A mordida dos impostos!

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Quem não pagou o IPVA em dezembro e se livrou logo desta despesa, agora tem que ficar atento ao final da placa do seu veículo para não perder o prazo. É um imposto que não tem como fugir, pois quem não pagar, leva multa e guincho. Talvez seja um dos únicos impostos que não tem como desviar ou sonegar.

Engana-se quem pensa que o motivo desta antecipação do pagamento para dezembro é somente arrecadar o dinheiro antes. Incentivar o povo a pagar o IPVA as vésperas do Natal é para que ninguém preste atenção no que está pagando, afinal de contas, todo mundo está preocupado com festas, viagens e promessas pelo novo ano.

Foi o que nos mostrou o comerciante

sábado, 29 de maio de 2010

Em seis anos você poderia comprar um veículo novo com o dinheiro gasto em IPVA

Você sabe pra que serve e pra onde vai o valor que paga pelo IPVA do seu carro? Este imposto é tão ridículo que o governo dá grandes vantagens pra quem pagá-lo no final de ano.

Já pararam pra pensar o quanto o IPVA é caro? Quem paga IPVA de um carro no valor de R$ 20 ou R$ 30 mil praticamente não sente o tamanho da mordida. Você sabia que em poucos anos, só com o dinheiro gasto com este imposto, você poderia comprar um novo veículo? Leia esta coluna na próxima segunda para saber...

O final de semana será

quinta-feira, 27 de maio de 2010

A falta de energia elétrica de novo

O ministro da Fazenda disse que o Brasil vive uma situação de quase pleno emprego. Mantega lembrou que as previsões para este ano são de gerar mais de 2 milhões de empregos. "Uma expansão de emprego maior até do que a China", disse. Dá pra confiar em conversa de político em ano eleitoral?

Em relação as reclamações contra falta de energia elétrica, água ou telefonia, não adianta a gente ficar esperneando. Se ficar na chiadeira apenas, estas empresas vão continuar dando o mesmo atendimento pra gente, ou seja, fazendo gato e sapato.

Tivemos uma denúncia de um vereador

terça-feira, 25 de maio de 2010

Água, energia elétrica, telefones e muita dor de cabeça

O ministro da Fazenda disse que o Brasil vive uma situação de quase pleno emprego. Mantega lembrou que as previsões para este ano são de gerar mais de 2 milhões de empregos. "Uma expansão de emprego maior até do que a China", disse. Dá pra confiar em conversa de político em ano eleitoral?

Em relação as reclamações contra falta de energia elétrica, água ou telefonia, não adianta a gente ficar esperneando. Se ficar na chiadeira apenas, estas empresas vão continuar dando o mesmo atendimento pra gente, ou seja, fazendo gato e sapato.

Nossas festas

Nossa região merece elogios por suas festas e pelo sucesso de cada uma delas. Quando São Pedro não complica as coisas, abrindo as torneiras lá em cima, as festas ficam lotadas. Dois Irmãos mais que dobrou a estrutura da Fest Feira em relação a 2008 e o domingo foi de grande público.

Em Ivoti não foi diferente, pois a festa que tem mel, rosca e nata como carro-chefe teve tanto público que o congestionamento às 15 horas chegou até o Centro de Ivoti, ou seja, mais de 2 km de “tranqueira” até chegar ao Buraco do Diabo, o local da festa.

Parabéns aos nossos municípios pelos belíssimos eventos. Não só Dois Irmãos e Ivoti, mas Picada Café, Estância Velha, São José do Hortêncio e Santa Maria do Herval merecem elogios pelo empenho em fazer festas de tamanha envergadura.

