A mordida dos impostos!

sábado, 26 de julho de 2008

Brasil gasta mais mais com políticos do que o mundo todo!

Olhe este vídeo e fique de queixo caído.

Dados da Organização Transparência Brasil divulgados pelo Bom Dia Brasil mostram que políticos do Brasil custam mais do que os políticos do mundo todo.

Para se ter uma idéia, o custo anual dos deputados federais e senadores somados, é bem maior do que o custo dos parlamentares da Espanha, Argentina, Itália e França.

divulgue porque o Brasil não merece isso!

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Não é a toa que colono e motorista têm o mesmo dia!

Hoje é Dia do Colono. Neste dia 25, a exemplo do que a gente faz todos os anos, vamos falar sobre o assunto, embora constantemente abordamos a falta de incentivos fazem para os agricultores.

Vamos hoje, reproduzir a coluna divulgada há exatamente um ano atrás. É repeteco, mas vale a pena ler de novo: “Hoje as festas vão acontecer nos quatro cantos deste país e o que não vai faltar é um bando de políticos como urubus fazendo demagogia e dizendo a importância desta classe para o país. De que adianta isso se nos outros 364 dias do ano, ninguém ‘liga’ para colono?”

Continua a coluna do ano passado: “Hoje também é Dia do Motorista. Infelizmente, no Brasil, transporte é praticamente somente por estradas, pois os governos se sucederam e não investiram em transporte por ferrovias ou mesmo fluviais”.

“Os motoristas não tem muito o que comemorar, pois todos que enfrentam o volante hoje em dia estão sofrendo, seja com congestionamentos no asfalto ou com a buraqueira nas estradas de chão”. E acrescentamos: sofrendo risco de assaltos, gastando com pedágios, seguros, “batedores” e tantas outras coisas!

Enfim, colonos e motoristas não têm muito o que comemorar. Mas, por outro lado, pior do que está não pode ficar, então, alguma coisinha para comemorar sempre vamos encontrar. É com união e muito trabalho que vamos mudar no futuro. A todos os colonos e motoristas, a nossa homenagem pelo seu dia. Enão é a toa que estas duas profissões são comemoradas no mesmo dia, afinal, um produz e outro transporta, um é colono porque desbravou para colonizar a terra, enquanto outro desbrava as estradas para levar a produção!

A pergunta que está no blog “todo mundo pode mudar o mundo”.blogspot.com: pra ser vereador é preciso ter competência ou ter apenas muitos amigos e família grande?

A mensagem positiva do dia: “Aproveite bem o poder e a beleza da juventude. Ou, então, esquece, você nunca vai entender mesmo o poder e a beleza da juventude até que tenham se apagado. Mas, pode crer, daqui a 20 anos, você vai evocar as suas fotos e perceber de um jeito - que você nem desconfia hoje em dia - quantas tantas alternativas se lhe escancaravam à sua frente, mas você não via nada”.

(sexta, 25/07/08)

A falta de respeito com os vereadores

Esta coluna se tornou conhecida por criticar ferrenhamente os vereadores, principalmente os que viajam para congressos. Sempre sentamos o cacete em vereador que não andou na linha e retirou dinheiro do povo para viajar.

No entanto, não lembramos de ter criticado vereadores por serem pouco letrados ou por serem ignorantes em alguns assuntos, afinal, ninguém nasceu sabendo. Mas algo que está acontecendo nesta época do ano, quando a campanha política está começando, começa a nos deixar preocupados.

É de ficar triste quando algumas pessoas – com interesses políticos - ficam rindo dos vereadores ou ficam espalhando com cinismo o que é dito nos discursos. Tudo bem que é errado achar que vereador não é uma autoridade intocável, mas no mínimo, um pouquinho de respeito temos que ter, afinal, os vereadores formam um Poder constituído e eleito pelo povo no município.

Ao falar isso não queremos dizer que o povo tenha eu engolir os sapos, ao contrário, deve procurar os vereadores, opinar, sugerir e criticar. Mas ficar fazendo piadinha porque um ou outro vereador “é meio grosso” e banca o ignorante em alguns assuntos, aí já é o fim da picada!

Você sabia? Que a Assembléia Legislativa criou uma sub-comissão para investigar as circunstâncias em que morreu o ex-presidente da República, João Goulart? Isso é motivado pelas declarações de um ex-agente secreto uruguaio que levantou a suspeita. Jango foi presidente até 1964 quando foi deposto e morreu em 1976, em sua fazenda na Argentina.

A pergunta que fica é o que os deputados têm a ver com isso!? Evidente que eles podem puxar a frente desta investigação, mas por favor, será que não há nada mais útil para ser feito na AL? Se o ex-presidente foi assassinado aí já é problema da Polícia, até porque, qual a preparação de um deputado para conferir de perto este caso? Até prova em contrário, o único motivo para um deputado querer tirar isso a limpo é aparecer na mídia com propaganda de graça.

À propósito: você é a favor da distribuição da Bolsa Cota para negros terem seu espaço na universidade? Acesse o blog “todo mundo pode mudar o mundo”.blogspot.com e responda: Sim, porque não há outra forma de negro entrar na universidade, sou a favor de cota para pobres e não para negros ou por divisão racial, sou contra porque isso gera mais discriminação ainda ou sou a favor por ora é necessário a cota, mais tarde pode ser excluída?

A pergunta que está na boca do povo: porque ainda não teve um desfecho no escândalo do Detran?

A pergunta eu está presa na garganta: para sermos justos, quanto deveria custar uma carteira de habilitação?

A pergunta que não quer calar: o povo desperdiça água por ser barata ou por falta de informação e educação?

A mensagem positiva do dia: “A franqueza não consiste em dizer tudo o que se pensa, mas em pensar tudo o que se diz”, de Victor Hugo.
(quinta, 24/07/08)

Você vai votar no candidato a prefeito "menos pior"?

Quando você tem apenas dois candidatos a prefeito, não se tem muita opção de escolha. Se você não quer votar em nenhum deles e acabar votando em branco ou nulo vai acabar beneficiando aquele que está na frente das pesquisas. O que fazer? A saída, então, é votar no menos pior? Se é pior, existe um “menos” ou “mais” pior?

Uma dúvida que fica é se estes escândalos políticos que aconteceram no Rio Grande e em Brasília vão se refletir na campanha municipal. Se assim for, a gente percebe que a grande maioria dos partidos está atolada neste mar de lama, infelizmente. Mas nossos políticos daqui nada têm a ver se um deputado aceitou propina lá em cima, até porque a maioria dos deputados vem aqui só em época da campanha deles e depois some do mapa.

Se nossos políticos da região são culpados – e eles são! – é por fazerem campanha e defender este tipo de gente, que faz uma coisa boa pela região e passam batido em outras 10. E isso acontece aqui na capital gaúcha ou lá em Brasília, o que muda é apenas a proporção dos escândalos!

À propósito: nem todo político é bandido. Há corruptos e demagogos em todas as esferas e classes, seja empresarial, jornalística, política ou da segurança pública! Nem tudo é joio neste mar de lama e deve haver, assim como diz a Bíblia, um pouquinho de trigo que seja útil para a colheita! O eleitor é que vai ter que trabalhar e descobrir quem presta e quem não presta nesta história toda!

O bom exemplo do dia vem do jornalista Noé Cardoso, que fez um comentário estes dias na rádio 88,7 FM em seu programa do meio-dia: “A Assembléia Legislativa está devendo”, disse, referindo-se que os deputados estão em débito com o povo gaúcho, pois muitos escândalos estão acontecendo e manchando a imagem do Palácio Farroupilha. O jornalista, que tem uma visão clara das coisas, citou os escândalos dos Detran, dos selos e outros fatos da AL que envergonharam o povo gaúcho!

À propósito: nossa região foi colonizada por colonos e, infelizmente, quase nenhum município esta data é feriado! Somos contra tanto feriado, mas se é pra ter feriado em dias como Proclamação da República, Tiradentes e outras datas que a maioria não sabe por que não vai trabalhar nestes dias, melhor fazer feriado no Dia do Colono. Nada mais do que justo.

A pergunta que está na boca do povo: quando vai terminar esta “safra de mulheres-fruta”? Já tem Mulher-Melancia, Mulher-Melão, Mulher-Melancia, Dani Bananinha... Ah, e tem também Mulher-Samambaia (que não é fruta), e por aí vai. Qual será a próxima?

A mensagem positiva do dia: “Os homens nunca usaram totalmente os poderes que possuem para promover o bem, porque esperam que algum poder externo faça o trabalho pelo qual são responsáveis”, de John Dewey.

(quarta, 23/07/08)

É tão difícil encontra político com uma palavra só?

Entra ano e sai ano e a gente percebe que, na política, parece que as coisas não evoluem. As pessoas evoluem, as empresas evoluem, tudo muda, tudo progride, mas na política a impressão que temos é que tudo continua como está, com os mesmos discursos repetidos de sempre.

Lembro que há quatro anos, neste espaço, comentamos que um deputado, naquela época, esteve em uma cidade para apoiar um candidato da oposição e discursou que a alternância no poder era fundamental e que precisava ocorrer mudança. Duas horas depois, em outra cidade, o mesmo deputado subiu ao palanque do candidato a prefeito da situação e falou o contrário.

Será que um político não pode ter “uma palavra só””!? O cara vai num município e diz que tem que mudar, passa a divisa, sobe em outro palanque e fala que a alternância é ruim porque pode piorar as coisas e em time que está ganhando não se mexe.

Para isso existe a imprensa e quando estas matérias caíram na redação do Diário e foram divulgadas, os “bons” entendedores de política devem ter ficado de cabelo em pé. Se bem que a maioria do povo nem deu bola para a baboseira que disse este deputado, afinal, em municípios pequenos, o povo, muito antes de votar na pessoa, vota contra ou a favor um certo sistema ou partido.

Eis que este ano a campanha ainda nem começou e já temos estes exemplos bizarros. Em certo município, um político do PSDB disse que seria fácil fazer campanha este ano porque os escândalos do governo Lula e os do Congresso prejudicariam o PT e o PMDB, enquanto que aqui no Rio Grande, o Estado está pagando dívidas e fazendo obras, e isso ajudaria os tucanos na campanha.

Mas qual a nossa surpresa, no mesmo dia, em outro município, conversando com uma liderança petista, eis que ela me vem com esta: “Este ano é barbada fazer campanha porque o pessoal do PMDB, PP, PSDB e outros partidos têm que se explicar sobre fraudes no Detran, escândalos dos selos na Assembléia e outras coisas. Pra nós é bom porque o Brasil está crescendo e isso vai refletir na campanha”.

