A mordida dos impostos!

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Reconhecimento para o terceiro setor

Hoje é o último dia para as entidades se inscreverem no Prêmio ARF, promovido pela Associação Rio-Grandense de Fundações. É um dos únicos prêmios conceituados que existem para as fundações, uma vez que normalmente estas entidades que trabalham com o terceiro setor acabam fazendo o trabalho de formiguinha, sem aparecer muito.

Normalmente participam deste prêmio fundações mantidas pelas maiores empresas do Rio Grande. No entanto, no ano passado, a Fundação Assistencial de Dois Irmãos, que é responsável pelas creches, ganhou o prêmio na categoria de gestão, dentre as idéias inovadoras e gestão de sucesso do terceiro setor.

As instituições do terceiro setor e as fundações do Estado têm até este dia para encaminhar seus trabalhos à ARF. Pode-se inscrever hoje gratuitamente e depois preparar o projeto para inscrição ao prêmio, cujo objetivo é estimular a adoção de práticas e ações alicerçadas nos altos princípios que regem o funcionamento das instituições sociais. O regulamento pode ser acessado pelo
www.arf.org.br ou saber mais pelo fone (51) 3233.4154.

Não dá pra fechar a semana sem comentar um pouco sobre a política. Nos últimos anos, nunca, mas nunca mesmo, um mesmo partido ganhou a eleição em tantos municípios da região. O PT será poder a partir de 2009 em Dois Irmãos, Sapiranga, Nova Hartz, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Esteio, Sapucaia e Canoas. Sem contar que o presidente da República é do PT. Só faltou mesmo emplacar em Porto Alegre e no Governo do Estado.

Quando se constata isso, percebe-se o tamanho da responsabilidade do PT a partir do ano que vem. Pelo fato de serem todos “companheiros”, deverão se unir e fazer história no Vale Vermelho ou Vale da Estrela, porque a força é maior quando todos os municípios lutarem juntos e não cada um dar tiro para um lado diferente.

A pergunta que está na boca do povo: quem serão os secretários municipais dos prefeitos eleitos?

A pergunta que não quer calar: será que esta crise gerada nos EUA chegará ao Brasil?

A mensagem positiva do dia: “Não faça do amanhã o sinônimo de nunca, nem o ontem te seja o mesmo que nunca mais. Seus passos ficaram registrados no chão. Olhe pra trás sempre, mas vá em frente sempre. Pois há muitos que precisam que você chegue para que possam te seguir. Você também pode seguir alguém, mas cuide nas pegadas se o caminho é seguro, se o chão é sólido e se a direção está correta”.
(sexta, 31/10/08)

Grande expectativa com os novos prefeitos

A expectativa do povo com os novos prefeitos eleitos é grande. Nas cidades onde houve mudança, então, a expectativa é ainda maior. E o povo ainda espera mais e mais, quando a vitória foi mais expressiva.

Em geral, o que todo mundo fala é sobre geração de empregos. A região passou por uma crise no setor calçadista principalmente nos anos 2005 e 2006, mas desde o ano passado as coisas se ajeitaram. Entretanto, ainda tem gente que pensa que a crise é forte, mas com certeza não passam em frente às fábricas que continuam com placas de admissão.

Logicamente as coisas não estão fáceis. Mas também não se pode fazer tempestade em copo de água. Em Dois Irmãos, por exemplo, tem empresas que não estão encontrando funcionários suficientes para a produção necessária.

O Brasil está em um grupo de apenas sete países que aumentaram os impostos sobre as empresas desde 1997. Enquanto o resto do mundo baixou as taxas para encorajar investimentos do setor privado, o Brasil continuou atolando a faca nos empreendedores e arrancando mais e mais dinheiro, com impostos e mais impostos.

Os outros países que seguiram o exemplo do Brasil foram Argentina, Chile, República Dominicana, Hong Kong, Paquistão e Papua Nova Guiné. Como se vê, aqui neste grupo não aparece Alemanha, Itália, Espanha, EUA... Os grandes incentivam em vez de explorar as empresas. Isso mostra que apunhalar empresas com impostos não levam a nada, ou melhor, levam para o fundo do poço.

A maioria dos membros da Organização Internacional do Trabalho baixou os impostos de renda dos que ganham mais e das empresas nos últimos 15 anos. Entre 1993 e 2007 a taxa média cobrada das empresas foi cortada de 37,5% para 27,1%. O Paraguai cobra os impostos mais baixos sobre empresas, de apenas 10%.

À propósito: O Brasil é o maior produtor de café do mundo e exporta 80% da sua produção em grãos para Japão e EUA. Para se ter uma idéia, a cada safra o Brasil colhe 1 milhão de sacas.

A grande pena é que nós, brasileiros, fizemos o trabalho duro do plantio e colheita, mas levamos os grãos para fora. Então os países que tem tecnologia para industrialização, fazem este processo que gera o maior número de empregos e de valor agregado, depois revendem o mesmo café para nós, por um preço mais alto.

A mensagem positiva do dia: “O maior prazer de um homem inteligente é bancar o idiota diante de um idiota que banca o inteligente. Portanto, preocupe-se mais com sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, é problema deles”.
(quinta, 30/10/08)

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

A campanha passou e continuam os choros e lamentações

Eleição é uma coisa estranha e, muitas vezes, em vez de ser comemorada pelo povo como um direito, acaba virando um fardo. Tem gente que foge da política ou da eleição como o diabo da cruz. Tem outros que gostariam que eleição fosse de seis em seis ou de oito em oito anos.

Principalmente comerciantes e pessoas que desejam ficar neutros na eleição, acabam “perdendo os butiá do bolso” a cada ano eleitoral, pois ficam no mato sem cachorro, como se diz. Isso porque, em cidade pequena, ou você é contra, ou a favor. Se você não vai em nenhum comício, os que estão de um lado, pensam que pelo fato de não estar com eles, é sinal que você está contra. E o mesmo acontece com os candidatos do outro lado. Sendo assim, você não agrada nem a gregos e nem troianos.

A gente sempre diz que gostaria que a campanha já tivesse passado, que já fosse um dia depois da eleição, mas nos municípios pequenos como os nossos, isso não adianta. O choro e as brigas continuam o ano todo. Não sei por que quem perdeu não se conforma e tira o time de campo. Se a derrota foi justa. E quem ganhou, que não fique fazendo carnaval em cima da ferida alheia dos adversários. Talvez por isso o clima eleitoral perdura o ano todo.

Agora é época de transição e, conforme já citamos aqui, apenas Novo Hamburgo e Dois Irmãos merecem o reconhecimento, pois deram o primeiro passo para a transição. E tem tantos prazos, prestações de contas e tantas coisas que ocorrem logo no início do ano, então, seria muito melhor que os eleitos já pudessem se inteirar dos assuntos, pra não perder tempo e dinheiro depois.

E o interesse de que o município não pare em janeiro e fevereiro de 2009 é de todos. Principalmente o povo é o principal interessado, mas infelizmente muitos dos nossos governantes agem como se fossem donos da prefeitura e não empregados do povo, que os elegeu.
A turbulência no mercado fez com que a Sadia pedisse desconto de 10% a todos os seus fornecedores. Conforme o jornal Valor Econômico, a Sadia enviou uma carta a fornecedores solicitando desconto de 10% no preço dos itens entregues à empresa ao longo dos meses de outubro a dezembro. A medida é um reflexo no prejuízo de R$ 760 milhões que a empresa reconheceu em setembro após operações com derivativos de dólar.

À propósito: esta notícia mostra que “sofrer” com o dólar não é “privilégio” exclusivo dos nossos empresários exportadores de sapatos...

A mensagem positiva do dia: “A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Cante, ria, chore, enfim, viva intensamente cada momento de sua vida antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos. Aproveite todas as oportunidades que a vida lhe oferecer. Simplesmente viva e seja feliz o quanto mais puder. Faça sua passagem valer a pena”.

(quarta, 29/10/08)

domingo, 26 de outubro de 2008

Por que antigamente os vereadores não tinham salário?

Estes dias estava falando com um ex-vereador, que exerceu o mandato há 15 ou 20 anos atrás. O cara era vereador em um município e nos contou que, apesar do salário ser baixíssimo, as sessões de antigamente davam um banho nas sessões dos vereadores atuais. Não é difícil entender o porquê disso...

Ele me disse que ficou horrorizado quando foi em uma Câmara e encontrou um cara discursando, outro atendendo o celular, outro lendo jornal, outro tomando chimarrão e assim por diante. Sem falar nos discursos e mais discursos, muita demagogia e coisas que fazem com que ele, político das antigas, não sentisse a menor vontade voltar a política.

Antigamente, como o salário era baixo ou nem tinha salário ainda, muita gente colocava a cara a tapa. Hoje, quem tem empresa ou comércio quer mais é se ver longe de política. Isso porque a política virou um assistencialismo sem tamanho que não dá pra misturar as duas coisas. Ou você faz uma coisa, ou faz outra. Ou você cuida da sua profissão, ou larga tudo pra fazer assistencialismo e política.

Não é que as pessoas não gostem de política, ao contrário, até gostam e até gostariam de se envolver e trabalhar, mas o que ninguém quer é entrar pra política e fazer assistencialismo. Um exemplo disso: qual empresário vai querer ser vereador pra ter fila na frente da sua fábrica ou loja para venda de rifa, pedidos de ajuda para receita médica e outras coisas do tipo?

Quem sabe o dia que o vereador trabalhar de graça muitos empresários, comerciantes e trabalhadores em geral, os que têm sua profissão, vão resolver entrar para a política. É evidente que aqui na região, a nossa política tem pessoas de bem, mas tem muitas ainda, que hoje estão fora e que gostariam de entrar na política, mas não entram por causa deste assistencialismo.

À propósito: A vida para agricultores que trabalham na roça por conta própria, não está sendo muito fácil. Estes produtores vêm reclamando do alto preço do adubo e do alto risco, pois ganham uma porcentagem muito baixa pelo trabalho que se passa do plantio à colheita. Porque o governo não dá incentivos com assessoria técnica aos colonos?

A pergunta que não quer calar: algum prefeito eleito já divulgou o nome de algum secretário municipal?

A pergunta que está na boca do povo: a quantas andam os processos de cassação de mandato ou cassação dos votos, oriundos da última eleição em alguns municípios?

A mensagem positiva do dia mostra algumas coisas que a vida ensina: “A água é um santo remédio. Deus inventou o choro para o homem não explodir. Ausência de regras é uma regra que depende do bom senso. Não existe comida ruim, existe comida mal temperada. A criatividade caminha junto com a falta de grana. Ser autêntico é a melhor e única forma de agradar”.

(terça, 28/10/08)

A TV tem que botar cultura pra dentro da cabeça do povo

Uma das únicas formas de meter cultura pra dentro da cabeça do povo é pelos meios de comunicação. É evidente que jornal, TV ou rádio não tem obrigação de educar o povo, afinal, isso é obrigação da família, da escola e do governo.

Mas não custa nada a imprensa em geral dar um pouquinho mais de atenção à cultura, à educação, enfim, a família brasileira, que precisa de um entretenimento que não seja repleto de futilidades. No entanto, o que custaria se o povo valorizasse mais os programas informativos ou culturais? O que custa para o governo incentivar à mídia a dar espaço para notícias com conteúdo de verdade?

E, dentre todos os meios de comunicação, a TV é um verdadeiro canhão, um espaço de comunicação direta com o povo. Muitos não têm jornal em casa, poucos têm acesso a revistas e quase ninguém tem internet, mas todo mundo tem uma TV em casa. Então, cabe a TV, também, ter responsabilidade de oferecer uma programação decente e que ajude a educar o povo.

Afinal de contas, qual parcela da população tem acesso ao teatro, concertos, bibliotecas e coisas do gênero? O governo tem que interferir e incentivar programações culturais. Não aquelas chatices culturais de TV do governo, mas programas culturais e que sejam bons passatempos e instrutivos ao mesmo tempo.

O conflito entre as polícias de São Paulo é o fim da picada. Onde já se viu uma polícia entrar em guerra contra a outra. Todo mundo sabe que uma polícia não morre de amores pela outra, mas chegar a trocar agressões, ao vivo, para todo o Brasil ver, aí já é o fim. Você já pararam pra pensar num negócio desses? Duas polícias, pagas – bem ou mal – para defender o povo, entram em briga como cão e gato!

À propósito: no caso do seqüestro no ABC, pra encerrar o assunto antes que vire, também um repeteco sem fim, de quem seria a culpa da tragédia? Será que, antes de tudo, a culpa não é da nossa sociedade, onde pais permitem uma filha de namorar aos 12 ou 13 anos de idade?

A pergunta que não quer calar: será que a sua avó ou bisavó, quando tinha 13 anos, “brincava de médico” com o namorado ou ainda brincava de bonecas como criança?

Tem muitas coisas que a vida nos ensina e esta é uma grande escola. A nossa mensagem positiva do dia é justamente sobre isso: Amigos de verdade nunca te abandonam. Se alguns te abandonaram, é porque não eram amigos. As diferenças tornam a vida mais bonita e colorida, afinal de contas, o que seria das laranjas se todos gostassem das maças? Deus é o maior poeta de todos os tempos, esquecido por alguns, incompreendido por outros. A música é a sobremesa da vida. Acreditar, não faz de ninguém um tolo. Você até pode ter sido ingênuo de cair no ‘conto do vigário’, mas muito burro e muito tolo é quem mente".
(segunda, 27/10/08)

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Os programas fúteis da TV brasileira

Os programas fúteis das tardes de alguns canais da nossa TV brasileira resolveram dar uma de salvador da Pátria pra querer convencer, ao vivo, no ar, o seqüestrador de Santo André a se entregar pra polícia. A que ponto chegamos, dos postes erguerem a pata fazerem pipi nos cachorros! Coloquem-se nos seus devidos lugares!

Ora, se estes programas querem mostrar “famosos” (leia-se desconhecidos que mendigam espaço em programas ocos) que mostrem eles fazendo alguma coisa útil. Será que nenhum “famoso” ajuda algum projeto social ou tem histórias para contar de seu “trabalho” ou “carreira”?