O único problema destas festas é a despesa que acarretam e que acabam comprometendo o caixa do município. Como contraponto a estas festas, temos o exemplo de Igrejinha, que valorizou tanto sua Oktoberfest que conseguiu lucros gigantescos, que são repassados a entidades.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Não acredite em algo simplesmente porque ouviu

Mensagem positiva do dia publicada em 'doses homeopáticas' em nossos artigos:
Já chorei vendo fotos e ouvindo musica;
Já liguei só para ouvir uma voz;
Me apaixonei por um sorriso;
Já pensei que fosse morrer de saudade;
E tive medo de perder alguém especial.
E acabei perdendo
Já pulei e gritei de tanta felicidade;
Já vivi de amor e fiz muitas juras eternas.
Quebrei a cara muitas vezes!
Já abracei para proteger;
Já dei risadas quando não podia;
Já fiz amigos eternos;

terça-feira, 18 de maio de 2010

Dilma em primeiro e Serra em segundo?

Os prefeitos estão marchando a Brasília para ficar de olho na divisão dos royalties do pré-sal do petróleo. Se esta grana for dividida entre todas as cidades da nação será algo justo, afinal, o Brasil é uma federação só.

Mas não é somente pelo petróleo que os prefeitos têm que brigar. A cada ano que passa uma fatia maior do bolo tributário vai parar em Brasília. Temos que estancar isso e deixar o dinheiro nos municípios, que são, efetivamente, os que fazem os investimentos. Até ir a Brasília e fazer o caminho de volta, boa parte desta grana se perde pelo caminho.

A pesquisa CNT/Sensus apontou a Dilma como líder da pesquisa na corrida presidencial. Pela primeira vez José Serra não está na liderança, mas vamos aguardar para confrontar com as pesquisas dos demais institutos. Uma gaúcha será presidente e a maioria do Rio Grande votará em Serra?

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Quebra-molas só existem porque não tem fiscalização e punição

O festival de quebra-molas continua em toda região. Tem casos que até Deus duvida. Em Ivoti, tem dois quebra-molas a menos de 5m de uma esquina, sendo que uma das ruas é sem saída. Em Dois Irmãos, existem vários quebra-molas na cidade e existem pedidos para instalação de novas lombadas.

Os quebra-molas aumentam o tempo de viagem e, conseqüentemente, geram maior consumo de combustível. Isso é coisa do tempo do Êpa! O Estado não quer fiscalizar e daí inventa algo pra dificultar o trânsito!

O Estado que bote fiscalização e multe os que andarem nas ruas como se fosse uma corrida de Fórmula 1. Aliás, nunca vi tanto quebra-molas como no oeste de Santa Catarina e nas cidades de Frederico Westphalen e Seberi, onde tem até no meio do mato. Vão gostar de quebra-molas em outro lugar!

domingo, 16 de maio de 2010

Como é seu mundo?

Ótima mensagem positiva do dia
"O meu mundo não é como o dos outros, quero demais, exijo demais, há em mim uma sede de infinito, uma angústia que nem eu mesma compreendo, pois estou longe de ser uma pessimista, sou antes uma exaltada, com uma alma intensa, violenta, atormentada, uma alma que não se sente bem onde está, que sente saudades ... sei lá de quê!

Vamos sair da mesmice!

Está na hora da gente se “auto-chacoalhar”, dar uma mexida geral – e legal - nas nossas vidas, sair da rotina, tentar algo diferente e não deixar pra amanhã esta coisa de pensar – e fazer – coisas novas.

A nossa região é uma das mais belas do Estado e do Brasil. Temos muitas coisas para nos orgulhar, mas às vezes a gente não se dá conta disso. Naturalmente não podemos parar no tempo e achar que estamos no Paraíso, mas devemos, pelo menos, valorizar o que temos de bom e dar graças a Deus por isso.

