A mordida dos impostos!

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

É Ano Novo


O ano novo está chegando. A partir de agora é contagem regressiva. Tudo parece mágico, afinal de contas, "Bendito quem inventou o belo truque do calendário, pois o bom da segunda-feira, do dia 1º do mês e de cada anonovo é que nos dão a impressão deque a vida não continua, mas apenas recomeça..."
Que em 2009 você e eu, enfim, todos nós continuemos com o mesmo ânimo!

Uma mensagem de final de ano

A cada final de ano temos amigos para quais não temos a oportunidade de presentear, então pelo menos uma mensagem se torna, no mínimo, um pequeno reconhecimento nosso. Que esta mensagem sirva para lembrar aos amigos que por eles somos capazes de muito, portanto, recebam esta mensagem para firmar cada vez mais os nossos laços de amizade.

Que neste novo ano a gente repense nossa vida e possa ter um ano muito melhor do que estes últimos pelos quais passamos. Que em 2009 a gente possa lutar, lutar e lutar, para tentarmos a vitória, mas pelo menos, se esta não vier, que a gente lute, afinal, lutar já é um sinal de vitória.

É melhor lançar-se à luta em busca do triunfo, mesmo expondo-se ao insucesso, que formar fila com os pobres de espírito, que nem gozam muito e nem sofrem muito. Como já dizia Roosevelt, estes pobres de espírito vivem nesta penumbra cinzenta sem conhecer vitória nem derrota.


Um novo ano está chegando, então, é tempo de salvar nosso futuro, sonhar com um mundo melhor para nós, nossa família e nossos amigos. Nem sempre temos tudo que queremos, ás vezes, perdemos o que amamos, porém, nunca devemos esquecer do que ainda possuímos.

Que este ano tudo que perdemos, possamos recuperar e tudo que restou, possamos multiplicar. A vida pode tirar tudo de nós, menos o direito de amar. Que este ano, amar seja nosso maior prazer, que amar seja o verbo principal em nossas vidas!

Neste novo ano, mude o mundo mudando primeiro você, deixando o amor invadir seu peito, sabendo amar e aprendendo a perdoar. Abra a janela e deixe o sol entrar, é tempo de fazer novas amizades e de conservar as velhas, é tempo de viver, é tempo de sorrir. Pois todos nós queremos dias melhores para viver. Feliz ano novo antecipado e que Deus abençoe a você e toda a sua família.

Para encerrar, uma mensagem positiva: "Eu venho de um lugar onde a gente acredita nos jovens, ouve os velhos e respeita o eterno. Eu venho de um lugar onde o canto é de campo e de rio, mas, sobretudo, eu venho de um lugar onde o homem tem Pátria, pensa e opina: eu sou gaúcho”, de Ângelo Franco.
(quarta, 31/12/08)

Por que a política no Brasil está um caos

A tentativa do aumento do número de vereadores foi mais um capítulo de desfaçatez explícita dos nossos políticos. Há quem diga que a lambança política é tão grande porque Brasília é um local isolado e, estando lá, os políticos não tem o calor do povo para tomar as decisões.

Ora, não creio que o problema mais grave seja o relativo isolamento do centro decisório, em Brasília. O que falta é um eleitor cidadão, consciente dos seus direitos cívicos e não só de seus deveres. Fazendo isso, o eleitor terá discernimento na escolha dos seus legítimos representantes.

Sem uma escolaridade básica competente, tanto para eleitor como para candidato, isso nunca será viável e continuaremos nesta democracia de araque. O eleitor não pode ser levado às urnas pelo cabresto para votar, até porque, nos países desenvolvidos o voto é facultativo e as coisas funcionam bem melhor.


Uma frase de um site que não lembramos qual dizia que continuaremos neste círculo vicioso de permitir que os piores elementos consigam ser eleitos para nos representar. Pergunta-se: um povo sem cultura, que não liga pra política, será que pode exigir muita coisa?

Os romanos se perpetuavam no poder por oferecer pão e circo ao povo. Ora, o circo está montado para iludir a opinião pública e, graças ao futebol e à televisão, manter o eleitor desinformado e iletrado, entupindo-o com muito circo e pouco pão.

À propósito: já parou pra pensar quais serão as suas metas para o ano de 2009?

A pergunta que está na boca do povo: por que todo mundo quer usar branco na virada do ano se usam esta cor há vários anos e nem assim as coisas melhoram?

A pergunta que não quer calar: será que teremos vereadores viajando pra congresso em praias já nos primeiros meses do ano em 2009 e torrando nosso escasso dinheiro?

Para encerrar, uma mensagem positiva que vale a pena refletir. Os ventos que às vezes tiram algo que amamos são os mesmos que nos trazem algo que aprendemos a amar. Por isso não devemos chorar pelo que nos foi tirado e sim a aprender a amar o que nos foi dado. Pois tudo aquilo que é realmente nosso, nunca se vai para sempre!

Nunca devemos passar vontade. Devemos sempre fazer aquilo que desejamos. Desde que não prejudique outra pessoa, tudo é valido, porque a vida é curta. É melhor se arrepender do que fez, do que imaginar o que poderia ter sido feito.

Por isso é melhor arriscar e deixar as conseqüências pra depois, na maioria das vezes, teremos bons resultados. O que de um olhar não for captado, nos lábios não será encontrado. O que diz um olhar é o que a boca não soube falar. As vezes, é melhor agir com a razão, mas as vezes, é melhor usar a intuição ou a emoção, independente do nome que seja chamado o ato de agir conforme manda o coração.
(terça, 30/12/08)

O alto custo da carteira de motorista

O ano está encerrando e, em meio a tantas festas, folgas e férias, o imposto vai comendo a gente por uma perna. O brasileiro se preocupa com aquelas promessas de ano novo e acaba ficando mais por fora da realidade que braço de caminhoneiro, então, tome imposto em cima de imposto.

Tem o IPVA com a sedutora proposta de desconto se for pago nos próximos dias, tem IPTU e mais um caminhão de impostos. Não é que a gente queira ser mais reclamão que vereador de oposição, mas agora vem mais um abacaxi pra gente descascar. Não é imposto novo, mas é mais um custo pra roer nosso salário.

Esta história de aumentar o custo da carteira de motorista é o fim da picada. Quem quiser ainda aproveitar o preço atual tem que se aligeirar e ir correndo até um dos 264 CFCs gaúchos até a próxima quarta. E rezar para que os CFCs queiram dar entrada na sua carteira neste ano ainda.

A partir de 2009 a carteira de motorista, cujo preço já é um roubo, saltará dos 700 e poucos reais para mais de 920. Isso é um assalto e só podem ter duas explicações para este custo altíssimo: arrecadar dinheiro e dificultar novos veículos nas estradas.

E isso se justifica porque as estradas estão um caos, afinal de contas, os governos foram incompetentes e não se prepararam para o avanço da indústria automotiva com construção de novas estradas. Enquanto isso, o povo frita nos engarrafamentos e se sente um piloto de rally rural ao ter que pilotar e desviar dos buracos das pistas.

Mas o ano novo está chegando e esperamos que ele traga muitas coisas boas. Em 2009, esperamos – e desejamos – que este ano novo traga mais novidades que indústria japonesa, porque de coisas ruins estamos cheios.

Que 2009 tenha a leveza do ar igual quando tem passarinho cantando, que tenha a beleza do sol quando acorda, da flor quando chove e traga pra gente somente boas sensações, como o balançar de uma rede que dança gostoso numa tarde grande e quente, sem relógio e sem agenda.

Que em 2009 a gente possa se sentir mais feliz que formiga em tampa de xarope ou igual nas tardes de domingo quando a gente come pipoca na praça ou na sombra em roda de casa. Que em 2009 você lambuze o queixo de sorvete, que você se sinta feliz melando os dedos com algodão doce ou chupando manga, enfim, que o sabor derreta e lambuze teus braços e inunde o coração com esta sensação.

Em 2009 o tempo é outro, a vida vai ficar com a cara que ela tem de verdade, mas que a gente desaprende a ver no decorrer de cada ano, quando tropeçamos ou encontramos alguma barreira que julgamos intransponível.

Einen guten Rutsch ins Neue Jahr... Que possamos “escorregar em um bom Ano Novo…”. Ein neues Jahr voller Gesundheit und Frieden! Então, em alemão gramatical ou em português, a todos, desde já, “um ano novo cheio de saúde e de paz!”
(segunda, 29/12/08)

sábado, 27 de dezembro de 2008

Fiasco em nossos parlamentos bi-camerais desnecessários

As últimas sessões do ano no Senado e no Congresso Nacional foram um verdadeiro fiasco. Cerca de 10 dos 80 senadores foram trabalhar, enquanto menos de 20 dos 500 deputados estiveram no plenário. Fica a pergunta: será que os faltosos vão perder o “domingo” ou ter desconto no salário?

Ano chegando ao fim, com o clima natalino, é hora de cada um de nós fazer a nossa retrospectiva, o nosso balanço anual para ver onde erramos e onde acertamos, para aprender a lição de saber o que fazer no ano que vem. Vale a pena não só relembrar os erros e acertos do ano, como também fazer as metas para o próximo ano que se inicia.

Nesta reta final de ano vale relembrar de um dos acontecimentos mais trágicos e marcantes deste ano: a tragédia de Santa Catarina. E sobre este caso, que aquela entidade superior que cada um acredita (Deus, Alá, Jeová, Buda, Gadu, etc) olhe por todos aqueles desabrigados, desalojados e desempregados catarinenses. Que Deus tenha piedade dos que se aproveitaram da situação para fazer saques em supermercados, levando principalmente bebidas e cigarros, os que chegaram a pedir 150 reais por um botijão de gás, os que foram pedir donativos nas áreas secas pra vender nas áreas alagadas, os que simplesmente fizeram de conta que nada acontecia, por estarem em áreas secas. Enfim, no blog mauridandel.blogspot.com há uma bela mensagem a respeito desta tragédia catarinense e vale a pena ler.

Pra encerrar uma mensagem natalina que recebemos de uma antiga colega, mas que vale a pena dividir com os leitores, mesmo que não saibamos a sua autoria: “Eis que surge lá no fundão da estância, após se entreverar por várias coxilhas mundo a fora, o loco de buenacho, o índio Noel, montadito em sua charrete cheia de presentes, que mais parece um mascate vindo do Uruguai, para novamente celebrar o nascimento do piazito do peito, ô guri de respeito, gaudério dos pampas, chamado Jesus, filho da dona Maria, prenda flor de rezadera, e do seu José, um carpinteiro pra lá de especial. Este piazito veio pra salvar toda a indiada que se perdeu pelas carreradas da vida”.