À propósito: quem está falando a verdade? Ou será que os dois casos estão ruins com tantos escândalos e o povo votará no menos pior?

A pergunta que está na boca do povo: uma eleição local não tem nada a ver com os peixes grandes dos partidos lá de cima, seja em Porto Alegre ou Brasília?

A pergunta que não quer calar: será que em eleição municipal o eleitor vota na pessoa, como se diz, ou será que vota no partido?

A mensagem positiva do dia: “Meta, a gente busca; caminho, a gente acha; desafio, a gente enfrenta; vida, a gente inventa; saudade, a gente mata; sonho, a gente realiza... Trace metas para progredir e sonhe alto, pois se você chegar no meio do caminho, já terá valido a pena o teu sonho”.
(terça, 22/07/08)

Por que o nome do candidato a vice fica em segundo plano?

O cenário político está esquentando e a campanha está batendo à porta. Ainda não vimos quase nenhum santinho ou propaganda política nas ruas. Mas antes que todos façam o seu material de campanha, é bom tomar cuidado com a forma com que isso seja apresentado ao povo.

Antes que a propaganda seja feita, a nossa sugestão - feita neste espaço em 2000 e que ainda continuamos defendendo - é que as coligações valorizem o nome do candidato a vice-prefeito. Ninguém ganha uma eleição sozinho e porque botar só o nome do prefeito em letras grandes se são dois que concorrem?

É bom cuidar e dar destaque também ao nome do vice. Ou será que a maioria dos partidos vai fazer o nome do vice com letra miúda para ninguém entender!? Se o eleitor tiver que pegar os óculos para poder ler o nome do candidato a vice, que esteja no santinho tão pequeno como letra de bula de remédio, será que o vice já não está sendo “escanteado”?

A pergunta que está na boca do povo: se o nome do vice fica meio escondido, será que isso não demonstra que o vice não terá peso algum na campanha e na administração, em caso de vitória?

A gente sabe que tem partidos, em alguns poucos municípios, que querem botar peso apenas no nome do candidato a prefeito, porque acreditam que o vice pode não agregar tanto voto. Mas em alguns casos é o contrário, pois o candidato a vice soma mais votos do que o candidato a prefeito.

Aliás, este tipo de afirmação, sem citar nome e nem municípios, é bem perigosa, porque joga o chapéu para cima e ele pode cair nas cabeças erradas. Portanto, é importante não fazer julgamento precipitado, afinal, este comentário tem apenas o intuito de ajudar, porque sempre criticamos e sugerimos pelo simples motivo de que acreditamos que o Rio Grande e o Brasil podem ficar bem melhores.

À propósito: porque hoje em dia raramente as cidades fazem os inesquecíveis Desfiles do Colono?
A pergunta que não quer calar: o que você acha de uma campanha sem comícios, cervejadas, carreatas e esta gastança toda a que estamos acostumados?

A pergunta que está na boca do povo: porque os meteorologistas erraram o pulo neste final de semana?

Acesse o blog “todo mundo pode mudar o mundo”.blogspot.com (digite sem espaços) ou entre pelo link do mauridandel.blogspot.com e vote se você é a favor ou contra as cotas para negros nas universidades.

Para iniciar bem esta semana, a mensagem positiva é atribuída a Tanzin Gyatso, o Dalai Lama, líder espiritual tibetano do budismo: “No Ocidente vocês têm casas grandes, mas famílias pequenas; vocês têm conveniências infindáveis, mas nenhum tempo para si próprios. Vocês podem viajar a qualquer lugar do mundo, mas não preocupam em atravessar a rua para visitar teus vizinhos”. Com esta frase, o Dalai Lama, literalmente, nos deu um tapa de luva e faz a gente acordar desta hibernação a que estamos sujeitos.
(segunda, 21/07/08)

quarta-feira, 16 de julho de 2008

A mesmice de sempre na campanha política

O que se vê nos poucos discursos políticos é muita coisa nova, mas também muita balela antiga. Para se ter uma idéia, tem candidato com o discurso mais batido que bengala de cego. Mas também tem candidato a vereador que nem sabe a que veio ou o que faz um vereador. Tem outros candidatos até prometendo acabar com o alvará para trazer indústrias, como se vereador tivesse poder de fogo pra isso.

A pergunta que não quer calar: você é a favor do terceiro mandato do Lula? Esta enquete está no blog mauridandel.blogspot.com, acesse e responda.

A pergunta que está na boca do povo: porque em ano eleitoral os políticos aparecem em todas as festas e velórios?

A pergunta que está presa na garganta: não seria bom ter eleição todo ano para que todos os anos os municípios tivessem tantas obras acontecendo?

À propósito: todo mundo sabe que isso acontece porque é uma tentativa de angariar mais uns votinhos para a campanha política. Em ano eleitoral, todo político está sorrindo e presente em todos os cantos do município. Em ano eleitoral, as obras acontecem em todos os cantos, afinal, é ano político e as coisas precisam sair do papel para conquistar o voto do eleitor.

Mas porque isso só acontece em ano eleitoral? Porque os candidatos não fazem campanha os quatro anos, com presença em todos os eventos, em todos os bairros e todas as famílias? Se os candidatos mostrassem a cara todos os anos, com certeza, a campanha seria menos desgastante do que tem sido para todos.

O péssimo exemplo do dia é um tapa na cara que a gente leva de um estudo feito sobre a pobreza, através do Banco Mundial. Incrível, mas você fazia idéia de que mais de 1 bilhão de pessoas vive só com um dólar por dia!? Como você passaria o mês, ganhando algo em torno de 50 reais mensais!?

A mensagem positiva do dia: "Quando somos crianças, somos um pouco de cada coisa: artista, cientista, atleta e erudito. Às vezes parece que crescer é desistir destas coisas, uma a uma. No entanto, mais tarde, todos nos arrependemos por coisas das quais desistimos. Algo de que sentimos falta! E em geral, desistimos destes sonhos por sermos muito preguiçosos, por não conseguirmos nos sobressair ou por termos medo", de Kevin Arnold, da série Anos Incríveis.

Se tomar um copo de chope vai pra cadeia com assaltante de banco e traficante?

Esta história de criar lei sobre o trânsito tem que ter cuidado. Primeiro inventaram a história de proibir a venda de bebida alcoólica nas laterais das BRs. Agora esta Lei foi pro espaço e veio a tolerância zero com a bebida alcoólica no trânsito.

Ora, nem todo motorista é bêbado ou bandido para ser preso e ver o sol nascer quadrado. O que esperamos é que esta Lei não seja mais uma forma de cobrar multas e encher os cofres dos governos. Alguma coisa precisa ser feita para acabar com a carnificina do trânsito, mas tratar qualquer motorista como bandido, enquanto traficantes agem em plena luz do dia e ninguém faz nada, é o fim da picada.

Daqui a pouco vão criar uma Lei proibindo a realização de todos os bailes e festas porque isso pode gerar briga ou bebedeira. Ora, isso seria o fim da picada, afinal, o que teria que fazer é acabar com os chamados “baile fura bucho” ou “risca-faca”, mas manter os bailes e eventos onde não ocorrem problemas, afinal, salões, danceterias e sociedades são locais saudáveis de diversão.

Por enquanto podemos dizer que a campanha política ainda não começou. Não tem jingle de campanha nas ruas, não tem santinhos, comitês e nem comícios. Pelo visto, os candidatos estão engraxando o taco pra vir com tudo para a disputa. Mas tem que ter cuidado senão vão acabar ficando mais engraxados que telefone de açougueiro!

A pergunta que está na boca do povo: um motorista que tomou dois copos de chope, se for pra cadeia, vai dividir a sela com assaltante de banco, estuprador, golpista, traficante e bandidos da pior espécie?

A mensagem positiva do dia: “Durante a era glacial, muitos animais morreram de frio. Os porcos-espinhos perceberam a situação e resolveram se juntar em grupos. Mas os espinhos de cada um, que poderiam fornecer mais calor, acabaram fazendo com que um machucasse os outros e, por isso, tornaram a se afastar. Mas longe um do outro, perceberam que iriam morre congelados e, por isso, acabaram se juntando de novo, mesmo que os espinhos machucassem, o mais importante era o calor que vinha do companheiro do lado. A grande lição desta história é que os porcos espinhos precisaram fazer uma escolha: ou desapareciam da face da Terra ou aceitavam os espinhos do semelhante”.

“Assim como eles tiveram que aprender na marra, nós, seres humanos, precisamos ter a consciência de que as pequenas feridas que uma relação muito próxima pode causar não tem a menor importância, já que o mais importante é o calor um do outro. Você tem, então, duas opções: não aceite os espinhos e defeitos dos seus amigos, se afaste deles e morra com o coração congelado, ou então, aceite os defeitos dos outros, que eles vão aceitar os seus, vivendo momentos mais felizes do que tristes. Até porque, se tiveres ferimento dos espinhos de um amigo, você terá outros amigos para ajudar a cuidar destes ferimentos”.
(quinta, 16/07/08)

Um teste de aptidão para todos os candidatos

A renovação na política que se percebe na campanha é notável. Muita gente que nunca tinha concorrido a nada colocou o seu nome para concorrer e já está em campanha. Tem candidato mais feliz que formiga em tampa de xarope e esse otimismo passa também para o eleitorado.

Misteriosamente, em ano eleitoral, as sessões das Câmaras de Vereadores estão tendo mais Ibope. De um dia para outro, as sessões estão com casa cheia e, de certa forma, isso seria bom para o povo policiar o que se passa no Legislativo. Pena que agora só aparecem os candidatos...

À propósito: recebemos um e-mail de um leitor com um cálculo pra deixar todo mundo curioso. Segundo o leitor, este teste é usado no processo de seleção do banco europeu que está incorporando vários bancos brasileiros.

Tente resolver:
tem um ônibus com 7 garotas dentro,
cada garota tem 7 mochilas,
dentro de cada mochila tem 7 gatos grandes,
cada gato grande tem 7 gatos pequenos
e todos os gatos têm 4 pernas cada.
Pergunta: quantas pernas têm dentro do ônibus?”

Este teste está no blog “todo mundo pode mudar o mundo”.blogspot.com para que você possa indicar aos seus amigos – e inimigos, como vingança! – afinal, o teste é um quebra-cuca daqueles! O e-mail cita que no teste deste banco “o número de pernas é a senha do arquivo para adicionar seu nome à lista como candidato”.