Por outro lado, nossa região está carente de idéias novas. Olhando a nossa volta, se a gente for analisar as coisas, a impressão é que estamos em uma mesmice sem tamanho. As rifas são todas iguais, os bailes têm as mesmas bandas e são todos do mesmo jeito, sendo que as opções de lazer são geralmente as mesmas para todo mundo.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Toda mulher é mãe

Você sabia que a maioria dos municípios não está mais fazendo carteiras de identidade? Realmente, estamos retrocedendo no tempo enquanto nossos políticos ficam brigando por bobagens nas Câmaras de Vereadores.
Que tal ganhar dispensa do trabalho vários dias da semana durante um mês inteiro e não ter desconto no salário? Já pensou se você pode ficar olhando todos os jogos da Copa do Mundo no conforto do seu lar ou no barzinho da esquina, em pleno horário de trabalho, mas ganhar o contracheque cheio no fim do mês?
É exatamente isso que pode acontecer com os parlamentares de Brasília. Algum espertinho dos que lá trabalham propôs que o Congresso Nacional faça um “recesso branco” durante a Copa para que todos possam assistir aos jogos da Copa. Logicamente, parlamentares e assessores vão estar de pernas para o ar o mês inteiro, sem precisar trabalhar e prestar contas de nada, enquanto o povo, otário como sempre, paga a conta desta barbaridade mais uma vez.
A pergunta que não quer calar: você sabe a quem recorrer quando tem problemas com a AES Sul, RGE e empresas de telefonia celular?
A propósito: na edição de amanhã, leia neste espaço qual entidade recebe denúncias contra os descasos com energia elétrica, água e telefonia celular.
Como mensagem positiva do dia, hoje divulgamos uma homenagem as mães, de um autor desconhecido, sob o título “toda mulher é mãe”. Deixamos passar da data para que, com esta mensagem, possamos homenagear a todas as mamães, sem aquela enxurrada de tantas homenagens.
“Toda mulher é mãe. Mesmo que nunca tenha gerado um filho. Mesmo que nunca venha a gerá-lo. Toda mulher é mãe! Primeiro, da boneca; mais tarde, do irmãozinho. Casada, é mãe do marido, antes dos filhos. Sem filhos, será mãe adotiva; entregará a alguém os benefícios do seu amor; os sobrinhos, os filhos alheios, os alunos. Uma causa justa. Quantas mulheres, que a vida não escolheu para maternidade de seus próprios filhos, não se tornaram mães de suas próprias mães? Quantas? Ou do pai? Ou do avô? A maternidade é irreprimível. Como uma fonte de água que uma pedra obstruiu, ela vai brotar adiante. Na guerra, a mulher é mãe dos feridos, mesmo que tenham outra bandeira e usem outro uniforme. A maternidade não tem fronteiras, não tem cor, não tem preferências. É das poucas coisas que se bastam a si mesmas. Tem sua própria devoção: a esperança. Tem sua própria ideologia: o amor. Mãe, mater, madre! Toda mulher é mãe!”.

domingo, 9 de maio de 2010

PMDB se alia a Lula mas vota em Serra no Rio Grande

Os “PMDBistas” do Rio Grande já criaram até um jargão de campanha: “vote no Zé-Zé” (Zé Fogaça pra governador e Zé Serra pra presidente). Mas espera aí um pouquinho! O vice de Dilma não será o Michel Temer, presidente do PMDB?

O nome bonito para isso pode até ser “democracia”, mas como explicar para qualquer ser humano que o PMDB está colocando o vice de Dilma, na chapa com o PT, mas vai apoiar José Serra (PSDB) aqui no Rio Grande?

Muito fácil de justificar esta atitude para quem não é igual a maioria dos brasileiros, povo que tem memória curta, aliás, muito curta. Na eleição onde o mesmo José Serra enfrentou Lula em 2002, você sabe quem foi o vice de José Serra?

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Preliminares ou direto ao assunto? A importância do papo-furado

Tem gente que simplesmente o-d-e-i-a o papo-furado, a conversa sem destino, o diálogo sem assunto, a interação sem conteúdo.
Normalmente o que escuto dessas pessoas é: “Não tenho paciência pra esse lenga-lenga”, ou então “É sempre a mesma ladainha – futebol, novela, politica, se vai chover – isso não leva a lugar nenhum” ou a clássica e nem por isso menos dramática “Vou direto ao assunto, não tenho tempo a perder”.
Pois bem, pequenas criaturas comunicativas, saibam que o papo-furado, a ladainha, o lenga-lenga desempenham um papel fundamental no sucesso de sua comunicação.
Eles são o “aquecimento” do que está por vir.


