A mordida dos impostos!

quinta-feira, 26 de maio de 2011

DI no Patrola

Dois Irmãos estará no Patrola neste sábado. A matéria com Luchéu da Silva tocando eufônio na Rua da Praia e sua entrevista feita pela Rodaika vai ar ar na RBS TV neste sábado, às 11h30min. Quem quiser conferir as chamadas, já pode conferir no site do Click RBS.. Há outras matérias, como a com Flávio Fachel de NY.

sábado, 21 de maio de 2011

Divisão do Pará e da Bahia em cinco Estados é brincadeira!

Quando você começou os estudos, lá nas séries iniciais, provavelmente ficou sabendo que o Brasil tinha cerca de 20 Estados. Esta realidade mudou e hoje são 26, mais o Distrito Federal. Mas há movimentações em Brasília para que os outrora 20 se tornem 29. Aí já são 30, com o DF! É brincadeira!
A gente sabe que todas as justificativas e desculpas para criação de novos Estados é balela. No fundo, esta é a melhor forma de criar mais cargos para políticos e arrumar emprego para mais um monte de apadrinhados de políticos!

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Pará pode ser dividido em Tapajós, Carajás e Pará


É a melhor forma de encontrar emprego para mais um monte de apadrinhados de políticos....
A Câmara aprovou nesta quinta-feira a realização de plebiscitos no Pará para a criação de dois novos Estados, Carajás e Tapajós. Os dois territórios poderão ser desmembrados do Estado do Pará.
No caso de Carajás, será promulgado um decreto legislativo e o plebiscito terá de ser feito no prazo de seis meses. O projeto que prevê um plebiscito sobre a criação de Tapajós ainda voltará para o Senado.
De acordo com o deputado Giovanni Queiroz (PDT-PA), já foram reservados no orçamento deste ano R$ 8,6 milhões para a realização dos plebiscitos. A ideia, no entanto, é aguardar a aprovação para Tapajós no Senado e fazer um só plebiscito sobre a criação dos dois novos Estados.
Pelo texto, Carajás ficará no sul e sudeste do Pará e contará com 39 municípios --a maior cidade da região é Marabá. Tapajós ficará a oeste do Estado, com 27 cidades --a maior é Santarém.

Queiroz afirmou que há "dois laboratórios a céu aberto" no país que, segundo ele, comprovam que a divisão territorial poderá trazer mais desenvolvimento à região.

"Tocantins e Mato Grosso do Sul, que foram desmembrados, estão hoje em situação melhor. Tocantins era antes o corredor da miséria goiana", disse.

O deputado Chico Alencar (Psol-RJ) foi um dos poucos críticos do plebiscito para a criação dos dois novos Estados, que foram aprovados na Câmara por votação simbólica.

Câmara autoriza plebiscitos sobre divisão do Pará em três estados

O novo estado de Tapajós teria 27 municípios e ocuparia mais da metade do território atual do Pará. Já Carajás teria 39 municípios e um quarto do estado atual.
Câmara aprovou nesta quinta-feira (5) dois projetos que autorizam a convocação de plebiscitos para dividir o Pará em três estados.

O estado de Tapajós teria 27 municípios e ocuparia mais da metade do território atual do Pará. Carajás teria 39 municípios e um quarto do estado atual.

O decreto para o plebiscito sobre Carajás segue para promulgação do Congresso. O plebiscito sobre Tapajós depende de votação no Senado. Depois da publicação dos decretos, o prazo para a consulta à população será de seis meses.

O que você acha de dividir a Bahia em dois Estados?

A justificativa é de que é preciso criar dois Estados. No fundo, o motivo é ter mais governador, mais secretários, mais deputados, enfim, pegar mais dinheiro em Brasília. Veja o que disse Maria Bethânia quando, em 80, tentaram dividir o Estado da Bahia em dois.

