A mordida dos impostos!

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Faça sua listinha de pedidos para 2010 e não esqueça de agradecer mais em 2010

A sugestão da semana é colocar numa folhinha as metas e sonhos pra gente correr atrás no ano que vem. Quanto maior a lista, maior a motivação pra gente ter pique no ano seguinte.

Lá na listinha você coloca o sonho do título de campeão do seu time, quantos quilos você quer perder, quantos e quais amores você quer viver e quais as cidades você quer conhecer. Não esqueça de anotar em que ramo gostaria de trabalhar, o retorno aos estudos, as viagens, a família, os amigos, enfim, trace suas metas.

Listinha de metas pronta, faça sua oração ou pense positivo e guarde-a na sua carteira para ler no decorrer do ano seguinte. Em 2010, com certeza, isso te dará motivação para correr atrás de muitas coisas, inclusive outras que não estejam na lista, pois ela te dará ânimo.

O ano de 2009 está encerrando, mas ainda temos dois dias para tentar fazer alguma coisa diferente e fechar com chave de ouro. Deus foi muito generoso conosco neste ano de 2009. Tivemos crises, inverno de seis meses, chuvas, temporais, problemas, brigas, enfim, foi um ano de altos e baixos, mas estamos aqui, vivos, sãos e salvos para entrar com o pé direito em 2010 e devemos agradecer por isso.

Aliás, em uma das mensagens de Natal que recebemos, uma história bem interessante foi parafraseada. Diz o texto que alguém foi passear no Céu e lá um anjo foi mostrando os setores de trabalho. Um departamento tinha milhares de anjos numa correria louca para “recebimento de pedidos”. No “departamento de análise de pedidos” havia ainda muito trabalho acumulado e no “setor de solução de problemas” a correria era maior ainda e havia ainda mais anjos trabalhando. No entanto, no último setor, o “departamento de agradecimento” havia somente um anjo matando tempo, sem ter o que fazer.

Moral da história: nós pedimos tanto a Deus, sonhamos tanto e queremos tanta coisa, que jamais se preocupamos em agradecer ou reconhecer a ajuda recebida, seja de Deus, de um familiar, um amigo ou um desconhecido.

Faça diferente em 2010 e agradeça por tudo. Em primeiro a Deus por te dar vida para viver mais um réveillon com saúde e em segundo lugar, a todos que te cercam ou te ajudam de alguma forma, nem que seja aquele desconhecido que interrompe tua caminhada apressada na rua para dizer que caiu alguma coisa do seu bolso. Em 2010, diga mais “obrigados”, “brigada”, brigadu”, “gracias”, “herzlichen dank”, “dank schön”, merci, “grazie”, “thanks”...
(quarta, 30/12/2009)

Precisamos de mais equilíbrio em 2010

Transitar nos extremos é um defeito de todo ser humano. O ideal seria manter um equilíbrio, mas isso não acontece durante o ano e, nesta reta final de ano, a gente percebe isso mais claramente.

Alguns setores correm com se o mundo fosse acabar daqui uma hora, enquanto outros retardam questões que poderiam salvar ou mudar vidas. É necessário saber dar o ritmo certo as nossas vidas, nem tão depressa a ponto de ficar a beira da loucura, nem tão devagar para não cair na monotonia.

Assim como todo mundo corre como doido no comércio nesta reta final de ano, em vários setores públicos e até em algumas empresas, o período é de férias coletivas e calmaria. Quem sabe neste final de ano exista – estando na correria ou na calmaria – a gente possa conseguir alguns minutos para que possamos parar e tentar encontrar o nosso ponto de equilíbrio.

“Quem sabe em 2010 nós possamos parar de criticar, de achar defeitos, de acusar, de achar que as coisas poderiam ser melhores e, ao invés disso, arregaçar as mangas e fazer algo, nem que seja um pequeno gesto, uma boa ação que pode mudar, ao menos por um instante a vida de alguém”, do blog do Hercolis Marcos.

A propósito: mesmo que se diga que de boas intenções o inferno esteja cheio, é importante ressaltar que boas ações começam com boa vontade! E a hora para fazer acontecer pode ser agora ou daqui a alguns minutos...

A pergunta que não quer calar: de 0 a 10, que nota você dá para o ano de 2009? Vá ao nosso blog e vote. Por enquanto, a maioria está dando nota 10...

A pergunta que está na boca do povo: andar a 40 km por hora nas cidades não é voltar aos tempos da idade da pedra?

A mensagem positiva do dia: “Todos os momentos em nossas vidas são mágicos e cabe a cada um de nós, deixá-los mais marcantes. Podemos mudar a nossa vida no instante que quisermos, pois as oportunidades aparecem sempre, porém, talvez a gente não esteja preparado para descobrir qual é o momento certo. E como uma bola de cristal para adivinhar o futuro é coisa de desenho animado, resta-nos seguir a intuição e descobrir qual é o momento certo para jogarmos tudo para o espaço e mudarmos a nossa vida para melhor, sempre, sempre e sempre”.

Pra encerrar: em 2.010 siga o ritmo ideal, nem tão depressa, como se você não precisasse dos outros, nem tão devagar como se não tivesse quem depende de você. Pense nisso!
(terça, 29/12/2009)

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Você já fez o balanço do ano que está encerrando?

Quando chega o final de um ano ou o início do próximo, nos pegamos a fazer um balanço dos nossos sucessos e fracassos no ano que passou. Isso é importante, afinal, através destas contas a gente sabe se o ano foi positivo ou negativo e onde devemos mudar para melhorar. Seria bom se os políticos também colocassem a mão na consciência para verem que nada de bom fizeram pelo povo.

A música da Simone, que é uma tradução da canção de autoria de John Lennon, nos leva a fazer um balanço do ano cada vez que ele se encerra. “Então é Natal, e o que você fez...”, diz a música, e nós ficamos colocando na balança o que fizemos e o que não fizemos, nossas conquistas e derrotas. Talvez por isso, muitas pessoas entram em desespero nesta época ao saber que o ano acabou e a lista de metas ainda está cheia de coisas por realizar.

Mas analisando a mesma música, ela continua dizendo “então é Natal, e o que você fez, o ano termina e começa outra vez”. Assim como diz a música, nós temos a oportunidade de recomeçar no ano seguinte tudo que deixamos inacabados neste ano. E esta é a magia da vida!

Mas porque a maioria das pessoas esconde o seu fracasso, colocando a culpa nos outros? Não seria mais fácil cada um assumir a sua culpa pelas coisas que não saíram da forma correta, em vez de procurar culpados para as coisas erradas? Infelizmente, isso é uma praxe normal em nossa sociedade e cada dia que passa mais pessoas jogam a culpa para o alto para cair como chapéu sobre a cabeça das pessoas.

Mas, se você ficar pensando a maior parte do seu tempo naquilo que não gostou ou nas coisas que os outros fizeram para lhe prejudicar, vai continuar a colher os mesmos resultados sempre. Se pensar apenas no que os outros fizeram, aí quem vai acabar fazendo mal a você mesmo é você mesmo.

A propósito: a sugestão da semana é colocar numa folhinha as metas e sonhos pra gente correr atrás no ano que vem. Quanto maior a lista, maior a motivação pra gente ter pique no ano seguinte.

A mensagem positiva do dia: “Quero sempre poder ter um sorriso estampando em meu rosto, mesmo quando a situação não for muito alegre. E que esse meu sorriso consiga transmitir paz e alegria para os que estiverem ao meu redor. Quero poder fechar meus olhos para não ver e ouvir coisas ruins. E que esta atitude possa atrair somente as coisas boas para a vida”.

Pra encerrar: Você não pode planejar o futuro pensando no passado. Pense nisso!
(segunda, 28/12/2009)

Pense positivo e aproveite as boas energias desta virada de ano

Parece que no fim de cada ano tudo fica mais leve. É incrível, mas em dezembro de cada ano parece que o fardo das responsabilidades e do trabalho é mais leve. Será que é porque a simples troca de um algarismo que se aproxima– neste caso, trocando o 9 pelo 1 de 2010 – faz tanto milagre em nossa vida?

Há quem diga que é porque o período é expectativa de férias, mas outros acreditam que é devido ao fato de que, no mundo todo, todo mundo tem uma expectativa altamente positiva com relação ao novo ano. E isso ajuda as coisas a fluírem melhor. Se assim for, então se comprova que o pensamento positiva é de extrema importância e surte seu efeito, quer queiramos ou não!

De fato, já foi comprovado por inúmeras pesquisas a importância de se pensar de forma mais positiva, pois a força do pensamento tem grande poder. Um cientista de uma universidade americana comprovou isso ao fazer uma experiência com estudantes. Dividindo-os em dois grupos, ele deu calmantes para um grupo e estimulante para o outro. A reação foi a esperada, pois as pessoas do grupo que tomaram tranqüilizantes sentiram-se mais sonolentos, ao passo que aqueles que tomaram estimulantes sentiram-se mais entusiasmados e vivos.

