A mordida dos impostos!

sábado, 30 de julho de 2011

Vereador joga com a torcida

A Prefeitura tem que gastar 25% do que arrecada em Educação. Nisso tudo tem uma armadilha, pois se de última hora entrar mais dinheiro do que o previsto, o índice não será atingido. É importante alinhar o orçamento e ficar de olho!
Vereador é o típico cargo que joga com a torcida. Querem agradar a todo mundo, mas acabam desagradando a todos por isso. Basta uma pessoa do povo pedir, lá está um vereador para fazer assistencialismo. Precisamos de menos políticos pra fazer média e mais competência e pulso firme.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

De onde surgiu a ideia de que os políticos são corruptos e não cumprem as promessas

Ninguém mais acredita em promessa de político. Além caírem no descrédito popular, estas promessas ajudam a se criar outro mito: o do político ladrão.

E isso tem razão de ser, pois tantos políticos diferentes prometem e destinam dinheiro para a mesma obra que o povo é levado a pensar que o dinheiro anterior foi embolsado. Mas na verdade, salvo raras exceções (ou, se me perdoem, os 30% de comissão) era só uma promessa.

Casos como este acontecem muito quando é recurso federal. Funciona mais ou menos assim: um deputado federal tem R$ 12,5 milhões em emendas parlamentares, ou seja, pode diluir este valor em várias obras nos municípios onde faz voto. Ele destina a quem quiser.

sábado, 23 de julho de 2011

O que é ser colono? Ser motorista é ser turista, guia...

Hoje é Dia do Colono. Não aceite ser produtor rural, ser trabalhador rural, ser lavrador, ser agricultor ou trabalhar com agronegócio. Seja colono! Seja colono, não aceite modismos e tenha orgulho de sua profissão.
Está na hora da gente parar de achar que “ser colono” é sinônimo de “ser jeca tatu”, de ser grosso, de ser ignorante. Muitos têm este complexo porque a palavra “colono” foi desvirtuada no passado.
Ser colono é ser responsável por colocar comida na mesa de todos, inclusive os que não valorizam quem trabalha na roça. Quem tem vergonha de ser colono, não merece ser homenageado neste dia.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

O caos na saúde pública

Um pastor da igreja luterana passou mal às seis da manhã de terça e ficou sendo atendido no Postão 24 Horas de Dois Irmãos até noite adentro. Ele foi sedado, porque seu estado de saúde era grave. E não havia leito disponível em nenhum hospital da Capital. E o pastor lá, correndo risco de vida.

A direção do Postão colocou um médico especialmente para cuidar do pastor. No entanto, o espaço físico é pequeno. E se desse um acidente grave ou mais alguém precisasse da mini-UTI do Postão? A saúde no Estado está um caos. E casos como este estão cheios por aí! E não vejo político algum se mexer pra construir hospital e melhorar o atendimento. Saúde é questão de vida ou morte!

quinta-feira, 21 de julho de 2011

É vergonhoso Alckmin e Kassab pagarem estádio para o Corinthians

Pra quem acha que esta coluna anda criticando demais o PT, hoje o espaço é pra vocês. É uma vergonha o que o PSDB e o PSD estão fazendo em São Paulo. Alckmin e Kassab prometeram, há um ano, não botar um tostão público na construção do Estádio do Corinthians. E agora estão fazendo o contrário! Se bem que o governo federal, do PT, também está metido no meio!

Prefeitura e Governo do Estado de São Paulo vão investir mais de meio bilhão de reais no Itaquerão. Deram um jeitinho de meter dinheiro do povo pro Corinthians ter seu estádio. Enquanto isso, Grêmio, Inter e qualquer outro time do Brasil têm que fazer parcerias privadas para ter seu estádio.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Prefeitos que "entregaram" a eleição para a oposição

Depois que serenou a eleição de 2008 começaram a vir a tona alguns comentários bem polêmicos. Há quem diga, em alguns municípios, que o ex-prefeito fez campanha e até ajudou para que seu sucessor perdesse a eleição.

Em 2002, FHC não entrou na campanha de Serra e isso deu a impressão de que ele estava entregando, de mão beijada, a eleição para Lula. Em nossa região, além de alguns ex-prefeitos não entrarem na campanha, tiveram atitudes que ajudaram os adversários a vencer as eleições.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Ivoti dá exemplo e torna lista de vagas nas creches pública

Ninguém sabe quantas crianças estão na fila das creches em qualquer cidade da região. Há casos onde alguns estão inscritos há mais de um ano e não conseguem vagas. Outros se inscreveram a menos tempo, mas já conseguiram vagas. Afinal, como isso funciona?

