A mordida dos impostos!

sábado, 26 de junho de 2010

É muito bom criticar aumento de impostos no Rio Grande

O novo governador de Minas Gerais anunciou a redução de 12% para 7% a alíquota do ICMS no setor têxtil. Como é candidato a reeleição, Antonio Anastácia (PSDB) tem reduzido impostos desde o dia 30 de março, quando assumiu em lugar de Aécio Neves. A água cairá de 18% para 7%, o etanol baixou de 25% para 22%. Dá pra se dizer que tomar água, abastecer o carro e se vestir, vai ficar mais barato para os mineiros.

Pra fazer média com o povo, nada melhor do que baixar impostos. Isso beneficia as empresas, quem gera empregos e também o povo, que acaba pagando menos na hora de comprar. Mais impostos é sinal de produtos mais caros. Se é tudo tão simples, porque só no Rio Grande os governadores tentam arrochar impostos goela abaixo?

Criticar governador que aumenta imposto é coisa muito boa de fazer por aqui. De uma tacada só, você atinge dois coelhos. Ou melhor: três. Isso porque a única coisa em comum dos últimos três governadores gaúchos foi aumentar impostos. Olívio (PT) chamou de “mudança da matriz tributária”, Rigotto (PMDB) deu outro nome bonito e Yeda (PSDB) deu um nome diferente. No fundo, tudo “aumento de impostos”.

A propósito: nesta semana divulgaremos o bom exemplo que vem do Ceará, onde uma cidade está dando um banho em todo o Brasil na atração de empresas, com um “milagre” bem fácil.

A mensagem positiva do dia: “Os pensamentos que temos e as palavras que dizemos criam as nossas experiências”, extraído do livro “Você Pode Curar Sua Vida”, de Louise Hay.

É vergonhoso ter gasolina mais cara que o Paraguai e a Argentina

A Petrobras está divulgando anúncios na imprensa para frisar que é a quarta maior empresa de energia do mundo e produz, por dia, mais de 2,3 milhões de barris de petróleo e gás. Pena que não é uma empresa do povo, pois se fosse nossa, não seriamos explorados do jeito que somos, com este monopólio que nos assalta com R$ 2,60 um simples litro de gasolina.

Enquanto isso, argentinos pagam o equivalente a 1,60 real pelo litro de gasolina e quem abastece no Paraguai paga ainda menos. Já na Venezuela, que tem o triste futuro de ter Chaves no poder, o povo paga alguns centavos por litro de gasolina. Sim, na Venezuela, é quase mais barato abastecer o carro do que tomar um cafezinho ou fazer cópias (“xeróx”) de alguns documentos.


Pra encerrar, frase do mesmo livro de Lousi Hay: Qualquer doença pode ser curada se estamos dispostos a mudar o modo como pensamos, acreditamos e agimos. Pense nisso!

terça-feira, 22 de junho de 2010

Lara abandona corrida ao governo gaúcho e diz que o PTB ficará neutro

O deputado Luis Augusto Lara (PTB) comentou o fim de sua pré-candidatura ao Governo do Estado, anunciada nesta segunda-feira, e avaliou a pré-campanha que estava fazendo desde 2009.

— Eu trabalhei muito. O meu sentimento é um sentimento de muitas pessoas que queriam a renovação, a oxigenação — lamentou o deputado, acrescentando que ainda não desistiu de concorrer ao Piratini:

— Eu não considero uma desistência, eu considero um adiamento.

Governadora Yeda define seu candidato a vice

Um ato político na sede estadual do PSDB, em Porto Alegre, oficializou esta semana o deputado estadual Berfran Rosado (PPS) como candidato a vice-governador na chapa da governadora Yeda Crusius (PSDB).
Também foi confirmada a participação do PRB na coligação com os tucanos. Os quatro partidos da aliança (PSDB, PP, PPS e PRB) concorrem coligados à Câmara dos Deputados. Para a Assembleia Legislativa, o PP vai sozinho e as outras três siglas formarão chapa conjunta.

