A mordida dos impostos!

terça-feira, 27 de maio de 2008

Votar nulo é uma forma de protestar

Cada vez cresce mais o número de pessoas que afirma que a intenção é votar em branco ou nulo nas eleições de outubro. Com relação a eleição municipal, a maioria se envolve, porque é mais próxima e todo mundo conhece alguns dos candidatos, envolvendo até interesses pessoais e particulares.

Mas para a eleição de deputados, governadores e presidente, em geral, o povo fica mais indignado, pois estes sempre estão muito distantes, então, muitos defendem o voto branco e nulo como forma de protesto. Será que votar em branco ou nulo é válido?

Será que é uma boa forma de protestar não votar em ninguém? Será que, no final das contas, o voto nulo não conta para alguém? Cresce a cada dia esta idéia e, principalmente na internet, os e-mails correm sem parar.

Mas o povo precisa ficar atento, afinal, ao anular o seu voto, está anulando um direito seu, conquistado com muita luta no passado. Se 100% dos eleitores votassem em branco ou nulo, eu também seria a favor desta forma de protestar. Mas isso nunca vai acontecer, então, é preciso cuidar para que ao anular o teu voto, você não esteja beneficiando o pior candidato.

Como exemplos disso podemos citar um episódio no Legislativo de certo município, quando se votou a viagem de vereadores com uso de diárias. Dos sete que votaram, dois deles optaram por se abster, ou seja, ficar em cima do muro. Aconteceu que dois foram contra a viagem e três vereadores foram a favor. Resumindo: três eram a favor da gastança e quatro tinham sido contra, certo?

Errado. De supetão, se pensou que a viagem havia sido reprovada, mas não foi isso que aconteceu, pois a maioria era a favor, afinal, os votos de abstenção são anulados e não contam. Neste caso, a abstenção contou como voto favorável aos gastos, por que liberou os dois para viajar com tudo pago pela Câmara.

À propósito: Por estas e outras que votar branco ou nulo acaba fazendo com que você vota em alguém sem querer. Tome muito cuidado ao querer protestar e anular seu voto na eleição de outubro, pois você pode beneficiar justamente um candidato que você não quer que ganhe as eleições.

A pergunta que não quer calar: porque nossas autoridades não se preocupam com animais de estimação abandonados?

A mensagem positiva do dia: “Nesta vida, seja o que você quer ser, porque você possui apenas uma vida e nela só se tem uma chance de fazer aquilo que se quer. Faça, não importa o que, mas faça. Se fizer errado, aprenda a lição, volte atrás e faça de outra forma. Não tenha medo de errar, porque a vida não tem rascunho ou ensaio para treinar a fazer correto. A vida é aquela prova do concurso que você não pôde estudar, tem pouco tempo para as respostas e não tem folha anexa para rascunhar ou testar as alternativas, muito menos tirar a prova antes de entregar a prova”.
(quinta, 08/05/08)

Reajuste de salário de políticos é sempre no chute

A eleição está logo aí, mas antes de pensar em eleição, o povo precisa prestar atenção no comportamento dos atuais políticos. Antes de tudo, eleitor, não durma de touca, porque vem aumento geral de salário na grande parte dos municípios da região. Não que isso não deva acontecer, mas antes é preciso ver quais os cargos que vão ser beneficiados e o mais importante, qual o percentual do reajuste.

Quando se fala em aumento de salário no cenário político, vale lembrar que não se leva em conta inflação e outros índices que são levados em conta quando o aumento é para o trabalhador comum do setor privado. O que acontece, nestes casos, é dobrar o salário ou quase isso. E, se você não teve aumento no seu salário pelo dobro, fique de olho, porque alguém vai te passar a perna.

Antes de aumentar salários, precisamos operar muitas mudanças neste país, como cortar número de vagas de vereadores, salários e até secretarias em alguns municípios pequenos. Já que a receita não aumenta, o melhor é cortar despesas.

A não ser que se faça uma verdadeira revolução no cenário, com sessões de Câmara mais produtivas e sem ter vereador só pra ir lá uma vez por semana, dizer amém ou encrencar com tudo. Se tivermos um Legislativo mais produtivo, todo mundo vai concordar em pagar bem.

Se tivermos um Executivo que escute o povo e tenha secretarias mais atuantes, talvez com distinção entre uma e outra, todo mundo aceita pagar bem. A maioria é contra o prefeito ganhar bem, porque de carona, o vice geralmente nunca faz nada, mas ganha metade do salário de um prefeito.

À propósito: se policiamos e criticamos coisas da nossa política local, é porque acreditamos na mudança e na melhora das coisas. O poder emana do povo e aqui é que se deve dar o exemplo. Nossos políticos aqui são anjos se compararmos aos mais altos escalões da política brasileira. Mas também, nunca podemos nivelar por baixo!

A pergunta que não quer calar: Algum dia surgirá políticos como o presidente JK, que prometeu - e cumpriu, pelo menos em boa parte a sua promessa – fazer o Brasil viver 50 anos em cinco?

A pergunta que está na boca do povo: não seria considerada louca uma pessoa que, no passado, imaginasse que hoje em dia estariam roubando até as cruzes de alumínio dos túmulos dos cemitérios?

A mensagem positiva do dia: “Tenha felicidade bastante para de você uma pessoa feliz e doce, mas que você tenha muitas dificuldades para fazê-lo forte e tristeza para fazê-lo humano de verdade. Mas, acima de tudo, que você tenha esperança suficiente para fazê-lo correr atrás dos seus sonhos e objetivos, sem esquecer de ter ao seu lado, amigos e pessoas que vão, não só te amparar nas quedas, como a lutar contra quem te derrubou”.
(quarta, 07/05/8)

Você é responsável pela nossa política e por isso precisa votar onde você mora

Encerra nesta quarta o prazo para que as pessoas interessadas em votar na próxima eleição façam a transferência ou o seu título de eleitor pela primeira vez. O mais importante é que, dependendo do movimento, o título é feito na hora e o eleitor já sai de lá com o título em mãos.

É importante que as pessoas votem na cidade onde residam, salvo raríssimas exceções. Morar aqui na região e continuar votando lá no interior em troca do dinheiro da passagem ou de um churrasco não é justo. De que adianta você morar aqui, trabalhar aqui, ter filhos na nossa creche e ter um médico que atende sua família a cada dor de cabeça, mas na hora de votar, você vai “lá pra fora”?

Você é responsável pela nossa política e por isso precisa votar onde você mora e em quem você conhece. Não é justo um cidadão que mora há vários anos aqui e resolve viajar para sua terra natal para votar e decidir o futuro de uma cidade onde ele não vive.

Cair de pára-quedas em uma cidade onde você não acompanha a política pode ser desastroso de duas formas. Você vai deixar que outras pessoas decidam o futuro da cidade que você escolheu para morar, pois o que pode acontecer é estes não terem a mesma escolha que você teria.

Além do mais, você vai viajar para escolher os futuros administradores de uma cidade onde você só vai passear de vez em quando. Isso não é justo! Tem que cair do cavalo quem faz isso. Imagine se a empresa que você trabalha tem alguém que venha lá da sua terra natal para dar ordens e tomar decisões, sem tomar conhecimento de causa.

Por ironia do destino, na sexta-feira foi publicado o edital para reinício das obras de conclusão do asfaltamento da VRS-833 entre Morro Reuter e Herval, mas no sábado caiu uma barreira e, por pouco, não ocasionou uma tragédia. Já tem gente sugerindo que se deixe a via trancada para “aligeirar” as decisões do Estado. Mas como será com a Festa da Batata que inicia neste sábado em Herval?

À propósito: alguém acorde São Pedro para ele desligar a torneira, que ninguém mais agüenta quatro dias de chuvas ininterruptas.

A pergunta que não quer calar: será que ainda existe estoque de guarda chuva por aí?

A pergunta que está na boca do povo: se a eleição é só em outubro, esta que já começou é só um “aquece” para a campanha política?

A mensagem positiva do dia: “Saiba viver os belos momentos de sua vida, olhe a paisagem, contemple as estrelas, aprecie os caprichos da natureza, colha em todos os canteiros as flores da alegria. Saiba viver integralmente os mais belos momentos da sua vida. O ontem já lhe fugiu das mãos, o amanhã ainda não chegou, então, viva o momento presente, porque dele depende todo o seu futuro. Procure aproveitar ao máximo o momento que está vivendo, tirando todas as vantagens que puder para seu aperfeiçoamento. A vida é um presente que nos foi dado e devemos aproveitar, pois poderá ser tarde demais!"

(terça, 06/05/08)

A mesmice da TV Brasileira

A TV brasileira caiu em uma mesmice que é de dar pena. Salvam-se poucos programas que realmente interessam para o povo. Poucos mesmos, para não dizer, nenhum. Nos noticiários, parece que apenas três regiões do mundo têm notícia: Brasília, Oriente Médio e África. E as notícias são sempre as mesmas: escândalo e corrupção política em Brasília, guerras e atentados no Oriente Médio, pobreza e fome na África.

O resto são programas de humor, onde um é repeteco do outro, bem como programas de auditório sem fundamento, sem falar nos leilões de boi e cavalo, programação religiosa – alguns só faltam vender cadeira no Céu – além de outras coisas popularescas que são uma verdadeira tortura. Está na hora do brasileiro exigir uma programação melhor, afinal, não é porque a TV aberta é de graça que somos obrigados a engolir tudo isso. Aliás, será que a programação é tão ruim porque é isso que dá Ibope ou “isso” está no ar justamente porque o povo gosta?

Já falamos neste assunto várias vezes neste espaço e estes dias foi divulgado nos jornais e revistas um desabafo atribuído ao ator Marcelo Antony, que é do meio e, por isso, vale citar aqui: “Quem não tem TV a cabo está perdido. A programação do meio-dia até às 18h de todos os canais abertos é só fofoca, não tem conteúdo nenhum. Se for espremer, não sobra nada. Então, 80% da população do Brasil é criada nisso aí, as pessoas ficam ocas”.

Aliás, falando sobre programas humorísticos, parece que o humor no Brasil se restringiu a imitação das sacanagens que os políticos fazem com a gente. Ou o “humorista” interpreta um político, um gay, um músico ou jogador burro. Pior que o brasileiro acha graça disso tudo. Não que somos um povo alegre, ao contrário, somos um povo bobalhão, que faz piadinha com as sacanagens que acompanhamos todo dia. Em vez de caçoar dos políticos que nos passam a perna, devíamos protestar e mostrar a nossa força, pois rir do que os políticos aprontam é o mesmo que tomar bofetada na cara e dar risada.

À propósito: será que é pagando shows caros e promovendo festas mirabolantes como fazem os governantes das grandes cidades que vamos resolver o problema dos trabalhadores? Adianta tapar o sol com a peneira?

A pergunta que não que calar: porque o brasileiro é tão burro que paga 40% de sua renda em tributos e ainda “paga imposto” dando esmola para pobre na rua ao invés de cobrar do governo uma solução para pobreza?.

A pergunta que está na boca do povo: porque o brasileiro aceita que ONGs e as instituições defensoras dos direitos humanos fiquem dando pitaco ou metendo o bedelho na forma como são tratados os marginais, que não são anjos, são bandidos?

A mensagem positiva do dia: “Façamos algo sem esperar nada em troca, ou esperando, mas tendo sempre em vista que a maior gratificação é saber que estamos fazendo alguma coisa e, principalmente, fazendo o bem”.
(segunda, 05/05/08)

O brasileiro passa a vida inteira procurando emprego e depois de velho sofre para se aposentar

O dia de ontem foi marcado pelas festas do Dia do Trabalhador em todo o Brasil. Muito mais do que comemorar esta data, acho que está mais do que na hora de colocar o dedo na moleira e debater o assunto. Os trabalhadores têm o que comemorar nos dias de hoje?