Até aí tudo bem. Acontece que somente 10% dos medicamentos dados eram verdadeiros. Os outros tomaram algo qualquer que não tinha efeito algum, mas como fixou-se no pensamento de cada um que tinham tomado calmantes ou estimulantes, então o organismo acabou agindo como se isso fosse verdade.

A pergunta que não quer calar: será que isso prova o efeito da fé e do pensamento sobre as reações do corpo e em nossa vida?

A propósito: esta é a minha mensagem de Natal e de ano novo a todos os leitores que nos acompanharam ao longo deste ano. Impossível agradecer um a um a leitura, então, usamos este mesmo espaço com o qual nos comunicamos ao longo do ano para fazer isso.

A mensagem positiva do dia, simples e objetiva: neste Natal e no ano novo, abra seu coração para a vida, para a felicidade, para fazer novos amigos, sonhar e viver.

Pra encerrar: como não tempos nada a perder, porque não tentar pensar somente positivo? Pense nisso!
(quinta, 24/12/2009)

Os políticos e suas safadezas

Analisando estes escândalos políticos que acontecem em Brasília e em Porto Alegre, a gente percebe que todo canalha político flagrado com a mão no nosso bolso, desviando milhões, alega inocência. Eles não largam o osso e continuam no cargo, ganhando seus milhões e suas regalias.

Infelizmente o brasileiro é muito mansinho e sempre reelege essas quadrilhas. O Brasil tem políticos corruptos porque ele também é corrupto, afinal, se vende em troca de Bolsa Família, uma janta, um exame de saúde, promessas estranhas e alianças estranhíssimas. Vamos berrar!

Há muito material de pesquisa que mostra pesquisadores e cientistas afirmando que podemos atrair tudo o que desejamos. Que há uma lei que diz: “se não gostas da vida que tens, mude tua forma de pensar”.

Segundo esta gente, a “energia segue o pensamento”. Através destes estudos, a Lei do Universo não beneficia ou prejudica ninguém, mas se você tiver pensamentos negativos, vai acabar atraindo coisas negativas para sua vida.

O Universo é regido por Leis e nos entrega o que pedimos e não se importa se nos beneficia ou nos prejudica. Aliás, quem não lembra das palavras de Cristo: “Pedi e recebereis, pois todo aquele que pede, recebe”. E outro bom motivo para abandonarmos os pensamentos negativos e pensarmos e agirmos sempre de forma positiva é que ninguém gosta de pessoas “pra baixo”, que apenas pensam no pior.

A propósito: você já não passou pela chamada “maré de azar” onde parecia que tudo que acontecia era ruim? Será que não era porque o pensamento era somente para coisas negativas?

A pergunta que está na boca do povo: Quem será o sucessor de Lula?

A pergunta que não quer calar: de 0 a 10, que nota você dá para o ano de 2009? E que nota você dá para você neste ano? Pra gente fazer uma média se 2009 foi bom ou não, acesse nosso blog e vote na enquete...

A mensagem positiva do dia: “Como seria bom ter mais um dia da semana, inventar um feriado, conseguir mais 10 minutos para ficar na cama. Como seria bom ter de volta o tempo que faltou, para ver aquela pessoa, para falar o que você não falou e para fazer tudo o que você não fez na sua vida. Seria ótimo! Mas já que você não pode... então, aproveite os dias que faltam em 2009 e memorize que em 2010 são mais 365 dias para você fazer tudo isso”.

Pra encerrar: Quando todos concordam uns com os outros, atenção, você entrou numa seita. Pense nisso!
(quarta, 23/12/2009)

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Não deixe para 2010 o que você pode fazer hoje

Finalmente ontem foi assinado o convênio do Estado com os municípios para conclusão de asfaltos pela região. A estrada Campo Bom/Dois Irmãos e a via que liga a Hortêncio estão na lista e devem ser feitas no ano que vem.

É uma pena que estas coisas só acontecem em ano pré-eleitoral ou em ano de eleições e isso é altamente suspeito e perigoso. Será que vão do início ao fim e estarão concluídas até o dia da votação?

Lembro que em 1999 o então governador Antonio Britto começou asfalto em todos os cantos do Rio Grande e não concluiu nenhum. Foi neste ano que foi dado o pontapé inicial para o asfalto entre Morro Reuter e Herval. Quatro anos depois, em 2002, ano eleitoral, o PT de Olívio Dutra botou as máquinas neste asfalto e deixou inacabado.

Os anos passaram e quatro anos depois, Rigotto fez o mesmo, ou seja, nada. Agora, este ano, o asfalto foi concluído, mas ainda faltam retoques e um trevo com a BR-116, cuja obra é faraônica e duvido muito que saia do papel tão cedo. Ou seja, um asfalto de 14 km levou 10 anos para ser feito. Tomara que Yeda realmente tenha um “novo jeito de governar” e termine estas obras porque o povo não é bobo. Ou será que é?

O ano de 2010 está batendo à porta. Mas ainda restam nove dias para você concretizar tudo aquilo que deixou para trás neste ano de 2009. Aproveite que você ainda tem nove dias, 216 horas pela frente e não deixe para 2010 o que você pode fazer hoje.

Em 2010, aproveite seus 365 dias para viver os seus sonhos. Aproveite sempre, a cada ano, as 8.760 horas para investir novos projetos que você vive adiando. E, cada um dos 525.600 minutos, para cultivar amizades, trabalho e as virtudes que valem a pena.

Que em 2010 dê mais tempo para o melhor da vida! Que você tire tempo para fazer as coisas boas, as que ficam na memória e não se diluem entre a rotina cansativa da nossa vida. Que o ano que está iniciando seja 2010 vezes melhor deste ano que passou!”

A pergunta que não quer calar: de 0 a 10, que nota você dá para o ano de 2009? E que nota você dá para você neste ano?

A mensagem positiva do dia: “Preocupe-se mais com sua consciência do que com sua reputação, porque sua consciência é o que você é e sua reputação é o que os outros pensam que você é. E o que os outros pensam, é problema deles. Mas fazer o bem e causar uma boa impressão, assim como canja de galinha e uma noite de sono bem dormida não fazem mal a ninguém”.
(terça, 22/12/2009)

A mesma ladainha de sempre no final do ano e promessas para o ano novo

O fim do ano está chegando e muitos já devem estar cansados daquela ladainha de promessas e das pessoas estarem com aquela vontade doida de mudar de vida. E como encontramos pessoas que querem mudar sua vida, que se escondem do passado, que se arrependem de ter feito algumas coisas e não ter feito tantas outras!

Mas vale lembrar que ninguém está 100% feliz com seu passado. Mas também não podemos estar 100% tristes com ele, afinal, estamos aqui. Afinal, se é passado, então já passou.

Desta forma, não podemos deixar que ele prejudique a nossa vida. O passado não pode prejudicar o nosso futuro e, muito menos, o nosso presente. O passado, as coisas que nos aconteceram das quais não gostamos, devem servir apenas como experiência para não incorrermos nos mesmos erros.

O passado é útil para isso, apenas para servir como base para que a gente possa saber onde pisar e onde não pisar, para a gente saber que isso vai dar ou não certo, enfim, o passado é passado, mas é experiência e cabe a nós colher frutos do que já vivemos, mesmo que esta vivência não tenha sido feliz.

Lula está soltando fogos pelos índices do crescimento econômico do Brasil, mas porque não olha o percentual de crescimento dos nossos países vizinhos, que é imensamente superior ao nosso?

A propósito: se uma passagem de metrô custa, em média, metade do preço de uma passagem de ônibus, sendo um transporte mais rápido e seguro, porque nossos governantes insistem em não investir em transporte ferroviário?

A pergunta que não quer calar: se você fosse vereador, também não iria aproveitar para viajar para os locais turísticos as custas do povo?

A pergunta que está na boca do povo: porque os governos têm tanto cabide de emprego?

A mensagem positiva do dia: “Há incógnitas e suposições que pairam em nossa mente e coração, como se pessoas ao nosso redor sempre têm a certeza de seus sentidos e nós, por mais que nos esforçamos, parecemos nunca evoluir. Mas o verdadeiro sentido da vida está em descobrir o que somos, o que queremos e para onde desejamos ir”.

Pra encerrar: Facilite o seu caminho e perceberá que o mundo virá bater a sua porta e que tudo aquilo que você julgava difícil ou impossível está mais perto do se imagina. Pense nisso!
(segunda, 21/12/2009)

Você tem depressão de fim de ano?