Berfran é presidente estadual do PPS e está em seu terceiro mandato no Parlamento gaúcho. Elegeu-se pela primeira vez em 1998, pelo PMDB, e foi reeleito em 2002 e 2006 pelo PPS, ao qual se filiou em 2001.

O PPS havia se afastado da coligação com os tucanos

domingo, 20 de junho de 2010

O Rio Grande bem cuidado

Mesmo no inverno, não dá pra fechar os olhos para o cuidado que os gaúchos têm em frente as suas casas, especialmente a nossa região de descendentes alemães. Geada, chuva, frio e os jardins continuam floridos e bem cuidados na nossa região.

Com a reportagem do Jornal do Almoço feita em Dois Irmãos em setembro do ano passado, as imagens áreas que postamos no nosso blog foram elogiados por internautas até de fora do nosso Estado. Na época, divulgamos um comentário que dizia “cidade fofíssima, encantadora, toda planejadinha, parece cenográfica”.

E esta semana, quem elogiou a nossa região, pela visita e pelo que vê na TV e na internet, foi o padre Fábio de Melo. Um povo que canta o Hino Rio-Grandense no estádio ou no show e que cuida bem de sua morada, realmente merece os parabéns.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

olá galera! Alegria ao descobrir, em plena aula de economia nesta noite de sexta, com chuva, neblina, frio e vendaval, que uma matéria nossa saiu no blog da Rodaika e do Fetter. Ela está no Patrola (RBS TV- Globo) e ele, o melhor comunicador do FM do Rio Grande.
confira os links:

diz o blog: "Adorei o nome da coluna: “Picantes do Morro”. Não é demais? Melhor ainda o Alexandre fazendo a maior moral com a mãe e a sogra.

A função toda terminou em muitas risadas, várias fatias do “pudim de leite condensado dos deuses” e uma foto bacana com a tia Carmem, a cozinheira e proprietária do restaurante Klaus Haus, no km 216 da BR 116 em Morro Reuter. Ela merece!

olha os links:

http://wp.clicrbs.com.br/rodaikaefetter/files/2010/06/morro31.jpg


http://wp.clicrbs.com.br/rodaikaefetter/page/2/?topo=77%2C1%2C1

a notícia do blog, na integra:
O TERCEIRO MELHOR PUDIM DO MUNDO

8 de junho de 2010 | 10 comentários | Categorias: Sem categoria

Temos a mania de fazer as refeições sempre nos mesmos restaurantes. Temos os preferidos em comida italiana, japonesa, pizzas, churrasco, lanches.. e por aí vai. Vez que outra descobrimos um novo lugar e nos apaixonamos. A família toda se olha naquela hora de decidir onde vamos almoçar no sábado, por exemplo, e todos respondem juntos. Ultimamente, esta resposta tem nos levado até Morro Reuter, onde temos o prazer de saborear uma comida caseira deliciosa, aquelas de vó, que nunca rola em casa.

Eu já conhecia o restaurante, por conta destas minhas andanças com o Patrola por aí, e depois de muito tempo consegui convencer o Alexandre a pegar a estrada para experimentar a comida da dona Carmem. Foi batata! No caso desta, com um molho maravilhoso de carne de panela, hehehehe.

O melhor é que quando o almoço termina, tem a sobremesa. Uma mesa enorme com uma infinita quantidade de doces maravilhosos, fresquinhos, pedindo uma bocada.

