A mordida dos impostos!

quarta-feira, 29 de julho de 2009

A gripe A é uma epidemia ou pânico pra vender remédio?

O site mais visitado do momento no Brasil não é nenhum pornô, nem de futebol ou do Michael Jackson. É a Procuradoria da Fazenda Nacional, com a relação dos mais de 1 milhão de devedores. Essa semana chegou a mais de 300mil acessos numa hora e congestionou! Basta ter o CPF ou CNPJ da empresa para saber se está devendo (e quanto!) ao governo federal. Os curiosos podem acessar www.pgnf.fazenda.gov.br.

Uma localidade entre Herval e Gramado, chamada de Nova Renânia, ficou sem energia elétrica de terça a noite até quinta passada. Foram três dias sem ter luz nem para tomar banho quente. É inadmissível que em pleno século 21 isso ainda aconteça. Pior de tudo é que no lado gramadense é outra distribuidora de energia elétrica e estes moradores não sofrem do mesmo problema. Em geral, uma simples poda de árvores já evitaria as constantes quedas.

Este inverno está muito pior do que se imaginava. Foram quatro geadas em dias consecutivos e além das temperaturas muito baixas, o que incomoda mesmo é a umidade. Mesmo as pessoas que sempre odiavam os dias calorentos de verão e adoraram um friozinho já estão mudando de opinião.

Aliás, o inverno do ano passado também já foi terrível como este. Se a gente analisar friamente, aqui no sul temos quase seis meses de verão e seis meses de inverno. Desde fim de abril está sempre frio, com poucos dias ensolarados. E a previsão é que o clima continuará assim ainda em agosto ou setembro.

Está se criando um pânico mundial sobre a Nova Gripe. Mas há alguns anos atrás, quando a gripe aviária surgiu, inundaram o mundo de sinais de alarme e não deu outra. Será que a Gripe A é diferente?

Divulgaram a gripe espanhola, depois veio a gripe asiática, mais tarde foi a gripe aviária e a tal epidemia perigosa se resumiu a meia dúzia de mortes no mundo todo. Ora, se esta gripe causou cerca de 900 mortes no mundo todo, porque ninguém fala que a gripe comum mata meio milhão de pessoas todos os anos no mundo.

A pergunta que está na boca do povo: não é mais uma epidemia pra vender remédio e enriquecer laboratórios?

A propósito: 900 pessoas morreram de gripe suína e todo mundo quer usar máscaras, enquanto mais de um milhão morrem de Aids todos os anos e ninguém quer usar preservativos!
A pergunta que não quer calar: será que Sarney é a única ovelha negra que tem em Brasília?

A mensagem positiva do dia: “Prefira gastar um minuto arrumando suas coisas na hora que você tem tempo, do que perder uma hora procurando uma coisa na hora que você não tem tempo”.
(quinta, 23/07/2009)

Lula distribui caridade com o dinheiro do povo

Um dos símbolos mais tradicionais da cultura gaúcha, o chimarrão, ganhou espaço nobre em Gramado. Na rua coberta foi criado o espaço chimarrão, onde a erva, a cuia e a água quente estão sempre à disposição dos visitantes. E como o espaço não recebe apenas gaúchos, turistas de todos os cantos do Brasil não só experimentam, mas também aprendem a fazer o chimarrão, com suas peculiaridades, inclusive a maneira de colocar a erva e segurar a cuia.

Mais uma vez Gramado larga na frente e mostra seu pioneirismo. Uma iniciativa bem simples, mas que deve ser copiada, porque nada se cria. Se bem que tem muito gaúcho que precisaria passar por umas aulinhas como esta, pois a coisa mais vergonhosa é morar no Rio Grande e quando viajar a outros Estados, não saber fazer um chimarrão.

O governo Lula continua fazendo festa com o chapéu alheio. Não bastasse promover assistencialismo com o dinheiro do povo, distribuindo Bolsa Família, agora vem atuando como paizão dos “países vermelhos” da América. Depois de dar muitas concessões ao presidente Chaves, da Venezuela, agora Lula aceitou pagar três vezes mais pela energia elétrica comprada do Paraguai.

O presidente Lula quer que o povo tenha mais carros e geladeiras, mas não dá saúde a estes mesmos brasileiros. Enquanto o governo federal diminui a remessa do FPM - Fundo de Participação dos Municípios – para a Saúde, Lula alega que o motivo é a redução das alíquotas do IPI na venda de veículos e nos eletrodomésticos da chamada linha branca.

Se, por um lado, Lula beneficia alguns diminuindo preços de geladeira e de carro; do outro, arrocha as prefeituras com perdas de dinheiro para a Saúde e Educação, por exemplo. Em junho a queda às prefeituras gaúchas foi de 10 %, quase R$ 30 milhões a menos. Tem prefeito ficando de cabelo branco com a situação. Vai estourar no povo, o mesmo povo que gasta na compra de carros e geladeiras, mas vai ficar sem Saúde e Educação.

A propósito: Adianta ter fogão reluzindo de novo e ter uma geladeira nova se não tem o que botar dentro porque gastou tudo em saúde, já que o governo está contribuindo para o SUS ficar cada vez pior!?

A mensagem positiva do dia: “Nos últimos anos entrou na moda falar a palavra ‘atitude’ em todos os momentos. Mas o que é atitude? É o momento de ter determinação com foco e se motivar a atingir a sua meta. Ter atitude é dar uma resposta àquilo que aprendemos por experiência. Esse é o primeiro passo para colher seus objetivos”.
(quarta, 29/07/2009)

terça-feira, 28 de julho de 2009

Os escândalos políticos e o combate às drogas

Com tantos escândalos envolvendo os políticos de Brasília, a gente pensando que o povo já estava farto disso, aí chega até nós um comentário de cair o queixo. Pior ainda que partiu de um comerciante bem informado, o qual diz que o povo não tem o direito de cobrar nada do Sarney e dos políticos corruptos, porque está sempre votando e reelegendo os mesmos.

Ora, o meu direito termina onde começa o direito do outro. Este é um ditado muito em voga nos dias atuais. Da mesma forma, onde termina minha vida pessoal, começa minha vida profissional e vice-versa. Atualmente qualquer profissional tem obrigação de ter uma vida ímpar, sob pena de prejudicar seu emprego ou sua empresa.

E quanto maior a graduação do cargo (leia-se emprego público, pago com dinheiro do povo) é natural que haverá uma cobrança ainda maior. Acabou o tempo em que o funcionário passava batia o cartão para ir embora do trabalho e "lavava as mãos" em relação a empresa. Se nas empresas privadas o cuidado com a vida pessoal deve ser grande pra não manchar o nome da empresa, na vida pública, onde representam o povo, o cuidado é redobrado. O povo tem o direito de saber, sim, tudo sobre a vida dos ocupantes de cargos, mas sem sensacionalismo.

Este ano parece ser escolhido por todo mundo para desenvolver atividades de combate às drogas. Palestras é o que mais se ouve falar para mostrar às crianças que as drogas são nocivas. Mas o que não dá pra entender é que ex-viciados são escolhidos para palestrar.

O que adianta criticar a droga, dizer que mata e destrói, e depois levar ex-drogados pra dar palestra. Os ex-drogados só reforçam que é possível, sim, entrar e sair do mundo das drogas a hora que quiser. Nestes casos, será que a criança ou o aluno não vai entender que droga é ruim, mas pode entrar neste mundo e sair dele a hora que bem entender como explicou “aquele tiozinho da palestra”?

A propósito: no feriadão de 7 de setembro muita gente vai aproveitar a data para viajar. Para se ter uma idéia, só aqui na região vai ter mais de 15 ônibus de empresas locais levando excursões para outras regiões e Estados.

A pergunta que está na boca do povo: se a crise é tão grande como falam, porque a construção civil anda de vento em popa e temos obras pra todos os lados?

A mensagem positiva do dia: “Deixar de cometer erros está fora do alcance do homem. Entretanto, em seus erros e enganos, o sábio e o homem racional adquirem experiência para o futuro”, de Plutarco.
(terça, 28/07/2009)

Senado serve de inspiração para Câmaras de Vereadores

A Câmara de Vereadores de Estância Velha é pródiga. Além de ser umas das únicas que sustenta o vício de vereadores que viajam pra congressos fora do Estado, ainda mantém um recesso no meio do ano.

Aliás, é bom que o povo saiba que vereador não tem “férias”, mas sim, “recesso parlamentar”. Na verdade, o povo que paga a conta deveria chamar isso de “recesso para lamentar”! Em Estância são quase 70 dias de recesso por ano, ou seja, mais de dois meses. Já pensou que maravilha o teu patrão te dar mais de dois meses de férias por ano e sem desconto de salário!

Até parece que a Casa Legislativa estanciense se norteia pelo exemplo – péssimo, diga-se de passagem – do Congresso Nacional. Em Brasília, os políticos começam o ano em março e param em novembro, trabalhando três dias por semana. Mas ainda se dão ao luxo de ter férias no meio do ano!

Esta bobagem de ter férias no meio do ano é uma palhaçada. Coisa de brasileiro, que copia qualquer bobagem que os europeus fazem. Mas a diferença é que na Europa tem férias no meio do ano porque lá é verão. Então, as férias de verão, que nós temos em janeiro, os europeus têm agora. Na Europa as aulas e até os campeonatos nacionais começam após o verão, ou seja, em agosto ou setembro, durando até maio ou junho do ano seguinte.