Então, que este Natal, juntamente com toda tropilha de amigos, o índio Noel e o piazito Jesus traga muita paz , saúde e prosperidade a todos maragatos, chimangos e viventes de todas as várzeas e coxilhas. Um baita quebra costelas e que 2009 seja um ano loco de especial tchê!

Pra encerrar, eine wunderbare Weihnachten (um maravilhoso Natal).
(quarta, 24/12/08)

Aumentar o número de vereadores é o fim da picada

Mais de 7 mil vereadores deste Brasil de Deus estão na torcida para que as novas vagas sejam criadas. E, com eles, na mesma torcida, estão seus eleitores, puxa-sacos e futuros cabides de emprego. Até os prefeitos que terão minoria na Câmara, mas que, com a mudança na Lei, acabarão com maioria, ficam na torcida.

Muitos estão na expectativa de levar esta boquinha, mas a Câmara dos Deputados não quer permitir. Pelo menos desta vez a Câmara Federal agiu de acordo com o entendimento do povo. Ora, se a Lei original era pra aumentar o número de vereadores e baixar o repasse de verbas para o Legislativo, como é que o Senado aprova só a metade da proposição!?

Os senadores foram de uma irresponsabilidade sem tamanho. Os caras aumentaram em 7 mil o número de vereadores, mas recortaram o projeto em dois e deixaram pra votar o ano que vem a parte da Lei que reduz o dinheiro para as Câmaras. É como eu disse no nosso comentário ontem pela manhã na 88,7 FM: os parlamentares só querem o bônus e não querem assumir o ônus.

Muito fácil aumentar em 7 mil o número de futuros cabos eleitorais pagos pelo povo, mas não cortar a verba para esta gente! Ainda bem que é época de Natal e, portanto, todo mundo acredita em papai noel. Mas os deputados, não caíram nesta e trancaram esta nova lei.

O leitor de Ivoti, Marcos Rafael, acessou o mauridandel.blogspot.com e deixou um recado aos que estão na fila para ganhar esta boquinha: “como vemos nos noticiários os vereadores corrompendo-se ou sendo corrompidos para aprovarem projetos, então, para tornar mais justos e dignos nossos poderes, os suplentes devem passar a fiscalizar as atitudes de seus titulares, denunciando os atos ilícitos. Desta forma logo estarão no poder e, além de que, estarão depurando o meio político e fazendo jus ao que sempre é pregado durante o período eleitoral”.

A pergunta que não quer calar: você é a favor do Brasil investir para trazer a Copa do Mundo para cá?

Esta pergunta deu um grande Ibope e gerou muitos comentários no blog. Dos que puderam ser publicados, vale o comentário do leitor Beto Morro Reuter, que é um pseudônimo, o qual afirma que a Copa é viável, porque grandes obras de infra-estrutura teriam que serem realizadas, fora a grana que entraria de fora, sendo assim, o povo brasileiro só tem a ganhar com a Copa do Mundo. E o leitor conclui: “quem tem medo de arriscar, tem medo da incompetência; não será uma Copa do Mundo que vai quebrar o Brasil!”

A mensagem positiva do dia: “Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise”.

(terça, 23/12/08)

O sucesso depende de você

O ano de ora se finda, foi de muito sucesso pra você? E 2009 você espera que seja melhor que este, não é mesmo? Seus problemas acabaram! Tudo depende de você mesmo! O seu sucesso ou o seu fracasso depende de você.

Depois que se passaram as loucuras de final de ano, os votos de feliz ano novo, todo mundo desejando a mesma coisa para todo mundo, começa o ano, vem o trabalho, os problemas e então parece que o pensamento positivo e toda aquela alegria caem por terra. É por isso que vale frisar: o nosso sucesso ou o nosso fracasso dependem, exclusivamente, de nós.

Todos os dias estamos levando rasteiras de todo mundo. O mundo não é pai, ao contrário, é padrasto. A vida, não é mãe amada, é madrasta malvada. Sendo assim, é correto dizer que o sucesso depende de nós?

Logicamente que sim, pois a vida é como um jogo de futebol. Quando o jogador se aproxima para marcar um gol, sempre vem aquele que tenta evitar e derruba o adversário. Mas, assim como no futebol, a nossa vida sempre dá uma segunda chance. Em vez do jogador ficar no chão, caído e chorando porque foi derrubado e não pôde fazer o gol, ele tem a chance de levantar, erguer a cabeça e cobrar a falta. Fazer o gol, só depende de ele ter um bom chute e saber cobrar a falta direito.

Se até no futebol, que foi algo criado pelo homem, temos uma segunda chance para fazer melhor, com certeza, na vida, que é uma dádiva de Deus, que sempre fez tudo perfeito, não faltará uma segunda chance. Então, por mais que tentem nos derrubar – e mesmo que consigam fazer isso várias vezes – sempre haverá uma segunda chance, e mais uma, e mais outra, até que a gente consiga o nosso objetivo. Independente de quantas vezes a gente cair, o que vai determinar o nosso sucesso é a nossa perseverança, a nossa vontade de continuar e a nossa vontade de vencer.

À propósito: o ano está chegando ao fim e, neste final de etapa, assim como no início do novo ano, esta coluna que sempre foi de faca na bota vai ficar mais leve. Vamos dar espaço para mensagens de início de ano, coisas positivas, até porque poucos estão a fim de começar o ano já com críticas a políticos e ao nosso sistema.

No ano passado, ficamos os meses de janeiro e fevereiro fazendo colunas leves, com mensagens positivas em vez das tradicionais colunas críticas e pesadas. Sendo assim, quem tem mensagens bonitas que podem ser divulgadas neste espaço no início do ano que vem, pode mandar como comentário no blog mauridandel.blogspot.com.

A mensagem positiva do dia: “Todos os dias Deus nos dá um momento em que é possível mudar tudo que nos deixa infelizes. O instante mágico é o momento em que um 'sim' ou um 'não' pode mudar toda a nossa existência”, de Paulo Coelho.

(segunda, 22/12/08)

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

R$ 1 trilhão de impostos no ano: você sabe quantos zeros tem este número?

Todo mundo sabe que o brasileiro trabalha cinco meses por ano para pagar impostos. Qualquer brasileiro, seja rico, pobre ou miserável! Agora outro levantamento informou que o brasileiro da classe média, aquele que paga faculdade, plano de saúde, escola particular, segurança privada e outras coisas deste gênero, têm que trabalhar até outubro para o governo.

Quer dizer, o cara se mata trabalhando 12 meses por ano e nove destes vão para os cofres do governo. Sim, porque escola, saúde, plano de aposentadoria e educação são obrigações do governo. O povo que é burro e paga do bolso um serviço particular porque muita coisa que é pública não presta. Aliás, e quando as coisas públicas são elogiáveis, isso não é por causa do governo, mas por causa das pessoas que trabalham!

Em média, o brasileiro paga quase R$ 6 mil por ano em impostos. Se for feita uma análise de que a imensa maioria dos brasileiros está na miséria e não consome quase nada, não gerando impostos então, com certeza este número aumenta consideravelmente.

O Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo vai registrou na segunda-feira que os brasileiros pagaram R$ 1 trilhão em impostos municipais, estaduais e federais em 2008. Segundo a entidade, o resultado é recorde histórico, visto que no ano passado inteiro o montante atingiu R$ 921 bilhões, em 2006 foi de R$ 812,7 bilhões e em 2005, ano da inauguração do painel, R$ 731,8 bilhões.Isso demonstra que apesar da crise, entra ano e sai ano e os governos continuam arrecadando mais e mais. Isso confirma que as batalhas para derrubar a MP 232, que aumentava impostos para empresas prestadoras de serviço, e a luta contra a CPMF foram mais do que justas. Aliás, foram tardias, se fossem muito antes, hoje não seria esta exploração que é. Quem quiser acessar este painel que marca a arrecadação dos impostos pode acessar no blog mauridandel.blogspot.com ou no
www.impostometro.com.br.

A pergunta que não quer calar: você sabe quantos zeros tem 1 trilhão?

À propósito: se você não sabe quantos zeros tem este R$ 1 trilhão que o governo já arrecadou em impostos neste ano, conte você mesmo. Já pensou fazer um cheque com este número!? São 14 zeros: 1.000.000.000.000,00

A mensagem positiva do dia: “Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”, Raul Seixas.
(sexta, 19/12/08)

As pérolas do Enen são o reflexo da nossa juventude?

Enquanto o mundo inteiro pensa em economizar por causa da crise, parece que na cabeça dos políticos a palavra economia não existe. Eles querem mais é se divertir com o chapéu alheio, porque a conta quem paga é o povo.

Em época de crise econômica e de corte de despesas públicas, a Câmara dos Deputados do Distrito Federal prepara-se para executar a segunda etapa da reforma dos apartamentos dos deputados. A recuperação de 120 unidades em cinco blocos foi estimada pela Casa em R$ 53,8 milhões em edital. Seria um custo médio de R$ 449 mil por apartamento.

Mas o absurdo não para por aí. Este valor é cerca de 20% a mais do que o valor investido na reforma de cada um dos 96 apartamentos na primeira etapa: R$ 307 mil. E os caras ainda querem conforto, porque só a compra de 120 banheiras de hidromassagem, com aquecedor, vai gerar despesa de aproximadamente R$ 300 mil nesta segunda etapa.
Mas o pior não é isso. Vão gastar um horror com um negócio que ninguém está usando. Pra se ter uma idéia, o índice de ocupação dos imóveis funcionais da Câmara está abaixo de 50% há dois anos. Em 2006, por exemplo, 225 dos 432 apartamentos estavam desabitados, segundo o jornal Correio Brasiliense.

Rir pra não chorar: as “pérolas do Eném” são de deixar cair o queixo. Como ontem divulgamos algumas delas e alguns leitores pediram bis, vale divulgar mais algumas. Um estudante trocou “bacias hidrográficas” por “bacias esferográficas”, então imaginem algumas bacias de canetas Bic. Outro escreveu que “já está muito de ‘difíciu’ de achar os pandas na Amazônia”, o que é uma pena, porque também sumiram de lá os ursos polares e os cangurus!Mas as baboseiras que estes estudantes tiram da cabeça não param aí. Um escreveu que é preciso “menos desmatamentos, mais florestas arborizadas”, então imagine se todas as “florestas” fossem como o Saara, enquanto outro disse que o desmatamento é “um problema de muita ‘gravidez’”. É um problema de gravidez mesmo, porque se o pai deste aluno usasse camisinha, não leríamos isso!

