A mordida dos impostos!

terça-feira, 30 de agosto de 2011

O que estamos fazendo com nossos bichinhos de estimação?

Por que as cidades da nossa região não disponibilizam gratuitamente campanhas de vacinação contra a raiva canina? Atendendo a questionamentos de leitores, lançamos este questionamento.

Realmente, em outras regiões do Estado e do Brasil, as Prefeituras oferecem campanhas de vacinação gratuita, Não sei se a população sabe, mas a raiva canina mata e pode ser transmitida por qualquer animal, sendo passível de pegar no homem.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Faltam médicos traumatologistas na região

Tem municípios da nossa região que sequer têm médicos traumatologistas (o “médico de osso”). E, por Lei, vê se pode, nem precisam ter! Outros têm, mas este médico atende somente uma ou duas vezes por semana.
Então, de nada adianta “voar” na estrada pra levar um ferido no postão. O paciente ganhará apenas uma injeção e um saquinho de gelo para acalmar a dor pois terá que ficar três ou quatro dias esperando uma vaga na agenda de consultas com o “traumato”.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Atualização de livro lido

Recomendo
livro de número 41 em 2011 - Crônicas de minha cidade; Carlos de Souza Moraes (ex-prefeito São Leopoldo), Ed. Unisinos/Jornal VS, 239 pág, 14/08 a 21/08/2011. (sem nota)

Mais um livro lido.

Recomendo. livro de número 40 neste ano - Coisas do corações; Beto Ody (dono da Rádio Alegria), Palotti, 148 pág, 11/08 a 20/08/2011). (sem nota)

A falta de investimento em Saúde

Todo mundo sabe que Saúde ganha eleição. Não que o candidato precise ter saúde ou ser saudável. O atendimento de saúde ao povo é que precisa ser bem feito, caso contrário, entorna o caldo.

O que se vê na região é que a Saúde será bandeira para a campanha do ano que vem. O que preocupa é que, em vez de ser uma bandeira de todos os atuais prefeitos, será uma bandeira de críticas da oposição para a eleição do ano que vem.

sábado, 20 de agosto de 2011

O Rio Grande tem 64 milhões de veículos e Dois Irmãos está com 13 mil

Com uma frota de 64,8 milhões de veículos em dezembro de 2010, o número de veículos no Brasil mais que dobrou nos últimos dez anos, conforme levantamento do Denatran. Tanto carro novo nas ruas, tanto carro velho que teimamos em aposentar e nada de estradas novas.
No Rio Grande do Sul, pra se ter uma ideia, a frota chega a 4.808.503 veículos. Somente em Novo Hamburgo, são 123 mil carros. Dois Irmãos, por exemplo, tem 13 mil, o que dá um veículo a cada duas pessoas. Só poderia dar nisso: tranqueira.
Vai chegar uma hora que vai dar congestionamento até nas estradinhas de interior. E, nas cidades grandes, simplesmente o trânsito vai parar. Igual a Floripa durante o veraneio!

Mendes no Ministério abre vaga para Padilha na Câmara. Até que demorou...

Mendes Ribeiro assumiu como ministro da Agricultura. Nunca ter plantado um pé de aipim na vida, mas está lá. E, na verdade, nem precisa. Importante ter aval do governo e apoio na base.

Melhor para o Rio Grande, quem sabe agora a nossa Agricultura ganhe um parceiro. E, com isso, abre uma vaguinha para Eliseu Padilha voltar à Câmara.

O povo não quis Padilha como deputado, tanto que não o reelegeu. Preferiu eleger outros do PMDB. Mas político influente não perde eleição. Se não passar nas urnas, entra pela porta dos fundos. Ou como suplente.

Cada vez menos fábricas de sapatos no Vale

Estância Velha permanecerá com nove vereadores. Os próprios edis foram contra o aumento de cadeiras. Pra não mexer em vespeiro, os eleitos preferiram não mexer no assunto.
Na verdade, não se trata de uma decisão politiqueira deles, mas uma atitude correta. É que agora estão estourando as decisões judiciais daquele escândalo das diárias denunciado pelo Fantástico há um ano. Lembram da matéria do Grizotti? Pois é...