E os brasileiros vão lá e copiam um negócio desses! E como o Congresso fez e é bom pra todos – os políticos, lógico – então, muitas cidades deste Brasil afora aproveitam e tiram sua casquinha e também se auto concedem férias mais do que o justo. Tenham dó do dinheiro do povo!

A propósito: pena que os políticos de Brasília também não copiam os europeus e asiáticos quando o exemplo é corrupção. Na Inglaterra, todos os ministros cogitados –apenas cogitados – como envolvidos em corrupção, se demitiram, pegaram o chapéu e foram embora. No Japão, por muito menos, os políticos dão um tiro na própria cabeça. No Brasil, político envolvido em escândalo procura ajuda no ombro amigo de outro corrupto e um protege o outro.

A pergunta que não quer calar: o que você acha que deveria acontecer com Sarney, pivô de tantos escândalos?

A pergunta que está na boca do povo: você acredita que no passado não havia corrupção ou a imprensa não divulgava estas coisas?

A mensagem positiva do dia: “Nunca devemos nos envergonhar das nossas próprias lágrimas”, de Charles Dickens.
(segunda, 27/07/2009)

sexta-feira, 24 de julho de 2009

O Dia do Colono

Neste sábado há pelo menos três grandes datas comemorativas. Tradicionalmente é comemorado o Dia do Colono e Motorista, mas é preciso lembrar que em 25 de julho se comemora também o aniversário da imigração alemã.

Os 185 anos de imigração alemã no Rio Grande se confunde com o Dia do Colono, afinal, todos os que vieram da Alemanha eram colonos. Portanto, duplamente o dia 25 merece ser comemorado, tanto que em Nova Petrópolis e Santa Maria do Herval se transformou em feriado.

Infelizmente a profissão chamada “colono” virou motivo de sátira para alguns, que confundem colono com caipira, no sentido pejorativo. Apesar da sua grande importância, o trabalho na lavoura está ficando escasso, pois a mecanização está acabando com o plantio sem agrotóxicos, enquanto a juventude está largando a lavoura para trabalhar na cidade.

A propósito: quando todo mundo sair da roça pra trabalhar na cidade, o que vai alimentar o nosso povo?

Em relação aos salários de secretários comentados nesta semana, houve comentários no blog de pessoas afirmando a dificuldade dos prefeitos em formar seu secretariado. O motivo: salários baixos.

No entanto, se exige muito pouco de um secretário. Alguns estão no cargo apenas para assinar seu nome em folhas oficiais, pois todo o trabalho é feito por terceiros. Há secretários que mereceriam até ganhar mais do que o prefeito, pois carregam o piano nas costas, mas há pastas onde o seu titular faz muito pouco pra merecer um salário maior.

Algo que precisa ser implantado no Brasil é um contrato de gestão dos governantes com seus secretários, para que eles tenham um objetivo. Por exemplo, o prefeito exige de um secretário da Agricultura a construção de tantos aviários por ano, um número x de açudes e tantos metros de novas estradas. Se no fim do prazo o cara não cumpriu com o contrato, manda embora e bota outro no lugar.

Em geral, há alguns casos onde o secretário passou quatro anos em sua pasta e saiu sem saber a que veio. Mas ganhou o seu salário, então, neste caso, não era baixo, ao contrário, era muito alto.

A mensagem positiva do dia: “Se for capaz de enxergar uma oportunidade tão rápido quanto consegue ver os defeitos dos outros, então, em breve, conseguirás ter êxito em tudo”, de Napoleon Hill.
(sexta, 24/07/2009)

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Os salários dos secretários pela região

Nova Petrópolis é o município que paga o maior salário para seus secretários municipais. Dentre os 11 municípios da área de circulação do Diário, Nova Petrópolis para R$ 4,2 mil para cada um dos sete secretários. O segundo salário mais alto da região é recebido pelos sete secretários de Ivoti, cerca de R$ 3,7 mil.

O salário mais baixo é de Hortêncio, que paga apenas R$ 2,1 mil a seus cinco secretários. Aliás, uma das provas do cuidado com o dinheiro público é que o município é o número 1 no Brasil. Secretários ganhando pouco – ou o justo! – vereadores com sessões quinzenais e sem nunca terem retirado uma diária em 20 anos são coisas raras de se ver hoje em dia.

Chama a atenção o fato de que Santa Maria do Herval paga um dos salários mais baixos da região aos seus seis secretários, que ganham R$ 2,4 mil. No entanto, no levantamento do salário dos vereadores, os de Herval estão entre os mais bem remunerados da região.

O Banco Mundial fez um relatório através de estudos de 1998 e 2008, apontando que o Brasil não melhorou em quase nada ao longo dos anos. Melhorou apenas a estabilidade política e a prestação de contas dos partidos, mas piorou o controle da corrupção. Ora, pra descobrir um negócio destes nem precisava ficar 10 anos estudando!

A propósito: o Bird disse que “melhorou” a estabilidade política, mas desde quando isso é bom? Isso é ruim para o Brasil, pois políticos com estabilidade com Sarney, Jader, família ACM, Zé Dirceu e cia, nosso País só tem a perder.

A pergunta que não quer calar: Você tem idéia de quanto seu município já arrecadou nos primeiros seis meses de governo?

A pergunta que não quer calar: a coisa está tão feia em Brasília que um político ser deputado ou ministro por alguns anos e não se envolver em escândalo é algo fora do comum. Se continuar assim, os caras vão até botar nos santinhos da campanha algo do tipo “não me meti em corrupção e nem nos escândalos”. Do jeito que estão as coisas, estamos elegendo parlamentares para fiscalizar outros parlamentares!

A mensagem positiva do dia: “Que você tenha humildade para você reconhecer aquilo que você não é; amor próprio para você perceber suas qualidades e gostar do que vê por dentro e muita fé para te guiar, te sustentar e te manter de pé. Mas, acima de tudo, que você tenha sinceridade para você ser verdadeiro, gostar de você mesmo e viver melhor”.
(quinta, 23/07/2009)

O caos na BRs-116 e 101

O estrangulamento da BR-116 entre Canoas e Porto Alegre é algo indignante. Não dá pra entender como Porto Alegre ficou ilhada, sendo ligada ao resto do Estado apenas pela ponte do Guaíba e por uma rodovia federal ultrapassada e sucateada.

Em vez de correrem atrás do tempo perdido pra resolver o caos na BR-116, as autoridades estão metendo multa nos motoristas. Tem dias que mais de 5 mil são multados. Pelo visto, como não foram competentes pra fazer obras que suportassem a demanda de carros, querem arrancar dinheiro do povo para que os motoristas deixem seus carros em casa, pra acabar a tranqueira na estrada.

Por outro lado, o Rio Grande continua isolado no calcanhar do Brasil. Apenas a BR-386, que liga ao oeste catarinense, a BR-116 e a BR-101 formam as principais ligações do nosso Estado com o resto do País. Não há uma só auto-estrada que seja decente para ligar o Rio Grande ao restante do Brasil.

Depois de décadas, então, o governo federal criou vergonha na cara e resolveu fazer a duplicação da BR-101, que segue a passos de tartaruga. É uma vergonha! Vergonha para todos os presidentes da República que ignoraram o Rio Grande, uma vergonha para nossos deputados e senadores, que não souberam se impor e lutar por nós.

Mas é uma vergonha maior ainda aos governadores do Rio Grande que só fizeram turismo e não lutaram pelas grandes causas. Aliás, vergonha maior é a do povo gaúcho em ter esta gente como mandatários! Pena que o povo é bobo e não luta por seus ideais, contentando-se apenas com a falácia de que é um povo politizado, uma mentira deslavada inventada justamente pelos políticos.

A propósito: de uma hora pra outra começa-se a ouvir falar em colonos novamente. Explica-se: vem aí o Dia do Colono, comemorado em 25 de julho. Pelo menos, uma vez por ano esta que é uma das primeiras e mais importantes de todas as profissões é lembrada. Mas tomara que não seja uma profissão em extinção, porque se continuar neste ritmo...

A pergunta que está na boca do povo: a Rota Romântica está sendo bem divulgada ou apenas tenta crescer à sombra de Gramado?

A mensagem positiva do dia: “De que vale saber ler e escrever, se o olhar só vai ver a estética das letras. O que importa não está na forma das letras, mas no conteúdo que transmitem. É por isso que, antes de tudo, temos que aprender a entender as coisas. O que for dito com o coração vale mais do que o que for dito em letras ou somente da boca pra fora”.
(quarta, 22/07/2009)

terça-feira, 21 de julho de 2009

A governadora é orgulho do povo gaúcho?

Temos uma governadora que não tem nenhuma identificação com o povo gaúcho. Este é o resultado da ignorância deste povo que não vota em pessoas, mas sim, em partidos, pois não o eleitorado não leva em conta o perfil do candidato, mas apenas qual partido representa.

O comentário acima foi deixado por um leitor em nosso blog. Ele comenta que temos que pensar um pouco mais em nosso futuro e não em agradar "a" ou "b". “Estamos colhendo o que plantamos. Que sirva de lição. Chega de sermos envergonhados pelos políticos”.

Se Yeda não tem jeito de cair nos méritos do povo, por outro lado, Rigotto ainda era ídolo da criançada e quando aparecia nos eventos, formava-se fila para tirar foto com ele. Com Olívio era a mesma coisa, pois tinha a simplicidade de um cara que foi ministro e governador, mas continuava veraneando na mesma casa com a mesma cadeirinha simples de praia desde os tempos de mero militante. Estas coisinhas podem parecer simples, mas orgulham os gaúchos, pelos menos os eleitores deles.