John Lennon iniciou uma canção famosa da sua fase pós-Beatles com o seguinte verso: "Então é Natal / E o que você tem feito?" (Merry Christmans - War Is Over). É uma pergunta desconcertante para uma época do ano que pretende reunir e pacificar, e nos coloca diante de reflexões existenciais sobre vitórias e fracassos pessoais. Segundo especialistas ouvidos por VEJA.com, o período de Festas tem, de fato, esse poder. Em outras palavras: ao invés de encerrar uma noite de celebração abraçada a parentes e amigos queridos, muita gente termina agarrada à tristeza e auto-comiseração.
VEJA TAMBÉM

*

Perguntas e respostas
Entenda o que é depressão, que atinge milhões de pessoas em todo o mundo
*
Em VEJA de 6/2/2008:
Como a depressão ataca em cada fase da vida

REVISTAS ABRIL

MAIS INFORMAÇÕES

"É uma época de cobranças, em que fazemos balanços do que foi conquistado. E isso pode trazer sentimentos de fracasso, baixa autoestima e desesperança", explica Acioly Lacerda, psiquiatra da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Ele acrescenta que constatações clínicas revelam aumento de casos de depressão e tristeza nessa fase do ano. "As Festas podem funcionar como um gatilho para quem tem pré-disposição à depressão", completa o psiquiatra Ricardo Moreno, da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Pular sete ondinhas na praia ou comer lentilha podem não resolver toda a questão. Mas os especialistas acreditam que há maneiras de combater a eventual "deprê de fim de ano".

Em primeiro lugar, é aconselhável evitar o rigor excessivo consigo mesmo, além de relativizar os acontecimentos recentes. "Ao invés de fazer uma lista das coisas ruins que ocorreram no ano, enumere as boas", diz Moreno. O segundo passo é lembrar o quanto se é querido pelas pessoas mais próximas - as que realmente importam. Isso ajuda a elevar a autoestima.

Um terceira dica do psiquiatra: as Festas são um momento propício para tentar resolver conflitos com familiares e amigos. "É uma ocasião em que as pessoas estão abertas para ouvir, perdoar e restabelecer vínculos afetivos", diz Moreno. "Esse sentimento gregário é inconsciente, mas é o verdadeiro espírito de Natal."

Os especialistas advertem também que é preciso tomar cuidados ao se olhar para o futuro, para o Ano Novo que chega. Isso vale especialmente para aquelas pessoas que planejam uma "revolução" a cada Réveillon. "Essa data não deve ser encarada como um marco para uma vida nova, pois isso gera um clima de euforia e ansiedade", aconselha Lacerda.

Nesse sentido, é de grande ajuda não estabelecer metas inatingíveis e prazos para a mudança - o que pode criar ambientes favoráveis à depressão. Ou seja, risque da lista de metas a ideia de perder vinte quilos, comprar a casa dos sonhos ou ser promovido a presidente da empresa se não há chances de isso acontecer. "Ter metas é bom, desde que elas sejam alcançáveis. É preciso adequar os desejos às possibilidades", afirma a psicanalista Dorli Kamkhagi, especialista em estudos do envelhecimento.

Por fim, pode-se voltar à canção de Lennon. Logo após o trecho citado na abertura desta reportagem, ele emendou: "Outro ano se encerrou/ E um novo acaba de começar." Ou seja: a despeito de nossos eventuais fracassos passados, uma nova etapa, uma nova oportunidade se abre à nossa frente.

sábado, 19 de dezembro de 2009

O blá blá blá do COP 15

Da semana passada para cá, a imprensa não para de falar em acordos sendo discutidos em Copenhage para melhorar as condições de vida e deixar um planeta melhor para os nossos filhos. O leitor Jaime Wagner mandou, então, a pergunta que não quer calar e que está engasgada: quando iremos pensar em deixar filhos melhores para o mundo?

Conversei, via Twitter, com Marcos Losekann, repórter da Globo que está fazendo a cobertura deste que é o maior evento de debate sobre o meio-ambiente. Perguntei a ele qual balanço dava pra fazer do evento e ele disse que é impossível fazer isso, porque só terminaria hoje. Em outras palavras, é muito bla bla bla. Transmiti a ele a pergunta do Jaime (acima) e a resposta dele foi bastante curiosa: “Se sobrar mundo, amigo!”

A propósito: na Bahia um pai colocou mais de 40 agulhas no corpo do filho em um ritual de magia negra. Parece que até os presos estão horrorizados com este “pai” e prometem justiça com as próprias mãos. É justo sustentar um “pai” destes na cadeia!?

A pergunta que está na boca do povo: você confia cegamente no teu prefeito e nos teus vereadores?

Três perguntinhas pra pensar no final de semana: por que hoje em dia ninguém mais tem tempo para nada? O que as pessoas buscam para ser felizes? Tudo na vida é só um jogo de interesses?

A mensagem positiva do dia: "Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho para sempre. Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo, fica do mesmo jeito a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e uma dureza assombrosa. Só que elas não percebem e acham que seu jeito de ser é o melhor jeito de ser. Mas, de repente, vem o fogo. O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos: a dor para a transformação”, Rubem Alves.

Pra encerrar: quando você chega ao fundo do poço, nada mais te assusta, afinal, conseguiu sobreviver ao caos. Pense nisso!
(sexta, 17/12/2009)

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Vídeo sobre o nosso planeta: queremos planeta melhor para nossos filhos?

vamos deixar filhos melhores para nosso planeta?


Se tiver blitz só pra fiscalizar IPVA podem carregar até cadáver no porta-malas

A palavra de ordem para as polícias gaúchas é intensificar a fiscalização de IPVA nos veículos. Para quem está se preparando para pegar a estrada nos feriadões de Natal e final de ano, muito mais importante do que revisar o carro é não esquecer de pagar o IPVA atrasado.

Mas o que chama a atenção é que, a princípio, as blitze vão ser realizadas somente para fiscalizar o IPVA. Em outras palavras, o que o governo quer é, única e exclusivamente, dinheiro!

Pelo visto, as blitze são apenas para olhar os documentos do veículo, o que não inclui olhar o porta-malas ou o chassi. Desta forma, até cadáver ou cavalo morto pode ser carregado no porta-malas ou no banco de trás que ninguém vai perceber!

O ano está chegando ao final e daqui a pouco os parlamentares vão para o famoso recesso e só voltam a pensar em serviço depois de março. Como 2010 tem eleições, seis meses antes não se pode iniciar nenhuma obra.

Então, fica o recado aos vereadores e prefeitos para que se mexam. Temos apenas quatro meses até o início do período eleitoral, dos quais em dois estará tudo fechado, para conseguirmos verbas do Estado ou de Brasília. A hora é agora!

Quem disse que não temos pena de morte no Brasil. Só dois casos ocorridos no Rio Grande demonstram que, embora os políticos não implantaram a pena de morte, este sistema já existe.

Mas o pior é que foi implantado pela bandidagem. No interior, o bando que administra o presídio decidiu pela morte de outros detentos de uma quadrilha rival. Nesta terça, no bairro Ipanema da capital, dois assaltantes mataram um casal porque o motorista não quis parar o carro para ser assaltado. E tudo fica por isso!

A propósito: impressionante a falta de entrosamente entre as faculdades quando um universitário precisa transferir-se de uma para outra. Até parece ser pior trocar de faculdade no Brasil do que trocar de mulher e pedir o divórcio.

A pergunta que não quer calar: se a saúde está um caos e faltam médicos, porque a faculdade de Medicina custa os olhos da cara?

A pergunta que está na boca do povo: porque a Justiça é tão lenta?

A mensagem positiva do dia: “Eterno é tudo aquilo que dura uma fração de segundos, mas com tamanha intensidade que se petrifica e nenhuma força consegue destruir. Faça de 2009 algo eterno e inesquecível, pois você ainda tem tempo!

Pra encerrar: Se a vida não te mostrou o mapa do tesouro ainda, é porque você está no caminho certo, afinal, mapas servem para aqueles que estão perdidos. Pense nisso!
(quinta, 17/12/2009)

Por que apenas competições "competitivas" e não se investe nas bases do esporte?

Está na hora dos nossos prefeitos pararem com esta historia de apenas fazer campeonatos e competições esportivas. Chega de fazer apenas “competições competitivas”. Está na hora de fazer projetos de formação esportiva para a nossa criançada e jogos de integração entre a comunidade.

Uma Olimpíada Escolar é elogiável. Os jogos escolares e as competições de várias categorias e modalidades merecem muitos elogios, pois é o grande lazer do nosso povo. Mas se por um lado os torneios são nota 10, por outro, somos quase nota 0 em investimento de formação esportiva.

Está na hora das nossas prefeituras buscarem parcerias com empresas e profissionais liberais para oferecer cursos e despertar o nosso povo para o esporte. Oferecer a possibilidade de cursos variados, do xadrez ao jiu-jitsu a um preço simbólico para o povo é a grande saída para não termos uma geração de obesos e sedentários.