Seguindo a rota aberta pela Vulcabrás/Azaléia, a Paquetá começou fechará a fábrica da matriz de Sapiranga. O prédio será utilizado pela Ramarim, a exemplo do que tem acontecido na maioria dos casos.

domingo, 14 de agosto de 2011

Quem faz a economia girar

As classes mais bem favorecidas sempre são as mais criticadas. Principalmente em época eleitoral, onde todos os políticos dizem que vão trabalhar para o povo e, lá no meio das vilas, criticam os que moram em boas casas, tem carrões ou empresas. Esta é a verdade!
Mas todo mundo sabe que os candidatos batem na porta destes pedindo dinheiro para pagar a campanha, os comícios, as compras de voto e a gasolina dos cabos eleitorais. Mas lá no meio do povão, detonam os que têm dinheiro, pela sua ostentação, orgulho e gastança.
Aliás, em campanha política, até parece que é crime ter dinheiro e ser bem de vida! Só no Brasil mesmo!

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

O Rio Grande não quer um povo com educação e ensino decente

Os dias parados pelos professores que fizeram greve no Governo Yeda estão sendo debatidos agora. Enquanto Dilma faz campanha para elevar a auto-estima dos professores, todos os governadores gaúchos nunca cederam aos pedidos dos professores.
Este é o tratamento que o Rio Grande dá a quem tem a obrigação de ensinar e, por incrível que pareça, educar os futuros trabalhadores gaúchos. É claro que tem professor que não merece reajuste salarial, como tem jornalistas, políticos, policiais e médicos.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Rede Globo impõe novos princípios para o seu jornalismo

A Rede Globo impõe novos princípios para o seu jornalismo. é a nova era pós-News of the World. O Jornal Nacional deste sábado revelou aquilo que se poderia chamar de "Novos Princípios Editoriais das Organizações Globo”, uma espécie de regramento jornalístico pós-News of the World, baseado na informação de qualidade, isenção, correção, agilidade, lealdade e desprezo pelo sensacionalismo.

A íntegra do texto com os “Princípios’ pode ser acessada AQUI. O editor destaca o item que considera mais relevante, que é o da isenção:

ISENÇÃO - O documento expõe as posturas e os procedimentos exigidos dos profissionais e dos produtos jornalísticos do grupo para que o material publicado como notícia se afaste ao máximo de subjetivismos, de opiniões pessoais - e ofereça vários ângulos dos acontecimentos. Para atingir a isenção, o texto dá indicações como:

Serra abre empresa de consultoria em São Paulo

O ex-governador José Serra (PSDB) abriu uma empresa de consultoria, somando-se ao grupo de políticos que, sem cargo eletivo, ingressaram na prestação de serviço para a iniciativa privada.
Candidato derrotado à Presidência da República em 2010, o tucano registrou na Junta Comercial de São Paulo a Apecs Consultoria e Assessoria em Gestão Empresarial há quase quatro meses, para dar palestras e coordenar a publicação de artigos.
Outro petista que abriu consultoria se deu mal: Palocci. A única diferença é que ele era detentor de mandato.

O palestrante Lula pelo mundo

Lula ‘Jagger’ da Silva
Jatinho, carro blindado, equipe de assessores, hotéis e restaurantes estrelados são exigências dignas de um Mick Jagger a serem cumpridas para ter direito a uma palestra no exterior do ex-presidente Lula – além do cachê de US$ 300 mil (descontados os impostos), o dobro do cobrado por Fernando Henrique.

. Segundo o jornal O Globo, em sete meses, Lula já viajou vinte vezes ao exterior, nove como conferencista.
Do Blog do Políbio Braga.

Uma saúde mal conduzida derruba um prefeito!

O drama da saúde pública derruba muito prefeito a cada eleição. Quando o prefeito não consegue investir na saúde e o povo sofre, o problema acaba virando uma bola de neve e depois nem o Papa salva a eleição.
As filas na saúde são velhas conhecidas de todo mundo. Ficar na fila para ser atendido por um médico é uma coisa. Mas ficar na fila para agendar uma consulta para a próxima semana ou o mês seguinte é outra. É inadmissível que as pessoas tenham que enfrentar filas duas vezes.

O eterno atraso dos brasileiros

Os europeus ficaram indignados com o atraso no sorteio das chaves para as Eliminatórias da Copa do Mundo. No Brasil, ninguém percebeu ou se deu conta. Detalhe: o atraso que causou tamanha fúria foi de apenas 13 minutos.
Esta diferença de costumes mostra o quanto o brasileiro é atrasado. Ou melhor, é retardado, por isso é atrasado em tudo, principalmente no tempo. Aqui o atraso está tão enraizado que a gente vai para uma solenidade pública com meia hora de atraso para chegar “bem na hora”. Se tentarmos ser britânicos, seremos sempre os primeiros a chegar, talvez, antes até do que os organizadores.

domingo, 7 de agosto de 2011

Tinha que ser o Chaves!