Estes dias o Alexandre comentou no Pretinho Básico sobre o pudim que comemos lá. E falou que era o terceiro melhor pudim do mundo. A revelação dele ganhou repercussão no pequeno município de Morro Reuter, com notícia no jornal e tudo. A tia Carmem (sim, de dona já passou a tia, estamos íntimos!) nos mostrou o recorte, toda orgulhosa, e eu logo fotografei pra mostrar pra vocês:

(veja direto no blog do casal)

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Padre com fama de pop star vem à região domingo

Ana Amélia Lemos visitou Gramado na quarta a noite e semana que vem cumpre agenda na região para visitar o comércio e a imprensa. A antiga colunista da RBS está concorrendo ao Senado pelo PP, incendiando o páreo. O Rio Grande elegerá dois senadores este ano e, além da jornalista, temos na disputa Germano Rigotto e Paulo Paim. Alguém vai sobrar nesta história!

O PMDB era o maior partido da Encosta da Serra. Talvez ainda seja atualmente, mas foi o partido que mais perdeu poder na última eleição. O PMDB estava de prefeito em Dois Irmãos, Herval, Presidente Lucena e Hortêncio, afora os vários municípios onde
era vice-prefeito, como Morro Reuter e Ivoti.

Após as eleições de 2008, o PMDB ficou apenas nas prefeituras de Morro Reuter e Lindolfo Collor dentre todos os municípios da nossa região. Qual é, atualmente, o maior partido da região? Quem mais cresceu e quem mais caiu atualmente?

A pergunta que está na boca do povo: será que desta vez a região vai conseguir eleger um deputado filho da terra?

A propósito: que mundo é este onde mulheres e homens adultos brincam de colecionar figurinhas da Copa do Mundo, enquanto crianças brincam com “pulseiras do sexo”?

O padre Fábio de Melo, que é um dos maiores sucesso do Brasil, estará domingo às 18 horas na Festa da Bergamota. São Sebastião do Caí espera o maior público da história, com cerca de 400 ônibus confirmados para este show. O horário da atração é discutível, mas a atração é uma das maiores já trazidas para a região, pois atinge público de todas as idades.

A mensagem positiva do dia é do padre Fábio de Melo: “Uma grande dificuldade que a gente enfrenta é a gente não saber eleger o que realmente importa, muitas vezes a gente se perde em questões que não são importantes. Quantas pessoas a gente encontra pela vida colecionando amarguras porque não souberam escolher bem, é importante demais saber fazer escolhas, elas determinam se vamos ser felizes ou não”.

Pra encerrar: Acostume-se às mudanças, pois é a coisa mais certa da sua vida. Pense nisso!

domingo, 6 de junho de 2010

Pedágio é uma forma do governo tirar mais dinheiro do povo

Quem trafega pelas estradas gaúchas vive reclamando do alto custo dos pedágios. Em todas as campanhas políticas da eleição pra governador tem aquelas piadinhas do tipo “fulano é o caminho, sicrano é o pedágio, beltrano é o estacionamento”. Não tem eleição que aconteça sem que se fale em pedágio.

Quando fizemos a Expedição Rondônia em fevereiro, não pagamos um centavo de pedágio, a não ser nas estradas gaúchas. Fora do Rio Grande não passamos por um só pedágio, mesmo tendo feito 7.050 km em 15 dias.

A propósito: por que o povo gaúcho é tão maltratado por seus governos? E olha que neste assunto ninguém pode atirar a primeira pedra, pois todos os partidos já passaram pelo Piratini.

Assistindo a um telejornal esta semana, foi noticiado que

sábado, 5 de junho de 2010

Daqui a dois anos, começa exatamente hoje a campanha política para o novo prefeito

O asfalto entre Dois Irmãos e Sapiranga está quase pronto. Todo mundo está feliz e não faltam padrinhos para a obra. Mas um leitor nos lembrou que a primeira promessa que ele ouviu para a construção deste asfalto foi em 1982.

O então candidato ao Piratini, que mais tarde se tornou governador, Jair Soares, fez comícios na região e prometeu esta obra. Uma geração inteira passou comendo poeira neste trecho, enquanto o Rio Grande ficava cada vez mais quebrado!Entre a promessa até a sua conclusão, foram quase 30 anos.