Basta estes programas transformarem estas pautas em coisas úteis e não esta futilidade toda que impera na TV brasileira. E nunca, mas nunca mesmo, queiram dar uma de investigadores ou policiais! Será que esta tragédia não poderia ser evitada? Estes programas que fiquem mostrando as incríveis receitas de como fritar ovo se é pra se meter no trabalho da polícia!

Datena que é taxado erroneamente por ser um cara polêmico e apresentar um programa sensacionalista, mais uma vez, mostrou porque merece nossa admiração. Ele teve coragem de dizer que também tinha o celular do seqüestrador, mas que tinha que separar as coisas, porque jornalista é jornalista e polícia é polícia.

Ora, convenhamos, desde quando alguém que apresenta programinha tabajara pra desocupado assistir, vai ter condições de negociar com um seqüestrador! Ora, deixem isso pra polícia, pra quem é preparado para isso. Como diz o Datena: “vão se catar!”

À propósito: porque deputados querem interferir no trabalho de jornalistas que investigam corrupção, em vez de se preocupar com babaquices de programas vespertinos da TV?

A pergunta que não quer calar: você tem coragem de contar para seus filhos ou netos que você assiste programas “tão culturais” como estes?

Já que as vezes, muitos agem como crianças, deixamos o nosso recado com uma mensagem positiva do dia: “Preparar os filhos ou as crianças para a vida é uma das mais árduas missões de todo o ser humano. Assim, muitas falhas podem acontecer, naturalmente. Porém, conhecê-las é uma atribuição de todos nós, preveni-las e repará-las, é atitude de poucos, mas de gente honrada e de bom senso”.
(sexta, 24/10/08)

Besteirol dos programas da TV no Brasil

A participação trágica de programas vespertinos da TV brasileira no seqüestro ocorrido em Santo André está dando mais o que falar do que o crime em si. Se já eram ruins estes programas ficarem com o costumeiro besteirol, imagina agora.

Esta semana experimentamos perder um tempinho para conferir a programação durante a tarde em vários canais de TV. Foram alguns minutos para deixar a gente abismado com tanta besteira!

Eis a programação: meia dúzia de canais vendendo cadeiras no Céu e prometendo o Paraíso se você entrar na igreja deles. Meia dúzia de canais fazendo leilão de boi, cabrito e cavalo. Na outra meia dúzia de programas, uns estavam vendendo quinquilharias pras donas-de-casa e os outros, com aquela enganação de mandar mensagens e comprar o mundo com alguns centavos.

Além do mais, tinha alguns canais do governo com discurso requentado de figurões políticos. E, por fim, mais meia dúzia de canais com programas “noticiando” a vida dos “famosos”, uma babaquice sem tamanho! Nada de programa infantil, nada de programa esportivo ou filme que preste, nada de cultura, nada de informação ou entrevista.

Eis as notícias: vagabunda troca jogador X pelo pagodeiro Y. “Artista” colocou 1 litro de silicone nos peitos. Jogador de futebol vai pra motel com três “mulheres” e tem uma surpresa! “Atriz famosíssima” (reserva da auxiliar de figurante) está grávida e não sabe quem é o pai. Termina namoro da “cantora” – que ninguém conhece uma música sequer, a não ser a bunda e os bustos avantajados - com o João-Ninguém da novela X.

Que te importa saber que uma piranha que namorava o Zé-Mané da banda Y teve um “affair” (palavra chique e que significa meter um par de chifre no atual) com um ricaço e foi por amor verdadeiro? Vai dizer que você não estava doido pra saber que aquela “celebridade” estava dando o golpe do baú no filho do neto do amigo que é tio do grande empresário do ramo de muamba da 25 em São Paulo!?

E mais: jura que você não ia dormir a noite de tão preocupado que estava se aquela mulher-fruta passava fome antes de fazer um “nu artístico” pra revista masculina. Como você ia viver se não soubesse que aquele cara cheio dos hormônios fez filme pornô e não foi pelo dinheiro!

A pergunta que não quer calar: isso não é muita “cultura” inútil para uma tarde só?

À propósito: pior que estas coisas são contagiosas que as páginas de variedades de revistas, jornais ou sites, também viraram a mesma porcaria, com raríssimas exceções.

A mensagem positiva do dia: “Somos responsáveis por aquilo que nosso filho, no futuro, vai aceitar como certo ou errado. E, lembre-se: crianças seguem exemplos e ações. Nunca, jamais, os pequenos norteiam-se apenas pelas palavras”.
(quinta, 23/10/08)

Programas de TV ligar pra celular de sequestrador é o fim!

A cobertura feita por alguns canais de TV no caso do seqüestro no ABC Paulista prejudicou as negociações com Lindemberg Alves. Foi noticiado esta semana que, na avaliação do ex-comandante do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) e sociólogo Rodrigo Pimentel, a postura das emissoras foi irresponsável e criminosa.

É indignante ver canais de TV ligarem para o celular de um seqüestrador e colocar no ar a conversa. E ninguém precisa ser sociólogo ou comandante do Bope pra chegar a esta conclusão. Qualquer um de nós vai perceber que foi um abuso isso que aconteceu por parte da imprensa.

O Ministério Público deveria chamar à responsabilidade essas emissoras de TV! Estes programas devem optar na próxima ocorrência entre ajudar a polícia ou aumentar a sua audiência. Fizeram o rapaz se sentir uma estrela maior que as estrelas ocas de um BBB, além de deixá-lo nervoso e ocupar a linha do telefone, sem permitir que a polícia pudesse negociar com o cara. Só falta agora estes programas darem a culpa pra polícia sobre o descerramento trágico do caso!

Já detonamos neste espaço a programação da TV aberta do Brasil. E agora temos mais um ponto contra estes programas que vão ao ar todas as tardes. Antes, já eram desprezíveis porque passavam a maior parte do tempo fofocando sobre gente que vive no sub-mundo da fama.

Já nem mereciam ir ao ar programas que passam o dia falando de gente que se acha famosa só porque tem peito siliconado ou porque namorou com meio mundo. Pelo menos antes estes programas ficavam com estas fofocas pra gente desocupada perder tempo assistindo. Mas se meter no meio de um seqüestro é o fim da picada!

Este episódio foi o cúmulo e alguém tem que fazer alguma coisa com esta podridão de programas vazios que não prestam pra nada. Está na hora de alguma coisa ser feita para que o nível de programação da TV aberta do Brasil tenha mais qualidade.

Tudo bem que se estes programas dão Ibope é porque têm alguns desocupados que ficam assistindo do outro lado da telinha. Mas vamos analisar o caso por outro lado: será que estes programas só têm Ibope porque não tem outra coisa pra olhar na TV!?

Aliás, quem fica perdendo tempo olhando este tipo de coisa, deveria se envergonhar. Desliga a TV, vá fazer tricô, passear na praça, fazer serviço voluntário em alguma creche ou ONG, capinar terreno, puxar pedra, enfim, faça alguma coisa útil e não perca tempo com programas fúteis! É isso que você quer contar para os seus netos?

Sobre este assunto, a mensagem positiva do dia só poderia ser de J.K. Rowling, do livro Câmara Secreta, o segundo da série Harry Potter: “São as nossas escolhas que revelam o que realmente somos, muito mais do que nossas qualidades".
(quarta, 22/10/08)

Porque programas de TV ligaram para o celular do sequestrador?

A cobertura feita por alguns canais de TV no caso do seqüestro no ABC Paulista prejudicou as negociações com Lindemberg Alves. Foi noticiado esta semana que, na avaliação do ex-comandante do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) e sociólogo Rodrigo Pimentel, a postura das emissoras foi irresponsável e criminosa.

É indignante ver canais de TV ligarem para o celular de um seqüestrador e colocar no ar a conversa. E ninguém precisa ser sociólogo ou comandante do Bope pra chegar a esta conclusão. Qualquer um de nós vai perceber que foi um abuso isso que aconteceu por parte da imprensa.

O Ministério Público deveria chamar à responsabilidade essas emissoras de TV! Estes programas devem optar na próxima ocorrência entre ajudar a polícia ou aumentar a sua audiência. Fizeram o rapaz se sentir uma estrela maior que as estrelas ocas de um BBB, além de deixá-lo nervoso e ocupar a linha do telefone, sem permitir que a polícia pudesse negociar com o cara. Só falta agora estes programas darem a culpa pra polícia sobre o descerramento trágico do caso!

Já detonamos neste espaço a programação da TV aberta do Brasil. E agora temos mais um ponto contra estes programas que vão ao ar todas as tardes. Antes, já eram desprezíveis porque passavam a maior parte do tempo fofocando sobre gente que vive no sub-mundo da fama.

Já nem mereciam ir ao ar programas que passam o dia falando de gente que se acha famosa só porque tem peito siliconado ou porque namorou com meio mundo. Pelo menos antes estes programas ficavam com estas fofocas pra gente desocupada perder tempo assistindo. Mas se meter no meio de um seqüestro é o fim da picada!

Este episódio foi o cúmulo e alguém tem que fazer alguma coisa com esta podridão de programas vazios que não prestam pra nada. Está na hora de alguma coisa ser feita para que o nível de programação da TV aberta do Brasil tenha mais qualidade.

Tudo bem que se estes programas dão Ibope é porque têm alguns desocupados que ficam assistindo do outro lado da telinha. Mas vamos analisar o caso por outro lado: será que estes programas só têm Ibope porque não tem outra coisa pra olhar na TV!?

Aliás, quem fica perdendo tempo olhando este tipo de coisa, deveria se envergonhar. Desliga a TV, vá fazer tricô, passear na praça, fazer serviço voluntário em alguma creche ou ONG, capinar terreno, puxar pedra, enfim, faça alguma coisa útil e não perca tempo com programas fúteis! É isso que você quer contar para os seus netos?

Sobre este assunto, a mensagem positiva do dia só poderia ser de J.K. Rowling, do livro Câmara Secreta, o segundo da série Harry Potter: “São as nossas escolhas que revelam o que realmente somos, muito mais do que nossas qualidades".
(quarta, 22/10/08)

Raio-x final da eleição na região

Depois das eleições, muitas cicatrizes ainda estão abertas. Os que venceram ainda estão fazendo carreatas e festas para comemorar. Mas os que perderam estão se reunindo para apontar os erros e acertos. Quem sabe, apontar os erros é importante, para não cometê-los novamente no ano que vem...

Em Estância Velha o PMDB mandou até 2000, depois entrou o PT e agora o PSDB venceu. Waldir Dilkin levou os tucanos para a prefeitura, ganhando uma eleição que muitos julgavam perdida. Em Dois Irmãos, o professor Miguel passou o trator por cima dos partidos que sempre governaram a cidade por 49 anos. Assim como Lula foi o presidente mais votado da história, Miguel foi o primeiro a fazer cinco dígitos de votos, ou seja, mais de 10.000.

Em Presidente Lucena a oposição ganhou, mas a briga agora vai ser na Justiça. No voto, o PDT de Baltasar Hansen foi o escolhido, mas Bea foi declarada prefeita, dando continuidade ao trabalho do PMDB. Enquanto isso, em Hortêncio, Clóvis Schaeffer (DEM) tirou o PMDB que estava há oito anos da prefeitura. Já em Herval, Rodrigo Fritzen (PP) tirou Derly Basségio (PMDB) do seu segundo mandato e, em Novo Hamburgo, Tarcísio levará o PT para a prefeitura, colocando Jair e o PMDB para fora.

Em Ivoti era o PDT que mandava, depois entrou o PP, que ficará, no mínimo, por oito anos. Em Nova Petrópolis, era o PP e agora o PSDB se manteve, enquanto em Picada Café era o PSDB até 2004 e agora o PTB venceu e ficará por oito anos. Em Linha Nova, o PDT governou nos últimos oito anos e agora colocou o seu sucessor, que é do PP.

Em Lindolfo, era o PMDB até 2000, quando entrou o sucessor, mas este mudou para o PPS e agora o PMDB volta ao poder. Por outro lado, Morro Reuter é o município com a maior salada de siglas chegando à prefeitura, fazendo um verdadeiro revezamento. Era o PMDB, em 2000 entrou o PTB e em 2004 ganhou o PDT, mas agora voltará o PMDB.

A pergunta que não quer calar: se você ganhasse na loteria hoje, você teria sangue frio para investir em dólar ou em ações na bolsa de valores?

A pergunta que está na boca do povo: você ainda lembra em quem votou para vereador?

A mensagem positiva do dia mostra algumas coisas que a vida ensina: "Amor não se implora, não se pede não se espera. Amor se vive, ou não. Ciúmes é um sentimento inútil, afinal, não torna ninguém fiel a você. Animais são anjos disfarçados, mandados a terra por Deus para mostrar ao homem o que é fidelidade. Crianças aprendem com aquilo que você faz, não com o que você diz. Isso mostra que discurso – só discurso – não enche barriga. As pessoas que falam dos outros pra você, vão falar de você para os outros. Mas perdoar e esquecer nos torna mais jovens, afinal, porque perder tempo com o que passou se temos a vida toda pela frente?”
(terça, 21/10/08)

O bom exemplo que vem da Oktober Fest

O seqüestro seguido de tragédia ocorrido no ABC Paulista deve trazer a tona uma discussão séria. Uma pessoa mantém outras duas como reféns e estas duas acabam feridas gravemente. O único que escapa, são e salvo, é o seqüestrador. O que vai acontecer com ele?

Como a Lei brasileira, em geral, acaba priorizando vagabundo e bandido, é provável que ele seja muito feliz ainda. As duas vítimas, caso permanecerem vivas, vão carregar consigo esta cicatriz na alma pelo resto da vida. Já o seqüestrador pode cumprir alguns anos de prisão e, quando todo mundo esquecer esta barbaridade, estará na rua, levando a sua vida normalmente.

Infelizmente, no Brasil, as coisas são assim... Quem não lembra da tal filha de milionários que matou os pais junto com o namorado e o irmão dele? Assim como estes casos, outros milhares acontecem e tudo termina em pizza. Até quando?

Mas pra não começar a semana somente com coisas ruins, vamos mudar de assunto. No final de semana que passou, parece que a região se mudou de mala e cuia para Igrejinha. Impressionante a quantidade de pessoas que estava nos pavilhões da Oktober Fest de lá. Já pensaram em quanto dinheiro daqui voou para Igrejinha e vai ficar por lá?