Chega de investir somente em competições esportivas onde os clubes gastam o que podem e o que não podem pagando jogadores. Assim, quem não joga por dinheiro, vai jogar futebol – apenas futebol - para ter o prazer de “encher a cara de trago” após o jogo. E quem vai assistir às competições, acaba bebendo e consumindo, apenas isso, sem fazer nada de útil, sendo um mero espectador.

Será que não está na hora de transformarmos estas pessoas em gente que pratica esporte? Eliminaríamos a bebida de álcool aos poucos, pois o pai de família deixaria de ir tomar sua cachaça no bar se ele se interessasse por algum esporte, enquanto o filho não entraria para o mundo das drogas porque tem a sua disposição a possibilidade de praticar artes marciais e outros esportes. Chega de incentivar somente futebol, futsal e a bebedeira.

A propósito: as leis no Brasil têm vários modos de interpretação, pois para os amigos ela é branda, mas para os inimigos, cruel! Como uma mesma lei pode ter tantas interpretações diferentes?

A pergunta que não quer calar: alguém lembra que ano que vem tem eleição geral e Copa do Mundo?

A mensagem positiva do dia é uma pergunta que não quer calar: “Se hoje fosse o último dia de sua vida e você pudesse me mandar um ultimo recado, o que você diria e para quem você mandaria o recado?”

Pra encerrar: lembre-se que a partir de amanhã faltará somente oito dias para a noite de Natal e 15 dias para o ano novo. Valorize os dias que faltam e evolua. “Carpe diem” (aproveite o dia) e pense nisso!
(quarta, 16/12/2009)

A violência do Brasil e o avanço da internet

É impressionante a diferença entre os países e como a violência vai se infiltrando em nossas vidas. Uma mulher veio para rever a família que mora na região e ao ligar para a Alemanha, onde mora há vários anos, sua sogra estava apavorada no telefone porque haviam roubado a bicicleta de um vizinho.

Imagina se no Brasil a gente se preocupasse com pequenos furtos como este. Com certeza, já estaríamos loucos e internados no São Pedro. Infelizmente, a violência está tão presente em nossa vida, que está incorporada em nossa rotina, como se fosse algo normal.

O acesso a internet cresceu 75% em três anos no Brasil e hoje são quase 60 milhões de brasileiros. Um levantamento do IBGE mostra que 54% da população acima de 10 anos tem celular e 35% também acessa a internet. Do total de novos usuários no Brasil, 17 milhões de brasileiros ganham até dois salários mínimos ao mês e não dispensam a internet.

Em relação ao número de celulares, o IBGE divulgou que são 38,6 milhões de usuários. O que não dá pra entender é como o brasileiro está se tornando dependente da internet e do celular, tanto como “capricho” como para trabalho, mas continuamos com um péssimo serviço prestado, salvo raríssimas exceções. Está na hora do Brasil avançar nisso, afinal “times money!”

Por que os políticos não são transparentes e não mostram para o povo as fortunas gastas com diárias, custos de viagens e os ganhos adicionais do cargo? Se fosse moral e ético isso, porque eles não colocam o valor nos “santinhos” de campanha? Alô senhores deputados!

A propósito: você está insatisfeito com a sua cidade? Se sim, o que você já fez para ajudar a melhorar ela?

A pergunta que está na boca do povo: você acredita nas astrólogas das previsões de final de ano? Então, prepare, porque elas já estão aparecendo nos programas de TV!

A mensagem positiva do dia: “Não me dêem fórmulas certas, porque eu não espero acertar sempre. Não me mostrem o que esperam de mim, porque eu vou seguir meu coração. Não me façam ser quem eu não sou. Não me convidem a ser igual, porque, sinceramente, sou diferente. Não sei amar pela metade. Não sei voar com os pés no chão. Sou sempre eu mesmo, mas com certeza, não serei o mesmo para sempre: serei bem melhor. E se mudar, não serei ‘eu’”, de um autor desconhecido.

Pra encerrar: “Fica sempre um pouco de perfume nas mãos que oferecem flores”., frase do mural da escola João Wagner de Morro Reuter. Interprete a frase e pense nisso!
(terça, 15/12/2009)

A greve dos professores e o preço alto das universidades gaúchas

Enquanto professores estaduais projetam greves buscando a valorização da classe, as faculdades estão abrindo o período de matrículas para 2010. O que nos causa muita estranheza e nos deixa indignados são os custos das faculdades e universidades particulares do nosso Estado.

Aqui no Rio Grande o universitário tem a opção de escolher qual dia e qual turno quer estudar. Mas esta vantagem acaba custando caro, pois estudar um único turno sai entre 200 e 250 reais. Quem quiser estudar cinco noites, por exemplo, não escapa por menos de 1 mil reais.

Já em São Paulo, em faculdades de renome nacional, como exemplo, a Universidade dos Bandeirantes, estudar cinco noites saem pela bagatela de 245 reais. Lá, você estuda no sistema do nosso Ensino Médio, por exemplo, indo na aula todas as manhãs, ou todas as tardes ou noites da semana, então, em quatro anos, está formado. Aqui, pra se formar em quatro anos é preciso gastar cinco vezes mais.

Vem cá, não somos o Estado mais politizado do Brasil? Não é aqui que temos os políticos mais honrados do país? Então porque isso acontece? Por que pagamos o olho da cara para fazer uma simples faculdade? Com a palavra, nossos nobres políticos e nossos jovens que vêm sua grana ir embora todos os meses e não fazem nada para mudar o quadro...

Prefeituras da região projetam aumento médio de 10%, em média, em seus orçamentos para 2010. Em Ivoti, o orçamento projetado para 2009 foi de R$ 31 milhões e ano que vem será de R$ 34 milhões. Em Dois Irmãos, de R$ 34 milhões, a projeção é de R$ 37 milhões para 2010. Em todos os municípios a arrecadação deve aumentar no ano que vem, até porque este ano os repasses de FPM e ICMS ficaram abaixo de 2008.

A pergunta que está na boca do povo: Você já fez sua listinha de pedidos e metas para 2010?

A mensagem positiva do dia: “Tenha atitude, defenda idéias, tente chegar onde nunca esteve. Nunca deixe de sonhar por nada nem por ninguém. Complete seus objetivos e visualize outros, pratique esportes tenha amigos e sempre faça o bem, pois isso é como um espelho e refletirá de volta em sua vida. Acima de tudo, acredite em seu potencial e se esforce, afinal, uma pequena parte do sucesso significa sorte e a maior parte é persistência”.

Pra encerrar: Serginho Groissmann postou no Twitter uma frase de Walter Franco: "O sorriso do cachorro está no rabo”. Pense nisso e sorria mais, mas com sinceridade!
(segunda, 14/12/2009)

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Aprenda a usar o Twitter

você sabe usar o Twitter? veja algumas dicas...

Como fazer um gordinho brochar em 3 segundos

O gordinho colorado ficou sem ação porque o baixinho do lado era um gigante ou porque deu gol do Flamengo contra o Grêmio?

coisas do futebol!

Prefeitos em Brasília e candidatos ao governo gaúcho

A prefeita Maria de Lourdes retornou semana passada de Brasília e o prefeito Rodrigo foi pra lá nesta terça. O prefeito Miguel está no Rio, onde será condecorado como um dos 500 melhores prefeitos do Brasil. Sorte dos vices que, em alguns casos, aproveitam para assumir como prefeito por uns dias.

Na corrida pelo Piratini, deu a lógica e o PT lidera em todos os cenários. Tarso Genro seria o governador gaúcho se as eleições fossem hoje, derrotando seus principais adversários, que são Fogaça, Yeda e Beto Albuquerque.

Nesta semana citamos que a eleição começava a ganhar forma porque os três principais nomes na disputa pelo Piratini já eram conhecidos: Yeda, Tarso e Fogaça. Já que o pessoal do PTB nos reclamou que Lara não havia sido citado – o que não foi feito pois polarizamos entre os principais, vale frisar que o PTB tem Lara, o PSB tem Beto e outros partidos também vão lançar nomes no 1º turno pra tentar a sorte, depois se unem todos contra o PT no 2º turno, como vêm acontecendo.

Da RBS TV, Lasier Martins (PDT) e Ana Amélia Lemos (PP) têm empate técnico na pesquisa Methodus para o Senado, juntamente com Paulo Paim e Germano Rigotto. Afonso Ritter divulgou pelo Twitter que, como Lasier deve ir a deputado federal e Paulo Paim tem eleitorado garantido, a disputa da outra vaga será entre Ana Amélia e Rigotto. Zambiasi vai mesmo a deputado estadual e isso deixa qualquer um com vontade concorrer para tentar entrar de carona.

A pergunta que está na boca do povo: porque políticos tentam esconder os gastos?