O exemplo vem da cidade de Ivoti, que coloca a lista de crianças a espera de creches no site da Prefeitura.

ATUALIZAÇÃO DA LISTA DE INSCRITOS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
Neste dia 8 de julho, a SEMEC divulgou nova atualização da lista de crianças inscritas para vagas nas Escolas de Educação Infantil de Ivoti.
De acordo com a Resolução nº 04, de 14/04/2011, as crianças inscritas em data anterior à publicação da Resolução, mas que ainda não haviam nascido, constam de uma listagem separada, sendo inseridas na lista oficial a partir de seu nascimento, após atualização de seus dados cadastrais.


http://www.ivoti.rs.gov.br/semec/index.php?idTela=4&idNoticia=685

Conchavos e alianças políticas...

Causou estranheza a escolha da presidente Dilma por Mendes Ribeiro (PMDB) para líder do Governo no Congresso. É um favor que Dilma paga, porque Mendes foi o primeiro e, talvez, único deputado do PMDB gaúcho a apoiar Dilma e Temer na campanha.

O que é curioso nesta história são os motivos que levaram Mendes a apoiar a candidatura de Dilma. Como se sabe, em política, não se escolhe o melhor, mas o que tem chances de vencer ou de defender os interesses.

Em sua visita durante a campanha aqui no Diário, Mendes confidenciou que defendia o apoio total do PMDB gaúcho a Dilma em detrimento a Serra. Ele previu que Lula colocaria Dilma embaixo do braço e partiria pra campanha, o que alavancaria a candidatura.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Sem radar e pardal, todo mundo morreria em acidente?

O governo se enche de orgulho para anunciar que a partir da próxima semana vai instalar sete novos controladores fixos de velocidade na BR-386. Todos estes pardais e lombadas eletrônicas estarão no trecho entre Canoas e a bifurcação com Montenegro.

É evidente que é importante colocar controladores de velocidade, principalmente porque a cada dia temos mais animais ao volante. Sem querer ofender os animais!

Mas é um absurdo a fúria arrecadatória dos governos em encher as estradas e ruas de “dificultadores”, como quebra-molas, pardais e lombadas eletrônicas. O objetivo, no fundo, é um só: arrecadar mais.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Uma palavrinha de Chatô: o exemplo de 100 anos atrás

“O carro próprio é hoje o melhor índice de prosperidade. O importante não é ter dinheiro, mas transmitir a ilusão de que ele não anda longe de mim. A fortuna não anda mais a pé, mas de automóvel”.

“As sociedades vivem de mitos. Quero que a burguesia alimente o mito da minha petulante fortuna, porque é dessa burguesia que precisarei, muito em breve”.

A frase inicial desta coluna parece tão atual! Mas não é atual e nem é minha! Embora se encaixe perfeitamente aos dias atuais, esta falácia foi de Assis Chateubriand, ainda em 1.918.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Itamar Franco, sim, foi o Pai do Real

Morreu o ex-presidente Itamar Franco. Ninguém pode negar-lhe o crédito pelo Plano Real. Todo mundo lembra de Fernando Henrique. Vamos voltar ao passado e passar isso a limpo...

FHC é o Pai do Real e, por isso, elegeu-se duas vezes presidente da República. Mas é importante deixar claro que o presidente da República, da época, era Itamar Franco, que assumira em lugar de Collor.

Sabem quem era o ministro da Fazenda que lançou a URV que deu origem ao Real? FHC? Não! Era Rubens Ricupero. FHC entrou depois, sentou na janela e para o seu lado soprou todo o vento, que lançou-o na cadeira de presidente.

domingo, 3 de julho de 2011

Brasil perde empreendedores por burocracia e ineficácia governamental

Tem troca-troca nas Prefeituras. Passados dois anos de mandato, 2011 foi e será ainda de muitas trocas de cargos e de chefias em algumas Prefeituras. Algo absolutamente normal, afinal, foi-se metade do governo e em 2012 tem eleições, então uns trocam de função, outros entram, outros mudam e assim vai.