Então, imaginem se este teste fosse feito com os nossos políticos que são candidatos! Em vez de um candidato ter que resolver este quebra-cuca pra fazer sua inscrição no concurso do banco, imagine se o Cartório Eleitoral desse este teste para o candidato resolvê-lo, para medir a capacidade cultural e intelectual da pessoa. Se este teste fosse obrigatório para tornar um candidato apto a concorrer a algum cargo eletivo, será que sobraria algum pretendente?

À propósito: O Ibama considera um crime a confecção de bolsas com couro de jacaré, mas não há Lei que proíba a confecção de bolsas-família com o couro da classe-média.

A pergunta que não quer calar: os conselhos municipais são criados para auxiliar o prefeito a administrar o Município ou os prefeitos colocam nos conselhos somente as pessoas que eles querem para que eles possam mandar 100% sem ouvir a voz do povo que faz parte dos conselhos?

A pergunta que está na boca do povo: a redução do número de candidatos a vereador, em alguns municípios, é porque o salário não foi reajustado?

A mensagem positiva do dia: “Dentre todos os caminhos, escolha o caminho correto, não importam as dores, nem as angústias e as decepções que tenha que encarar. Escolha ser uma pessoa verdadeira, que no seu caminho, você tenha o abraço apertado, seu aperto de mão seja sincero e que você sonhe alto para subir na vida, mas nunca usando os ombros dos outros para isso”.
(quarta, 16/07/08)

Será que o Brasil está preparado para a Lei Seca?

Muitos comerciantes não estão querendo se meter na campanha política para não perder clientes. Na verdade, não farão campanha pra ninguém e sequer vão demonstrar para quem vão votar. É como diz aquele ditado gauchesco, neste caso o eleitor está certo em se fazer de porco vesgo para comer em dois cochos.

O Brasil discute a carnificina que é o trânsito, mas ainda não resolveu problemas antigos sobre emissão de multas. Dia desses um motorista de Niterói recebeu uma multa em casa porque havia sido flagrado pelo radar a 800 km/h.

O caso virou notícia em quase todos os canais de TV e sites da internet, afinal, parece uma piada que um Gol, ano 90 e poucos, iria atingir 800 km por hora, até porque, na Formula 1 os veículos nem chegam a 400. Mas a multa foi emitida, o cara não pagou porque isso não existe, mas os órgãos competentes se negavam a fazer a correção.

Será que houve falha no radar ou na hora de fazer a gloriosa cartinha e mandar pelo Correio? Isso mostra que pode ser falho o sistema de multas no Brasil, o que deixa muitos com a pulga atrás da orelha, até porque, não é somente lá com os cariocas que acontecem estas piadas.

Em Dois Irmãos, um motoqueiro foi multado, pagou a multa, mas qual não foi a sua surpresa ao olhar com atenção o motivo da multa que estava escrito na folha do Detran: trafegar sem cinto de segurança. Detalhe citado acima e que pode ter lhe passado despercebido: ele era motoqueiro.

Fica então a pergunta que não quer calar: como um motoqueiro leva multa por não usar cinto?

A pergunta que está na boca do povo: porque apenas dois anos separam as mortes misteriosas dos polêmicos Jango, Carlos Lacerda e JK?

À propósito: porque será que há uma névoa misteriosa encobrindo as mortes dos seres políticos de maior renome em nossa história? JK, Lacerda, Jango, Tancredo, Ullysses, PC Farias, Zé Carlos Martinez e tantos outros?

O que você leva em consideração em um candidato antes de votar? Acesse o blog mauridandel.blogspot.com e escolha, entra tantas opções, se você olha o passado, a simpatia, a influência, o profissionalismo...

A mensagem positiva do dia: “A vida vale a pena ser vivida em sua plenitude. Tudo que temos é neste instante, aqui e agora. Daqui a pouco isso já pode ser passado. A juventude passa, os amores passam, a velhice passa, os desamores passam. Tudo é transitório e passageiro. O que se une inevitavelmente se separa e ninguém, nem nada, é insubstituível. Então, curta a vida, porque a vida é curta, mas com responsabilidade, para que amanhã você não se arrependa do que fez hoje. Mas que amanhã você não se arrependa do que deixou de fazer hoje, porque a vida é uma peça de teatro onde não há ensaios, a vida é uma prova de final de ano sem direito a rascunho ou borrões”.

(terça, 15/07/08)

sábado, 12 de julho de 2008

A Lei Seca no trânsito + ajuda para peixe grande

Esta tolerância zero no trânsito está gerando alguns fatos inusitados, afinal de contas, está todo mundo com medo de ser peso e perder a carteira de motorista. O consumo de bebida alcoólica baixou violentamente nos bailes e festas pela região.

Para se ter uma idéia, no Kerb da Bergamota realizado este mês, na hora em que foram servidos os 328 almoços, pasmem, não foi vendida sequer uma caixa de cerveja. Ano passado, foram servidos pouco mais da metade dos almoços, mas foi vendida quase uma dezena de caixas de cerveja. Com a Lei Seca, 320 pessoas almoçaram e quase ninguém regou o churrasco com a tradicional cervejinha.

Muitos comerciantes não estão querendo se meter na campanha política para não perder clientes. Na verdade, não farão campanha pra ninguém e sequer vão demonstrar para quem vão votar. É como diz aquele ditado gauchesco, o eleitor está certo em se fazer de porco vesgo para comer em dois cochos.

A renovação na política que se percebe na campanha é notável. Muita gente que nunca tinha concorrido a nada colocou o seu nome para concorrer e já está em campanha. Tem candidato mais feliz que formiga em tampa de xarope e o otimismo passa também para o eleitorado.

A Piccadilly comprou a maior das 27 unidades da Reichert, que ficava em Teutônia, pagando R$ 8,5 milhões. O pagamento será feito com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Isso demonstra que é importante o governo oferecer incentivos para que as empresas possam gerar emprego.

À propósito: quantas empresas nossas, de móveis e calçados tem este financiamento e auxílio do governo? Será que não está na hora de parar de ajudar só peixe grande e auxiliar as pequenas e micro-empresas também?

A pergunta que está na boca do povo: porque a da Lei Seca no trânsito trata qualquer um como bêbado e bandido?

A pergunta que não quer calar: se você pudesse escolher, iria querer receber as visitas de políticos fazendo campanha em sua casa ou preferia que eles passassem longe?

A mensagem positiva do dia: "Já vi grandes livros e filmes sobre a tristeza, a tragédia e a glória. Mas ninguém narra o ócio e a acomodação. Colabore com o Grande Biógrafo, faça, erre, tente, falhe e lute. É preferível o erro à omissão, o fracasso ao tédio. Caminhe sempre com um saco de interrogações na mão e uma caixa de possibilidades na outra. Não se sente e passe a ser analista da vida alheia, espectador do mundo e comentarista do cotidiano. Chega dos poetas não publicados e empresários de mesa de bar. Tem pessoas que fazem coisas fantásticas todo fim de semana, mas que na segunda não sabem concretizar o que falam. E não põe nada em prática porque não sabem ansiar, não sabem perder a pose, porque não sabem recomeçar, porque não sabem viver".

(segunda, 14/07/08)

quarta-feira, 9 de julho de 2008

A falta de investimentos na agricultura

A gente pensa que já viu de tudo na política, mas às vezes acontecem umas coisas que é de perder os butiás do bolso, como se diz neste palavreado gauchesco. Assim como a torcida gremista xinga quando um jogador do tricolor veste a camisa do colorado – e vice-versa – o eleitorado também reclama quando uns que brigavam ontem, agora estão se abraçando. Ou vice-versa!

Governo federal quer investir R$ 6 bilhões para turbinar a agricultura familiar. Segundo o jornal Valor Econômico, no total o segmento familiar terá R$ 13 bilhões para financiar o custeio e a comercialização da safra. O que a gente espera é que esta grana chegue até aqui e não fique aparecendo apenas nos programas políticos com cifras cheias de zeros!

O Dia do Colono está aí e não adianta o governo falar coisas bonitas neste dia e depois esquecer. De nada adianta o governo dar o peixe e não ensinar a pescar! Esta na hora do governo incentivar o pequeno, oferecer assistência e formas de produção, bem como garantir a comercialização.

À propósito: Com a futura instalação da fábrica da Nestlé no noroeste do Estado, a tendência é que o preço do leite melhore. Para se ter uma idéia, o preço do leite saiu de 60 centavos o litro em São Paulo para 81 centavos, enquanto que em Minas saiu de 60 para 79 centavos. Já Goiás pagava 62 centavos há um ano e agora paga 75 centavos, enquanto isso, aqui no Rio Grande, que é um dos quatro maiores produtores, o colono vendia a 55 centavos em maio de 2007 e agora vende 70 centavos por litro.

O reajuste foi bom, mas bem abaixo de Estados como São Paulo. Lá, o governo está a favor do produtor, pois elevou de 7% para 18% o ICMS para leite longa vida vindo de outros estados, com isso houve a valorização do que era produzido pelos paulistas.

A pergunta que não quer calar: já parou para analisar as opções para votar em 5 de outubro?

A pergunta que está na boca do povo: se o Rio Grande está quebrado, de onde vai sair o dinheiro para o reajuste do salário da governadora?

A mensagem positiva do dia: “Semeia um pensamento e colherás um desejo; semeia um desejo e colherás a ação; semeia a ação e colherás um hábito; semeia o hábito e colherás o caráter”, de Tihamer Toth.
(sexta, 11/07/08)

Prefeito morto a tiros + a nossa política + orçamentos municipais

O prefeito de Itaipulândia, no oeste do Paraná, foi assassinado com cinco tiros à queima-roupa, quando foi abordado por duas pessoas em uma moto com placas do Paraguai. A notícia caiu como uma bomba no Brasil todo, afinal, a campanha política mal começou e aconteceu este que pode ter sido o primeiro crime eleitoral, apesar de que o prefeito não será candidato a reeleição.

O professor Vendelino Royer (PMDB), 46, ao qual tivemos o prazer de conhecê-lo no ano passado, tem parentes aqui na região, principalmente em Dois Irmãos. Para quem nunca ouviu falar nesta cidade que tem organização de europeu, vale lembrar que ela foi erguida em 1993 no meio do nada, pois tinha cinco casas apenas e só cresceu após a construção da barragem de Itaipu.

Para se ter uma idéia, este município recebe royalties pagos pela Itaipu, o que é uma espécie de indenização pelas áreas alagadas. Itaipulândia tem oito mil habitantes e recebe cerca de 62 dólares mensais por habitante, ou seja, quase 1 milhão de reais por mês que cai do céu, afora o orçamento mensal com arrecadação de impostos.

Citamos este exemplo para mostrar que não são apenas as nossas cidades que são um pedacinho da Europa. Esta cidade paranaense, que é a mais próxima do Paraguai afora Foz, e por isso é rota de contrabando, é uma das mais ricas do Brasil.