Trinta anos também é o tempo que nossa BR-116 levou para ganhar novas obras. Desde a década de 70, quem vai do Vale do Sinos até a capital não vê muita diferença. Nos últimos anos que um e outro viaduto começaram a ser construídos. Mas ficou nisso! Nada de novas pistas e novas opções. Só promessas!

Parece que foi ontem que nossas

sexta-feira, 4 de junho de 2010

COMO MANTER-SE JOVEM

Sugestão de 10 mensagem positiva do dia:
1. Deixe fora os números que não são essenciais. Isto inclui a idade, o peso e a altura.
Deixe que os médicos se preocupem com isso.

2. Mantenha só os amigos divertidos. Os depressivos puxam para baixo.
(Lembre-se disto se for um desses depressivos!)


3. Aprenda sempre:

quinta-feira, 3 de junho de 2010

A falta de especialização no mercado de trabalho

O Vale Calçadista era uma das regiões mais pujantes do Estado e do Brasil em décadas passadas. Perdemos a maioria das nossas empresas para o Nordeste e a maioria dos nossos bons profissionais migrou para lá ou para o interior de São Paulo. E o que nós estamos fazendo para isso? Nada!

Quase dois terços dos empregadores brasileiros encontram dificuldades de encontrar pessoas qualificadas para preencher cargos disponíveis. Segundo a pesquisa, que ouviu mais de 35 mil empregadores em 36 países, a escassez de mão de obra qualificada no Brasil só não é maior do que a no Japão. Entre os empresários brasileiros, 64% disseram ter dificuldades para preencher suas vagas com profissionais qualificados.

A pesquisa realizada por...

quarta-feira, 2 de junho de 2010

A falta de união entre os municípios

O PT venceu as eleições na maioria dos municípios da região. De Sapiranga a Canoas, passando por Dois Irmãos, o Vale do Sinos é administrado pelo grupo vermelho que tem a estrela como símbolo.

Pena que nossos prefeitos e Municípios não estão tirando proveito do fato de serem todos do mesmo lado. Tudo bem que o governo do Estado é tucano, mas quem manda no Brasil é o PT. É uma pena mesmo!

Nossos prefeitos poderiam criar

terça-feira, 1 de junho de 2010

Problemas com estes 0800

Hoje é dia 1º de junho. Estamos começando o 6º mês do ano. E parece que ontem era réveillon. Quem está com a listinha cheia de metas para realizar em 2010 tem que se apressar, pois faltam somente sete meses para terminar este ano e entrarmos em 2011.

É lamentável a maneira como algumas empresas prestam serviços nas nossas cidades. Uma leitora que se identificou como Paula, comentou no blog: “Reze para não ter problemas com os serviços com empresas de telefonia e distribuidoras de energia elétrica. Se você tiver, vai penar para resolver”.

De fato, a antiga BrT não tem um posto de atendimento nas nossas cidades, desconsiderando os prédios com mato na frente, como acontece em Dois Irmãos. E quem precisar falar com a distribuidora de energia, não terá como escapar do cansativo 0800 para ser atendido. Quem é que controla os serviços dessas empresas, na cidade?

Um morador anônimo comentou

Arquivo do blog

2011

Livros lidos em 2011*
52 - O dia de um jornalista americano em 2.889, Julio Verne, 80 pág, Ed. Hemus, 19/11 a 24/11/2011. (nota 5)
51 - Em outras palavras, Lya Luft, Record, 224 pág, 17/12/2011. (nota 7)
50 - Jogo sujo, Marcelo Duarte, Ática, Série Vaga-Lume, 134 pág, 16/11 a 19/11/2011. (nota 7,5)
49 - Espíritos entre nós, James van Praagh, Sextante, 134 pág, 31/10 a 07/11/2011. (nota 7)
48 - Percalços, Ernani Mügge, Con-Texto, 74 pág, 29/10 a 31/10/2011.