Mas quanto a Yeda, acho que anda muito longe de orgulhar quem votou nela. Em vez de filas para fazer fotos, o que se vê são vaias e dribles pra despistar protestos. Talvez ela até seja uma governadora melhor que Rigotto e Olívio, mas quanto ao carisma, ela está longe.

Aliás, o povo gaúcho, que é apaixonado por tudo o que é do seu Estado, do chimarrão ao churrasco, passando pela sua bandeira e hino, parece não ter orgulho da governadora que tem. Aliás, Yeda anda a léguas de distância do coração dos gaúchos.

A propósito: qual será o próximo escândalo político federal ou no Estado?

A pergunta que não quer calar: você não acha um desaforo o presidente Lula comparar gente trabalhadora - no caso, os pizzaiolos - com a ralé do Congresso Federal, que faz todos os escândalos e CPIs terminarem em pizza?

A pergunta que está na boca do povo: você é a favor do que fez aquela cidade paulista que tem “toque de recolher”, principalmente para menores, que são proibidos de ficar na rua a noite?

A mensagem positiva do dia: “Por que você não quebra elos, estilhace as correntes e não procura fazer algo diferente? Um dia você terá que atravessar a ponte, mesmo que a ponte que separa você dos seus objetivos seja longa demais. Você precisa deixar de apenas sonhar com o outro lado do rio, para criar coragem de atravessá-lo e viver a sua vida no outro lado”.
(terça, 21/07/2009)

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Fim de semana trágico no trânsito

O fim de semana foi trágico no trânsito pela região. Normalmente, quando se fala em fim de semana com tragédias ao volante, muitos relacionam às festas, ao álcool ou a imprudência de motoristas. Na verdade, isso é uma tática dos governos em tirar a culpa do colo deles, dos políticos, para transferir a culpa ao próprio povo.

Mas nestes três acidentes graves ocorridos na região, a culpa não é do álcool ou da imprudência. Um morreu em Dois Irmãos, outro no interior de Nova Petrópolis e um acidente inédito ocorreu em Hortêncio, onde um pedestre caiu da ponte de ferro que fica na chegada à cidade.

Nos três casos, antes de culparem o povo, os políticos precisam reconhecer que pequenas obras, pequenos detalhes e até uma pequena sinalização, poderiam salvar muitas vidas. Chega de botar a culpa somente no povo, senhores políticos, pois na Europa os carros trafegam a 250 km/h porque lá têm estradas decentes, não estas picadas cheias de buracos e desníveis como aqui!

Falando em estradas, é impressionante a diferença do custo nas obras realizadas pelos governos. Se um morador consegue fazer uma casinha com R$ 50 mil, a mesma custa uns R$ 60 mil se for feita pelo Município, vai para uns R$ 80 se for pelo Estado e ultrapassa os R$ 100 mil se for feita pelo governo federal. Por que será?

Qualquer obrinha do governo federal ultrapassa os bilhões de reais. Ao que parece, o metro quadrado de pavimentação é mais caro na obra federal ou estadual do que se for feito pelo município. Mas vem cá, será que o metro não é do mesmo tamanho? Será que o asfalto também não é o mesmo?

Alega-se que grande parte dos custos das obras feitas pelas altas esferas do governo é devido aos projetos dos engenheiros. Ora, se uma empreiteira cobra o olho da cara só porque tem que pagar um engenheiro pra fazer um projeto inédito, porque o governo não contrata engenheiros e paga um bom salário no final do mês e já licita a obra com o projeto pronto?

A pergunta que não quer calar: porque em Brasília os políticos tem férias no meio do ano se trabalham só três dias por semana?

A pergunta que está na boca do povo: até quando o Senado vai continuar ignorando a opinião pública?

A mensagem positiva do dia: “Tenha felicidade bastante para te fazer doce, dificuldades para te fazer forte, tristeza para fazer-te humano e esperança suficiente para te fazer feliz”.
(segunda, 20/07/2009)

sábado, 18 de julho de 2009

A corrida maluca dos técnicos no Brasileirão



quem será o cavalo paraguaio do ano?

A final da Libertadores


O futebol mexe com o brasileiro. Existem duas alegrias para quem é torcedor: a primeira é quando seu time ganha. A segunda, quando o seu rival perde.
Esta história do Galvão Bueno de que na final entre Inter e Barcelona, o Brasil todo torcia para o Inter, menos a torcida do Grêmio, é conversa fiada. Da mesma forma, a balela de que o Brasil era Cruzeiro - menos a torcida do Atlético Mineiro - e que a Argentina toda era Estudiantes, também é conversa pra boi dormir. Muitos brasileiros torceram pelo Estudiantes, não apenas a torcida do Galo. E muitos hermanos torceram para o Cruzeiro, como pode ser visto nos sites de jornais argentinos, como o Olé, por exemplo.
A Anima Tunes, mais uma vez, deu um show com a charge animada que foi ao ar no Jogo Aberto, da Band.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

O bola fora da governadora

A governadora Yeda Crusius (PSDB) meteu os pés pelas mãos na manhã de ontem. Ela foi alvo de um protesto de professores que pediam o seu impeachment em frente a sua casa. Em vez de chamar a polícia pra abrir espaço para seus netos irem à escola, ela escreveu num cartaz: “vocês não são professores, torturam crianças. Abram alas que minhas crianças têm aula”.

Por causa de alguns professores que estavam protestando, Yeda agora comprou briga com toda a classe e ontem mesmo já tinha várias piadinhas chamando professores de “torturadores”. Mas o pior de tudo é que ela deixou-se fotografar em frente a casa que é o alvo das denúncias da oposição.

A foto da governadora em frente a sua casa foi capa de quase todos os sites de notícias do Brasil ontem, dando propaganda gratuita a polêmica da casa, que muitos já tinham esquecidos. A governadora, estando ou não com a razão, deu margem para mais polêmica, o que já é ruim para um governo que tem 26 secretários e já teve 22 demissões, fazendo um rodízio recorde de secretários, pois ninguém pára no governo!

A propósito: a boa imagem de Yeda anunciando o investimento da GM cedeu lugar à foto da governadora batendo boca com alguns radicais em frente a sua casa, cuja compra até hoje é alvo de denúncias. Hoje ninguém mais lembra do investimento de R$ 2 bilhões em Gravataí! Só pode ter sido mais um ato impensado!

O CQC da Band está se notabilizando como um dos únicos a ir contra esta bandalheira que é Brasília. Um repórter foi ao Congresso Nacional com um saco cheio de bilhetes com nomes de escândalos e os parlamentares foram convidados a “sortear” um escândalo e discursar sobre ele. Não teve um único parlamentar que não tenha ficado envergonhado, mas se vergonha na cara fosse remédio, Brasília já não existiria mais!

A pergunta que não quer calar: se há 10 anos alguém escrevesse que Lula e Sarney seriam amiguinhos, será que não seria internado como doido no São Pedro?

A pergunta que está na boca do povo: o dinheiro desviado com a corrupção no Senado vai ser devolvido?

A mensagem positiva do dia: “A glória não consiste em jamais cair, mas sim, de erguer-se toda vez que for necessário”.
(sexta, 17/07/2009)

quinta-feira, 16 de julho de 2009

O bom exemplo de Gramado na Serra Gaúcha

Gramado fez a distribuição de mais de 100 mil mudas de hortênsia. Só no primeiro dia foi registrado o plantio de mais de mil mudas da flor. Aliás, não dá pra falar em Gramado sem lembrar do cinema e destas flores, que são os símbolos da cidade.

Desta maneira, a cidade não ficará somente mais bonita, como vai criar parcerias com moradores que se sentirão cúmplices da beleza da cidade, também se preocupando em deixá-la mais bonita para atrair os turistas e também para os próprios moradores. Mais uma vez, com uma iniciativa simples e barata, Gramado dá um exemplo fantástico, que merece ser copiado e transformado.

Parece que os escândalos do Senado serenaram um pouco. A pergunta que fica é se não tem mais podridão escondida embaixo do tapete ou se os senadores foram sortudos por terem acontecido notícias mais importantes?

Deve ter senador dando graças a Deus e erguendo as mãos pro céu em agradecimento pela morte de Michael Jackson, pelas mortes causadas pela gripe A e pelas tragédias aéreas. Com notícias como estas ocupando a totalidade dos espaços nos jornais, quem é que vai querer saber de mais um escândalo de político em Brasília? Assim, eles vão se safando...

Pra quem é contra a duplicação da BR-116 até Dois Irmãos, deixamos uma pergunta: como seria Gramado e Canela sem ter a ligação asfáltica duplicada entre as duas cidades? Talvez lá não fosse necessária a obra, pois não há grande fluxo diário, no entanto, nos finais de semana e em feriadões, a duplicação se tornou mais do que importante. E o mesmo acontece com a nossa BR-116.

A propósito: Todo mundo 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos! Quando é que 'pensarão' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"

Uma criança que aprende o respeito e a honra dentro de casa e recebe o exemplo vindo de seus pais, torna-se um adulto comprometido em todos os aspectos, inclusive em respeitar o planeta onde vive. Está na hora da gente parar de pensar que criança é apenas o futuro do Brasil!