Um trabalhador comum precisa fazer uma via sacra pra conseguir uma aposentadoria que se reduz a cada ano. Passa a vida inteira procurando um emprego decente e depois de velho tem que passar o resto da vida tentando se aposentar. Isso é ter motivos para comemorar? O colono trabalha mais de 50 anos e não consegue se aposentar porque não tem nota fiscal. Enquanto isso, um político se elege para meia dúzia de mandatos se aposenta bem fácil e ganha uma boa grana por mês. Isso é motivo de comemoração?

Além do mais, é preciso dizer que no Brasil, um em cada quatro trabalhadores não tem carteira assinada. E, pior, metade dos que trabalham estão na informalidade e assim não tem ninguém por eles, nem uma entidade para defendê-lo e, muito menos, para garantir a sua aposentadoria.

Da mesma forma é preciso desburocratizar os que querem gerar empregos e contratar trabalhadores. Hoje em dia, um terço das empresas criadas não passa do primeiro ano e fecha as portas antes. Também, é tanto imposto e tanta burocracia que só se preocupar com clientes não adianta. Um empresário, para cada um real pago de salário ao trabalhador, precisa pagar outro um real para o governo. Querem comemorar o que?

À propósito: o vereador Remo Ritter, de Herval, fez um pronunciamento enfezado na última sessão e, antes do Diário divulgar alguns gastos da viagem que ele fez, atacou a imprensa. Por questões de espaço, já que ontem não teve jornal, o pronunciamento dele será divulgado com ênfase na próxima semana.

A mensagem positiva do dia: “É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão. O importante é aproveitar o momento e aprender sua duração, pois a vida está nos olhos de quem souber ver”.
(sexta, 02/05/08)

O povo precisa se aproximar mais dos políticos para fiscalizar melhor

Fala-se tão mal da situação política brasileira que hoje em dia a grande maioria das pessoas de bem quer distância de política. Infelizmente esta é a dura realidade.

O povo só quer estar por perto dos políticos, quando eles estão pagando cerveja. O povo só procura político quando quer vender rifa e se locupletar dos mesmos, barganhando algum favorecimento, seja uma consulta no hospital, uma carga de brita ou a indicação para ganhar uma boquinha de trabalho.

Quando os políticos fazem alguma coisa errada, já tem um monte de gente xingando, mas quando eles fazem alguma coisa certa, ninguém fala que foi uma decisão acertada ou um elogio, apenas se diz que não fizeram nada mais do que a obrigação. Enquanto o povo não souber diferenciar os bons e os maus políticos, o Brasil vai continuar sendo o paraíso das coisas erradas e da injustiça.

A classe política tem corrupção como em qualquer outra, talvez um pouco mais – ou muito mais – porém, nem todo político é ladrão e nem todo ladrão é político. Aliás, o brasileiro tem que parar de fazer piada da sua política, afinal, o assunto é sério!

Tudo bem que a situação não é nada boa no Brasil no que se refere à política, afinal, estamos sempre cheios de escândalos. Mas se o povo não passar a fiscalizar mais e se aproximar da política, a tendência é piorar.

Se a vaca for para o brejo mesmo, aí é que vai aparecer um monte de aproveitadores querendo dar uma de João-sem-Braço para entrar para a seleta lista de políticos, com direito a salário, assessores, diárias, viagens e um monte de coisas boas. Não precisamos de políticos para pagar salário, precisamos de representantes do povo, trabalhadores, que olhem para o povo antes de fazer qualquer coisa. Se o povo fica ausente e omisso, os políticos aproveitam e também ficam ausentes e omissos, mas com um baita salário no bolso!

À propósito: O Governo Lula teve avaliação positiva recorde neste mês de abril. A pesquisa da CNT/Sensus indica que mais da metade dos brasileiros quer um terceiro mandato para Lula e este, por sua vez, disse que oito anos é pouco para realizar as obras para desenvolver o país. Será que vamos mexer a Lei na calada da noite e permitir a “re-reeleição”?

A pergunta que está na boca do povo: porque em ano de eleições as obras aparecem em todos os cantos?

Frase do dia que circula pela internet, atribuída a Arnaldo Jabor: “Brasileiro é um povo solidário. Mentira. Brasileiro é babaca. Eleger para o cargo mais importante do Estado um sujeito que não tem escolaridade e preparo nem para ser gari, só porque tem uma história de vida sofrida. Isso que é solidariedade!”

A mensagem positiva do dia: “Cada hora de tempo perdido na juventude é uma possibilidade a menos nos sucessos do futuro”, de Napoleão.
(quarta, 30/04/08)

As nossas festas e a falta de parques de exposições

São José do Hortêncio é apenas mais uma das nossas cidades de origem germânica que tem uma festa enfocando um produto típico. Hortêncio realizou a Festa do Aipim em abril, no início de maio tem a Kaffeeschneis Fest em Picada Café, depois tem a Festa da Batata em Herval, em novembro tem a Schimier Fest em Presidente Lucena e por aí vai.

Algo que precisa ser elogiado é a magnífica estrutura de São José do Hortêncio para fazer uma festa. Para quem pensa que um parque municipal vai consumir rios de dinheiro, basta ir até Hortêncio e ver que a fórmula não é tão difícil assim. Na Terra do Aipim foi construído um ginásio de esportes em uma área livre, onde tem estacionamento suficiente e espaço para lonões para as exposições e áreas de alimentação.

Tem gente que diz que parque municipal não vale a pena porque, além de caro, só será usado uma ou duas vezes por ano. Em Hortêncio, o ginásio é usado para a prática de esportes o ano inteiro e quando tem Festa do Aipim, vira o palco principal para a realização da festa. Méritos de Hortêncio.

Méritos também de Picada Café e Presidente Lucena que, tão jovens, já tem um parque municipal próprio para realizar festas. Nova Petrópolis também tem uma grande estrutura elogiável neste quesito. Não que estas quatro cidades são fora de série, afinal, no Vale do Caí, antes de fazer festa, as Prefeituras constroem um parque de eventos.

No entanto, é preciso deixar claro que os cafeenses, os lucenenses, os hortencienses e nova petropolitanos têm do que se orgulhar porque nos outros municípios não existe parque. Aliás, existem festas maiores e não tem lugar e nem estacionamento. Hortêncio, Presidente Lucena e Picada Café tem até uma estrutura muito maior do que deveria, mas isso prova que os prefeitos pensaram no futuro.

Somos campeões em fazer festa com a velha combinação de bebida, comida e música. A fórmula do sucesso é simples (chope + bandinha + produto típico). Diferente da grande parte das festas realizadas pelos municípios de outras regiões e outros Estados, aqui as festas são mais simples.

Na maioria das festas por este Brasil afora, as festas são verdadeiras exposições, em parque municipal enorme, com shows de nível nacional e internacional. Por aqui, ergue-se um lonão, põe chope, comida típica, bandinha e uma boa divulgação, e já está feita a festa.

À propósito: porque a insegurança é cada vez maior e parece que nossas autoridades fecham o olho para a realidade?

A pergunta que não quer calar: já pensou se você está fazendo algo interessante para a posteridade ou apenas esta deixando passar os dias, um após o outro, deixando as páginas do seu livro em branco?

A mensagem positiva do dia: “Aquele que sabe onde encontrar a ciência assemelha-se àquele que a possui” (A. Mikailov).

(terça, 29/04/08)

Não adianta morar aqui e cair de pára-quedas na cidade natal para votar

Encerra no dia 7 de maio o prazo para o eleitorado transferir seu título para poder votar nas eleições de outubro. É importante que todos os eleitores que morem na cidade, transferiram o título e votem na cidade onde morem, afinal, é aqui que ele conhece os candidatos e é aqui que ele precisa dos políticos e das autoridades.

Não adianta morar aqui e cair de pára-quedas lá na cidade natal e ir lá uma vez a cada quatro anos para votar em um candidato que você não conhece. Salvo raríssimas exceções, acreditamos que todos têm que votar na cidade onde moram. Até porque, político não conta “habitantes”, “pessoas”, “estudantes” ou “pacientes”, mas sim, na linguajar dos políticos, contam-se “eleitores” e “votos”. Logo, você é um joão-ninguém se não é eleitor.

O bom exemplo do dia é para a cidade de Ivoti. Após ter sediado um amistoso entre Ivoti e Grêmio, a cidade ganhou destaque em toda a imprensa gaúcha como “a cidade onde não se vê lixo no chão”. O SC Ivoti está de parabéns e quem ganhou com isso foi a cidade de Ivoti, que foi elogiada para todo o Brasil. Até no Acre e Rondônia estas nossas rádios têm enorme audiência.

À propósito: você acredita nesta história da governadora Yeda dizer que não tem dinheiro para obras porque não foi aprovado o aumento de impostos. E nesta balela do Lula dizendo que não tem dinheiro para investimento porque não foi prorrogada a CPMF?

A pergunta que está na boca do povo: você é daqueles que pensa que a escola é quem tem que educar o teu filho?

Recebemos por e-mail uma mensagem interessante, que fala sobre os três últimos desejos deste personagem histórico chamado “Alexandre, o Grande”. Eis o resumo: “Quando à beira da morte, Alexandre convoca seus generais e seu escriba e relata a estes seus três últimos desejos: o primeiro, que seu caixão seja transportado pelas mãos dos mais reputados médicos da época. O segundo desejo foi, que seja espalhado no caminho até seu túmulo, seus tesouros conquistados (prata, ouro, pedras preciosas) e o terceiro, que suas duas mãos sejam deixadas balançando no ar, fora do caixão, a vista de todos”.

Continuando: "Foi então que um dos seus generais, admirado com esses desejos insólitos, pergunta a Alexandre a razão destes. Alexandre explica então: “Sobre o primeiro, é porque quero que os mais iminentes médicos carreguem meu caixão, para mostrar aos presentes que estes não têm poder de cura nenhuma perante a morte; sobre o segundo, quero que o chão seja coberto pelos meus tesouros para que as pessoas possam ver que os bens materiais aqui conquistados, aqui permanecem. E sobre o terceiro, quero que minhas mãos balancem ao vento, para que as pessoas possam ver que de mãos vazias viemos, de mãos vazias partimos”. Se é um fato verídico ou não, a mensagem é bem interessante".
(segunda, 28/04/08)

Interesses individuais é que pesam na hora de votar

A imprensa sempre está no fio da navalha. Mas também os políticos estão entre o ferro e o fogo. Em ano eleitoral, então, tudo o que um provável candidato pensar em fazer ou tudo que ele fazer – ou não fazer – já é motivo para comentários. Na maioria das vezes, comentários maldosos!

Por isso que nós somos da opinião que já poderíamos estar em novembro, ou seja, um mês depois das eleições, que ocorrem em 5 de outubro. Infelizmente, nos municípios menores, a eleição é motivo para briga no clube, na igreja, na escola, no time, entre vizinhos, entre amigos e até entre familiares.

E não é por ideologia política não, é por interesses pessoais. Interesses individuais sim! Seja um cargo prometido, seja para o ter inimigo perder o emprego, enfim, coisas particulares que fazem as pessoas virarem bicho em uma campanha.

O problema é que cada um defende seu lado e acha que o seu lado é o melhor e que o outro lado não presta. Por isso, a melhor coisa que poderia acontecer em municípios pequenos é termos três candidatos a prefeito com igualdade de chances. Assim, se você não gostar do candidato A, tem ainda a opção de escolher entre o candidato B e o C. Por outro lado, somente com dois candidatos, se você odeia o candidato A e não gosta do B, você é obrigado a escolher o menos pior porque se votar em branco, acabará beneficiando um deles.