47 - Instantes, Ernani Mügge, Oikos Editora, 64 pág, 30/10/2011.
46 - Chatô, o Rei do Brasil, Fernando Moraes, Ed. Companhia das Letras, 731 pág, 10/06 a 29/10/2011. (nota 9)
45 - Seja líder de si mesmo; Augusto Cury, Sextante, 122 pág, de 20/09 a 25/09/2011. (nota 8)
44 - Monte seu próprio negócio; Leandro Martins; Digerati Books, 111 pág, de 06/08 a 20/09/2011.
43 -Crônicas do Lelo, Aurélio Decker, Ed. Metropole, 176 pág, 19/08 a 11/09/2011). (nota 6)
42 - Eis o homem Paulo Sant´Ana; Paulo Sant´Ana, RBS Publicações, 168 pág, 13/08 a 04/09/2011. (nota 6)
41 - Crônicas de minha cidade; Carlos de Souza Moraes, Ed. Unisinos, 239 pág, 14/08 a 21/08/2011.
40 - Coisas do corações; Beto Ody (Rádio Alegria), Palotti, 148 pág, 11/08 a 20/08/2011).
39 - Meu guri; David Coimbra, LP & M, 185 pág, de 11/08 a 14/08/2011. (nota 7,5)
38 - Meditando com Brian Weiss, Sextante, 105 pág, de 06/08 a 07/08/2011. (nota 6)
37 - Cá entre nós, Ernest Sarlet, Ed. Feevale, 178 pág, de 27/07 a 31/07/2011. (nota 5)
36 - O maior vendedor do mundo; Og Mandino; Ed. Record, 118 pág, 22/07 a 30/07/2011. (nota 9)
35 - Conquistar e manter clientes; Daniel Godri; Ed. Eko, 116ª edição, 75 pág, 19/07/2011. (nota 5,5)
34 - Auto-hipnose, desperte o seu gigante interior, Mauro Rosso, Ed. Imprensa Livre, 69 pág, de 19 e 20/07/2011.
33 - O símbolo perdido, Dan Brown, Sextante, 489 pág, de 02/07 a 16/07/2011. (nota 8,5)
32- O segredo de Luisa, Fernando Dolabela, Sextante, 303 pág, de 1º/07 a 03/07/2011. (nota 7,5)
31 - 35 melhores contos do RS, Maria da Glória Bordini (organizadora), 322 pág, IEL (Corag), de 23/06 a 27/06/2011. (Simões Lopes Neto, E. e LF Veríssimo, L.C. Barbosa Lessa, Jane Tutikian, L.A. Assis Brasil, Sérgio Capparelli, Carlos Carvalho, Alcides Maya, Caio Fernando Abreu, Josué Guimarães, Sérgio Faraco, Charles Kiefer, Moacyr Scliar...) (nota 6)
30 - A vida que ninguém vê, Eliane Brum (ZH), Editora Arquipélago, 208 pág, 23/06 a 25/06/2011. (nota 8)
29 - Os segredos dos campeões, Roberto Shinyashiki, Ed. Gente, 182 pág, 24/05 a 23/06/2011. (nota 7,5)
28 - Avenida de histórias, Henrique Schneider, Produção Um Cultural, 132 pág, 21/06/2011. (nota 7,5)