Imaginem se nossas cidades de Lindolfo Collor, Morro Reuter, Herval e Hortêncio ganhassem, pelo menos, 10 milhões de reais anuais apenas por terem ao seu lado o lago do Itaipu. Estas cidades nossas tem orçamento de 6 a 7 milhões de reais por ano e, imaginem, ganhar mais do que o dobro disso, assim, caindo do céu. Se tivéssemos uma Itaipu por aqui, viveríamos no paraíso, pois nossos prefeitos se viram com a metade deste dinheiro.

Por outro lado, se este crime acabar sendo caracterizado como eleitoral, tomara que seja o primeiro e único desta campanha. Aliás, um leitor nosso que viajou para a região noroeste do Estado voltou contando que lá, mal a campanha começou, e “já tem gente se prometendo”. Tomara que aqui na região, apesar da política esquentar o cenário, não aconteça o pior e tudo continue dentro da normalidade.

À propósito: falando em ânimos exaltados na campanha, vale lembrar uma frase sempre dita pelo nosso pai, de que “ganhe Pedro ou ganhe Paulo, se quiser ter comida na mesa, temos que trabalhar”.

Está na hora das pessoas se conscientizarem disso, afinal, um prefeito pode auxiliar a desenvolver um setor, outro prefeito prioriza mais outros setores, mas se você quiser viver, vai ganhar dinheiro do teu suor e do teu esforço. A não ser que seja um afilhado político e queira que teu candidato ganhe a eleição só para mamar nas tetas do governo por quatro anos!

A mensagem positiva do dia: Já que você tem que pensar de qualquer forma, pense grande”, de Donald John Trump, empreendedor americano.
(quinta, 10/07/08)

Empresas de telefonia...

Funcionários dos Correios estão em greve em todo o Brasil. Aqui na região, poucas agências aderiram ao protesto. O mais cruel de tudo é que a greve está acontecendo, mas as empresas não vão considerar a greve na justificativa para atraso de contas.

Os funcionários dos Correios têm uma reivindicação justa, mas todo o povo acaba sendo prejudicado e na hora de você ir parar no SPC ninguém vai perguntar se a culpa é do carteiro ou não. Para quem está enfrentando problemas no pagamento de contas, principalmente do telefone fixo, devido à greve, vale lembrar que o recibo de cobrança pode ser gerado em qualquer agência lotérica.

Impressionante como nossas empresas de telefonia não se preocupam em facilitar a vida do cliente, pois investem horrores com mídia, mas não informam as coisas simples, onde as contas podem ser geradas e pagas em qualquer lotérica, sendo necessário fornecer somente o número do telefone.

Isso é apenas um exemplo da forma como a maioria das empresas trabalha no Brasil. O pós-venda é mal feito pela maioria, visto que depois de venderem o produto e terem você como cliente, as empresas não se preocupam se você está satisfeito ou o que pode ser feito para facilitar sua vida.

Infelizmente é assim que as coisas funcionam no Brasil, afinal de contas, a maioria das empresas gasta milhões para atrair novos clientes e não se preocupam com os clientes antigos. Da mesma forma, os políticos, gastam milhões a cada campanha para se eleger, depois abandonam os seus eleitores por quatro anos. Na campanha seguinte, novamente precisam gastar mundos e fundos para conquistar novos eleitores, visto que jogaram fora os eleitores antigos.

À propósito: antes de votar em um candidato, o que você julga mais importante nele? Já parou para fazer este exame de consciência? Você já pode opinar sobre isso no blog mauridandel.blogspot.com e responder se o mais importante em um candidato é ter o passado limpo, ter dinheiro, ser simpático e carismático, ser fechado mas profissional de sucesso ou se o fato de ser bom pai (ou mãe) de família já é suficiente?

Verdade ou mentira: será verdade ou mentira que a maioria do povo vota “na pessoa” e não “no partido”?

A pergunta que não quer calar: você faz idéia da via sacra que é pra tirar uma carteira de identidade?

A pergunta que está na boca do povo: você acha que a ética é mais importante na política ou o mais importante é ter apenas carisma?

A mensagem positiva do dia: "Às vezes, quando tudo dá errado acontecem coisas tão maravilhosas que jamais teriam acontecido se tudo tivesse dado certo". Pense nisso, afinal, depois de toda tempestade vem a bonança, até porque, como diz o ditado, o sol brilha mais forte depois das nuvens mais escuras.

(quarta, 09/07/08)

Vem reajuste salarial de vereadores por aí...

A campanha política está começando, mas antes de esquentar, com certeza vem reajuste salarial por aí. Isso vai acontecer porque a mudança nos salários precisa ser votada até outubro e ninguém vai ser louco de tentar aumentar o salário às vésperas da eleição.

Não estamos nos posicionando contra qualquer aumento, mas é preciso analisar bem cada caso e a realidade de cada município. Em Morro Reuter, aumentou-se o salário de prefeito e secretários, mas ninguém mexeu no salário de vereador, pelo menos, por enquanto.

A Câmara de Vereadores de Ivoti deu um show de moral e baixou os salários. Na verdade, um ou outro quis se vingar de “uns e outros políticos” e fez projeto baixando os salários, para sorte do povo.

Ser prefeito não é tão difícil, pelo menos a parte de trabalhar e fazer obras. O duro é você ficar aparecendo em tudo quanto inauguração e aturando cada mala que vem te encher a paciência. O povo tem direito a opinar, criticar e também colaborar e não ficar em casa tomando chimarrão e só dar as caras na hora de criticar.

Um prefeito, estes dias, nos contou que nem na fila do supermercado em domingo de manhã consegue fugir de uns e outros. Tem gente que vai gente reclamar pra ele até da professora do seu filho. Com certeza, um pai que faz este tipo de coisa nunca botou os pés na escola, não faz seu dever de pai e agora vem torrar a paciência do prefeito.

Como todo brasileiro gosta de meter o bedelho em tudo, nós também pensamos que não deve ser difícil exercer o cargo de prefeito. E isso está no sangue do brasileiro, que gosta de dar palpite, meter o bedelho, independente de ser filiado ou não a partido algum. Até porque, tem gente que nunca jogou futebol e gosta de palpitar contra ou a favor do técnico da Seleção! Então você não precisa estar filiado ou querer entrar na política para ter boas idéias de como administrar!

À propósito: Na edição de sexta, O Diário fez um raio-x do cenário político em toda a região e você pôde conhecer qual partido coligou com qual e quem são os candidatos. Isso porque, em um mundo globalizado, com certeza, você também quer saber quem pode ou não governar o município vizinho da sua cidade!

Esta já saiu neste espaço, mas vale a pena ver de novo este e-mail que circula pela internet: “Vai transar? O governo dá camisinha. Já transou? O governo dá a pílula do dia seguinte. Teve filho? Não faz mal, o governo dá o Bolsa Família (ou paga o aborto). Tá desempregado? O governo dá auxílio-esemprego. Vai prestar vestibular? O governo dá o Bolsa Cota. Mas experimenta estudar, trabalhar e andar na linha pra ver o que é que te acontece: Imposto de Renda, IPTU, IPVA, DPVAT, ISS, INSS, ICMS, IPI, Cofins e outros”.

A mensagem positiva do dia: "Você deve ser o exemplo da mudança que deseja ver no mundo", de Mahatma Gandhi.
(terça, 08/07/08)

Poucas mulheres na política

A região projetou na última eleição o nome de duas mulheres. Maria de Lourdes e Elaine Capeletti foram eleitas prefeitas de Ivoti e Morro Reuter, respectivamente, com uma grande diferença de votos.

Além destes dois municípios, em 2004, o único que elegeu mulher na majoritária foi Presidente Lucena, com Beatris Enzweiller, que é vice de Beto Stoffel. Mas porque em 2008 as coisas estão sendo diferentes?

Em um ano em que o Rio Grande é governado por mulher, o Brasil poderá ter uma mulher como pré-candidata a presidente e o país mais poderoso do mundo teve uma mulher como pré-candidata a presidente, este fenômeno não se repetiu aqui na região!

Porque será que em 2008 temos um número semelhante ou até menor de mulheres concorrendo a prefeito ou vice? Na cabeça de chapa, poucas mulheres estão concorrendo e, entre os exemplos, podemos citar Maria (Ivoti), Carla (Morro Reuter) e Beatris Enzweiller (Lucena).

À propósito: será que não está na hora do povo criar uma lei de tolerância zero para deputado que cometeu o mínimo deslize, seja corrupção, se envolver em escândalos ou torrar dinheiro do povo em diárias e viagens? E nem precisava ir para a cadeia, apenas perder o mandato e ficar inelegível para o resto da vida já estaria bom!

A pergunta que não quer calar: você traz consigo, ainda, alguns valores que aprendeu com sua avó ou sua primeira professora?

A pergunta que está na boca do povo: com tantos problemas na humanidade, será que não falta mais religiosidade para todo mundo?

A mensagem positiva do dia: “Ter verdadeiro sucesso na vida é: rir muito e muitas vezes, ganhar o respeito de pessoas inteligentes, gozar do carinho das pessoas, ganhar o reconhecimento de pessoas qualificadas e saber suportar a traição de falsos amigos ou colegas. Ter sucesso é apreciar a beleza, procurar o melhor nas pessoas, ou seja, as suas qualidades e não apenas o que é desprezível no ser humano”.

“Sabia que ter sucesso é deixar o mundo um pouco melhor de como nós o encontramos, ou seja, o dia que a gente partir, temos a obrigação de deixar um filho são, um jardim bonito, uma árvore plantada para cada filho gerado e um livro escrito para deixar nosso legado e nossos exemplos para quem vier a este mundo depois de nós. Ter sucesso é fazer uma pessoa mais feliz a cada dia, é saber que ao menos alguém viveu melhor – por um dia que seja - graças a ti”.

Se esta mensagem positiva do dia te deixou mais feliz, se você fez um recorte desta mensagem e colou no seu caderno, guardou na Bíblia ou em um livro de cabeceira, ou ainda botou em algum lugar para ler novamente em outro momento, é sinal que, neste dia, estamos tendo o sucesso de fazer alguém ter um dia um pouco melhor. E quem quiser ter acesso a mais mensagens positivas pode acessar mauridandel.blogspot.com, que lá estão todas as mensagens positivas dos últimos tempos.

(segunda, 07/07/08)

Ser prefeito é fácil, difícil é fazer a parte social

Grande parte do eleitorado acha que pode ser um prefeito melhor dos que aí estão. Até concordamos com isso, também comungamos desta idéia, até porque, fazer obra e administrar não é o bicho de sete cabeças. Mas tem um pequeno-grande problema no fato de ser prefeito é que precisa ter muita paciência.