Deputado quer dividir a Bahia em dois Estados

O deputado federal Oziel Oliveira (PDT-BA) ganhou destaque nesta semana por apresentar um projeto que pretende dividir a Bahia em dois Estados – Bahia e São Francisco. De acordo com o projeto, que será analisado pelo Congresso Nacional, o Estado do São Francisco teria 173 mil quilômetros quadrados, um PIB de R$ 10 bilhões e seria composto inicialmente por 31 municípios. Mesmo antes do deputado dar entrada na proposta, a discussão gera polêmica.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Povo gaúcho passará vergonha na Copa de 2014

Faltam menos de quatro anos para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Há alguns dias, criticamos o governo federal, o único que ainda acredita que as obras não estão atrasadas. Dilma e seus ministros vão fazer o Brasil passar vergonha, isso é certo!

Mas não adianta a gente jogar a pedra apenas na vidraça que está mais longe. Vamos olhar o nosso próprio umbigo. Quando Porto Alegre foi escolhida para ser uma das sedes da Copa das Confederações, em 2013, seu prefeito, Fortunatti, disse ter plenas convicções que o Internacional concluiria o Estádio Beira-Rio a tempo.

Ora, senhor Fortunatti, se o senhor estivesse menos preocupado em dar cargo e emprego para o PT, querendo os petistas na sua chapa de reeleição ano que vem, teria tido um pouquinho mais de cuidado ao dar esta resposta.

Povo gaúcho passará vergonha na Copa de 2014

Faltam menos de quatro anos para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Há alguns dias, criticamos o governo federal, o único que ainda acredita que as obras não estão atrasadas. Dilma e seus ministros vão fazer o Brasil passar vergonha, isso é certo!

Mas não adianta a gente jogar a pedra apenas na vidraça que está mais longe. Vamos olhar o nosso próprio umbigo. Quando Porto Alegre foi escolhida para ser uma das sedes da Copa das Confederações, em 2013, seu prefeito, Fortunatti, disse ter plenas convicções que o Internacional concluiria o Estádio Beira-Rio a tempo.

Ora, senhor Fortunatti, se o senhor estivesse menos preocupado em dar cargo e emprego para o PT, querendo os petistas na sua chapa de reeleição ano que vem, teria tido um pouquinho mais de cuidado ao dar esta resposta.

O Inter pode terminar o Beira Rio, ou o Grêmio pode ter a Arena pronta. Estádio nós teremos, ou um ou outro, pois a iniciativa privada faz e não enrola, como os políticos! Mas e o senhor, como prefeito, garante que teremos transporte público com qualidade? Teremos perimetrais e obras para melhorar o trânsito?

E a parte da Prefeitura, a sua parte, dá pra confiar? O senhor tem plenas convicções de que o teu serviço vai estar pronto? E mais, o senhor Tarso Genro, nos dá segurança de que, como governador, vai fazer a sua parte para que os gaúchos não passem vergonha com a Copa das Confederações em 2013 e a Copa de 2014? O povo gaúcho precisa de uma resposta!

A pergunta que está na boca do povo: alguém já fez alguma coisa prática, a não ser discursar e enrolar o povo sobre este assunto?

A propósito: amanhã, vamos alfinetar os prefeitos, que também só enrolaram, discursaram e sonharam em atrair turistas na Copa, mas nada fizeram.

Sobre o assunto debatido ontem, a impressão que dá é que o governo “deixa” a gente ser proprietária das coisas, porque é mais barato pra ele. Não precisa pagar reformas nem melhorias nas casas ou carros, assim como em outros bens.

terça-feira, 17 de maio de 2011

O Brasil é comunista!

Estou chegando a conclusão que o Brasil é comunista. Não só por causa do Lula ou da Dilma, que herdaram uma herança maldita e estão dando continuidade.

Sarney, Itamar, FHC, Collor e todos os outros presidentes, deputados e senadores do passado ajudaram ao Brasil ser mais um da pequena lista de socialistas. Digo que o comunismo tomou conta do Brasil porque parece que tudo é do governo.

domingo, 15 de maio de 2011

Rota Romântica precisa parar com as concorrências de suas festas

A maioria dos municípios da nossa região tem uma agenda cultural e festiva. Antes do início de cada ano, líderes comunitários são reunidos para uma reunião, onde entram em um acordo para que a festa de uma comunidade não coincida no mesmo dia da festa da comunidade vizinha.