A troca inicial...

Você é um sem-noção?

Manual do sem-noção
Todo mundo corre o risco de perder a noção de vez em quando, mas há saídas para evitar o escorregão

O sujeito sem-noção é conhecido por vários sinônimos. Chato, mala, inconveniente, distraído, tosco, espaçoso, folgado. As facetas são muitas, mas o efeito sobre os colegas é o mesmo: uma chateação. Com essa situação em mente, Ligia Marques, especialista em etiqueta corporativa, e Paulo Faiock, roteirista, escreveram o livro Sem Noção – 100 Lições Bem-Humoradas para Não Dar Vexame e Saber o que Fazer Quando Alguém Passar dos Limites.

Um olhar especial

Muda o século, o milênio muda, mas o homem é cheio de imperfeições, a natureza tem sua personalidade que nem sempre é a que a gente deseja, mas, e aí? Fazer o que? Acabar com o seu dia? Com seu bom humor? Com sua esperança?
O que eu desejo para todos nós é SABEDORIA.
E que todos nós saibamos transformar tudo em uma boa experiência.
O nosso desejo não se realizou? Tudo bem... Não estava na hora, não deveria ser a melhor coisa para esse momento (me lembro sempre de uma frase que ouvi e adoro: "cuidado com seus desejos, eles podem se tornar realidade"). Chorar de dor, de solidão, de tristeza, faz parte do ser humano...
Mas, se a gente se entende e permite olhar o outro e o mundo com generosidade, as coisas ficam diferentes.
Desejo para todo mundo esse olhar especial!
2010 pode ser um ano especial, se nosso olhar for diferente.
Pode ser muito legal, se entendermos nossas fragilidades e egoísmos e dermos a volta nisso.
Somos fracos, mas podemos melhorar.
Somos egoístas, mas podemos entender o outro.
2010 pode ser o máximo, maravilhoso, lindo, especial!
Depende de mim... Depende de você.
Pode ser... então que seja!

quarta-feira, 5 de maio de 2010

De uma coisa podemos ter certeza:
De nada adianta querer apressar as coisas;
Tudo vem ao seu tempo,
dentro do prazo que lhe foi previsto,
mas a natureza humana não é muito paciente.
Temos pressa em tudo,
aí acontecem os atropelos do destino,
aquela situação que você mesmo provoca
por pura ansiedade de não aguardar
o Tempo Certo.
Mas alguém poderia dizer:
Mas qual é esse tempo certo???
Bom, basta observar os sinais...
Quando alguma coisa está para acontecer
ou chegar até sua vida,
pequenas manifestações do cotidiano,
enviarão sinais indicando
o caminho certo.
Pode ser a palavra de um Amigo,
um texto lido, uma observação qualquer;
mas com certeza, o sincronismo se encarregará de colocar você no lugar certo, na hora certa, no momento certo,
diante da situação ou da pessoa certa!
Basta você acreditar que
Nada Acontece Por Acaso!

Tempo Certo - Martha Medeiros

Arquivo do blog

2011

Livros lidos em 2011*
52 - O dia de um jornalista americano em 2.889, Julio Verne, 80 pág, Ed. Hemus, 19/11 a 24/11/2011. (nota 5)
51 - Em outras palavras, Lya Luft, Record, 224 pág, 17/12/2011. (nota 7)
50 - Jogo sujo, Marcelo Duarte, Ática, Série Vaga-Lume, 134 pág, 16/11 a 19/11/2011. (nota 7,5)
49 - Espíritos entre nós, James van Praagh, Sextante, 134 pág, 31/10 a 07/11/2011. (nota 7)
48 - Percalços, Ernani Mügge, Con-Texto, 74 pág, 29/10 a 31/10/2011.