Quem tem salão de baile, danceteria ou preside alguma sociedade ou entidade aqui da nossa região sabe que em outubro não dá pra promover festa por aqui porque a concorrência com Igrejinha é desleal e avassaladora. Aí a gente pensa que a festa de lá só é sucesso porque é uma tradição antiga, mas fazem apenas 21 anos que a festa é realizada. Pena que aqui na região, estas coisas não são valorizadas.

Nem em festa de chope e nem em outros tipos de festa a nossa região está criando tradição. Infelizmente, salvo raríssimas exceções, como Estância Velha que tenta criar uma tradição em vários eventos, nas demais, as festas são verdadeiras quermesses, se compararmos com o tamanho da festa de Igrejinha ou Santa Cruz, que tem só 24 anos de festa.

À propósito: "Boa madeira não cresce com facilidade. Quanto mais forte o vento, mais forte as árvores", de J. Willard Marriott.

A mensagem positiva do dia, para começar a semana com a bola cheia: “Não coma a vida com garfo e faca. Lambuze-se! Muita gente guarda a vida para o futuro. Mesmo que a vida esteja na geladeira, se você não a viver, ela se deteriorará. É por isso que tantas pessoas se sentem emboloradas na meia-idade. Elas guardam a vida, não se entregam ao amor, ao trabalho, não ousam, não vão em frente. Não deixe sua vida ficar muito séria, saboreie tudo o que conseguir: as derrotas e as vitórias, a força do amanhecer e a poesia do anoitecer. Com o tempo, você vai percebendo que para ser feliz você precisa aprender a gostar de si, a cuidar de si e, principalmente, a gostar de quem também gosta de você", atribuída a Mário Quintana.
(segunda, 20/10/08)

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Quem não se elegeu, vai torrar dinheiro viajando agora

Mal passou as eleições e agora o povo vai pagar a conta por não ter votado e eleito algumas pessoas. Podem apostar que daqui até dezembro vai ter vereador tirando férias no Nordeste e nas praias catarinenses todo santo mês. Vão usar desculpas de viagem para congresso e vão aproveitar para se vingar do povo.

Este tipo de coisa é o cúmulo. Porque “se aperfeiçoar” um vereador ou um secretário que “estarão desempregados” a partir de janeiro? Tenham a santa paciência! É este tipo de coisa que deixa a gente com nojo de política.

Isso é o fim da picada. Dá nojo! Mas se isso acontecer, o povo tem que recortar o jornal e guardar, porque esta gente voltará daqui a quatro anos podem ter certeza. Por enquanto, não temos a notícia de nenhuma viagem, mas se aconteceu sempre, com certeza vai acontecer de novo e nós vamos detonar.

Há quatro anos teve vereador de alguns municípios que sempre criticaram as viagens ou pegaram diárias. Viviam criticando quem viajava ou pegava diárias, mas nas urnas, acabaram não se reelegendo. O que fizeram eles então? Viajaram para outros estados para se vingar do povo e torrar dinheiro nosso em viagens de férias.

O Horário Brasileiro de Verão 2008/2009 começará à zero hora do dia 19 de outubro, com seu término previsto para a meia-noite do dia 15 de fevereiro de 2009. O objetivo principal é a redução da demanda máxima de energia elétrica durante o horário de ponta, das 19h às 22h.

A pergunta que está na boca do povo: será que no Brasil não seria melhor o prefeito, vereador, governador, deputado ou presidente entregar o cargo já no dia seguinte após as eleições?

À propósito: Cuidado com o estresse porque “mais vale chegar atrasado nas coisas deste mundo, do que adiantado no outro”.

A mensagem positiva do dia: “Vou criar meus filhos como meus pais me criaram. Pode não dar certo agora, mas com certeza, se deu certo comigo, vai dar certo com ele também. Isso porque somos responsáveis por aquilo que nosso filho, no futuro, vai aceitar como certo ou errado”.
(sexta, 17/10/08)

Um mendigo ganha mais que um estagiário

Se você é daqueles que tem pena dos mendigos na rua, saiba que eles podem ter uma vida melhor que você. Antes de dar uma esmola, lembre-se que o mendigo pode ter uma vida melhor que a sua e ainda ganhar mais que você.

Em relação a isso, está circulando pela internet um e-mail com uma suposta pesquisa feita por um estagiário, o qual prova, por A mais B, que um mendigo ganha mais do que um estagiário. Eis a conclusão do estagiário: “Um sinal de trânsito muda de estado, em média, a cada 30 segundos (30 no vermelho e 30 no verde). Então, a cada minuto um mendigo tem 30 segundos para faturar pelo menos 10 centavos, o que numa hora dará 6 reais.

Se o mendigo ‘trabalhar’ 8h por dia e 25 dias por mês, vai faturar R$ 1.200,00 mensais. É isso mesmo, pois basta fazer 25 dias x 8h x 6 reais e teremos R$ 1.200,00. Será que isso é uma conta maluca?”

Se você acha este valor muito alto, saiba que pode ser maior ainda, visto que, quem doa, nunca dá somente 10 centavos, mas sim, 20, 50 e às vezes até 1 real. Mas, tudo bem, digamos que em algumas vezes que o sinal fechar, o mendigo não fature nada, e que, em vez de 6 reais por hora, ele fature somente 3 reais. Mesmo assim, é uma boa grana, afinal, serão 600 reais por mês.

E 600 reais mensais é um salário até maior do que o de um estagiário e também de muitos trabalhadores que são serviços gerais por aí. Aliás, eu diria que mais da metade do nosso povo trabalha o mês todo para ganhar algo em torno de 600 a 700 reais.

E tem mais: enquanto um trabalhador ou estagiário tem que se ferrar 8h por dia trabalhando, o mendigo ainda pode ter algumas mordomias. Por exemplo, digamos que a meta do mendigo é faturar 10 centavos cada vez que o sinal fechar para ter 6 reais por hora. Se, em uma das vezes, alguém doar 1 real - com pena do coitadinho – então, ele poderá descansar tranqüilo debaixo de uma árvore por mais nove viradas do sinal de trânsito, ou seja, trabalhará 30 segundos e poderá ficar 9 minutos descansando na boa, sem nenhum chefe pra encher o saco por causa disto.

À propósito: o suposto estagiário encerra o seu texto com a moral da história: “É melhor ser mendigo do que estagiário”. Logicamente o texto é mais uma das histórias esdrúxulas que circulam na internet, coisa de quem não tem o que fazer, mas refaça os cálculos e perceba que o texto não é tão besta assim.

A pergunta que não quer calar: se a moda pega, não vai faltar semáforo para tantos “trabalhadores-mendigos”?

Com esta de hoje, não precisamos de mensagem positiva do dia, apenas dizer que o trabalho dignifica o homem. Mas só trabalhar como burro de carga não adianta, porque às vezes é melhor você trabalhar meio-dia e ficar meio-dia vadiando, ou seja, pensando na vida e analisando formas de melhorar o teu trabalho.
(quinta, 16/10/08)

Coisas bizarras da campanha política

Fazendo uma análise das eleições neste ano, algumas coisas que aconteceram chamam a atenção. Um dos fatos é de que voto em eleição municipal é pessoal e não partidário. Tanto é verdade que em muitos municípios o prefeito eleito é de um partido e a maioria da Câmara de Vereadores é de outro.

Um exemplo disso é que no Rio, o Democratas foi o partido mais votado para a Câmara, enquanto quem foi para o segundo turno no Executivo são PMDB e PV. Isso quer dizer que o prefeito seja quem for, já começa com minoria na Câmara e as brigas vão acontecer.

Do blog do Marcelo Tass - do programa CQC, o qual recomendamos - fisgamos algumas pérolas eleitorais. Cariocas elegeram candidata que estava encarcerada no presídio federal de Catanduvas. Já os paulistanos elegeram o pagodeiro Netinho, Sérgio Malandro e Agnaldo Timóteo.

Algumas boas notícias em São Paulo: não se elegeram Léo Áquila (do Superpop), Enéas Filho (clone falso do "pai"), Marcelo Frisoni (marido de Ana Maria Braga) e Oscar Maroni (dono do prostíbulo de luxo Bahamas) e que usava mulheres seminuas nos seus “santinhos”. Se bem que, em Mauá (SP), o Batoré da Praça é Nossa foi eleito vereador com um grande número de votos. Mas a Lacraia, lembram, está não se elegeu “vereador” em São Paulo.

Sendo assim, fica uma pergunta que não quer calar: e aí na sua cidade, quais foram as boas e más notícias eleitorais?
Pelo visto, agora Paulo Maluf foi aposentado da vida pública pelo voto popular, porque não teve boa votação como candidato a prefeito de São Paulo. Entre outras novidades políticas, pode-se dizer que cariocas preferem Gabeira a pastor milagreiro, paulistas jogaram Marta, que cogitou levar no primeiro turno, para segundo lugar e um dificílimo 2º turno, enquanto baianos ejetaram ACM Neto da disputa em Salvador. Já os cearenses deixaram os caciques Ciro Gomes e Tasso Jereissati a ver navios, enquanto Sarney caiu do cavalo e não conseguiu eleger o prefeito de São Luis.

Fica então a pergunta que está na boca do povo: será que o brasileiro está aprendendo a votar?

A mensagem positiva do dia: “Quantas vezes você já se deparou com situações em que todos estavam pensando como você, mas ninguém abriu a boca para falar, para melhorar aquela determinada ocasião? Quanta covardia! Se você daqueles que, simplesmente se sente isolado, em certas ocasiões, em certos grupinhos, por não ser hipócrita, por não ser a favor do que está na cara que está errado, não pense que o mundo está certo e você está errado. Se o mundo tem jeito, se o Brasil ainda pode melhorar, então, custe o que custar, mas devemos sempre ser transparentes até o fim! Seja honesto, verdadeiro, humilde e transparente sempre, mesmo que hoje isso pareça ser fora de moda”.
(quarta, 22/10/08)

Os planos de governo...

Passado o Dia das Crianças, vale deixar uma mensagem aos pais que tratam seus filhos pequenos como se fossem débeis mentais, falando coisas do tipo “tair” (em vez de cair), “queblou (em vez de quebrou), “cole” (em vez de corre) e outras coisas.

Eles esquecem-se que depois que o filho crescer, tem que ensinar tudo de novo, mas desta vez, da forma correta. E ainda reclamam quando o filho demorar pra aprender tudo de novo! Não sei porque os políticos teimam em dizer a babaquice de que as crianças são o “futuro do Brasil”, talvez por isso eles, os políticos, não pensam no presente. Sobre isso, vale uma frase de Máximo Gorki: "Devemos escrever para as crianças do mesmo jeito que escrevemos para os adultos. Só que melhor."

Este comentário foi postada no blog mauridandel.blogspot.com por um leitor que se identificou como “anônimo”, mas vale a pena relembrar. “Os planos de governo são como nós mesmos planejamos nossa vida familiar, ou seja, por um lado querendo o melhor para nossa família e, por outro, o lado político, querendo fazer o melhor para a comunidade”.

Segue o recadinho, enviado antes da eleição, mas que é bem atual, mesmo após o pleito: “Acho que é muito importante o planejamento, sentar com a sua equipe formada e traçar as metas, ano a ano, com os pés firmes sabendo da onde irá tirar a verba. Isso depende muito dos secretários que irão compor o seu governo. Que sejam técnicos o suficiente para dar qualidade aos serviços prestados, que não usem as secretarias como palanque políticos, o que sai caro aos cofres públicos”. Fica este recado, postado há três meses atrás no blog, aos eleitos.

À propósito: Como foi bom ter ficado de fora da política e não ter se preocupado com quem ia ganhar ou deixar de ganhar a eleição. Sem pressão, sem incômodo e apenas fazendo nosso trabalho de formiguinha, fomos levando os dias com o intuito de informar o povo ontem, para continuar hoje e sempre. Aos candidatos que tiveram que se desdobrar em dois nesta campanha que passou, desejamos agora muito descanso, persistência e sucesso na caminhada que continua, tanto para eleitos, como para não eleitos.

A pergunta que não quer calar: já colocou em prática as tuas metas que você traçou em dezembro passado para realizar neste ano e que, aliás, já está terminando?

A mensagem positiva do dia: “Quantas vezes pagamos um preço enorme, por sermos transparentes, verdadeiros e sinceros. Com o tempo, a gente fica de saco cheio de pessoas que falam o que não vivem, que bancam os bonzinhos, os certinhos e depois viram as costas se transforma num mostro! Vamos parar com este teatro!”.
(terça, 14/10/08)

A cobertura política

Sorte da nossa região que aqui não teremos segundo turno. Senão teríamos que passar por tudo de novo, musicas chatas de campanha, santinhos pelas ruas, fofocas, intrigas, enfim, estas coisas que todos sabem muito bem como são.

Nesta semana que passou, dentre os e-mails recebidos, tem um de uma leitora que vale a sua publicação. Neste recado, a leitora comenta sobre a eleição, mas esta leitura e interpretação que ela fez do resultado em Dois Irmãos, é válido para todas as demais cidades. Por este motivo, vamos divulgá-lo, em parte, a fim de que os leitores de todos os municípios possam fazer também a sua própria interpretação do resultado ocorrido em 5 de outubro.

Eis o e-mail: “gostaria de parabenizá-los pela cobertura das eleições em nossa cidade e cidades vizinhas. O blog do Mauri, atualizado no dia 5, foi muito importante, acompanhei passo a passo. Quanto ao candidato vencedor, que faça sua parte uma vez que a maioria do povo o colocou lá, certos de uma renovação na Administração”.

“Nós cidadãos, devemos fazer nossa parte acompanhando o desempenho dos administradores, aí vai uma dica:se você não pode participar da sessão da Câmara, faça como eu, vá à biblioteca pública e leia a ata da sessão da Câmara, que tem disponível toda a semana. Tenho certeza que o povo está mais consciente e querendo fazer mais a sua parte nesse processo democrático e, mesmo colocando o prefeito de um partido e elegendo com expressão de votos candidatos à vereadores de outro partido, a população vai ficar atenta se esses mesmos vereadores não irão, por exemplo, derrubar um projeto somente pelo fato de dificultar o governo atual para prejudicar seu partido”.