Ser prefeito para fazer obras é fácil, o duro é fazer a parte social do prefeito, que tem que estar em tudo quanto é inauguração, apresentações, cerimônias, abertura da semana do bebê, do trânsito, do idoso, da agricultura, disso e daquilo. Além do mais, se deu enchente, a culpa é do prefeito, se o sol está castigando, é o prefeito que brigou com São Pedro e por aí vai. Haja saco para isso!

Mas quem gosta, encara qualquer tempo ruim. Por isso que ex-prefeitos ficam com o coração partido quando não podem mais concorrer. Alceu saiu do governo e está querendo voltar, Arnaldo está fazendo a mesma coisa e Lui, quando não pode mais concorrer por Picada, migrou para Nova Petrópolis e agora vai à reeleição.

Mas destes e de outros exemplos eu não queria estar na pele de Juarez ou Renato na segunda, quando da convenção do PMDB em Dois Irmãos. Todo mundo pedindo para um deles encarar a briga, então seria aclamado candidato a prefeito tendo o PP ou PSDB de vice, mas Juarez alegou que a família não quer mais isso e Renato falou da sua saúde.

À propósito: deve ser duro você ter a política no sangue, gostar da coisa, estar se mordendo de vontade dizer “sim”, mas ser barrado pela saúde ou pela família!

A pergunta que não quer calar: porque mesmo com Yeda, Dilma Hilari Clinton no cenário político, este fenômeno de mulheres de entrar na política não se repetiu aqui?

A pergunta que está na boca do povo: se forem montadas blitze em todas as festas de kerb, jogos de futebol, comícios e bailes, quanto tempo levaremos para que 90% dos motoristas fiquem sem carteira de habilitação aqui na região?

A mensagem positiva do dia: “O único homem que nunca comete erros é aquele que nunca faz coisa alguma. Não tenho medo de errar, pois você aprenderá a não cometer duas vezes o mesmo erro”, de Roosevelt.
(sexta, 04/07/08)

Que 2008 nada, tem gente pensando nas eleições de 2010

Enquanto muitos ainda se digladiam devido a eleição municipal, já tem gente pensando mais adiante. Alguns ainda articulam para colocar seu nome para concorrer na eleição deste ano, mas já tem alguns projetando o ano de 2010.

Em Dois Irmãos, o prefeito Renato Dexheimer é um destes, pois já vem trabalhando seu nome a nível regional há algum tempo e deve concorrer a deputado estadual, formando dobradinha com Giovane Feltes de Campo Bom. Mas ele deverá ter um adversário no quintal de casa, pois o vereador Marcel van Hatten (PP), que venceu a prévia do PP para prefeito e não foi adiante, é outro que já pensa em 2010.

Além deles, está amadurecendo a idéia de que a prefeita de Morro Reuter, Elaine Heilmann Capeletti possa concorrer a deputada estadual pelo PDT. O nome dela foi lançado inicialmente em 2001, mas ela nunca levou a idéia adiante e, talvez, a desistência dela de concorrer a reeleição seja um indício do que ela pensa mais para frente.

Além destes três nomes, outros sempre cotados para concorrer a deputado são do prefeito de Estância Velha, Toco, e do ex-prefeito de Herval, Ademir Schneider. Arnaldo Kney foi muito bem na última eleição para deputado estadual e seria nome certo para concorrer em 2010, mas mudou os planos e vai encarar uma eleição para prefeito em Ivoti neste ano.

O prefeito Beto Stoffel (PMDB), que não concorrerá a reeleição e voltará para a iniciativa privada, é um dos políticos mais bem informados que existe na região. O cara simplesmente sabe de tudo o que se passa na política da região. Aliás, não só sabe o que aconteceu como já está informado sobre o que pode acontecer. O bom círculo de amizades que mantém ao longo dos anos faz com que Beto penetre em todos os municípios, independente do partido, e fique por dentro dos acontecimentos.

À propósito: dos nomes escolhidos a prefeito na sua cidade, tem algum deles que você entregaria a sua empresa para ele administrar? E qual deles, você daria o caixa do baile da sua igreja para ele cuidar?

A pergunta que está na boca do povo: O programa Polêmica da Gaúcha perguntou se o povo era a favor ou contra os senadores do Nordeste terem pedido licença de Brasília na semana passada para visitarem as festas juninas de seus Estados. O programa perguntou se isso era correto (visitar as bases e falar com o povo) ou se era vagabundagem política. E você, o que acha disso?

A pergunta que não quer calar: você é a favor do governo pagar cirurgia para aborto pelo SUS e deixar pessoas morrerem na fila por problemas de saúde por falta de vagas em blocos cirúrgicos?

A mensagem positiva do dia: “Deixar de cometer erros está fora do alcance do homem. Entretanto, em seus erros e enganos, o sábio e o homem racional adquirem experiência para o futuro”.
(quinta, 03/07/08)

A TV na Serra Gaúcha

O dia 30 de junho era o prazo para que os partidos políticos fizessem suas convenções e escolhessem os seus candidatos. No entanto, algumas Leis que existem no Brasil são criadas só para enfeitar o papel e para ninguém cumprir.

Porque fazer convenções até dia 30, se os partidos podem registrar as candidaturas até o dia 5 de julho? Desta forma, muitos partidos fizeram uma convenção “para cumprir tabela”, mas deixaram a ata em aberto e vão escolher os nomes e o caminho a seguir somente no dia 5. Pode uma coisa dessas?

À propósito: Nova Petrópolis surpreendeu a todos ao levar o estúdio de inverno da Record para lá. Gramado tem a RBS, Canela tem a Band e agora Nova Petrópolis tem a Record durante o inverno. No canhão que é a Rádio Guaíba, no Correio do Povo e na Record RS só se vê coisas boas de Nova Petrópolis nos últimos dias. Além de nós, que já sabemos disso visitando a cidade ou vendo as notítsabemos disso visitando a cidade ou vendo as na Petro tantos outros que lutaram por um Rio Grande melhor?o. a, visto que tinhacias de O Diário, outras partes do RS e do Brasil agora estão conhecendo também Nova Petrópolis.

Claro que isso é investimento alto, mas com certeza, está valendo a pena, porque Gramado, Canela e Torres fizeram isso há algumas décadas e por isso se tornaram estas potências turísticas que são hoje. Aliás, geralmente os municípios investem cerca de 100 a 150 mil reais na organização de um kerb ou uma festa qualquer, que dura um ou dois finais de semana, então, investir cerca de 300 mil reais para trazer uma rede de TV por dois meses não é tão caro assim!

A pergunta que não quer calar: se na década de 70 cidades como Dois Irmãos, Ivoti ou Estância Velha tivessem trazido para cá o estúdio de inverno da RBS ou Guaíba, o que seria destas cidades hoje!?

À propósito: para toda organização existe um principio de desorganização. Sobre isso, por que o Brasil, com mais de 500 anos, ainda continua no princípio?

A pergunta que não quer calar: porque em ano de eleições até os velórios tem maior movimentação?

A mensagem positiva do dia: “É fácil ser positivo quando as coisas vão bem. O desafio real de viver com um enfoque positivo é quando a vida começa a lhe dar problemas depois de problemas. Nestes momentos é que uma perspectiva positiva pode fazer a diferença maior. Ficar positivo não significa ignorar a existência de problemas, significa manter acesos os objetivos propostos, afinal, em toda a dificuldade há oportunidades e crescimento”.

Ser positivo no momento em que aparecem problemas, a chamada ‘fase de azar’, significa encarar os problemas com objetividade, livre de auto-piedade ou pensamentos tendenciosos. Você pode ser positivo, não importa o que acontecer. Não negue seus problemas ou não deixe que eles cresçam a ponto de ficar maior do que você ou do seu alcance. Problema se corta pela raiz, sem reclamação, antes que ele cresça demais e você não possa cortá-lo e que o problema esteja maior do que você.
(quarta, 02/07/08)

sábado, 5 de julho de 2008

Uma mensagem no final e antes um pouco de política

A região projetou na última eleição o nome de duas mulheres. Maria de Lourdes e Elaine Capeletti foram eleitas prefeitas de Ivoti e Morro Reuter, respectivamente, com uma grande diferença de votos.

Além destes dois municípios, em 2004, o único que elegeu mulher na majoritária foi Presidente Lucena, com Beatris Enzweiller, que é vice de Beto Stoffel. Mas porque em 2008 as coisas estão sendo diferentes?

Em um ano em que o Rio Grande é governado por mulher, o Brasil poderá ter uma mulher como pré-candidata a presidente e o país mais poderoso do mundo teve uma mulher como pré-candidata a presidente, este fenômeno não se repetiu aqui na região!


Porque será que em 2008 temos um número semelhante ou até menor de mulheres concorrendo a prefeito ou vice? Na cabeça de chapa, poucas mulheres estão concorrendo e, entre os exemplos, podemos citar Maria (Ivoti), Carla (Morro Reuter) e Beatris Enzweiller (Lucena).

À propósito: será que não está na hora do povo criar uma lei de tolerância zero para deputado que cometeu o mínimo deslize, seja corrupção, se envolver em escândalos ou torrar dinheiro do povo em diárias e viagens? E nem precisava ir para a cadeia, apenas perder o mandato e ficar inelegível para o resto da vida já estaria bom!

A pergunta que não quer calar: você traz consigo, ainda, alguns valores que aprendeu com sua avó ou sua primeira professora?

A pergunta que está na boca do povo: com tantos problemas na humanidade, será que não falta mais religiosidade para todo mundo?

A mensagem positiva do dia: “Ter verdadeiro sucesso na vida é: rir muito e muitas vezes, ganhar o respeito de pessoas inteligentes, gozar do carinho das pessoas, ganhar o reconhecimento de pessoas qualificadas e saber suportar a traição de falsos amigos ou colegas. Ter sucesso é apreciar a beleza, procurar o melhor nas pessoas, ou seja, as suas qualidades e não apenas o que é desprezível no ser humano”.

“Sabia que ter sucesso é deixar o mundo um pouco melhor de como nós o encontramos, ou seja, o dia que a gente partir, temos a obrigação de deixar um filho são, um jardim bonito, uma árvore plantada para cada filho gerado e um livro escrito para deixar nosso legado e nossos exemplos para quem vier a este mundo depois de nós. Ter sucesso é fazer uma pessoa mais feliz a cada dia, é saber que ao menos alguém viveu melhor – por um dia que seja - graças a ti”.