27 - O Monge e o Executivo, James C. Hunter, Ed. Sextante, 143 pág, de 20/05 a 12/06/2011. (Uma história sobre a essência da liderança). (nota 8,5)
26 - O caçador de pipas, Khaled Hosseini, Ed. Nova Fronteira, 370 pág, 14/05 a 16/05/2011) - 8mil vendidos. (nota 9)
25 - O Analista de Bagé; Luis Fernando Veríssimo; L & PM Pocket, 84 pág, 2ª vez, 01/05/2011. (nota 7)
24 - Nunca desista dos seus sonhos, Augusto Cury, Sextante, 156 pág, 2ª vez, 04/04 a 01/05/2011. (nota 8)
23 - Autoconhecimento: o primeiro passo para a liderança; Claiton Marusiak; Ed. Treze, 52 pág, 2ª vez, 01/05/2011.
22 - O caminho da tranquilidade, Sua Santidade, o Dalai Lama, coleção Auto Estima, Ed. Sextante, 96 pág, 15/04 a 19/04/2011. (nota 6,5)
21 - Trem-Bala, Martha Medeiros, L & PM Pocket, 247 pág, 04/04 a 15/04/2011. (nota 9)
20 - De Pedro a Collor; charges; Sampaulo (Paulo Sampaio), AGE Editora, 110 pág, 20/11 a 09/04/2011. (nota 6)
19 - A Arte de Fazer Jornal Diário, Ricardo Noblat, Ed. Contexto, 174 pág, 23/03 a 03/04/2011. (nota 9,5)
18 - A Objetividade Jornalística, Luiz Amaral, Ed. Sagra-Luzzatto, 96 pág, 24/03 a 27/03/2011. (nota 5)
17 - Diários de um repórter, Flávio Alcaraz Gomes, L & PM, 180 pág, 01/03 a 24/03/2010. (nota 5,5)
16 - A Miséria do Jornalismo Brasileiro; Juremir Machado da Silva, Vozes, 155, 01/03 a 12/03/2011. (nota 8,5)
15 - The Secret - O Segredo; Rhonda Byrne, Ediouro, 198 pág, 26 e 27/02/2011). (nota 9)
14 - O Aleph; Paulo Coelho, Ed. Sextante, 240 pág, 10/02 a 26/02/2011). (nota 6,5)
13 - O Doce Veneno do Escorpião, O Diário de uma Garota de Programa; Bruna Surfistinha (Raquel Pacheco), Panda Books, 168 pág, 18/02 e 19/02/2011. (nota 1)
12 - Odisséia Urbana; Ismael W. Manganelli, 110 pág, 19/02/2011.
11 - Como Evitar Preocupações e Começar a Viver; Dale Carnegie; Cia Editora Nacional, 423 pág, 25/09/2010 a 16/02/2011. (nota 7,5)
10 - O Vôo da Cobra; Lucas Izoton, 164 pág, Independente Cobra D'Água, 22 e 23/01/2011. (nota 8,5)
ESTATÍSTICA DE 2011*
* 43 livros em 2011 - 4 livros/mês -
7.937 pág - 721 pág/mês e 24 pág/dia.
* 35 livros - até fim/set - 4,3 livros/mês - 6.496 pág - 812 pág/mês e 27 pág/dia.
* 21 livros - até fim/jun - 4,2 livros/mês - 3.688 pág - 737 pág/mês e 24 pág/dia.
* exceto janeiro=férias.

