A mordida dos impostos!

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Fazer justiça com os motoristas argentinos

Finalmente a polícia está fazendo justiça no Rio Grande do Sul. Depois que muito se criticou, inclusive nesta coluna, de que a maioria dos motoristas argentinos não respeitava as nossas leis de trânsito, as nossas autoridades estão começando a fazer a sua parte.

Esta impunidade histórica repetida a todos os veraneios pelos argentinos está chegando ao fim. Pra se ter uma idéia, no início desta semana, 45% dos motoristas barrados para fiscalização na fronteira com a Argentina tinham multas não pagas.

Tomara que isso continue sendo feito sempre, afinal, não é justo só brasileiro pagar a conta. Até porque, quem já dirigiu por estradas argentinas sabe muito bem que lá quem dá as cartas são os argentinos e a gente tem que murchar as orelhas. Já estava na hora do brasileiro mandar em seu território e em nossas estradas!

Apenas quatro capitais brasileiras não vão receber obras do governo federal em seus estádios para a Copa do Mundo. Todos os outros vão ter dinheiro federal para reformar os locais dos jogos para a Copa de 2014.

Então vale fazer uma provocação para nossos políticos e para nossas autoridades. Se Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba e São Paulo não vão precisar do dinheiro do Lula para fazer estádios, não podemos ficar comendo mosca e temos que exigir dinheiro, pelo menos, para obras de infra-estrutura.

Se a gente está “tão grandão” – falando o popular – que temos estádios bons ou temos crédito para arrumar dinheiro para nossos estádios, então temos que ir pra cima e trazer dinheiro para construção do anel viário, da Rodovia do Parque, da extensão do Trensurb até Novo Hamburgo e assim por diante.

Alô, senhores políticos e deputados: vão ficar dormindo no ponto e deixar toda a grana ir para o Nordeste de novo? Chega de comer mosca e perder o bonde, que depois não vamos poder sentar na janela!

A pergunta que não quer calar: será que a crise chega até aqui?

A mensagem positiva do dia: “Não reze para pedir coisas, reze para agradecer. Dê às pessoas uma segunda chance”.

Para saber mais, para discutir e opinar, acesse mauridandel.blogspot.com.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Disputa Gre-Nal


É muito saudosa esta disputa entre gremistas e colorados. Nada melhor que abrir espaço para as flautas, até porque, este blog estava muito sério. Então fica aí a primeira delas, que é flauta de gremistas. O Grêmio vai pra Libertadores e o Inter, pra Soluga Bank.
Espaço aberto para tréplica.

sábado, 10 de janeiro de 2009

você pode mudar o mundo


Muito interessante a foto do grupo mudar o mundo.
O Projeto MudaMundo tem como objetivo discutir a importância de disseminar conceitos éticos e de cidadania em sala de aula, em escolas públicas (municipais e estaduais). Para isso, são oferecidas a oficina de sensibilização para os professores e a apresentação de teatro infantil aos alunos, além da doação de livros para a rede pública de ensino.

A série MudaMundo é formada por quatro livros que contam as aventuras de João, um menino negro que pertence a uma família de baixa renda. Percebendo que as coisas não vão bem ao seu redor, ele decide mudar o mundo, resgatando valores em casa, na escola, no bairro, e incentivando o respeito ao patrimônio público e ao meio ambiente. Os livros são direcionados aos alunos do Ensino Fundamental (de 1ª a 4ª séries), e aos educadores destina-se uma cartilha com sugestões sobre possibilidades de aproveitamento do material em sala de aula.

A iniciativa é uma realização da Signi – Estratégias para Sustentabilidade. No primeiro semestre de 2008, a Visa patrocinou as atividades em 15 cidades, nas quais 887 escolas públicas receberam os livros, 1.300 professores participaram das oficinas e 4.154 crianças assistiram ao teatro infantil. Cerca de 13 mil kits foram doados, o que corresponde a mais de 60 mil livros.

Em breve estaremos divulgando as cidades que receberão o projeto em 2009.

Atenciosamente,

Flávia Moraes
(51) 3233-3687 / 9231-1985


Acesso Projetos Integrados de Comunicação

Rua Barão do Triunfo, 720/ 411 - Menino Deus
CEP: 90130-100 - POA/RS
Telefone: (51) 3233-3687
PS: criamos o blog 'todomundopodemudaromundo.blogspot.com'. está meio parado, mas vamos movimentar em 2009
acesse

Se quer um ano diferente, faça coisas diferentes em 2009

Em 2009, experimente fazer coisas diferentes. Se você espera um ano diferente, faça você mesmo este ano ser diferente. Não tem como esperar algo novo, se você não mudar neste ano que inicia.

