Dois Irmãos foi "previsto" na última segunda. Tanto é, que na terça-feira divulgamos na página 8 do Diário que uma bomba iria estourar esta semana no cenário político.
Agradecemos aqui às nossas fontes, que mostraram ser muito seguras e confiáveis.
Deixando os boatos de lado, sobre desistência de uns candidatos e lançamento de outros, a informação correta você acompanha em breve neste espaço:

1 - Na quinta a noite houve uma reunião no União para debater o assunto.
2 - Na sexta, depois das 6h da manhã, uma reunião fechada aconteceu na casa do Chepa.
3 - Na sexta, depois do almoço, agora há pouco, uma reunião na casa/apartamento de Ademir Berlitz.

Os partidos, até este momento, não confirmam nada, mas a renúncia de Ademir Berlitz e Miguel Engelmann é dada como certa.
A substituição terá Juarez Stein (PMDB) na cabeça de chapa. Quanto ao vice, nada ainda está acertado até este momento, pois não há uma decisão, principalmente por parte do PP.
Sérgio Fink confirmou ao meio-dia que houve a sondagem para ele ser vice de Juarez, pelo PSDB, onde o PP ficaria fora da majoritária. Nada foi confirmado, pois antes era necessário ver a questão legal.
Sendo assim, se Sérgio Fink não concorrer a vice e o PSDB vier a apoiar o PP/PMDB, especulação dada como 99% certa, o vice de Juarez deve ser um dos 4 nomes a seguir: Gilberto "Chepa" Schaeffer, Alan Caldas, Gilmar "Chile" Weber ou um quarto nome, que seria o "azarão" no cenário.

Agora, a seguir, eis o que divulgamos na terça, pois "cantamos a pedra" antes do tempo.

A BOMBA
Deve estourar esta semana, se a história se confirmar, uma grande bomba no cenário político. Vai ser “a bomba” e tem a ver com as eleições deste ano. Por enquanto, tudo “em off” como se diz, mas se estourar, vai dar o que falar de verdade. Nunca aconteceu antes por aqui...


(e a coluna continuou com outros assuntos...)
“AEROMOÇAS”
Nossa cidade está se tornando uma referência no que se refere a profissionais que trabalham como comissárias de vôo ou que estudam para isso. Mas além de meninas, também os rapazes estão fazendo estes cursos. No sábado, na Sociedade Orpheu sediou a formatura de três turmas da escola Salgado Filho e, de 65 formandos, oito eram de Dois Irmãos. Ou seja, 12,3% das pessoas que se formaram eram daqui da terrinha. Sete eram comissárias - que a gente insiste em chamar de “aeromoças” – e um se formou comissário.
NOMES
Vamos citar aqui o nome de cinco gurias e um guri que se formaram. Da turma S82 tínhamos Daiane Deimling, Patrícia D. Staub, Renata Möller, Ariana A. Vier e Vanessa Birk. Da turma S83 de Dois Irmãos tinha Melany Blume, Suélen Schmitz e Lucas Schneider. A toda esta turma deixamos a nossa homenagem por estarem trilhando um caminho de sucesso, na expectativa de voar alto, onde levarão consigo o nome da nossa Dois Irmãos.
SUCESSO
Além de muita gente de Dois Irmãos que se formou, havia também duas ou três de Ivoti. Se contarmos, também, a quantidade de meninas já formadas e que não estão atuando, teremos mais uma dúzia de pessoas. E se contar as que já estão formadas e trabalhando, teremos mais uma dezena. Sem contar que mais 5 ou 10 pessoas estão fazendo este curso e devem se formar dentro de alguns meses. Qual seria o percentual de comissárias e comissários se contarmos Dois Irmãos, Ivoti, Morro Reuter e arredores?
CIRCO
A cidade está recebendo o Circo Internacional Español. O final de semana teve espetáculos, os quais continuam neste início de semana. Não estivemos lá, mas a estrutura é grande, bem maior do que aqueles que se instalavam junto a Praça do Imigrante. Quem quiser aproveitar antes do circo ir embora...
PLACAS
Ontem comentamos sobre a rótula e as sinaleiras da Av. Irineu Becker e o assunto gerou comentários. Algumas pessoas nos disseram que falta sinalização no local, para indicar de quem é a preferência, no que discordamos.
SUSTO
Quando acontecem da gente levar susto lá devido algum motorista que não respeita a preferência de quem está na rótula, muitos reclamam da falta de placas indicativas no local. Ora, a fiscalização que tem no local é suficiente, porque alguns motoristas é que não sabem dirigir e ler placas ao mesmo tempo. E a preferência em rótula é a mesma aqui, em Gramado e no Brasil inteiro: de quem chega primeiro.

(terça, 12/08/08)

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Nossa Lei incentiva a vagabundagem e não proíbe o crime

É uma palhaçada este percentual de reajuste salarial de 143% pra governadora gaúcha. O pior de tudo é nossa Lei, onde os reajustes salariais para prefeitos só valem para o próximo mandato, enquanto que um governo de Estado já ganha o aumento no mês seguinte.

Mas muito pior que a votação e o percentual do reajuste é que veio em uma hora em que o Estado está quebrado e Yeda nada fez para melhorar as nossas finanças. Logicamente vai ter os defensores do governo tucano que vão dizer que Yeda tentou tirar o caixa do vermelho com aquele pacote. Aliás, ela tentou duas vezes.

Mas com aumento de impostos, tirar o atraso no lombo sofrido do povo, até o pai do badanha consegue. Aliás, a única coisa que nossos governantes sabem fazer com maestria é aumentar impostos e aumentar as despesas. Lula, por exemplo, está criando mais milhares de cargos “para atender a demanda de serviço”. E os governadores não agem diferente!

Ora, os governos vivem criando cargos para enfiar puxa-sacos e afilhados políticos, os chamados futuros cabos-eleitorais. Então, como não há dinheiro que chegue, vão lá e dão um talagaço nos impostos, arrancando o couro do povo.

Pior que arrancam o couro do povo que trabalha, porque quem não trabalha é cheio de regalias. Ganha bolsa isso e bolsa aquilo, mais dois meses de seguro desemprego, mais auxílio isso e aquilo, enfim, tiram o atraso de quem trabalha e de quem quer trabalhar dentro da Lei.

O que pensar de governos que proíbem marmanjos de 15 anos de trabalhar? Mas por outro lado, não proíbem estes mesmos jovens de usar drogas e de roubar. Ora, se o cara tem 15 anos e é pego com maconha, dizem que é para uso próprio e isso é permitido. Se o menor é pego roubando pra pagar a droga, ele é réu primário ou é menor de idade, então não acontece nada.

Vamos parar de incentivar a vagabundagem. Povo tem que trabalhar e os políticos têm que dar o exemplo. Do jeito que está, estão fazendo muito mais do que incentivar a vagabundagem, estão querendo é botar a vagabundagem como profissão.

Uma pergunta: em seu município, os candidatos que aí estão, são bem melhores ou bem piores do que os de quatro anos atrás?

A mensagem positiva do dia é voltada a muitos políticos por aí: "Eu, um artista e poeta, escrevi e ensineisem eu mesmo saber o que estava ensinando", de Leon Tolstoi.
(sexta, 15/08/08)

Governadora Yeda ganha mais do que o Lula

A Assembléia Legislativa do nosso Rio Grande aprovou um aumento de 143% para a governadora Yeda Crusius. O salário da governadora passa dos atuais R$ 7.140,70 para R$ 17.343,14.

O projeto também reajusta em 89% os vencimentos do vice-governador e dos secretários estaduais, cujos salários passam de R$ 6.120 para R$ 11.564. O reajuste já aconteceu faz algum tempo e, confesso, estava me coçando pra baixar a lenha neste reajuste.

Além de criticar deputados que fizeram este aumento, a nossa grande mídia gaúcha merece muito mais do que um puxão de orelha. Vi poucas críticas por parte da imprensa gaúcha e poucas vezes isso foi noticiado. Até parece que aumentar o salário em 143% é a coisa mais normal do mundo.