Chegando o Dia do Amigo, uma mensagem positiva do dia especial: “Me preocupo mais com a minha consciência do que com a minha reputação. Pois a minha consciência é o que eu sou e a minha reputação é o que os outros "pensam" que eu sou. E o que os outros pensam de mim, não é problema meu, e sim, deles. Temos mentes livres para pensar o que quisermos, mas cada um precisa ser responsável por seus atos e pensamentos”.
(quinta, 16/07/2009)

O Brasil está deste jeito porque ficam "passando a mão na cabeça" de bandido

Nunca antes a região teve tantos arrombamentos e pequenos delitos como hoje. É impressionante a quantidade de furtos em casas e lojas, normalmente a noite, onde são furtados pequenos objetos ou coisas de pequeno valor.

O que mais se houve nas ruas são arrombamentos em lancherias, mercados e lojas. A “sorte” é que estes jovens viciados em crack não têm armas, senão viveríamos uma verdadeira guerra nas ruas.

Têm pessoas com pena dos pequenos infratores, menores viciados que cometem pequenos delitos para comprar droga. Ora, mas porque esta gente não trabalha como eu e você? Alguém tem pena de você quando tem que acordar cedo, escuro ainda, para trabalhar? Será que alguém tem pena de mim quando me vêem trabalhando em finais de semana?

O brasileiro tem que parar de ser hipócrita e ter pena de bandido. Se roubou muito ou pouco, é meliante, é bandido! Porque vamos ter pena de quem não faz nada o dia todo, fica coçando as bolas e por isso cai no mundo das drogas, precisando roubar e furtar para sustentar o vício?
A propósito: por que a maioria dos parlamentares gaúchos que está em Brasília são meros anônimos?

A Prefeitura de Gramado está fazendo a distribuição de 100 mil mudas de hortênsias. Além de incentivar o plantio desta flor-símbolo, é uma maneira simples de deixar a cidade mais bonita e florida. Infelizmente, o homem prefere gastar o dinheiro em cervejada e a mulher em cremes, do que comprar uma planta, seja árvore ou flor, pra plantar em suas casas.

A propósito: pagar aluguel é tão ruim que a gente paga hoje e amanhã já está devendo de novo. Então, porque os governantes não se preocupam com o déficit habitacional que existe?

A pergunta que não quer calar: você acha que se Sarney deixar a presidência do Senado as denúncias vão cessar? Será que Sarney é o único lobo e os outros senadores são todos cordeirinhos?

A pergunta que está na boca do povo: será que falta muito para chegar o dia em que o cidadão de bem vai pedir pra ficar “em segurança” atrás das grades do presídio e a bandidagem ficará “presa” nas ruas?

A mensagem positiva do dia: “Demonstre alegria com o mesmo despudor com que em certos momentos você manifesta a sua irritação. Aliás, perca mais tempo sentindo-se feliz e espalhando alegria, do que reclamando e se irritando, pois isso não vai te levar a lugar algum, vai te distanciar das pessoas e vai atrair mais coisas irritantes ainda”.
(quarta, 15/07/2009)

quarta-feira, 15 de julho de 2009

A carência de obras na BR-116

A BR-116 foi considerada uma das rodovias mais perigosas do Brasil. O fluxo de veículos de Porto Alegre até o Vale do Sinos chegou a registrar 180 mil veículos em um único dia.

Em uma entrevista na TV, um político do governo federal, que não recordo o nome, considerou um “absurdo” o trânsito na BR-116 no trecho de Canoas. Ora, absurdo é considerar o fluxo muito alto! E mais absurdo ainda é o governo federal não ter feito obra nenhuma ao longo dos anos, obrigando mais de 200 mil pessoas a se espremerem diariamente neste funil que se transformou a BR-116, que não recebe grandes obras desde a década de 70.

Participando de um encontro político no final de semana, onde um deputado encheu o peito pra dizer no palanque que ele e os seus colegas de partido dificilmente serão vistos envolvidos em escândalos políticos nos noticiários. O público gostou do discurso e até aplaudiu, afinal, realmente é preciso gritar a quatro ventos quando um partido não está envolvido em corrupção, porque isso é raro hoje em dia.

Mas nós somos mais críticos e afirmamos que este deputado e este partido não estão fazendo mais que a sua obrigação em não roubar o povo. Isso seria o mesmo que todo dia você ligar aqui pro jornal e agradecer por termos entregue um jornal em sua casa. Ora, se você está pagando pra ser assinante, é a nossa obrigação satisfazê-lo. Da mesma forma, senhor deputado, o fato do senhor não estar envolvido em corrupção não é orgulho pra ninguém. O senhor está apenas fazendo a sua obrigação!

Depois de ter chegado tardiamente, o frio está deixando comerciantes ligados ao turismo muito felizes. É impressionante a grande quantidade de turistas que sobem a Serra todos os domingos. Infelizmente, a maioria de nossas cidades servem apenas de corredor, ligando o Vale do Sinos a Gramado.

A pergunta que não quer calar: por que os deputados gaúchos são meros anônimos em Brasília?

A pergunta que está na boca do povo: se é permitido divulgar nomes de comerciantes que não pagam em dia nos editais de protestos de títulos, porque golpistas tem seu nome preservado?

A mensagem positiva do dia: “Você já parou pra pensar no tipo de influência que sua presença exerce nas pessoas da família, no trabalho e nos adversários? Aquilo que realmente vale em nossa vivência na terra não é o que nós pensamos sobre nós mesmos ou o que nossos amigos pensam de nós. Somos aquilo que somos para nossos adversários e seremos alguém pela influência que exercemos”.
(terça, 14/07/2009)

domingo, 12 de julho de 2009

Os números do sistema prisional são aterrorizantes no Rio Grande e no Brasil

O sistema prisional gaúcho está um caos, pois há quase 30 anos não são construídos novos presídios. Todos os governadores que foram inquilinos do Palácio Piratini lavaram as mãos e não fizeram absolutamente nada, não construíram sequer uma única cela.

O resultado desta incompetência dos governantes gaúchos se vê nas ruas, onde a insegurança já não deixa a desejar a qualquer metrópole brasileira ou a qualquer favela carioca. A situação no Rio Grande é caótica, tanto que autoridades no assunto afirmam que os presídios são escolas do crime e fazem qualquer apenado sair pior do que entrou.

O jornalismo da Record fez uma série de reportagens colocando o dedo na ferida deste sistema falido aqui no Rio Grande. Nosso Estado tem 28 mil presos, dos quais 70% é reincidente e 5 mil presidiários fogem a cada ano, pois são 14 fugas por dia.

A realidade no Brasil não é diferente, pois faltam vagas e presídios com as mínimas condições. Com as constantes fugas, isso quer dizer que todos aqueles apenados vistos amontoados nas penitenciarias hoje, amanhã ou depois estarão nas ruas “formados” como profissionais do crime, pois aprendem a teoria lá dentro.

Talvez seja por isso que o Brasil tem 40 mil homicídios por ano. Este número é tão estarrecedor que é como se toda a população de Dois Irmãos e Ivoti fosse assassinada a cada ano, por presos que vivem naquele prende-solta-prende-foge proporcionado pelo nosso sistema prisional falido.

A propósito: já que 90% dos presídios brasileiros não têm condições sequer de servir de depósito a ratos, está na hora de demolir todos e construir colônias penais de alta segurança neste interiorzão que o Brasil tem de sobra e botar toda esta gente pra trabalhar e pagar pelo custo que nos dão ao viver nos presídios!

A pergunta que está na boca do povo: se eu preciso trabalhar pra viver, se você precisa trabalhar pra viver, porque um presidiário tem o luxo de ficar ganhando casa e comida num presídio sem trabalhar?

A mensagem positiva do dia: “A verdade sempre é uma verdade e, na pior das tempestades, jamais afundará e sempre estará flutuando. Porém, dizer as verdades não é necessário o tempo todo, pois a verdade só pode ser dita quando a menor quantidade de mortos e feridos for absolutamente necessária. Antes de “tocar na cara” e “botar em pratos limpos”, pergunte-se: a verdade é necessária? Se sim, faça mais uma pergunta: justamente agora?”
(segunda, 13/07/2009)

sábado, 11 de julho de 2009

Fantástica: diferença entre homens e mulheres

DIFERENÇAS ENTRE HOMENS E MULHERES
* APELIDOS- Se Adriana, Silvana, Débora e Luciana vão almoçar juntas, elas chamarão umas às outras de Dri, Sil, Dé e Lu.- Se Leandro, Carlos, Roberto e João saem juntos, eles afetuosamente se referirão uns aos outros como Gordo, Cabeção, Rato e Negão.

* COMENDO FORA- Quando a conta chega, Paulo, Carlos, Roberto e João jogam na mesa R$ 20,00 cada um, mesmo sendo a conta apenas R$ 32,50. Nenhum deles terá trocado e nenhum vai ao menos admitir que quer troco - logo o troco será convertido em saideiras.- Quando as garotas recebem sua conta, aparecem as calculadoras de bolso e todas procuram pelas moedinhas exatas dentro da bolsa.

* FILMES- A idéia que uma mulher faz de um bom filme é aquele em que uma só pessoa morre bem devagarzinho, de preferência por amor.- Um homem considera um bom filme aquele em que muita gente morre bem depressa, se possível com balas de metralhadora ou em grandes explosões.

* DINHEIRO- Um homem pagará R$ 2,00 por um item que vale R$ 1,00, mas que ele precisa.- Uma mulher pagará R$ 1,00 por um item que vale R$ 2,00, mas que ela não precisa.

* BANHEIROS- Um homem tem seis itens em seu banheiro: escova de dentes, pente, espuma de barbear, barbeador, sabonete e uma toalha de hotel.- A quantidade média de itens em um banheiro feminino é de 756. E um homem não consegue identificar a maioria deles.