Para encerrar, uma piada que é uma verdadeira mensagem positiva do dia: “Um calouro muito arrogante começou a explicar a um senhor já maduro por que era impossível a alguém da velha geração entender esta nova geração. ‘Vocês cresceram em um mundo diferente, um mundo quase primitivo', disse o estudante bem alto de modo que todos em volta pudessem ouvi-lo. 'Nós, os jovens de hoje, crescemos com TV, internet, aviões a jato, viagens espaciais, homens na Lua, espaçonaves. energia nuclear, carros elétricos...’. O senhor não se conteve e rebateu, também em alto e bom tom: ‘Você está certo, filho. Nós não tivemos essas coisas quando nós éramos jovens! Por isso nós as inventamos. E você, um ‘bebê’ arrogante dos dias de hoje, o que você está fazendo para a próxima geração?' O senhor foi aplaudido ruidosamente por todos que estavam em volta!”
Sendo assim, fica a pergunta que não quer calar: será que a nova geração está pensando em fazer algo para deixar a geração que vem na seqüência?

E a pergunta que está na boca do povo: será que os jovens estão tendo a oportunidade de mostrar o seu conhecimento ou são podados e só podem fazer mesmo, sem outra opção, festa, bebedeira e arruação?

À propósito: não é muito cedo para ter carreata relativo a competições esportivas?
(sexta, 25/04/08)

O alto custo para fazer documentos

Para fazer a segunda via de uma carteira de identidade o cidadão brasileiro precisa desembolsar R$ 46,00. Infelizmente, nem em casos onde a pessoa é vítima de assalto não há perdão e precisa pagar para conseguir o documento. Do jeito que estão os preços, hoje em dia é mais prejuízo ter levado os documentos do que o dinheiro que temos na carteira.

Os municípios precisam a tomar cuidado com suas calçadas, os chamados passeios públicos. Na maioria dos casos, as calçadas são usadas para passeios de roller, skate e bicicleta. Não foi nem uma e nem duas vezes que ciclistas atropelaram crianças e idosos. Está na hora de tomarmos providências!

Falando em passeios públicos, os municípios deveriam construir calçadas nas laterais das ruas. Se o morador não tomar providências, a prefeitura manda seu funcionário lá para construir e depois manda a conta junto no IPTU. É injusto e causa problemas estes trechos sem calçadas porque as pessoas tem que invadir a rua para caminhar.

Tem municípios onde as sessões não duram nem 10 minutos. Em Herval e Hortêncio, por exemplo, quando o prefeito não manda projetos, os vereadores vão lá, batem cartão, dizem amém e vão embora. Mas em vez de ficarem nervosos com o jornal que mostra isso para o povo, deveriam saber que Poder Legislativo (vereadores) é um e Executivo (prefeito) é outro. Em vez de esperar que um poder mande as coisas mastigadinhas, deveriam ir atrás e propor leis e debater o município.

Um comentário interessante que foi postado no mauridandel.blogspot.com: “Os administradores públicos escondem do povo é porque o povo é bem assim também. O povo não ganha nota fiscal porque não exige e se estivesse no lugar do comerciante, também não faria nenhum esforço de fornecer”. Será que não é bem assim? Se a sonegação é crime, o famoso “caixa 2 de campanha” não é uma forma de sonegação?

Continua o comentário do leitor, muito bom por sinal, comentando mais dois assuntos: “Quase 100% do povo de nossas comunidades não sabem quanto ganham os gestores públicos, mas também não fazem a mínima questão, pois primeiro precisam saber quem vai sair do BBB. Outro caso: as estradas pedagiadas são ‘meia bocas’ e o restante muito ruim simplesmente porque as verbas são desviadas”.

À propósito: seria interessante algumas Prefeituras colocarem números nos carros públicos, assim, o povo ia ficar sabendo quantos carros tem um município. Aliás, em alguns casos, o povo ia ficar de cabelo em pé de tanto carro!

A pergunta que não quer calar: porque alguns municípios teimam em realizar festas nos mesmos finais de semana?

A pergunta que está na boca do povo: quem vai concorrer a prefeito em cada município? A mensagem positiva do dia: “Não sabe o que pode acontecer amanhã? A vida é como um romance, está cheia de suspense e você não faz idéia do que vem a seguir e só saberá até virar a página”, atribuída a Sidney Sheldon, do seu livro O Outro Lado de Mim.
(quinta, 24/04/08)

Existe racismo e xenofobia sim!

Racismo e xenofobia são duas coisas que, a cada dia que passa, ganham mais espaço nos comentários do nosso cotidiano, inclusive com criação de associações e grupos que debatem o assunto, bem como espaços maiores na imprensa. Mas será que algumas atitudes tomadas pelos nossos governantes estão ajudando a superar estes problemas ou está estimulando a sua criação?

Criar as famosas cotas para negros – ou cidadãos de origem afro-brasileiros – é uma medida para acabar com preconceito ou para estimula-lo? Enfim, as opiniões são diversas, mas preconceito, racismo e xenofobia, enfim, tudo o que for aversão a outras raças e culturas, ou mesmo horror a tudo o que seja estrangeiro, deve ser evitado.

Se chamar uma pessoa de “negão” pode ser um ato criminoso, chamar alguém de “alemão batata” não seria, também, uma forma de preconceito? E na região da Serra Gaúcha, onde os descendentes de italianos são chamados de “italiano polenteiro” não seria também um ato preconceituoso?

Sobre este assunto, há uma frase perfeita, que circula pela internet e é sempre lembrada na imprensa. ”O teu Cristo é judeu, tua máquina é japonesa, tua pizza é italiana, tua democracia é grega, teu café é brasileiro, teus números são árabes, tuas feições são latinas e tu chama o teu vizinho de estrangeiro”, frase atribuída a Carlo Giuliani.

Se você também se considera um cidadão do mundo, deve ter chegado a conclusão que não precisamos ficar nos matando em nome de nada, seja pela religião, cor ou raça. Afinal de contas, Deus nos deu um mundo grande, sem fronteiras, sem barreiras, para ser desfrutado por todos seus filhos. Acreditamos que é possível viver num mundo solidário, sem discriminação por nacionalidade e origem de lugar. Mas isso depende de nós!

A pergunta que não quer calar: quem não está cansado de ver as brigas na Irlanda do Norte, na África ou no Oriente Médio, devido ao separatismo ou preconceito religioso?

A pergunta que está na boca do povo: será que não precisamos que as pessoas entendam que não importa se somos amarelos, brancos, mestiços ou negros, porque acima de tudo, somos todos humanos?

À propósito: precisamos de pessoas que respeitem as opiniões e decisões de cada um, afinal, ninguém é mais do que ninguém. O mundo precisa que todos saibam que o caráter não é definido pela cor da pele, se você anda em cadeira de rodas ou se é desta ou daquela religião, então, não ame as pessoas pelo que elas defendem ou de onde vieram, mas valorize-as pelo que elas verdadeiramente são, ou seja, pelo seu caráter.

A mensagem positiva do dia: “A nossa geração precisa mostrar que não é cruzando os braços e assistindo a vida passar como um simples espectador, que vamos conseguir melhorar o mundo. Façamos algo, e agora! Algo pequeno ou grandioso, mas que ajude as pessoas e jamais prejudique-as”.
(quarta, 23/04/08)

Quando o consumidor é feito de palhaço!

Às vezes o consumidor é feito de palhaço. Foi o que citamos neste espaço estes dias, quando citamos que algumas empresas fazem seus clientes de bobos, principalmente as de telefonia, onde o tal número 0800 que é para atendimento do consumidor é uma verdadeira via sacra pra você conseguir falar com alguém.

Em relação a este assunto, no nosso blog da internet foi deixado um comentário por Denise Amorim, advogada natural de Porto Alegre e que reside no Rio de Janeiro. “Sei bem o que é isso, infelizmente o consumidor nesse País reside em último lugar. Por isso criei um blog para tentar ajudar, pois estou ficando ‘expert’ de tantos problemas que tenho enfrentado. Dá uma passadinha lá, e qualquer ajuda ou telefone que precise, conte comigo! Abraços, Denise”. Feito o registro e aproveitamos para deixar aqui o endereço do blog, onde o consumidor vai poder tirar muitas dúvidas, basta acessar garantaseusdireitos.blogspot.com.

A campanha eleitoral está quase começando. Faltam pouco mais de dois meses para as convenções e depois começam os comícios e as festas. Será que em todas as nossas cidades a gastança com cervejada vai continuar ou teremos uma Lei proibindo bebida alcoólica em comícios? Se assim acontecer, muitos ficarão felizes, principalmente os candidatos, que vão gastar menos ou investir esta grana em outra coisa.

No nosso endereço da internet, o mauridandel.blogspot.com um leitor deixou um comentário interessante sobre cervejada das campanhas e os reajustes salariais exorbitantes: “Não sei se vai servir como alento (acho que não deve, de forma alguma), mas 'eles' (políticos) são mesmo assim. A cultura está instituída, cabe a nós como cidadãos darmos o basta. Não interessando se é fulano ou beltrano, na urna é a melhor resposta, afinal lá jamais saberão como aconteceu. Temos que tentar fazer com que seja valorizado aquele candidato que não fica pagando cervejadas, galinhadas, carreteiros, distribuindo mundos e fundos no período que antecede a eleição (embora que todos dizem estar proibido, mas tem o ‘jeitinho aquele’, por exemplo, o 'dono do bar tal’ vai pagar a festa. Depois, fazem como estes que aí estão, dando aumento. Você, mais do que nunca, através do ‘poder de mídia’ tem condições de começar a fazer com que o povo passe a se atentar para os fatos. Parabéns”, de Marcos Rafael Schossler. Sábias palavras e feito o registro!

À propósito: será que é preciso ter lei para proteger o consumidor? Se ele ficar insatisfeito, jamais voltará à mesma empresa e fará propaganda contra, logo, desta forma, a empresa precisa fazer de tudo para não passa-lo pra trás. Se bem que, talvez, muitas empresas não pensem assim...

A pergunta que não quer calar: porque tudo em nossos municípios gira em torno da política?

A pergunta que está na boca do povo: a proibição de bebida alcoólica nos comícios é um bom negócio para toda a comunidade?

A mensagem positiva do dia: “Sonha o que queres sonhar, vá aonde queiras ir, busca ser aquilo que queres. porque a vida é uma só. Portanto, existe uma só possibilidade de fazer as coisas que desejas”.
(terça, 22/04/08)

Protestar em Brasília não adianta, tem que colocar deputados contra a parede

Esta história de prefeitos e vereadores fazerem as malas e irem a Brasília para protestar é a legítima conversa pra boi dormir. Não adianta torrar dinheiro do povo em viagem pra capital para participar de Marcha em Defesa dos Municípios ou então a Marcha dos Prefeitos em Brasília e outros nomes pomposos que se cria para isso.

Se o município quer dinheiro de Brasília ele tem que ir buscar sim. Mas, antes de tudo, precisa de projetos. Se somarmos os nossos 11 municípios da área de circulação, quantos projetos teremos em Brasília? Será que tem 30, 50 ou 100? Muito difícil! Pra pleitear verba, precisamos ter projetos lá. Projetos!

Não vai ser uma viagem de dois ou três dias que vai resolver a situação. Imagina se o governo federal vai abrir mão da grana dos impostos, assim, de mão beijada, porque meia dúzia de prefeitos foi lá. Prefeitos tem que pressionar pra mudar a Lei, sim, mas não adianta ir a Brasília. O que eles têm que fazer é colocar na parede os deputados quando estes vêm pra cá pedir voto.