Outro estudante escreveu que, em vez de dizer que “concorda em gênero, número e grau”, disse que concorda em “gênero e número igual”. Mas com um negócio desses quem não concorda somos nós! E pensar que você pode estar na mesa de cirurgia de um estudante desses que vai se formar médico mais tarde ou que você poderá morar num edifício construído por um destes futuros engenheiros, ou ler estas “pérolas” de um futuro jornalista!

A mensagem positiva do dia: "Sonhe com o que você quiser. Vá para onde você queira ir. Seja o que você quer ser, porque você possui apenas uma vida e nela só temos uma chance de fazer aquilo que queremos. Tenha felicidade bastante para fazê-la doce. Dificuldades para fazê-la forte. Tristeza para fazê-la humana. E esperança suficiente para fazê-la feliz".
(quinta, 18/12/08)

sábado, 20 de dezembro de 2008

Os milagres da natureza


As uvas crescem em cacho que tem a forma do coração. Cada uva assemelha-se a uma célula sanguínea e toda a investigação hoje em dia mostra que as uvas são também um alimento profundamente vitalizador para o coração e sangue.

Uma noz parece um pequeno cérebro,com hemisférios esquerdo e direito, cerebelos superiores e inferiores. Até as rugas e folhos de uma noz são semelhantes ao neo-cortex. Agora sabemos que as nozes ajudam a desenvolver mais de 3 dúzias de neurotransmissores para o funcionamento do cérebro.

Os feijões realmente curam e ajudam a manter a função renal e sim, são exatamente idênticos aos rins humanos. O aipo, bok choy, ruibarbo e outros são idênticos a ossos. Estes alimentos atingem especificamente a força dos ossos. Os ossos são compostos por 23% de sódio e estes alimentos têm 23% de sódio. Se não tiver sódio suficiente na sua dieta o organismo retira sódio aos ossos, deixando-os fracos. Estes alimentos reabastecem as necessidades do esqueleto.

Berinjelas, abacates e pêras ajudam à saúde e funcionamento do ventre e do cervix feminino - eles são parecidos com estes órgãos. Atualmente a investigação mostra que quando uma mulher come um abacate por semana, equilibra as hormonas, não acumula gordura indesejada na gravidez e previne cancros cervicais.
E que profundo é isto? Demora exatamente 9 meses para um cultivar um abacate de flor a fruta. Existem mais de 14 000 componentes químicos fotolíticos em cada um destes alimentos (a ciência moderna apenas estudou e nomeou cerca de 141).
Figos estão cheios de sementes estão pendurados aos pares quando crescem.Os figos aumentam a mobilidade e aumentam os números do esperma masculino, assim como ajudam a ultrapassar a esterilidade masculina.

As batatas doces são idênticas ao pâncreas e de facto equilibram o índice glicémico de diabéticos.
Azeitonas ajudam a saúde e funcionamento dos ovários.

Toranjas, laranjas e outros citrinos assemelham-se a glândulas mamárias femininas e realmente ajudam à saúde das mamas e à circulação linfática, dentro e fora das mamas.

As cebolas parecem células do corpo. A investigação actual mostra que a cebola ajuda a limpar materiais excedentes de todas as células corporais. Até produzem lágrimas que lavam as camadas epiteliais dos olhos...

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Municípios não vão sumir do mapa

Alívio para 29 cidades do RS ameaçadas de extinção
O Senado aprovou na madrugada de hoje a Proposta de Emenda à Constituição que confirma a criação de 57 municípios gaúchos e de outros nove estados que estavam ameaçados de extinção.
O Rio Grande do Sul é o principal atingido pela decisão, já que possui 29 municípios na lista.

O texto aprovado em Comissão Especial, legaliza juridicamente os municípios criados após a Emenda Constitucional (EC) 15, de 1996, e de outros 29 criados antes da Emenda e, que, atualmente, estão num vácuo da legislação e sofrem questionamentos judiciais quanto ao processo de emancipação. A proposta ainda regulariza a situação de outros cinco municípios que foram criados antes da EC 15, mas não foram instalados.

O Supremo Tribunal Federal (STF) deu prazo até 2009 para que essas cidades se regularizem ou deixarão de existir.
Confira as cidades beneficiadas:
Aceguá, Almirante Tamandaré do Sul, Arroio do Padre, Boa Vista do Cadeado, Boa Vista do Incra, Bozano, Canudos do Vale, Capão Bonito do Sul, Capão do Cipó, Coqueiro de Baixo, Coronel Pilar, Cruzaltense, Forquetinha, Itati, Jacuizinho, Lagoa Bonita do Sul, Mato Queimado, Novo Xingu, Paulo Bento, Pedras Altas, Pinhal da Serra, Quatro Irmãos, Rolador, Santa Cecília do Sul, Santa Margarida do Sul, São José do Sul, São Pedro das Missões, Tio Hugo, Westfália.

Câmaras que terão aumento de veradores

A lista que segue mostra os 119 municípios que terão aumento no número de vereadores. Na sequência, o nome do município, a população, o número de atual de vereadores, o total com a decisão do Senado e o percentual de aumento.

O Plenário do Senado Federal aprovou, nesta quinta-feira, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 20/08) que altera a proporcionalidade de vereadores em relação ao número de habitantes nos municípios. Com isso, o Brasil terá 7.343 novos vereadores. A informação foi divulgada pela Agência Senado.

As cidades com até 15 mil pessoas terão nove vereadores e aquelas com mais de 8 milhões de moradores terão 55 vereadores. Os limites de gastos das câmaras municipais não foram modificados e um artigo prevê que a mudança valerá para os vereadores que tomarão posse no próximo mês.
A emenda constitucional reedita a Resolução 21.702/04 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que estabelecia instruções sobre o número de vereadores a serem eleitos segundo a população de cada município.
A resolução redistribuiu os municípios em 36 faixas e, assim, reduziu o número de vereadores em 2.409 cidades. A medida proporcionou ainda um aumento no número de vereadores em 19 regiões. Agora, as 36 faixas previstas pelo tribunal foram reduzidas para 24.
A emenda será promulgada pelo Congresso ainda nesta quinta-feira, entrando em vigor imediatamente.

Município - população - como é - como fica - aumento real de (%)
Agudo 16.714 9 11 22,2%
Alegrete 78.188 10 15 50%
Alvorada 207.142 13 21 61,5%
Arroio do Meio 18.079 9 11 22,2%
Arroio Grande 18.358 9 11 22,2%
Bagé 112.550 11 17 54,5%
Bento Gonçalves 100.643 11 17 54,5%
Butiá 19.717 9 11 22,2%
Caçapava do Sul 32.574 9 13 44,4%
Cachoeira do Sul 84.629 10 17 70%
Cachoeirinha 112.603 11 17 54,5%
Camaquã 60.563 10 15 50%
Campo Bom 56.595 10 15 50%
Candelária 29.444 9 11 22,2%
Canela 38.315 9 13 44,4%
Canguçu 53.547 10 15 50%
Canoas 326.458 15 23 53,3%
Capão da Canoa 37.405 9 13 44,4%
Capão do Leão 23.655 9 11 22,2%
Carazinho 58.196 10 15 50%
Carlos Barbosa 23.960 9 11 22,2%
Caxias do Sul 399.038 17 23 35,3%
Charqueadas 33.708 9 13 44,4%
Cruz Alta 63.450 10 15 50%
Dois Irmãos - 24.815 - 9 - 11 - 22,2%
Dom Pedrito 38.148 9 13 44,4%
Eldorado do Sul 31.316 9 13 44,4%
Encantado 19.536 9 11 22,2%
Encruzilhada do Sul 24.152 9 11 22,2%
Erechim 92.945 10 17 70%
Estância Velha - 40.740 - 9 - 13 - 44,4%
Esteio 78.816 10 15 50%
Estrela 29.071 9 11 22,2%
Farroupilha 59.871 10 15 50%
Flores da Cunha 25.307 9 11 22,2%
Frederico Westphalen 27.308 9 11 22,2%
Garibaldi 28.791 9 11 22,2%
Getúlio Vargas 15.961 9 11 22,2%
Giruá 17.070 9 11 22,2%
Gramado 31.655 9 13 44,4%
Gravataí 261.150 14 21 50%
Guaíba 93.578 10 17 70%
Guaporé 21.421 9 11 22,2%
Horizontina 18.305 9 11 22,2%
Ibirubá 18.690 9 11 22,2%
Igrejinha 31.113 9 13 44,4%
Ijuí 76.739 10 15 50%
Itaqui 36.361 9 13 44,4%
Ivoti - 18.517 - 9 - 11 - 22,2%
Jaguarão 27.944 9 11 22,2%
Júlio de Castilhos 19.541 9 11 22,2%
Lagoa Vermelha 27.434 9 11 22,2%
Lajeado 67.476 10 15 50%
Marau 33.778 9 13 44,4%
Montenegro 56.790 10 15 50%
Não-Me-Toque 15.228 9 11 22,2%
Nova Hartz 16.688 9 11 22,2%
Nova Petrópolis - 17.747 - 9 - 11 - 22,2%
Nova Prata 22.257 9 11 22,2%
Nova Santa Rita 20.591 9 11 22,2%
Novo Hamburgo 253.067 14 21 50%
Osório 39.290 9 13 44,4%
Palmeira das Missões 33.846 9 13 44,4%
Panambi 36.360 9 13 44,4%
Parobé 48.713 10 13 30%
Passo Fundo 183.300 12 21 75%
Pelotas 339.934 16 23 43,8%
Piratini 20.225 9 11 22,2%
Portão 28.583 9 11 22,2%
Porto Alegre 1.420.667 36 37 2,8%
Quaraí 22.552 9 11 22,2%
Restinga Seca 15.595 9 11 22,2%
Rio Grande 194.351 13 21 61,5%
Rio Pardo 37.704 9 13 44,4%
Rolante 19.213 9 11 22,2%
Rosário do Sul 40.510 9 13 44,4%
Santa Cruz do Sul 115.857 11 17 54,5%
Santa Maria 263.403 14 21 50%
Santa Rosa 64.113 10 15 50%
Santa Vitória do Palmar 31.183 9 13 44,4%
Santana do Livramento 83.478 10 17 70%
Santiago 49.558 10 13 30%
Santo Ângelo 73.800 10 15 50%
Sto. Antônio da Patrulha 37.910 9 13 44,4%
São Borja 61.834 10 15 50%
São Francisco de Assis 19.523 9 11 22,2%
São Francisco de Paula 21.278 9 11 22,2%
São Gabriel 57.978 10 15 50%
São Jerônimo 20.506 9 11 22,2%
São José do Norte 24.905 9 11 22,2%
São Leopoldo 207.721 13 21 61,5%
São Lourenço do Sul 42.339 9 13 44,4%
São Luiz Gonzaga 34.487 9 13 44,4%
São Marcos 19.641 9 11 22,2%
São Pedro do Sul 16.613 9 11 22,2%
São Sebastião do Caí 20.359 9 11 22,2%
São Sepé 23.787 9 11 22,2%
Sapiranga 73.979 10 15 50%
Sapucaia do Sul 122.231 11 19 72,7%
Sarandi 20.415 9 11 22,2%
Soledade 29.926 9 11 22,2%
Tapejara 17.500 9 11 22,2%
Tapes 16.557 9 11 22,2%
Taquara 53.428 10 15 50%
Taquari 25.768 9 11 22,2%
Teutônia 25.105 9 11 22,2%
Torres 32.358 9 13 44,4%
Tramandaí 39.891 9 13 44,4%
Três Coroas 22.905 9 11 22,2%
Três de Maio 23.333 9 11 22,2%
Três Passos 23.467 9 11 22,2%
Triunfo 23.976 9 11 22,2%
Tupanciretã 22.556 9 11 22,2%
Uruguaiana 123.743 11 19 72,7%
Vacaria 59.938 10 15 50%
Venâncio Aires 64.442 10 15 50%
Vera Cruz 22.702 9 11 22,2%
Veranópolis 23.904 9 11 22,2%
Viamão 253.264 14 21 50%