47 - Instantes, Ernani Mügge, Oikos Editora, 64 pág, 30/10/2011.
46 - Chatô, o Rei do Brasil, Fernando Moraes, Ed. Companhia das Letras, 731 pág, 10/06 a 29/10/2011. (nota 9)
45 - Seja líder de si mesmo; Augusto Cury, Sextante, 122 pág, de 20/09 a 25/09/2011. (nota 8)
44 - Monte seu próprio negócio; Leandro Martins; Digerati Books, 111 pág, de 06/08 a 20/09/2011.
43 -Crônicas do Lelo, Aurélio Decker, Ed. Metropole, 176 pág, 19/08 a 11/09/2011). (nota 6)
42 - Eis o homem Paulo Sant´Ana; Paulo Sant´Ana, RBS Publicações, 168 pág, 13/08 a 04/09/2011. (nota 6)
41 - Crônicas de minha cidade; Carlos de Souza Moraes, Ed. Unisinos, 239 pág, 14/08 a 21/08/2011.
40 - Coisas do corações; Beto Ody (Rádio Alegria), Palotti, 148 pág, 11/08 a 20/08/2011).
39 - Meu guri; David Coimbra, LP & M, 185 pág, de 11/08 a 14/08/2011. (nota 7,5)
38 - Meditando com Brian Weiss, Sextante, 105 pág, de 06/08 a 07/08/2011. (nota 6)
37 - Cá entre nós, Ernest Sarlet, Ed. Feevale, 178 pág, de 27/07 a 31/07/2011. (nota 5)
36 - O maior vendedor do mundo; Og Mandino; Ed. Record, 118 pág, 22/07 a 30/07/2011. (nota 9)
35 - Conquistar e manter clientes; Daniel Godri; Ed. Eko, 116ª edição, 75 pág, 19/07/2011. (nota 5,5)
34 - Auto-hipnose, desperte o seu gigante interior, Mauro Rosso, Ed. Imprensa Livre, 69 pág, de 19 e 20/07/2011.
33 - O símbolo perdido, Dan Brown, Sextante, 489 pág, de 02/07 a 16/07/2011. (nota 8,5)
32- O segredo de Luisa, Fernando Dolabela, Sextante, 303 pág, de 1º/07 a 03/07/2011. (nota 7,5)
31 - 35 melhores contos do RS, Maria da Glória Bordini (organizadora), 322 pág, IEL (Corag), de 23/06 a 27/06/2011. (Simões Lopes Neto, E. e LF Veríssimo, L.C. Barbosa Lessa, Jane Tutikian, L.A. Assis Brasil, Sérgio Capparelli, Carlos Carvalho, Alcides Maya, Caio Fernando Abreu, Josué Guimarães, Sérgio Faraco, Charles Kiefer, Moacyr Scliar...) (nota 6)
30 - A vida que ninguém vê, Eliane Brum (ZH), Editora Arquipélago, 208 pág, 23/06 a 25/06/2011. (nota 8)
29 - Os segredos dos campeões, Roberto Shinyashiki, Ed. Gente, 182 pág, 24/05 a 23/06/2011. (nota 7,5)
28 - Avenida de histórias, Henrique Schneider, Produção Um Cultural, 132 pág, 21/06/2011. (nota 7,5)