Tudo bem que antes a governadora ganhava um salário menor do que muito prefeito por aí. Mas agora a nossa governadora ganhará quase o dobro do salário do presidente Lula? O presidente ganha R$ 8,9 mil, mas tem cartão de crédito sem limite de gastos. Entre os 26 estados e o Distrito Federal, a maior remuneração pertence ao governador do Paraná, Roberto Requião, que recebe R$ 24,5 mil, conforme o site G1 da Globo.com, enquanto Yeda tem o segundo maior salário.

Mas tem algumas diferenças, afinal, o governador do Paraná tem grande aprovação do povo e, entre outros exemplos, estatizou ferrovias privatizadas onde não eram feitos investimentos, acabou com pedágios e onde tem pedágios, fez rotas alternativas. Enquanto isso, aqui estamos cheios de dívidas, cheios de pedágios, cheios de impostos, que de certa forma é uma herança maldita.

Mas o pior de tudo é que a aprovação do reajuste foi folgada: 35 votos a favor, dois contra e 11 abstenções. Ora, que tipo de deputados nós temos na AL? Os caras vão lá e conseguem se abster de votar? Será que não sabem ser contra ou a favor? Preferem tomar água morna? Não tem capacidade de discernir se é bom ou ruim?

A pergunta que não quer calar: Se Requião se apropriar de outros trechos de estradas e estatizar as praças pedágio a baixíssimo custo, a quem estará incomodando?

A pergunta que está na boca do povo: se todo mundo sabe que a BR-116 está ultrapassada e há décadas sem obras, porque governo algum pensa em tirar do papel outra maneira para desafogar a BR aqui na região?

O que é que o imperador Adriano fez nas vésperas da morte, ao escrever o seu epitáfio? “Pequena alma errante, hóspede e companheira do corpo, para onde irás tu agora, pálida, rígida e nua, sem poderes brincar como dantes?” Isso mostra que nascemos nus e, mesmo arrecadando muitos ou poucos bens durante a vida, nada levaremos para o túmulo.

A mensagem positiva do dia é de Fiodor Dostoievski: "O que mais importa não é o cérebro, mas sim aquele que o orienta: o caráter, o coração, a generosidade, as idéias".
(quinta, 14/08/08)

Os planos de governos dos políticos são uma piada!

Os planos de governos sempre foram verdadeiras piadas. A maioria é bastante superficial e não explica os assuntos a fundo, até porque, senão os planos de governo ficariam longos demais. Tem alguns capengas e outros que apenas pincelam tudo, dando uma vaga idéia.

Por absoluta falta de tempo, acabamos não fazendo um raio-x dos planos de governo apresentados em 2004, mas agora em época de campanha também não é correto fazer isso, afinal, beneficiaria um ou outro candidato. E nossa idéia não é fazer assistencialismo político e, muito menos, interferir no resultado de qualquer eleição, afinal, o povo deve ser soberano.

Sendo assim, assumimos o compromisso com nossos leitores, que são eleitores, para que no próximo mandato nos lembrem de cobrar mais para que todos cumpram os planos de governo. Seja dos eleitos ou não eleitos.

Mas o povo também precisa fazer marcação cerrada e cobrar o cumprimento das promessas, não só dos eleitos, mas dos que não se elegeram e que, por causa disso, se atiram nas cordas e não trabalham mais pela cidade. Ora, se o cara está cheio de boas intenções na campanha política, não vai ser porque foi derrotado uma vez na eleição que vai abandonar tudo e perder todo o interesse e as boas intenções.

À propósito: bem diz o ditado que promessa é dívida. E se é dívida, tem que ser paga. Mantendo a tradição: promessa cumprida = povo feliz = políticos honrados.

O mundo está sempre em constante evolução. Era o Japão nos anos 70, Europa nos anos 90 e agora a China: todo mundo diz que eles desbancariam os EUA, mas a verdade é que a hegemonia americana não tem data para terminar.
Em 1980 os EUA tinham 23% do PIB muncial e hoje estacionaram em 21%. Já os países do chamado Bric (Brasil, Rússia, China e Índia), saíram de 13% em 1980 para 21% em 2007.

Se os EUA tem o poder de meter o bedelho em tudo, em quase todos os países do mundo, porque nós, brasileiros, não podemos votar e ajudar a escolher o presidente americano? Do jeito que estão as coisas, o cara que vencer não será presidente apenas dos EUA, mas será uma espécie de chefão do mundo todo.

Dos Salmos, 32: “Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio; de outra forma não se sujeitarão”.

A pergunta que não quer calar: você é a favor do reajuste salarial superior a 100% dado à governadora Yeda? Era o pior salário de governador do Brasil e agora é o segundo mais alto...

A pergunta que está na boca do povo: é melhor o fanático por um time de futebol ou o fanático por partido político?

A mensagem positiva do dia é indicada a muitos políticos, principalmente dos altos escalões: “O trabalho afasta de nós três grandes males: o tédio, o vício e a necessidade” (Voltaire).
(quarta, 13/08/08)

Nem todos os políticos são corruptos

Esta coluna, às vezes, é áspera, mas não tem objetivo maior, senão tentar conscientizar cada cidadão que é essencial uma participação mais próxima da política para que tenhamos um retorno real para nossa comunidade.

Não podemos continuar usando a justificativa “políticos são corruptos” é muito cômodo temos que fazer mais do que votar, precisamos fiscalizá-los de maneira eficaz, com marcação cerrada, igual a que sofre o melhor jogador do time adversário.

Se o voto é o preço de sua liberdade, cuide para quem você vai dar o seu voto. Sugestões são muito importantes e todos os leitores tem o mauridandel.blogspot.com para deixar suas críticas, afinal, as críticas são sugestões feitas de forma mais agressiva.

O site da prefeitura de São Chico é um dos mais completos. A página tem de tudo, todos os telefones de quase todos os comércios, sendo de grande importância para quem precisa se informar sobre a cidade. Em nossa região, alguns sites de prefeituras também merecem elogios, mas eles poderiam ser mais informativos.

Não que isso deveria ser uma regra, mas hoje a internet é a ferramenta mais usada para pesquisa e informação. Nossos municípios deveriam investir nisso, dando um aporte também das condições do município, leis de incentivos, público consumidor e toda a logística para os ramos produtivos existentes.

Os deputados e senadores só trabalham três dias por semana e contam com dois períodos de recesso durante o ano. É um vidão, disse a revista Veja. Mas não se pode, no entanto, acusar todos os parlamentares de egoísmo. Nas palavras da Veja, alguns deles se esforçam para aprovar projetos que estendem a toda a população o direito a vagabundagem remunerada.

Segundo a revista, um deputado do PTB do Amazonas, Sabino, quer presentear o trabalhador com um dia de folga remunerada na data do seu aniversário. O senador Paulo Paim quer dar um dia de falta ao serviço por ano, sem justificativa e sem desconto no salário. Já o deputado Pires (DEM-PA) quer liberar uma falta a cada dois meses para quem for doador de sangue.

À propósito: se o presidente Lula quiser entrar para a história como o presidente que produziu a virada no crescimento econômico, deve pegar a política fiscal e dar uma apertada no parafuso. Bom mesmo seria fazer uma reforma política, mas isso dificilmente sairá do papel!

A pergunta que está na boca do povo: por que a proposta de 738 milhões de dólares da TAM pela Varig foi recusada e a de 320 milhões da Gol foi aceita?

A pergunta que não quer calar: será que o governo não investe em estradas porque pensa que todo mundo anda com carroça ou que ainda estamos nos tempos dos “carros primitivos” que não andam a mais de 60 km/h?

A mensagem positiva do dia é de Máximo Gorki: “Devemos escrever para as crianças do mesmo jeito que escrevemos para os adultos. Só que melhor".

(terça, 12/08/08)

Poucos vereadores tentam vôos mais altos

São poucos os vereadores que estão concorrendo a majoritária nesta eleição. Se for feita uma análise em toda a região, devem chegar a cinco ou seis os vereadores que estão concorrendo a prefeito.

Engana-se quem pensa que este número é baixo. A quantidade de vereadores que estão concorrendo a prefeito é uma das maiores que já existiram em nossa região. Estância Velha e Dois Irmãos são exemplos de cidades onde vereadores estão concorrendo a prefeito.