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

O Natal

está chegando o Natal. Quem puder, deve visitar o Natal dos Anjos em Dois Irmãos ou o Natal Luz de Gramado, bem como outras festas natalinas da região da Serra Gaúcha. Vale a pena. Na imagem, a árvore de Natal de Dois Irmãos.

O baque da crise nas indústrias

O baque na indústria automobilística mundial e a recessão em vários países, reflexos da crise financeira internacional, pegaram em cheio o setor exportador de couro do Brasil. Pra se ver que a crise lá das montadoras americanas pode atingir nosso setor coureiro, mostrando o alcance das coisas neste mundo globalizado.

A ociosidade na indústria do setor coureiro deve baixar o faturamento em 500 milhões de dólares abaixo do esperado. Com 65% da exportação de couro voltada para a produção de estofamento de carros e móveis, o setor não resistiu a retração mundial.

Este é apenas um problema, afinal de contas, a carga tributária vem crescendo sucessivamente, em virtude do crescimento econômico e combate a sonegação e inadimplência. Mas o principal é o efeito cascata, ou seja, tributos comporem a base de cálculo de outros tributos. O governo é tão esperto que cobra imposto sobre imposto e, por isso, os produtos tendem a ficar tão caros.

Um exemplo desta bi tributação é o aumento da arrecadação previdenciária, que vai compor a base de cálculo de PIS, Cofins, ICMS e outros. Este imposto cobrado em cima de outro imposto, no fim das contas, acaba significando quase a metade do custo do produto. Até quando os governos vão fazer isso com o povo?

Falando em povo, circula pela internet as novas “pérolas do Eném”. Uma frase extraída de um texto diz que “a natureza brasileira tem 500 anos e já esta quase se acabando”, então fica a pergunta: será que a natureza também foi trazida nas caravelas? Outro diz que o “cerumano, no mesmo tempo que constrói, também destrói, pois nos temos que nos unir para realizarmos parcerias juntos”. Sim, o estudante quis dizer “ser humano”, mas o pior foi a redundância da redundância.

Outra frase terrível que mostra o preparo dos nossos estudantes é a frase “isso tudo é devido aos raios ‘ultra-violentos’ do sol”. Ora, se os ultra-violetas já fazem mal, imagina os ultra-violentos! Mas a pior de todas é esta: “imaginem a bandeira do Brasil: o azul representa o céu, o verde representa as matas e o amarelo o ouro. O ouro já foi roubado e as matas estão quase se indo. No dia em que roubarem nosso céu, ficaremos sem bandeira”. ‘Caraca’, ainda bem que temos aquela faixinha onde está escrito 'Ordem e Progresso'!

À propósito: será que nossos alunos fingem que aprendem ou nossos professores fingem que ensinam?

A pergunta que está na boca do povo: se o aluno não quer aprender, o professor vai conseguir enfiar alguma cultura pra dentro daquela mente?

A mensagem positiva do dia: “Aproveite mais o seu tempo e lembre-se que o tempo não espera ninguém. Portanto, pare de esperar as coisas acontecerem para você mudar a sua vida ou aproveitar melhor o seu tempo”.
(quarta, 17/12/08)

A diferença entre o criminoso e o trabalhador

O crime não compensa, de jeito algum, mas circula pela internet um e-mail, no mínimo, curioso. Leia até o fim e repense a realidade da nossa sociedade, que está falida e compõe um sistema que não vai nos levar a nada.

Somos contra qualquer tipo de crime, mas como defendemos direitos iguais para todos, não é justo um trabalhador ter menos valor que um presidiário. Que país é este onde um presidiário tem pequenas regalias, coisa que não existe para o trabalhador? Que país é este onde presidiários têm vida mansa e empresários são tratados como bandidos?

Da mesma forma, não é justo as pessoas “livres” se trancarem em casa para estarem seguras. Enquanto isso, os bandidos andam soltos por aí, ou pior, estão “presos” nos presídios, mas tem vida melhor que a minha, a sua, enfim, a nossa, de pessoas “livres”.
Aproveitando o assunto, vamos divulgar o e-mail enviado por um leitor com o título de “diferenças entre presídio e trabalho”. “Presídio é onde você recebe três refeições por dia de graça, enquanto que no trabalho você só tem uma e ainda tem que pagar por ela. No presídio você pode ser liberado por bom comportamento e, no trabalho, você ganha mais trabalho com bom comportamento”.

Continuando: “No presídio, um guarda abre e fecha todas as portas para você. No trabalho, você mesmo deve abrir as portas, se não for barrado pela segurança por ter esquecido o crachá. No presídio você assiste TV e joga baralho, futebol e dama, mas no trabalho, se você fizer isso, está na rua. No presídio você pode receber a visita de amigos e parentes, mas no trabalho você não tem nem tempo nem de lembrar deles”.

“No presídio todas as despesas são pagas pelos contribuintes, sem seu esforço; já no trabalho, você tem que pagar todas as suas despesas e ainda paga impostos e taxas deduzidas de seu salário, que servem para cobrir despesas dos presos. No presídio, você pode reduzir sua pena e sair em até 15 anos, já no trabalho você tem que cumprir 35 anos, e não adianta ter bom comportamento, para então ser “libertado”, ou seja, conseguir a aposentadoria”. Pensem nisso!

À propósito: você se sente “livre” ou “preso”?

A pergunta que está na boca do povo: qual o rumo nosso país vai tomar nos próximos anos?

A mensagem positiva do dia: “Transforme sua vida, faça do hoje o dia mais belo, tire a barreira do medo se ela é a coisa mais difícil da sua vida e saiba que o maior erro é o abandono. A raiz de todos os males é o egoísmo, a distração mais bela é o trabalho e a pior derrota é o desânimo. Os melhores professores são as crianças, a primeira necessidade é comunicar-se bem e o que deve nos fazer mais feliz e ser útil aos demais e não viver a nossa vida com intensidade”.
(terça, 16/12/08)

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Os bancos, as montadoras e a crise mundial

A crise realmente está aí. O governo Lula falou certo quando disse que tem gente que sente orgulho em propagandear a crise. Realmente, talvez ela não seja tão terrível por aqui como dizem alguns, mas não dá pra vacilar. Na região, as coisas parecem que continuam como deveriam, ser sofrer os abalos da crise.

Parece que antes da crise os grandes bancos disputavam a mídia para divulgar os milhões de lucros que obtinham a cada período. E agora estão quebrando e disputando o mesmo espaço para anunciar a quebradeira ou a dificuldade financeira.

Mas como pode, os bancos estarem no topo dos altos faturamentos e, do dia pra noite, estarem às margens da falência. Será que enganaram antes ou agora estão enganando pra conseguir dinheiro do governo? Por que antes os bancos financiavam facilmente e agora conseguir financiamento é praticamente uma missão impossível?

E as montadoras de veículos é a mesma história. Antes quem queria comprar um carro 0 km, dependendo do modelo, chegava a ficar 90 dias na fila e agora tem carro, literalmente, a pronta entrega.

À propósito: estamos começando uma nova fase no Diário e a desde a última sexta está no ar o nosso site. Acesse o
www.odiario.net e confira as principais notícias do Brasil e do mundo. Algo muito importante é que todas as páginas da versão impressa do Diário também estão no site, então, a partir de agora é possível ler o Diário em qualquer lugar do mundo.

E isso significa que, quando for publicada uma foto do seu município, do seu bairro, da sua rua, do seu time ou de você, esta foto estará na internet para o mundo inteiro ver. Deixamos o convite para que visitem o nosso site e agora esta coluna está na versão impressa, está no site e continua sendo publicada no blog mauridandel.blogspot.com, onde o espaço para debate é bem maior.

A pergunta que não quer calar: por que no último mês do ano as pessoas agem diferente, são mais cordiais, mais amigas, mais cheias de vida e de alegria?

A pergunta que está na boca do povo: você é a favor da Copa do Mundo ser realizada no Brasil?

Continua o debate sobre este assunto em nosso blog. Acesse e deixe sua opinião. Outro assunto que continua sendo debatido é a instalação de quebra-molas nas cidades. Você é a favor ou contra? Por que?

A mensagem positiva do dia: “Existe um momento em nossa vida, que despertamos para o mundo, como se tivéssemos num sonho adormecido. A partir daí buscamos dentro de nós uma força tão grande, uma expectativa esperançosa de ver nossos sonhos realizados. É um momento só nosso, um momento de carência, de solidão, de alegria, enfim, tudo junto num turbilhão. Todo mundo passa por este momento e, normalmente, é esta é a hora da virada, a hora de você dar uma guinada na sua vida, buscando sempre o melhor”.
(segunda, 15/12/08)

domingo, 14 de dezembro de 2008

Quem perdeu a eleição, perdeu a vontade trabalhar na Prefeitura

Em muitos municípios onde houve troca do comando nas Prefeituras, têm funcionários contando os dias para o ano terminar. Temos recebido algumas reclamações de pessoas sobre alguns funcionários ou secretários que “não estão mais nem aí”, só porque perderam a eleição.