2012

Livros lidos em 2012
81 - A motocicleta azul, Luis Carlos Pez, Ed. Uri, 79 pág, 23/12 a 24/12/12. (nota 5).
80 - Os segredos da mente milionária, Harv Eker, Sextante, 175 pág, 27/10 a 23/12/12. (nota 9,5).
79 - Como formar & treinar equipes de vendas, Diego Maia, Ed. Ferreira ,130 pág, 15/12 a 22/12/12. (nota 6).
78 - Saiba mais para gastar menos, Elaine Toledo, Ed. Alaúde, 143 pág, 01 a 09/12/2012. (nota 7).
77 - O X da questão, Eike Batista, Sextante, 130 pág, 01 a 02/12/2012. (nota 8).
76 - Planejamento estratégico: um bem ou um mal necessário, Roberto Tadeu de Morais, Ed. Fundo de Cultura (Faccat), 109 pág, 02/12/2012. (nota 6,5).
75 - Quanto custa ficar rico, Paulo Portinho, Campus, 165 pág, 20/10 a 15/11/2012. (nota 7,5).
74 - A oração que Deus entendia, Paulo Coelho, Ed. Caras, 64 pág, 03/11/2012. (nota 6,5).
73 - A Revolução dos Bichos, George Orwel, Globo, 143 pág, 02/11/2012. (nota 9,5).
72 - Assassinatos na Academia Brasileira de Letras, Jô Soares, Companhia das Letras, 252 pág, 26/10 a 28/10/2012. (nota 7,5).
71
- Seja líder de si mesmo, Augusto Cury, Sextante, 127 pág, 12/10/2012. (nota 7).
70 - A Lei de Murphy, Arthur Bloch /Millor Fernandes, Record, 106 pág, 09 a 12/10/2012. (nota 5).
69 - Selma e Sinatra, Martha Medeiros, Objetiva, 132 pág, 09 a 11/10/2012. (nota 4).
68 - Maigret e o homem do banco, Georges Simenon, L&PM/Nova Fronteira, 192 pág, 05 a 09/10/2012. (nota 6,5)
67 - O vencedor está só, Paulo Coelho, Agir, 398 pág, 18/09 a 27/09/2012. (nota 7)
66 -
Programa Integral de Leitura (Guia Introd e 1º Ciclo, Olga Camargo Valcárel, Pilbra, 78 pág, 03/09 a 21/09/2012. (nota 7)
65 -
Brasa sob cinzas, Leonardo Boff, Record, 121 pág, 12/09 a 18/09/2012. (nota 6)
64 - Espiritualidade, Leonardo Boff, Sextante, 63 pág, 03/09 a 06/09/2012. (nota 5)
63
- O que Steve Jobs faria?, Peter Sander, Universo dos Livros, 165 pág, 21/06 a 11/08/2012. (nota 7)
62 - As sete Leis Espirituais do sucesso, Deepak Chopra, Ed. Best Seller, 103 pág, 24/06 a 08/07/2012. (nota 9,5)
61 - Filhos inteligentes enriquecem sozinhos, Gustavo Cerbasi, Ed. Gente, 170 pág, 16/05 a 24/06/2012). (nota 7)
60 - Casais inteligentes enriquecem juntos, Gustavo Cerbasi, Ed. Gente, 163 pág, 22/04 a 13/05/2012. (nota 7,5)
59 -Curso básico para resolver problemas e tomar boas decisões, Ken Watanabe, Sextante, 127 pág, 15/04 a 21/04/2012. (nota 4,5)
58 -O Príncipe, Nicolau Maquiavel, Nova Cultural, 282 pág, 17/03 a 15/04/2012. (nota 6,5)
57 - Faça todo mundo gostar de você em 90 segundos, Nicholas Boothmann, Ed. Gente, 190 pág, 09/04 a 15/04/2012. (nota 7)
56 - Dez Leis para ser feliz, Augusto Curi, Sextante, 121 pág, 05/04/2012. (nota 6)
55 - Investimentos inteligentes, Gustavo Cerbasi, Ed. Thomas Nelson do Brasil, 271 pág, 22/09 a 24/03/2012. (nota 7)
54 - O Homem que Calculava, Malba Tahan, Ed. Record, 301 pág, 05/10/2011 a 26/02/2012. (nota 7,5)
53 - Pai Rico, Pai Pobre, Robert Kiyosaki e Sharon Lechter, Ed. Campos, 186 pág, 14/01/2012 a 29/01/2012. (nota 7)
ESTATÍSTICA DE 2012*
- Em 2012, 28 livros, 2,5 mês - 4.683 pág, 425/mês e 14,2/dia.
- Até fim/julho, 10 livros, 1,6/mês - 1.914 pág, 319/mês e 10,6/dia.

- Em 2011 - 43 livros, 4/mês - 7.937 pág, 721/mês e 24/dia.
* exceto janeiro=férias.