Na realidade, em nossa região tem mais secretários municipais concorrendo a majoritária do que vereadores. Isso no que se refere aos candidatos da situação, pois os da oposição são geralmente os mesmos que já concorreram ou que já foram prefeito ou vice em outras eleições.

E como em política a gente tem que dormir de touca, na maioria dos municípios os vereadores que concorrem a majoritária estão se licenciando da Câmara. Isso é para que não aconteça nenhum episódio na Câmara que possa respingar na campanha. Melhor tirar o cara das sessões, até porque, em vez de estar se preocupando com o mandato de vereador, o candidato tem que estar na rua fazendo campanha.

No Brasil tem dinheiro de imposto fugindo pelo ladrão e ladrão fugindo com o dinheiro do nosso imposto. Dizem que trabalhar não mata ninguém, mas tem político que não quer experimentar pra ver se este ditado é verdadeiro. Podem até não trabalhar, mas não esquecem de passar no caixa pra receber o salário no final do mês.

À propósito: fazer jornal nesta época do ano não é nada fácil. Uma frase divulgada acaba desagradando a gregos e troianos. Um lado pensa que a dita frase beneficia o outro lado, mas os “do outro lado”, dizem que a frase beneficia os adversários. Jornal não está aí pra agradar ninguém, mas para divulgar as notícias. Assistencialismo político não é com a gente, até porque a Lei Eleitoral não é branda com relação a divulgação política na imprensa.

A pergunta que não quer calar: agora que as campanhas políticas estão incendiando, faltando dois meses para a eleição, como será o nível desta campanha?

A pergunta que está na boca do povo: você acredita em promessa política?

À pedidos, eis algumas frases dos Salmos, 27: “O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei? Ainda que um exército se acampe contra mim, o meu coração não temerá; ainda que a guerra se levante contra mim, conservarei a minha confiança”.

A mensagem positiva do dia: “Abençoado seja o que inventou o sono, a manta que cobre todos os pensamentos humanos, o alimento que satisfaz a fome, a bebida que apazigua a sede, o fogo que aquece o frio, o frio que modera o calor e, finalmente, a moeda corrente que compra todas as coisas, e a balança e os pesos que igualizam o pastor e o rei, o ignorante e o sábio”, de Cervantes.

(segunda, 11/08/08)

As promessas de políticos são quase todas iguais

Por que as promessas de políticos são quase todas iguais? Se voltarmos atrás, lá para as campanhas eleitorais da década de 80 ou 90 para prefeito ou mesmo para o governo do Estado, independente do ano ou da eleição, as promessas são as mesmas.

À propósito: porque todo candidato a prefeito, seja de que município for, fala em mais saúde, educação, segurança e emprego! Isso não comprova que foram incompetentes em não conseguir as coisas há mais de 10 anos?

Não sei por que um candidato a prefeitos divulga seu plano de governo, se a grande maioria do povo não está nem aí para isso. O povo vota pela emoção, escolhe o menos pior, vota no candidato que seus pais e avós já votavam no passado, enfim, escolhe pela conveniência e não pelas promessas. O povo não acredita em promessa!

Lembro de um candidato a prefeito que prometeu, na minha frente, em um comício, que não ia fazer um “loteamentozinho popular qualquer”, mas sim, que ia “lotear três ou quatro hectares de terra”. Passou a eleição, o cara entrou e saiu da prefeitura e nem sei se fez meia dúzia de casa. E o povo? Ora, nunca ouvi uma só pessoa comentar o assunto ou cobrar a tal promessa!

Já que deu uma grande repercussão a coluna Umas & Outras na semana passada, vale a pena repetir aqui, afinal, até parece piada: “Tem candidato por aí que, sinceramente, teria direito de se inscrever no Bolsa-Família, porque dizem que não tem nada a declarar. Eles não tem bem algum, nem carro, nem casa, provavelmente moram de favor, andam de ônibus, comem feijão com arroz e carne de segunda no churrasco de domingo...”

A pergunta que não quer calar: qual o objetivo desta Lei que obriga os caras a declarar os bens antes de concorrer? Porque um candidato é submetido a esta palhaçada se o cara chuta que um terreno custa menos que uma bicicleta, outro coloca que tem conta bancária com um centavo, todo mundo ri e ninguém faz nada!

A pergunta que está na boca do povo: se o candidato declarar a verdade e ele for bem de vida, será que não se tornaria alvo fácil da bandidagem?

A mensagem positiva do dia: “Quem olha para fora, sonha; quem olha para dentro,desperta", de Carl Young. "Ao dizer alguma coisa, cuide para que suas palavras nãosejam piores que o seu silêncio”.

(sexta, 08/08/08)

A solução para o Brasil é o trem-bala

Se transporte coletivo no Brasil fosse tão bom como é o europeu, o povo não precisava comprar carro. E nestes casos, também, a culpa é dos governos que entregam tudo ao deus-dará, com péssimas estradas, deixando tudo sem condições.

Está na hora dos nossos governos priorizarem o transporte, seja rodoviário, pluvial, aéreo ou ferroviário. Imaginem que um trem-bala faz 300 km por hora, então visualize que beleza seria você morar na praia e vir trabalhar aqui na região todos os dias.

Com um trem-bala é melhor você morar na praia e trabalhar aqui, do que morar aqui e trabalhar em Novo Hamburgo ou Porto Alegre. Você acorda pela manhã, joga um futevôlei ou pesca no mar, vai pra casa, toma um banho, vai com seu carro até o estacionamento em uma estação e vem pra cá de trem-bala. Fim da tarde, você sai do trabalho, “gasta” 45 minutos até a praia de trem e ainda terá até a noite pra sair com a família, caminhar na areia, pegar umas ondas ou tomar uma caipirinha a beira mar.

Quem chegou na leitura neste ponto deve estar pensando que o colunista está de sacanagem, contando uma piada pra cima dos leitores. Isso porque dificilmente alguém já cogitou fazer isso! Mas isso não seria tão estranho se os governos brasileiros não tivessem acabado com as ferrovias há algumas décadas atrás.

É por um povo que ignora a política e por políticos que só pensam em campanha e não pensam no futuro, que nós, em vez de levar 45 minutos para ir à praia, levamos uma hora e meia para fazer míseros 60 km até a capital. Em vez de estar em um trem-bala sossegado no ar condicionado, estamos enfiados dentro de um carro, como uma sardinha dentro da latinha ao rodar por esta BR-116 que está totalmente ultrapassada, ou melhor, estamos com três décadas de atraso neste nosso trânsito caótico.

À propósito: Você sabia que vereadores do Rio e São Paulo custam R$ 5 milhões de reais por ano? Isso foi noticiado no Bom Dia Brasil. E você, tem idéia quanto custa o vereador da tua cidade, entre salários e benefícios?

A pergunta que está na boca do povo: quem foi o autor da idéia de que os deputados merecem férias no mês de julho?

A pergunta que está na boca do povo: alguns candidatos estão tirando o povo para otário com os valores de alguns bens declarados?

A pergunta que não quer calar: porque a agricultura recebe tão pouco incentivo?

Atendendo a pedidos, o capítulo 31 dos salmos: “Porque tu, ó Senhor, és a minha rocha e a minha fortaleza; pelo que, por amor do teu nome, guia-me e encaminha-me. Tira-me do laço que me armaram, pois tu és o meu refúgio. efúgio, uma casa de defesa que me salve!”

A mensagem positiva do dia: “É sábio olhar para trás pois é avaliando a tortuosidade de nossas pegadas que poderemos garantir um caminho reto para o futuro”.
(quinta, 07/08/08)

As chamadas pesquisas sem cabimento

Uma pesquisa comprovou o que todo mundo já sabia: as novelas fizeram com que as famílias brasileiras tivessem menos filhos. Ora, isso já era até motivo de piada, mas agora vem lá um instituto qualquer para comprovar isso através de pesquisa.

É mais um tipo de pesquisa inútil, igual aquelas que a gente vê na TV ou lê nos jornais que não tem o menor cabimento. O exemplo a seguir é uma sátira, mas imagine você que 70% dos motoristas canhotos têm mais acidentes de trânsito, enquanto que 30% dos motoristas destros são mandados pelas mulheres.