* DISCUSSÕES- Uma mulher tem a última palavra em qualquer discussão.- Por definição, qualquer coisa que um homem disser depois disso, já é o começo de uma outra discussão.

* FUTURO- Uma mulher se preocupa com o futuro até conseguir um marido.- Um homem nunca se preocupa com o futuro até que consiga uma esposa.

* MUDANÇAS- Uma mulher casa-se com um homem esperando que ele mude, mas ele não muda.- Um homem casa-se com uma mulher esperando que ela não mude, mas ela muda.

* DIVIDINDO- Uma mulher dividirá seus pensamentos e sentimentos mais profundos com um completo estranho que lhe dê atenção.- Um homem só dividirá seus pensamentos e sentimentos mais profundos quando questionado por um advogado artimanhoso, sob juramento, e mesmo assim, apenas quando isso puder diminuir a sua pena.

* AMIZADE- Duas mulheres se encontram na rua, uma delas saindo do cabeleireiro:-
Mulher 1: Olá, querida!!! Você cortou o cabelo?
- Mulher 2: Cortei amor! Você não imagina com quem... o Anderson, aquele mago da tesoura.
- Mulher 1: Maaaraaaviiilhooosooo. Ficou 10 anos mais moça. Essas mechas, que bárbaro! Vou mandar fazer igualzinho. Foram luzes?
- Mulher 2: Não menina, é uma técnica nova de clareamento que ele trouxe da Itália. Imagina que...- (Meia hora depois...)-
Mulher 1: Então tá bom querida. Corre pra casa que teu namorado vai morrer de orgulho da mulher que tem.
- Mulher 2: Ai amiga, te adoro! Beijinhos!
- Mulher 1 sai pensando: Como essa perua ficou ridícula! Será que ela não se enxerga? Não sei como aquele gato do namorado dela continua com ela. Se der mole eu agarro ele.
- Mulher 2 sai pensando: Essa galinha deve estar morrendo de inveja do meu visual. Ainda quer fazer igual, vê se pode! Com aquele cabelo que parece um arame. Nem com implante!-

Dois Homens se encontram na rua, um deles saindo do barbeiro:
- Homem 1: Opa! E aí seu filha-da-puta? Tava cortando o cabelo não é?
- Homem 2: Não jacu! Tirei pra lavar, aproveitei e deixei a orelha crescer!
- Homem 1: Que merda de corte, hein? Tu ta parecendo um viado. O cabeleireiro entendeu PRA BICHA ao invés de CAPRICHA não é?
- Homem 2: É. mas tua mãe gostou.
- Homem 1: Falou então!... Ah, manda um beijo pra aquela gostosa da tua irmã, viu?
- Homem 2: Vai se fuder, seu corno! Até mais!
- Homem 1 sai pensando: Esse cara... Gente finíssima!
- Homem 2 sai pensando: Legal esse cara... Gente boa pra caralho...

quinta-feira, 9 de julho de 2009

A falta de união na região

O evento de maior audiência no mundo em todos os tempos foi o funeral de Michael Jackson. Muito estranho é que até bem pouco tempo o cantor era considerado um demente e até um pedófilo. Agora que morreu devolveram-lhe o título de “rei do pop”, virou cara sem maldade que queria ser criança de novo, enfim, só falta o astro virar santo.

Aí está uma coisa que não dá pra entender: qualquer pessoa, mesmo tida como demônio em vida, quando morre deixa saudades e vira santo!

A pergunta que não está na boca do povo: será que no dia em que nossos senadores partirem desta pra melhor – ou pior! – também vão deixar saudades e virar santo perante o povo?

Antes de ser a favor da construção de um presídio em nossa região, quem sabe a gente lembre de Charqueadas, que até é uma cidade bonita e tem seus atrativos, mas o seu “ponto turístico” mais famoso é apenas o presídio. Se quisermos ter vocação turística, é isso que queremos pra nossa região?

É impressionante a falta de união de alguns setores. Em cidades pequenas, onde não há consulta ao SPC, por exemplo, tem comerciantes que já perderam as contas de quanto dinheiro perdeu vendendo a prazo, o famoso fiado.

O grande problema é que a pessoa vai a um mercadinho, por exemplo, faz seu rancho uma ou duas vezes e não paga. Depois, este golpista – ou caloteiro, como preferirem! – vai a outro mercado, compra e deixa o comerciante a ver navios. E assim ele vai vivendo, um calote aqui, uma conta ali, uma dívida sem pagar acolá.

Mas o grande problema é a falta de união dos comerciantes, pois depois de lesado, em vez do dono do mercado alertar os demais comerciantes do mesmo ramo – ou concorrentes, se preferirem! – acaba ficando quieto e pensando: “se eu perdi, deixa eles se ferrarem também”. Ora, enquanto o comércio foi mesquinho e não se unir, quem vai rir por último é sempre o caloteiro.

A propósito: um município pequeno da nossa região está criando a “lista negra” do comércio, ou seja, deu calote em uma loja, não compra mais nada a prazo em qualquer local desta cidade.

A mensagem positiva do dia: “O tempo gasto julgando e condenando as pessoas que cometeram erros é o mesmo tempo que poderia ser destinado ao conserto destes erros. Julgar e condenar não é antídoto contra a possibilidade de esses erros serem cometidos novamente”.
(sexta, 10/07/2009)

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Os escândalos do Senado

Há alguns meses o Brasil se escandalizou porque um dos 181 diretores do Senado tinha um castelo de R$ 5 milhões e não declarou. Agora é a vez de Sarney que tem uma mansão de R$ 4 milhões e também não incluiu na declaração de bens. Será que depois de tantos escândalos no Senado, vã apenas tentar tirar José Sarney do cargo e o resto fica por isso?

É muito comum ver prefeituras distribuindo dinheiro a torto e a direito para sociedades, clubes e entidades. O que não dá pra entender é como as Prefeituras conseguem fazer isso se muitos sequer têm firma reconhecida ou documentação em dia?

No programa especial que a Record fez aqui pela região, algo que chamou a atenção foi o fato do apresentador mostrar como era feito a erva e o chimarrão, assim como o preparo da cuca, que ele chamou de “bolo alemão servido em todo o RS”.

E aí está um negócio interessante, porque a referência gaúcha no Brasil é o chimarrão, mas têm muitos gaúchos que não sabem sequer colocar erva na cuia. Quando a gente está fora do Rio Grande, é comum as pessoas pedirem pra gente ensinar a fazer chimarrão. Isso aconteceu com um amigo nosso no veraneio deste ano, pois quando estávamos em Itapema, foi chamado para ensinar uma família de Brusque a fazer chimarrão, que estavam curiosos pra provar a bebida tão famosa. Como ele não sabia fazer chimarrão, teve que se socorrer em uma amiga, que só tinha aprendido a fazer chimarrão há poucos dias.

A propósito: se o chimarrão é nosso cartão de visitas, a arte de preparar uma cuia e cevar o mate deveria se aprender na escola ou em casa já nos primeiros anos de vida, pra gente não passar vergonha fora daqui.

A pergunta que está na boca do povo: por que os Municípios não dão privilégios e incentivos de verdade a quem preserva prédios históricos?

A pergunta que não quer calar: se um menor rouba uma loja pra comprar crack, quem deveria arcar com as despesas não deveriam ser os pais, que colocaram esta sementinha no mundo e não souberam ser responsáveis por ela?

A mensagem positiva do dia: “Quando nos perguntam sobre o passado ou o futuro, um ponto de interrogação se desenha em nossa testa. Em vez de se preocupar com o dia que passou ou com o dia que virá, ofereça seu passado a Deus e coloque nas mãos dele o seu futuro. Quanto aos erros cometidos no passado, não se martirize, pois eles aconteceram em nome de sua busca pelo sucesso e pela felicidade. Pense no hoje, que ele é que vai te levar ao amanhã”.
(quinta, 09/07/2009)

terça-feira, 7 de julho de 2009

Lula e as viagens, FHC e o FMI

O programa “50 por 1” de sábado mostrou as belezas e curiosidades da região. O apresentador Álvaro Garnero, da Record, a bordo de um Ford 1941, tentou aprender as danças típicas alemãs no Parque da Aldeia do Imigrante, se aventurou de paraglider no Ninho das Águias, mostrou o bolão campeão do mundo de Estância Velha e visitou a Weber Haus de Ivoti, uma das cachaçarias mais premiadas no Brasil.

Isso mostra que mais uma vez a região ganhou mídia gratuita em rede nacional. E quando isso acontece, é porque o turismo vai bem e dá Ibope. Aos poucos nossa região vem ganhando destaque no Centro do País, pois chega de ver descendente de italiano fazendo vinho e nossa região ficar chupando o dedo.

De janeiro a junho deste ano, Lula visitou 19 países e ficou um total de 77 dias fora de seu gabinete em Brasília, entre viagens nacionais e internacionais. As viagens presidenciais somaram R$ 8,1 milhões, entre passagens, diárias e meios de transporte para dentro e fora do país. Em 2008, foram gastos R$ 8,7 milhões no mesmo período.

Nada como um dia após o outro! Bem diz aquele ditado, que se você quer conhecer alguém, dê poder a ele. O PT tanto criticou o “Viajando Henrique Cardoso” e agora que mudou de lado do balcão, Lula está fazendo exatamente o mesmo. Aliás, o PT vivia pregando “fora FHC, fora FMI”, mas agora imita FHC nas viagens e, em vez de devedor, passou a emprestar dinheiro ao FMI.