A mensagem positiva do dia: ''Dizem que não importa qual seja a verdade, as pessoas vêem o que querem ver. Algumas pessoas podem dar um passo para trás e descobrirem que estavam olhando a mesma cena por todo o tempo. Outras podem ver o que estava na sua frente o tempo todo. E ainda há aquelas pessoas que correm o máximo que podem para não terem que olhar para si mesmas''.

Pra encerrar: Quem age sem consciência, não fez nada na vida do que caminhar sem rumo. Pense nisso!
(sexta, 11/12/2009)

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Nossa BR-116 está se transformando em cemitério

Está na hora do Dnit tomar um pouquinho mais de cuidado com a nossa BR-116. Todo final do ano aparece uma turma pintando as canaletas da lateral e recapando trechos onde é desnecessário. Parece que querem torrar dinheiro no fim do ano, mas esquecem dos outros 10 ou 11 meses em que a BR está abandonada e até a roçada nas laterais precisa ser feita pelas Prefeituras.

Um morador da região metropolitana, Luis Carlos Souza, tem sua chácara de veraneio entre Dois Irmãos e Morro Reuter e faz um alerta. Segundo ele, sempre tem água escorrendo na pista, mas a equipe do DNIT faz as reformas e esquece de tirar o barranco, de onde a enxurrada sempre fecha a canaleta, aumentando o risco de acidentes.

E já que estamos falando da BR-116, não dá pra chamar de Rota Romântica uma rodovia cheia de muretas de proteção e cruzes pra marcar local onde aconteceram acidentes fatais. Só nos 5 km entre Dois Irmãos e Morro Reuter são seis locais com cruz indicando falecidos! E agora o DNIT ainda aparece e mete mureta e “guard rail” em todos os lados, transformando o romantismo da nossa BR em um “brete” para animais.

A pergunta que está na boca do povo: alguém sabe quantas cruzes de falecidos existe entre São Leopoldo e Nova Petrópolis as margens da BR-116?

Fico impressionado quando dois vereadores promovem um discurso mais acalorado na Câmara e as pessoas já saem dizendo que “deu briga na sessão”. Claro que não é necessário discursar aos berros em uma região civilizada como a nossa, mas o debate e a polêmica fazem parte do jogo. A oposição e as briguinhas são normais no Congresso Nacional e até no congresso americano. Democracia é isso! O único problema é quando os interesses partidários vêm acima do interesse do povo, como é o caso do Brasil!

A propósito: “sempre sugiro nas minhas palestras e aulas que as empresas não coloquem a sua marca ou logotipo no capacho de entrada, pois é ali que as pessoas cospem, limpam o barro e o cocô”, de Dado Schneider.

A mensagem positiva do dia: "Ninguém pode definir o seu jeito de ser, de pensar e de agir. Seja aquilo que você é, e não aquilo que lhe ensinaram ser o certo. Jogue o seu jogo, não o jogo dos outros. É preciso ter coragem para dizer ‘dane-se’, quando o que está acontecendo tem sentido pros outros e não para você".

Pra encerrar: Procure não se desgastar com tantas perguntas, o que de mais belo existe nesse mundo você conquista todos os dias sem se perguntar. Pense nisso!
(quinta, 10/12/2009)

O que fazer quando as creches fecham?

O ano está chegando ao fim e muitos estão contando os dias e as horas para entrar em férias. Mas este não é o caso de alguns pais que tem seus filhos em determinadas creches municipais. A dor de cabeça dos pais é porque os Municípios ainda mantêm certo privilégio de dar férias coletivas e fechar as creches, deixando muitos pais sem terem onde deixar seus filhos no mês de janeiro.

É um costume antigo, mas que sempre deu reclamação, porém, neste ano o assunto está virando uma bola de neve. O mesmo fato não acontece nas creches administradas por fundações assistenciais, onde a creche funciona todos os dias do ano, sem férias coletivas. O assunto vai dar pano pra manga!

O PMDB escolheu José Fogaça para concorrer ao governo do Estado. Germano Rigotto fugiu da raia e preferiu não por em risco sua trajetória política e perder duas consecutivas. Agora Rigotto vai tentar a vida fácil no Senado, onde a concorrência é menor. Por enquanto, é Fogaça, Yeda e Tarso Genro.

A pergunta que está na boca do povo: quem serão os próximos candidatos a assumirem publicamente a disputa?

A história do calçado no Vale do Sinos merece um capítulo a parte. Quem diria que a marca All Star virasse o símbolo de uma geração? A fábrica que produzia a marca já fechou as portas, mas a produção mudou de esteira e os famosos tênis continuam identificando, agora, uma nova geração.

Para se ter uma idéia, em uma reunião no próprio Diário esta semana, de 13 pessoas, nada mais nada menos que seis delas usavam o “tênis da estrelinha”. O mesmo se constata nas festas e nas baladas por aí, pois em vez do cabelo ou da roupa, é o calçado que dita e identifica alguns estilos. Para felicidade da região, a produção desta marca é genuinamente nossa!

A pergunta que não quer calar: você já sabe o que fazer com o que sobrar do 13º salário, se é que vai sobrar?

Uma frase: “Que Deus me dê paciência, porque se me der força, eu distribuo socos”, do Twitter da jornalista da Band, Nadja Haddad.

A mensagem positiva do dia: “Se você usa sua razão para benefício próprio, você está lutando para melhorar o que ainda não está bom. Mas lembre-se ninguém no mundo tem sempre razão e saber reconhecer isso é um passo essencial pra não cairmos em nossas próprias armadilhas”.

Pra encerrar: Quem só pensa em si mesmo, jamais será capaz de construir grandes elos, então, pondere seu egoísmo. Pense nisso!
(quarta, 09/12/2009)

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

A maior incidência de AIDS do Brasil está em Porto Alegre

Porto Alegre tem a maior incidência de AIDS do Brasil, conforme o Ministério da Saúde. Dos 100 municípios com mais de 50 mil habitantes que apresentaram maior incidência, os 20 primeiros estão na Região Sul.

Para se ter uma idéia, a cada 100 mil habitantes de Porto Alegre, 111 têm AIDS. Entre as capitais, a taxa de Porto Alegre é quase o dobro da segunda colocada, Florianópolis, que tem índice de 57,5 pessoas.

Este estudo foi feito através de casos registrados em 4.867 cidades do Brasil, onde foi constatada a existência da AIDS. Em outras palavras: a cada 100 mil gaúchos, 43 têm o vírus. A grosso modo, é como se em uma cidade de 10 mil habitantes tivesse quatro pessoas com AIDS.

Esta Lei que proíbe menores de trabalharem é uma pouca vergonha. Uma mãe, cujo filho menor de idade foi demitido do trabalho depois das denúncias, esteve contando, com lágrimas nos olhos, que gostava que o filho trabalhasse porque ganhava seu “dinheirinho” e aprendia um ofício.

Mas o mais importante não é isso, mas o fato de que ela sabia onde estava o filho enquanto ela estava trabalhando. Mas agora quando precisa ir trabalhar, ela já fica preocupada, pois não sabe onde o filho vai estar e com quem está andando na rua. Quem vai olhar por estes menores que ficam na rua?

O deputado federal Renato Molling prestigiou com a família a Festa do Reencontro, realizada em Padre Eterno Baixo recentemente. Ele é natural da comunidade e mais tarde mudou-se para Sapiranga, onde foi prefeito. Raro de encontrar deputados pela região, os quais só aparecem em ano de Copa do Mundo, Molling faz o contrário e aparece não só em festas, como em Missas também.

A pergunta que está na boca do povo: quem é o responsável pelas horas do fim de semana que o pai ficará longe do seu filhinho porque tem que repor as horas na fábrica devido a dispensa ocorrida em função da falta de energia elétrica?

A mensagem positiva do dia: “É impossível não colhermos o que plantamos. Eu e você estamos colhendo hoje o que plantamos ontem. Que tal pensarmos na colheita de amanhã? Que as sementes a serem plantadas hoje e por toda a vida sejam boas. Qualquer semente nela lançada germina e brota infalivelmente. Portanto, lancemos nesse solo somente sementes boas para colhermos frutos bons, afinal, quem semeia vento, colhe tempestade”.

Pra encerrar: Quem pensa pouco, erra muito (Leonardo Da Vincci). Pense nisso!
(terça, 08/12/2009)

Absurda esta lei que proibe adolescentes de aprenderem um ofício

É um absurdo o que anda acontecendo em alguns municípios da região. A Lei no Brasil é um fiasco por proibir jovens de trabalharem, mas pior que isso é ter pessoas denunciando quem emprega um jovem de 14 ou 15 anos.

Em um município da região, um leitor nos comunicou que, não se sabe se por inveja ou algo do gênero, o fato é que um comerciante foi denunciado por dar emprego a um rapaz de 15 anos. O comerciante pagava rigorosamente em dia e o adolescente trabalhava meio-dia, aprendendo um ofício, e na outra parte do dia, estudava.