O Brasil não é o melhor país do mundo, mas com certeza está longe de ser o pior. O Rio Grande não é o Estado mais justo do Brasil, mas está longe de ser um inferno. A tua cidade, o teu bairro, o teu local de trabalho também não são de todo ruins, apesar de terem os seus problemas. Então, aproveite esta base para construir um ano melhor em 2009.

Sorria para as pessoas na rua. O máximo que pode acontecer é alguém achar estranho, mas a maioria vai sorrir de volta, afinal de contas, os dentes mostrados em um sorriso são como espelhos e sempre refletem de volta o que você mostrar.


Neste ano novo tenha planos mirabolantes para o futuro e idéias que assustariam uma pessoa desavisada quanto ao seu modo de pensar. Se isso acontecer é sinal de que você tem necessidade de fazer algo de bom, que possa mudar toda esta sujeita que estamos causando no mundo...
A pergunta que está na boca do povo: será que estamos regredindo na nossa "racionalidade" e ainda não percebemos isso!?

À propósito: nunca tente jogar lixo no chão perto de mim, porque discutiremos seriamente! E se um dia a natureza tiver azia de tanto lixo e resolver vomitar tudo de volta? Eu não quero me lambuzar com um vômito causado por você!

Para pensar: "E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a musica", de Friedrich Nietzsche.

A mensagem positiva do dia: neste novo ano, procure se cercar de pessoas de bem, afinal de contas, antes só do que mal acompanhado. Seja você também gente que colhe, que orienta, que se entende, que aconselha e que busca a verdade. Queira você sempre aprender, mesmo que seja de uma criança, de um pobre, de um analfabeto. Tire lições positivas de tudo que lhe acontecer.


No fundo, somos gente que erra e reconhece, que cai e se levanta. Todos nós somos gente que apanha e assimila os golpes, tirando lições dos erros e fazendo redentoras suas lágrimas e sofrimentos.
(sexta, 09/01/09)

Lutar já é um sinal de vitória

Neste ano de 2009, pense na sua vida. A minha vida pertence só a mim, assim como a vida das outras pessoas é das outras pessoas. Logo não tento tomar conta das vidas alheias ou me importo negativamente com elas. Quem sou eu pra isso? E quem você é pra meter o bedelho na vida dos outros?

A pergunta que não quer calar: neste novo ano, você quer o “kit falta de vergonha do governo”?

Fazem parte do kit falta de vergonha, que o governo banca, uma série de coisas: “Vai transar? O governo dá camisinha. Já transou? O governo dá a pílula do dia seguinte. Engravidou? O governo dá o aborto. Teve filho? O governo dá o Bolsa Família”.

E tem mais: “Tá desempregado? O governo dá Bolsa Desemprego, aumentando de cinco para sete ou oito prestações o Seguro Desemprego. Vai prestar vestibular? O governo dá o Bolsa Cota. Não tem terra? O governo dá a Bolsa Invasão e ainda te aposenta”.
Agora, experimenta trabalhar e andar na linha pra ver o que é que te acontece! Você vai ganhar uma Bolsa Impostos nunca vista em algum lugar do mundo.

A pergunta que não quer calar: o que você fez de bom em 2008 e que está levando de proveitoso para 2009?

Lembre-se da sabedoria da água: "A água nunca discute com seus obstáculos, mas os contorna". Por isso, a água que nasce em um simples arroio no topo de um morro acaba indo parar no oceano sem ninguém conseguir impedi-la. Ela não perde tempo discutindo com teimosos e querendo fazer valer o seu ponto de vista ou a sua idéia. A água, simplesmente, contorna os obstáculos e segue seu rumo, arrastando consigo os que querem seguir pelo seu curso.

Neste ano novo, que a sua vida seja cheia de vitórias. Não importa se estas vitórias serão grandes ou pequenas, mas o importante é comemorar cada uma delas. Competir é importante, não há duvida. O simples fato de lutar também é importante é já pode ser considerado como uma vitória. Mas vencer, subir no topo, não tem preço e não tem comparação.