“Muitos desses mesmos eleitores que deram expressiva votação aos dois primeiros candidatos mais votados, também deram o seu voto ao prefeito eleito, portanto, espero que minoria na Câmara do partido eleito para prefeito, não seja problema para fazer a cidade caminhar por um crescimento justo! Parabéns ao prefeito que deixa a Administração nesse final de ano, que tanto contribuiu para a cidade. Enfim, parabéns ao jornal que nos informou de forma imparcial os acontecimentos no decorrer dessa campanha política”, e-mail da comerciante Simone Feiten.

Desta mensagem, fica o recado de que o povo acompanhe os trabalhos nas Câmaras de Vereadores e, se não puder estar nas sessões, que acompanhe lendo a ata ou mesmo, acessando o site, das que tiver. Em relação ao blog, foi a primeira publicação da nossa política, divulgando voto a voto de todos os candidatos da nossa região.

A mensagem positiva do dia: “"Não é o cérebro que importa mais, mas sim o que o orienta: o caráter, o coração, a generosidade, as idéias", de Fiodor Dostoievski.
(segunda, 13/10/08)

sábado, 18 de outubro de 2008

O Kerb de São Miguel, em pratos limpos...

PARTE FINAL...
“Circularam mais de 35 mil pessoas e mesmo assim, em minha opinião, no que se refere a segurança, foi um dos melhores kerb dos últimos anos”. Com esta frase do tenente Tavares, comandante da BM, iniciamos mais um destes últimos debates sobre o Kerb de São Miguel, que já foi assunto em várias colunas Começo de Conversa. Quando o assunto dá Ibope, sempre a gente esmiúça um pouco mais, para trazer mais informações aos leitores.

COMPROVADO
"Após o termino do kerb, fica mais do que comprovado que a organização do Kerb ou de qualquer outra festividade do município deve ser realizada e promovida pelas entidades e forças culturais de nossa cidade, cabendo ao Poder Público apenas apoiar os eventos. Com certeza é a receita do sucesso de nossos eventos”, disse Ramon Arnold, secretário de Indústria, Comércio e Turismo.

UM MÊS
Mesmo que as três entidades que realizaram e promoveram o Kerb 2008 tenham sido convidadas há um mês e alguns dias antes do início do mesmo, conforme informações das próprias entidades, o Kerb foi um sucesso. As entidades só puderam iniciar a organização e a divulgação após a redação do edital e envio dos convites da concorrência pública realizada no dia 26 de agosto. Mesmo assim, as três representantes das entidades acreditam que cumpriram sua missão de organizar e promover um kerb bonito, diferente e voltado às origens.

MODERADO
Foi uma festa de conscientização pela moderação e por um não a violência, com a participação das famílias. “Mas não podemos esquecer do apoio da prefeitura na colocação das lonas e contratação das bandas, pois pelo tempo não teríamos verba para estes dois pontos importantes do kerb e todo o restante, que não é pouca coisa, podem acreditar, conseguimos realizar muito bem. Imaginem se ao invés de um mês, tivéssemos um ano! Com certeza nosso município e nosso Estado veriam muito mais! Muito mais novidades...”, destaca a nota oficial das entidades, enviada à imprensa.
(20 a 24/10/08)

O Kerb teve pouca divulgação?

CONTINUANDO...

Muitos disseram no início de setembro “que não tinha divulgação” ou que a divulgação do Kerb estava fraca. Como as entidades tinham pouca verba para divulgação, o que as obrigou a traçar uma estratégia diferente, fazendo cartazes e panfletos com duas semanas de antecedência e depois, concentrando tudo na semana do kerb. Mas o diferencial foi por ser entidades assistenciais, as quais traçaram uma forma e uma linha na divulgação da programação junto aos veículos de alcance estadual e nacional. “Conseguimos, com certeza, a maior divulgação em mídia espontânea ‘positiva’ e de visibilidade do município junto a quase todos os veículos de comunicação, pouco antes do início e durante o kerb”, afirmou Júnior, assessor da Fadi.

ALGUNS
Júnior cita algumas matérias divulgadas: “mais de duas paginas inteiras da ZH, capa e uma página inteira do ABC, capa, contra capa e matérias no NH, matérias no Diário Gaúcho, no O sul, no JDI e, sem citar ainda toda a cobertura com diversas páginas, varias capas do jornal O Diário, inclusive com charge”. Em relação às rádios, ele cita: ABC, Imperial, Gaúcha, Ipanema, Bandnews, Cidade, Atlântida, Farroupilha, Pampa, Band, Cultura, Eldorado e Caiçara. Na TV: SBT ao Meio Dia, Radar e Estação Cultura da TVE, Globo Rural e Campo e Lavoura da RBS, Band Cidade, Rio Grande Record e Balanço Geral, Studio Pampa, Câmera Pampa, TV Unisinos e Ulbra TV, no programa Bibo Nunes Show.

PORQUÊ DO ESPAÇO
Se conseguiu toda esta mídia graças ao fato de não associar as entidades a um evento puramente comercial, onde o foco principal seria a bebida com álcool. Isso porque o kerb aconteceria de qualquer forma, nas famílias, no comércio, nos grupos, havendo ou não uma festa oficial. Então, se exigiu que a distribuidora de bebidas colocasse cerveja sem álcool, que o marketing não fosse só direcionado ao chope, que o desfile fosse com Spritzbier e que todas as informações repassadas e material gráfico tivesse mensagens de conscientização quanto a moderação e o “não beber se estiver dirigindo”. “Acreditamos que, com isso, além de atrairmos os olhares de toda a imprensa, atraímos a participação maciça das famílias”, explicou Junior.

AMIGAS
Diz a nota oficial enviada pela superintendência da Fadi à nós: “A isso e a todas as parcerias que formamos em algumas esferas do município, atribuímos o sucesso da edição 179° Kerb de São Miguel. Queremos organizar, agora com mais tempo, o kerb de número 180 em 2009 para este entrar na história de Dois Irmãos. Para isso pensamos em formar uma associação das três entidades (Apae, Liga e FADI), onde após esta 1ª etapa da formação desta Associação Amigas de Dois Irmãos e, junto ao Poder Público, verificar quais eventos poderíamos encabeçar a organização. Iremos convidar todas as demais entidades e forças culturais do município”.
NOTA: Este texto, em parte, foi divulgado pelas associações organizadoras do evento e, por este motivo, merece ficar registrado como algo histórico pós-kerb para toda a região tomar conhecimento.

(20 a 24/10/08)

Ainda o Kerb 2008 - parte 3

Na coluna de ontem, para avalizar nossa idéia de que entidades tem que organizar as festas, citamos exemplos de Herval e Igrejinha. Mas não precisamos ir tão longe para mostrar que a “terceirização” das festas pela Prefeitura dá certo.

JÁ DEU
No esporte, esta “terceirização” já deu certo. Temos três ligas na cidade, onde a prefeitura deu a grana e os clubes se reuniram, formaram ligas e eles mesmos estão organizando as competições. Como cada time tem peso nas decisões e na organização, automaticamente, a responsabilidade de todos aumenta e a competição é um sucesso, sem confusão.

DIFERENCIAL
Desta forma, o chefe do Desporto pode se ocupar com outras coisas, como profissionalização das atividades do esporte na cidade, investimentos em grupos de atletismo, xadrez e outras coisas e não ficam atendendo jogador que reclama da arbitragem em determinado jogo. Assim, se quiser, o Desporto fica liberado para fazer um trabalho diferenciado da região e que fará do nosso município um exemplo.

LIGAS
Aqui temos a Lifadi, que organiza o Municipal de Futebol, temos a Lucluf (futsete), presidida pelo Lula e a Lifusa (futsal), presidida pelo Jorge Bauer, que é um antigo sonho dele e que vem dando certo. Destas três, a Lifadi é a mais antiga e vem sendo um espelho para as outras caçulas que surgiram.

GRANA
Mas outro motivo importante para criar associações é que o dinheiro vai ficar aqui no município. Melhor assim, botar o pessoal pra trabalhar do que chegar no final do ano e distribuir dinheiro de graça para as entidades. É a tal história de ensinar a pescar em vez de dar o peixe. Se bem que as diretorias de nossas entidades, em geral, já trabalham bastante nas próprias entidades.

ANDAR
Mas criando uma nova associação, poderemos reunir estudantes, comerciantes, empresários, sapateiros, colonos, artesãos, enfim, profissionais anônimos e as entidades já existentes para fazer a organização. E já tem muita gente disposta a colaborar pra ver a coisa andar de verdade.

MAIS AINDA
Se sobrou mais de R$ 20 mil de lucro do kerb que foi distribuído entre a Fundação, Liga Feminina e Apae, sobraria ainda muito mais dinheiro se o pessoal que trabalhasse servindo chope fosse voluntário. Ou seja, nós comprar o chope e revender na festa, pois a estrutura trazida pela Nova Schin teve seu custo, talvez pequeno, mas teve. Neste kerb, a distribuidora de bebidas trouxe sua equipe para trabalhar. Se fosse uma entidade local na organização, com certeza, muitos dos que estão lendo não iriam se negar a ficar uma tarde toda servindo chope ou vendendo fichas no kerb.

DIFERENCIAL
* Importante do kerb foi o caminhão de spritzbier.
* Algo legal também foi a venda de chope sem álcool.
* Estes dois fatores, aliado ao fato de que entidades estavam na organização, nos rendeu muita mídia gratuita na imprensa regional e estadual.
* Muito bom o fato do kerb de sábado não ter dado tanto rolo e tantas brigas como sempre acontecia.
* Elogiável também a grande divulgação do kerb na mídia da capital e, pelo que nos disse o Júdia da capital e, pelo que nos disse o Jmo sempre acontecia. dendo fichas. local na organizaçchope fossem voluntntidades. m conior, assessor da Fundação Assistencial.

À PROPÓSITO
Pra encerrar, uma pitada de veneno político: Rambo e alguns membros de partidos que sempre foram oposição e que agora venceram a eleição e vão estar na prefeitura a partir de 2009, estão felizes por dois motivos: O 50º aniversário da cidade e a 180ª edição do kerb será comemorado pela, até então, oposição.
(terça, 21/10/08)

AVALIAÇÃO DO KERB DE SÃO MIGUEL

Nem a Prefeitura e nem as entidades divulgaram qual foi o investimento do Kerb de São Miguel neste ano. A gente não sabe qual o custo do lonão, da energia elétrica, das bandas e nem da divulgação. No entanto, as entidades que trabalharam receberam quase R$ 8 mil cada uma, através do representante da Schincariol/Filler Bebidas, Deumar Fill. Acho que podemos chamar de lucro estes 20 e poucos mil, ou não?

SEMPRE
Sempre defendemos que as festas municipais têm que ser organizadas por entidades e associações. Claro que a função da Apae é cuidar dos especiais, a fundação da FADI é cuidar das nossas crianças e assim por diante, mas é preciso criar uma entidade que congregue estas três e outras dezenas de entidades e pessoas para cuidar com carinho das nossas festas.

CONTRA
Não temos nada contra as festas serem organizadas pelas Prefeituras, no entanto, secretários e prefeitos têm que se envolver em outras coisas, como atrair empresas, incentivar nossas empresas, enfim, pensar no município como um todo. A Fest Feira tem sido um sucesso, mas não podemos ter todos os secretários passando o dia e a noite no Clube União, durante uma ou duas semanas antes, para fazer a organização da festa, como sempre acontece. A festa precisa ter sua comissão para organizar, afinal, os secretários têm que se ocupar do município como um todo.

KERB
Mas, voltando ao Kerb e ao Natal dos Anjos. Secretário não tem que estar toda santa noite do Natal dos Anjos para organizar grupos nos palcos ou fiscalizar se as coisas estão tudo em ordem. Isso é serviço para voluntário, para membros da comunidade, porque os secretários têm que estar na platéia assistindo e não trabalhando. Outro problema da prefeitura organizar é em caso de troca de comando, como aconteceu agora. Os que assumem terão que começar do zero?

HERVAL E MORRO
A Kartoffel Fest e a Feira do Livro de Morro Reuter sentiram a diferença de troca no comando, pra melhor ou pior, pois mudam as pessoas na prefeitura e muda o estilo da festa. Por isso, as pessoas de uma comissão organizadora tinham que ser apartidárias, ou seja, que fiquem distantes da política.

IGREJINHA DÁ EXEMPLO
Aí alguém vai dizer que é difícil encontrar voluntários para colaborar e eu pergunto: como Igrejinha consegue 3 mil pessoas para trabalhar voluntariamente na Oktober Fest? Temos voluntários, temos gente interessadas e temos gente com condições de ajudar, basta convidar e motivá-las.

AUDI E CTG
Um exemplo bem prático disso a gente pode citar a Associação de Universitários e o CTG Portal da Serra. As duas entidades fizeram uma mega-festa de Kerb, para mais de 4 ou 5 mil pessoas, não teve uma confusão sequer e todos trabalharam voluntariamente, com exceção dos seguranças, que foram contratados. Hoje em dia, o que nós pensamos dos jovens? Todo mundo diz que jovens só querem saber de festa e não estão nem aí pra responsabilidade.

PARCERIA
Ora, graças a Audi, a festa foi grandiosa e todos os grupos de kerb que estiveram na avenida no sábado conseguiram chope bem mais barato, direto da Nova Schin, que disponibilizou uma grande estrutura aos grupos. A Nova Schin veio pra cidade e foi parceira. Todos ganharam com isso!
(segunda, dia 20/10/08)

O sucesso do Kerb de São Miguel

AVALIAÇÃO DO KERB
Uma reunião realizada recentemente fez uma avaliação com representantes das entidades promotoras do 179º Kerb de São Miguel. Dolores Wendling (Apae), Suely Velten (Liga Feminina), Líxia Stoffel (Fadi), o representante do Poder Público, prefeito Renato Dexheimer e o representante da Schincariol/Filler Bebidas, Deumar Fill. Foi repassado para cada entidade o valor de R$ 7.994,16 referente à parte da renda do kerb das mãos de Deumar Fill e uma doação espontânea dele de 850 brinquedos que foram distribuídos no Dia das Crianças, logo após as entidades apresentaram os resultados e a avaliação final.