Mais uma vez a região estará na TV em rede nacional. E, desta vez, é uma boa notícia. Como diz o apresentador Sérgio Chapelin: “No Globo Repórter desta noite você vai ver brasileiros que lutam para defender animais maltratados”.

sábado, 2 de julho de 2011

A construção civil está "bombando"

Nossa região é um canteiro de obras. Em todas as cidades, casas em construção, empresas ampliando e novos bairros surgindo. Em todos os bairros, novas ruas sendo abertas. Em cada rua, casas e mais casas em obras.

E não é apenas na iniciativa privada que se vê obras por todos os lados. Também se vê obras feitas pelas Prefeituras. Umas fazem muito, outras nem tanto. Em alguns casos só não tem mais obras porque não têm empreiteira e construtora que assuma o serviço.

Arquivo do blog

2011

Livros lidos em 2011*
52 - O dia de um jornalista americano em 2.889, Julio Verne, 80 pág, Ed. Hemus, 19/11 a 24/11/2011. (nota 5)
51 - Em outras palavras, Lya Luft, Record, 224 pág, 17/12/2011. (nota 7)
50 - Jogo sujo, Marcelo Duarte, Ática, Série Vaga-Lume, 134 pág, 16/11 a 19/11/2011. (nota 7,5)
49 - Espíritos entre nós, James van Praagh, Sextante, 134 pág, 31/10 a 07/11/2011. (nota 7)
48 - Percalços, Ernani Mügge, Con-Texto, 74 pág, 29/10 a 31/10/2011.