Uma frase interessante para pensar: "Não há comparações entre o que se perde por fracassar e o que se perde por não tentar". O que você prefere? Ser um fracassado por não arriscar ou ser um fracassado por ter tentado insistentemente?

O fracasso pode ser o mesmo, mas na próxima oportunidade que a vida lhe apresentar, haverá uma grande diferença. O que não tentou, não saberá tentar novamente. Mas o que arriscou, terá experiência do que fazer para vencer os obstáculos da jornada.

Para encerrar, uma mensagem positiva para este dia. Como dizia Albert Schwweitzer, Nobel da Paz de 1952: "Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante". É ano novo, hora de aprender isso!
(quinta, 08/01/09)

Se cada brasileiro plantar duas árvores por ano, teremos 360 milhões de árvores a mais todos os anos

Nesta época do ano todo mundo procura ficar perto da natureza. Há quem fuja para a praia, outros para a serra. Independente do que as pessoas escolhem, o fato é que todos resolvem correr do corre-corre para ficar junto à natureza.

Com base nisso, fica no ar a pergunta que não quer calar: será que você merece desfrutar de bons momentos junto a natureza?

Será que eu, você, enfim, será que nós colaboramos para que a natureza continue existindo? Será que a gente fez a nossa parte para preservar o meio-ambiente, não danificar a camada de ozônio e não colaborar para o aumento do aquecimento global?

Durante este 2008, você não “varreu” a calçada usando água potável? Você não jogou latas de refrigerante ou pacote de salgadinhos pela janela do carro? Você separou seu lixo para ser reciclado depois da coleta seletiva? Será que você plantou uma árvore sequer?

Todos nós precisamos fazer alguma coisa pela preservação da natureza. Ninguém precisa ser um Robin Hood ou um Super Homem e fazer coisas mirabolantes, ao contrário, basta cada um fazer pequenos gestos que a natureza vai respirar aliviada.

Trago uma meta comigo nos últimos anos. Estou fazendo a minha parte pela natureza, que é o meu mundo e também o seu mundo. Todo santo ano procuro plantar, pelo menos, duas árvores. Uma árvore por mais um ano que estou vivendo e outra pelo aniversário que estou comemorando.

Nas últimas vezes, por algum motivo, muitas destas mudas de árvore estão morrendo. Talvez pela época que foram plantadas ou porque o solo não era o adequado ou por falta de tempo e de cuidado. Mas o importante é continuar plantando.

O objetivo precisa ser levado adiante, afinal, não somos filhos de chocadeira. E, se alguém nos botou neste mundo, temos que ter a obrigação de deixar um mundo melhor para quem vier depois da gente.

Não tenho muitas árvores plantadas desde que adotei este objetivo. Mas as poucas plantadas já estão viçosas. Plante, indiferente do lugar, se no próprio terreno, se no de outra pessoa ou mesmo no passeio público.

A muda de uma árvore custa menos do que uma cerveja e você toma várias num único fim de semana. A muda de uma árvore custa menos do que um remédio e, se o planeta continuar se auto-destruindo, no futuro você precisará de muito remédio para continuar vivendo.

Se eu viver mais 50 anos e completar 50 aniversários, deixarei 100 árvores plantadas. Com certeza, estas árvores vão deixar o ar mais puro para mim e para os meus amigos e familiares!

Se cada brasileiro plantasse, pelo menos, uma árvore por ano, a cada reveillon que acontecer teríamos 180 milhões de árvores novas.
(quarta, 07/01/09)

Os grandes homens também têm falta de tempo. Administre o seu tempo!

O nosso caminho é feito pelos nossos próprios passos. Mas a beleza da caminhada depende dos que vão conosco! Assim, neste ano novo que se inicia, ficamos na torcida para que possamos caminhar mais e mais juntos em busca de um mundo melhor, cheio de paz, saúde e outras dezenas de palavras e virtudes que tanto faltam ao nosso mundo atual.

Um ano se finda e tão logo outro se inicia. E neste ciclo do "ir" e "vir" o tempo passa. E como passa! Os anos se esvaem e nem sempre estamos atentos ao que realmente importa. Aproveite o novo ano e faça valer a pena, começando por aproveitar melhor o seu tempo.