SUCESSO
Segundo as entidades a praça de alimentação superou as expectativas em relação à edição do ano passado e só não foi melhor porque foi em um único final de mês, período qual poucos têm mais dinheiro para gastar.

RAIO-X DO KERB
* 9510 litros de chope.
* 2604 refrigerantes.
* 524 águas.
* 704 sucos
* 1483 cervejas sem álcool.
* Circularam mais de 35 mil pessoas pela festa.
* Cada entidade recebeu R$ 7.994,16.
* Foi um dos kerb mais tranqüilos, quanto a segurança.
* A comercialização de bebidas ultrapassou a edição passada.

SEMENTE
Como já dissemos várias vezes neste espaço, este fato foi uma semente para que, aos poucos, Dois Irmãos possa seguir a tendência de que entidades façam a organização das nossas festas. Uma mesma associação, como a Pró-Turismo pode organizar o Natal e o Kerb ou então criar uma entidade para organizar cada festa.

SUCESSO
Este lance de criar associações para organizar as festas é muito bom, mas não pode política no meio, senão continuará atrelado a prefeitura. Desta forma, o pessoal da Prefeitura poderá continuar trabalhando normalmente e não vai ficar perdendo tempo contratando bandinha, negociando banheiro químico e coisas menores. Com uma assoçiação, voluntários, que defendem a bandeira de uma associação, vão fazer este trabalho.

MELHOR
E o melhor: quando não envolve prefeitura na organização, em geral, os custos acabam ficando de 20% a 30% menores. Porque disso? A nossa Prefeitura sempre pagou em dia, sempre deixou tudo em ordem após as festas, porém, muitos que prestam serviços nestas festas do Rio Grande afora, dizem que não é a mesma coisa em outros locais. Por este motivo e devido a incidência de imposto alto, os preços normalmente são maiores para as prefeituras...
(quarta, 15/10/08)

Politicando [Dois Irmãos]

POLITICANDO
* Na festa da vitória no dia 5 de outubro, a bandeira do PDT que tem uma imagem enorme do Brizola acabou sendo extraviada. O presidente do PDT, Jair, pede para que a pessoa que estiver com ela ou tenha encontrado, que entregue na sede do partido.
* Marcel está feliz porque justamente os dois candidatos do PP que a juventude apoiou acabaram se elegendo.
* Candidatos pela primeira vez, Jerri e a professora Eliane surpreenderam e se elegeram.
* Os dois mostram a renovação do PP, o que é um motivo de alegria para Marcel e para o PP. No entanto, a responsabilidade de Marcel em se sair bem na campanha a deputado é ainda maior, porque logo atrás, os novos nomes vem com tudo.

CDL
* Marcel foi o único vereador a participar da reunião da CDL na sexta com lançamento da campanha Natal dos Anjos, que trouxe o Vitor Koch, presidente da Federação Gaúcha das CDLs.
* E segunda, comerciantes foram em peso à Câmara para pressionar os vereadores a aprovarem a verba da Prefeitura para auxiliar a campanha da CDL.
* Nossa campanha da CDL vai sortear uma moto no início de dezembro e um carro em janeiro. Além de premiar os vendedores também, são vários motivos para o sucesso desta promoção.
* Tomara que ela continue sempre, a cada dia maior, porque todos têm a ganhar com isso.

PAULINHO
*Com a candidatura de Sérgio Fink a vereador, muitos pensavam que Paulinho Quadri teria dificuldades em se eleger, visto que em alguns locais, assim como no 7 de Setembro, os votos seriam divididos.
* Mas Paulinho se saiu bem e se reelegeu para o terceiro mandato consecutivo, o que é uma façanha, afinal de contas, nos últimos 20 anos, ninguém conseguiu se eleger três vezes ininterruptas.
* E qual o motivo do sucesso de Paulo Quadri? Um dos motivos que nos foi passado é que Paulinho é um vereador presente na comunidade, principalmente no SER Campinas, onde está sendo colaborando nos bingos e nas jantas.
* Aliás, em vez de fazer como muitos políticos que só vão lá prestigiar e dar as caras, parece que ele não só vai como trabalha do início ao fim da festa.

PRESIDENTE
*Quem será o presidente da Câmara em 2009?
* No dia 1º, durante a posse, os vereadores elegem o presidente, mas será que uma pessoa que fez mais de 2 mil votos não merece ser presidente por unanimidade?
* Será que não está da hora de Dois Irmãos ter uma mulher como presidente da Câmara?
* Há quatro anos Padeiro foi o mais votado, mas Paulinho ficou sendo o presidente.
(sexta, 17/10/08)

O PT no governo

DE VOLTA
O sindicalista Edemar Rambo está de volta ao “Programa do Sindicato”, que vai ao ar todos os sábados ao meio-dia. Rambo convida todos para ouvirem o programa “Oh de Casa”, neste sábado, das 11h30min às 12h30min.

DIÁRIO
Algumas pessoas que respondem ao questionário do Destaque do Dia dão a sua opinião sobre O Diário. Nos chamou a atenção a resposta de Maurício Klein: O jornal Diário é “um jornal que promove as comunidades. Generoso, não dogmático e nem sectário. É como a estação da primavera: nele vejo a beleza da cidade em toda a sua plenitude”.

CÉREBRO
Vale lembrar que o Maurício foi um dos “cérebros” da campanha que elegeu Miguel prefeito. Entre os coordenadores estava ele, Paulinho do PT e Jair Quilin (PDT), entre outros. Aparentemente era um grupo bastante reduzido, como diziam os adversários antes e durante a campanha, mas que soube agregar e conduzir a campanha com maestria. A eles, a Miguel e Mauro, juntaram-se outras 10 mil pessoas que votaram no 13, pedindo a mudança para Dois Irmãos.

VISITA
No dia 6 de outubro, um dia depois das eleições, o professor Miguel, acompanhado do vice, Mauro Rosso, e dos petistas Paulinho e Maurício, estiveram fazendo uma visita no Diário em Dois Irmãos. Foi uma das primeiras visitas após a eleição, ainda com a ressaca da festa da vitória, que tinha ocorrido na noite anterior.

NADA
As perguntas feitas aquela tarde do dia 6 e feitas nesta semana são as mesmas e as respostas são as mesmas. Quem serão os secretários, qual será a equipe de trabalho, o que muda, o que não muda, enfim, todas estas perguntas serão respondidas somente daqui alguns dias. Eles estão certos, porque não pode sair anunciando secretário ou mudança já no calor da vitória. Segundo informou Maurício, a idéia é primeiro fazer a transição e aos poucos ir formando a equipe de trabalho para começar com tudo em 2009.

ESTRANHO
O Diário está fazendo umas enquetes nos bairros, onde entrevista pessoas para críticas, elogios e sugestões. Chamou-nos a atenção que nas três enquetes feitas nos bairros São João e no São Miguel, mais de 80% dos entrevistados não reclamaram de nada. Eles não elogiaram, mas também não criticaram a Administração. Então muitos estão se perguntando: como é que deu 88% pró-Miguel, contra Juarez, se o povo não está descontente?

CONTRA
Eu tenho a minha resposta, mas você, leitor, o que pensa a este respeito? Porque o povo não reclama, não critica, mas vai na urna e vota contra? Qual o motivo do povo ter dado esta lavagem nas urnas? E com esta diferença de votos não tem nem o que discutir...
(quinta, 16/10/08)

Muito dinheiro em caixa

DINHEIRAMA
Dois comentários estão tomando conta da cidade. Um comentário é sobre quem serão os secretários petistas a partir de 2009 para trabalhar na prefeitura. Outro é sobre o fato de dezenas de obras que vão acontecer neste ano para torrar o dinheiro que tem no caixa da Prefeitura.
BOATOS
Quanto a boatos e fofocas, em Dois Irmãos, não podemos dar muito crédito. Sempre foi assim e deverá continuar, em todos os assuntos, seja na política, esporte ou fofocas em geral. Não dá pra dar confiança nas fofocas e especulações, mas algumas vão ganhando forma e crescendo a cada dia.
CAIXA
Teve uma prefeitura aqui da região que agora o prefeito, por ter perdido a eleição, vai torrar mais de R$ 3 milhões que tinha no caixa. Tudo bem que já perderam a eleição, mas ninguém vai querer deixar uma grana preta destas para o prefeito adversário fazer seu nome com novas obras. Ao que tudo indica, Dois Irmãos também deve ter algum dinheiro em caixa e, guardadas as devidas proporções, não deve ser pouca coisa, se comparado ao pequeno tamanho deste outro município vizinho.
ADIANTA
Estas obras não vão fazer o tempo voltar atrás e colocar Juarez na Prefeitura, mas com certeza, o PMDB quer deixar o cargo com algumas obras a mais do que tem atualmente. E por conta destes boatos, já tem gente falando em asfaltamento da Av. 10 de Setembro, projeto do centro de cultura e mais meia dúzia de obras de grande porte.
(terça, 13/10/08)

O resultado da eleição em Dois Irmãos

DADOS
Os números da eleição, por seção, mostram que Miguel ganhou disparado nos bairros, mas perdeu no Centro. Aliás, se nos bairros a diferença foi avassaladora para Miguel, no Centro seria muito grande a diferença pró-Juarez, porém, não foi tanto porque muita gente dos bairros votou no Centro. Para se ter uma idéia, o São João deve ter 4 mil eleitores e só 2 mil votam lá. Miguel foi eleito graças aos bairros: fez quase 88% dos votos do São João e 85% na Vila Becker e Bela Vista.

HUMILDE
Quando a gente vai para municípios vizinhos, não tem quem não comenta da votação de Tânia de Souza. Foram mais de 2 mil votos. Para se ter uma idéia, ela fez mais votos que o prefeito eleito de Presidente Lucena ou fez votação parecida com os candidatos a prefeito de Morro Reuter e Herval. É voto pra dedéu!

PERGUNTA
Fica a pergunta: será que Tânia não seria um baita nome para ter concorrido a majoritária já neste ano? Eu sempre disse nesta coluna que as mulheres teriam uma votação maior que o normal, visto que nos EUA, Brasil e RS as mulheres estavam em posição de destaque na política. Apenas se tinha a dúvida de quais mulheres poderiam capitalizar tanto voto. Tânia mostrou que ela era o nome da vez!

FINK
Sérgio Fink fez 1.500 votos, mas como muitos já cogitavam isso, inclusive nós, a sua expressiva votação não está chamando muito a atenção. Aliás, o pessoal comenta mais nas ruas os 2 mil votos da Tânia e os mais de 1.200 votos de Eliseu Rossa. Importante dizer que fora de Dois Irmãos, muitos nem conhecem estes dois e por isso o espanto é ainda maior.

JUSTIÇA
Mas vamos fazer justiça, a votação do Fink também tem que ser levada a sério, afinal, tem muito favorito aí que a gente imaginava que fosse fazer 1 mil votos e que caiu do cavalo. Com Sérgio, muitos imaginaram que fizesse mais de 1 mil e isso se confirmou, então, ele tem muitos méritos também.

LÉO
Léo Büttenbender é uma das lideranças que poderá passar a “olhar a política com outros olhos”. Ele fez 556 votos em 2004 e 758 em 2008, porém, não se elegeu nas duas vezes, em 2004 e 2008. Pelo visto, ele está pensando que o partido não poderá, deste jeito, colocá-lo na Câmara nunca mais. Se os outros seis ou sete candidatos tucanos tivessem feito 100 votos, pelo menos, ele estaria na Câmara.
(terça, 13/10/08)

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

A transição tem que acontecer

Na grande parte dos municípios da nossa região houve troca de partidos no comando da Prefeitura. Sendo assim, vai ser necessário ocorrer a transição. Tomara que realmente tenhamos transição, porque não adianta uma reunião de meio-dia e achar que isso é transição.

Em Novo Hamburgo, apesar do clima quente de campanha, pelo visto, perdedor e ganhador estão pensando no bem da cidade. Foscarini já conversou com Tarcísio e a transição vai acontecer de verdade, pois Tarcísio terá uma sala a partir deste mês na prefeitura para ir se inteirando das coisas.

Este bom exemplo de Novo Hamburgo deve ser copiado por todos na nossa região. O município não pode parar de outubro a dezembro pelo simples fato do que perdeu, deixar tudo as traças. E não pode parar de janeiro a junho de 2009 para que o novo prefeito fique colocando a casa em dia.

O município precisa andar pra frente e as divergências políticas têm que ficar no passado. Chega de política do estilo das antigas novelas das 8 da Globo!

As eleições passaram e agora é hora de esquecer as briguinhas políticas e tocar a vida pra frente. Quem ganhou, ganhou; quem perdeu, perdeu e fim de papo. Até porque, vocês sabem muito bem, que muitos que ganharam vão acabar trocando de lado e muitos que perderam, vão acabar ganhando daqui a alguns meses, então, porque este clima pesado se muitos trocam mais de lado do que a gente troca de camisa.

A pergunta que não quer calar: por que motivo houve tanta mudança nas Prefeituras e Câmaras?

À propósito: "Dinheiro é um negócio curioso. Quem não tem está louco para ter, e quem tem está cheio de problemas por causa dele", frase de Ayrton Senna.

A pergunta que está na boca do povo: será verdade que, da mesma forma que mudam os funcionários das Prefeituras, mudam também os ares em alguns municípios?

A mensagem positiva do dia: “Seja você quem for, seja qual for a posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito
amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá", de Ayrton Senna.
(sexta, 10/10/08)

PP e PMDB conquistam mais prefeituras no RS

O maior partido gaúcho é o PP. Os progressistas foram os que mais venceram eleições no Estado. Foram 145 prefeituras, contra 143 do PMDB. No entanto, um dos partidos que mais cresceu foi o PT, pois venceu as eleições ou chegou ao segundo turno em algumas das principais cidades gaúchas.
Causa estranheza que o PDT vem perdendo terreno ano após ano. O partido sobrou com apenas 63 prefeituras. E o PSDB, que tem o Governo do Estado, vem crescendo, mas tem apenas a insignificância de 19 prefeituras, o que mostra que não consegue se enraizar no solo gaúcho.