É elogiável esta atitude de vários municípios, que fazem bem direitinho o dever de casa, para que ninguém saia perdendo. Todo mundo sabe que ter duas festas ou promoções no mesmo dia é prejuízo.
Quando são comunidades próximas, as duas saem perdendo com a concorrência festiva.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

O que faz uma pessoa ser eleita como prefeito de uma cidade

As disputas políticas para escolher o futuro prefeito sempre foi algo decidido lá no meio de cada município, por menor que seja. Nem sempre o eleito é o mais preparado ou o mais simpático, pois há uma série de fatores que influenciam, como o seu passado, a sua família, o dinheiro, as coligações e amizades.

Da mesma forma, o trabalho de um prefeito não é medido pela sua popularidade. O que conta são as obras. Tem ex-prefeito que já morreu e que até hoje é lembrado com pesar. Poderia ser semi-analfabeto, mal saber falar o português e até ser um poço de grossura...

domingo, 8 de maio de 2011

Um prefeito aceita concorrer de vice?

Andaram me perguntando por aí se existe a possibilidade de alguém que já foi prefeito concorrer a vice-prefeito. Perguntaram-me em dois municípios diferentes. Escapei pela tangente e respondi que sim, citando alguns exemplos disso.

A pergunta que não quer calar: será que vêm dobradinhas fortes nestes municípios, com dois prefeitos numa mesma chapa? Onde será isso?

Muitas festas acontecem pela região nesta época do ano. A disputa por cada visitante é grande e leva quem tem a melhor programação e a melhor divulgação. Tem crise? Não, a crise só existe depois que a festa acaba e as contas atrasam.

A Marcha dos Prefeitos e a luta pela repartição justa do Pré-Sal

Esta semana acontece a Marcha dos Prefeitos em Brasília. A Confederação Nacional dos Municípios está chamando prefeitos do Brasil todo para protestar tentando mais repasses financeiros para os municípios. A bandeira da vez, de novo, será a luta pelo Pré-Sal.
Falar em Pré-Sal é falar de “dinheiro pra mais de metro”! Tudo o que for extraído de petróleo ficará com a empresa que tirar o ouro negro lá do fundo. Em outras palavras, tudo ficará com as multinacionais. O governo só ganhará o imposto. E isso é muita grana!

sexta-feira, 6 de maio de 2011

O salto alto prejudica no esporte e na política...

Domingo é Dia das Mães e duas coisas precisam ser ditas. Em primeiro, que a maioria dos supermercados estará fechada, portanto, antecipe suas compras pra não passar fome. Em segundo lugar, domingo é dia de levar sua mãe, esposa, avó ou sogra pra almoçar fora e a grande pedida sempre são nossos restaurantes da subida da Serra.

Domingo teremos aquele friozinho gostoso do início do inverno, que só chega oficialmente em junho. Aproveite o dia e visite a Encosta da Serra e almoce nos restaurantes das nossas cidades da Rota Romântica.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

O Mapa do Pré-Sal

O Mapa do Pré-Sal. Por que poucos municípios querem a grana do Pré-Sal toda para eles? O Brasil todo tem que ter sua parcela deste repasse.

Marcha dos Prefeitos pelo Pré-Sal em Brasília

Semana que vem acontece a Marcha dos Prefeitos em Brasília. A Confederação Nacional dos Municípios está chamando prefeitos do Brasil todo para protestar tentando mais repasses financeiros para os municípios. A bandeira da vez, de novo, será a luta pelo Pré-Sal.
Falar em Pré-Sal é falar de “dinheiro pra mais de metro”! Tudo o que for extraído de petróleo ficará com a empresa que tirar o ouro negro lá do fundo. Em outras palavras, tudo ficará com as multinacionais. O governo só ganhará o imposto. E isso é muita grana!

domingo, 1 de maio de 2011

A violência urbana - o tráfico é uma empresa, mas ilegal

A violência urbana é o assunto do momento. Fragmentos do documentario "Noticias de uma guerra particular" de de Moreira Sales mostra que o tráfico é uma empesa, porém, ilegal. Enquanto os pais trabalham 8 a 12 horas por dia para ganhar um salário mínimo, o filho ganha o dobro (e por semana) apenas se entrar para o tráfico. O documentário é da década de 90, imagina como está agora!