Se esta mensagem positiva do dia te deixou mais feliz, se você fez um recorte desta mensagem e colou no seu caderno, guardou na Bíblia ou em um livro de cabeceira, ou ainda botou em algum lugar para ler novamente em outro momento, é sinal que, neste dia, estamos tendo o sucesso de fazer alguém ter um dia um pouco melhor. E quem quiser ter acesso a mais mensagens positivas pode acessar mauridandel.blogspot.com, que lá estão todas as mensagens positivas dos últimos tempos.

terça-feira, 1 de julho de 2008

Cenário político confuso em Dois Irmãos e Morro Reuter

Na segunda a noite Morro Reuter teria três candidatos a prefeito e Dois Irmãos teria apenas dois, mas na terça as coisas mudaram de figura e Dois Irmãos tem três candidatos e Morro Reuter voltou a ter somente dois

Dois Irmãos/Morro Reuter – Quem foi dormir na segunda a noite com a informação de que Morro Reuter teria três candidatos a prefeito e Dois Irmãos teria apenas dois já acordou desinformado. Ontem, as coisas mudaram de figura: Dois Irmãos tem três candidatos e Morro Reuter voltou a ter somente dois. Além do mais, tem gente pensando ainda em mudar os nomes dos candidatos escolhidos, ou se isso não é verdade, estão dando margem a boatos, afinal de contas, até sábado, tudo pode acontecer no cenário político. Isso porque a Lei Eleitoral permite que até na sexta – e, no mais tardar, até segunda que vem - ainda é possível mudar os nomes, mudar coligações e, enfim, mudar tudo, pois o dia 30 de junho não vale de nada. Em outras palavras, o dia 30 de junho não deveria ser o prazo final para as convenções, mas o prazo inicial para as negociações mais acirradas.

DOIS IRMÃOS
SÁBADO: PT e PDT lançaram o professor Miguel e Mauro Rosso no sábado.
DOMINGO: PSDB e PTB fazem convenções independentes e interrompem para voltar a abrir na segunda.
SEGUNDA: PP e PMDB lançaram na segunda Ademir Berlitz e Miguel Engelmann. A noite encerrou com dois candidatos a prefeito.
TERÇA: Na terça-feira veio a tona que o PTB lançou chapa pura e única com o professor Leonel Dornelles na cabeça e tendo como vice Alberto Stoffel ou o pastor Leonir, sem candidato a vereador, fazendo “coligação branca” com o PSDB, que tem candidatos a vereador e não tem candidato a prefeito. O Município passou a ter três candidatos a prefeito. O PDT foi pressionado a romper com o PT para coligar com o PSDB em uma nova opção de candidatura. Por serem nomes novos no cenário político em se tratando de majoritária – Berlitz e Miguel Engelmann – há quem acredite que alguma coisa possa acontecer durante a semana e um dos antigos nomes fortes de um destes partidos possa voltar ao cenário em cima da hora.
QUARTA: hoje tudo pode acontecer. Ou nada.

MORRO REUTER
SÁBADO: PMDB e PT lançam Adair Bohn e Hari Becker.
SEGUNDA: Carla Chamorro e Daniel Weber foram escolhidos na Câmara pelo PTB. No Caverna, Elaine e Gerson Steffen formaram a dobradinha do PDT.
MADRUGADA DE TERÇA: Após a convenção, que encerrou lá pelas 23h30min, o PTB envia proposta ao PDT que anula o que tinha decidido.
TERÇA: Ao meio-dia, Werle e Romeo se reúnem com o PMDB que oferece apenas secretarias. À tarde, o PDT se alia ao PTB e pega metade das secretarias e dos cargos de CCs.
QUARTA: tudo – ou nada – pode acontecer.

UMA LEI DIFÍCIL DE ENTENDER

* A Lei Eleitoral tem algumas coisas que foram criadas para deixar margem para que sejam descumpridas.
* Para se ter uma idéia, a Lei oferece o prazo final de 30 de junho para que os partidos realizem as convenções e façam a ata da reunião.
* No entanto, a Justiça Eleitoral oferece o prazo de até 5 de julho – três meses antes do dia da eleição – para que os partidos entreguem as atas e os registros de candidaturas.
* E o motivo é que o dia 5 é para que os partidos digitem as atas e entreguem prontas. No entanto, sabe-se que 90% das convenções já deixaram a ata pronta no final das convenções, pois com o avanço da tecnologia, os lap tops deram esta comodidade.
* Em outras palavras, é o mesmo que você estar devendo uma grana para alguém e o prazo vencer no dia 30, mas você pode ainda pagar até o dia 5 que não vai pagar juros e nem ir a cartório. * Ou seja, o prazo é dia 30 mas você pode pagar até dia 5 e o credor também vai esperar até dia 5. Enfim, o dia 30 é o Dia do Bobo.
* Mas incrível mesmo é que, em caso do partido ter uma boa desculpa, ele pode registrar as candidaturas no dia 7, ou seja, na próxima segunda-feira. Em outras palavras, você deve, admite que deve, mas atrasa cinco dias e ainda vai lá e ganha mais uma colher de chá para dar uma de ‘enrolão’ e postergar a dívida por mais dois dias.
* Em tempo: confusa ou não, a Lei Eleitoral existe e está aí para ser cumprida no Brasil inteiro.

PRAZOS
* 10 a 30 de junho: prazo para as convenções.
* 5 de julho: prazo final para entrega das atas e registro de candidaturas no Cartório Eleitoral.
* 7 de julho: prazo extra para partidos realizarem o registro, caso tenha alguma boa desculpa que justifique o atraso, embora o cartório não admita esta possibilidade.

O QUE DIZ O CARTÓRIO ELEITORAL

Partidos têm até às 19h de sábado para entregar atas das convenções

O chefe do Cartório Eleitoral de Dois Irmãos, Renato Fritz, informou que os partidos devem respeitar o prazo para entrega do registro de candidatura. As convenções tiveram prazo estabelecido para serem realizadas durante os dias 10 a 30 de junho, a fim de que as atas fossem entregues digitadas. “Todos precisam entregar as atas até no máximo às 19h do dia 5, sábado. Após a convenção, é dado aos partidos o prazo de cinco dias, justamente para que a ata seja entregue digitada”, informou Renato.

Eleições em Dois Irmãos e Morro Reuter

Em Dois Irmãos,
CANDIDATOS:
Ademir Berlitz (prefeito) e Miguel Engelmann (vice)

X

Miguel Schwengber (prefeito) e Mauro Rosso (vice)

X

Leonel Dornelles - O PTB pode concorrer somente a prefeito com Leonel Dornelles e outro nome (Alberto Stoffel ou Leonir Gonçalves Soares, pastor da Assembléia de Deus)

------------------------------------------------------------------------------
Os prováveis candidatos a vereador do PP são: Schenkel, Elony, Gastão Schneider, Eliane Becker, Jerry Meneghetti e Gilberto “Chepa” Schaeffer. Os prováveis nomes do PMDB: Padeiro, Paulinho Quadri, Jairo Schumann, Décio Weber, Dulce, Carlos Kasper, Tânia de Souza, Miriam Lehmann, Romeu Dieter, Maria Helena Trindade, Marcio Schneider.

X

CANDIDATOS DO PT: Antonio Reinaldo Wobeto, Eliseu rossa, Joracir Filipim, Jurema Hansen, Marcio Goldschmidt e Paulo Roberto Rossa.
CANDIDATOS DO PDT: Eugenio Dullius, Edemar Rambo, Jailton Proença de Lima, Jair Quilin, Andréa Martins Mondadori, Ardeli Antonio Altíssimo, Aldori Cassiano Oliveira e Antonio Renz.

X

Prováveis candidatos tucanos: Rogério Ramos Pinto, Sérgio Fink, Graciela Jaeger, Rudi Giehl, Wagner Teixeira (Goiano), Léo Büttenbender, Adriano Nicolau Mallmann, Eder Santos, Andreas Arnold e José Heissler.
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Em Morro Reuter

PMDB/PT - Adair Bohn e Hari Becker

X

PTB - Carla Chamorro e Daniel Weber

* O PDT escolheu previamente Elaine e Pingo Steffen, mas vai coligar com o PTB (ficando com duas secretarias)


(prováveis candidatos a vereador:
PDT: Galo Fino, Ademar Catarina Mendonça, Leda Correa, Mirna Engelmann e Jaca.

PTB: Alaíde Hertz, Bruno Steffen, Juliana Zimmer, Julio Cesar Trierweiler, Laudio Fritzen, Leo Weiler, Marino Dapper, Miguel Kuntzler, Ronaldo Negão Ferreira e Silmar Petry.

PMDB: Decidiu-se que serão lançados 12 candidatos a vereador, porém, Rocha ainda não confirmou se concorre ou não.Desta forma, os prováveis candidatos são Aurélio, João Bosco, Cristiane Heiterolz, Juca, Caçamba, professora Vera, Guido Dilkin, Antonio Feldmann, Pitscha Belling, Silvério Bervian e Marco Antonio Frohlich.

Se os heróis da Revolução Farroupilha voltassem a viver, o que pensariam dos gaúchos de hoje?

Os escândalos políticos também começaram a acontecer aqui no Rio Grande. Estes escândalos são apenas um “detalhe” perto de tudo que acontece neste Rio Grande que passa em brancas nuvens. Há 30 anos os governos só fazem besteira no Piratini, a situação está cada vez pior, o Estado continua quebrado, mas ninguém faz nada.

No que depender do Estado, temos péssimos serviços de Saúde, Segurança Pública só na teoria, zero de investimento nos municípios, enfim, o povo não tem quase nada para se orgulhar. Mas continua abraçando e votando nesta gente.

E ainda dizem que o povo gaúcho é o mais politizado do Brasil! O nosso povo gaúcho até pode ser politizado, mas vota errado, não faz nada e não reclama de nada. Como é que um povo deste ainda se acha melhor que o resto do Brasil?

E pensar que, no passado, alguns gaúchos se levantaram contra o governo federal “apenas” porque a produção e comércio de charque estavam ficando inviabilizados. E isso acabou gerando a vontade do povo em criar aqui uma república independente, já que o governo central do Brasil nada fazia para beneficiar o povo gaúcho, então, Província de São Pedro.

Mas a Revolução Farroupilha, lembrada até hoje, apenas é a data que todo mundo anda pilchado, mas ninguém pensa no seu real significado. O que pensariam de nós, povo gaúcho, se hoje voltassem ao cenário, pessoas como Bento Gonçalves, Giuseppe Garibaldi e tantos outros que lutaram por um Rio Grande melhor?