Mapa político do Rio Grande PARTIDO MUNICÍPIOS
PP - 145
PMDB - 143
PDT - 63
PT - 57
PTB - 30
PSDB - 19
DEM - 13
PSB - 12
PPS - 4
PHS - 1

Nas primeiras sessões de Câmaras de Vereadores que estão acontecendo após as eleições a história se repete em todas. Os não eleitos estão com cara de choro e os reeleitos estão com a boca lá na orelha, de tão felizes. Aliás, alguns que caíram do cavalo tem cara de choro, outros estão brabos e uns estão com vontade se esconder.

Eleição é assim que funciona, uns ganham, outros perdem. E o bonito da política é justamente isso, pois a alternância no poder é fundamental, onde uns prefeitos priorizam uma área, outros que entram priorizam outras e, aos poucos, se faz justiça de todas as áreas terem o mesmo incentivo, mesmo que seja por mãos diferentes.

Em muitos municípios as coisas se inverteram de lugar. Os que viviam criticando e pedindo coisas, agora venceram as eleições e cabe a eles fazer estas obras solicitadas por eles mesmos. Por outro lado, os que estavam no poder, agora estarão do outro lado do balcão e caberá a eles atuar como oposição. Nada como um dia após o outro!

Agora, o que não pode acontecer é, toda vez que mudar o partido que comanda a prefeitura, o novo prefeito ter que começar tudo do zero! A gente sabe que teve municípios em 2004 que sumiram até com as memórias dos computadores e quem entrou, se ferrou e demorou muito até colocar as coisas em dia. Se isso acontecer, os prefeitos têm que botar a boca no mundo!

A pergunta que não quer calar: por que motivo houve tanta mudança nas Prefeituras e Câmaras?

A mensagem positiva do dia: "Se cheguei onde cheguei e consegui fazer tudo o que fiz, foi porque tive a oportunidade de crescer bem, num bom ambiente familiar, de viver bem, sem problemas econômicos e de ser orientado no caminho certo nos momentos decisivos de minha vida", de Ayrton Senna.
(quinta, 09/10/08)

O mapa político da região

O mapa político na nossa região andou mudando bastante com esta eleição. Nos 11 municípios de circulação do Diário, mais da metade deles trocaram de partido no comando da Prefeitura.

Até então, o PMDB governava a maioria dos municípios, ou seja, quatro, sendo Hortêncio, Presidente Lucena, Dois Irmãos e Herval. Se for contar também os vices-prefeitos, o PMDB estava em mais de oito prefeituras. Já o PDT atualmente está no comando em Linha Nova e Morro Reuter, o PP em Ivoti, o PSDB em Nova Petrópolis, o PPS em Lindolfo, o PT em Estância e o PTB em Picada. É uma salada de frutas!

Mas a partir de janeiro de 2009 o mapa muda bastante. O PMDB será prefeito em Lindolfo, Presidente Lucena (ou fica com o PDT) e Morro Reuter. O PP terá duas prefeituras, sendo Ivoti e Herval, e o PSDB ficará em Estância e Nova Petrópolis. O PTB continua em Picada, o DEM ganha em Hortêncio e o PT em Dois Irmãos.

Como balanço, o PMDB perdeu três prefeituras, garantiu uma e ganhou mais duas, ficando com uma a menos. O PMDB ficou somente com três, mas ainda tem o maior número de Prefeituras da região. O PDT e PPS perderam as duas e sumiram do mapa, enquanto o DEM (antigo PFL) passou a aparecer no mapa. Já o PP e PSDB cresceram de uma para duas Prefeituras. O restante, PT e PTB mantiveram uma prefeitura cada um, apenas a vitória petista migrou de Estância para Dois Irmãos.

Os únicos prefeitos que conseguiram reeleger o seu projeto e seus sucessores, ou eleger-se a eles mesmos, foi Ivoti, Nova Petrópolis, Linha Nova e Picada Café. Os eleitos foram Maria de Lourdes em Ivoti, Lui Schenkel em Nova Petrópolis, Luciano Klein em Picada Café e Nicolau Hass (PDT) em Linha Nova, o menor colégio eleitoral do Estado.

Em Lindolfo Collor o atual prefeito Darci não subiu em nenhum palanque, mas deu Alceu Heinle do PMDB. Em Morro Reuter a prefeita Elaine Capeletti (PDT) não subiu no palanque de ninguém, mas apoiou o PTB, porém, o vencedor foi o PMDB de Adair Bohn.

O PT continua com uma Prefeitura por aqui, porém, dominou a chamada “linha do trem”. Explica-se: nas cidades próximas ao Trensurb só deu PT! De Esteio a Novo Hamburgo, passando por São Leopoldo e Sapucaia. Além disso, deu PT em Sapiranga e Dois Irmãos. E mais: os petistas ainda estão na luta do 2º turno em Porto Alegre e Canoas. Agora o mapa político da Grande Porto Alegre é vermelho e com estrela do PT. A mensagem positiva do dia: “Admita seus erros e enganos, mas não os lamente; corrija-os e continue andando para frente. Desde que esteja caminhando para frente, você pode corrigir sua rota enquanto caminha”.

(quarta, 08/10/08)

A união dos futuros prefeitos da região

As eleições de 5 de outubro já passaram e alguns já estão com câimbra na boca de tanto dar risada ou sorrir de feliz que estão. Outros ainda estão com as feridas bem abertas, a cara de choro, mas o tempo passa e as feridas cicatrizam.

Ontem ao meio-dia o jornalista Noé Cardoso comandou um programa histórico na rádio 88,7 FM, reunindo vários prefeitos da região, no estúdio ou por telefone. Até onde a gente pôde ouvir, Noé fez um bate-bola com os prefeitos Vanazzi (São Leopoldo), Maria de Lourdes (Ivoti), Professor Miguel (Dois Irmãos), Tarcísio Zimmermann (Novo Hamburgo) e Spolaor (Sapiranga).

Em comum o fato de todos serem do PT, com exceção da Maria. Mas há algo em comum, afinal, Ivoti tem o fato de ser um dos municípios da região que mais trouxe verbas de Brasília, onde a prefeita Maria deixou claro que nunca olhou a questão do partido, se Lula era do PT ou do PP, mas sim, a palavra de ordem era verbas e obras para Ivoti.

O mais importante que ficou do bate-papo na rádio, onde os prefeitos iam conversando entre si ou sendo entrevistados por Noé Cardoso, foi o pacto firmado para o desenvolvimento coletivo da região. Este fato é importante, afinal, foi no dia seguinte às eleições, com os prefeitos ainda quase sem voz, como resquícios da comemoração do dia anterior.

No mundo globalizado como hoje, os prefeitos não podem dar tiro para tudo quanto é lado. Este pacto de união para bater junto à porta da governadora ou do presidente Lula é muito importante, afinal, não vai ser um único prefeito, mas várias cidades, com vários eleitores, onde o poder de fogo é maior. Quem vai se botar contra seis ou sete municípios da região que estão unidos?

A região ganha força com isso, pois nunca saiu do papel nada deste tipo, porque cada prefeito defendia uma bandeira. Se este pacto realmente sair do papel e não ficar somente em sonho de recém-eleito ou como simples amenidades de políticos, a região tem muito a ganhar, até mesmo para atrair empresas para cá, dar incentivos coletivos a iniciativa privada e diversificar a economia, entre outros.

A lição que podemos tirar desta eleição é uma pergunta que não quer calar: por que a oposição ganhou na maioria dos municípios da região?

Aos que não tiveram sucesso na eleição deste ano, deixamos uma mensagem positiva do dia, de autor desconhecido: “A vida me ensinou a caminhar, saber cair, depois me levantar, o tempo não espera, não há espaço pra chorar, andei no escuro agora vou brilhar, sobreviver é necessário, também quero ser feliz! Permaneço no combate, meu resgate é a minha fé, minha luta causa medo, estou na vida, venha o que vier e não vou amarelar, seja o que Deus quiser".

(terça, 07/10/08)

A primeira coluna após as eleições

Parabéns. A todos os prefeitos e vereadores eleitos deixamos os nossos sinceros parabéns e nossa homenagem. São 11 prefeitos eleitos em nossa região, alguns foram reeleitos ou o partido reelegeu seus projetos, outros são marinheiros de primeira viagem. Da mesma forma, entre os mais de 100 vereadores da nossa região, tem muitos reeleitos, outros são novatos e alguns são uma grata surpresa, quase que uma zebra eleitoral.

A cada eleição que passa a gente tem uma surpresa. Neste domingo a noite, olhando a lista dos eleitos na região mais uma vez fomos pegos de surpresa. Têm muitos candidatos que se dava como eleitos por antecipação e ficaram pelo caminho. Da mesma forma, alguns fizeram grande votação, mas ficaram de fora devido a legenda. Por outro lado, tinha alguns desacreditados, mas que surpreenderam e acabaram se elegendo.

A todos os eleitos os nossos sinceros parabéns pela façanha, porque não é fácil ficar três meses em campanha, batendo de porta em porta, correndo rua noite e dia. Na campanha você tem que ser sincero para seduzir o eleitor e ganhar o voto dele, mas tem que ser malandro para driblar as “mordidas” por dinheiro e favor.

E aos que não se elegeram, também deixamos nossos parabéns. Quem concorreu e ficou pelo caminho, pode não ter sido um vitorioso na eleição, mas é um vitorioso na vida. Não é fácil você entrar em uma campanha e ir até o fim, enfrentando fofocas, boatos e mentiras.

Quando alguém concorre a um cargo, seja para prefeito ou vereador, a vida do cara é virada do avesso para encontrar podres ou coisas para denegrir a imagem. Então, quem concorreu, mesmo que não se elegeu, mas chegou até aqui, nossos parabéns porque vocês são uns vencedores e semearam alguma coisa. Quem sabe o que vocês plantaram nesta campanha vão colher somente em quatro anos?

A pergunta que não quer calar: nas suas projeções, você errou ou acertou o nome do prefeito eleito da sua cidade? E para vereador, os eleitos correspondem às suas expectativas?

A pergunta que está na boca do povo: as pesquisas realmente confirmaram a verdade nesta eleição?

A mensagem positiva do dia: “Teu destino está constantemente sob teu controle.Tu escolhes, recolhes, eleges, atrais, buscas, expulsas, modificas tudo aquilo que te rodeia a existência”.
(segunda, 06/10/08)

sábado, 11 de outubro de 2008

Uma análise das eleições em Herval

CAMPANHA
A campanha já passou e a eleição foi domingo. Mas, como sempre, vai levar tempo até baixar a poeira. A eleição passa, mas algumas coisas continuam acontecendo por mais alguns dias.

FOLGA
Na quarta o candidato a prefeito eleito, Rodrigo Fritzen, esteve no Diário para fazer uma entrevista e disse que ia descansar até sábado na casa de sua filha, em Taquari. Quando perguntamos que tipo de peixe tinha lá no rio Taquari, onde ele iria pescar, ele se saiu com esta: “Tem pintado, jundiá e muita traíra...”.

NÃO MUDA
Rodrigo disse que mudam as coisas na sua vida agora que ele foi eleito prefeito. No entanto, disse que já esteve dos dois lados do balcão e sabe como as coisas funcionam, então, comentou que ele será o mesmo cara simples de sempre, mas como prefeito, abrindo as portas da Prefeitura para o povo.

DIFERENÇA
O Ilges e os dois Morro dos Bugres fizeram a grande diferença da eleição. Nestas duas comunidades Rodrigo teve 137 votos no Ilges, ou seja, dos 293 votos ele fez 73%. Nos dois Morro dos Bugres, Rodrigo abriu mais 93 votos, tendo feito quase 70% dos votos, sem contar que abriu quase 170 no Centro. Já Adriano está feliz porque venceram na Boa Vista, mesmo que os dois adversários eram de lá também, assim como ele.

DERLY
Se Derly perdeu com grande diferença nas comunidades citadas, ele deu a volta por cima em Nova Renânia e Alto Padre Eterno, onde a diferença foi de 92 votos. Aliás, como já citamos várias vezes, em Herval é 2.000 para um lado e 2.000 votos para outro, sendo que os 500 ou 600 além destes acabam pendendo para um ou outro lado. Foi assim em outras eleições já e agora se repetiu.

VENENO
* O clima eleitoral ainda está quente no Herval.
* Assim como aconteceu há quatro anos, agora também tem gente soltando foguete todo santo dia.
* Pelo visto, mais uma vez, a política pode virar disputa judicial.
* Rodrigo não fala em novo secretariado, apenas diz que vai descansar e volta só sábado.

RAIO-X
* Dentre todas as seções e dentre todos os candidatos, Wild foi o mais votado em uma única seção: 93 votos em Padre Eterno Baixo, contra 83 de Necha em Alto Padre Eterno.
* Os vereadores que fizeram acima de 50 votos em uma única seção foram: Remi (56 na Renânia), Schuckinha (83 na Schweitzer), Bigode (65 na Renânia), Forneck (62 em Padre Eterno), Wild (92 em Padre Eterno), Eneri (53 na Schweitzer), Poshe (50 na Cônego), Chilo (74 na Schweitzer, 62 e 57 na Atiradores), Orlando (83 em Alto Padre Eterno) e Plínio (69 na Amizade).
* Stela e Plínio fizeram um caminhão de votos em quase todas as urnas.
* Inácio fez 86 votos no Centro e 40 na Vila, ou seja, 70% dos votos em dois locais.
* Poshe arrancou com 191 da Cônego, ou seja, saiu eleito.
* Chilo saiu eleito da Boa Vista, com 193 votos em três urnas. E ainda pingou votos em quase todas as seções.
(sexta, 10/10/08)

Primeira análise pós-eleição em Morro Reuter

CRIANÇADA
Morro Reuter – A Prefeitura está organizando um grande evento infantil para este domingo. O Dia das Crianças na Praça será uma grande festa, com muitos brinquedos e distribuição de guloseimas. Organizado pela Educação, o evento será na praça central, das 14h às 18h, mas em caso de chuva será transferido para o ginásio municipal. Segundo os organizadores, haverá distribuição de pipoca, algodão-doce e outros doces que a criançada adora, sendo que os brinquedos, como piscina de bolinhas, também são gratuitos.