Em outro caso, um neto que mora com a avó e trabalhava para ajudar nas despesas de casa, porém, autoridades chamaram a atenção porque era proibido fazer isso, motivados, é lógico, por denúncias anônimas. Ora, a Lei do Brasil é uma pouca vergonha, pois manda jovens ficarem na rua fumando maconha e se prostituindo em vez de trabalharem pra aprender um ofício, já que as escolas do governo não o fazem.

Mas aí o brasileiro consegue piorar as coisas, pois denuncia quem tenta ajudar um adolescente com emprego, coisa tão escassa hoje em dia. Ora, quem é que não trabalhou desde os 10 anos que atire a primeira pedra. E estamos aí, vivos, sãos e sadios para contar a história. Não entendo porque os deputados fazem estas Leis. E onde há exploração de trabalho infantil de verdade, nas esquinas das grandes cidades, nas favelas e nas fazendas de exploração de trabalho semi-escravo, aí as autoridades não vêem nada!


A pergunta que está na boca do povo: por que não se preocupam com coisas que realmente ajudem as pessoas, como saúde e bem-estar, e deixem que os jovens, além de aprenderem a trabalhar, não fiquem na rua vagabundeando?

A propósito: o jovem, se quiser, já pode votar com 16 anos, mas trabalhar que é bom, não! A quem interessa isso?

A mensagem positiva do dia: “O sucesso surge de pequenos atos e manifestações de entusiasmo, gerado por cada atitude que tomamos nesta vida. Entenda que o sucesso é alcançado a cada passo de determinação e quanto mais seguro você se sentir, mas distante estará do fracasso. Não deixe de sonhar, mas também não deixe de fazer, pois quem luta pelo melhor, entende que o mundo sempre conspira a nosso favor, desde que você também conspire a favor dele”.

Pra encerrar: Nunca despreze os pequenos quando está subindo, pois poderá encontrá-los quando estiver descendo. Pense nisso!
(segunda, 07/12/2009)

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Estamos nas mãos das empresas de telefonia celular

É de indignar o que algumas empresas de telefonia celular andam fazendo com a gente. Deste jeito, vai chegar o dia em que todo mundo terá que ter um chip de cada operadora a fim de não gastar os olhos da cara para usar o celular. Ou, que venha a Nextel com seu sistema de rádio para cá, onde não se paga por minuto de ligação, mas apenas uma taxa e seu usa de forma ilimitada o telefone.

Mas o grande problema é o péssimo sinal. É uma vergonha o que está acontecendo porque o sinal cai, fica fraco ou quando menos se espera, a ligação é interrompida. Pra se ter uma idéia, aqui na frente do meu computador, que fica a uns 40m da antena de uma das operadoras com as quais tenho celular, simplesmente não tem sinal de celular.

Se eu quiser falar ao celular, não posso ficar na frente do computador, ou uma coisa ou outra! Imagina, então, quem mora no interior ou distante alguns quilômetros das torres de telefonia celular, o parto que não deve ser para falar ao telefone. Vergonhoso!

A propósito: em reta final de ano, cheio de palestras nas faculdades e empresas, vale a dica de que ir a uma palestra sem caderno e caneta é como ir dormir bêbado depois de uma festa. Resultado: no outro dia você não lembra de nada.

A propósito: Sônia Abrão e outros programas do gênero perdem tempo falando de Robin Williams que disse que o Brasil ganhou a sede da Olimpíada porque levou strippers, enquanto isso, as meias e cuecas dos políticos se enchem de dinheiro e ninguém fala nada. E viva o patriotismo hipócrita!

A pergunta que está na boca do povo: você também acha que o dia tem que ter 30 horas de agora em diante?

A mensagem positiva do dia: "Nossa mente tem grande poder, afinal, nós somos o que pensamos, mas quando mergulhamos no negativismo, sentimos que caminhamos para um rumo sem volta, é como estar sempre no mesmo lugar e com os mesmos problemas”.

Pra encerrar: Você faz de você o melhor ser humano, quando se acredita mentalmente que tudo vai dar certo nesta vida. Pense nisso!
(sexta, 04/12/09)

As mordomias e folias da Administração Pública

Os prefeitos e as novas equipes das Administrações Municipais estão sofrendo com dois grandes problemas. Se fosse feito um balanço neste primeiro ano em todos os municípios, o que pesará mais é que muitos querem “mordomia” e outros querem bagunçar e fazer “folia”.

Os aliados do prefeito, os que votaram em quem venceu as eleições querem mordomia. Querem tratamento vip, com cargas de britas, favores na Prefeitura, não enfrentar filas e outras benesses. Já os que querem fazer folia e bagunçar são os do contra, os adversários, que perderam a eleição e agora querem criar caso e polêmica só pra ver o circo pegar fogo.

O palestrante Dado Schneider deixa, via twitter, duas dicas de Natal “bem diferentes” para os lojistas: eleja um "Dia da Limpeza do Logotipo", como exposição, divulgação e valorização da marca, e a segunda, eleja um "Dia dos Consertos Gerais" para arrumar, de vez, por exemplo, aquela prateleira torta desde 1989...

Realmente precisamos mudar nossos conceitos e atitudes se queremos um país melhor. Quando um aluno das séries iniciais é malcriado, ele é repreendido pela professora e pelos pais. Enquanto criança, quem nunca ficou de castigo, sem TV, trancado no quarto ou ajoelhado nos grãos de milho?

No entanto, as mesmas regras não se aplicam aos adultos de hoje, pois quando um adulto apronta alguma, muito pior do que as travessuras de uma criança, parece que não acontece nada. É por este motivo que existem tantos adultos “malcriados” – pra não dizer outra coisa - e fazendo tanta bobagem por aí.

O cerne da questão é que ninguém lhes ensinou ou se foi ensinado, ninguém cobrou um aprendizado por parte deles. E o pior é que não há punição para quem “apronta”. Este exemplo cai como uma luva, principalmente para os políticos...

A pergunta que está na boca do povo: quantos anos a Medicina vai levar para que o câncer não seja este bicho de sete cabeças que leva para o túmulo pessoas cheias de vida que mal descobrem a doença e já morrem dentro de alguns poucos dias?

A mensagem positiva do dia: “Se for perder tempo com algo, perca com aquilo que some e não subtraia. Vamos parar de guardar o melhor de nós em um “potinho” e mostrar à vida que tudo gira em torno de um só objetivo: o de ser feliz acima de qualquer coisa!”


Pra encerrar: Se você quer cobrar seus direitos, precisa fazer seus deveres antes de julgar e exigir. Esse é o primeiro passo para se ter razão. Pense nisso!
(quinta, 03/12/09)

Por que não se fala mais em AIDS e Gripe A?

Novo Hamburgo é 3º município no Índice de Desenvolvimento Municipal de Micro e Pequena Empresa. A cidade fica atrás somente de Porto Alegre e Caxias do Sul, que são os dois grandes pólos comerciais do Estado. E a nossa região pode tirar proveito destes números...

Ontem foi o Dia Internacional da Luta contra a AIDS. Deveria também ser o dia contra a indústria farmacêutica que não tem o menor interesse em ver a cura do HIV. Aliás, esta semana cobramos neste espaço a falta de divulgação sobre AIDS, porque a grande mídia simplesmente parece que esqueceu este assunto, assim como também a Gripe A.

Depois de fazer a compra de um produto que custou R$ 1,5 mil, o cliente foi a loja para retirar um cabo que não estava junto na caixa do aparelho. A vendedora, um tanto quanto irônica, disse que a empresa iria satisfazer o cliente, mas passou um sermão dizendo que era “dever do cliente” conferir a mercadoria na hora e não deixar para o dia seguinte.

Pra não criar caso, o cliente não disse nada, mas a empresa perderá, com esta atitude, alguns clientes, porque este tipo de história sempre corre de boca em boca. Talvez o cliente deveria ter perguntado, simplesmente, se não “era dever” da empresa ter alguma responsabilidade sobre mercadorias incompletas?

A pergunta que não quer calar: por que muitos ainda duvidam que a água já é um dos líquidos mais preciosos?

Em um determinado local de Novo Hamburgo, por exemplo, que não é casa noturna, mas sim uma rede multinacional do ramo de alimentação, uma garrafa de 500ml de água custa, nada mais nada menos, do que R$ 4,20.

Dezembro chegou e agora é hora de dizermos a todos os que trabalham com a gente o quanto eles são importantes e necessários. Também é hora da gente dizer que vamos crescer juntos em 2010.

Frase do dia, do ator Robin Williams, que fez piada com a escolha do Rio para sede das Olimpíadas. “Chicago enviou a Oprah e a Michelle Obama. O Brasil mandou 50 strippers e meio quilo de pó. Não foi uma competição justa".