Os grandes homens da humanidade convivem com uma grande falta de tempo. Assim como todos nós, as grandes personalidades que revolucionam o mundo têm falta de tempo. A única diferença é que eles ocupam melhor o seu tempo e eles mesmos “fazem” o seu tempo, enfim, “fazem” a vida deles. Assim, não passam em branco e fazem a vida valer a pena de verdade.


Deixe a vida fluir e perceba entre tantas exigências do cotidiano, o que é indispensável para você! Ponha de lado o passado e até mesmo o presente! Viva o futuro, mas traga-o para o presente. Neste novo ano crie uma nova vida, um novo dia, enfim, um novo ano. Crie um novo quadro para você! Crie, parte por parte, em sua mente, até que tenha um quadro perfeito para o futuro. Para o futuro que você sonha, que você almeja..Não sonhe com mudanças em um futuro distante.

Sonhe com um futuro inserido no presente, que começa agora. Um futuro que está logo além do presente e assim dê início a uma nova jornada!

Que esta jornada leve todos nós a uma nova vida, de novos progressos. E o mais importante: que a gente faça por merecer. Que cada um de nós tenha uma vida melhor em 2009, mas que isso seja fruto de uma recompensa pelos nossos atos, ações, reações, enfim, pelo nosso trabalho.

À propósito: temos várias mensagens bonitas, entre as tantas que recebemos nos cartões de Natal, nos e-mails e mensagens de feliz ano novo. São tantas que vamos aproveitar para utilizar algumas em nossas colunas, para servir de alento e apoio aos leitores que buscam um ano melhor a partir de 2009.

Muitas destas mensagens têm autor desconhecido, outras, nem tanto. A idéia é retirar o cerne de cada mensagem interessante e escrever sobre o tema. Portanto, em vez de ver aqui mais uma crítica a um determinado assunto, você lerá aqui muitas mensagens que já ouviu em algum lugar, mas vale a pena ler porque elas não são uma cópia fiel das que circulam pela internet ou pelo mundo.

E, falando em uma vida melhor, encerramos o espaço com um lembrete enviado pelos líderes religiosos da cidade: “Leia mais a Bíblia, porque nela se encontram os princípios para uma vida de felicidade e harmonia no lar” (Efésios 5.22-6.4).
(terça, 06/01/09)

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

A primeira mensagem positiva do ano

Estamos apenas no dia 5 de janeiro, mas para muitos o ano novo já tem cara de ano velho. O trabalho começou, as contas já estão chegando na caixinha do correio, enfim, a vida segue no mesmo ritmo e parece que tudo está igual. Mas esta realidade não é para todos!

Bendito quem inventou o belo truque do calendário. O bom da segunda-feira, do dia 1º do mês e de cada ano novo é que nos eles nos dão a impressão de que a vida não continua, ao contrário, recomeça.

E como já dizia a frase de Chico Xavier, embora ninguém possa voltar atrás e escrever um novo fim, todo mundo pode voltar atrás e escrever um novo recomeço. E a hora de recomeçar é agora.

É um recomeço, é um começo de novo, ou mesmo a redundância – válida neste caso – de que devemos “recomeçar de novo outra vez” para tentar uma vida diferente. Logicamente que 2009 não será melhor do que 2008 se a gente ficar sentado de braços cruzados. Nada vai cair em cima da nossa cama, assim, “do nada”, a não ser água da goteira em barraca de acampamento de pescaria.

Por um lado, o reveillon e o ano novo nada têm de especial. Por um lado, parece que as pessoas ficam mais bobas nesta época do ano e acreditam que tudo vai mudar para melhor em um passe de mágica. Mas por outro lado, para muitos, isso não passa de besteira.

Mas por outro lado, podemos acreditar sim, que a época para repensar a vida e recomeçar diferente é agora. É tanta gente, no mundo todo, sonhando com um ano melhor, sonhando com uma nova vida, que isso tudo acaba gerando uma energia que se espalha pelo mundo todo.

E quem estiver disposto a esta nova vida, basta abrir a sua mente, ter fé e acreditar de verdade. Esta é uma forma de fazer com que a vida seja mais leve neste novo ano. É hora de aproveitar esta consciência coletiva de um ano novo, vida nova e seguir na mesma direção para surfar na mesma onda.

À propósito: no ano passado divulgamos belas mensagens durante janeiro e fevereiro inteiro. Como a idéia deu certo e no início do ano poucos estão interessados em críticas e assuntos pesados, neste ano vamos tentar repetir a dose, fazendo uma coluna mais leve, mais tranqüila e sem tantas acusações.