47 - Instantes, Ernani Mügge, Oikos Editora, 64 pág, 30/10/2011.
46 - Chatô, o Rei do Brasil, Fernando Moraes, Ed. Companhia das Letras, 731 pág, 10/06 a 29/10/2011. (nota 9)
45 - Seja líder de si mesmo; Augusto Cury, Sextante, 122 pág, de 20/09 a 25/09/2011. (nota 8)
44 - Monte seu próprio negócio; Leandro Martins; Digerati Books, 111 pág, de 06/08 a 20/09/2011.
43 -Crônicas do Lelo, Aurélio Decker, Ed. Metropole, 176 pág, 19/08 a 11/09/2011). (nota 6)
42 - Eis o homem Paulo Sant´Ana; Paulo Sant´Ana, RBS Publicações, 168 pág, 13/08 a 04/09/2011. (nota 6)
41 - Crônicas de minha cidade; Carlos de Souza Moraes, Ed. Unisinos, 239 pág, 14/08 a 21/08/2011.
40 - Coisas do corações; Beto Ody (Rádio Alegria), Palotti, 148 pág, 11/08 a 20/08/2011).
39 - Meu guri; David Coimbra, LP & M, 185 pág, de 11/08 a 14/08/2011. (nota 7,5)
38 - Meditando com Brian Weiss, Sextante, 105 pág, de 06/08 a 07/08/2011. (nota 6)
37 - Cá entre nós, Ernest Sarlet, Ed. Feevale, 178 pág, de 27/07 a 31/07/2011. (nota 5)
36 - O maior vendedor do mundo; Og Mandino; Ed. Record, 118 pág, 22/07 a 30/07/2011. (nota 9)
35 - Conquistar e manter clientes; Daniel Godri; Ed. Eko, 116ª edição, 75 pág, 19/07/2011. (nota 5,5)
34 - Auto-hipnose, desperte o seu gigante interior, Mauro Rosso, Ed. Imprensa Livre, 69 pág, de 19 e 20/07/2011.
33 - O símbolo perdido, Dan Brown, Sextante, 489 pág, de 02/07 a 16/07/2011. (nota 8,5)
32- O segredo de Luisa, Fernando Dolabela, Sextante, 303 pág, de 1º/07 a 03/07/2011. (nota 7,5)
31 - 35 melhores contos do RS, Maria da Glória Bordini (organizadora), 322 pág, IEL (Corag), de 23/06 a 27/06/2011. (Simões Lopes Neto, E. e LF Veríssimo, L.C. Barbosa Lessa, Jane Tutikian, L.A. Assis Brasil, Sérgio Capparelli, Carlos Carvalho, Alcides Maya, Caio Fernando Abreu, Josué Guimarães, Sérgio Faraco, Charles Kiefer, Moacyr Scliar...) (nota 6)
30 - A vida que ninguém vê, Eliane Brum (ZH), Editora Arquipélago, 208 pág, 23/06 a 25/06/2011. (nota 8)
29 - Os segredos dos campeões, Roberto Shinyashiki, Ed. Gente, 182 pág, 24/05 a 23/06/2011. (nota 7,5)
28 - Avenida de histórias, Henrique Schneider, Produção Um Cultural, 132 pág, 21/06/2011. (nota 7,5)
27 - O Monge e o Executivo, James C. Hunter, Ed. Sextante, 143 pág, de 20/05 a 12/06/2011. (Uma história sobre a essência da liderança). (nota 8,5)
26 - O caçador de pipas, Khaled Hosseini, Ed. Nova Fronteira, 370 pág, 14/05 a 16/05/2011) - 8mil vendidos. (nota 9)
25 - O Analista de Bagé; Luis Fernando Veríssimo; L & PM Pocket, 84 pág, 2ª vez, 01/05/2011. (nota 7)
24 - Nunca desista dos seus sonhos, Augusto Cury, Sextante, 156 pág, 2ª vez, 04/04 a 01/05/2011. (nota 8)
23 - Autoconhecimento: o primeiro passo para a liderança; Claiton Marusiak; Ed. Treze, 52 pág, 2ª vez, 01/05/2011.
22 - O caminho da tranquilidade, Sua Santidade, o Dalai Lama, coleção Auto Estima, Ed. Sextante, 96 pág, 15/04 a 19/04/2011. (nota 6,5)
21 - Trem-Bala, Martha Medeiros, L & PM Pocket, 247 pág, 04/04 a 15/04/2011. (nota 9)
20 - De Pedro a Collor; charges; Sampaulo (Paulo Sampaio), AGE Editora, 110 pág, 20/11 a 09/04/2011. (nota 6)
19 - A Arte de Fazer Jornal Diário, Ricardo Noblat, Ed. Contexto, 174 pág, 23/03 a 03/04/2011. (nota 9,5)
18 - A Objetividade Jornalística, Luiz Amaral, Ed. Sagra-Luzzatto, 96 pág, 24/03 a 27/03/2011. (nota 5)
17 - Diários de um repórter, Flávio Alcaraz Gomes, L & PM, 180 pág, 01/03 a 24/03/2010. (nota 5,5)
16 - A Miséria do Jornalismo Brasileiro; Juremir Machado da Silva, Vozes, 155, 01/03 a 12/03/2011. (nota 8,5)
15 - The Secret - O Segredo; Rhonda Byrne, Ediouro, 198 pág, 26 e 27/02/2011). (nota 9)
14 - O Aleph; Paulo Coelho, Ed. Sextante, 240 pág, 10/02 a 26/02/2011). (nota 6,5)
13 - O Doce Veneno do Escorpião, O Diário de uma Garota de Programa; Bruna Surfistinha (Raquel Pacheco), Panda Books, 168 pág, 18/02 e 19/02/2011. (nota 1)
12 - Odisséia Urbana; Ismael W. Manganelli, 110 pág, 19/02/2011.
11 - Como Evitar Preocupações e Começar a Viver; Dale Carnegie; Cia Editora Nacional, 423 pág, 25/09/2010 a 16/02/2011. (nota 7,5)
10 - O Vôo da Cobra; Lucas Izoton, 164 pág, Independente Cobra D'Água, 22 e 23/01/2011. (nota 8,5)
ESTATÍSTICA DE 2011*
* 43 livros em 2011 - 4 livros/mês -
7.937 pág - 721 pág/mês e 24 pág/dia.
* 35 livros - até fim/set - 4,3 livros/mês - 6.496 pág - 812 pág/mês e 27 pág/dia.
* 21 livros - até fim/jun - 4,2 livros/mês - 3.688 pág - 737 pág/mês e 24 pág/dia.
* exceto janeiro=férias.