A mensagem positiva do dia: “O poder da mente enlouquece aqueles que não sabem usá-la a seu favor. E o que de mais perigoso existe nisso é que muitas vezes, a pessoa não se dá conta que o erro está em si mesma”.

Pra encerrar, de Roberto Shinyashiki: “Lute intensamente para realizar um sonho, mas entenda que não dá para ganhar sempre”. Pense nisso!
(quarta, 02/12/09)

Hora de valorizar o nosso turismo

Há mais de uma década nossos municípios falam, falam e falam em investir no turismo. No entanto, os investimentos são poucos quando se trata das Prefeituras, a não ser uma e outra obra aqui e ali, assim como as festas de chope e bandinha.

Mas quando algo é feito, precisamos elogiar. E a Prefeitura de Ivoti está investindo no Núcleo de Casas Enxaimel, um local histórico e que tem amplas condições de ser um dos mais belos e visitados pontos turísticos da região. Quem ainda não visitou o local em um fim de tarde de domingo, por exemplo, não sabe o que é um entardecer tomando chimarrão junto as casas antigas, os plátanos e uma bela iluminação, tudo próximo de uma ponte construída com dinheiro enviado pelo Imperador Dom Pedro II.

Visite este local que abriga a maior concentração de casas enxaimel do país e valorize também o turismo da nossa região. Será um passeio sem tranqueira no trânsito, sem risco de acidentes e, o melhor, sem gastança desnecessária, pois aqui na região os comerciantes cobram apenas o justo, sem exageros. Assim como este, temos outros tantos pontos que merecem ser visitados. Valorize a nossa região e os nossos – poucos e bons – pontos turísticos!

Se o mundo está virado de pernas para o ar, é porque não tivemos bons pais ou bons filhos na geração que passou ou nesta que aí está. De nada adianta somente repreender crianças agora, se uma geração inteira passou e ninguém se preocupou, não só em ensinar-lhes caráter e moral, como deixam acontecer tudo, sem cobrar e sem os repreender por nada.

A pergunta que não quer calar: quem paga a conta das empresas que não trabalham quando falta luz?

A propósito: como nada se cria, tudo se copia e se aperfeiçoa, vale deixar um excelente exemplo da Prefeitura de Gramado que segue investindo em qualificação de profissionais do setor de indústria e comércio. No dia 8, às 20 horas, será realizada a palestra “O Poder do Entusiasmo”, com Eduardo Tevah, onde a inscrição é apenas um quilo de alimento.

A mensagem positiva do dia: “Se você sabe olhar para sua vida e interpretar cada instante como ele realmente é, jamais se enganará com a forma com que tudo acontece, pois tudo tem um motivo. Você estará sempre caminhando de mãos dadas com a certeza e é isso que basta pra você tomar suas decisões, separando o bom do ruim e o certo do errado”.

Pra encerrar: Chega de perder tempo, porque o tempo é a única coisa que não para nesta vida. Pense nisso!
(terça, 1/12/09)

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Um brasileiro é assassinado a cada 12 minutos

Um brasileiro está sendo assassinado neste momento enquanto você estiver lendo esta coluna. Se a sua leitura não for das mais rápidas, você sabia que até terminar de ler a última linha um brasileiro será assassinado? Uma pesquisa exclusiva para a Veja afirma que o país tem um homicídio a cada 12 minutos.

A pesquisa também aponta que a polícia é despreparada, mal equipada e mal remunerada. Em média, quase 90% dos integrantes das polícias Civil e Militar das cinco capitais admitiram à CNT/Sensus que existe corrupção no aparato policial
Bem, na verdade, para isso não precisamos nem de pesquisa, porque todo mundo sabe muito bem. Encarar essa questão da violência é uma das emergências do país e, apesar de ser difícil, o Brasil já conseguiu resolver problemas que aparentemente não tinham solução, como a inflação.

A pergunta que está na boca do povo: porque as regras que se aplicam às crianças não se aplicam aos adultos, principalmente os políticos?
A pergunta que não quer calar: há quanto tempo não se fala mais sobre Gripe A ou sobre os casos de Aids na imprensa brasileira? Será que ninguém mais morre por causa da nova gripe ou com o vírus da Aids?

Como a coisa mais em moda do momento é o Twitter, apesar de ser passatempo para alguns, pode ser não apenas um modismo, mas uma fonte de informação e cultura para muitos, como é o meu caso, mesmo que cultura inútil. “O Brasil não só não afundou, como, segundo a imprensa internacional, foi quem melhor soube boiar, na crise”, Twitter do Luis Fernando Veríssimo.

Quem já não leu em algum lugar a frase “o segredo não é correr atrás das borboletas, mas cuidar do seu jardim para que elas venham até você”. A frase é boa, mas a futura publicitária Dri Dalazen questiona: “Eu vou ter 80 anos e ainda vou ler esta frase... Parem de copiar”.

A propósito: realmente, hoje em dia nada se cria, tudo se copia e se aperfeiçoa. Parece que as pessoas tem preguiça de pensar e inventar. Mas no futuro, vai ser pior e vai ter mais plágio ainda, só a frase deve mudar para “control C e control V” (copiar e colar).

Pra encerrar, a mensagem positiva postada no Twitter pela escritora Annie Piagetti Muller em relação a um casamento: “As velas precisam estar próximas para que um ilumine o outro, mas suficientemente distante para um não queimar o outro com seu calor”.
(segunda, 30/11/2009)

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Arquivo do blog

2011

Livros lidos em 2011*
52 - O dia de um jornalista americano em 2.889, Julio Verne, 80 pág, Ed. Hemus, 19/11 a 24/11/2011. (nota 5)
51 - Em outras palavras, Lya Luft, Record, 224 pág, 17/12/2011. (nota 7)
50 - Jogo sujo, Marcelo Duarte, Ática, Série Vaga-Lume, 134 pág, 16/11 a 19/11/2011. (nota 7,5)
49 - Espíritos entre nós, James van Praagh, Sextante, 134 pág, 31/10 a 07/11/2011. (nota 7)
48 - Percalços, Ernani Mügge, Con-Texto, 74 pág, 29/10 a 31/10/2011.