Danilo Gentili fala do seriado Chaves. Muito show! Vale a pena!

Parece que faz bem falar mal – muito mal! - de quem se deu bem na vida

As classes mais bem favorecidas sempre são as mais criticadas. Principalmente em época eleitoral, onde todos os políticos dizem que vão trabalhar para o povo e, lá no meio das vilas, criticam os que moram em boas casas, tem carrões ou empresas. Esta é a verdade!
Mas todo mundo sabe que os candidatos batem na porta destes pedindo dinheiro para pagar a campanha, os comícios, as compras de voto e a gasolina dos cabos eleitorais. Mas lá no meio do povão, detonam os que têm dinheiro, pela sua ostentação, orgulho e gastança.
Aliás, em campanha política, até parece que é crime ter dinheiro e ser bem de vida! Só no Brasil mesmo!

sábado, 6 de agosto de 2011

Você é a favor do aumento do número de vereadores?

Está em debate o aumento do número de vereadores nas Câmaras. Mudanças na Lei estão autorizando a alguns municípios aumentarem os edis. Teoricamente, não aumentam as despesas, pois o Legislativo tem direito a 6 ou 8% do orçamento.
Mas como em nossa região as Câmaras não usam todo este dinheiro, se aumentar os vereadores, vai aumentar a despesa. E tem gente pensando que em cidades menores sete e até cinco vereadores já estava de bom tamanho!
Veja alguns movimentos pelo Brasil:

Em cidade pequena, tudo gira em volta do umbigo dos prefeitos

Com a aproximação da eleição no ano que vem, muitos políticos estão saindo da toca. Em cidades pequenas, quando se perde uma eleição, parece que alguns somem do convívio social. Mas quando se aproxima a próxima eleição, começam a dar o ar da graça.
O grande problema das cidades menores é que tudo gira em torno da política e da Prefeitura. Se o prefeito eleito for do Partido Amarelo, na próxima eleição em clubes e de igrejas, os presidentes eleitos também são ligados a este partido. Quatro anos depois, quando ganha o adversário, os presidentes das entidades também são outros, ligados ao prefeito eleito.