Ou então: 45% de quem escova os dentes pela manhã é mais bem sucedido no trabalho, enquanto que 30% dos que não tomam banho todos os dias votam em branco na eleição. Tem algum fundamento nisso? Isso é apenas uma brincadeira, mas estamos cheios de pesquisas que não tem o menor cabimento! Pior quando são os governos que pagam este tipo de coisa!

Se bem que esta pesquisa de que o brasileiro fez menos filho por causa das novelas, pode ser encarada de forma diferente. As famílias têm menos filhos não porque o papai e a mamãe “perdem tempo” na frente da TV, mas porque as novelas mostram outra realidade e fizeram-nos mudar de idéia de só procriar. Mas se isso realmente fosse assim, porque quanto mais pobre – e sem TV por assinatura em casa – a família tem mais filhos?

Esta pesquisa pode mostrar algo muito interessante. Se só por causa das novelas o brasileiro já fez menos filhos, com certeza, então, o brasileiro vota tão mal porque não presta atenção nos noticiários e fica só olhando BBB, novela, futebol e outras besteiras na TV.

À propósito: a campanha política ainda está nos aquecimentos iniciais, mas como é bom ver os postes sem aquelas placas amarradas com arames, como é bom ver as ruas e calçadas limpas de santinhos jogados na calada da noite, como é bom não ter carro de som toda hora passando na rua com aqueles jingles “maravilhosos” a todo volume!

Pra ficar melhor ainda, melhor se não tiver carreata, foguetório e nem badernas de comícios! O dia que isso acontecer o Brasil deixa de ser 3º mundo e passa a ser país europeu! Aliás, lembro que há quatro anos tinha tanto carro de som de políticos nas ruas que faltava ouvido tanta coisa: “super oferta de batata no mercado... vote no vereador fulano... grande baile neste sábado... prometo lutar por saúde, educação... o povo merece mais, vote no beltrano... e por aí vai!

Atendendo a pedidos, o capítulo 31 dos salmos: “Em ti, Senhor, me refugio; nunca seja eu envergonhado; livra-me pela tua justiça! Inclina para mim os teus ouvidos, livra-me depressa! Sê para mim uma rocha de refúgio, uma casa de defesa que me salve!”

A mensagem positiva do dia: “Árvores são poemas que a terra escreve para o céu. Nós as derrubamos e as transformamos em papel para registrar todo nosso vazio”, de Kalil Gibran.

(quarta, 06/08/08)

Porque a Lei proíbe adolescentes de trabalhar?

Um vendedor varejista da região estava levando o filho junto para fazer entrega de produtos para cidades vizinhas, a fim de incentivá-lo a trabalhar e ir ensinando uma profissão, já que o rapaz já é um marmanjo de 17 anos. Porém, o cidadão anda com medo de que possa se complicar com “as autoridades”, pois com a nossa Lei, um menor de 18 não pode trabalhar.

Isso é um absurdo, porque a Lei proíbe o rapaz de trabalhar, mas não proíbe que as más influências puxem um menor para a criminalidade e para o mundo das drogas. Ora, imagina se este pai vai trabalhar para um lado, a mãe vai trabalhar para outro e deixa o filho sozinho. Como o cara não é mais criança, vai ocupar seu tempo livre zanzando pelas ruas e, no fim das contas, pode acabar se metendo com drogas ou no crime – ou nas duas coisas.

O problema é o mesmo com as meninas, onde ainda há o agravante de algumas que não trabalham e acabam sendo mães precocemente, talvez, ocasionando um problema social a mais. Já perceberam o efeito dominó que uma Lei errada pode causar na vida em sociedade, no que se refere a problemas?

Uma mensagem positiva para botar o dedo na ferida: “O trabalho afasta de nós três grandes males: o tédio, o vício e a necessidade”, de Voltaire.

A pergunta que não quer calar: você imagina que uma empresa fechou as portas em um município da região e demitiu quase 1 mil funcionários. Agora, vendeu o prédio, outra empresa se instalou no local, está gerando a terça parte dos empregos, mas trabalha há mais de mês com gerador, gastando óleo porque não tem energia elétrica liberada?

O pior de tudo é que a indústria não se localiza no fim do mundo, ao contrário, está situada no Centro da cidade. Este tipo de coisa nos deixa indignados, afinal de contas, a empresa quer ampliar e, além de não encontrar gente disponível, ainda tem o problema da empresa da falta de energia elétrica. Mas pior de tudo é que no município existe uma usina de energia elétrica que está em funcionamento. Só falta pensarem que ainda hoje se faz sapato só com serviço manual, com martelo e preguinhos!

A pergunta que está na boca do povo: porque o sinal de celular é tão ruim na maioria de nossas cidades?

A pergunta que não quer calar: será que alguns candidatos fizeram uma declaração dos bens tão abaixo da verdade para que não sejam explorados pelo povo? Tem candidato mais pé-rapado que a maioria do eleitorado, então, em vez do candidato pagar alguma coisa, quem se compadece e paga o candidato é o eleitorado!

A mensagem positiva do dia: “Depois de algum tempo você aprende que as verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias e o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida”, já dizia Shakespeare. E isso vale tanto para as questões pessoais, profissionais e, porque não, políticas.
(terça, 05/08/08)

Trabalhador ganha R$ 4,00 por hora e um deputado, R$ 11,5 mil por minuto

Dizer a verdade é uma virtude, porém a forma de dizê-la é que faz toda diferença, ainda mais no caso de pessoas que tem sua vida exposta ao público. Fica este pequeno recado aos nossos homens e mulheres que estão na vida pública e, principalmente, aos que estão em campanha política.

Ledo engano quem pensa que uma mentira contada muitas vezes, acaba virando uma verdade. A verdade nunca afunda, por mais que tentem afogá-la, ela sempre vai submergir e acabará vindo a tona. Fica este recado para que tenhamos uma campanha política limpa em todos os municípios.

Acabaram os feriados do ano. Já falamos aqui quando aconteceu o feriado de Corpus Christi, que este seria o último do ano. Mas é bom relembrar, porque muita gente já anda com saudade de ficar lagarteando em pleno dia de semana.

Acabou-se, sem feriado neste ano, porque 7 de setembro é domingo, 20 de setembro é sábado, Finados é domingo, Proclamação é sábado e assim por diante. Aliás, só Natal será em uma quinta, mas daí todos os dias são como se fossem feriados.

Na sexta, deixamos a seguinte pergunta que não quer calar: você é feliz ganhando R$ 4,00 ou R$ 5,00 por hora de trabalho e vendo quanto custa um minuto de “trabalho” de um político?

Em relação a isso, um comerciante entrou em contato e disse que ganhar R$ 4,00 ou R$ 5,00 por hora é privilégio de poucos. Segundo ele, a média do salário do comércio fica em torno de R$ 2,50 por hora e nas fábricas de calçados não está longe disso.

O mesmo comerciante ainda comentou que, em épocas não tão boas para o comércio como esta, os próprios donos de estabelecimentos têm que ficar feliz em receber R$ 4,00 ou R$ 5,00 por hora. Então vocês imaginam o que pensar quando a média salarial dos parlamentares brasileiros que “trabalham” em Brasília é de R$ 11,5 mil por minuto.

Isso é o mesmo que ganhar na loteria, afinal, além dos salários e dos benefícios como passagens, moradia, auxílio-telefone, auxílio isso e auxílio aquilo, os parlamentares ainda podem inventar o que dá na telha para viajar ao mundo todo. Acesse sites especializados sobre o assunto que vocês vão ver deputado viajando para locais que a gente nunca ouviu falar.

Aí a gente se pergunta: o que um deputado vai fazer em países totalmente desconhecidos?

À propósito: você prefere comícios com cervejada, foguetório e carreatas ou reuniões mais simples e rápidas, onde apenas conversas e propostas sejam “o prato principal”?

A mensagem positiva do dia: “No fim do jogo, o rei e o peão voltam para a mesma caixa”. Pense nisso e nunca queira ser mais do que ninguém, afinal de contas, todo mundo nasce pelado e quando morre não leva absolutamente nada, ou melhor, morremos no lucro, porque nascemos nus e somos enterrados com roupa. Este é o nosso lucro, o resto que a gente acumula durante a vida, não caberá na sepultura”.
(segunda, 04/08/08)

Pouca vergonha: parlamentares brasileiros são os mais do mundo

Um golpe contra a imagem do Congresso! Um estudo da organização Transparência Brasil mostrou que os parlamentares brasileiros são os mais caros do mundo. O minuto trabalhado aqui custa ao contribuinte R$ 11.545,00. Frise-se: isso é por minuto de “trabalho” e não por hora.