Não adianta ir uma ou duas vezes por ano pra Brasília torrar nosso dinheiro com a desculpa de protestar e depois ficar fazendo campanha pra qualquer deputado que vai se eleger e não vai fazer nada a não ser bater o ponto e pegar o salário.

Já pararam pra pensar quanto dinheiro torraram vereadores e prefeitos nesta semana viajando a Brasília com a desculpa esfarrapada de protestar? Quantas ambulâncias e quantas cirurgias poderiam ser pagas com este dinheiro? Eu não faço idéia da grana que isso significa, mas você, que é eleitor, pergunte pro seu vereador ou prefeito quanto ele torrou nesta viagem. Ele é quem deve responder.

À propósito: você é dos chamados clientes chatos ou satisfeitos que acata tudo que aparece, se sente lesado e fica quieto no seu canto pra não se incomodar?

A pergunta que não quer calar: melhor é o calorão do verão ou o friozão do inverno?

A pergunta que está na boca do povo: quando começa o turismo de futuros candidatos levando eleitores para transferência de títulos?

A mensagem positiva do dia: “É sábio olhar para trás, pois é avaliando a tortuosidade de nossas pegadas que poderemos garantir um caminho reto para o futuro”.
(sexta, 18/04/08)

Porque aumenta o número de jovens que vão morar na Europa?

Cresce a cada dia o número de jovens que partem para uma experiência diferente e vão tentar a vida na Europa. A maioria segue para um ano de experiência na Alemanha, através de uma agência de Nova Petrópolis.

Se tivesse uma estatística de todos que vão à Europa, EUA e Canadá, seja para trabalhar como “au pair” ou para intercâmbio para aperfeiçoar o inglês, com certeza o número seria muito grande. O dinheiro pode não ser muito, mas o fato de morar na Europa conta muito como experiência e vale pontos preciosos no currículo na volta ao Brasil.

Por um lado, muitos que vão trabalhar um ano na Alemanha ou na Nova Zelândia encaram como uma viagem de férias. No entanto, ao analisar o outro lado da moeda, isso mostra que o pessoal vai para lá, salvo raríssimas exceções, porque aqui as oportunidades de emprego não são satisfatórias.

Quando é que nossas autoridades vão olhar para os jovens, oferecer cursos profissionalizantes e dar oportunidades de empregos? Nossa sociedade precisa investir no jovem antes, para depois não reclamar que os “jovens de hoje em dia não são como os jovens de antigamente”. Ora, se muitos jovens só prestam pra fazer festa e encher a cara, talvez é porque não se oferece oportunidade para fazer nada diferente.

Que tal um Município propiciar o surgimento de novas empresas, inclusive com jovens no comando, possivelmente através de uma incubadora tecnológica? Aliás, também outras formas de incentivar a geração de empregos e a diversificação econômica, mas parece que todos nós temos um par de sapatos atravessado na cabeça e só pensamos nisso!

Estes dias fomos pegos de surpresa por uma propaganda na TV, acho que do governo federal, dizendo que a TV aberta é um privilégio brasileiro. Tudo bem que em alguns países do mundo, a TV não é aberta e você precisa pagar por mês para ter acesso, como se fosse a tarifa da água, luz ou telefone. Mas será que não está na hora de discutir a qualidade da TV aberta no Brasil?

Depois de um cansativo dia de trabalho, você chega em casa e liga a TV para se distrair. Mas qual a surpresa ao constatar que não tem quase nada para assistir! Você tem 31 canais via satélite, através da parabólica, dos quais metade é leilão de boi e cavalo, outra parte é programa de igrejas e o resto são aqueles negócios enjoativos de menor lance único, onde você pode ficar rico gastando alguns centavos do seu telefone. Salvo raríssimas exceções, a TV brasileira virou isso. Só isso!

À propósito: nada contra igrejas terem programa na TV, leilões de bois pela TV, mas cadê a programação? Está de um jeito que você tem que dar graças a Deus ter algo pra se distrair, então, melhor nem se preocupar em exigir algum programa cultural ou documentário informativo.

A mensagem positiva do dia mostra que “quanto maior, maior é o tombo”: “Quanto mais um sujeito se acha importante, mais fácil tomar o lugar dele”, de H. Jackson Brow Jr.
(quinta, 17/04/08)

Uma Miss Brasil que veio do interior

O concurso Miss Brasil realizado no início desta semana trouxe a tona duas grandes lições de vida. Muito mais do que a bela organização do concurso e a beleza da mulher brasileira representada na passarela, nossa sociedade levou dois tapas na cara, ou melhor, dois tapas de luva. Quem sabe, assim, a gente acorda...

A primeira grande lição é da gaúcha Natália Anderle, a nova Miss Brasil. Muito mais do que torcer por uma gaúcha neste concurso, cuja vitória já está se tornando rotineira, valeu a torcida pela história de vida desta garota. De família humilde, filha de colonos de Roca Salles, ela saiu de casa e trabalhou como doméstica na cidade para custear os estudos. Depois trabalhou em salão de beleza, até se tornar Miss RS, concorrendo por Encantado.

A Miss Brasil não é uma “dondoca” que nasceu em berço de ouro. Não que isso seja crime, mas muitas vezes quando uma menina ganha um concurso, a primeira coisa que dizem é que o único motivo da vitória é que o pai dela tinha dinheiro. Com Natália não foi isso que aconteceu, pois ela é filha de agricultores.

Além disso, a nossa Miss RS e Brasil é uma agricultura, uma pessoa que veio da roça. A todo o nosso povo que tem complexo de inferioridade e tem vergonha de ser “colono”, esta aí um tapa de luva. Aliás, temos que parar com esta história de achar que “colono” é o mesmo que caipira ou ingênuo. Se bem que agora, com a Miss Brasil vindo do interior, “colono” é até elogio!

Outra grande lição de vida que veio a tona com este concurso é o fato de que a Miss Ceará, Vanessa Vidal, era surda-muda. Ela se comunicava através de sinais e encantou a todos, tanto que ficou em segundo lugar. A gente vê por aí, tantas pessoas com estes problemas e que nos dão a impressão de que fazem tudo para se fazerem mais vítimas do que realmente são.

Aliás, nas grandes cidades se vê, inclusive, alguns surdos-mudos colhendo esmolas nas ruas. Ao contrário, a Miss Ceará mostrou que isso pode ser um problema, sim, mas não é uma barreira intransponível para levar uma vida quase normal. Que exemplo de vida!

À propósito: você concorda com tamanha burocracia para a abertura de uma empresa?

Hoje em dia, parece que a cada ano que passa, se colocam mais e mais barreiras para alguém que pretende abrir uma empresa. Já não basta você pagar um real de salário ao funcionário e outro real ao governo, de imposto sobre este funcionário. Ficam enfiando leis e mais leis, como se todos os empresários fossem bandidos e tivessem que provar o contrário. Mas o pior de tudo é que tem empresas instaladas e poluindo, mas com estas, ninguém faz nada.

A pergunta que não quer calar: você sabe qual o salário dos gestores públicos do seu município?

A pergunta que está na boca do povo: o leite está com soda, a água do rio virou óleo, só falta o vinho virar sangue agora?

A mensagem positiva do dia mostra que, devagar se vai ao longe: “Uma longa viagem, começa com um único passo”, de Lao-Tsé.
(quarta, 16/04/08)

Quem diria que o salário mínimo seria maior que 200 reais!?

Há algum tempo atrás comentamos que algo que parecia impossível já é uma realidade. Quem imaginaria nos tempos de FHC que o salário mínimo seria maior que 200 dólares? Era a utopia petista – promessa de campanha, inclusive – colocar o salário mínimo em 100 dólares.

Lembro que tão logo Lula assumiu e o dólar começou a baixar, fizemos uma pergunta que não quer calar: será que Lula vai cumprir a promessa aumentando o salário mínimo ou baixando o dólar? Pelo sim pelo não, o salário chegou a 100 dólares da mesma forma.

Em relação a isso, recebemos um comentário no blog feito pela direção do PT de um de nossos municípios da área de circulação. O texto tem muito de verdade e convém transcrever aqui: “O Lula valorizou o salário mínimo sim. Basta fazer uma continha rápida, divida R$ 415,00 que é o valor do atual salário por 100, você chegará ao número 4,15. Então, o dólar poderia estar neste valor de R$ 4,15 que ainda assim os brasileiros estariam recebendo um salário de U$ 100,00”.

Mas como na política sempre tem que ter uma comparação entre adversários – o que discordamos plenamente - a assessoria de gabinete do deputado federal Tarcísio Zimmermmann não parou por aí e foi mais longe: “Presume-se que esteja incorreto você afirmar que o salário mínimo não foi valorizado no governo Lula. Pois não é mais de U$ 56 dólares como era no governo do PSDB. Agora divida o salário mínimo na época do PSDB que era R$ 200,00 por um valor do dólar a U$ 4,15, você terá um mínimo de U$ 48,00, que seria o que FHC estaria pagando”.

Quando a gente fala que discorda das comparações políticas, não falamos nisso para defender o lado A ou B. No caso do dólar/salário mínimo, o evento citado pelo petista até pode estar correto. O caso é que se hoje você criticar o governo Yeda, já vem alguém do PSDB fazendo uma comparação com Rigotto, Olívio Dutra ou Antonio Britto. Se você criticar o governo Olívio, já vem alguém comparando com o governo Rigotto. Ora, um governo é bom em um setor e não prioriza outro, enquanto o outro governador faz o contrário.

A comparação até pode ser válida em alguns casos, mas não podemos levar apenas isso em conta. Por exemplo, com relação aos asfaltos ligando Herval a Morro Reuter, Hortêncio a São Sebastião do Caí e Linha Nova a Feliz, não adianta comparar qual governador fez o trecho maior, pois ninguém terminou, logo, o asfalto não existe e ninguém fez nada. Se a coisa não foi concluída, ela não existe. Então, porque comparar?

À propósito: você é a favor ou contrato o turno único de trabalho nas Prefeituras e órgãos públicos?

A pergunta que está na boca do povo: porque nas Prefeituras, em alguns dias quando tem turno único de atendimento, alguns funcionários são liberados para almoçar em pleno horário de trabalho?

A mensagem positiva do dia: “O que se faz em um dia é a semente de felicidade para o dia seguinte”.
(terça, 15/04/08)

O voto em branco

Está na hora do povo começar a prestar atenção na política para saber em quem votar. É bom saber quantos recursos o seu vereador viabilizou para a sua cidade, se ele é autor de algum projeto ou se ele apenas compra rifa e paga cerveja. As eleições estão logo aí à nossa frente!

O que nos deixa indignados é o tratamento de algumas empresas de telefonia. Nos cobram o olho da cara e ainda oferecem um serviço muito ruim. Ficar pendurado no tal serviço 0800 pra atender usuários é um caos. O pior é que ninguém faz nada e continuamos sofrendo, mas não podemos mais viver sem telefone.

A seguir, divulgamos uma pincelada de um e-mail enviado por uma leitora, universitária de Direito, indignada com a classe política em geral: “Vemos muitas coisas e ficamos assim céticos! Na verdade, nunca votei em branco ou anulei, mas com a crise política em que vivemos, em todos os níveis, fico pensando que o povo deveria organizar uma campanha pelo voto em branco como protesto contra o que nós vemos, como forma de dizer que não queremos mais esses mesmos corruptos enchendo os bolsos com o dinheiro do povo. Deveríamos lançar uma campanha: 'Faça valer a sua opinião política, vote em branco, proteste contra tanta corrupção e desonestidade'”. Feito o registro!