27 - O Monge e o Executivo, James C. Hunter, Ed. Sextante, 143 pág, de 20/05 a 12/06/2011. (Uma história sobre a essência da liderança). (nota 8,5)
26 - O caçador de pipas, Khaled Hosseini, Ed. Nova Fronteira, 370 pág, 14/05 a 16/05/2011) - 8mil vendidos. (nota 9)
25 - O Analista de Bagé; Luis Fernando Veríssimo; L & PM Pocket, 84 pág, 2ª vez, 01/05/2011. (nota 7)
24 - Nunca desista dos seus sonhos, Augusto Cury, Sextante, 156 pág, 2ª vez, 04/04 a 01/05/2011. (nota 8)
23 - Autoconhecimento: o primeiro passo para a liderança; Claiton Marusiak; Ed. Treze, 52 pág, 2ª vez, 01/05/2011.
22 - O caminho da tranquilidade, Sua Santidade, o Dalai Lama, coleção Auto Estima, Ed. Sextante, 96 pág, 15/04 a 19/04/2011. (nota 6,5)
21 - Trem-Bala, Martha Medeiros, L & PM Pocket, 247 pág, 04/04 a 15/04/2011. (nota 9)
20 - De Pedro a Collor; charges; Sampaulo (Paulo Sampaio), AGE Editora, 110 pág, 20/11 a 09/04/2011. (nota 6)
19 - A Arte de Fazer Jornal Diário, Ricardo Noblat, Ed. Contexto, 174 pág, 23/03 a 03/04/2011. (nota 9,5)
18 - A Objetividade Jornalística, Luiz Amaral, Ed. Sagra-Luzzatto, 96 pág, 24/03 a 27/03/2011. (nota 5)
17 - Diários de um repórter, Flávio Alcaraz Gomes, L & PM, 180 pág, 01/03 a 24/03/2010. (nota 5,5)
16 - A Miséria do Jornalismo Brasileiro; Juremir Machado da Silva, Vozes, 155, 01/03 a 12/03/2011. (nota 8,5)
15 - The Secret - O Segredo; Rhonda Byrne, Ediouro, 198 pág, 26 e 27/02/2011). (nota 9)
14 - O Aleph; Paulo Coelho, Ed. Sextante, 240 pág, 10/02 a 26/02/2011). (nota 6,5)
13 - O Doce Veneno do Escorpião, O Diário de uma Garota de Programa; Bruna Surfistinha (Raquel Pacheco), Panda Books, 168 pág, 18/02 e 19/02/2011. (nota 1)
12 - Odisséia Urbana; Ismael W. Manganelli, 110 pág, 19/02/2011.
11 - Como Evitar Preocupações e Começar a Viver; Dale Carnegie; Cia Editora Nacional, 423 pág, 25/09/2010 a 16/02/2011. (nota 7,5)
10 - O Vôo da Cobra; Lucas Izoton, 164 pág, Independente Cobra D'Água, 22 e 23/01/2011. (nota 8,5)
ESTATÍSTICA DE 2011*
* 43 livros em 2011 - 4 livros/mês -
7.937 pág - 721 pág/mês e 24 pág/dia.
* 35 livros - até fim/set - 4,3 livros/mês - 6.496 pág - 812 pág/mês e 27 pág/dia.
* 21 livros - até fim/jun - 4,2 livros/mês - 3.688 pág - 737 pág/mês e 24 pág/dia.
* exceto janeiro=férias.