Esta coluna sempre foi de faca na bota, de botar o dedo na ferida. Para isso temos o blog onde os leitores podem deixar a sugestão, de forma anônima ou não, que pode ser utilizada neste espaço.

Mas vamos começar o ano dando férias aos políticos safados, dando férias aos aumentos de impostos, à criminalidade, à falta de segurança e aos desmandos políticos. Vamos deixar de lado neste início de ano as coisas ruins, as quais teremos o ano todo para alfinetar e informar à comunidade.

Um excelente 2009 a todos!

(segunda, 05/01/2009)

Arquivo do blog

2011

Livros lidos em 2011*
52 - O dia de um jornalista americano em 2.889, Julio Verne, 80 pág, Ed. Hemus, 19/11 a 24/11/2011. (nota 5)
51 - Em outras palavras, Lya Luft, Record, 224 pág, 17/12/2011. (nota 7)
50 - Jogo sujo, Marcelo Duarte, Ática, Série Vaga-Lume, 134 pág, 16/11 a 19/11/2011. (nota 7,5)
49 - Espíritos entre nós, James van Praagh, Sextante, 134 pág, 31/10 a 07/11/2011. (nota 7)
48 - Percalços, Ernani Mügge, Con-Texto, 74 pág, 29/10 a 31/10/2011.