À propósito: porque será pouquíssimos secretários ou chefes de departamentos municipais se desincompatibilizaram do cargo para concorrer em outubro? Para concorrer a vereador, deveriam ter saído no início do mês, mas para concorrer à majoritária ainda podem ficar até junho.

A pergunta que está na boca do povo: será que nenhum secretário tem capacidade de ser um bom vereador ou falta-lhes espaço político? Será que estão sendo podados pelos cacifes dos partidos?

A pergunta que não quer calar: nos últimos anos, qual foi o candidato saído de uma secretaria que virou vereador, prefeito ou vice em nossos municípios?

Do nosso blog mauridandel.blogspot.com veio uma sugestão de enquete e transcrevemos a seguir. A gente sabe que a nossa política atual é somente o reflexo do que é o nosso povo, então, se a política está virada em uma politicagem, o povo tem sua parcela de culpa.

Faça um exame de consciência, através da sugestão do leitor para o blog: “Ao analisar os políticos de sua comunidade, dê uma nota de 0 a 3 ao seu povo, claro que você deve incluir-se junto:
Nota 3 - povo culto, altruísta, unido e próspero.Nota 2- povo meio culto, meio altruísta, meio unido e meio próspero.Nota 1- povo pouco culto, pouco altruísta, pouco unido e pouco próspero.Nota 0 - povo ignorante, egoísta, desunido e sem futuro.

A mensagem positiva do dia: “A maior parte daqueles que não querem ser oprimidos, querem ser opressores”, de Napoleão.
(segunda, 14/04/08)

segunda-feira, 26 de maio de 2008

O número de suicídios assusta na região

O número de suicídios em nossa região é assustador. Não sei se existe no Brasil uma região com tantos suicídios como aqui no nosso Vale do Sinos e Encosta da Serra. Pensando bem, é muita falta de curiosidade pelo dia do amanhã uma pessoa tirar sua própria vida. E também muita coragem em tentar se suicidar por enforcamento.

Nós da imprensa, na medida do possível, por questões de ética, nem divulgamos os suicídios para não espalhar a notícia e acabar motivando outros a fazerem a mesma coisa.

Talvez muitos não saibam, mas existe no Brasil desde 1962 o Centro de Valorização da Vida, tendo como objetivo a prevenção ao suicídio, através do apoio emocional oferecido por pessoas voluntárias às pessoas angustiadas, solitárias ou mesmo sem vontade de viver.

Em Novo Hamburgo existe um posto do CVV que atende 24 horas as pessoas que podem vir a se suicidar ou que estão com este interesse. Basta ligar 141 do telefone fixo ou 3065-4111, que um voluntário vai ouvir e dar um conselho bacana pra tirar esta idéia da cabeça.

Aliás, já que nossas autoridades ignoram este problema, pois nunca vi Município algum trabalhar preventivamente a questão do suicídio, pelo menos, os municípios podem colaboram com esta entidade para que ela possa ter uma boa atuação na nossa região e evitar a morte prematura de muitos.

À propósito: aos que criticam esta coluna por pegar muito pesado e ser muito crítica, vale a resposta que a gente vai botando o dedo na ferida quando é necessário e fazendo o nosso panelaço solitário. Quem sabe um dia apareça uma multidão da Argentina ou o brasileiro aprenda com os hermanos a protestar e ajudar a botar a boca no mundo e lutar pelos nossos direitos.

A pergunta que está na boca do povo: porque tem prefeitos que criaram lobos em sua própria casa ar dar o potencial de votos da Saúde para uma única pessoa que agora está lhe virando as costas?

Pergunta que não quer calar: por que nos nossos municípios, em geral, nenhum secretário ou chefe de Departamento da Prefeitura se exonerou do cargo para concorrer às próximas eleições?
A mensagem positiva do dia: “O amor é o único que cresce quando se reparte", de Antoine de Saint-Exupéry.

(sexta, 11/04/08)

Telefone celular só dá problema

Ninguém consegue viver sem telefone celular, mas o que algumas operadoras de telefonia estão fazendo é uma vergonha. Na verdade, a gente não consegue viver sem celular porque não quer, afinal de contas, nas férias a gente fica 15 ou 20 dias com o aparelho desligado, ligando só quando precisa telefonar, e nem sente falta. Mas pra trabalhar, o celular é um grande aliado.

O sinal é péssimo em muitos lugares. Para não ter problemas, a gente teria que ter quatro aparelhos, cada um de uma empresa de telefonia diferente. Em um município, a empresa V tem melhor cobertura, em outro é a empresa T, num terceiro município é a empresa C e assim por diante. Pra gente que trabalha em vários municípios diferentes, seria bom ter quatro aparelhos. Daqui há pouco o governo cria o Kit Celular e a gente sai por aí com uma sacolada de aparelhos para não ficar na mão nunca!

Em Santa Maria do Herval, por exemplo, fazem quatro anos que venderam telefone da Brasil Telecom e até hoje não tem sinal dentro da cidade. Lindolfo Collor é a mesma coisa. Aliás, aqui do lado, Rolante ganhou a primeira antena de celular apenas neste ano. O pior é que você quer ter celular, você precisa de celular, você quer usar e gastar, ou seja, dar dinheiro para as multinacionais da telefonia, mas eles não se preocupam com você e te deixam na mão, ou seja, não querem o teu dinheiro. É uma vergonha!

Agora, vergonha mesmo é o que estão querendo fazer os vereadores de Riozinho. Aliás, se temos nesta coluna o espaço “o bom exemplo do dia”, hoje poderemos criar “o péssimo exemplo do dia”. Do dia não, do ano! Pois um vereador de Riozinho resolveu chutar os salários lá para o alto. Este vereador do PP criou uma Lei estabelecendo que o salário dos vereadores terá como teto 40% do que ganha um deputado estadual.

Você sabia que um deputado ganha cerca de 11 mil e quinhentos reais? Se um deputado ganha isso, os vereadores de lá podem chegar a ganhar R$ 4,6 mil por mês. É o fim da picada, pois eles já ganham R$ 1.088,00 e isso já é muito alto para uma cidade de 4 mil habitantes e R$ 9 milhões de orçamento anual. Se acontecesse isso na Argentina, era motivo para mais um panelaço!

Estes quase cinco mil reais que querem pagar pra vereador é salário pra prefeito e não pra um mero vereador, ainda mais que lá são apenas duas sessões por mês! O prefeito de lá, Colombo (PSDB), conforme foi divulgado na imprensa, apenas disse: “Eles querem me matar do coração”. Eu rebato e falo aqui o que o povo deve estar querendo dizer ao prefeito: “veta o projeto e acabe com a pouca vergonha antes que tu morra do coração, porque a cidade não pode ficar sem prefeito”. O povo tem que dormir de touca e ficar atento se não vai ter político querendo fazer a mesma coisa aqui pela nossa região.

A mensagem positiva do dia: “Pensar em fazer grandes coisas é pretexto para não fazer as pequenas” (Jacinto Benavante).
(quinta, 10/04/08)

O que falta na educação dos filhos

Por que será que tem filho que se o pai ergue a voz para lhe xingar já ameaça chamar o Conselho Tutelar. Ora, educação se dá em casa e com pulso firme e não é conselho algum que vai meter o bedelho. Os pais não podem quebrar o filho a pau, mas uma chinelada nunca fez mal a ninguém e os pais têm que entender que as entidades existem apenas para um apoio.

Enquanto Novo Hamburgo surpreendeu e criou pouco mais de 1.200 empregos de saldo positivo neste ano, a cidade de Caxias já criou mais de 4 mil postos de trabalho. Parece que Caxias do Sul fica em outro mundo, em outra galáxia, mas ela fica aqui do lado e o exemplo está aí para quem quiser copiar.

Fala-se tanto hoje em dia em investir no esporte para afastar as crianças das drogas. No entanto, o que se percebe é o contrário: alguns esportes estão levando a gurizada para as drogas. Hoje em dia, em algumas cidades, jogar futebol em sábado é sinônimo de correr alguns minutos atrás da bola e passar o resto da tarde enchendo a cara. Até que a bebida alcoólica é uma droga ou não?

Não está na hora das nossas prefeituras e empresas investirem no esporte de verdade? Se hoje em dia toda a criança já nasce chutando uma bola, é porque só apresentamos uma bola pra ela. Nunca uma criança vai se interessar por taekwondo, atletismo ou judô se ela nunca viu isso na vida. Quem sabe nossas prefeituras ainda vão fazer parcerias algum dia para oferecer à comunidade a disponibilidade de termos verdadeiras academias, com cursos e instrutores a custo baixo para crianças, jovens e adultos?

À propósito: O que se viu por aí é que teve secretário exigindo custeio de salário até o fim do mandato para se exonerar do cargo para concorrer a vereador. Aliás, a notícia foi confirmada em vários municípios e os valores deste “custeio” seria de R$ 15 e R$ 20 mil. Ao saber disso, líder político de renome na região soltou os cachorros: “Se um cara do meu partido me fala isso eu mando demitir na hora”, disse. Apenas me resguardo de não citar a cidade e nem se ele é presidente do partido ou prefeito de um município.

A pergunta que não quer calar: Por que fizeram tanta pressão pra aprovar a maldita CPMF se o governo não quebrou, mesmo esta grana não entrando mais nos cofres públicos?

A pergunta que está na boca do povo: das pessoas ao seu redor, inclusive você, será que alguém, realmente, se preocupa com o meio-ambiente?

A pergunta que está na boca do povo: “A vida é cheia de coisas que dão certo, de coisas que dão errado, de gente que vai, de gente que vem. E o bom da vida está nessa coisa imprevista, que nos faz lutar por um sonho, explodir num riso ou num choro, mas nunca entregar os pontos".
A mensagem positiva do dia: “Sempre tive pena de mim mesmo, só porque eu não tinha sapatos, mas um dia encontrei um homem que não tinha pés”.

(quarta, 09/04/08)

Governo distribui o Kit Falta de Vergonha

Está circulando pela internet um e-mail bastante debochado com relação aos nossos políticos de Brasília. A alfinetada é direcionada aos que já passaram pela cadeira de presidente da República e nada fizeram para o crescimento do Brasil, apenas remediaram a situação e sempre deram o peixe em vez de ensinar a pescar.

Eis o e-mail: “Kit falta de vergonha. Vai transar? O governo dá camisinha. Já transou? O governo dá ‘a pílula do dia seguinte’. Engravidou? O governo vai dar a chance do aborto. Teve filho? O governo dá o Bolsa Família. Está desempregado? O governo dá Bolsa Desemprego com dois meses extras. Vai prestar vestibular? O governo dá o Bolsa Cota. Não tem terra? Isso não é problema que o governo faz a reforma agrária e arruma um pedacinho de chão pra você”.
E continua o e-mail: “Mas experimenta estudar e andar na linha para ver o que é que te acontece! É um ciclo vicioso manejando a manada, como diz aquela música: 'Ê ‘eeôôô’, vida de gado, povo marcado, povo feliz!'. O governo dá, o contribuinte paga e o povo continua fazendo festa. Na verdade, os romanos, ainda antes de Cristo, já sabiam que o negócio pra ser bom governante era dar “pão e circo” para o povo.

À propósito: hoje precisamos fazer um esclarecimento muito sério. Na coluna de ontem, citamos um tópico sobre o fato de muitos colocarem a política acima de tudo. Eis o que foi citado ontem: “Uma vez, o nosso queixo foi parar lá no chão ao saber que em uma cidade onde a diferença na eleição tinha sido pequena, as pessoas estavam contabilizando o número de votos perdidos pelo número de falecimentos (...) Dava um desastre, morriam dois e alguns diziam: ‘Ficou empatado: morreu um de lada lado (um de cada partido)’”.