RAIO-X DA ELEIÇÃO
* O povo passou a vassoura na Câmara e fez uma limpeza geral. Dos oito, sobrou só dois.
* Por ora, vamos fazendo alguns comentários a respeito do assunto.
* Dentre todas as seções e dentre todos os candidatos, Caçamba foi o mais votado em uma única seção: 175 votos em São José do Herval, contra 126 de João Bosco em Picada São Paulo.
* Falando em mais de 100 votos, quatro candidatos de Morro Reuter surpreenderam. Para se ter uma idéia, em Herval, o máximo que um candidato conseguiu foi fazer 93 votos em uma seção, no caso, Wild (PDT), em Padre Eterno Baixo.
* Já em Morro Reuter, Caçamba fez 175 em São José, Bosco fez 126 na Picada, Pingo fez 116 em São José e Guido Dilkin fez duas vezes mais que 100 votos em uma seção. Na urna 54 ele fez 104 votos e na 28 fez 111 votos. Em outras palavras, o cara saiu eleito de Walachai com 215 votos.

TRINTA
* Os vereadores que fizeram acima de 30 votos em uma única seção foram: Aurélio (30 na Linha Cristo Rei), Catarina (33 na Picada São Paulo), Pitcha (32 no Centro), Negão (31na Fazenda Padre Eterno), Galo Fino (40 no Centro), Marino (30 no Centro), Julinho (44 no Centro), Zaca (30 em Picada São Paulo) e Juliana (35 no Centro)
* Zaca foi o candidato que fez votos em menos urnas, apenas duas. Foram 30 votos foram em Picada São Paulo e um no Centro.

URSO E MAIS VOTADO
* O título de urso ficou com Laudio Fritzen, que somou 19 votos. O vice-urso ficou Sili Petry com 22 votos.
* Caçamba saiu eleito de São José do Herval, com 175 votos só da escola Tiradentes.
* Aliás, Caçamba fez tanto voto que se os outros dois candidatos de São José e Walachai juntassem seus votos, ainda teriam menos que Caçamba.
* Se Pingo e Guido juntassem os votos totais, ficariam 36 atrás de Caçamba.
* De 247 votos de Juliana, pode-se dizer que ela já estava eleita somente com os 194 do Centro.

JOVEM
* Aurélio fez 80 votos no Centro e apenas 42 em todo o interior, sendo que 30 foram em Linha Cristo Rei.
* Catarina foi o candidato que mais fez votos únicos. Fez a quantidade de um voto em cinco urnas.
* Julinho foi o candidato mais jovem dessa eleição. Ele deve ser o mais jovem vereador já eleito em Morro Reuter.
(sexta, 10/10/08)

Previsão dos eleitos - parte 2

NATAL
Nesta sexta, às 20h, na Sociedade Santa Cecília, terá um coquetel de lançamento da Promoção Compra Premiada Natal dos Anjos. Estará presente o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do estado, Vitor Augusto Koch. Segundo o presidente da CDL, Adair Heilmann, a promoção começa na segunda-feira, no dia 9 de dezembro será sorteada uma moto e o prêmio no final de ano será um Celta.

PREVISÃO
Como já comentamos esta semana, no domingo fizemos duas projeções de eleitos. Na primeira, chutamos nove possíveis eleitos e acertamos cinco. Depois, chutamos 10 nomes com grandes chances e caímos do cavalo de novo. Citamos dois vereadores para o PSDB, quatro para o PT/PDT e quatro para o PMDB/PP. Nos nomes, coloquei Zé Fink e Léo (PSDB), Jair, Jailton, Rambo e Eliseu Rossa (PDT/PT) e Tânia, Padeiro, Elony e Schenkel (PMDB/PP).

LEGENDA
Destes nove, erramos o Léo, em termos, porque o cara fez muito voto, mas foi derrubado pela legenda. Mas não adianta justificativa, porque o Léo não se elegeu, então, erramos o Léo, o Jailton, o Rambo, o Padeiro, o Elony e o Schenkel. Tivemos 50% de acertos!

CAVALO
Caímos do cavalo com estas previsões. Pelo trabalhos fora da Câmara e pela popularidade, sinceramente, achava que Elony, Schenkel, Padeiro e Rambo estariam entre os eleitos. Mas se viu que o povo quis mudança. Até pensava que Elo e Padeiro seriam os mais votados, assim como foi em 2000 (Elo) e 2004 (Padeiro)!

PADEIRO
Padeiro e Rambo são outros dois que se elegem uma vez, mas na outra acabam patinando. Estavam até 2000 na Câmara, não se elegeram e voltaram em 2004, para ficar fora em 2009. “Quando minha mulher viu que eu não tinha entrado entre os nove, ela vibrou de feliz e disse que agora eu ia tirar tempo pra cuidar da minha saúde”, disse Padeiro, sobre o fato da família não querer que ele permaneça na política para cuidar da sua saúde.

PERGUNTA
O leitor e comerciante Gilmar Machado manda ver uma pergunta: “Será que os que fizeram turismo nos congressos para as praias e não se elegeram, vão continuar se aperfeiçoando em 2009 para voltar em quatro anos?”

BOTAR A CARA
Tânia botou a cara pra bater e saiu por cima! Simplesmente, foi a mais votada da história com mais de 2000 votos. Pra mim, antes do ano 2020 ninguém bate esta estupenda votação! Até falei isso pra ela antes da eleição, mas ela foi humilde e disse que contava apenas com três votos: o dela e dos dois filhos. Será que se outras pessoas da prefeitura tivessem botado a cara pra bater e concorrido a vereador não teriam surpreendido? Por que nunca um secretário do PMDB e PP concorreram a vereador?

BOM?
Quem morava em nossa cidade há 15 ou 20 anos e foi embora, voltando hoje, vai ficar arrepiado ao ver o progresso do São João, que é nosso maior bairro. Hoje tem pavimentação por todos os lados, tem escola, posto de saúde, creche, enfim, é um bairro bem estruturado, sem contar o comércio muito bem desenvolvido. No entanto, o povo foi nas urnas e detonou com Juarez, votando contra. Há quem diga que muitos são mal agradecidos, no entanto, viu-se que o povo não se contenta só com obras e quer algo mais.

(sexta, 10/10/08)

Quem é culpado pela derrota ou vitória em Dois Irmãos?

CULPADO
O que se ouve por aqui é muita gente do PMDB e PP tentando achar um motivo pela derrota. E aí se houve de tudo! Conversando com alguns na sessão da Câmara e com pessoal da situação na rua, alguns dizem que o culpado pela derrota de Juarez tem um nome: Renato.

SANTA
Tenham a santa paciência em querer culpar o Renato pela derrota. Acho que nem a situação e nem a oposição podem pensar que a Administração de Renato foi ruim ou desastrosa. A Administração de Renato não foi pior e nem melhor que a de ninguém. Ou melhor, pode ter sido um pouco pior ou melhor, mas daí a ser culpado por uma derrota de quase 4 mil votos!?

EXPLICAÇÃO
Renato não fez grandes obras como a última administração do Juarez, isso é verdade. Juarez fez o palco móvel, trevo, algumas escolas e muitas obras. Mas agora esqueceram de tudo que Renato fez? Não estou aqui para defender ninguém, mas acho que são vários motivos que culminaram com a derrota de Juarez e, talvez, até podemos abordar no futuro alguns motivos que nós achamos. Mas os mais importantes motivos da vitória do PT são: Miguel ter sido contra o reajuste salarial e o fato do povo querer mudança, mudança e mudança.

RENOVAR
Aliás, o PMDB e PP colheram o que plantaram, ou seja, a falta de renovação. Será que se, em vez de Miguel, os nomes a prefeito fossem Rambo, Victor, Hélio Seibert ou Romeo, a vitória do PT também era certa?

NÃO
A minha resposta é: não. Miguel é um nome novo, um nome do novo PT, com outro estilo, mais calmo e não tão radical. Miguel era o nome da renovação, ou seja, um dos poucos nomes novos que surgiram.

ONDE?
E onde estão os nomes da renovação do PP e PMDB? Malmann, Renato e Juarez e só. Depois deles, quem o PMDB projetou? Ninguém. Os que tinham condições acabaram sendo podados ou mantidos à sombra.

DUAS VEZES
E o PP também acabou cometendo o mesmo erro duas vezes. Em 1998 perdeu a prefeitura porque não quis renovar o seu quadro de político e botou alguns na geladeira. Carlinhos Vier e Eliceu Schneider foram alguns nomes nesta época que o partido era PDS. Nos últimos anos, entre outros, o PP puxou o tapete de Denise, Chile e, talvez, até Marcel. E agora, mais tarde, já durante a campanha, de Berlitz.

BURACO
Nestes dois partidos há um buraco entre as novas e as velhas lideranças. Aliás, nos outros partidos também tem isso de falta de renovação. Falta renovação nos quadros também do PSDB, PDT e outros. Com a morte de Veronez, o PDT teve que se reorganizar. O mesmo houve com o PT, porque se não fosse Miguel, quem seria o prefeito? O PP ficou com um buraco sem criar líderes por mais de 15 anos. E o PMDB também. E o PSDB? E o PDT? E o PT?

CEDO
Agora ainda é cedo e os partido podem se preparar para daqui a quatro anos. Nossas grandes lideranças políticas podem ser gente boa, porém, estão aí na vitrine há muito tempo. Falta renovação, que é salutar em todos os campos. Imaginem se Dois Irmãos ainda tivesse de jogador atletas como Hess, Paulinho Sori, Leandro Wendlin e tantos outros?

LEMBRAR
Pra quem quiser ver as atas e acompanhar os pronunciamentos dos vereadores, pode acessar a ata na internet. Visite o site www.camaradi.com.br
(quinta, 09/10/08)

A previsão de acerto dos vereadores eleitos

CARA A TAPA
Escrever coluna todo santo dia em jornal é muito arriscado. Você coloca a cara a tapa e pode ganhar fãs na mesma proporção que inimigos. Mas é bom o cara botar o dedo na ferida, porque alguém precisa colocar os anseios e sugestões do povo em um jornal, o que acaba virando história com o passar dos anos.

PREVISÃO
E nestas coisas do cara querer fazer algo diferente pra coluna não cair na mesmice da repetição, então, veio a idéia de fazer uma projeção sobre os eleitos para a Câmara de Vereadores. Logicamente não seríamos doidos de divulgar antes da eleição para não prejudicar ninguém. Escrevemos, então, um artigo e mandamos para um e-mail, ficando em sigilo para ser aberto após as eleições. A data e o horário do e-mail comprovam que a “previsão” – ou projeção – foi feita antes do pleito.

CAIR DO CAVALO
Se bem que não precisamos ficar dando explicação que escrevemos a projeção antes do resultado das eleições, porque o resultado mostra que a gente caiu do cavalo. Publicar isso é dar a cara a tapa, porque o cidadão que se elegeu vai poder pegar no nosso pé e dizer que a gente não acreditava no trabalho dele. Logicamente surpresas existem e, graças a Deus, os que nos surpreenderam, mereceram e têm todo o nosso apoio e elogio, pois foram boas as surpresas, em sua maioria.

ERREI O PULO
Sendo um cara que acompanhou quase todas as sessões da Câmara desde o ano 2000 e vivendo – feliz ou infelizmente – no meio político, sinceramente, achei que iria me sair um pouquinho melhor nesta projeção. Mas, dos eleitos, acabei acertando somente cinco vereadores. Literalmente, me quebrei, caí do cavalo, errei o pulo, pisei na bola, ou seja lá como se deve chamar isso.

NA MOSCA
E o pior é que fiz duas previsões e não acertei mais que cinco vereador em cada uma. Na primeira previsão, chutei um vereador pro PSDB, três do PDT/PT e quatro pro PMDB/PP. Acertei na mosca pelas cadeiras da Câmara, mas errei os nomes. Chutei Sérgio Fink pelo PSDB, Jair, Jailton e Eliseu pelo PDT/PT e Padeiro, Tânia, Paulinho e Schenkel pelo PMDB/PP, colocando ainda um asterisco na professora Eliane, imaginando que ela poderia ser a surpresa da campanha, assim como Marcel foi em 2004. Mas errei o pulo porque acertei só o Fink, o Jair, o Eliseu, a Tânia e o Paulinho e, se contar a Eliane, então foram seis acertos. Em Morro Reuter acertei quatro e em Herval chutei 10 e acertei os nove, na mosca!

ME QUEBREI
Na segunda previsão, eu deixo o mistério para divulgar amanhã...

CHANCES
Até comentei várias vezes que o Filipin tinha muita chance porque na Vila Becker tinha muito voto e o cara é o único de lá, sem contar que iria pingar voto em todas as urnas. Mas me surpreendeu bastante – e positivamente – o fato de Jerri e da Eliane Becker terem sido eleitos. A estes três, realmente, rendo os maiores elogios, porque surpreenderam a todos. Realmente, parabéns!

NO CHINELO
Agora que dei minha cara a tapa, vamos deixar uma pimentinha neste bate-papo. O PP tem que se ajoelhar e render muitos elogios a Tânia, pois graças a ela o partido terá representante na Câmara. Em 2004 o PP elegeu dois, depois conquistou mais dois e hoje o PP tem quatro vereadores na Câmara. Mas ano que vem não teria nenhum e estaria fadado ao fracasso. Mas os mais de 2.000 votos da Tânia levaram, praticamente, os dois do PP, que merecem elogios por serem novatos e terem sido os mais votados do partido, colocando muito peixe grande no chinelo!
(quarta, 08,10/08

A primeira análise política pós-eleição em Dois Irmãos

CAMPANHA
Finalmente passou o período eleitoral. Hoje, umdia depois das eleições, alguns estão com a boca lá na orelha e outros estão tristes. Tudo absolutamente normal na democracia, onde uns ganham e outros perdem.

SUCESSO
Ao prefeito eleito, o Miguel, o nosso desejo de que faça um bom trabalho nestes quatro anos. Ao vice, Mauro, desejamos que tenha quatro anos de muito trabalho junto com o prefeito. Agora, prefeito e vice devem se juntar não só aos partidos, mas a toda a sociedade, para escutar o nosso povo e, então, formar uma equipe qualificada para comandar o município.