Entra governo e sai governo e a situação não muda aqui no Rio Grande. Um inventa “mudança da matriz tributária”, outro inventa o “tarifaço”, outro quer o “pacotaço”, mas nada dá resultado. Tudo desculpa para aumentar impostos e fazer o povo trabalhar ainda mais para pagar tributos!

Aprovado ou não o aumento de impostos, isso não muda nada aqui no Rio Grande. Da mesma forma o governo federal inventa CPMF, IOF, CSS, Super Simples e, no final das contas, é só um meio de arrecadar mais, empregar mais, gastar mais e investir menos no povo.

À propósito: Ontem foi o dia 30 de junho, prazo final para as convenções, mas a Justiça Eleitoral ainda oferece a brecha para que os partidos apresentem os nomes e a papelada no dia 5, então, os partidos ainda tem até sábado para resolverem os nomes dos candidatos e os demais detalhes. Você é a favor disso?

A pergunta que não quer calar: Para que serve o Ministério de Igualdade Racial e a Super Secretaria da Pesca, que existem no Governo Lula?

A pergunta que está na boca do povo: você acha que a distribuição de preservativos em escolas para estudantes é um incentivo ao sexo ou é uma maneira de educar os adolescentes quanto à sexualidade?

A mensagem positiva do dia: "Desejar é o primeiro passo para conquistar os nossos sonhos".

(terça, 01/07/08)

O Rio Grande paga uma das tarifas de água mais caras do Brasil

As tarifas de 14 das 26 companhias estaduais de saneamento e distribuição de água subiram mais que a inflação de 2004 a 2006, ou seja, algo em torno de 32,4%, enquanto a inflação apurada pelo IPCA no período foi de 17%.

Volte ao tópico acima e releia novamente a frase. Releu? Então volte lá, releia - de novo – e decore ela, se for o caso, para apontar onde estão os três erros desta frase. A gente pede para reler porque existem três grandes barbaridades numa frase como esta, mas apesar de tudo, o brasileiro está tão acostumado que nem dá mais bola para isso.

O primeiro erro é que as tarifas subiram mais do que a inflação. Aí vêm os políticos dando discurso bonito na TV e dizendo que a inflação está controlada. Só se o Brasil têm “duas inflações”! Na hora de corrigir o salário mínimo e dar aumento para o funcionalismo público, usa-se o índice da inflação. Mas na hora de reajustar impostos e tarifas de empresas dos governos – leia-se, (mal) administradas por políticos – aí o furo é mais embaixo e a inflação não é levada em conta.

O outro grande erro é que este aumento não resultou em recuperação financeira para as empresas. Conforme informou o jornal Valor Econômico, a justificativa do reajuste era de que estas empresas dos governos iriam pagar dívidas, mas isso não ajudou em nada. Mais uma prova que a balela política enrola o povo, tira mais dinheiro nosso, mas não resolve nada!

O terceiro e grande erro daquela frase é que o brasileiro ganha cada vez menos e paga cada vez mais impostos. Isso está errado, porque o governo é eleito para servir ao povo. Mas, apesar de tudo, o brasileiro fica de braços cruzados, não faz nada e ainda vota nesta gente. Aliás, sempre ouvimos a frase que os políticos são os representantes do povo e esta frase é muito certa. Os políticos são eleitos e “não fazem nada” e o povo, sempre leva a pior, mas também “não faz nada”. Povo e político são palavras que começam com “p”, não fazem nada e, por isso, se merecem!

A frase acima ainda tem mais um grande erro para nós que moramos no Rio Grande. Além dos erros já citados (reajuste de tarifas maior que inflação, salário tem reajuste menor que tarifas das contas, dinheiro arrecadado a mais não é usado para a finalidade apregoada), os gaúchos têm mais um motivo para ficar indignado: paga mais do que quase todo mundo.

Para você ter uma idéia do tamanho da mordida destas tarifas em nosso bolso, a empresa que é como se fosse a Corsan lá do Acre tem a tarifa média de R$ 0,89/m3 de água, a mais baixa do Brasil. Enquanto isso, a nossa gloriosa Corsan cobra a tarifa mais alta do País, cujo preço médio é de R$ 2,54/m3. Talvez, o preço se justifica, afinal, o serviço prestado aqui pode ser melhor, mas porque tanta diferença de preço!

(segunda, 30/06/08)

Quem é quem nas convenções

Neste final de semana e na próxima segunda acontece o restante das convenções. O povo precisa ficar atento, afinal, na terça-feira já poderemos ter idéia de quem serão os candidatos à eleição e já poderemos começar a fazer as apostas em quais serão os futuros prefeitos.

Dos prefeitos que estão no mandato atual, Guiomar, Anibaldo, Toco e Beto não podem mais concorrer a reeleição. Em relação aos demais, todos podem concorrer, mas alguns preferem, até agora, estar fora do páreo, que são Renato e Darci.

Prefeitos que serão candidatos a reeleição, mesmo, poderemos ter Maria, Elaine, Lui, Derly e Luciano. Estes tem a faca e o queijo na mão para concorrer, mas faltam dois dias para as convenções e a situação pode mudar, com alguns destes cinco ir se juntar a Renato e Darci, que não concorrem, ou pode acontecer o contrário, algum dos dois se juntar a estes cinco que vão a reeleição.

O inverno, o frio e a geada estão sendo encarados como algo muito positivo pelos comerciantes da região. Restaurantes e malharias são os mais felizes com a ajuda de São Pedro. Falando nisso, na próxima segunda divulgaremos um encarte inédito da Rota Romântica e quem ainda quiser patrocinar precisa entrar em contato até hoje ao meio-dia.

Falando neste especial da Rota Romântica, não deixem de ler a palavra de Flávio Scholles. O que ele escreveu é simplesmente fantástico, o que demonstra que além de um artista, talvez não tão valorizado por nós como deveria, é um crítico e um pensador fantástico. Aguardem para ler o que ele escreveu! Já assinamos embaixo e concordamos com gênero, número e grau.

A mensagem positiva do dia: “O destino não é uma questão de sorte: é uma questão de escolha. Não é algo pelo que se espera, mas algo a alcançar”, de William Bryan.

(sexta, 27/06/08)

Lei Seca é tolerância zero no trânsito

Esta Lei recém-criada sobre a tolerância zero para o álcool nas estradas não caiu no agrado do povo. Esta Lei é importante para tentar reduzir os acidentes e as mortes estúpidas no trânsito, mas pelo visto, já começou torta, porque a tolerância é baixa demais.

Tomara que não seja mais uma das Leis que serão implantadas, descumpridas e “tiradas de circulação” em alguns dias. O Brasil é campeão em criar e anular suas próprias Leis. Quem não lembra do kit de primeiros socorros que fez todo mundo gastar e depois perdeu a validade? Quem não lembra da lei sobre usar faróis ligados nas rodovias? Quem não lembra da lei sobre os capacetes que mal entrou em vigor, multou meia dúzia e depois, literalmente, “saiu de circulação”?

E o que dizer da Lei Seca? Políticos que vivem no mundo da lua inventaram uma Lei que proibiu comerciantes de vender bebidas alcoólicas em estabelecimentos na lateral das rodovias federais? Alguns comerciantes investiram para se adaptar, outros quebraram e depois veio o governo e anulou a Lei! Realmente, isso é incrível!

Mas agora vem esta Lei de tolerância zero. Pra mim, esta lei só vai valer quando um deputado for preso dirigindo bêbado. Se isso não acontecer é porque mais uma vez a Lei foi feito para beneficiar alguns e prejudicar outros. Infelizmente, no Brasil, as Leis são feitas para pobres, pretos e prostitutas. Citamos isso estes dias neste espaço e alguém mandou acrescentar outro “p”: políticos. Realmente, esta Lei de trânsito foi feita para beneficiar políticos, pois eles fazem parte de uma pequena parcela que têm motorista particular, o qual tem salário pago com dinheiro do povo, inclusive.

Se você tomar um cálice de vinho no almoço, que dizem ser muito bom para a saúde, está arriscando a sua vida. Você almoça, toma seu vinho e vai para a estrada e, por azar, algum distraído se atravessa na sua frente e acontece um acidente de trânsito. Você vai preso por estar alcoolizado, perde a carteira, tem que pagar fiança de quase R$ 1 mil e mais uma multa de 900 e poucos reais. Mas seus problemas não terminam aí, porque depois de um ano você vai ter que gastar mais 1 mil e poucos reais para fazer uma nova carteira de habilitação. Resumindo a história: um cálice de vinho ou copo de chope pode te dar R$ 3 mil de prejuízo e demissão na sua empresa, afinal, em alguns casos, dirigir faz parte do trabalho.

À propósito: se você acha este exemplo um pouco exagerado, o que pensar se constatarmos que esta Lei está indo até contra a Igreja!? Em nossa região, em sábados a tarde, os padres rezam duas ou três missas em diferentes comunidades do interior. Imagina se no final da tarde, depois de três bênçãos em três Missas, onde ingere um gole de vinho em cada vez, ao voltar para casa, o padre é parado em uma blitz!?

A mensagem positiva do dia: "Quando você acha que sabe todas as respostas vem a vida e muda todas as perguntas".
(quinta, 26/06/08)

Arquivo do blog

2011

Livros lidos em 2011*
52 - O dia de um jornalista americano em 2.889, Julio Verne, 80 pág, Ed. Hemus, 19/11 a 24/11/2011. (nota 5)
51 - Em outras palavras, Lya Luft, Record, 224 pág, 17/12/2011. (nota 7)
50 - Jogo sujo, Marcelo Duarte, Ática, Série Vaga-Lume, 134 pág, 16/11 a 19/11/2011. (nota 7,5)
49 - Espíritos entre nós, James van Praagh, Sextante, 134 pág, 31/10 a 07/11/2011. (nota 7)
48 - Percalços, Ernani Mügge, Con-Texto, 74 pág, 29/10 a 31/10/2011.