A propósito: depois das mansões, das viagens turísticas e dos 181 diretores, descobriu-se que o Senado tem uma gráfica que tem 1 mil funcionários e opera 24 horas sem ter serviço pra isso, pois fica 90% do tempo parada. Qual será o próximo escândalo do Senado?

A pergunta que não quer calar: se o Senado ficasse na Argentina, você sabe o que nossos hermanos fariam para mostrar a inconformidade com a roubalheira?

A pergunta que está na boca do povo: por que as pessoas não reclamam se precisam estacionar o carro longe do destino e ter que caminhar quatro ou cinco quadras em Novo Hamburgo ou Porto Alegre, mas em nossas cidades reclamam se não conseguem estacionar o carro na porta da loja onde pretendem comprar?

A mensagem positiva do dia: “Às vezes caímos no ostracismo e todos os dias são iguais. A criatividade que precisamos para reinventar nossa vida está disponível há muito tempo, adormecida, apenas aguardando nosso sinal para fluir pela nossa consciência”.
(quarta, 08/07/2009)

segunda-feira, 6 de julho de 2009

A guerra contra o cigarro e as leis não cumpridas

São Paulo está em guerra contra o cigarro. A partir do mês que vem está proibido o cigarro em locais fechados de uso coletivo. Bares e restaurantes que desobedecerem a lei podem ser multado por um dos 500 fiscais que farão visitas surpresas.

O que esta história tem de interessante é que criaram uma lei e estão se preocupando com seu cumprimento e com a fiscalização. Já o governo federal criou a Lei Seca no trânsito e não se preocupou com quem e de que forma ela seria fiscalizada. Por isso que hoje ninguém mais respeita, ninguém fiscaliza e ninguém cumpre!

Nos nossos municípios acontece a mesma coisa, pois os vereadores e os prefeitos criam leis, mas nem eles se dão ao trabalho de cumpri-las. Dois Irmãos é um exemplo de festival de leis não cumpridas. Tem lei obrigando bares a fechar às 21 ou 22 horas, lei contra torres de antenas de celular, contra a poluição sonora, contra carro de som de rua ao meio-dia, que proíbe andar com bebida alcoólica na rua e um monte de leis que proíbem coisas que ninguém cumpre e ninguém faz nada contra.

A pergunta que não quer calar: será que escapa alguém com ética e moral neste Senado?

A pergunta que está na boca do povo: você tem medo da gripe A?

Já estamos em julho e o inverno praticamente não mostrou a sua cara. Tivemos alguns dias de frio, poucas geadas e nada que alegrasse comerciantes que trabalham com a venda de roupas. Inverno sem muito frio, pelo menos aqui na Encosta da Serra, é o mesmo que uma seca na hora da colheita, que faz perder a produção.

Depois de Galvão Bueno mostrar parte da Rota Romântica na Globo, nesta semana foi a vez de outra rede de TV divulgar as riquezas turísticas da nossa região. Na coluna de amanhã, descubra quais foram as atrações de Ivoti e Nova Petrópolis divulgadas em rede nacional.

Nesta quarta, saiba quanto Lula já torrou em viagens neste primeiro semestre e entenda por que muitos “passam a mão na cabeça” nos usuários de droga. Leia amanhã neste espaço ou, para quem é mais curioso, a partir das 18 horas de hoje no site.

A mensagem positiva do dia: “A preocupação é fonte inesgotável de problemas, de insônia, estresse e tantas outras coisas. O nome já diz “pré-ocupação”, ou seja, estamos nos ocupando de algo antes de acontecer e que pode não acontecer. Você já solucionou algum problema grave através das “preocupações”? Com certeza, não. Então, não se “pré-ocupe”, mas ocupe-se de algo que valha a pena!”
(terça, 07/07/2009)

sábado, 4 de julho de 2009

Pra você ler na próxima semana...

Antecipamos parte da coluna da próxima semana...

De janeiro a junho deste ano, Lula visitou 19 países e ficou um total de 77 dias fora de seu gabinete em Brasília, entre viagens nacionais e internacionais. As viagens presidenciais somaram de janeiro a maio R$ 8,1 milhões, entre passagens, diárias e meios de transporte para dentro e fora do país. Em 2008, foram gastos R$ 8,7 milhões no mesmo período.

Nada como um dia após o outro! Bem diz aquele ditado, que se você quer conhecer alguém, dê poder a ele. O PT tanto criticou o “Viajando Henrique Cardoso” e agora que mudou de lado do balcão, Lula está fazendo exatamente o mesmo. Aliás, o PT vivia pregando “fora FHC, fora FMI”, mas agora imita FHC nas viagens e, em vez de devedor, passou a emprestar dinheiro ao FMI.

São Paulo está em guerra contra o cigarro. A partir do mês que vem está proibido o cigarro em locais fechados de uso coletivo. Bares e restaurantes que desobedecerem a lei podem ser multado por um dos 500 fiscais que farão visitas surpresas.

O que esta história tem de interessante é que criaram uma lei e estão se preocupando com seu cumprimento e com a fiscalização. Já o governo federal criou a Lei Seca no trânsito e não se preocupou com quem e de que forma ela seria fiscalizada. Por isso que hoje ninguém mais respeita, ninguém fiscaliza e ninguém cumpre!

Nos nossos municípios acontece a mesma coisa, pois os vereadores e os prefeitos criam leis, mas nem eles se dão ao trabalho de cumpri-las. Dois Irmãos é um exemplo de festival de leis não cumpridas. Tem lei obrigando bares a fechar às 21 ou 22 horas, lei contra torres de antenas de celular, contra a poluição sonora, contra carro de som de rua ao meio-dia, que proíbe andar com bebida alcoólica na rua e um monte de leis que proíbem coisas que ninguém cumpre e ninguém faz nada contra.

A propósito: Há alguns meses o Brasil se escandalizou porque um dos 181 diretores do Senado tinha um castelo de R$ 5 milhões e não declarou. Agora é a vez de Sarney que tem uma mansão de R$ 4 milhões e também incluiu na declaração de bens.

A pergunta que não quer calar: será que escapa alguém com ética e moral neste Senado?

O sumiço dos políticos e a construção de um presídio na região

Com o avanço do crack e dos pequenos delitos na região, há um movimento na surdina para construção de um presídio (ou “albergue”, para tratar criminosos de pequena periculosidade). Por incrível que pareça, tem gente favorável a isso, tentando trazer um “prédio” destes para a nossa região.

Como nenhuma cidade aceitaria a construção de um presídio, o termo usado é “albergue”. Mas como ninguém quer um negócio destes no quintal da sua casa, a construção pode “cair de pára-quedas” em pequenos municípios, que teriam que engolir goela abaixo por não ter força política.

A pergunta que está na boca do povo: será que estão querendo “passar a mão na cabeça” de pequenos criminosos, filhos de gente daqui e que sejam de baixa periculosidade?

Será que a intenção é protegê-los e não levá-los para presídios da capital, onde há outra ralé mais barra pesada cumprindo pena? Isso não seria um incentivo a quem está fora do mundo do crime?

Se cada município tivesse o seu presídio pra cuidar dos seus delinqüentes ou se houvesse incentivos fiscais ao município que abrigasse um presídio, não teria problema nenhum. Mas porque Herval, Hortêncio ou outro município teria que aceitar a construção de um presídio, ou melhor, “albergue”?

A pergunta que não quer calar: você aceitaria a construção de um presídio ao lado da tua casa ou no seu bairro?

Nunca os parlamentares gaúchos ficaram tão fora da mídia como nos últimos anos. Nem nos programas dos partidos exibidos na TV eles aparecem. Com raríssimas exceções, nem nos nossos municípios aparecem deputados e senadores. Os “grandões” simplesmente sumiram do mapa!

A propósito: será que os nossos políticos gaúchos estão fugindo da mídia e do povo porque também tem o rabo preso e estão enlameados até o pescoço neste mar de lama e corrupção de Brasília?

Ora, este sumiço dos “peixões” da nossa política é de se desconfiar. Isso nos faz lembrar de Ronaldinho Gaúcho que, quando era o melhor jogador do mundo, vinha a Porto Alegre e tudo era uma grande festa, pois aparecia toda hora na mídia. Agora que é um mero reserva, que não jogou nada o ano inteiro, o cara simplesmente parece que nem veio de férias ao Rio Grande!

A mensagem positiva do dia: “Da teoria à prática o caminho é sempre tortuoso e, entre uma e outra ponta deste caminho, as coisas acabam sendo muito diferentes entre si. Se de boas intenções o inferno está cheio, feliz é quem consegue fazer na prática o que a teoria ensina como sendo o melhor para o seu sucesso”.
segunda, 06/07/2009)

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Brasil, um país de todos? Não! Brasil, um país feito pra bandidos!

Definitivamente o Brasil é um país feito pra bandidos. Parece que as Leis foram sendo criadas sempre com o objetivo de prejudicar o cidadão de bem e beneficiar os bandidos.

Enquanto um comerciante pode aparecer no jornal por não pagar as contas, um ladrão tem sua identidade preservada e não pode ter seu nome divulgado no jornal. Esta é a Lei do Brasil, republiqueta de bananas que sustenta este tipo de gente no poder!

Se um empresário deixa de pagar imposto, vêm as autoridades e fecham as portas do seu estabelecimento. Se o comerciante tem sua loja roubada, ninguém lhe paga o prejuízo, mesmo que a quadrilha seja presa. Sem grana, não paga cheques e duplicatas, acaba tendo seu nome divulgado no jornal, naqueles editais de títulos protestados, que é a maior vergonha para uma empresa.