Fiquei com o queixo caído de novo ao constatar na tarde de ontem, que este tópico estava sendo interpretado como sendo relativo ao acidente de caminhão em Herval. Em primeiro lugar, mesmo com esta infeliz coincidência nos dois fatos, o que foi citado ontem não tem nada a ver com Santa Maria do Herval. Este caso aconteceu em outra cidade e foi há duas eleições atrás.

Aliás, no final da tarde de ontem ficamos sabendo por um leitor de Dois Irmãos e que morava na região das Missões ou Alto Uruguai que isso acontecia e acontece até hoje na cidade dele. Pra encerrar, pedimos desculpas aos hervalenses se houve mal entendido e reiteramos que em momento algum o que foi citado tem a ver com aquela tragédia. Além do mais, se repararem no que foi citado ontem, bem no início do texto está escrito “uma vez nosso queixo” e isso quer dizer que foi “uma vez” - ou alguém tempo atrás - e não há uma ou duas semanas.

A mensagem positiva do dia: “A mais alta das torres, começa aqui embaixo, no solo mesmo” (provérbio chinês).
(terça, 08/04/08)

Pessoas são marcadas na paleta pelo partido político

Hoje é o Dia Mundial da Saúde. Este setor é o calcanhar de Aquiles de muitos governantes, mas para outros, é o que faz um caminhão de votos. Infelizmente hoje em dia a saúde é olhada apenas pela questão política. Enquanto o governo não investe em uma saúde decente, entra governo e sai governo e o povo continua morrendo nos corredores dos hospitais.

Estamos em ano eleitoral e isso é motivo de muita alegria para uns. Por outro lado, tem gente que sente arrepios só de pensar em campanha política. Em alguns dos nossos municípios, aliás, parece que a campanha eleitoral dura quatro anos...

É ridículo, pois alguns municípios da nossa região – como vários outros do Rio Grande e do Brasil - tudo que se faz é ligado a política. Isso é o fim da picada, pois em vez de nos preocuparmos com o crescimento do município, trazer novas empresas, diversificar nossa economia e batalhar por uma vida melhor, ficamos nos preocupando com picuinhas políticas.

Antes de tudo, nós precisamos nos unir em torno de uma causa e lutar por um município melhor, um Rio Grande melhor e um Brasil melhor. Precisamos ocupar nosso tempo com coisas de cabimento e não com questões partidárias, onde a única coisa que importa é o nosso umbigo.

Impressionante, mas em alguns municípios as coisas são piores do que se imagina. Em alguns casos, as pessoas são marcadas pelo partido com um carimbo na testa, semelhante ao gado que é marcado na paleta.

Rir pra não chorar: uma vez, o nosso queixo foi parar lá no chão ao saber que em uma cidade onde a diferença na eleição tinha sido pequena, as pessoas estavam contabilizando o número de votos perdidos pelo número de falecimentos. Morria um idoso na comunidade e alguém dizia “um voto a menos pra ele”. Dava um desastre e morriam dois num acidente e alguns diziam: “Ficou empatado: morreu um de lada lado (um de cada partido)”. Assim, eles já iam contabilizando qual seria o resultado da próxima eleição para prefeito!

À propósito: será a política merece estar acima da amizade, da boa vizinhança, da religião, do esporte, do bom entendimento familiar, enfim, acima de tudo?

A pergunta que não quer calar: você lembra o nome do ganhador do BBB, mas não lembra nem o nome dos senadores gaúchos?

A pergunta que está na boca do povo: os políticos tem uma péssima imagem perante o povo por culpa do povo, da imprensa ou deles mesmo?

A mensagem positiva do dia: “Os ventos que às vezes tiram algo que amamos são os mesmos que trazem algo que aprendemos a amar. Por isso não devemos chorar pelo que nos foi tirado e sim aprender a amar o que nos foi dado, pois tudo aquilo que é realmente nosso,nunca se vai para sempre", atribuída a Bob Marley.

(segunda, 07/04/08)

sexta-feira, 23 de maio de 2008

A educação está em alta

A Educação nunca teve tão em alta como atualmente. Antigamente era natural o pai tirar os filhos da escola para ajudar a trabalhar na lavoura e ninguém falava nada, porque quem mandava era o pai e fim de papo.

Hoje em dia se um pai querer tirar o filho da escola é capaz de ir para o xilindró. Será que a família não começou a ter desunião justamente quando um monte de entidades começaram a meter o bedelho na educação do filho? Não que isso esteja errado, ao contrário, isso ajuda muito, mas o problema é que alguns não olham para isso como um auxílio.

Se a Educação está tão valorizada hoje em dia, porque nossos municípios teimam em não instalar o EJA para Ensino Médio, o antigo 2º grau? Uns reclamam que os alunos relaxam no ensino normal para chegar a idade de cursar o EJA. Ora, que se mudem as regras, se aumente a idade mínima, enfim, que se faça alguma coisa, mas não boicotar o EJA.

O grande problema é uma pessoa acima de 20, 30 ou 40 anos aceitar o desafio de voltar a estudar. E aí acontece, das duas, uma: ou querem tirar esta oportunidade ou as autoridades não se mexem pra beneficiar estas pessoas.

É inadmissível que a partir do momento que se valoriza tanto a Educação, tenhamos pessoas de 40 anos sentadas em um banco escolar de curso regular. Um prefeito e um secretário de Educação que são contra o EJA Ensino Médio deveriam ter que ir para a escola de novo e dividir a mesma turma – agora com 40 alunos – e se espremer no mesmo espaço com uma gurizada barulhenta.

Querer extinguir o EJA Ensino Médio é o fim da picada. Aliás, falando em picada, a cidade de Picada Café é uma das únicas que ainda contempla sua população com esta modalidade de ensino. Outras estão enrolando pra não oferecer isso pra população.

À propósito: Mas agora está na hora do povo cuidar porque este ano porque vai ter um monte de gente querendo apoiar os estudantes e prometendo criar EJA Ensino Médio. Depois das eleição, vão mandar todos se catar, como sempre acontece. Que tipo de inclusão social é esta que querem tirar a oportunidade de estudo?

Na mensagem positiva do dia, encerramos aqui a publicação de todo o salmo 91, publicado cada trecho um dia: “Ele me invocará, e Eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei. Fartá-lo-ei com longura de dias e lhe mostrarei a minha salvação”.

(sexta, 04/04/08)

As previsões acertadas e erradas nas eleições de 2004

As eleições se avizinham. Em vários municípios teremos confrontos entre eternos adversários políticos. Em outros, vai ser a vez de se confrontar antigos aliados. Isso mesmo, gente que subiu ao mesmo palanque em um ano, vai estar em palanque oposto, possivelmente se xingando.

Há exatos quatro anos atrás, escrevemos o seguinte texto neste espaço. Será que acertamos? Eis parte do texto: “Em Ivoti, Morro Reuter e Herval, o PMDB será o fiel da balança. Dependendo para o lado que o partido ‘pender’ terá ou não terá eleições. Em Ivoti, se o PMDB coligar com o PDT, dificilmente haverá eleições, pois a chapa fica praticamente imbatível. Mas se o PMDB resolver fazer frente ou coligar com o PP, por exemplo, teremos uma boa eleição”. E o PMDB não foi o fiel da balança?

Mais um toque sobre outros municípios citados aqui há quatro anos: “Em Morro Reuter, o PMDB também poderá ser o fiel da balança. Se o partido se aliar ao PTB de Sabá, a eleição vai ficar só na teoria, pois a chapa seria praticamente imbatível. Vice-versa se o PMDB se unir ao PDT”. E foi o que aconteceu.

Outro tópico do texto, sobre Herval, algo bastante curioso: “Já em Herval, se o PMDB lançar chapa própria ou coligar, teremos eleições. Do contrário, o candidato da situação será reconduzido ao cargo. Há quem diga que seria o PDT o fiel da balança, pois se o partido estiver na situação, a eleição estaria ganha e, se estiver na oposição, seria esta a vencedora”. O PDT ficou com o PSDB e o PP, mas perderam a eleição para o PMDB, que estava na oposição.

Em Dois Irmãos, erramos feio: “O fiel da balança será o PSDB. Dependendo dos desdobramentos, o lado que o PSDB “pender”, ganha as eleições, se houverem somente dois lados”. Como tivemos três candidatos, venceu a situação novamente em 2004. Se a oposição tivesse se unido, como ela fez quase 70% dos votos, teria vencido.

E em Nova Petrópolis a previsão foi um tremendo fora. Eis o texto: “Mas uma das eleições mais esperadas da região será o confronto entre e Augusto e Lui. Lui é o único prefeito que coloca a viola na sacola, deixa seu município e parte para tentar a sorte em outro, ou melhor, deixa Picada e busca ser o prefeito do Município-mãe, que é Nova Petrópolis”. Mas Augusto não concorreu na eleição passada e o confronto pode acontecer, talvez, neste ano.

À propósito: você deixa seu filho para a TV ou a internet educa-lo?

Salmo 91 da Bíblia: “Tão encarecidamente me amou (a Deus), também Eu o livrarei (dos males); pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o Meu nome”.

A pergunta que está na boca do povo: você tem idéia do tamanho da Via Sacra que é abrir uma nova empresa de tanta burocracia e fiscalização?

A pergunta que não quer calar: Já reparou que faltam apenas nove meses para o ano terminar?

A mensagem positiva do dia: “Aquele que fala sem pensar, assemelha-se ao caçador que dispara sem apontar” (Montesquieu).
(quinta, 03/04/08)

Um comparativo entre as eleições de 2000, 2004 e 2008

Há seis meses das eleições, o período tem tudo para ser crítico. De agora em diante, começam as acusações, críticas profissionais e pessoais, enfim, “os podres” vão começar a aparecer. Já tem gente só pensando nisso!

E o pior é que a grande maioria quer usar a imprensa para derrubar o adversário. “Tenho uma bomba pra ti”, com esta frase se resume tudo. Falou em “bomba” ou uma “notícia de primeira página”, pode saber, é candidato querendo acertar o alvo, usando como arma ou munição, a imprensa. A partir de agora, a imprensa está no fio da navalha...

E, como neste meio político, para a grande maioria as coisas se resumem “em comprado” e “vendido”, as coisas não são fáceis para quem está no fio da navalha. Podem ser seis longos meses para quem não gosta de política, mas por outro lado, isso é apenas meio ano porque passa ligeiro.

Mas a eleição terá fatos novos. Na eleição de 2000, das 11 cidades de abrangência do Diário, em pelo menos a metade delas a eleição estava decidida antecipadamente. Apenas em Dois Irmãos, Novo Hamburgo, Estância, Lindolfo, Presidente Lucena e Hortêncio, pode-se dizer que a briga foi “boa”.

Em 2004 as coisas foram diferentes, porque na maioria dos municípios a briga foi boa. Poucos tiveram o privilégio de concorrer com uma eleição quase ganha. Em Ivoti, Estância Velha e Morro Reuter, pelo resultado final, a eleição não foi tão difícil para os vencedores, mas como eleição só termina com o voto na urna, os dois lados trabalharam até o último minuto para vencer as eleições. Nos outros municípios a disputa foi mais parelha e, em alguns, até houve reviravolta na reta final da campanha.

Mas agora o cenário é diferente. A promessa é de que a campanha será quente e teremos brigas acirradas. Chamo então a atenção para o bordão político “fiel da balança”, o partido que vai resolver a campanha, o partido que pode deflagar uma campanha disputada ou não, ou seja, o partido que, para o lado que “pender”, leva consigo a vitória.