Por ano, cada senador não sai por menos de R$ 33 milhões e o custo anual de um deputado federal é de R$ 6,6 milhões. Para se ter uma idéia, tudo o que municípios como Lindolfo Collor, Morro Reuter, Presidente Lucena e Herval levam para arrecadar em um ano inteiro, somando todos os impostos, equivale ao que é gasto com um único parlamentar. É como se um município destes existisse só para sustentar senador!

Se fizermos a média do custo de um deputado ou senador do Brasil, cada parlamentar consome R$ 10,2 milhões (um só) por ano, enquanto na Itália é R$ 3,9 milhões, na França é R$ 2,8 milhões e na Espanha é R$ 850 mil. Vamos bater na tecla hoje e sempre! Enquanto isso, você está aí, trabalhando como burro de carga e sequer lembra em quem votou para deputado na última eleição! Parabéns, seu “prêmio” deveria ser um nariz de palhaço e umas orelhonas, bem enormes, de burro!

Quem quiser conferir a reportagem completa, em imagem, publicada no Bom Dia Brasil, poderá acessar o mauridandel.blogspot.com ou o blog todo mundo pode mudar o mundo.blogspot.com. A partir de hoje, como repúdio a esta pouca vergonha e como forma de divulgar esta notícia, todos os nossos e-mails pessoais e profissionais vão levar, no final de cada mensagem escrita, os números deste esbanjamento.

A pergunta que não quer calar: você é feliz ganhando R$ 4,00 ou R$ 5,00 por hora de trabalho e vendo quanto custa um minuto de “trabalho” de um político?

Aproveite o final de semana para pensar na mensagem positiva do dia: “Aproveite cada momento da sua vida ao máximo, passe o maior tempo possível com as pessoas que você ama, torne estes momentos inesquecíveis. Aproveite a sua vida! Problemas, esses todos temos, podem ter certeza! A diferença é saber que todos eles, mais cedo ou mais tarde, vão se resolver e, provavelmente, daí surgirão outros. Não podemos ficar esperando a ausência de problemas para sermos felizes ou para lutar por uma vida melhor”.

(sexta, 01/08/08)

A nossa BR é a mesma da década 60 e a culpa dos governos

O transporte no Brasil é um caos. E se dependermos de políticos, nosso transporte sempre será um caos, porque nada se faz. Todos sabem que o transporte ferroviário é mais barato e mais seguro, mas os governos conseguem fazer o contrário.

Andamos para trás e, em vez dos governos investirem em trens, acabaram com o pouco que tinha e resolveram investir – investir? – em transporte rodoviário. Ora, a carnificina que é o transito deveria ser culpa dos governantes e não do povo, que se vê obrigado a viver apertado num trânsito caótico como a sardinha dentro da latinha.

Se tivéssemos um transporte aéreo decente – que não dependesse de governo que não faz nada – e também transportes ferroviários bem desenvolvidos, com certeza a vida dos motoristas seria bem mais cômoda hoje em dia e os produtos chegariam mais baratos às mesas do povo brasileiro.

A nossa BR-116 até Porto Alegre é praticamente a mesma desde a década de 60. A população aumentou, mas a BR é a mesma. Logicamente os carros também aumentaram, mas a BR é a mesma! Mas além do aumento habitual, hoje em dia comprar um carro é mais fácil do que comprar uma cueca nova, então, o número de carros nas ruas aumentou violentamente. Mas a BR é a mesma!

O estado da nossa BR é apenas uma gota d´água em um oceano, afinal de contas, é inadmissível que o Rio Grande seja ligado ao resto do Brasil por um corredor da morte como ainda é a nossa BR-101. Como os governos foram tão incompetentes e não fizeram nada prevendo o aumento dos veículos, agora vêm com esta de rodízio para tirar um pouco dos carros das ruas.

Ora, se os governos tivessem investido de forma coerente nas estradas, nas ferrovias e no transporte aéreo, este caos não estaria acontecendo. Mas, pela incompetência deles, agora querem descontar no povo. Vivemos ainda em um apagão aéreo e vem aí o apagão rodoviário!

Com todo este pepino nas mãos, os governos inventam rodízio de veículos. Um dia ficam em casa os caminhões, outro dia não rodam os motoristas com carro de placa ímpar, outro dia, ficam na garagem os carros de final par.

À propósito: Daqui a pouco isso já vai ser café pequeno perto do problema, então vão inventar outros tipos de rodízios. Vai ter um dia que só podem rodar os carecas, noutro só podem rodar os canhotos, noutro só vão poder sair à rua os barbudos, noutro só os narigudos e assim por diante. Santa clemência nobres políticos! Tenham dó deste povo!

A mensagem positiva do dia: “As crianças necessitam mais de exemplos dos adultos do que precisam de censura”, de Joseph Joubert. Substitua a palavra criança por povo e a palavra adulto por políticos. Nesta época, isso é válido.
(quinta, 31/07/08)

A falta de respeito com os vereadores

Dia desses citamos que, apesar da pouca capacidade de alguns vereadores, era lamentável que muitos faziam chacota do que ocorria em algumas Câmaras de Vereadores. Mal isso foi divulgado no blog e já veio contraponto. Alguém identificado como Beto, de Morro Reuter, disse que não concorda, pois o cidadão que tem a coragem de se expor a homem público, tem que estar preparado para tudo. “Acho que se o candidato não tem condições de falar corretamente ou entender o básico de gestão pública está faltando com o respeito aos munícipes”, comentou.

O fato originou outros comentários, como da leitora identificada como Zu. “Até concordo que o cidadão que se dispõe a concorrer deve ter condições de se expressar corretamente e entender o que está acontecendo na vida pública, porém, pessoas que assistem as sessão e ficam rindo ou debochando dos vereadores, considero uma falta de respeito e educação”. Então, uma leitora denominada como Maria, de Morro Reuter, disse que “todo o candidato a vereador é eleito pelo voto do povo e, se o povo não saber escolher, o problema não é do candidato, mas sim, de quem não soube avaliar de como este cidadão iria representá-lo”.

Estes dias citamos que a água no Rio Grande tem uma das tarifas mais caras do Brasil, eis que um leitor deixou um comentário que mostra a dura realidade nossa no blog. Acesse o mauridandel.blogspot.com e confira: “Apesar de tudo, o povo continua lavando calçadas e automóveis com água tratada. Acho que a água ainda é muito barata, seja aqui no RS ou em qualquer parte do país. Daqui pouquíssimos anos estaremos pagando a preço de petróleo por pura ignorância nossa!” Este comentário é muito bem feito e deve ser divulgado, até porque, dá um tapa de luva em todo mundo que desperdiça água.

Atendendo a pedidos, de volta os Salmos, começando com o capítulo 23: “O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. Deitar-me faz em pastos verdejantes; guia-me mansamente a águas tranqüilas, refrigera a minha alma, guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome. Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam”.

A pergunta que não quer calar: agora que a campanha começou, alguém vai ter coragem de chutar um grande reajuste de salários para o próximo mandato?

A pergunta que está na boca do povo: A tragédia da TAM já completou um ano, mas quando é que alguém será punido?

A mensagem positiva do dia: “A vida me ensinou a nunca desistir, nem ganhar nem perder, mas procurar sempre evoluir. Podem tirar tudo que você tem ou conquistou na âmbito material, só não podem tirar de você as coisas boas que já fez e o teu aprendizado, porque dentro do teu coração e do teu cérebro, Deus ainda não deu permissão e nem inteligência para que o homem pudesse mexer e arrancar as coisas”.
(quarta, 30/07/08)

Quem está em dívida com os cofres públicos pode concorrer

Um cidadão comum, mero pagador de impostos, precisa estar com a ficha limpa e não pode estar devendo tributos ao município para concorrer a qualquer cargo de funcionário público. Na hora de prestar um concurso qualquer, seja para motorista, professor, médico ou gari, o cidadão não pode ter dívida de IPTU ou qualquer outra coisa.