Claro que isso pode ser um julgamento precipitado e ter conotação política por trás. No entanto, se tem funcionário que está dando mole porque perdeu a eleição e estará no olho da rua a partir de janeiro, tem que ficar claro que este funcionário está ainda recebendo seu salário.

E se está recebendo salário, deve trabalhar para merecê-lo. Se não quer trabalhar porque perdeu a vontade, então deveria pegar o seu boné, abandonar o barco e ponto final. O salário nada mais é do que uma remuneração pelo trabalho realizado. Se não trabalhou, não deveria receber.

À propósito: andamos conversando com alguns prefeitos que venceram as eleições e com outros que se reelegeram e o que se percebe é uma grande disposição. A expectativa é boa e o fato de assumirem cheios de vontade já é sinal de que estão a fim de trabalhar.

A pergunta que não quer calar: nossas cidades ficarão vazias nestas férias de final de ano mais uma vez?

A mensagem positiva do dia: Teus pensamentos e vontades são a chave de teus atos e atitudes. São as fontes de atração e repulsão na tua jornada vivência. Não reclames nem te faça de vítima. Antes de tudo analisa e observa. A mudança esta em tuas mãos. Programa tua meta, busca o bem e viverás melhor. Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo. Qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim”, de Chico Xavier.

(sexta, 12/12/08)

Impasses nas eleições para presidentes dos Legislativos

A eleição para presidente das Câmaras de Vereadores na região toda deve esquentar o cenário político até o final do ano. No dia 1º de janeiro tem a posse e até lá os vereadores têm que chegar a um consenso.

Pela Lei, o vereador mais votado pelo povo abre os trabalhos na posse do dia 1º, chama prefeito, vice e vereadores para a mesa de autoridades, então acontece a eleição do presidente da Câmara. Foi-se o tempo em que o mais votado pelo povo era o presidente e fim de papo.

Tem cidades onde o prefeito mandou fulano ser presidente e fim de papo. Em outras, o prefeito mandou e todos baixaram a orelha. Mas tem cidades onde o bicho vai pegar e o nome do futuro presidente é uma incógnita.

Depois do prefeito Tarcísio e do professor Miguel, o próximo prefeito a anunciar seu novo secretariado será Rodrigo Fritzen, de Santa Maria do Herval. Ele deverá fazer o anúncio oficial no dia de hoje, mas já adiantou que serão seis secretários em vez dos oito que existem atualmente. Em Morro Reuter, Estância e outras cidades onde houve troca no comando, o anúncio dos secretários não deve tardar.

A frase do dia: “Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo”, de Fernando Pessoa.

E do jeito que está o mundo atualmente, com tanta gente que se presta a ficar sentado na sombra pra recolher pedra e atirar nos outros, com certeza dá pra se fazer vários castelos e prédios com tantas pedras que atiram na gente. Já pararam pra pensar que se uma pessoa se senta à beira da estrada e só se preocupa em jogar pedra, esta mesma pessoa poderia estar contribuindo com duas mãos a mais na construção de castelos ou casas?

A pergunta que está na boca do povo: para que servem os analistas e os economistas que não previram esta crise mundial?

A pergunta que não quer calar: por que os jornais da TV mostram tanta desgraça, tanto atentado longe daqui, tanta violência longe daqui, tanta bobagem? Isso é realmente importante para você?

À propósito: qual o motivo de Lula ter uma aceitação tão grande pelo povo, se a sua candidata provável à sucessão não consegue emplacar nem o segundo lugar em uma pesquisa de opinião pública para ver o provável eleito em 2010?

A mensagem positiva do dia: “Nasceste no lar que precisavas. Vestiste o corpo físico que merecias. Moras onde melhor Deus te proporcionou. Possui recursos financeiros coerentes com tuas necessidades, nem mais, nem menos, mas o justo para as tuas lutas terrenas. Teu ambiente de trabalho é o que elegeste espontaneamente para tua realização. Teus parentes, amigos são almas que atraíste com tua própria afinidade. Portanto, teu destino está constantemente sob teu controle. Tu escolhes, eleges, atrai, buscas, expulsas, modifica tudo aquilo que te rodeia a existência”, de Chico Xavier.
(quinta, 11/12/08)

sábado, 13 de dezembro de 2008

O nepotismo deveria ser crime

O ano está chegando ao fim e em muitos municípios onde houve troca de governo ou haverá troca de secretariado é importante que os administradores fiquem atentos. Tem casos onde não está se dando muita importância, mas que precisam de atenção nesta virada de ano e troca de comando político.

Estes assuntos têm menor relevância e não foram debatidos em todas as transições. Nas reuniões que se tem conhecimento, muito se debateu em cima de assuntos como números, valores, convênios, mas muita coisa de extrema importância, literalmente, “passou batida”. Por exemplo: quais pessoas vão recolher o lixo no dia 2 de janeiro?

É impressionante como político sempre dá um jeito de fugir da Lei. Esta história de proibir o nepotismo dificilmente vai vingar no cenário político. Mesmo que uma Lei tenha sido aprovada. Aliás, como em tudo, as coisas funcionam maravilhosamente bem na teoria, mas na prática é um fiasco.

Muitos parentes de deputados têm cargo de trabalho na mesma casa. Isso porque um político não contrata seus parentes para seu gabinete, mas um colega de partido contrata os seus e ele contrata os parentes do colega. E assim por diante. Assim todo mundo tem emprego e o povo acaba ficando sem saber que isso acontece...

Todo mundo deveria se conscientizar no Brasil de que é preciso pôr um fim no empreguismo e na criação de cargos, tipo CC. É preciso fazer concurso público para todo mundo, porque isso é um método universal e democrático.

Como disse Antonio Carlos Macedo, da rádio Gaúcha, de que não tem método melhor pra contratar funcionário. Se 100% do funcionalismo fosse escolhido por concurso, iriam terminar os afilhados políticos, enfim, os cargos para parentes e amigos.

Mas falando em concurso, estes não podem ser fraudados, onde já se sabe o resultado antes mesmo das provas acontecerem. Não adianta querer moralizar o negócio e fazer tudo por concurso se estes não têm uma grande lisura onde são aprovados somente parentes dos políticos.

A pergunta que está na boca do povo: quando os políticos vão se conscientizar de que grau de parentesco não é requisito para ganhar cargo em prefeitura ou Casa Legislativa?

A pergunta que não quer calar: você sabia que o nome do presidente americano é Barack Hussein Obama?

À propósito: o presidente americano tem o mesmo nome do ditador iraquiano e um sobrenome parecido com o do maior terrorista mundial!

Será que no apagar das luzes os parlamentares não vão vir com alguma Lei absurda, como uma ressurreição da CPMF, por exemplo?

A mensagem positiva do dia: “Viver é sempre dizer aos outros que eles são importantes, que nós os amamos. Porque um dia eles se vão e ficamos com a nítida impressão de que não os amamos o suficiente”, de Chico Xavier.
(quarta, 10/12/08)

Uma campanha para o povo comer mais feijão

Faltam cerca de 20 dias para que o dia amanheça com novos prefeitos. Em muitos municípios houve troca de comando e a partir do dia 1º de janeiro não só teremos novos prefeitos tomando posse, como uma nova equipe já deverá estar trabalhando.

Mesmo que o prefeito tenha posse durante o dia ou somente à noite de 1º de janeiro, antes disso muitos dos seus futuros funcionários já devem estar vestindo a camiseta e trabalhando. É o caso de quem recolhe o lixo das cidades e de quem trabalha no setor de saúde.

Rir pra não chorar: você acredita que o governo federal está fazendo campanha para o povo comer mais feijão e arroz? Pois é isso que está acontecendo, pois nas maiores rádios gaúchas há uma propaganda que diz, entre outras coisas, que o povo pode comer seu acarajé e tomar seu chimarrão, mas independente da região, não esquecer de comer arroz com feijão.

Ficamos curiosos com isso e fomos atrás de informações. Foi quando descobrimos que o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome fez a campanha “Feijão e Arroz, o Par Perfeito”, cujo principal objetivo é chamar a atenção da população para o valor nutricional de ambos os alimentos, em face à tendência de queda no consumo.

Ora, o governo não precisa gastar milhões com uma campanha desta natureza. Ao contrário, se o consumo caiu isso evidencia alguma coisa, ou o povo que come feijão e arroz todo dia está sem dinheiro ou o feijão está muito caro. Será que comer caviar não está mais barato que arroz e feijão? Só olhar os preços nas prateleiras dos mercados e botar o dedo na moleira que é muito fácil de ver o que está acontecendo...

Lula estava com 64% de aprovação em levantamentos feitos há algum tempo atrás. Agora um levantamento feito pelo Datafolha e publicado no final de semana na Folha de S. Paulo mostrou que a aprovação do nosso presidente está em 70%. Só no Nordeste, Lula está com 81%, provavelmente, fruto do Bolsa Família ou da atração de empresas que estão fugindo do sul como o diabo, da cruz.

À propósito: Lula é o presidente mais popular da nossa história. Antes disso, FHC tinha o melhor desempenho com 47% em 1996. Itamar Franco chegou a ter 41% de aprovação em 1994 e Collor, em 1990, conseguiu 36%.

A pergunta que não quer calar: por que será que as avaliações são tão favoráveis a Lula?

A pergunta que está na boca do povo: este alto índice de popularidade será suficiente para Lula fazer o seu sucessor?

A mensagem positiva do dia: "Em nenhum outro país os ricos demonstraram mais ostentação que no Brasil. Apesar disso, os brasileiros ricos são pobres. São pobres porque compram sofisticados automóveis importados, com todos os exagerados equipamentos da modernidade, mas ficam horas engarrafados ao lado dos ônibus de subúrbio", de Cristóvam Buarque.
(terça, 09/12/08)

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Novidade: site no ar

A partir de hoje o jornal O Diário está lançando seu site.
O site está no ar desde a meia-noite de hoje. Acesse www.odiario.net e confira as principais notícias minuto a minuto e também toda a edição impressa.

Vale a pena.
aproveite e deixe sua sugestão lá no site e aqui no blog.
sua opinião é muito importante.

Obrigado!!!!!