2012

Livros lidos em 2012
81 - A motocicleta azul, Luis Carlos Pez, Ed. Uri, 79 pág, 23/12 a 24/12/12. (nota 5).
80 - Os segredos da mente milionária, Harv Eker, Sextante, 175 pág, 27/10 a 23/12/12. (nota 9,5).
79 - Como formar & treinar equipes de vendas, Diego Maia, Ed. Ferreira ,130 pág, 15/12 a 22/12/12. (nota 6).
78 - Saiba mais para gastar menos, Elaine Toledo, Ed. Alaúde, 143 pág, 01 a 09/12/2012. (nota 7).
77 - O X da questão, Eike Batista, Sextante, 130 pág, 01 a 02/12/2012. (nota 8).
76 - Planejamento estratégico: um bem ou um mal necessário, Roberto Tadeu de Morais, Ed. Fundo de Cultura (Faccat), 109 pág, 02/12/2012. (nota 6,5).
75 - Quanto custa ficar rico, Paulo Portinho, Campus, 165 pág, 20/10 a 15/11/2012. (nota 7,5).
74 - A oração que Deus entendia, Paulo Coelho, Ed. Caras, 64 pág, 03/11/2012. (nota 6,5).
73 - A Revolução dos Bichos, George Orwel, Globo, 143 pág, 02/11/2012. (nota 9,5).
72 - Assassinatos na Academia Brasileira de Letras, Jô Soares, Companhia das Letras, 252 pág, 26/10 a 28/10/2012. (nota 7,5).
71
- Seja líder de si mesmo, Augusto Cury, Sextante, 127 pág, 12/10/2012. (nota 7).
70 - A Lei de Murphy, Arthur Bloch /Millor Fernandes, Record, 106 pág, 09 a 12/10/2012. (nota 5).
69 - Selma e Sinatra, Martha Medeiros, Objetiva, 132 pág, 09 a 11/10/2012. (nota 4).
68 - Maigret e o homem do banco, Georges Simenon, L&PM/Nova Fronteira, 192 pág, 05 a 09/10/2012. (nota 6,5)
67 - O vencedor está só, Paulo Coelho, Agir, 398 pág, 18/09 a 27/09/2012. (nota 7)
66 -
Programa Integral de Leitura (Guia Introd e 1º Ciclo, Olga Camargo Valcárel, Pilbra, 78 pág, 03/09 a 21/09/2012. (nota 7)
65 -
Brasa sob cinzas, Leonardo Boff, Record, 121 pág, 12/09 a 18/09/2012. (nota 6)
64 - Espiritualidade, Leonardo Boff, Sextante, 63 pág, 03/09 a 06/09/2012. (nota 5)
63
- O que Steve Jobs faria?, Peter Sander, Universo dos Livros, 165 pág, 21/06 a 11/08/2012. (nota 7)
62 - As sete Leis Espirituais do sucesso, Deepak Chopra, Ed. Best Seller, 103 pág, 24/06 a 08/07/2012. (nota 9,5)
61 - Filhos inteligentes enriquecem sozinhos, Gustavo Cerbasi, Ed. Gente, 170 pág, 16/05 a 24/06/2012). (nota 7)
60 - Casais inteligentes enriquecem juntos, Gustavo Cerbasi, Ed. Gente, 163 pág, 22/04 a 13/05/2012. (nota 7,5)
59 -Curso básico para resolver problemas e tomar boas decisões, Ken Watanabe, Sextante, 127 pág, 15/04 a 21/04/2012. (nota 4,5)
58 -O Príncipe, Nicolau Maquiavel, Nova Cultural, 282 pág, 17/03 a 15/04/2012. (nota 6,5)
57 - Faça todo mundo gostar de você em 90 segundos, Nicholas Boothmann, Ed. Gente, 190 pág, 09/04 a 15/04/2012. (nota 7)
56 - Dez Leis para ser feliz, Augusto Curi, Sextante, 121 pág, 05/04/2012. (nota 6)
55 - Investimentos inteligentes, Gustavo Cerbasi, Ed. Thomas Nelson do Brasil, 271 pág, 22/09 a 24/03/2012. (nota 7)
54 - O Homem que Calculava, Malba Tahan, Ed. Record, 301 pág, 05/10/2011 a 26/02/2012. (nota 7,5)
53 - Pai Rico, Pai Pobre, Robert Kiyosaki e Sharon Lechter, Ed. Campos, 186 pág, 14/01/2012 a 29/01/2012. (nota 7)
ESTATÍSTICA DE 2012*
- Em 2012, 28 livros, 2,5 mês - 4.683 pág, 425/mês e 14,2/dia.
- Até fim/julho, 10 livros, 1,6/mês - 1.914 pág, 319/mês e 10,6/dia.

- Em 2011 - 43 livros, 4/mês - 7.937 pág, 721/mês e 24/dia.
* exceto janeiro=férias.