A pergunta que não quer calar: se um cidadão comum tem tanto obstáculo para prestar um concurso qualquer, porque a Lei permite que um cidadão possa concorrer a vereador, prefeito ou vice, mesmo tendo dívida com o Município? Você emprestaria dinheiro para alguém que já está te devendo e não paga? Ou pior: você daria emprego e pagaria em dia para alguém que está devendo pra você?

Neste espaço, sempre defendemos direitos iguais porque a Constituição Federal sempre disse que “todos são iguais perante a nação”. Mas será que são, mesmo, todos iguais, ou a medida que os cargos são mais importantes, se exige menos?

Da mesma forma, porque um prefeito tem que andar na linha, se um Governo Estadual ou Federal podem fazer tudo? Um prefeito não pode fazer dívidas e nem “quebrar” uma Prefeitura, ou seja, deixar ela no vermelho, senão quem responde por isso é ele mesmo.

Aliás, tem até ameaças da famosa Lei de Responsabilidade Fiscal - a Lei 101, criada só para meter medo nos prefeitos - de meter no xilidró os prefeitos que botam os pés pelas mãos quando o assunto são as finanças públicas. Mas porque o Rio Grande está quebrado? Será que os governadores já não fizeram isso? Porque não aconteceu nada? Porque a corda sempre arrebenta do lado mais fraco? Porque um prefeito tem que renunciar para concorrer a deputado e porque um deputado não precisa renunciar para concorrer a prefeito?

Pelas páginas do Diário, semanalmente, passam moradores reclamando de cães e gatos envenenados. Infelizmente, quase ninguém faz nada, nem as próprias vítimas, que não se unem para trabalhar em relação ao assunto. Mas as autoridades são omissas neste ponto e enquanto animais estão sendo mortos, crianças e famílias inteiras sofrem com um cãozinho ou gatinho mortos – que são quase como se fossem da família – e todos ignoram o problema, que continua acontecendo sempre.

À propósito: o ano eleitoral está aí e convém que você fique atento nas promessas e nos famosos planos de governo. Metade das coisas nunca é cumprida e muitas são citadas apenas por descargo de consciência, porque até quem coloca a promessa no plano de governo não acredita que vai conseguir cumprir. Aliás, colocam algumas coisas para cumprir tabela, não, colocam para enrolar o povo!

Para encerrar, uma mensagem positiva do dia: “Viver, como talvez morrer, é recriar-se: a vida não está aí apenas para ser suportada, nem vivida, mas elaborada. Eventualmente reprogramada e conscientemente executada. Muitas vezes, deve ser ousada", de Lya Luft.

(terça, 29/07/08)

A cultura da cerveja e a Lei Seca

Estes dias foi divulgado que em um almoço em uma festa onde anteriormente se vendia 10 a 15 caixas de cerveja, neste mês a venda foi zero, devido a lei de tolerância zero no álcool nas estradas. Em 320 almoços não foi vendida sequer uma caixa de cerveja, o que demonstra que o povoe está mais assustado que “véia” em canoa.

Então um instrutor de trânsito deixou a seguinte mensagem no blog. “...no lugar da popular cervejinha durante o almoço no Kerb da Bergamota, ninguém bebeu nada? Todos apenas comeram? Duvido que não beberam refri! E porque não divulgam: foram vendidas três ou quatro caixas de refrigerante. Ass: Marcos Nogueira”. Feito o registro!

Este registro é importante e mostra uma grande verdade. No entanto, aqui na nossa região, durante anos e anos, se mede o tamanho de uma festa pelo número de caixas de cervejas vendidas. A coisa mais normal do mundo, até então, é você perguntar pra alguém como estava tal festa ou baile e a pessoa se sair com uma resposta desta: “Foram vendidas 200 caixas de cerveja”.

Se isso está incutido na nossa cultura, não vai ser de hoje para amanhã que vamos perder este hábito. Logicamente, se a venda de cerveja cair pela metade nas festas, muitas delas devem continuar sendo um sucesso de público, mas com pouca venda de cerveja, o que derruba o lucro de quem realiza a promoção pela metade.

À propósito: o deputado federal Renato Molling esteve na Festa do Colono e Motorista de Santa Maria do Herval, a sua cidade natal, e acabou ganhando um leilão, adquirindo uma enxada por 60 reais. A dúvida é se ele o deputado gosta das lidas na roça ou se ele vai levar para Brasília o joio que tem por lá e para plantar um pouco de vergonha na cara para alguns políticos que lá “trabalham”.

A pergunta que está na boca do povo: adianta o Photoshop (programa de computador que permite alterar as imagens) deixar os candidatos bonitos, jovens, carismáticos e sorridentes, se ao vivo os caras não sabem se comportar como tal e enfiam os pés pelas mãos?

A pergunta que não quer calar: será que vão voltar para o povo ou para os cofres públicos os R$ 44 milhões desviados do Detran e os R$ 2,8 milhões em selos, o que sangrava da assembléia por mês cerca de R$ 70 mil?

A pergunta que está engasgada na garganta: você sabia que grande parte dos funcionários que trabalham em nossa região ganham tão pouco que precisam trabalhar um dia inteiro para poder comprar um quilo de picanha?

Em tempo: imagina se as pessoas bem informadas sobre bastidores da política resolvem abrir a metralhadora giratória nesta época?

Em época de início de campanha, uma belíssima mensagem positiva do dia: "Para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho está errado", do publicitário Júlio Ribeiro.
(segunda, 28/07/08)

sábado, 9 de agosto de 2008

A solução para o transporte no Brasil

Por que as promessas de políticos são quase todas iguais? Se voltarmos atrás, lá para as campanhas eleitorais da década de 80 ou 90 para prefeito ou mesmo para o governo do Estado, independente do ano ou da eleição, as promessas são as mesmas.

À propósito: porque todo candidato a prefeito, seja de que município for, fala em mais saúde, educação, segurança e emprego! Isso não comprova que foram incompetentes em não conseguir as coisas há mais de 10 anos?

Não sei por que um candidato a prefeitos divulga seu plano de governo, se a grande maioria do povo não está nem aí para isso. O povo vota pela emoção, escolhe o menos pior, vota no candidato que seus pais e avós já votavam no passado, enfim, escolhe pela conveniência e não pelas promessas. O povo não acredita em promessa!

Lembro de um candidato a prefeito que prometeu, na minha frente, em um comício, que não ia fazer um “loteamentozinho popular qualquer”, mas sim, que ia “lotear três ou quatro hectares de terra”. Passou a eleição, o cara entrou e saiu da prefeitura e nem sei se fez meia dúzia de casa. E o povo? Ora, nunca ouvi uma só pessoa comentar o assunto ou cobrar a tal promessa!

Já que deu uma grande repercussão a coluna Umas & Outras na semana passada, vale a pena repetir aqui, afinal, até parece piada: “Tem candidato por aí que, sinceramente, teria direito de se inscrever no Bolsa-Família, porque dizem que não tem nada a declarar. Eles não tem bem algum, nem carro, nem casa, provavelmente moram de favor, andam de ônibus, comem feijão com arroz e carne de segunda no churrasco de domingo...”

A pergunta que não quer calar: qual o objetivo desta Lei que obriga os caras a declarar os bens antes de concorrer? Porque um candidato é submetido a esta palhaçada se o cara chuta que um terreno custa menos que uma bicicleta, outro coloca que tem conta bancária com um centavo, todo mundo ri e ninguém faz nada!

A pergunta que está na boca do povo: se o candidato declarar a verdade e ele for bem de vida, será que não se tornaria alvo fácil da bandidagem?