O tráfico - documentário de Moreira Salles

Documentário de Moreira Salles mostra como funcionam as coisas no morro. E isso foi no final da década de 90, imagina como está agora (e se é assim somente no morro).

Arquivo do blog

2011

Livros lidos em 2011*
52 - O dia de um jornalista americano em 2.889, Julio Verne, 80 pág, Ed. Hemus, 19/11 a 24/11/2011. (nota 5)
51 - Em outras palavras, Lya Luft, Record, 224 pág, 17/12/2011. (nota 7)
50 - Jogo sujo, Marcelo Duarte, Ática, Série Vaga-Lume, 134 pág, 16/11 a 19/11/2011. (nota 7,5)
49 - Espíritos entre nós, James van Praagh, Sextante, 134 pág, 31/10 a 07/11/2011. (nota 7)
48 - Percalços, Ernani Mügge, Con-Texto, 74 pág, 29/10 a 31/10/2011.

47 - Instantes, Ernani Mügge, Oikos Editora, 64 pág, 30/10/2011.
46 - Chatô, o Rei do Brasil, Fernando Moraes, Ed. Companhia das Letras, 731 pág, 10/06 a 29/10/2011. (nota 9)
45 - Seja líder de si mesmo; Augusto Cury, Sextante, 122 pág, de 20/09 a 25/09/2011. (nota 8)
44 - Monte seu próprio negócio; Leandro Martins; Digerati Books, 111 pág, de 06/08 a 20/09/2011.
43 -Crônicas do Lelo, Aurélio Decker, Ed. Metropole, 176 pág, 19/08 a 11/09/2011). (nota 6)
42 - Eis o homem Paulo Sant´Ana; Paulo Sant´Ana, RBS Publicações, 168 pág, 13/08 a 04/09/2011. (nota 6)
41 - Crônicas de minha cidade; Carlos de Souza Moraes, Ed. Unisinos, 239 pág, 14/08 a 21/08/2011.
40 - Coisas do corações; Beto Ody (Rádio Alegria), Palotti, 148 pág, 11/08 a 20/08/2011).
39 - Meu guri; David Coimbra, LP & M, 185 pág, de 11/08 a 14/08/2011. (nota 7,5)
38 - Meditando com Brian Weiss, Sextante, 105 pág, de 06/08 a 07/08/2011. (nota 6)
37 - Cá entre nós, Ernest Sarlet, Ed. Feevale, 178 pág, de 27/07 a 31/07/2011. (nota 5)
36 - O maior vendedor do mundo; Og Mandino; Ed. Record, 118 pág, 22/07 a 30/07/2011. (nota 9)
35 - Conquistar e manter clientes; Daniel Godri; Ed. Eko, 116ª edição, 75 pág, 19/07/2011. (nota 5,5)
34 - Auto-hipnose, desperte o seu gigante interior, Mauro Rosso, Ed. Imprensa Livre, 69 pág, de 19 e 20/07/2011.
33 - O símbolo perdido, Dan Brown, Sextante, 489 pág, de 02/07 a 16/07/2011. (nota 8,5)
32- O segredo de Luisa, Fernando Dolabela, Sextante, 303 pág, de 1º/07 a 03/07/2011. (nota 7,5)
31 - 35 melhores contos do RS, Maria da Glória Bordini (organizadora), 322 pág, IEL (Corag), de 23/06 a 27/06/2011. (Simões Lopes Neto, E. e LF Veríssimo, L.C. Barbosa Lessa, Jane Tutikian, L.A. Assis Brasil, Sérgio Capparelli, Carlos Carvalho, Alcides Maya, Caio Fernando Abreu, Josué Guimarães, Sérgio Faraco, Charles Kiefer, Moacyr Scliar...) (nota 6)