À propósito: Qual partido será o fiel da balança em cada município? Quantos candidatos a prefeito teremos no seu município?

A pergunta que não quer calar: vendo menores que viraram assassinos de alta periculosidade, será que a Lei não é feita para proteger bandido?

A pergunta que não quer calar: você sabe o nome dos vencedores do Big Brother mas não sabe o nome dos vereadores da sua cidade?

A mensagem positiva do dia é do salmo 91: “Os anjos de Deus te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra. Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente, mas também Eu o livrarei”.
(quarta, 02/04/08)

Fácil perceber quando é ano eleitoral

Um vereador do PDT de Garibaldi foi cassado por infidelidade partidária no início do ano. Foi o primeiro caso no Rio Grande do Sul, mas agora as cassações podem virar febre neste mês, quando começam a estourar várias cassações em todo o Brasil. Aliás, o mandato é do partido ou do cara que se elege?

Neste ano parece que as festas e os bailes estão maiores. Naturalmente, um dos motivos de tanta gente, tantos sorrisos e tanto tapinha nas costas é o fato de que tem muitos pré-candidatos em campanha. Porém, quando se chama de “pré-candidatos” estes que estão por aí abanando e sorrindo pra todo mundo, eles caem fora e negam a especulação.

Há que se registrar que também não é crime abanar e sorrir quando a gente anda pela rua. Nem todo mundo que abanar pra você quando estiver na rua é candidato. Mas os esqueceram de te enxergar por quatro anos e agora estão te abanando, será que estes não estão no páreo para concorrer?

Mas agora vai ser fácil de descobrir quem serão os primeiros pré-candidatos. A partir desta semana, terão que estar fora do cargo quem ocupa determinados cargos políticos, como secretários municipais, e desejam concorrer na eleição de outubro. Portanto, se o secretário de alguma pasta do seu município sumiu do mapa, é porque ele está disposto a concorrer em outubro.

Rir para não chorar: se esta coluna é pesada demais, se policiamos e criticamos as coisas da nossa política local, é porque acreditamos na mudança e na melhora das coisas. O poder emana do povo e aqui é que se deve dar o exemplo. Nossos políticos aqui são anjos se compararmos aos mais altos escalões da política brasileira, mas nem por isso devemos deixar de policiar os acontecimentos...

À propósito: sempre elogiamos o governo por privatizar a telefonia, que tornou o serviço mais acessível a todos. Mas está na hora do governo fiscalizar isso. O Brasil não pode ser uma terra de ninguém na telefonia e na internet!

A pergunta que não quer calar: alguém já ouviu falar em “penitência de Quaresma”? Por que isso está cada vez mais caindo no esquecimento?

A pergunta que está na boca do povo: você seria capaz de participar de um panelaço como fazem os argentinos, se precisasse lutar por alguma coisa?

Do Salmo 91 da Bíblia: “Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda, porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos”.

A mensagem positiva do dia: “Se você andou sonhando muito alto nos últimos tempos, talvez você teve um tombo ao esbarrar na dura realidade, afinal, o tamanho do tombo é proporcional ao do sonho. Mas quem não sonha não vive e quem não vive não terá nada para contar aos netinhos quando a velhice chegar, se chegar!”
(terça, 01/04/08)

Ainda temos bons motivos para se orgulhar

Ainda temos bons exemplos neste país. Semana passada, um flanelinha de Manaus encontrou uma carteira com R$ 7 mil e a devolveu ao dono. Este gesto, por si só, já merece ser elogiado, porém, o aposentado, o dono do dinheiro, ficou muito agradecido e vai ajudar o flanelinha a construir sua casa própria.

Do jeito que estão as coisas hoje em dia, tanto o gesto do flanelinha como do aposentado, são elogiáveis. Hoje, se você perder uma carteira com 10 reais que seja, das duas uma: quem acha não devolve ou se devolver, o dono da grana acha que você não fez mais que sua obrigação e, na maioria das vezes, não dá nem um “muito obrigado”.

O Brasil atingiu a marca de 124 milhões de telefones celulares. Há 10 anos atrás, celular era artigo de luxo e hoje tem quase um celular a cada brasileiro. Para se ter uma idéia, o crescimento é tanto que entre janeiro e fevereiro deste ano, foram feitas mais de 1,2 milhões de adições a linhas.

As vendas de veículos no RS cresceram 54% em janeiro e fevereiro. A média nacional ficou em 32%. Com isso, se demonstra que o RS tem cada vez mais carros circulando em suas vias. Talvez vem daí o grande número de acidentes, se comparado com outros Estados...

Falando nisso, o Rio Grande é um Estado motivo de orgulho para nós e inveja para outros. Somos, na verdade, uma federação, pois nossos costumes estão espalhados por todas as regiões Sul, Centro-Oeste e Norte. Mas tem coisas que nos envergonham e uma delas é a nossa Justiça.

A grande maioria das comarcas tem 5 a 6 mil processos trancados. Tanta coisa para um juiz apenas é dose pra elefante. Sendo assim, nossa Justiça anda a passos de tartaruga e muita coisa fica trancada. O pior de tudo é o teor da maioria dos processos, que são coisas sem cabimento, como briga de vizinhos e coisas bem a toa.

Aliás, estivemos em Toledo estes dias e lá uma dentista ficou apavorada quando ficou sabendo que aqui no RS tudo é motivo para processo. Lá ela cometeu um erro ao atender um paciente e mexeu em um dente errado, o qual também estava com problemas. Com certeza, se fosse aqui no Rio Grande, levaria um processo no lombo.

Isso é coisa de outro mundo, porque aqui se processa a torto e a direito por qualquer motivo. Vamos parar de brincadeira, porque devido aquele processo de briga de vizinho ou fofocas que geram processo de danos morais, acaba trancando na Justiça e fazendo demorar um processo de crime mais grave, como assalto, estupro e outras coisas.

A mensagem positiva do dia: “Esse mundo é seu também. Faça a sua parte, mesmo que pequena. Que a esperança seja um sentimento constante em cada ser que habita este planeta; que a humildade e o respeito residam na alma e no coração de todos e que saibamos amar e respeitar o próximo como a nós mesmos”.
(segunda, 31/03/08)

Reajuste salarial dos vereadores

Depois de quase três meses do ano já terem ido para o espaço, agora temos a sensação de que o ano está começando pra valer. Tudo bem que o Carnaval passou rápido, pois foi bem cedo, mas com o início dos trabalhos nas Câmaras de Vereadores da região, a vida política, pelo menos, começa a se agitar.

Em geral, os políticos fazem algumas poucas coisas pelo povo, mas na grande parte, só tomam atitudes “politiqueiras” e, cheios de demagogia, defendem o seu interesse próprio ou do seu partido. E quanto maior o degrau, maior as atitudes politiqueiras dos nossos homens da política.

Para quem se apavorou com a “façanha” de alguns vereadores para “ganhar uns trocos por fora” nas viagens aos congressos e seminários, que foi denunciado no ano passado, imagina então o que não fazem os nossos deputados, cuja fiscalização inexiste. Aliás, chega a dar pena dos vereadores, que estão pertos do povo e têm marcação cerrada, pois deputado sequer dá as caras para não ser cobrado pelo povo.

Mas antes que a notícia caia no esquecimento, vale colocar em “pratos limpos” algumas coisas. Em primeiro lugar, não se pode generalizar todos os vereadores e todos os congressos, pois nem todos os vereadores viajam para fazer turismo e nem todos os congressos são ruins. Ou será que não!?

À propósito: o Brasil é um paraíso da falta de fiscalização, seja na internet, na telefonia, nos serviços de bancos, nos sindicatos de classes...

A pergunta que está na boca do povo: que ânimo a gente tem para votar nas eleições de 2008?

A pergunta que não quer calar: como ficou a história de gripe aviária na região?

Para encerrar, resta a mensagem positiva do dia. Justamente na hora de encerrar o texto, ouço uma música neste domingo horrível de tanto calor, que nos deixa uma mensagem otimista, apesar de tantos percalços políticos, bastar acreditar e lutar para melhorar o nosso país: “... então eu percebi que o sonho se realiza, é só você ter fé e sempre acreditar, que tudo pode conquistar”. (Viajar, interpretada por Papas da Língua)
(sexta, 28/03/08)

Ainda temos escravos e problemas ambientais

O Ministério do Trabalho descobriu 25 trabalhadores rurais em condições de trabalho escravo durante colheita de melancia em Bagé. Alguns já estavam lá há cinco meses trabalhando sem receber salário. O pior de tudo é que o Ministério do Trabalho vai lá, descobre o crime e ainda preserva o nome do suspeito de ser escravocrata e a coisa fica por isso!

Enquanto isso, quando um empresário da nossa região atrasa salários ou acontece qualquer outra coisa, já tem sindicato berrando na porta da fábrica e o Ministério querendo aplicar multa. Porque não vão lá no interior punir quem faz seres humanos trabalharem como escravo?

A mesma coisa é com relação a crimes ambientais. Aqui na região, se o cara tem um passarinho preso em uma gaiola é capaz de ir parar no xilindró. Aliás, um rapaz de Morro Reuter pegou uma espingarda velha para matar um gambá e foi levado para o Centralão.

Porque tanto rigor com relação ao meio-ambiente aqui, se na Amazônia os crimes ambientais são bem maiores? Parece que lá todo mundo pode tudo, desde caçar animais em extinção como derrubar mata virgem!

Aliás, sobre este caso da fazenda que tinha gente trabalhando como escravo é outra história que nos deixa indignados. O Brasil tem muitas leis que não são leis para o bem, ao contrário, é a legítima Lei do Bandido.

O cara tem escravos na fazenda e a Justiça não divulga o nome pra preservar a sua identidade. Da mesma forma, um marmanjo de 17 anos rouba, seqüestra, mata e pica, mas a Justiça não pode divulgar o nome porque é menor. Vamos parar de proteger bandido!

O jornal Pioneiro fez uma reportagem onde telefonou, durante um feriadão, para o celular de todos os secretários municipais de Caxias e metade deles não atendeu. Como seria se isso fosse feito na região?

A pergunta que está na boca do povo: porque no Brasil não tem “panelaço” como na Argentina?

À propósito: o país está com uma produção de soja além da expectativa e o governo cortou alguns subsídios dos produtores, mas todos foram para frente da Casa Rosada...


Antes da mensagem final, eis um tópico do salmo 91 da Bíblia: “Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti. Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios. Porque tu, ó SENHOR, és o meu refúgio”.

A mensagem positiva do dia: “É melhor atirar-se à luta em busca de dias melhores, mesmo correndo o risco de perder tudo, do que permanecer estático, como os pobres de espírito, que não lutam, mas também não vencem, que não conhecem a dor da derrota, nem a glória de ressurgir dos escombros. Esses pobres de espírito, ao final de sua jornada na Terra não agradecem a Deus por terem vivido, mas desculpam-se perante Ele, por terem apenas passado pela vida”, atribuída a Bob Marley.
(quinta, 27/03/08)

O PMDB manda na região!

Aqui na região, das 12 cidades de circulação do Diário, o PMDB é o partido que está no poder no maior número de cidades. Entre os 12 prefeitos possíveis, o PMDB é prefeito em cinco. Se contar também os municípios onde o PMDB é vice-prefeito, como Ivoti e Morro Reuter, aí o número quase dobra.

A nossa região não é uma exceção. O PMDB é o partido que mais controla cidades no Brasil. O PMDB elegeu 1058 prefeitos em 2004 e hoje está com 1164 no país. O segundo maior é o PSDB, que elegeu 871 e agora conta com 885, enquanto o terceiro colocado, o DEM, perdeu espaço, pois elegeu 790 e hoje tem 745 prefeitos.