A mensagem positiva do dia: “Quem olha para fora, sonha; quem olha para dentro,desperta", de Carl Young. "Ao dizer alguma coisa, cuide para que suas palavras nãosejam piores que o seu silêncio”.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Considerações sobre a cidade

RÁPIDAS
Ultimamente as sessões tem sido rápidas. Melhor assim, porque se elas são rápidas, não tem picuinhas, não tem alfinetadas e nem embates mais ríspidos. Até porque, como nos falou semana passada um vereador: “aqui dentro não dá voto”. Então fazem a sessão rápida e vão para a rua fazer campanha!
NÃO?
A gente já pensa diferente: sessão dá voto e também faz perder voto. Se o cara vai lá e só fala bobagem, ele perderá votos, sim. Mas se o cara vai lá na Câmara e trabalha, ganhará muitos votos porque isso repercutirá na comunidade.
CÉREBRO 0 KM
Ir lá discursar e falar besteira não dá voto pra ninguém, porque como diria meu pai: “discurso não enche barriga”. Mas cada um no seu quadrado e cada um que pense o que quiser, por isso Deus deu cérebro quase do mesmo tamanho para todos. Só que tem gente que precisa estrear o seu!
FIASCO
E os carros de som no horário de meio-dia vão continuar até quando? O pessoal que tem empresa de divulgação de rua na cidade e o pessoal dos caminhões de gás estão indignados com a Lei que são obrigados a cumprir. Eles afirmam que vem gente de fora, não cumpre e ninguém faz nada. Vamos parar de palhaçada, porque criar lei pra ninguém cumprir é o mesmo que botar nariz de palhaço e ficar rindo da própria desgraça.
SAIR A PAU
Tem dono de depósito de gás que está com a cópia da Lei e recortes de jornal guardadas em casa. Segundo nos falou um, o dia que um dos atuais vereadores pisar no seu pátio, vai sair abaixo de cacete. Outro rapaz disse que vai transferir seu carro para Novo Hamburgo e botar placa de lá, então poderá trabalhar normalmente aqui no horário que quiser, sem respeitar escola e hospital, afinal, assim que fazem alguns que vem de fora. Será verdade?
RÉDEA
A iniciativa desta Lei pode ser boa, não estamos discutindo isso, mas se não tem fiscalização, melhor nem criar a Lei. Assim é com as antenas de celular e outras tantas Leis que foram criadas e não são cumpridas. Ou melhor, a Lei tem que ser cumprida para alguns, mas a rédea é solta para outros. Favorecimento? E temos muitos exemplos disso aqui em Dois Irmãos e também no Brasil todo.
E NA POLÍTICA...
E na campanha política as coisas estão indo. Aos que gostam deste assunto, deixamos um “até breve”...
COLUNA
Esta coluna pautou muitas coisas nesta cidade ao longo de quase uma década. Foi assim na Câmara de Vereadores, foi assim na questão de política, policial e tantas coisas. Em vez da gente ficar aqui dando trela em assuntos repetidos de política, estamos usando o espaço para colocar outros assuntos de interesse da comunidade.
NORTE
Engana-se quem pensa que não queremos falar em política, mas estamos abordando aqui outros assuntos para pautar alguns candidatos, afinal, aqui aparecem muitos problemas e também as coisas que funcionam em nossa cidade. E muitos candidatos conhecem a cidade ou se informam sobre muita coisa que acontece na cidade, através do jornal. Então, estamos prestando um serviço a alguns candidatos!
PROMESSA
Fiquem atentos aos planos de governo. Apenas para ler e ver o que está escrito, mas uma coisa é certa: quase ninguém cumpre e quase ninguém guarda os planos de governo para cobrar depois.
SUGESTÕES
* Dois Irmãos tem faixa de pedestre não sei para que! Dificilmente você encontra algum pedestre atravessando a rua nas faixas de segurança.
* Será que faltam faixas de pedestre ou falta vontade dos pedestres?
* Será que os motoristas respeitam as faixas?
* E as bikes nas calçadas, até quando?
* E os vendedores ambulantes em finais de semana, até quando?
* E os cães morrendo envenenados? E os cães e gatos sendo abandonados em nossa cidade?
* E as câmeras de segurança?
* E o auxílio-moradia para brigadianos?
* E a proibição de caminhões estacionarem na Av. 25 de Julho?
* E a Lei sobre carros-fortes, recém criada, que ainda não é cumprida?
* E nossa escola técnica? E nossos incentivos para atrair empresas e para ajudar nossas empresas que não estão bem das pernas?
VERDADE OU MENTIRA?
Será verdade ou mentira que os candidatos só procuram o comércio e a indústria na hora da campanha e depois nunca mais vão em reuniões da CDL e entidades parecidas?
(coluna Começo de Conversa, 04/08/08)

Arquivo do blog

2011

Livros lidos em 2011*
52 - O dia de um jornalista americano em 2.889, Julio Verne, 80 pág, Ed. Hemus, 19/11 a 24/11/2011. (nota 5)
51 - Em outras palavras, Lya Luft, Record, 224 pág, 17/12/2011. (nota 7)
50 - Jogo sujo, Marcelo Duarte, Ática, Série Vaga-Lume, 134 pág, 16/11 a 19/11/2011. (nota 7,5)
49 - Espíritos entre nós, James van Praagh, Sextante, 134 pág, 31/10 a 07/11/2011. (nota 7)
48 - Percalços, Ernani Mügge, Con-Texto, 74 pág, 29/10 a 31/10/2011.