47 - Instantes, Ernani Mügge, Oikos Editora, 64 pág, 30/10/2011.
46 - Chatô, o Rei do Brasil, Fernando Moraes, Ed. Companhia das Letras, 731 pág, 10/06 a 29/10/2011. (nota 9)
45 - Seja líder de si mesmo; Augusto Cury, Sextante, 122 pág, de 20/09 a 25/09/2011. (nota 8)
44 - Monte seu próprio negócio; Leandro Martins; Digerati Books, 111 pág, de 06/08 a 20/09/2011.
43 -Crônicas do Lelo, Aurélio Decker, Ed. Metropole, 176 pág, 19/08 a 11/09/2011). (nota 6)
42 - Eis o homem Paulo Sant´Ana; Paulo Sant´Ana, RBS Publicações, 168 pág, 13/08 a 04/09/2011. (nota 6)
41 - Crônicas de minha cidade; Carlos de Souza Moraes, Ed. Unisinos, 239 pág, 14/08 a 21/08/2011.
40 - Coisas do corações; Beto Ody (Rádio Alegria), Palotti, 148 pág, 11/08 a 20/08/2011).
39 - Meu guri; David Coimbra, LP & M, 185 pág, de 11/08 a 14/08/2011. (nota 7,5)
38 - Meditando com Brian Weiss, Sextante, 105 pág, de 06/08 a 07/08/2011. (nota 6)
37 - Cá entre nós, Ernest Sarlet, Ed. Feevale, 178 pág, de 27/07 a 31/07/2011. (nota 5)
36 - O maior vendedor do mundo; Og Mandino; Ed. Record, 118 pág, 22/07 a 30/07/2011. (nota 9)
35 - Conquistar e manter clientes; Daniel Godri; Ed. Eko, 116ª edição, 75 pág, 19/07/2011. (nota 5,5)
34 - Auto-hipnose, desperte o seu gigante interior, Mauro Rosso, Ed. Imprensa Livre, 69 pág, de 19 e 20/07/2011.
33 - O símbolo perdido, Dan Brown, Sextante, 489 pág, de 02/07 a 16/07/2011. (nota 8,5)
32- O segredo de Luisa, Fernando Dolabela, Sextante, 303 pág, de 1º/07 a 03/07/2011. (nota 7,5)
31 - 35 melhores contos do RS, Maria da Glória Bordini (organizadora), 322 pág, IEL (Corag), de 23/06 a 27/06/2011. (Simões Lopes Neto, E. e LF Veríssimo, L.C. Barbosa Lessa, Jane Tutikian, L.A. Assis Brasil, Sérgio Capparelli, Carlos Carvalho, Alcides Maya, Caio Fernando Abreu, Josué Guimarães, Sérgio Faraco, Charles Kiefer, Moacyr Scliar...) (nota 6)
30 - A vida que ninguém vê, Eliane Brum (ZH), Editora Arquipélago, 208 pág, 23/06 a 25/06/2011. (nota 8)
29 - Os segredos dos campeões, Roberto Shinyashiki, Ed. Gente, 182 pág, 24/05 a 23/06/2011. (nota 7,5)
28 - Avenida de histórias, Henrique Schneider, Produção Um Cultural, 132 pág, 21/06/2011. (nota 7,5)
27 - O Monge e o Executivo, James C. Hunter, Ed. Sextante, 143 pág, de 20/05 a 12/06/2011. (Uma história sobre a essência da liderança). (nota 8,5)
26 - O caçador de pipas, Khaled Hosseini, Ed. Nova Fronteira, 370 pág, 14/05 a 16/05/2011) - 8mil vendidos. (nota 9)
25 - O Analista de Bagé; Luis Fernando Veríssimo; L & PM Pocket, 84 pág, 2ª vez, 01/05/2011. (nota 7)
24 - Nunca desista dos seus sonhos, Augusto Cury, Sextante, 156 pág, 2ª vez, 04/04 a 01/05/2011. (nota 8)
23 - Autoconhecimento: o primeiro passo para a liderança; Claiton Marusiak; Ed. Treze, 52 pág, 2ª vez, 01/05/2011.
22 - O caminho da tranquilidade, Sua Santidade, o Dalai Lama, coleção Auto Estima, Ed. Sextante, 96 pág, 15/04 a 19/04/2011. (nota 6,5)
21 - Trem-Bala, Martha Medeiros, L & PM Pocket, 247 pág, 04/04 a 15/04/2011. (nota 9)
20 - De Pedro a Collor; charges; Sampaulo (Paulo Sampaio), AGE Editora, 110 pág, 20/11 a 09/04/2011. (nota 6)
19 - A Arte de Fazer Jornal Diário, Ricardo Noblat, Ed. Contexto, 174 pág, 23/03 a 03/04/2011. (nota 9,5)
18 - A Objetividade Jornalística, Luiz Amaral, Ed. Sagra-Luzzatto, 96 pág, 24/03 a 27/03/2011. (nota 5)
17 - Diários de um repórter, Flávio Alcaraz Gomes, L & PM, 180 pág, 01/03 a 24/03/2010. (nota 5,5)
16 - A Miséria do Jornalismo Brasileiro; Juremir Machado da Silva, Vozes, 155, 01/03 a 12/03/2011. (nota 8,5)
15 - The Secret - O Segredo; Rhonda Byrne, Ediouro, 198 pág, 26 e 27/02/2011). (nota 9)
14 - O Aleph; Paulo Coelho, Ed. Sextante, 240 pág, 10/02 a 26/02/2011). (nota 6,5)
13 - O Doce Veneno do Escorpião, O Diário de uma Garota de Programa; Bruna Surfistinha (Raquel Pacheco), Panda Books, 168 pág, 18/02 e 19/02/2011. (nota 1)
12 - Odisséia Urbana; Ismael W. Manganelli, 110 pág, 19/02/2011.
11 - Como Evitar Preocupações e Começar a Viver; Dale Carnegie; Cia Editora Nacional, 423 pág, 25/09/2010 a 16/02/2011. (nota 7,5)
10 - O Vôo da Cobra; Lucas Izoton, 164 pág, Independente Cobra D'Água, 22 e 23/01/2011. (nota 8,5)
ESTATÍSTICA DE 2011*
* 43 livros em 2011 - 4 livros/mês -
7.937 pág - 721 pág/mês e 24 pág/dia.
* 35 livros - até fim/set - 4,3 livros/mês - 6.496 pág - 812 pág/mês e 27 pág/dia.
* 21 livros - até fim/jun - 4,2 livros/mês - 3.688 pág - 737 pág/mês e 24 pág/dia.
* exceto janeiro=férias.