No entanto, em muitos casos a Justiça proíbe a imprensa de divulgar o nome do ladrão que roubou a sua loja. Da mesma forma, quem aplicou golpe no comércio de uma cidade inteira e fugiu sem pagar ninguém, tem seu nome preservado. Não é permitido divulgar no jornal o nome dos caloteiros e golpistas, mesmo que seja a fim de alertar outros comerciantes. Se for divulgado o nome do larápio, ele vira santinho e processa a loja e o jornal por difamação e pede uma fortuna por danos morais.

Não estamos defendendo caloteiros e picaretas, mas quem tem empresa sabe a dificuldade de manter as contas em dia, principalmente com as mordidas dos impostos que a dona Yeda e o seu Lula levam embora todo o santo dia.

A pergunta que não quer calar: por que ladrões de todas as espécies, assaltantes, políticos e estupradores, têm seu nome preservado pela Justiça?

A propósito: nesta segunda, leia este espaço e saiba porque os parlamentares gaúchos “sumiram do mapa” e descubra porque querem construir um presídio ao lado da tua casa!

A mensagem positiva do dia: “Um antigo provérbio diz que existem duas coisas que não voltam atrás: a flecha depois de lançada e a palavra que sai da nossa boca. Falar sem pensar pode ocasionar problemas, mas nestas horas a gente não mente, pois as palavras ditas traduzem exatamente o que a mente gostaria de falar. E a verdade, sempre é a senhora da razão!”
(sexta, 03/07/2009)

O Senado fez chover no molhado

O Senado aprovou a segunda parte da chamada PEC dos Vereadores, de autoria do Pompeo de Mattos. Há alguns meses, os senadores só aprovaram a “parte boa” - pra eles! - da proposta, ou seja, aumentando o número de vereadores, mas não aprovaram a parte que manda reduzir o orçamento.

Agora, pra tirar o deles na reta, porque os escândalos não param, foram lá e aprovaram a redução de despesas das Câmaras Municipais. Mas vem cá, tchê, porque estes parlamentares não aprovam Leis pra acabar com os 181 diretores no Senado e pra reduzir o desperdício de dinheiro, que eles jogam fora?

Atualmente os gastos do Legislativo podem ser de acordo com a arrecadação. Se for aprovada a nova Lei, em cidades com até 100 mil habitantes, o percentual destinado às Câmaras fica em 7% (hoje é 8%), mas nas cidades maiores, o percentual cai pra 3,5%, como em São Paulo.

No frigir dos ovos, nada muda para a nossa região. Até porque a maioria das Câmaras, salvo as ovelhas negras, pega somente 2% a 3% do orçamento, o que já é de muito bom tamanho.

Até porque é injusto a Lei exigir 10 a 15% em saúde e destinar 8% pra meia dúzia de vereadores. É porque tem dinheiro sobrando e políticos sem caráter em algumas Câmaras, que acontecem estas gastanças em viagens e congressos. Onde a carne é fraca e o dinheiro é demais, dá no que todo mundo está careca de ver na imprensa, escândalos, roubos, corrupção!

Mas não pensem que o Senado aprovou isso porque é para o bem do País. Nada mais nada menos do que uma artimanha daquelas raposas para desviar a atenção do povo para os escândalos do Senado, que consegue pagar R$ 3 milhões em hora extra para seus funcionários em pleno mês de janeiro, mês de férias, onde não tinha expediente e nem serviço pra ninguém.

É por estas e outras que os empresários são esfolados vivos pelo governo, que lhe tira o couro cobrando impostos até pra respirar. É por isso que pobre precisa trabalhar três meses a mais que os ricos pra pagar imposto pro governo. É por isso que tem tanta injustiça no Brasil e tanta gente morrendo de fome.

A propósito: em Brasília dá-se um jeito de descolar um novo escândalo somente pra tirar da reta os envolvidos no escândalo antigo.

A pergunta que está na boca do povo: ter 81 senadores e 181 diretores, não é o mesmo que nossas fábricas terem 81 funcionários e 181 gerentes em cada esteira?

A mensagem positiva do dia: “Nem o rastejar, nem a irritação e nem o dinheiro, nada disso terá servido para você subir na vida”.
(quinta, 02/07/2009)

quarta-feira, 1 de julho de 2009

A destruição do crack

Envelhecer vinte anos em apenas um. O crack é uma droga tão devastadora que pode viciar logo na primeira vez, causando danos irreparáveis no cérebro, destruindo a vida não só de quem usa, mas também de quem vive ao seu redor.

As mortes ocasionadas pelo crack não são mais notícia apenas em telejornais de grandes centros, pois aqui na região o crack já está fazendo suas vítimas. A droga já é uma droga, como diz o nome, mas o crack é a pior dentre todas.

Algo que não consigo entender é a estratégia de entidades que levam pra dentro das escolas ou pra encontros públicos sobre drogas, alguns palestrantes que são ex-viciados. O que adianta criticar a droga, que mata e destrói, e depois levar ex-drogados pra dar palestra, contar suas tragédias pessoais e como saiu do vício!

A propósito: será que a criança ou adolescente não vai entender que droga é ruim, mas pode entrar neste mundo e sair dele a hora que bem entender, como explicou “aquele tiozinho da palestra”?

Nesta época do ano, depois das sete da noite é difícil encontrar uma alma viva caminhando pelas ruas de nossas cidades. Algo muito diferente do que acontece em Gramado, onde a movimentação é grande até o fim da noite. Pena que nossas cidades não surfam na onda, crescendo a sombra do turismo de Gramado e Canela.

A propósito: por que no inverno é noticiada previsão de neve na Serra a cada fim de semana que se aproxima?

A quantidade de rifas e ações entre amigos que existe na região é um caso de polícia. Não existem números oficiais pra comprovar, mas são dezenas de rifas varrendo cada cidade simultaneamente. As entidades encontram neste meio uma forma de angariar fundos, mas o comércio se sente explorado.

A pergunta que não quer calar: você lembra em quem votou na última eleição pra senador?

A pergunta que está na boca do povo: por que o senador Zambiasi, que fez um caminhão de votos há oito anos, está colocando a viola no saco e sequer deve ir a reeleição?

A mensagem positiva do dia: “É impressionante como o ser humano é agarrado a sua rotina e vira as costas paras as coisas novas. Parece que temos medo de mudar, de crescer, de progredir. O grande problema é que nossos sonhos, mesmo sufocados, são teimosos e não param de causar desconforto, assim como as coceiras, enquanto não tiverem atenção. Às vezes, você não precisa ser teimoso e remar contra a maré, apenas deixe as águas seguirem seu curso, pois o tesouro escondido pode estar no porto logo adiante, após a curva do rio”.
(quarta, 01/07/2009)

Arquivo do blog

2011

Livros lidos em 2011*
52 - O dia de um jornalista americano em 2.889, Julio Verne, 80 pág, Ed. Hemus, 19/11 a 24/11/2011. (nota 5)
51 - Em outras palavras, Lya Luft, Record, 224 pág, 17/12/2011. (nota 7)
50 - Jogo sujo, Marcelo Duarte, Ática, Série Vaga-Lume, 134 pág, 16/11 a 19/11/2011. (nota 7,5)
49 - Espíritos entre nós, James van Praagh, Sextante, 134 pág, 31/10 a 07/11/2011. (nota 7)
48 - Percalços, Ernani Mügge, Con-Texto, 74 pág, 29/10 a 31/10/2011.