30 - A vida que ninguém vê, Eliane Brum (ZH), Editora Arquipélago, 208 pág, 23/06 a 25/06/2011. (nota 8)
29 - Os segredos dos campeões, Roberto Shinyashiki, Ed. Gente, 182 pág, 24/05 a 23/06/2011. (nota 7,5)
28 - Avenida de histórias, Henrique Schneider, Produção Um Cultural, 132 pág, 21/06/2011. (nota 7,5)
27 - O Monge e o Executivo, James C. Hunter, Ed. Sextante, 143 pág, de 20/05 a 12/06/2011. (Uma história sobre a essência da liderança). (nota 8,5)
26 - O caçador de pipas, Khaled Hosseini, Ed. Nova Fronteira, 370 pág, 14/05 a 16/05/2011) - 8mil vendidos. (nota 9)
25 - O Analista de Bagé; Luis Fernando Veríssimo; L & PM Pocket, 84 pág, 2ª vez, 01/05/2011. (nota 7)
24 - Nunca desista dos seus sonhos, Augusto Cury, Sextante, 156 pág, 2ª vez, 04/04 a 01/05/2011. (nota 8)
23 - Autoconhecimento: o primeiro passo para a liderança; Claiton Marusiak; Ed. Treze, 52 pág, 2ª vez, 01/05/2011.
22 - O caminho da tranquilidade, Sua Santidade, o Dalai Lama, coleção Auto Estima, Ed. Sextante, 96 pág, 15/04 a 19/04/2011. (nota 6,5)
21 - Trem-Bala, Martha Medeiros, L & PM Pocket, 247 pág, 04/04 a 15/04/2011. (nota 9)
20 - De Pedro a Collor; charges; Sampaulo (Paulo Sampaio), AGE Editora, 110 pág, 20/11 a 09/04/2011. (nota 6)
19 - A Arte de Fazer Jornal Diário, Ricardo Noblat, Ed. Contexto, 174 pág, 23/03 a 03/04/2011. (nota 9,5)
18 - A Objetividade Jornalística, Luiz Amaral, Ed. Sagra-Luzzatto, 96 pág, 24/03 a 27/03/2011. (nota 5)
17 - Diários de um repórter, Flávio Alcaraz Gomes, L & PM, 180 pág, 01/03 a 24/03/2010. (nota 5,5)
16 - A Miséria do Jornalismo Brasileiro; Juremir Machado da Silva, Vozes, 155, 01/03 a 12/03/2011. (nota 8,5)
15 - The Secret - O Segredo; Rhonda Byrne, Ediouro, 198 pág, 26 e 27/02/2011). (nota 9)
14 - O Aleph; Paulo Coelho, Ed. Sextante, 240 pág, 10/02 a 26/02/2011). (nota 6,5)
13 - O Doce Veneno do Escorpião, O Diário de uma Garota de Programa; Bruna Surfistinha (Raquel Pacheco), Panda Books, 168 pág, 18/02 e 19/02/2011. (nota 1)
12 - Odisséia Urbana; Ismael W. Manganelli, 110 pág, 19/02/2011.
11 - Como Evitar Preocupações e Começar a Viver; Dale Carnegie; Cia Editora Nacional, 423 pág, 25/09/2010 a 16/02/2011. (nota 7,5)
10 - O Vôo da Cobra; Lucas Izoton, 164 pág, Independente Cobra D'Água, 22 e 23/01/2011. (nota 8,5)
ESTATÍSTICA DE 2011*
* 43 livros em 2011 - 4 livros/mês -
7.937 pág - 721 pág/mês e 24 pág/dia.
* 35 livros - até fim/set - 4,3 livros/mês - 6.496 pág - 812 pág/mês e 27 pág/dia.
* 21 livros - até fim/jun - 4,2 livros/mês - 3.688 pág - 737 pág/mês e 24 pág/dia.
* exceto janeiro=férias.