47 - Instantes, Ernani Mügge, Oikos Editora, 64 pág, 30/10/2011.
46 - Chatô, o Rei do Brasil, Fernando Moraes, Ed. Companhia das Letras, 731 pág, 10/06 a 29/10/2011. (nota 9)
45 - Seja líder de si mesmo; Augusto Cury, Sextante, 122 pág, de 20/09 a 25/09/2011. (nota 8)
44 - Monte seu próprio negócio; Leandro Martins; Digerati Books, 111 pág, de 06/08 a 20/09/2011.
43 -Crônicas do Lelo, Aurélio Decker, Ed. Metropole, 176 pág, 19/08 a 11/09/2011). (nota 6)
42 - Eis o homem Paulo Sant´Ana; Paulo Sant´Ana, RBS Publicações, 168 pág, 13/08 a 04/09/2011. (nota 6)
41 - Crônicas de minha cidade; Carlos de Souza Moraes, Ed. Unisinos, 239 pág, 14/08 a 21/08/2011.
40 - Coisas do corações; Beto Ody (Rádio Alegria), Palotti, 148 pág, 11/08 a 20/08/2011).
39 - Meu guri; David Coimbra, LP & M, 185 pág, de 11/08 a 14/08/2011. (nota 7,5)
38 - Meditando com Brian Weiss, Sextante, 105 pág, de 06/08 a 07/08/2011. (nota 6)
37 - Cá entre nós, Ernest Sarlet, Ed. Feevale, 178 pág, de 27/07 a 31/07/2011. (nota 5)
36 - O maior vendedor do mundo; Og Mandino; Ed. Record, 118 pág, 22/07 a 30/07/2011. (nota 9)
35 - Conquistar e manter clientes; Daniel Godri; Ed. Eko, 116ª edição, 75 pág, 19/07/2011. (nota 5,5)
34 - Auto-hipnose, desperte o seu gigante interior, Mauro Rosso, Ed. Imprensa Livre, 69 pág, de 19 e 20/07/2011.
33 - O símbolo perdido, Dan Brown, Sextante, 489 pág, de 02/07 a 16/07/2011. (nota 8,5)
32- O segredo de Luisa, Fernando Dolabela, Sextante, 303 pág, de 1º/07 a 03/07/2011. (nota 7,5)
31 - 35 melhores contos do RS, Maria da Glória Bordini (organizadora), 322 pág, IEL (Corag), de 23/06 a 27/06/2011. (Simões Lopes Neto, E. e LF Veríssimo, L.C. Barbosa Lessa, Jane Tutikian, L.A. Assis Brasil, Sérgio Capparelli, Carlos Carvalho, Alcides Maya, Caio Fernando Abreu, Josué Guimarães, Sérgio Faraco, Charles Kiefer, Moacyr Scliar...) (nota 6)
30 - A vida que ninguém vê, Eliane Brum (ZH), Editora Arquipélago, 208 pág, 23/06 a 25/06/2011. (nota 8)
29 - Os segredos dos campeões, Roberto Shinyashiki, Ed. Gente, 182 pág, 24/05 a 23/06/2011. (nota 7,5)
28 - Avenida de histórias, Henrique Schneider, Produção Um Cultural, 132 pág, 21/06/2011. (nota 7,5)
27 - O Monge e o Executivo, James C. Hunter, Ed. Sextante, 143 pág, de 20/05 a 12/06/2011. (Uma história sobre a essência da liderança). (nota 8,5)
26 - O caçador de pipas, Khaled Hosseini, Ed. Nova Fronteira, 370 pág, 14/05 a 16/05/2011) - 8mil vendidos. (nota 9)
25 - O Analista de Bagé; Luis Fernando Veríssimo; L & PM Pocket, 84 pág, 2ª vez, 01/05/2011. (nota 7)
24 - Nunca desista dos seus sonhos, Augusto Cury, Sextante, 156 pág, 2ª vez, 04/04 a 01/05/2011. (nota 8)
23 - Autoconhecimento: o primeiro passo para a liderança; Claiton Marusiak; Ed. Treze, 52 pág, 2ª vez, 01/05/2011.
22 - O caminho da tranquilidade, Sua Santidade, o Dalai Lama, coleção Auto Estima, Ed. Sextante, 96 pág, 15/04 a 19/04/2011. (nota 6,5)
21 - Trem-Bala, Martha Medeiros, L & PM Pocket, 247 pág, 04/04 a 15/04/2011. (nota 9)
20 - De Pedro a Collor; charges; Sampaulo (Paulo Sampaio), AGE Editora, 110 pág, 20/11 a 09/04/2011. (nota 6)
19 - A Arte de Fazer Jornal Diário, Ricardo Noblat, Ed. Contexto, 174 pág, 23/03 a 03/04/2011. (nota 9,5)
18 - A Objetividade Jornalística, Luiz Amaral, Ed. Sagra-Luzzatto, 96 pág, 24/03 a 27/03/2011. (nota 5)
17 - Diários de um repórter, Flávio Alcaraz Gomes, L & PM, 180 pág, 01/03 a 24/03/2010. (nota 5,5)
16 - A Miséria do Jornalismo Brasileiro; Juremir Machado da Silva, Vozes, 155, 01/03 a 12/03/2011. (nota 8,5)
15 - The Secret - O Segredo; Rhonda Byrne, Ediouro, 198 pág, 26 e 27/02/2011). (nota 9)
14 - O Aleph; Paulo Coelho, Ed. Sextante, 240 pág, 10/02 a 26/02/2011). (nota 6,5)
13 - O Doce Veneno do Escorpião, O Diário de uma Garota de Programa; Bruna Surfistinha (Raquel Pacheco), Panda Books, 168 pág, 18/02 e 19/02/2011. (nota 1)
12 - Odisséia Urbana; Ismael W. Manganelli, 110 pág, 19/02/2011.
11 - Como Evitar Preocupações e Começar a Viver; Dale Carnegie; Cia Editora Nacional, 423 pág, 25/09/2010 a 16/02/2011. (nota 7,5)
10 - O Vôo da Cobra; Lucas Izoton, 164 pág, Independente Cobra D'Água, 22 e 23/01/2011. (nota 8,5)
ESTATÍSTICA DE 2011*
* 43 livros em 2011 - 4 livros/mês -
7.937 pág - 721 pág/mês e 24 pág/dia.
* 35 livros - até fim/set - 4,3 livros/mês - 6.496 pág - 812 pág/mês e 27 pág/dia.
* 21 livros - até fim/jun - 4,2 livros/mês - 3.688 pág - 737 pág/mês e 24 pág/dia.
* exceto janeiro=férias.