47 - Instantes, Ernani Mügge, Oikos Editora, 64 pág, 30/10/2011.
46 - Chatô, o Rei do Brasil, Fernando Moraes, Ed. Companhia das Letras, 731 pág, 10/06 a 29/10/2011. (nota 9)
45 - Seja líder de si mesmo; Augusto Cury, Sextante, 122 pág, de 20/09 a 25/09/2011. (nota 8)
44 - Monte seu próprio negócio; Leandro Martins; Digerati Books, 111 pág, de 06/08 a 20/09/2011.
43 -Crônicas do Lelo, Aurélio Decker, Ed. Metropole, 176 pág, 19/08 a 11/09/2011). (nota 6)
42 - Eis o homem Paulo Sant´Ana; Paulo Sant´Ana, RBS Publicações, 168 pág, 13/08 a 04/09/2011. (nota 6)
41 - Crônicas de minha cidade; Carlos de Souza Moraes, Ed. Unisinos, 239 pág, 14/08 a 21/08/2011.
40 - Coisas do corações; Beto Ody (Rádio Alegria), Palotti, 148 pág, 11/08 a 20/08/2011).
39 - Meu guri; David Coimbra, LP & M, 185 pág, de 11/08 a 14/08/2011. (nota 7,5)
38 - Meditando com Brian Weiss, Sextante, 105 pág, de 06/08 a 07/08/2011. (nota 6)
37 - Cá entre nós, Ernest Sarlet, Ed. Feevale, 178 pág, de 27/07 a 31/07/2011. (nota 5)
36 - O maior vendedor do mundo; Og Mandino; Ed. Record, 118 pág, 22/07 a 30/07/2011. (nota 9)
35 - Conquistar e manter clientes; Daniel Godri; Ed. Eko, 116ª edição, 75 pág, 19/07/2011. (nota 5,5)
34 - Auto-hipnose, desperte o seu gigante interior, Mauro Rosso, Ed. Imprensa Livre, 69 pág, de 19 e 20/07/2011.
33 - O símbolo perdido, Dan Brown, Sextante, 489 pág, de 02/07 a 16/07/2011. (nota 8,5)
32- O segredo de Luisa, Fernando Dolabela, Sextante, 303 pág, de 1º/07 a 03/07/2011. (nota 7,5)
31 - 35 melhores contos do RS, Maria da Glória Bordini (organizadora), 322 pág, IEL (Corag), de 23/06 a 27/06/2011. (Simões Lopes Neto, E. e LF Veríssimo, L.C. Barbosa Lessa, Jane Tutikian, L.A. Assis Brasil, Sérgio Capparelli, Carlos Carvalho, Alcides Maya, Caio Fernando Abreu, Josué Guimarães, Sérgio Faraco, Charles Kiefer, Moacyr Scliar...) (nota 6)
30 - A vida que ninguém vê, Eliane Brum (ZH), Editora Arquipélago, 208 pág, 23/06 a 25/06/2011. (nota 8)
29 - Os segredos dos campeões, Roberto Shinyashiki, Ed. Gente, 182 pág, 24/05 a 23/06/2011. (nota 7,5)
28 - Avenida de histórias, Henrique Schneider, Produção Um Cultural, 132 pág, 21/06/2011. (nota 7,5)
27 - O Monge e o Executivo, James C. Hunter, Ed. Sextante, 143 pág, de 20/05 a 12/06/2011. (Uma história sobre a essência da liderança). (nota 8,5)
26 - O caçador de pipas, Khaled Hosseini, Ed. Nova Fronteira, 370 pág, 14/05 a 16/05/2011) - 8mil vendidos. (nota 9)
25 - O Analista de Bagé; Luis Fernando Veríssimo; L & PM Pocket, 84 pág, 2ª vez, 01/05/2011. (nota 7)
24 - Nunca desista dos seus sonhos, Augusto Cury, Sextante, 156 pág, 2ª vez, 04/04 a 01/05/2011. (nota 8)
23 - Autoconhecimento: o primeiro passo para a liderança; Claiton Marusiak; Ed. Treze, 52 pág, 2ª vez, 01/05/2011.
22 - O caminho da tranquilidade, Sua Santidade, o Dalai Lama, coleção Auto Estima, Ed. Sextante, 96 pág, 15/04 a 19/04/2011. (nota 6,5)
21 - Trem-Bala, Martha Medeiros, L & PM Pocket, 247 pág, 04/04 a 15/04/2011. (nota 9)
20 - De Pedro a Collor; charges; Sampaulo (Paulo Sampaio), AGE Editora, 110 pág, 20/11 a 09/04/2011. (nota 6)
19 - A Arte de Fazer Jornal Diário, Ricardo Noblat, Ed. Contexto, 174 pág, 23/03 a 03/04/2011. (nota 9,5)
18 - A Objetividade Jornalística, Luiz Amaral, Ed. Sagra-Luzzatto, 96 pág, 24/03 a 27/03/2011. (nota 5)
17 - Diários de um repórter, Flávio Alcaraz Gomes, L & PM, 180 pág, 01/03 a 24/03/2010. (nota 5,5)
16 - A Miséria do Jornalismo Brasileiro; Juremir Machado da Silva, Vozes, 155, 01/03 a 12/03/2011. (nota 8,5)
15 - The Secret - O Segredo; Rhonda Byrne, Ediouro, 198 pág, 26 e 27/02/2011). (nota 9)
14 - O Aleph; Paulo Coelho, Ed. Sextante, 240 pág, 10/02 a 26/02/2011). (nota 6,5)
13 - O Doce Veneno do Escorpião, O Diário de uma Garota de Programa; Bruna Surfistinha (Raquel Pacheco), Panda Books, 168 pág, 18/02 e 19/02/2011. (nota 1)
12 - Odisséia Urbana; Ismael W. Manganelli, 110 pág, 19/02/2011.
11 - Como Evitar Preocupações e Começar a Viver; Dale Carnegie; Cia Editora Nacional, 423 pág, 25/09/2010 a 16/02/2011. (nota 7,5)
10 - O Vôo da Cobra; Lucas Izoton, 164 pág, Independente Cobra D'Água, 22 e 23/01/2011. (nota 8,5)
ESTATÍSTICA DE 2011*
* 43 livros em 2011 - 4 livros/mês -
7.937 pág - 721 pág/mês e 24 pág/dia.
* 35 livros - até fim/set - 4,3 livros/mês - 6.496 pág - 812 pág/mês e 27 pág/dia.
* 21 livros - até fim/jun - 4,2 livros/mês - 3.688 pág - 737 pág/mês e 24 pág/dia.
* exceto janeiro=férias.

2012

Livros lidos em 2012
81 - A motocicleta azul, Luis Carlos Pez, Ed. Uri, 79 pág, 23/12 a 24/12/12. (nota 5).
80 - Os segredos da mente milionária, Harv Eker, Sextante, 175 pág, 27/10 a 23/12/12. (nota 9,5).
79 - Como formar & treinar equipes de vendas, Diego Maia, Ed. Ferreira ,130 pág, 15/12 a 22/12/12. (nota 6).
78 - Saiba mais para gastar menos, Elaine Toledo, Ed. Alaúde, 143 pág, 01 a 09/12/2012. (nota 7).
77 - O X da questão, Eike Batista, Sextante, 130 pág, 01 a 02/12/2012. (nota 8).
76 - Planejamento estratégico: um bem ou um mal necessário, Roberto Tadeu de Morais, Ed. Fundo de Cultura (Faccat), 109 pág, 02/12/2012. (nota 6,5).
75 - Quanto custa ficar rico, Paulo Portinho, Campus, 165 pág, 20/10 a 15/11/2012. (nota 7,5).
74 - A oração que Deus entendia, Paulo Coelho, Ed. Caras, 64 pág, 03/11/2012. (nota 6,5).
73 - A Revolução dos Bichos, George Orwel, Globo, 143 pág, 02/11/2012. (nota 9,5).
72 - Assassinatos na Academia Brasileira de Letras, Jô Soares, Companhia das Letras, 252 pág, 26/10 a 28/10/2012. (nota 7,5).
71
- Seja líder de si mesmo, Augusto Cury, Sextante, 127 pág, 12/10/2012. (nota 7).
70 - A Lei de Murphy, Arthur Bloch /Millor Fernandes, Record, 106 pág, 09 a 12/10/2012. (nota 5).
69 - Selma e Sinatra, Martha Medeiros, Objetiva, 132 pág, 09 a 11/10/2012. (nota 4).
68 - Maigret e o homem do banco, Georges Simenon, L&PM/Nova Fronteira, 192 pág, 05 a 09/10/2012. (nota 6,5)
67 - O vencedor está só, Paulo Coelho, Agir, 398 pág, 18/09 a 27/09/2012. (nota 7)
66 -
Programa Integral de Leitura (Guia Introd e 1º Ciclo, Olga Camargo Valcárel, Pilbra, 78 pág, 03/09 a 21/09/2012. (nota 7)
65 -
Brasa sob cinzas, Leonardo Boff, Record, 121 pág, 12/09 a 18/09/2012. (nota 6)
64 - Espiritualidade, Leonardo Boff, Sextante, 63 pág, 03/09 a 06/09/2012. (nota 5)
63
- O que Steve Jobs faria?, Peter Sander, Universo dos Livros, 165 pág, 21/06 a 11/08/2012. (nota 7)
62 - As sete Leis Espirituais do sucesso, Deepak Chopra, Ed. Best Seller, 103 pág, 24/06 a 08/07/2012. (nota 9,5)
61 - Filhos inteligentes enriquecem sozinhos, Gustavo Cerbasi, Ed. Gente, 170 pág, 16/05 a 24/06/2012). (nota 7)
60 - Casais inteligentes enriquecem juntos, Gustavo Cerbasi, Ed. Gente, 163 pág, 22/04 a 13/05/2012. (nota 7,5)
59 -Curso básico para resolver problemas e tomar boas decisões, Ken Watanabe, Sextante, 127 pág, 15/04 a 21/04/2012. (nota 4,5)
58 -O Príncipe, Nicolau Maquiavel, Nova Cultural, 282 pág, 17/03 a 15/04/2012. (nota 6,5)
57 - Faça todo mundo gostar de você em 90 segundos, Nicholas Boothmann, Ed. Gente, 190 pág, 09/04 a 15/04/2012. (nota 7)
56 - Dez Leis para ser feliz, Augusto Curi, Sextante, 121 pág, 05/04/2012. (nota 6)
55 - Investimentos inteligentes, Gustavo Cerbasi, Ed. Thomas Nelson do Brasil, 271 pág, 22/09 a 24/03/2012. (nota 7)
54 - O Homem que Calculava, Malba Tahan, Ed. Record, 301 pág, 05/10/2011 a 26/02/2012. (nota 7,5)
53 - Pai Rico, Pai Pobre, Robert Kiyosaki e Sharon Lechter, Ed. Campos, 186 pág, 14/01/2012 a 29/01/2012. (nota 7)
ESTATÍSTICA DE 2012*
- Em 2012, 28 livros, 2,5 mês - 4.683 pág, 425/mês e 14,2/dia.
- Até fim/julho, 10 livros, 1,6/mês - 1.914 pág, 319/mês e 10,6/dia.

- Em 2011 - 43 livros, 4/mês - 7.937 pág, 721/mês e 24/dia.
* exceto janeiro=férias.