MUDAR OU NÃO MUDAR
Agora, os eleitos devem ir, aos poucos, fazendo as mudanças que o povo pede, mas mantendo tudo o que funciona bem e que deve continuar. E os vereadores devem trabalhar juntos por Dois Irmãos. A mudança na Câmara foi grande e espero que, em vez de xingar a imprensa, tirem lições do porquê desta mudança!

ATENTOS
Aos vereadores eleitos, deixamos primeiro um elogio pela conquista e, depois, o desejo de que formem, a partir de 1º de janeiro, a melhor Câmara de Vereadores da nossa história. E quando falamos isso, é porque queremos que lá na Câmara, tenhamos bons discursos, nada de brigas, nada de viagens para congressos caça-níqueis, nada de demagogia.

ORGULHO
Tomara que nossos Poderes Legislativo e Executivo sejam tão bons que façam com que todos se orgulhem. Tivemos algumas surpresas de candidatos, principalmente a vereador, que eram favoritos para estar entre os nove, mas que caíram do cavalo. Da mesma forma, teve gente que entrou como azarão na campanha, mas conquistou uma cadeira. A todos, parabéns.

RÁPIDO
Parte desta coluna a gente escreveu ainda antes de saber o resultado da eleição. Isso foi feito para adiantar o serviço, visto que a votação encerrou às 17h, teve urnas que só chegaram ao Fórum perto das 18h para começar a apuração e temos que fechar este espaço para o jornal às 20h. Então, o tempo era curto...

SUGESTÃO
E uma parte desta coluna que faço questão de frisar que foi escrita antes do resultado final, é a parte a seguir. “Neste momento, não sei se o vencedor para prefeito é Miguel, Juarez ou Leonel, mas deixo o recado: ‘O vencedor deve procurar os outros dois, que eram adversários até ontem e que agora não devem ser mais adversários. Se tiver mudança, que a transição aconteça, porque o município não pode parar e começar do zero. Se não tiver mudança, que a oposição dê suas sugestões para os vencedores”.

IMPORTANTE
É importante que o prefeito eleito converse, não só com o Renato, mas com os outros dois, que também foram às ruas para ouvir o povo. Conversem entre os três para ver o que fazer para melhorar ainda mais Dois Irmãos. Vocês três trouxeram boas experiências das caminhadas nas ruas e estas coisas precisam ser colocadas em prática pelo candidato vencedor.
(segunda, 06/10/08)

Arquivo do blog

2011

Livros lidos em 2011*
52 - O dia de um jornalista americano em 2.889, Julio Verne, 80 pág, Ed. Hemus, 19/11 a 24/11/2011. (nota 5)
51 - Em outras palavras, Lya Luft, Record, 224 pág, 17/12/2011. (nota 7)
50 - Jogo sujo, Marcelo Duarte, Ática, Série Vaga-Lume, 134 pág, 16/11 a 19/11/2011. (nota 7,5)
49 - Espíritos entre nós, James van Praagh, Sextante, 134 pág, 31/10 a 07/11/2011. (nota 7)
48 - Percalços, Ernani Mügge, Con-Texto, 74 pág, 29/10 a 31/10/2011.

47 - Instantes, Ernani Mügge, Oikos Editora, 64 pág, 30/10/2011.
46 - Chatô, o Rei do Brasil, Fernando Moraes, Ed. Companhia das Letras, 731 pág, 10/06 a 29/10/2011. (nota 9)
45 - Seja líder de si mesmo; Augusto Cury, Sextante, 122 pág, de 20/09 a 25/09/2011. (nota 8)
44 - Monte seu próprio negócio; Leandro Martins; Digerati Books, 111 pág, de 06/08 a 20/09/2011.
43 -Crônicas do Lelo, Aurélio Decker, Ed. Metropole, 176 pág, 19/08 a 11/09/2011). (nota 6)
42 - Eis o homem Paulo Sant´Ana; Paulo Sant´Ana, RBS Publicações, 168 pág, 13/08 a 04/09/2011. (nota 6)
41 - Crônicas de minha cidade; Carlos de Souza Moraes, Ed. Unisinos, 239 pág, 14/08 a 21/08/2011.
40 - Coisas do corações; Beto Ody (Rádio Alegria), Palotti, 148 pág, 11/08 a 20/08/2011).
39 - Meu guri; David Coimbra, LP & M, 185 pág, de 11/08 a 14/08/2011. (nota 7,5)
38 - Meditando com Brian Weiss, Sextante, 105 pág, de 06/08 a 07/08/2011. (nota 6)
37 - Cá entre nós, Ernest Sarlet, Ed. Feevale, 178 pág, de 27/07 a 31/07/2011. (nota 5)
36 - O maior vendedor do mundo; Og Mandino; Ed. Record, 118 pág, 22/07 a 30/07/2011. (nota 9)
35 - Conquistar e manter clientes; Daniel Godri; Ed. Eko, 116ª edição, 75 pág, 19/07/2011. (nota 5,5)
34 - Auto-hipnose, desperte o seu gigante interior, Mauro Rosso, Ed. Imprensa Livre, 69 pág, de 19 e 20/07/2011.
33 - O símbolo perdido, Dan Brown, Sextante, 489 pág, de 02/07 a 16/07/2011. (nota 8,5)
32- O segredo de Luisa, Fernando Dolabela, Sextante, 303 pág, de 1º/07 a 03/07/2011. (nota 7,5)
31 - 35 melhores contos do RS, Maria da Glória Bordini (organizadora), 322 pág, IEL (Corag), de 23/06 a 27/06/2011. (Simões Lopes Neto, E. e LF Veríssimo, L.C. Barbosa Lessa, Jane Tutikian, L.A. Assis Brasil, Sérgio Capparelli, Carlos Carvalho, Alcides Maya, Caio Fernando Abreu, Josué Guimarães, Sérgio Faraco, Charles Kiefer, Moacyr Scliar...) (nota 6)
30 - A vida que ninguém vê, Eliane Brum (ZH), Editora Arquipélago, 208 pág, 23/06 a 25/06/2011. (nota 8)
29 - Os segredos dos campeões, Roberto Shinyashiki, Ed. Gente, 182 pág, 24/05 a 23/06/2011. (nota 7,5)
28 - Avenida de histórias, Henrique Schneider, Produção Um Cultural, 132 pág, 21/06/2011. (nota 7,5)
27 - O Monge e o Executivo, James C. Hunter, Ed. Sextante, 143 pág, de 20/05 a 12/06/2011. (Uma história sobre a essência da liderança). (nota 8,5)
26 - O caçador de pipas, Khaled Hosseini, Ed. Nova Fronteira, 370 pág, 14/05 a 16/05/2011) - 8mil vendidos. (nota 9)
25 - O Analista de Bagé; Luis Fernando Veríssimo; L & PM Pocket, 84 pág, 2ª vez, 01/05/2011. (nota 7)
24 - Nunca desista dos seus sonhos, Augusto Cury, Sextante, 156 pág, 2ª vez, 04/04 a 01/05/2011. (nota 8)
23 - Autoconhecimento: o primeiro passo para a liderança; Claiton Marusiak; Ed. Treze, 52 pág, 2ª vez, 01/05/2011.
22 - O caminho da tranquilidade, Sua Santidade, o Dalai Lama, coleção Auto Estima, Ed. Sextante, 96 pág, 15/04 a 19/04/2011. (nota 6,5)
21 - Trem-Bala, Martha Medeiros, L & PM Pocket, 247 pág, 04/04 a 15/04/2011. (nota 9)
20 - De Pedro a Collor; charges; Sampaulo (Paulo Sampaio), AGE Editora, 110 pág, 20/11 a 09/04/2011. (nota 6)
19 - A Arte de Fazer Jornal Diário, Ricardo Noblat, Ed. Contexto, 174 pág, 23/03 a 03/04/2011. (nota 9,5)
18 - A Objetividade Jornalística, Luiz Amaral, Ed. Sagra-Luzzatto, 96 pág, 24/03 a 27/03/2011. (nota 5)
17 - Diários de um repórter, Flávio Alcaraz Gomes, L & PM, 180 pág, 01/03 a 24/03/2010. (nota 5,5)
16 - A Miséria do Jornalismo Brasileiro; Juremir Machado da Silva, Vozes, 155, 01/03 a 12/03/2011. (nota 8,5)
15 - The Secret - O Segredo; Rhonda Byrne, Ediouro, 198 pág, 26 e 27/02/2011). (nota 9)
14 - O Aleph; Paulo Coelho, Ed. Sextante, 240 pág, 10/02 a 26/02/2011). (nota 6,5)
13 - O Doce Veneno do Escorpião, O Diário de uma Garota de Programa; Bruna Surfistinha (Raquel Pacheco), Panda Books, 168 pág, 18/02 e 19/02/2011. (nota 1)
12 - Odisséia Urbana; Ismael W. Manganelli, 110 pág, 19/02/2011.
11 - Como Evitar Preocupações e Começar a Viver; Dale Carnegie; Cia Editora Nacional, 423 pág, 25/09/2010 a 16/02/2011. (nota 7,5)
10 - O Vôo da Cobra; Lucas Izoton, 164 pág, Independente Cobra D'Água, 22 e 23/01/2011. (nota 8,5)
ESTATÍSTICA DE 2011*
* 43 livros em 2011 - 4 livros/mês -
7.937 pág - 721 pág/mês e 24 pág/dia.
* 35 livros - até fim/set - 4,3 livros/mês - 6.496 pág - 812 pág/mês e 27 pág/dia.
* 21 livros - até fim/jun - 4,2 livros/mês - 3.688 pág - 737 pág/mês e 24 pág/dia.
* exceto janeiro=férias.

2012

Livros lidos em 2012
81 - A motocicleta azul, Luis Carlos Pez, Ed. Uri, 79 pág, 23/12 a 24/12/12. (nota 5).
80 - Os segredos da mente milionária, Harv Eker, Sextante, 175 pág, 27/10 a 23/12/12. (nota 9,5).
79 - Como formar & treinar equipes de vendas, Diego Maia, Ed. Ferreira ,130 pág, 15/12 a 22/12/12. (nota 6).
78 - Saiba mais para gastar menos, Elaine Toledo, Ed. Alaúde, 143 pág, 01 a 09/12/2012. (nota 7).
77 - O X da questão, Eike Batista, Sextante, 130 pág, 01 a 02/12/2012. (nota 8).
76 - Planejamento estratégico: um bem ou um mal necessário, Roberto Tadeu de Morais, Ed. Fundo de Cultura (Faccat), 109 pág, 02/12/2012. (nota 6,5).
75 - Quanto custa ficar rico, Paulo Portinho, Campus, 165 pág, 20/10 a 15/11/2012. (nota 7,5).
74 - A oração que Deus entendia, Paulo Coelho, Ed. Caras, 64 pág, 03/11/2012. (nota 6,5).
73 - A Revolução dos Bichos, George Orwel, Globo, 143 pág, 02/11/2012. (nota 9,5).
72 - Assassinatos na Academia Brasileira de Letras, Jô Soares, Companhia das Letras, 252 pág, 26/10 a 28/10/2012. (nota 7,5).
71
- Seja líder de si mesmo, Augusto Cury, Sextante, 127 pág, 12/10/2012. (nota 7).
70 - A Lei de Murphy, Arthur Bloch /Millor Fernandes, Record, 106 pág, 09 a 12/10/2012. (nota 5).
69 - Selma e Sinatra, Martha Medeiros, Objetiva, 132 pág, 09 a 11/10/2012. (nota 4).
68 - Maigret e o homem do banco, Georges Simenon, L&PM/Nova Fronteira, 192 pág, 05 a 09/10/2012. (nota 6,5)
67 - O vencedor está só, Paulo Coelho, Agir, 398 pág, 18/09 a 27/09/2012. (nota 7)
66 -
Programa Integral de Leitura (Guia Introd e 1º Ciclo, Olga Camargo Valcárel, Pilbra, 78 pág, 03/09 a 21/09/2012. (nota 7)
65 -
Brasa sob cinzas, Leonardo Boff, Record, 121 pág, 12/09 a 18/09/2012. (nota 6)
64 - Espiritualidade, Leonardo Boff, Sextante, 63 pág, 03/09 a 06/09/2012. (nota 5)
63
- O que Steve Jobs faria?, Peter Sander, Universo dos Livros, 165 pág, 21/06 a 11/08/2012. (nota 7)
62 - As sete Leis Espirituais do sucesso, Deepak Chopra, Ed. Best Seller, 103 pág, 24/06 a 08/07/2012. (nota 9,5)
61 - Filhos inteligentes enriquecem sozinhos, Gustavo Cerbasi, Ed. Gente, 170 pág, 16/05 a 24/06/2012). (nota 7)
60 - Casais inteligentes enriquecem juntos, Gustavo Cerbasi, Ed. Gente, 163 pág, 22/04 a 13/05/2012. (nota 7,5)
59 -Curso básico para resolver problemas e tomar boas decisões, Ken Watanabe, Sextante, 127 pág, 15/04 a 21/04/2012. (nota 4,5)
58 -O Príncipe, Nicolau Maquiavel, Nova Cultural, 282 pág, 17/03 a 15/04/2012. (nota 6,5)
57 - Faça todo mundo gostar de você em 90 segundos, Nicholas Boothmann, Ed. Gente, 190 pág, 09/04 a 15/04/2012. (nota 7)
56 - Dez Leis para ser feliz, Augusto Curi, Sextante, 121 pág, 05/04/2012. (nota 6)
55 - Investimentos inteligentes, Gustavo Cerbasi, Ed. Thomas Nelson do Brasil, 271 pág, 22/09 a 24/03/2012. (nota 7)
54 - O Homem que Calculava, Malba Tahan, Ed. Record, 301 pág, 05/10/2011 a 26/02/2012. (nota 7,5)
53 - Pai Rico, Pai Pobre, Robert Kiyosaki e Sharon Lechter, Ed. Campos, 186 pág, 14/01/2012 a 29/01/2012. (nota 7)
ESTATÍSTICA DE 2012*
- Em 2012, 28 livros, 2,5 mês - 4.683 pág, 425/mês e 14,2/dia.
- Até fim/julho, 10 livros, 1,6/mês - 1.914 pág, 319/mês e 10,6/dia.

- Em 2011 - 43 livros, 4/mês - 7.937 pág, 721/mês e 24/dia.
* exceto janeiro=férias.