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

As campanhas de Natal

Com a proximidade do Natal estão começando a aparecer várias campanhas de Natal com vistas a presentear crianças e famílias carentes. São iniciativas louváveis, em sua maioria, por pessoas que querem fazer o bem, através de um trabalho voluntário, para os menos favorecidos.

Há alguns anos atrás a gente realizava várias campanhas de Natal, nos bastidores, como sempre, pra não aparecer. Com alguns amigos voluntários, a gente fazia a Festa de Natal para as crianças carentes, onde servíamos lanches e bebidas para as crianças, com distribuição de presentes. Um ano foi no Campo do 7, outro na Igreja Matriz e assim por diante.

Com outros voluntários, nós fazíamos a campanha Cartas para o Papai Noel, onde chegávamos a receber mais de 1.000 cartinhas a cada Natal. A partir daí, procurávamos padrinhos para “adotar” as cartas e distribuir os presentes solicitados pelas crianças.

A terceira campanha que a gente fazia, com outros voluntários diferentes, era arrecadar donativos em mais de 70 locais de Dois Irmãos. Muita coisa era recolhida e repassada para a Pastoral da Criança fazer a distribuição para os carentes.

Nos últimos dois anos não estamos fazendo nenhuma campanha. Um sorriso de uma criança pagava todo o esforço, mas outras coisas ruins que aconteciam durante este trabalho voluntário fizeram com que pendurássemos as chuteiras.

Você batalha para fazer uma festinha e enquanto vêm crianças para tomar um refrigerante e ganhar um cachorro-quente de graça, você vê o pai torrando dinheiro em cervejada. Se não tem dinheiro para dar um lanche pro filho, como tem dinheiro pra encher a cara?

Outro fato é você ver um comerciante da cidade se emocionar com uma cartinha de um menino que pede uma bicicleta, ele doa uma bicicleta usada, mas em perfeitas condições, você vai entregar, a criança fica com o olho brilhando de feliz, mas a mãe proíbe o filho de aceitar a bike porque “não queria coisa velha pro filho” e prefere deixar ele sem bicicleta, do que andando com uma que tenha pequenos arranhões na pintura.

Claro que as crianças, pequenos inocentes, não têm culpa pelos pais que têm. Mas antes de lembrar das crianças carentes somente no Natal, melhor seria se a sociedade cuidasse mais destes pais desnaturados que deveriam ser presos por botar filho no mundo e não cuidar.

Os casos citados acima magoam a gente, mas o principal motivo por não organizarmos campanha alguma desde 2005 é a falta de tempo e de apoio. Mas colocamos nosso trabalho e espaço no jornal, no blog ou na rádio a disposição para colaborar e divulgar quem trabalha voluntariamente no Natal.

Deixe seu comentário ou texto no mauridandel.blogspot.com que divulgaremos e poderemos dar nossa humilde contribuição. E se você pode, faça sua campanha e faça o Natal mais feliz de alguém, mas não esqueça que o Natal é só um dia dos 365 do ano.

(segunda, 08/12/08)

domingo, 7 de dezembro de 2008

Rio Grande pode conquistar o Brasil

O Inter é tri-campeão brasileiro. Foi em 75, 76 e 79. A década de 70 foi do Inter. Grande time.

Agora é a vez do Grêmio ter chance de chegar ao tri. Foi um título em 80, um em 90 e agora o Grêmio não poderia deixar de deixar seu carimbo na Taça do Brasileirão nesta década.

Muito mais que o Grêmio, é o Rio Grande que pode conquistar dois grandes títulos em uma única semana. Inter faturou a Sul-Americana na quarta e Grêmio pode faturar o Brasileirão hoje.

Vale o registro direto do Olímpico!! Da-lhe Tricolor dos Pampas!

sábado, 6 de dezembro de 2008

Cabeça vazia!!??


Se você não sabe o que dizer, leia as colunas de opiniões dos jornais e revistas.
Nunca fique sem palavras, informe-se, porque cultura e conhecimento fica na tua cabeça e isso nunca, ninguém, absolutamente ninguém, vai te roubar. Nunca!
Fonte: a imagem ao lado pode ser encontrada em forma de adesivo no ateliê de artes da Anelise Bredow. (digite este nome e acesse o blog)

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

A política e o blog...

Estamos em dezembro e neste mês tem a diplomação dos eleitos e também o anúncio dos secretários escolhidos por cada prefeito eleito. E tem prefeito reeleito que também vai dar uma chacoalhada na sua Administração, colocando sangue novo. Isso tudo deve acontecer em dezembro, porque dia 1º do ano tem a posse.

O nosso blog na internet está com um bom número de acessos diários e o mais interessante é que os leitores estão tirando um tempinho não só para ler, como também para deixar seu comentário e sua sugestão. Em média, de cinco a 10 leitores estão fazendo comentários todos os dias no mauridandel.blogspot.com, pena que muitos se aproveitam e, de forma anônima, escrevem coisas impublicáveis, as quais a gente barra e não publica.

Não é o caso que estamos protegendo alguém ou algo. Até porque esta coluna é de faca na bota e quando é pra cutucar uma ferida com a ponta do facão a gente não pensa duas vezes, afinal, a ordem é direitos iguais pra todos. Mas não podemos divulgar no blog coisas das quais não compactuamos ou não sabemos se são verdadeiras, até porque isso poderia nos trazer problemas futuros.

Aos que gostariam de reler colunas antigas, fica o registro para acessarem o blog, que agora tem imagens também e está sendo atualizado diariamente. E aos que fazem comentários, deixamos o nosso abraço, pois a maioria dos comentários viram pautas para debate neste espaço ou mesmo em nossa humilde participação no programa Ronda dos Municípios na rádio 88,7 FM a partir das 7h da manhã.

Do blog pinçamos um comentário de uma leitora – que também não se identificou – a qual comentou a tragédia no trânsito que atingiu uma família de Dois Irmãos. “Realmente é muito triste esse acidente, assim como todos os outros. Peço a Deus que dê forças a essa mãe e a filhinha que está na UTI lutando pela vida. Temos que pensar positivo e passar muita força para a mãe, é ‘inimaginável’ a dor que ela esta passando e que Deus ilumine o caminho das duas”.

A pergunta que não quer calar: você concorda com o salário dos políticos?

A pergunta que está na boca do povo: por que um secretário municipal ganha míseros R$ 2 ou R$ 3 mil, enquanto um senador ou deputado movimenta mais de R$ 100 mil?

A mensagem positiva do dia: “Seja feliz do jeito que você é, não mude sua rotina pelo o que os outros exigem de você, simplesmente viva de acordo com o seu modo de viver", de Bob Marley.

(sexta, 05/12/08)

Os gastos com deputados federais

Você gostaria de receber, no mínimo, R$100.000,00 por mês ou R$ 25.000,00 por semana? Que tal você receber esta montanha de dinheiro, que equivale a R$ 3.571,42 por dia ou R$ 148,80/hora ou, por último, R$ 2,48 por segundo!?

Pois é, este cálculo foi feito por um leitor desta coluna, que deixou este comentário em nosso blog. Pegamos este assunto de lá para abordar na coluna de hoje, afinal de contas, como diz o leitor, é só fazer o cálculo para ver como nossos nobres deputados federais recebem “mal”.

Com ironia, o leitor que assinou como Marcos Rafael, de Ivoti, diz que, “diante desta miséria”, é claro que os deputados têm que ter um seleto grupo de assessores, avião, gasolina, telefone, plano de saúde... Na verdade, dizem que os deputados federais ganham mais de R$ 100 mil de salário, mas o correto é que eles movimentam R$ 100 mil, entre salários, auxílio-moradia, passagens, enfim, uma gama de penduricalhos.

O leitor diz que a maioria dos “penduricalhos”, nós “cidadãos comuns”, como ele chama, não temos conhecimento, afinal de contas, “ninguém mandou a gente não estudar ou não se envolver na política”.

Realmente não somos cidadãos comuns, mas sim, “burros de carga”, que pagamos impostos pra sustentar todo este grupo de políticos. Enquanto eles trabalham três dias por semana em Brasília, um “brasileiro normal”, trabalha seis dias por semana.

O nosso problema não é falta de estudo. É falta de atitude e de vergonha na cara, porque sabemos que o problema existe e continuamos com nossa vidinha, rindo e debochando dos políticos. Mas eles é que tem motivo para rir da nossa cara!

A pergunta que está na boca do povo, sugerida pelo leitor de Ivoti: gostaria de saber como é que temos políticos que desejam deixar uma Câmara Federal para assumir uma prefeitura, sendo que o salário de prefeito é dez vezes menor?

A pergunta que não quer calar, também sugerida pelo mesmo leitor: será que estes deputados são tão justos para com o povo, que abrem mão deste salário para serem meros prefeitos?

À propósito: para encerrar com mais uma pérola deste leitor, ele conclui que, se os deputados que largam a Câmara para virar prefeito fazem isso por serem justos, então “temos que erguer um monumento a estes heróis, que provavelmente logo logo eles estarão mendigando nas esquinas”.

Acesse o mauridandel.blogspot.com para ver um vídeo do Jornal da Globo, onde se prova por A + B que o político brasileiro é um dos mais caros do mundo. Acesse, deixe seu comentário e ajude a fazer esta coluna cada vez melhor.

A mensagem positiva do dia: “Eu sou o que sou e não o que querem que eu seja. Se eu fosse o que os outros quisessem que eu fosse, eu não seria eu mesmo, seria outro, conforme os outros querem”.
(quinta, 04/12/08)

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

P R O T E S T O ! ! !

Um golpe contra a imagem do Congresso! Um estudo da organização Transparência Brasil mostrou que os parlamentares brasileiros são os mais caros do mundo. O minuto trabalhado aqui custa ao contribuinte R$ 11.545,00. Frise-se: isso é por minuto de “trabalho” e não por hora.
Por ano, cada senador não sai por menos de R$ 33 milhões e o custo anual de um deputado federal é de R$ 6,6 milhões. Se fizermos a média do custo de um deputado ou senador do Brasil, cada parlamentar consome R$ 10,2 milhões (um só) por ano, enquanto na Itália é R$ 3,9 milhões, na França é R$ 2,8 milhões e na Espanha é R$ 850 mil. Vamos bater na tecla hoje e sempre!

assista o que está escrito e acredite: você é um animal, um jumento, um burro, um palhaço, porque paga a conta de tudo!

http://www.youtube.com/watch?v=xEkuJDDq7Qg


Enquanto isso, você está aí, trabalhando como burro de carga e sequer lembra em quem votou para deputado na última eleição! Parabéns, seu “prêmio” deveria ser um nariz de palhaço e umas orelhonas, bem enormes, de burro! Quem quiser conferir a reportagem completa, em imagem, publicada no Bom Dia Brasil, poderá acessar o mauridandel.blogspot.com ou o blog todo mundo pode mudar o mundo.blogspot.com.
A partir de hoje, como repúdio a esta pouca vergonha e como forma de divulgar esta notícia, todos os nossos e-mails pessoais e profissionais vão levar, no final de cada mensagem escrita, os números deste esbanjamento. A pergunta que não quer calar: você é feliz ganhando R$ 4,00 ou R$ 5,00 por hora de trabalho e vendo quanto custa um minuto de “trabalho” de um político?