2012

Livros lidos em 2012
81 - A motocicleta azul, Luis Carlos Pez, Ed. Uri, 79 pág, 23/12 a 24/12/12. (nota 5).
80 - Os segredos da mente milionária, Harv Eker, Sextante, 175 pág, 27/10 a 23/12/12. (nota 9,5).
79 - Como formar & treinar equipes de vendas, Diego Maia, Ed. Ferreira ,130 pág, 15/12 a 22/12/12. (nota 6).
78 - Saiba mais para gastar menos, Elaine Toledo, Ed. Alaúde, 143 pág, 01 a 09/12/2012. (nota 7).
77 - O X da questão, Eike Batista, Sextante, 130 pág, 01 a 02/12/2012. (nota 8).
76 - Planejamento estratégico: um bem ou um mal necessário, Roberto Tadeu de Morais, Ed. Fundo de Cultura (Faccat), 109 pág, 02/12/2012. (nota 6,5).
75 - Quanto custa ficar rico, Paulo Portinho, Campus, 165 pág, 20/10 a 15/11/2012. (nota 7,5).
74 - A oração que Deus entendia, Paulo Coelho, Ed. Caras, 64 pág, 03/11/2012. (nota 6,5).
73 - A Revolução dos Bichos, George Orwel, Globo, 143 pág, 02/11/2012. (nota 9,5).
72 - Assassinatos na Academia Brasileira de Letras, Jô Soares, Companhia das Letras, 252 pág, 26/10 a 28/10/2012. (nota 7,5).
71
- Seja líder de si mesmo, Augusto Cury, Sextante, 127 pág, 12/10/2012. (nota 7).
70 - A Lei de Murphy, Arthur Bloch /Millor Fernandes, Record, 106 pág, 09 a 12/10/2012. (nota 5).
69 - Selma e Sinatra, Martha Medeiros, Objetiva, 132 pág, 09 a 11/10/2012. (nota 4).
68 - Maigret e o homem do banco, Georges Simenon, L&PM/Nova Fronteira, 192 pág, 05 a 09/10/2012. (nota 6,5)
67 - O vencedor está só, Paulo Coelho, Agir, 398 pág, 18/09 a 27/09/2012. (nota 7)
66 -
Programa Integral de Leitura (Guia Introd e 1º Ciclo, Olga Camargo Valcárel, Pilbra, 78 pág, 03/09 a 21/09/2012. (nota 7)
65 -
Brasa sob cinzas, Leonardo Boff, Record, 121 pág, 12/09 a 18/09/2012. (nota 6)
64 - Espiritualidade, Leonardo Boff, Sextante, 63 pág, 03/09 a 06/09/2012. (nota 5)
63
- O que Steve Jobs faria?, Peter Sander, Universo dos Livros, 165 pág, 21/06 a 11/08/2012. (nota 7)
62 - As sete Leis Espirituais do sucesso, Deepak Chopra, Ed. Best Seller, 103 pág, 24/06 a 08/07/2012. (nota 9,5)
61 - Filhos inteligentes enriquecem sozinhos, Gustavo Cerbasi, Ed. Gente, 170 pág, 16/05 a 24/06/2012). (nota 7)
60 - Casais inteligentes enriquecem juntos, Gustavo Cerbasi, Ed. Gente, 163 pág, 22/04 a 13/05/2012. (nota 7,5)
59 -Curso básico para resolver problemas e tomar boas decisões, Ken Watanabe, Sextante, 127 pág, 15/04 a 21/04/2012. (nota 4,5)
58 -O Príncipe, Nicolau Maquiavel, Nova Cultural, 282 pág, 17/03 a 15/04/2012. (nota 6,5)
57 - Faça todo mundo gostar de você em 90 segundos, Nicholas Boothmann, Ed. Gente, 190 pág, 09/04 a 15/04/2012. (nota 7)
56 - Dez Leis para ser feliz, Augusto Curi, Sextante, 121 pág, 05/04/2012. (nota 6)
55 - Investimentos inteligentes, Gustavo Cerbasi, Ed. Thomas Nelson do Brasil, 271 pág, 22/09 a 24/03/2012. (nota 7)
54 - O Homem que Calculava, Malba Tahan, Ed. Record, 301 pág, 05/10/2011 a 26/02/2012. (nota 7,5)
53 - Pai Rico, Pai Pobre, Robert Kiyosaki e Sharon Lechter, Ed. Campos, 186 pág, 14/01/2012 a 29/01/2012. (nota 7)
ESTATÍSTICA DE 2012*
- Em 2012, 28 livros, 2,5 mês - 4.683 pág, 425/mês e 14,2/dia.
- Até fim/julho, 10 livros, 1,6/mês - 1.914 pág, 319/mês e 10,6/dia.

- Em 2011 - 43 livros, 4/mês - 7.937 pág, 721/mês e 24/dia.
* exceto janeiro=férias.