47 - Instantes, Ernani Mügge, Oikos Editora, 64 pág, 30/10/2011.
46 - Chatô, o Rei do Brasil, Fernando Moraes, Ed. Companhia das Letras, 731 pág, 10/06 a 29/10/2011. (nota 9)
45 - Seja líder de si mesmo; Augusto Cury, Sextante, 122 pág, de 20/09 a 25/09/2011. (nota 8)
44 - Monte seu próprio negócio; Leandro Martins; Digerati Books, 111 pág, de 06/08 a 20/09/2011.
43 -Crônicas do Lelo, Aurélio Decker, Ed. Metropole, 176 pág, 19/08 a 11/09/2011). (nota 6)
42 - Eis o homem Paulo Sant´Ana; Paulo Sant´Ana, RBS Publicações, 168 pág, 13/08 a 04/09/2011. (nota 6)
41 - Crônicas de minha cidade; Carlos de Souza Moraes, Ed. Unisinos, 239 pág, 14/08 a 21/08/2011.
40 - Coisas do corações; Beto Ody (Rádio Alegria), Palotti, 148 pág, 11/08 a 20/08/2011).
39 - Meu guri; David Coimbra, LP & M, 185 pág, de 11/08 a 14/08/2011. (nota 7,5)
38 - Meditando com Brian Weiss, Sextante, 105 pág, de 06/08 a 07/08/2011. (nota 6)
37 - Cá entre nós, Ernest Sarlet, Ed. Feevale, 178 pág, de 27/07 a 31/07/2011. (nota 5)
36 - O maior vendedor do mundo; Og Mandino; Ed. Record, 118 pág, 22/07 a 30/07/2011. (nota 9)
35 - Conquistar e manter clientes; Daniel Godri; Ed. Eko, 116ª edição, 75 pág, 19/07/2011. (nota 5,5)
34 - Auto-hipnose, desperte o seu gigante interior, Mauro Rosso, Ed. Imprensa Livre, 69 pág, de 19 e 20/07/2011.
33 - O símbolo perdido, Dan Brown, Sextante, 489 pág, de 02/07 a 16/07/2011. (nota 8,5)
32- O segredo de Luisa, Fernando Dolabela, Sextante, 303 pág, de 1º/07 a 03/07/2011. (nota 7,5)
31 - 35 melhores contos do RS, Maria da Glória Bordini (organizadora), 322 pág, IEL (Corag), de 23/06 a 27/06/2011. (Simões Lopes Neto, E. e LF Veríssimo, L.C. Barbosa Lessa, Jane Tutikian, L.A. Assis Brasil, Sérgio Capparelli, Carlos Carvalho, Alcides Maya, Caio Fernando Abreu, Josué Guimarães, Sérgio Faraco, Charles Kiefer, Moacyr Scliar...) (nota 6)
30 - A vida que ninguém vê, Eliane Brum (ZH), Editora Arquipélago, 208 pág, 23/06 a 25/06/2011. (nota 8)
29 - Os segredos dos campeões, Roberto Shinyashiki, Ed. Gente, 182 pág, 24/05 a 23/06/2011. (nota 7,5)
28 - Avenida de histórias, Henrique Schneider, Produção Um Cultural, 132 pág, 21/06/2011. (nota 7,5)
27 - O Monge e o Executivo, James C. Hunter, Ed. Sextante, 143 pág, de 20/05 a 12/06/2011. (Uma história sobre a essência da liderança). (nota 8,5)
26 - O caçador de pipas, Khaled Hosseini, Ed. Nova Fronteira, 370 pág, 14/05 a 16/05/2011) - 8mil vendidos. (nota 9)
25 - O Analista de Bagé; Luis Fernando Veríssimo; L & PM Pocket, 84 pág, 2ª vez, 01/05/2011. (nota 7)
24 - Nunca desista dos seus sonhos, Augusto Cury, Sextante, 156 pág, 2ª vez, 04/04 a 01/05/2011. (nota 8)
23 - Autoconhecimento: o primeiro passo para a liderança; Claiton Marusiak; Ed. Treze, 52 pág, 2ª vez, 01/05/2011.
22 - O caminho da tranquilidade, Sua Santidade, o Dalai Lama, coleção Auto Estima, Ed. Sextante, 96 pág, 15/04 a 19/04/2011. (nota 6,5)
21 - Trem-Bala, Martha Medeiros, L & PM Pocket, 247 pág, 04/04 a 15/04/2011. (nota 9)
20 - De Pedro a Collor; charges; Sampaulo (Paulo Sampaio), AGE Editora, 110 pág, 20/11 a 09/04/2011. (nota 6)
19 - A Arte de Fazer Jornal Diário, Ricardo Noblat, Ed. Contexto, 174 pág, 23/03 a 03/04/2011. (nota 9,5)
18 - A Objetividade Jornalística, Luiz Amaral, Ed. Sagra-Luzzatto, 96 pág, 24/03 a 27/03/2011. (nota 5)
17 - Diários de um repórter, Flávio Alcaraz Gomes, L & PM, 180 pág, 01/03 a 24/03/2010. (nota 5,5)
16 - A Miséria do Jornalismo Brasileiro; Juremir Machado da Silva, Vozes, 155, 01/03 a 12/03/2011. (nota 8,5)
15 - The Secret - O Segredo; Rhonda Byrne, Ediouro, 198 pág, 26 e 27/02/2011). (nota 9)
14 - O Aleph; Paulo Coelho, Ed. Sextante, 240 pág, 10/02 a 26/02/2011). (nota 6,5)
13 - O Doce Veneno do Escorpião, O Diário de uma Garota de Programa; Bruna Surfistinha (Raquel Pacheco), Panda Books, 168 pág, 18/02 e 19/02/2011. (nota 1)
12 - Odisséia Urbana; Ismael W. Manganelli, 110 pág, 19/02/2011.
11 - Como Evitar Preocupações e Começar a Viver; Dale Carnegie; Cia Editora Nacional, 423 pág, 25/09/2010 a 16/02/2011. (nota 7,5)
10 - O Vôo da Cobra; Lucas Izoton, 164 pág, Independente Cobra D'Água, 22 e 23/01/2011. (nota 8,5)
ESTATÍSTICA DE 2011*
* 43 livros em 2011 - 4 livros/mês -
7.937 pág - 721 pág/mês e 24 pág/dia.
* 35 livros - até fim/set - 4,3 livros/mês - 6.496 pág - 812 pág/mês e 27 pág/dia.
* 21 livros - até fim/jun - 4,2 livros/mês - 3.688 pág - 737 pág/mês e 24 pág/dia.
* exceto janeiro=férias.

2012

Livros lidos em 2012
81 - A motocicleta azul, Luis Carlos Pez, Ed. Uri, 79 pág, 23/12 a 24/12/12. (nota 5).
80 - Os segredos da mente milionária, Harv Eker, Sextante, 175 pág, 27/10 a 23/12/12. (nota 9,5).
79 - Como formar & treinar equipes de vendas, Diego Maia, Ed. Ferreira ,130 pág, 15/12 a 22/12/12. (nota 6).
78 - Saiba mais para gastar menos, Elaine Toledo, Ed. Alaúde, 143 pág, 01 a 09/12/2012. (nota 7).
77 - O X da questão, Eike Batista, Sextante, 130 pág, 01 a 02/12/2012. (nota 8).
76 - Planejamento estratégico: um bem ou um mal necessário, Roberto Tadeu de Morais, Ed. Fundo de Cultura (Faccat), 109 pág, 02/12/2012. (nota 6,5).
75 - Quanto custa ficar rico, Paulo Portinho, Campus, 165 pág, 20/10 a 15/11/2012. (nota 7,5).
74 - A oração que Deus entendia, Paulo Coelho, Ed. Caras, 64 pág, 03/11/2012. (nota 6,5).
73 - A Revolução dos Bichos, George Orwel, Globo, 143 pág, 02/11/2012. (nota 9,5).
72 - Assassinatos na Academia Brasileira de Letras, Jô Soares, Companhia das Letras, 252 pág, 26/10 a 28/10/2012. (nota 7,5).
71
- Seja líder de si mesmo, Augusto Cury, Sextante, 127 pág, 12/10/2012. (nota 7).
70 - A Lei de Murphy, Arthur Bloch /Millor Fernandes, Record, 106 pág, 09 a 12/10/2012. (nota 5).
69 - Selma e Sinatra, Martha Medeiros, Objetiva, 132 pág, 09 a 11/10/2012. (nota 4).
68 - Maigret e o homem do banco, Georges Simenon, L&PM/Nova Fronteira, 192 pág, 05 a 09/10/2012. (nota 6,5)
67 - O vencedor está só, Paulo Coelho, Agir, 398 pág, 18/09 a 27/09/2012. (nota 7)
66 -
Programa Integral de Leitura (Guia Introd e 1º Ciclo, Olga Camargo Valcárel, Pilbra, 78 pág, 03/09 a 21/09/2012. (nota 7)
65 -
Brasa sob cinzas, Leonardo Boff, Record, 121 pág, 12/09 a 18/09/2012. (nota 6)
64 - Espiritualidade, Leonardo Boff, Sextante, 63 pág, 03/09 a 06/09/2012. (nota 5)
63
- O que Steve Jobs faria?, Peter Sander, Universo dos Livros, 165 pág, 21/06 a 11/08/2012. (nota 7)
62 - As sete Leis Espirituais do sucesso, Deepak Chopra, Ed. Best Seller, 103 pág, 24/06 a 08/07/2012. (nota 9,5)
61 - Filhos inteligentes enriquecem sozinhos, Gustavo Cerbasi, Ed. Gente, 170 pág, 16/05 a 24/06/2012). (nota 7)
60 - Casais inteligentes enriquecem juntos, Gustavo Cerbasi, Ed. Gente, 163 pág, 22/04 a 13/05/2012. (nota 7,5)
59 -Curso básico para resolver problemas e tomar boas decisões, Ken Watanabe, Sextante, 127 pág, 15/04 a 21/04/2012. (nota 4,5)
58 -O Príncipe, Nicolau Maquiavel, Nova Cultural, 282 pág, 17/03 a 15/04/2012. (nota 6,5)
57 - Faça todo mundo gostar de você em 90 segundos, Nicholas Boothmann, Ed. Gente, 190 pág, 09/04 a 15/04/2012. (nota 7)
56 - Dez Leis para ser feliz, Augusto Curi, Sextante, 121 pág, 05/04/2012. (nota 6)
55 - Investimentos inteligentes, Gustavo Cerbasi, Ed. Thomas Nelson do Brasil, 271 pág, 22/09 a 24/03/2012. (nota 7)
54 - O Homem que Calculava, Malba Tahan, Ed. Record, 301 pág, 05/10/2011 a 26/02/2012. (nota 7,5)
53 - Pai Rico, Pai Pobre, Robert Kiyosaki e Sharon Lechter, Ed. Campos, 186 pág, 14/01/2012 a 29/01/2012. (nota 7)
ESTATÍSTICA DE 2012*
- Em 2012, 28 livros, 2,5 mês - 4.683 pág, 425/mês e 14,2/dia.
- Até fim/julho, 10 livros, 1,6/mês - 1.914 pág, 319/mês e 10,6/dia.

- Em 2011 - 43 livros, 4/mês - 7.937 pág, 721/mês e 24/dia.
* exceto janeiro=férias.