O que tem por trás da tragédia de Santa Catarina

A tragédia que aconteceu em Santa Catarina é destaque em todos os noticiários do Brasil e do mundo. Impressionante o que aconteceu por lá e mais impressionante ainda é o engajamento das pessoas, empresas e entidades para ajudar os catarinenses.

Em quase todos os meios de comunicação existem campanhas para ajudar os flagelados. E as campanhas são tão incisivas que muita gente já está até enjoando de ver sempre o mesmo assunto na TV. Por um lado, isso é uma atitude bonita e mostra que as pessoas estão se engajando e preocupadas em ajudar quem precisa.

Aliás, parece que se criou uma concorrência entre alguns canais de TV ou empresas pra ver quem é mais solidário, quem consegue convencer mais o povo, enfim, quem consegue arrecadar mais. Será que no fundo o objetivo é ajudar as pessoas que precisam ou tentar se auto-propagandear? Independente da resposta, o fato é que famílias estão sendo beneficiadas com a ajuda.

Depois destes desastres fica uma grande incógnita. Como será a vida nestas cidades onde, literalmente, tudo foi por água abaixo? Quanto tempo as pessoas levarão para voltar à vida normal? Será que o voluntariado vai continuar até que as pessoas necessitem de ajuda?

Nesta semana vamos completar dois meses que as eleições municipais já aconteceram. No entanto, na maioria dos municípios, o resultado ainda não cicatrizou. Em Presidente Lucena a disputa saiu das urnas e foi para o TSE, em Hortêncio um vereador eleito reconquistou o cargo depois de ser acusado de transporte de eleitores e em outros municípios houve processo que foi parar na Justiça, devido a uma ou outra acusação.

Uma frase bíblica enviada por um leitor: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma” (Mt.11:28).

À propósito: será que os desastres ambientais terão cada vez mais intensidade com o aquecimento global?

A pergunta que não quer calar: você já acompanhou alguma licitação no seu município para saber como funciona na teoria e na prática?

A pergunta que está na boca do povo: por que os deputados não participam das campanhas para ajudar os catarinenses e economizam os gastos para doar “as sobras” e os polposos salários aos desabrigados?

A mensagem positiva do dia: “Quem nunca levou um tombo e na vergonha de ficar mal na frente de todo mundo, começou a rir? Ou então, as vezes, você está com muita raiva de alguém e, pra não brigar com a pessoa, você acaba dando risada, afinal, a risada acalma qualquer um. Naquelas situações difíceis, em que tudo dá errado, a única coisa que podemos fazer é rir pra não chorar”.
(quarta, 03/12/08)

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

O trânsito continua ceifando vidas

Dia após dia o trânsito vai ceifando vidas. Semana passada foi em Ivoti que um motoqueiro atropelou uma pessoa na saída de uma igreja e acabou morrendo. O fato deixou a cidade de Ivoti muito consternada.

Neste domingo um empresário de Dois Irmãos bateu o carro entre Lajeado e Soledade e acabou morrendo ele e uma filha, deixando a outra gravemente ferida. A esposa do motorista teve apenas alguns arranhões. No caso do acidente de Ivoti, a história foi semelhante, pois o rapaz que saía da igreja nada sofreu.

Que mundo estranho, onde um motoqueiro bate numa pessoa, ele morre e a pessoa tem alguns arranhões! Que mundo estranho onde quatro pessoas estão em um carro, dois morrem e uma pessoa tem apenas pequenos ferimentos. Se alguns tiveram ferimentos leves, fica a pergunta: por que todos não tiveram a mesma sorte!?

O acidente da família de Dois Irmãos chocou a cidade. Foi mais uma tragédia que ceifou mais vidas. Enquanto estas tragédias acontecem, a gente apenas fica resignada e pensa que isso faz parte da vida, mas será que realmente “faz parte” ver gente morrendo quase todas as semanas vítimas de acidentes de trânsito?

Aí quando acontecem estas tragédias no trânsito a gente precisa ouvir na rua que nós ainda “somos contra quebra-molas”. Ora, se enfiar quebra-molas impedisse de acontecer mais acidentes para ninguém mais morrer no trânsito, nós seríamos os primeiros a bater na tecla para encher todas as ruas e todas as cidades de quebra-molas. Com certeza, iríamos defender o fato de ter um quebra-molas a cada 50 metros.

No entanto a gente sabe que não é assim que as coisas funcionam. Tanto nos casos dos quebra-molas desnecessários, como nestes dois acidentes que ceifaram três vidas, há algo em comum: é a ineficiência do Estado. O governo tem que parar de fazer quebra-molas e lavar as mãos achando que está tudo resolvido. O governo tem que parar de pensar que jogando o preço da carteira para as nuvens, ninguém mais vai morrer no trânsito!

Precisamos de estradas melhores, de carros mais resistentes, de conscientização e, acima de tudo, fiscalização. Se a rua em frente a igreja de Ivoti não fosse tão problemática, com certeza não teria acontecido o acidente. Se a BR onde aconteceu a tragédia com a família dois-irmonense fosse duplicada ou tivesse em melhores condições, com certeza o acidente não teria acontecido.

Precisamos de ação! Chega de parar em quebra-molas, pagar multa, pagar um absurdo por uma carteira de motorista e achar que isso vai reduzir os acidentes!

A mensagem positiva do dia: "As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, as criam".
(terça, 02/12/08)

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

O Sul tem muito a aprender com o Nordeste do Brasil

A falta de incentivos para o Sul do Brasil é algo que está, de verdade, fazendo falta. Faltam projetos para atrair empresas, que a cada dia que passa, migram para o Nordeste numa concorrência desleal.

Aliás, aí é que está a culpa. Aqui no sul a gente se preocupa tanto em trabalho, que não quer perder tempo para fazer política ou reivindicações. Ao passo que o Rio Grande, Santa Catarina e Paraná têm meia dúzia de deputados, lá no Nordeste tem deputados e senadores a torto e a direito.

E a diferença é que os parlamentares do sul não se unem devido as diferenças partidárias. Enquanto isso, lá no Nordeste estes honram o boné que usam, pois batalham pelo povo de lá, seja com a questão da seca, Bolsa Família, carteira de habilitação gratuita e tantos outros projetos sociais, assim como incentivos à empresas. Será que não está na hora das coisas se inverterem?

Um negócio que tinha que acabar seria o fim das coligações. Se fossem proibidas as coligações, creio que o Brasil entraria nos eixos. Isso terminaria com grande parte dos conchavos. Assim é em Brasília e no Brasil inteiro.

Aqui no Rio Grande não é diferente. Rigotto foi governador com vários partidos, como o PTB, o PP, o PSDB e tantos outros. Mas na eleição, quase todos os partidos abandonaram a teta e concorreram sozinhos. Mais recentemente, Yeda foi ao segundo turno e, novamente, precisou puxar vários partidos para debaixo da sua asa para bater o PT. Com a eleição ganha, todos os partidos aliados foram acomodados em cargos públicos, cujo salário, diárias e viagens são pagos com o teu dinheiro, de contribuinte e de assalariado.

Agora, Yeda governa com vários partidos em sua base de governo, porém, alguns partidos já largaram fora. Alguém tem alguma dúvida de que no ano que vem ou 2010 todos os partidos vão concorrer na eleição como adversários, para se unirem de novo e fazer a festa no governo!?

E podem apostar que é bem capaz do PTB se unir ao PT em 2010 para a eleição do governo do Estado. Lembrando que o PTB botou a vice de Rigotto em 2006, quando eram adversários do PT. É uma salada de letras que dá nos nervos.

A pergunta que está na boca do povo: você é a favor da Copa do Mundo ser realizada no Brasil, mesmo que isso implique em muitos gastos?

A mensagem positiva do dia: "Amanheci em cólera. Não, não, o mundo não me agrada. A maioria das pessoas está morta e não sabe, ou elas estão vivas em charlatanismo. E o amor, em vez de dar, exige. E quem gosta de nós quer que sejamos alguma coisa de que eles precisem. Mentir, dá remorso. E não mentir é um dom que o mundo não merece", de Clarice Lispector.

(segunda, 01/12/08)

Arquivo do blog

2011

Livros lidos em 2011*
52 - O dia de um jornalista americano em 2.889, Julio Verne, 80 pág, Ed. Hemus, 19/11 a 24/11/2011. (nota 5)
51 - Em outras palavras, Lya Luft, Record, 224 pág, 17/12/2011. (nota 7)
50 - Jogo sujo, Marcelo Duarte, Ática, Série Vaga-Lume, 134 pág, 16/11 a 19/11/2011. (nota 7,5)
49 - Espíritos entre nós, James van Praagh, Sextante, 134 pág, 31/10 a 07/11/2011. (nota 7)
48 - Percalços, Ernani Mügge, Con-Texto, 74 pág, 29/10 a 31/10/2011.