2012

Livros lidos em 2012
81 - A motocicleta azul, Luis Carlos Pez, Ed. Uri, 79 pág, 23/12 a 24/12/12. (nota 5).
80 - Os segredos da mente milionária, Harv Eker, Sextante, 175 pág, 27/10 a 23/12/12. (nota 9,5).
79 - Como formar & treinar equipes de vendas, Diego Maia, Ed. Ferreira ,130 pág, 15/12 a 22/12/12. (nota 6).
78 - Saiba mais para gastar menos, Elaine Toledo, Ed. Alaúde, 143 pág, 01 a 09/12/2012. (nota 7).
77 - O X da questão, Eike Batista, Sextante, 130 pág, 01 a 02/12/2012. (nota 8).
76 - Planejamento estratégico: um bem ou um mal necessário, Roberto Tadeu de Morais, Ed. Fundo de Cultura (Faccat), 109 pág, 02/12/2012. (nota 6,5).
75 - Quanto custa ficar rico, Paulo Portinho, Campus, 165 pág, 20/10 a 15/11/2012. (nota 7,5).
74 - A oração que Deus entendia, Paulo Coelho, Ed. Caras, 64 pág, 03/11/2012. (nota 6,5).
73 - A Revolução dos Bichos, George Orwel, Globo, 143 pág, 02/11/2012. (nota 9,5).
72 - Assassinatos na Academia Brasileira de Letras, Jô Soares, Companhia das Letras, 252 pág, 26/10 a 28/10/2012. (nota 7,5).
71
- Seja líder de si mesmo, Augusto Cury, Sextante, 127 pág, 12/10/2012. (nota 7).
70 - A Lei de Murphy, Arthur Bloch /Millor Fernandes, Record, 106 pág, 09 a 12/10/2012. (nota 5).
69 - Selma e Sinatra, Martha Medeiros, Objetiva, 132 pág, 09 a 11/10/2012. (nota 4).
68 - Maigret e o homem do banco, Georges Simenon, L&PM/Nova Fronteira, 192 pág, 05 a 09/10/2012. (nota 6,5)
67 - O vencedor está só, Paulo Coelho, Agir, 398 pág, 18/09 a 27/09/2012. (nota 7)
66 -
Programa Integral de Leitura (Guia Introd e 1º Ciclo, Olga Camargo Valcárel, Pilbra, 78 pág, 03/09 a 21/09/2012. (nota 7)
65 -
Brasa sob cinzas, Leonardo Boff, Record, 121 pág, 12/09 a 18/09/2012. (nota 6)
64 - Espiritualidade, Leonardo Boff, Sextante, 63 pág, 03/09 a 06/09/2012. (nota 5)
63
- O que Steve Jobs faria?, Peter Sander, Universo dos Livros, 165 pág, 21/06 a 11/08/2012. (nota 7)
62 - As sete Leis Espirituais do sucesso, Deepak Chopra, Ed. Best Seller, 103 pág, 24/06 a 08/07/2012. (nota 9,5)
61 - Filhos inteligentes enriquecem sozinhos, Gustavo Cerbasi, Ed. Gente, 170 pág, 16/05 a 24/06/2012). (nota 7)
60 - Casais inteligentes enriquecem juntos, Gustavo Cerbasi, Ed. Gente, 163 pág, 22/04 a 13/05/2012. (nota 7,5)
59 -Curso básico para resolver problemas e tomar boas decisões, Ken Watanabe, Sextante, 127 pág, 15/04 a 21/04/2012. (nota 4,5)
58 -O Príncipe, Nicolau Maquiavel, Nova Cultural, 282 pág, 17/03 a 15/04/2012. (nota 6,5)
57 - Faça todo mundo gostar de você em 90 segundos, Nicholas Boothmann, Ed. Gente, 190 pág, 09/04 a 15/04/2012. (nota 7)
56 - Dez Leis para ser feliz, Augusto Curi, Sextante, 121 pág, 05/04/2012. (nota 6)
55 - Investimentos inteligentes, Gustavo Cerbasi, Ed. Thomas Nelson do Brasil, 271 pág, 22/09 a 24/03/2012. (nota 7)
54 - O Homem que Calculava, Malba Tahan, Ed. Record, 301 pág, 05/10/2011 a 26/02/2012. (nota 7,5)
53 - Pai Rico, Pai Pobre, Robert Kiyosaki e Sharon Lechter, Ed. Campos, 186 pág, 14/01/2012 a 29/01/2012. (nota 7)
ESTATÍSTICA DE 2012*
- Em 2012, 28 livros, 2,5 mês - 4.683 pág, 425/mês e 14,2/dia.
- Até fim/julho, 10 livros, 1,6/mês - 1.914 pág, 319/mês e 10,6/dia.

- Em 2011 - 43 livros, 4/mês - 7.937 pág, 721/mês e 24/dia.
* exceto janeiro=férias.