2012

Livros lidos em 2012
81 - A motocicleta azul, Luis Carlos Pez, Ed. Uri, 79 pág, 23/12 a 24/12/12. (nota 5).
80 - Os segredos da mente milionária, Harv Eker, Sextante, 175 pág, 27/10 a 23/12/12. (nota 9,5).
79 - Como formar & treinar equipes de vendas, Diego Maia, Ed. Ferreira ,130 pág, 15/12 a 22/12/12. (nota 6).
78 - Saiba mais para gastar menos, Elaine Toledo, Ed. Alaúde, 143 pág, 01 a 09/12/2012. (nota 7).
77 - O X da questão, Eike Batista, Sextante, 130 pág, 01 a 02/12/2012. (nota 8).
76 - Planejamento estratégico: um bem ou um mal necessário, Roberto Tadeu de Morais, Ed. Fundo de Cultura (Faccat), 109 pág, 02/12/2012. (nota 6,5).
75 - Quanto custa ficar rico, Paulo Portinho, Campus, 165 pág, 20/10 a 15/11/2012. (nota 7,5).
74 - A oração que Deus entendia, Paulo Coelho, Ed. Caras, 64 pág, 03/11/2012. (nota 6,5).
73 - A Revolução dos Bichos, George Orwel, Globo, 143 pág, 02/11/2012. (nota 9,5).
72 - Assassinatos na Academia Brasileira de Letras, Jô Soares, Companhia das Letras, 252 pág, 26/10 a 28/10/2012. (nota 7,5).
71
- Seja líder de si mesmo, Augusto Cury, Sextante, 127 pág, 12/10/2012. (nota 7).
70 - A Lei de Murphy, Arthur Bloch /Millor Fernandes, Record, 106 pág, 09 a 12/10/2012. (nota 5).
69 - Selma e Sinatra, Martha Medeiros, Objetiva, 132 pág, 09 a 11/10/2012. (nota 4).
68 - Maigret e o homem do banco, Georges Simenon, L&PM/Nova Fronteira, 192 pág, 05 a 09/10/2012. (nota 6,5)
67 - O vencedor está só, Paulo Coelho, Agir, 398 pág, 18/09 a 27/09/2012. (nota 7)
66 -
Programa Integral de Leitura (Guia Introd e 1º Ciclo, Olga Camargo Valcárel, Pilbra, 78 pág, 03/09 a 21/09/2012. (nota 7)
65 -
Brasa sob cinzas, Leonardo Boff, Record, 121 pág, 12/09 a 18/09/2012. (nota 6)
64 - Espiritualidade, Leonardo Boff, Sextante, 63 pág, 03/09 a 06/09/2012. (nota 5)
63
- O que Steve Jobs faria?, Peter Sander, Universo dos Livros, 165 pág, 21/06 a 11/08/2012. (nota 7)
62 - As sete Leis Espirituais do sucesso, Deepak Chopra, Ed. Best Seller, 103 pág, 24/06 a 08/07/2012. (nota 9,5)
61 - Filhos inteligentes enriquecem sozinhos, Gustavo Cerbasi, Ed. Gente, 170 pág, 16/05 a 24/06/2012). (nota 7)
60 - Casais inteligentes enriquecem juntos, Gustavo Cerbasi, Ed. Gente, 163 pág, 22/04 a 13/05/2012. (nota 7,5)
59 -Curso básico para resolver problemas e tomar boas decisões, Ken Watanabe, Sextante, 127 pág, 15/04 a 21/04/2012. (nota 4,5)
58 -O Príncipe, Nicolau Maquiavel, Nova Cultural, 282 pág, 17/03 a 15/04/2012. (nota 6,5)
57 - Faça todo mundo gostar de você em 90 segundos, Nicholas Boothmann, Ed. Gente, 190 pág, 09/04 a 15/04/2012. (nota 7)
56 - Dez Leis para ser feliz, Augusto Curi, Sextante, 121 pág, 05/04/2012. (nota 6)
55 - Investimentos inteligentes, Gustavo Cerbasi, Ed. Thomas Nelson do Brasil, 271 pág, 22/09 a 24/03/2012. (nota 7)
54 - O Homem que Calculava, Malba Tahan, Ed. Record, 301 pág, 05/10/2011 a 26/02/2012. (nota 7,5)
53 - Pai Rico, Pai Pobre, Robert Kiyosaki e Sharon Lechter, Ed. Campos, 186 pág, 14/01/2012 a 29/01/2012. (nota 7)
ESTATÍSTICA DE 2012*
- Em 2012, 28 livros, 2,5 mês - 4.683 pág, 425/mês e 14,2/dia.
- Até fim/julho, 10 livros, 1,6/mês - 1.914 pág, 319/mês e 10,6/dia.

- Em 2011 - 43 livros, 4/mês - 7.937 pág, 721/mês e 24/dia.
* exceto janeiro=férias.