47 - Instantes, Ernani Mügge, Oikos Editora, 64 pág, 30/10/2011.
46 - Chatô, o Rei do Brasil, Fernando Moraes, Ed. Companhia das Letras, 731 pág, 10/06 a 29/10/2011. (nota 9)
45 - Seja líder de si mesmo; Augusto Cury, Sextante, 122 pág, de 20/09 a 25/09/2011. (nota 8)
44 - Monte seu próprio negócio; Leandro Martins; Digerati Books, 111 pág, de 06/08 a 20/09/2011.
43 -Crônicas do Lelo, Aurélio Decker, Ed. Metropole, 176 pág, 19/08 a 11/09/2011). (nota 6)
42 - Eis o homem Paulo Sant´Ana; Paulo Sant´Ana, RBS Publicações, 168 pág, 13/08 a 04/09/2011. (nota 6)
41 - Crônicas de minha cidade; Carlos de Souza Moraes, Ed. Unisinos, 239 pág, 14/08 a 21/08/2011.
40 - Coisas do corações; Beto Ody (Rádio Alegria), Palotti, 148 pág, 11/08 a 20/08/2011).
39 - Meu guri; David Coimbra, LP & M, 185 pág, de 11/08 a 14/08/2011. (nota 7,5)
38 - Meditando com Brian Weiss, Sextante, 105 pág, de 06/08 a 07/08/2011. (nota 6)
37 - Cá entre nós, Ernest Sarlet, Ed. Feevale, 178 pág, de 27/07 a 31/07/2011. (nota 5)
36 - O maior vendedor do mundo; Og Mandino; Ed. Record, 118 pág, 22/07 a 30/07/2011. (nota 9)
35 - Conquistar e manter clientes; Daniel Godri; Ed. Eko, 116ª edição, 75 pág, 19/07/2011. (nota 5,5)
34 - Auto-hipnose, desperte o seu gigante interior, Mauro Rosso, Ed. Imprensa Livre, 69 pág, de 19 e 20/07/2011.
33 - O símbolo perdido, Dan Brown, Sextante, 489 pág, de 02/07 a 16/07/2011. (nota 8,5)
32- O segredo de Luisa, Fernando Dolabela, Sextante, 303 pág, de 1º/07 a 03/07/2011. (nota 7,5)
31 - 35 melhores contos do RS, Maria da Glória Bordini (organizadora), 322 pág, IEL (Corag), de 23/06 a 27/06/2011. (Simões Lopes Neto, E. e LF Veríssimo, L.C. Barbosa Lessa, Jane Tutikian, L.A. Assis Brasil, Sérgio Capparelli, Carlos Carvalho, Alcides Maya, Caio Fernando Abreu, Josué Guimarães, Sérgio Faraco, Charles Kiefer, Moacyr Scliar...) (nota 6)
30 - A vida que ninguém vê, Eliane Brum (ZH), Editora Arquipélago, 208 pág, 23/06 a 25/06/2011. (nota 8)
29 - Os segredos dos campeões, Roberto Shinyashiki, Ed. Gente, 182 pág, 24/05 a 23/06/2011. (nota 7,5)
28 - Avenida de histórias, Henrique Schneider, Produção Um Cultural, 132 pág, 21/06/2011. (nota 7,5)
27 - O Monge e o Executivo, James C. Hunter, Ed. Sextante, 143 pág, de 20/05 a 12/06/2011. (Uma história sobre a essência da liderança). (nota 8,5)
26 - O caçador de pipas, Khaled Hosseini, Ed. Nova Fronteira, 370 pág, 14/05 a 16/05/2011) - 8mil vendidos. (nota 9)
25 - O Analista de Bagé; Luis Fernando Veríssimo; L & PM Pocket, 84 pág, 2ª vez, 01/05/2011. (nota 7)
24 - Nunca desista dos seus sonhos, Augusto Cury, Sextante, 156 pág, 2ª vez, 04/04 a 01/05/2011. (nota 8)
23 - Autoconhecimento: o primeiro passo para a liderança; Claiton Marusiak; Ed. Treze, 52 pág, 2ª vez, 01/05/2011.
22 - O caminho da tranquilidade, Sua Santidade, o Dalai Lama, coleção Auto Estima, Ed. Sextante, 96 pág, 15/04 a 19/04/2011. (nota 6,5)
21 - Trem-Bala, Martha Medeiros, L & PM Pocket, 247 pág, 04/04 a 15/04/2011. (nota 9)
20 - De Pedro a Collor; charges; Sampaulo (Paulo Sampaio), AGE Editora, 110 pág, 20/11 a 09/04/2011. (nota 6)
19 - A Arte de Fazer Jornal Diário, Ricardo Noblat, Ed. Contexto, 174 pág, 23/03 a 03/04/2011. (nota 9,5)
18 - A Objetividade Jornalística, Luiz Amaral, Ed. Sagra-Luzzatto, 96 pág, 24/03 a 27/03/2011. (nota 5)
17 - Diários de um repórter, Flávio Alcaraz Gomes, L & PM, 180 pág, 01/03 a 24/03/2010. (nota 5,5)
16 - A Miséria do Jornalismo Brasileiro; Juremir Machado da Silva, Vozes, 155, 01/03 a 12/03/2011. (nota 8,5)
15 - The Secret - O Segredo; Rhonda Byrne, Ediouro, 198 pág, 26 e 27/02/2011). (nota 9)
14 - O Aleph; Paulo Coelho, Ed. Sextante, 240 pág, 10/02 a 26/02/2011). (nota 6,5)
13 - O Doce Veneno do Escorpião, O Diário de uma Garota de Programa; Bruna Surfistinha (Raquel Pacheco), Panda Books, 168 pág, 18/02 e 19/02/2011. (nota 1)
12 - Odisséia Urbana; Ismael W. Manganelli, 110 pág, 19/02/2011.
11 - Como Evitar Preocupações e Começar a Viver; Dale Carnegie; Cia Editora Nacional, 423 pág, 25/09/2010 a 16/02/2011. (nota 7,5)
10 - O Vôo da Cobra; Lucas Izoton, 164 pág, Independente Cobra D'Água, 22 e 23/01/2011. (nota 8,5)
ESTATÍSTICA DE 2011*
* 43 livros em 2011 - 4 livros/mês -
7.937 pág - 721 pág/mês e 24 pág/dia.
* 35 livros - até fim/set - 4,3 livros/mês - 6.496 pág - 812 pág/mês e 27 pág/dia.
* 21 livros - até fim/jun - 4,2 livros/mês - 3.688 pág - 737 pág/mês e 24 pág/dia.
* exceto janeiro=férias.

2012

Livros lidos em 2012
81 - A motocicleta azul, Luis Carlos Pez, Ed. Uri, 79 pág, 23/12 a 24/12/12. (nota 5).
80 - Os segredos da mente milionária, Harv Eker, Sextante, 175 pág, 27/10 a 23/12/12. (nota 9,5).
79 - Como formar & treinar equipes de vendas, Diego Maia, Ed. Ferreira ,130 pág, 15/12 a 22/12/12. (nota 6).
78 - Saiba mais para gastar menos, Elaine Toledo, Ed. Alaúde, 143 pág, 01 a 09/12/2012. (nota 7).
77 - O X da questão, Eike Batista, Sextante, 130 pág, 01 a 02/12/2012. (nota 8).
76 - Planejamento estratégico: um bem ou um mal necessário, Roberto Tadeu de Morais, Ed. Fundo de Cultura (Faccat), 109 pág, 02/12/2012. (nota 6,5).
75 - Quanto custa ficar rico, Paulo Portinho, Campus, 165 pág, 20/10 a 15/11/2012. (nota 7,5).
74 - A oração que Deus entendia, Paulo Coelho, Ed. Caras, 64 pág, 03/11/2012. (nota 6,5).
73 - A Revolução dos Bichos, George Orwel, Globo, 143 pág, 02/11/2012. (nota 9,5).
72 - Assassinatos na Academia Brasileira de Letras, Jô Soares, Companhia das Letras, 252 pág, 26/10 a 28/10/2012. (nota 7,5).
71
- Seja líder de si mesmo, Augusto Cury, Sextante, 127 pág, 12/10/2012. (nota 7).
70 - A Lei de Murphy, Arthur Bloch /Millor Fernandes, Record, 106 pág, 09 a 12/10/2012. (nota 5).
69 - Selma e Sinatra, Martha Medeiros, Objetiva, 132 pág, 09 a 11/10/2012. (nota 4).
68 - Maigret e o homem do banco, Georges Simenon, L&PM/Nova Fronteira, 192 pág, 05 a 09/10/2012. (nota 6,5)
67 - O vencedor está só, Paulo Coelho, Agir, 398 pág, 18/09 a 27/09/2012. (nota 7)
66 -
Programa Integral de Leitura (Guia Introd e 1º Ciclo, Olga Camargo Valcárel, Pilbra, 78 pág, 03/09 a 21/09/2012. (nota 7)
65 -
Brasa sob cinzas, Leonardo Boff, Record, 121 pág, 12/09 a 18/09/2012. (nota 6)
64 - Espiritualidade, Leonardo Boff, Sextante, 63 pág, 03/09 a 06/09/2012. (nota 5)
63
- O que Steve Jobs faria?, Peter Sander, Universo dos Livros, 165 pág, 21/06 a 11/08/2012. (nota 7)
62 - As sete Leis Espirituais do sucesso, Deepak Chopra, Ed. Best Seller, 103 pág, 24/06 a 08/07/2012. (nota 9,5)
61 - Filhos inteligentes enriquecem sozinhos, Gustavo Cerbasi, Ed. Gente, 170 pág, 16/05 a 24/06/2012). (nota 7)
60 - Casais inteligentes enriquecem juntos, Gustavo Cerbasi, Ed. Gente, 163 pág, 22/04 a 13/05/2012. (nota 7,5)
59 -Curso básico para resolver problemas e tomar boas decisões, Ken Watanabe, Sextante, 127 pág, 15/04 a 21/04/2012. (nota 4,5)
58 -O Príncipe, Nicolau Maquiavel, Nova Cultural, 282 pág, 17/03 a 15/04/2012. (nota 6,5)
57 - Faça todo mundo gostar de você em 90 segundos, Nicholas Boothmann, Ed. Gente, 190 pág, 09/04 a 15/04/2012. (nota 7)
56 - Dez Leis para ser feliz, Augusto Curi, Sextante, 121 pág, 05/04/2012. (nota 6)
55 - Investimentos inteligentes, Gustavo Cerbasi, Ed. Thomas Nelson do Brasil, 271 pág, 22/09 a 24/03/2012. (nota 7)
54 - O Homem que Calculava, Malba Tahan, Ed. Record, 301 pág, 05/10/2011 a 26/02/2012. (nota 7,5)
53 - Pai Rico, Pai Pobre, Robert Kiyosaki e Sharon Lechter, Ed. Campos, 186 pág, 14/01/2012 a 29/01/2012. (nota 7)
ESTATÍSTICA DE 2012*
- Em 2012, 28 livros, 2,5 mês - 4.683 pág, 425/mês e 14,2/dia.
- Até fim/julho, 10 livros, 1,6/mês - 1.914 pág, 319/mês e 10,6/dia.

- Em 2011 - 43 livros, 4/mês - 7.937 pág, 721/mês e 24/dia.
* exceto janeiro=férias.