47 - Instantes, Ernani Mügge, Oikos Editora, 64 pág, 30/10/2011.
46 - Chatô, o Rei do Brasil, Fernando Moraes, Ed. Companhia das Letras, 731 pág, 10/06 a 29/10/2011. (nota 9)
45 - Seja líder de si mesmo; Augusto Cury, Sextante, 122 pág, de 20/09 a 25/09/2011. (nota 8)
44 - Monte seu próprio negócio; Leandro Martins; Digerati Books, 111 pág, de 06/08 a 20/09/2011.
43 -Crônicas do Lelo, Aurélio Decker, Ed. Metropole, 176 pág, 19/08 a 11/09/2011). (nota 6)
42 - Eis o homem Paulo Sant´Ana; Paulo Sant´Ana, RBS Publicações, 168 pág, 13/08 a 04/09/2011. (nota 6)
41 - Crônicas de minha cidade; Carlos de Souza Moraes, Ed. Unisinos, 239 pág, 14/08 a 21/08/2011.
40 - Coisas do corações; Beto Ody (Rádio Alegria), Palotti, 148 pág, 11/08 a 20/08/2011).
39 - Meu guri; David Coimbra, LP & M, 185 pág, de 11/08 a 14/08/2011. (nota 7,5)
38 - Meditando com Brian Weiss, Sextante, 105 pág, de 06/08 a 07/08/2011. (nota 6)
37 - Cá entre nós, Ernest Sarlet, Ed. Feevale, 178 pág, de 27/07 a 31/07/2011. (nota 5)
36 - O maior vendedor do mundo; Og Mandino; Ed. Record, 118 pág, 22/07 a 30/07/2011. (nota 9)
35 - Conquistar e manter clientes; Daniel Godri; Ed. Eko, 116ª edição, 75 pág, 19/07/2011. (nota 5,5)
34 - Auto-hipnose, desperte o seu gigante interior, Mauro Rosso, Ed. Imprensa Livre, 69 pág, de 19 e 20/07/2011.
33 - O símbolo perdido, Dan Brown, Sextante, 489 pág, de 02/07 a 16/07/2011. (nota 8,5)
32- O segredo de Luisa, Fernando Dolabela, Sextante, 303 pág, de 1º/07 a 03/07/2011. (nota 7,5)
31 - 35 melhores contos do RS, Maria da Glória Bordini (organizadora), 322 pág, IEL (Corag), de 23/06 a 27/06/2011. (Simões Lopes Neto, E. e LF Veríssimo, L.C. Barbosa Lessa, Jane Tutikian, L.A. Assis Brasil, Sérgio Capparelli, Carlos Carvalho, Alcides Maya, Caio Fernando Abreu, Josué Guimarães, Sérgio Faraco, Charles Kiefer, Moacyr Scliar...) (nota 6)
30 - A vida que ninguém vê, Eliane Brum (ZH), Editora Arquipélago, 208 pág, 23/06 a 25/06/2011. (nota 8)
29 - Os segredos dos campeões, Roberto Shinyashiki, Ed. Gente, 182 pág, 24/05 a 23/06/2011. (nota 7,5)
28 - Avenida de histórias, Henrique Schneider, Produção Um Cultural, 132 pág, 21/06/2011. (nota 7,5)
27 - O Monge e o Executivo, James C. Hunter, Ed. Sextante, 143 pág, de 20/05 a 12/06/2011. (Uma história sobre a essência da liderança). (nota 8,5)
26 - O caçador de pipas, Khaled Hosseini, Ed. Nova Fronteira, 370 pág, 14/05 a 16/05/2011) - 8mil vendidos. (nota 9)
25 - O Analista de Bagé; Luis Fernando Veríssimo; L & PM Pocket, 84 pág, 2ª vez, 01/05/2011. (nota 7)
24 - Nunca desista dos seus sonhos, Augusto Cury, Sextante, 156 pág, 2ª vez, 04/04 a 01/05/2011. (nota 8)
23 - Autoconhecimento: o primeiro passo para a liderança; Claiton Marusiak; Ed. Treze, 52 pág, 2ª vez, 01/05/2011.
22 - O caminho da tranquilidade, Sua Santidade, o Dalai Lama, coleção Auto Estima, Ed. Sextante, 96 pág, 15/04 a 19/04/2011. (nota 6,5)
21 - Trem-Bala, Martha Medeiros, L & PM Pocket, 247 pág, 04/04 a 15/04/2011. (nota 9)
20 - De Pedro a Collor; charges; Sampaulo (Paulo Sampaio), AGE Editora, 110 pág, 20/11 a 09/04/2011. (nota 6)
19 - A Arte de Fazer Jornal Diário, Ricardo Noblat, Ed. Contexto, 174 pág, 23/03 a 03/04/2011. (nota 9,5)
18 - A Objetividade Jornalística, Luiz Amaral, Ed. Sagra-Luzzatto, 96 pág, 24/03 a 27/03/2011. (nota 5)
17 - Diários de um repórter, Flávio Alcaraz Gomes, L & PM, 180 pág, 01/03 a 24/03/2010. (nota 5,5)
16 - A Miséria do Jornalismo Brasileiro; Juremir Machado da Silva, Vozes, 155, 01/03 a 12/03/2011. (nota 8,5)
15 - The Secret - O Segredo; Rhonda Byrne, Ediouro, 198 pág, 26 e 27/02/2011). (nota 9)
14 - O Aleph; Paulo Coelho, Ed. Sextante, 240 pág, 10/02 a 26/02/2011). (nota 6,5)
13 - O Doce Veneno do Escorpião, O Diário de uma Garota de Programa; Bruna Surfistinha (Raquel Pacheco), Panda Books, 168 pág, 18/02 e 19/02/2011. (nota 1)
12 - Odisséia Urbana; Ismael W. Manganelli, 110 pág, 19/02/2011.
11 - Como Evitar Preocupações e Começar a Viver; Dale Carnegie; Cia Editora Nacional, 423 pág, 25/09/2010 a 16/02/2011. (nota 7,5)
10 - O Vôo da Cobra; Lucas Izoton, 164 pág, Independente Cobra D'Água, 22 e 23/01/2011. (nota 8,5)
ESTATÍSTICA DE 2011*
* 43 livros em 2011 - 4 livros/mês -
7.937 pág - 721 pág/mês e 24 pág/dia.
* 35 livros - até fim/set - 4,3 livros/mês - 6.496 pág - 812 pág/mês e 27 pág/dia.
* 21 livros - até fim/jun - 4,2 livros/mês - 3.688 pág - 737 pág/mês e 24 pág/dia.
* exceto janeiro=férias.

2012

Livros lidos em 2012
81 - A motocicleta azul, Luis Carlos Pez, Ed. Uri, 79 pág, 23/12 a 24/12/12. (nota 5).
80 - Os segredos da mente milionária, Harv Eker, Sextante, 175 pág, 27/10 a 23/12/12. (nota 9,5).
79 - Como formar & treinar equipes de vendas, Diego Maia, Ed. Ferreira ,130 pág, 15/12 a 22/12/12. (nota 6).
78 - Saiba mais para gastar menos, Elaine Toledo, Ed. Alaúde, 143 pág, 01 a 09/12/2012. (nota 7).
77 - O X da questão, Eike Batista, Sextante, 130 pág, 01 a 02/12/2012. (nota 8).
76 - Planejamento estratégico: um bem ou um mal necessário, Roberto Tadeu de Morais, Ed. Fundo de Cultura (Faccat), 109 pág, 02/12/2012. (nota 6,5).
75 - Quanto custa ficar rico, Paulo Portinho, Campus, 165 pág, 20/10 a 15/11/2012. (nota 7,5).
74 - A oração que Deus entendia, Paulo Coelho, Ed. Caras, 64 pág, 03/11/2012. (nota 6,5).
73 - A Revolução dos Bichos, George Orwel, Globo, 143 pág, 02/11/2012. (nota 9,5).
72 - Assassinatos na Academia Brasileira de Letras, Jô Soares, Companhia das Letras, 252 pág, 26/10 a 28/10/2012. (nota 7,5).
71
- Seja líder de si mesmo, Augusto Cury, Sextante, 127 pág, 12/10/2012. (nota 7).
70 - A Lei de Murphy, Arthur Bloch /Millor Fernandes, Record, 106 pág, 09 a 12/10/2012. (nota 5).
69 - Selma e Sinatra, Martha Medeiros, Objetiva, 132 pág, 09 a 11/10/2012. (nota 4).
68 - Maigret e o homem do banco, Georges Simenon, L&PM/Nova Fronteira, 192 pág, 05 a 09/10/2012. (nota 6,5)
67 - O vencedor está só, Paulo Coelho, Agir, 398 pág, 18/09 a 27/09/2012. (nota 7)
66 -
Programa Integral de Leitura (Guia Introd e 1º Ciclo, Olga Camargo Valcárel, Pilbra, 78 pág, 03/09 a 21/09/2012. (nota 7)
65 -
Brasa sob cinzas, Leonardo Boff, Record, 121 pág, 12/09 a 18/09/2012. (nota 6)
64 - Espiritualidade, Leonardo Boff, Sextante, 63 pág, 03/09 a 06/09/2012. (nota 5)
63
- O que Steve Jobs faria?, Peter Sander, Universo dos Livros, 165 pág, 21/06 a 11/08/2012. (nota 7)
62 - As sete Leis Espirituais do sucesso, Deepak Chopra, Ed. Best Seller, 103 pág, 24/06 a 08/07/2012. (nota 9,5)
61 - Filhos inteligentes enriquecem sozinhos, Gustavo Cerbasi, Ed. Gente, 170 pág, 16/05 a 24/06/2012). (nota 7)
60 - Casais inteligentes enriquecem juntos, Gustavo Cerbasi, Ed. Gente, 163 pág, 22/04 a 13/05/2012. (nota 7,5)
59 -Curso básico para resolver problemas e tomar boas decisões, Ken Watanabe, Sextante, 127 pág, 15/04 a 21/04/2012. (nota 4,5)
58 -O Príncipe, Nicolau Maquiavel, Nova Cultural, 282 pág, 17/03 a 15/04/2012. (nota 6,5)
57 - Faça todo mundo gostar de você em 90 segundos, Nicholas Boothmann, Ed. Gente, 190 pág, 09/04 a 15/04/2012. (nota 7)
56 - Dez Leis para ser feliz, Augusto Curi, Sextante, 121 pág, 05/04/2012. (nota 6)
55 - Investimentos inteligentes, Gustavo Cerbasi, Ed. Thomas Nelson do Brasil, 271 pág, 22/09 a 24/03/2012. (nota 7)
54 - O Homem que Calculava, Malba Tahan, Ed. Record, 301 pág, 05/10/2011 a 26/02/2012. (nota 7,5)
53 - Pai Rico, Pai Pobre, Robert Kiyosaki e Sharon Lechter, Ed. Campos, 186 pág, 14/01/2012 a 29/01/2012. (nota 7)
ESTATÍSTICA DE 2012*
- Em 2012, 28 livros, 2,5 mês - 4.683 pág, 425/mês e 14,2/dia.
- Até fim/julho, 10 livros, 1,6/mês - 1.914 pág, 319/mês e 10,6/dia.

- Em 2011 - 43 livros, 4/mês - 7.937 pág, 721/mês e 24/dia.
* exceto janeiro=férias.