2012

Livros lidos em 2012
81 - A motocicleta azul, Luis Carlos Pez, Ed. Uri, 79 pág, 23/12 a 24/12/12. (nota 5).
80 - Os segredos da mente milionária, Harv Eker, Sextante, 175 pág, 27/10 a 23/12/12. (nota 9,5).
79 - Como formar & treinar equipes de vendas, Diego Maia, Ed. Ferreira ,130 pág, 15/12 a 22/12/12. (nota 6).
78 - Saiba mais para gastar menos, Elaine Toledo, Ed. Alaúde, 143 pág, 01 a 09/12/2012. (nota 7).
77 - O X da questão, Eike Batista, Sextante, 130 pág, 01 a 02/12/2012. (nota 8).
76 - Planejamento estratégico: um bem ou um mal necessário, Roberto Tadeu de Morais, Ed. Fundo de Cultura (Faccat), 109 pág, 02/12/2012. (nota 6,5).
75 - Quanto custa ficar rico, Paulo Portinho, Campus, 165 pág, 20/10 a 15/11/2012. (nota 7,5).
74 - A oração que Deus entendia, Paulo Coelho, Ed. Caras, 64 pág, 03/11/2012. (nota 6,5).
73 - A Revolução dos Bichos, George Orwel, Globo, 143 pág, 02/11/2012. (nota 9,5).
72 - Assassinatos na Academia Brasileira de Letras, Jô Soares, Companhia das Letras, 252 pág, 26/10 a 28/10/2012. (nota 7,5).
71
- Seja líder de si mesmo, Augusto Cury, Sextante, 127 pág, 12/10/2012. (nota 7).
70 - A Lei de Murphy, Arthur Bloch /Millor Fernandes, Record, 106 pág, 09 a 12/10/2012. (nota 5).
69 - Selma e Sinatra, Martha Medeiros, Objetiva, 132 pág, 09 a 11/10/2012. (nota 4).
68 - Maigret e o homem do banco, Georges Simenon, L&PM/Nova Fronteira, 192 pág, 05 a 09/10/2012. (nota 6,5)
67 - O vencedor está só, Paulo Coelho, Agir, 398 pág, 18/09 a 27/09/2012. (nota 7)
66 -
Programa Integral de Leitura (Guia Introd e 1º Ciclo, Olga Camargo Valcárel, Pilbra, 78 pág, 03/09 a 21/09/2012. (nota 7)
65 -
Brasa sob cinzas, Leonardo Boff, Record, 121 pág, 12/09 a 18/09/2012. (nota 6)
64 - Espiritualidade, Leonardo Boff, Sextante, 63 pág, 03/09 a 06/09/2012. (nota 5)
63
- O que Steve Jobs faria?, Peter Sander, Universo dos Livros, 165 pág, 21/06 a 11/08/2012. (nota 7)
62 - As sete Leis Espirituais do sucesso, Deepak Chopra, Ed. Best Seller, 103 pág, 24/06 a 08/07/2012. (nota 9,5)
61 - Filhos inteligentes enriquecem sozinhos, Gustavo Cerbasi, Ed. Gente, 170 pág, 16/05 a 24/06/2012). (nota 7)
60 - Casais inteligentes enriquecem juntos, Gustavo Cerbasi, Ed. Gente, 163 pág, 22/04 a 13/05/2012. (nota 7,5)
59 -Curso básico para resolver problemas e tomar boas decisões, Ken Watanabe, Sextante, 127 pág, 15/04 a 21/04/2012. (nota 4,5)
58 -O Príncipe, Nicolau Maquiavel, Nova Cultural, 282 pág, 17/03 a 15/04/2012. (nota 6,5)
57 - Faça todo mundo gostar de você em 90 segundos, Nicholas Boothmann, Ed. Gente, 190 pág, 09/04 a 15/04/2012. (nota 7)
56 - Dez Leis para ser feliz, Augusto Curi, Sextante, 121 pág, 05/04/2012. (nota 6)
55 - Investimentos inteligentes, Gustavo Cerbasi, Ed. Thomas Nelson do Brasil, 271 pág, 22/09 a 24/03/2012. (nota 7)
54 - O Homem que Calculava, Malba Tahan, Ed. Record, 301 pág, 05/10/2011 a 26/02/2012. (nota 7,5)
53 - Pai Rico, Pai Pobre, Robert Kiyosaki e Sharon Lechter, Ed. Campos, 186 pág, 14/01/2012 a 29/01/2012. (nota 7)
ESTATÍSTICA DE 2012*
- Em 2012, 28 livros, 2,5 mês - 4.683 pág, 425/mês e 14,2/dia.
- Até fim/julho, 10 livros, 1,6/mês - 1.914 pág, 319/mês e 10,6/dia.

- Em 2011 - 43 livros, 4/mês - 7.937 pág, 721/mês e 24/dia.
* exceto janeiro=férias.