47 - Instantes, Ernani Mügge, Oikos Editora, 64 pág, 30/10/2011.
46 - Chatô, o Rei do Brasil, Fernando Moraes, Ed. Companhia das Letras, 731 pág, 10/06 a 29/10/2011. (nota 9)
45 - Seja líder de si mesmo; Augusto Cury, Sextante, 122 pág, de 20/09 a 25/09/2011. (nota 8)
44 - Monte seu próprio negócio; Leandro Martins; Digerati Books, 111 pág, de 06/08 a 20/09/2011.
43 -Crônicas do Lelo, Aurélio Decker, Ed. Metropole, 176 pág, 19/08 a 11/09/2011). (nota 6)
42 - Eis o homem Paulo Sant´Ana; Paulo Sant´Ana, RBS Publicações, 168 pág, 13/08 a 04/09/2011. (nota 6)
41 - Crônicas de minha cidade; Carlos de Souza Moraes, Ed. Unisinos, 239 pág, 14/08 a 21/08/2011.
40 - Coisas do corações; Beto Ody (Rádio Alegria), Palotti, 148 pág, 11/08 a 20/08/2011).
39 - Meu guri; David Coimbra, LP & M, 185 pág, de 11/08 a 14/08/2011. (nota 7,5)
38 - Meditando com Brian Weiss, Sextante, 105 pág, de 06/08 a 07/08/2011. (nota 6)
37 - Cá entre nós, Ernest Sarlet, Ed. Feevale, 178 pág, de 27/07 a 31/07/2011. (nota 5)
36 - O maior vendedor do mundo; Og Mandino; Ed. Record, 118 pág, 22/07 a 30/07/2011. (nota 9)
35 - Conquistar e manter clientes; Daniel Godri; Ed. Eko, 116ª edição, 75 pág, 19/07/2011. (nota 5,5)
34 - Auto-hipnose, desperte o seu gigante interior, Mauro Rosso, Ed. Imprensa Livre, 69 pág, de 19 e 20/07/2011.
33 - O símbolo perdido, Dan Brown, Sextante, 489 pág, de 02/07 a 16/07/2011. (nota 8,5)
32- O segredo de Luisa, Fernando Dolabela, Sextante, 303 pág, de 1º/07 a 03/07/2011. (nota 7,5)
31 - 35 melhores contos do RS, Maria da Glória Bordini (organizadora), 322 pág, IEL (Corag), de 23/06 a 27/06/2011. (Simões Lopes Neto, E. e LF Veríssimo, L.C. Barbosa Lessa, Jane Tutikian, L.A. Assis Brasil, Sérgio Capparelli, Carlos Carvalho, Alcides Maya, Caio Fernando Abreu, Josué Guimarães, Sérgio Faraco, Charles Kiefer, Moacyr Scliar...) (nota 6)
30 - A vida que ninguém vê, Eliane Brum (ZH), Editora Arquipélago, 208 pág, 23/06 a 25/06/2011. (nota 8)
29 - Os segredos dos campeões, Roberto Shinyashiki, Ed. Gente, 182 pág, 24/05 a 23/06/2011. (nota 7,5)
28 - Avenida de histórias, Henrique Schneider, Produção Um Cultural, 132 pág, 21/06/2011. (nota 7,5)
27 - O Monge e o Executivo, James C. Hunter, Ed. Sextante, 143 pág, de 20/05 a 12/06/2011. (Uma história sobre a essência da liderança). (nota 8,5)
26 - O caçador de pipas, Khaled Hosseini, Ed. Nova Fronteira, 370 pág, 14/05 a 16/05/2011) - 8mil vendidos. (nota 9)
25 - O Analista de Bagé; Luis Fernando Veríssimo; L & PM Pocket, 84 pág, 2ª vez, 01/05/2011. (nota 7)
24 - Nunca desista dos seus sonhos, Augusto Cury, Sextante, 156 pág, 2ª vez, 04/04 a 01/05/2011. (nota 8)
23 - Autoconhecimento: o primeiro passo para a liderança; Claiton Marusiak; Ed. Treze, 52 pág, 2ª vez, 01/05/2011.
22 - O caminho da tranquilidade, Sua Santidade, o Dalai Lama, coleção Auto Estima, Ed. Sextante, 96 pág, 15/04 a 19/04/2011. (nota 6,5)
21 - Trem-Bala, Martha Medeiros, L & PM Pocket, 247 pág, 04/04 a 15/04/2011. (nota 9)
20 - De Pedro a Collor; charges; Sampaulo (Paulo Sampaio), AGE Editora, 110 pág, 20/11 a 09/04/2011. (nota 6)
19 - A Arte de Fazer Jornal Diário, Ricardo Noblat, Ed. Contexto, 174 pág, 23/03 a 03/04/2011. (nota 9,5)
18 - A Objetividade Jornalística, Luiz Amaral, Ed. Sagra-Luzzatto, 96 pág, 24/03 a 27/03/2011. (nota 5)
17 - Diários de um repórter, Flávio Alcaraz Gomes, L & PM, 180 pág, 01/03 a 24/03/2010. (nota 5,5)
16 - A Miséria do Jornalismo Brasileiro; Juremir Machado da Silva, Vozes, 155, 01/03 a 12/03/2011. (nota 8,5)
15 - The Secret - O Segredo; Rhonda Byrne, Ediouro, 198 pág, 26 e 27/02/2011). (nota 9)
14 - O Aleph; Paulo Coelho, Ed. Sextante, 240 pág, 10/02 a 26/02/2011). (nota 6,5)
13 - O Doce Veneno do Escorpião, O Diário de uma Garota de Programa; Bruna Surfistinha (Raquel Pacheco), Panda Books, 168 pág, 18/02 e 19/02/2011. (nota 1)
12 - Odisséia Urbana; Ismael W. Manganelli, 110 pág, 19/02/2011.
11 - Como Evitar Preocupações e Começar a Viver; Dale Carnegie; Cia Editora Nacional, 423 pág, 25/09/2010 a 16/02/2011. (nota 7,5)
10 - O Vôo da Cobra; Lucas Izoton, 164 pág, Independente Cobra D'Água, 22 e 23/01/2011. (nota 8,5)
ESTATÍSTICA DE 2011*
* 43 livros em 2011 - 4 livros/mês -
7.937 pág - 721 pág/mês e 24 pág/dia.
* 35 livros - até fim/set - 4,3 livros/mês - 6.496 pág - 812 pág/mês e 27 pág/dia.
* 21 livros - até fim/jun - 4,2 livros/mês - 3.688 pág - 737 pág/mês e 24 pág/dia.
* exceto janeiro=férias.

2012

Livros lidos em 2012
81 - A motocicleta azul, Luis Carlos Pez, Ed. Uri, 79 pág, 23/12 a 24/12/12. (nota 5).
80 - Os segredos da mente milionária, Harv Eker, Sextante, 175 pág, 27/10 a 23/12/12. (nota 9,5).
79 - Como formar & treinar equipes de vendas, Diego Maia, Ed. Ferreira ,130 pág, 15/12 a 22/12/12. (nota 6).
78 - Saiba mais para gastar menos, Elaine Toledo, Ed. Alaúde, 143 pág, 01 a 09/12/2012. (nota 7).
77 - O X da questão, Eike Batista, Sextante, 130 pág, 01 a 02/12/2012. (nota 8).
76 - Planejamento estratégico: um bem ou um mal necessário, Roberto Tadeu de Morais, Ed. Fundo de Cultura (Faccat), 109 pág, 02/12/2012. (nota 6,5).
75 - Quanto custa ficar rico, Paulo Portinho, Campus, 165 pág, 20/10 a 15/11/2012. (nota 7,5).
74 - A oração que Deus entendia, Paulo Coelho, Ed. Caras, 64 pág, 03/11/2012. (nota 6,5).
73 - A Revolução dos Bichos, George Orwel, Globo, 143 pág, 02/11/2012. (nota 9,5).
72 - Assassinatos na Academia Brasileira de Letras, Jô Soares, Companhia das Letras, 252 pág, 26/10 a 28/10/2012. (nota 7,5).
71
- Seja líder de si mesmo, Augusto Cury, Sextante, 127 pág, 12/10/2012. (nota 7).
70 - A Lei de Murphy, Arthur Bloch /Millor Fernandes, Record, 106 pág, 09 a 12/10/2012. (nota 5).
69 - Selma e Sinatra, Martha Medeiros, Objetiva, 132 pág, 09 a 11/10/2012. (nota 4).
68 - Maigret e o homem do banco, Georges Simenon, L&PM/Nova Fronteira, 192 pág, 05 a 09/10/2012. (nota 6,5)
67 - O vencedor está só, Paulo Coelho, Agir, 398 pág, 18/09 a 27/09/2012. (nota 7)
66 -
Programa Integral de Leitura (Guia Introd e 1º Ciclo, Olga Camargo Valcárel, Pilbra, 78 pág, 03/09 a 21/09/2012. (nota 7)
65 -
Brasa sob cinzas, Leonardo Boff, Record, 121 pág, 12/09 a 18/09/2012. (nota 6)
64 - Espiritualidade, Leonardo Boff, Sextante, 63 pág, 03/09 a 06/09/2012. (nota 5)
63
- O que Steve Jobs faria?, Peter Sander, Universo dos Livros, 165 pág, 21/06 a 11/08/2012. (nota 7)
62 - As sete Leis Espirituais do sucesso, Deepak Chopra, Ed. Best Seller, 103 pág, 24/06 a 08/07/2012. (nota 9,5)
61 - Filhos inteligentes enriquecem sozinhos, Gustavo Cerbasi, Ed. Gente, 170 pág, 16/05 a 24/06/2012). (nota 7)
60 - Casais inteligentes enriquecem juntos, Gustavo Cerbasi, Ed. Gente, 163 pág, 22/04 a 13/05/2012. (nota 7,5)
59 -Curso básico para resolver problemas e tomar boas decisões, Ken Watanabe, Sextante, 127 pág, 15/04 a 21/04/2012. (nota 4,5)
58 -O Príncipe, Nicolau Maquiavel, Nova Cultural, 282 pág, 17/03 a 15/04/2012. (nota 6,5)
57 - Faça todo mundo gostar de você em 90 segundos, Nicholas Boothmann, Ed. Gente, 190 pág, 09/04 a 15/04/2012. (nota 7)
56 - Dez Leis para ser feliz, Augusto Curi, Sextante, 121 pág, 05/04/2012. (nota 6)
55 - Investimentos inteligentes, Gustavo Cerbasi, Ed. Thomas Nelson do Brasil, 271 pág, 22/09 a 24/03/2012. (nota 7)
54 - O Homem que Calculava, Malba Tahan, Ed. Record, 301 pág, 05/10/2011 a 26/02/2012. (nota 7,5)
53 - Pai Rico, Pai Pobre, Robert Kiyosaki e Sharon Lechter, Ed. Campos, 186 pág, 14/01/2012 a 29/01/2012. (nota 7)
ESTATÍSTICA DE 2012*
- Em 2012, 28 livros, 2,5 mês - 4.683 pág, 425/mês e 14,2/dia.
- Até fim/julho, 10 livros, 1,6/mês - 1.914 pág, 319/mês e 10,6/dia.

- Em 2011 - 43 livros, 4/mês - 7.937 pág, 721/mês e 24/dia.
* exceto janeiro=férias.