Depois destes aparece o PP, que elegeu 552 e hoje tem 532 e em 5º vem o PR que cresceu de 388 para 444. Só então aparece o PT, que elegeu 412 e conta com 410, o partido que tem mais prefeitos fiéis, se comparado aos índices dos outros. Já o PTB caiu de 425 para 402, o PDT caiu de 305 para 298 e o PPS caiu de 306 para 235. No final da lista dos 10 maiores, o PSB cresceu de 173 para 182.

Falando em golpes, quando a pessoa lesada por um golpista é um vovô ou vovó, tudo bem, a gente fecha um olho porque, às vezes, eles não têm instrução. Mas comerciante que soube tocar o negócio e progredir ao longo dos anos, ser passado pra trás por um larápio qualquer é dose pra elefante!

Em abril o consumo de álcool deve superar o da gasolina. Segundo a Agência Nacional do Petróleo, desde 1986, durante o auge do Proalcool, isso não ocorria. Como o álcool está mais barato e a maioria está usando este em vez da gasolina, dificilmente os preços vão continuar como estão, podem apostar!

O prefeito de Pareci Novo deve entrar na Justiça para pedir a conclusão do asfaltamento ligando a São Sebastião do Caí e da ponte ligando a Montenegro. Se não tem outra forma, nossos prefeitos tem que fazer o mesmo para concluir estes asfaltos inacabados.

A pergunta que está na boca do povo: antigamente o estudo era “mais forte” ou hoje a criançada demora mais para aprender as coisas?

O salmo 91 da Bíblia: “(Com Deus...) não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia, nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia”.

A mensagem positiva do dia: “Uma vez perguntaram ao grande filósofo Confúcio ‘o que mais o surpreende na humanidade?’ Confúcio respondeu: ‘Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro e depois perdem o dinheiro para recuperá-la. Por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente, de tal forma que acabam por nem viver no presente nem no futuro’. E concluiu: ‘Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se não tivessemVivido’. Tão antigo, tão simples e tão atual, não é mesmo? Até porque Confúcio viveu na China de 551 AC a 479 AC.

(quarta, 26/03/08)

Cai em golpe e depois se acha sem sorte

O balanço do feriadão de Páscoa no trânsito foi de muitas mortes. Mais de 20 pessoas morreram apenas no nosso Estado. Este número deve ultrapassar 30, afinal de contas, quantos feridos em acidentes não poderão vir a falecer no decorrer dos próximos dias?

Até quando isso vai continuar? Alguém tem alguma dúvida de que em todos os acidentes, o motivo é falha humana? Infelizmente, não vai ser com campanhas em escolas ou na TV que vamos mudar esta realidade.

Ontem falamos sobre os golpistas que agem em nossa região e teve alguns leitores reclamando que pegamos muito pesado. A intenção não era agredir ninguém, mas é preciso que as pessoas fiquem indignadas com esta situação e cuidem mais das coisas pra não cair na lábia do primeiro golpista que aparecer.

Sinceramente, acho que na Idade Média os homens comuns eram menos inocentes do que muitos de hoje em dia. É incrível, mas tem ainda muita gente burra neste mundo.

Tem gente que entra num golpe e depois fica falando que é sem sorte ou que foi vítima da macumba. Faça-me o favor, vá mais a Igreja rezar e bote religiosidade e cultura pra dentro deste corpo antes de falar bobagem e fazer bobagem.

Aquele golpe do empréstimo fácil, publicado em jornal, é a legítima história de rir pra não chorar. Tem gente que não compra uma agulha se não for em uma loja de sua inteira confiança. Mas daí vai lá, olha um anuncio de jornal e, mesmo que nunca ouviu falar da empresa, que tem telefones de outras cidades do Brasil, vai lá e faz um empréstimo.

O cúmulo dos cúmulos é que em vez de você pegar o dinheiro, é você quem tem que pagar. Nós precisamos do dinheiro do empréstimo, mas nós que precisamos fazer o primeiro depósito. Se precisamos de empréstimo, como vamos pagar antes pra receber depois? Parem pra pensar, pelo amor de Deus!

À propósito: há alguém que nunca foi lesado por um golpe? Eu mesmo já caí nestes golpes de rifa falsa ou falso bingo para ajudar uma entidade que não existe, mas foi pouco dinheiro. Vamos colocar a mão na consciência e chega de cair em papo de quem é golpista e só sabe ganhar dinheiro no nosso lombo.

A pergunta que não quer calar: O que nossas autoridades poderiam fazer pra instruir o povo sobre isso?

Uma pincelada do salmo 91 da Bíblia: “Deus te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa. Ele te cobrirá com as suas penas e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel”.

A mensagem positiva do dia: "O segredo é não perder tempo com pessoas e situações que não te fazem feliz!! ninguém é obrigado a conviver com aqueles que não condigam com seus ideais".
(terça, 25/03/08)

A Capital dos Otários é aqui?

Nós não seríamos loucos de dizer que a nossa região é a Capital dos Otários. Mas, acreditamos que nossas cidades são, possivelmente, as cidades com o maior número de habitantes deslocados no tempo por metro quadrado.

Sim, a afirmação é pesada! Mas a gente diz isso devido ao grande número de pessoas de bem que são vítimas de golpe. Ora, façam-me o favor, o tal golpe do bilhete premiado é tão antigo que até nossa avó caiu nele, mas ainda tem gente, em pleno século XXI, que dá dinheiro pra vagabundo em troca de um suposto bilhete premiado.

Além deste, tem vários outros golpes, como o do falso seqüestro, o dos cartões de telefone celular, aquele outro que você fica sabendo via mensagem de telefone que foi o ganhador de um carro e tem também aquele outro golpe do empréstimo. Parem pra pensar o tamanho da babaquice que são estes golpes. Pelo amor de Deus, como é que a gente consegue cair nuns troços sem cabimento como este.

Imagine que você ganhou um carro 0 km e alguém vai te mandar uma mensagem de celular! E tem gente que cai neste golpe. Até nas nossas rifas do interior, as pessoas vão pessoalmente ou, pelo menos, telefonam pra avisar o ganhador, nem que o prêmio seja menor do que o custo da ligação.

Esta outra é fantástica e lesou vários comerciantes da nossa região no ano passado. Tem comerciante que não investe um centavo em divulgação com os jornais e rádios da região. Mas aparece um golpista metido num terno e gravata, que provavelmente não tenha um tostão furado no bolso, mas impressiona o nosso comerciante e arranca dinheiro dele.

E a lábia do golpista é tanta e a burrice do nosso comerciante é tão grande que ele acaba comprando anuncio em uma revista de turismo que não existe. Vários foram lesados, anunciaram sua empresa em um meio de comunicação que não existe e, prepare-se para o pior: pagaram à vista e em dinheiro vivo. Como se diz no ditado popular: tem que levar choque!

À propósito: de tudo isso, uma coisa é certa. Se os golpistas existem é porque existem otários que caem na lábia deles.

A pergunta que não quer calar: quem é que nunca caiu num golpe e pode atirar a primeira pedra?

A pergunta que está na boca do povo: tudo o que se vê no Padre Réus em Sexta-Feira Santa é devoção?

Uma pincelada do salmo 91 da Bíblia: “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do onipotente descansará. Direi do Senhor ele é meu Deus, a minha fortaleza e nele confiarei”.

A mensagem positiva do dia: "O que eu fui ontem e anteontem já é memória. Escada vencida degrau por degrau, mas o que eu sou neste momento é o que conta, minhas decisões valem para agora, hoje é o meu dia, nenhum outro".
(segunda, 24/03/08)

Você sabe como se "escolhe" o dia em que vai ser a Páscoa!?

Parece que o Natal foi comemorado ontem, mas já estamos na Semana Santa e domingo vamos celebrar a Páscoa. A cada vez que esta data se aproxima, muitos se perguntam, inclusive nós, sobre quem estipula o dia para comemorar a Páscoa.

Antes de tudo, é importante esclarecer que o Carnaval é que “cai” 47 dias antes da Páscoa e não o contrário. Aliás, a maioria das festas religiosas é marcada a partir da definição do dia que “cai” a Páscoa, o qual é comemorado sempre no domingo seguinte à primeira lua cheia depois do dia 21 de março. Simples, não?

Bom, respondida a pergunta anterior, agora você deve estar se perguntando: mas porque tanta importância pra este 21 de março? Na verdade, esta é a data do equinócio de outono no hemisfério sul ou o equinócio de primavera no hemisfério norte. Simples, né? Ah, surgiu outra pergunta? Sim, convém também dizer o que é equinócio: é uma palavra que deriva do latim “aequinoctium”, significa “noite igual” e refere-se ao momento do ano em que a duração do dia é igual à da noite sobre toda a Terra, ou seja, 12 horas cada um.
Definido o dia da Páscoa, basta contarmos 47 dias antes - tempo da Quaresma e da Semana Santa - e saberemos o dia do Carnaval. Tudo isto porque as coisas acontecem da seguinte forma: Carnaval (terça-feira), Quaresma (40 dias entre Quarta-Feira de Cinzas e domingo de Ramos), Semana Santa (7 dias entre os domingos de Ramos e de Páscoa).

À propósito: O cidadão veio lá do meio do mato, só sabia virar pedra e agora arrumou emprego na cidade, ganha pouco, mas dá pra ir se virando. Porém, acaba pensando que “está por cima da carne seca” e começa a comprar coisas no crediário, fazer empréstimos nos bancos, não presta atenção nas taxas e, quando vê, está endividado até a alma. O que fazer com este tipo de situação?

A pergunta que está na boca do povo: você sabe que municípios são hoje os que antes da emancipação se chamavam Arroio Veado, Picada Capivara, Teewald e Baumschneiss?

Uma grande mensagem bíblica, de Coríntios, capítulo 13: “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança, o amor, estes três; mas o maior destes é o amor”.

A mensagem positiva do dia: “(Quem tem amor...) não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”, da Bíblia.
(quinta, 20/03/08)

Municípios faturam alto com a venda da folha de pagamento

Grande parte dos Municípios vendeu sua folha de pagamento do funcionalismo para algum banco. Teve município faturando cerca de R$ 1 milhão, outros ganhando cerca de meio milhão de reais e alguns menores, como Herval, ganhando algo em torno de R$ 200 mil pela folha.

Para os municípios, é uma grana extra que caiu do céu. Uma coisa que ninguém contava e, de repente, fez as moedinhas tilintarem no caixa da Prefeitura. Alguns municípios destinaram esta verba para obras e outras prefeituras usaram para fechar o ano no azul, pois a situação estava feia.

Se o município ganhou com isso, os bancos também ganharam. Ou ainda vão ganhar! Até porque banco não bota pra perder nunca. Quantos clientes novos os bancos passarão a ter? Este é o motivo dos bancos pagarem tanto por uma folha de pagamento, pois algumas pessoas não têm opção por banco algum, então vão começar a trabalhar com o banco onde vão receber o pagamento.

Mas o que não pode acontecer é os servidores públicos terem que pagar a conta deste R$ 1 milhão ou meio milhão de reais que os bancos pagaram pela folha. Se a Prefeitura ganha, se o banco ganha, os servidores também têm que ganhar. Mas tem servidores dizendo que, ao contrário, são eles que estão pagando a conta disso.

Um deles foi bem enfático com esta história: “O município vende a folha e nós pagamos o pato”. Outro, de outro município, nos mandou um e-mail: “Mesmo que seja a tal conta salário, teremos que pagar CPMF, ainda enfrentar fila no caixa eletrônico (que muitas vezes não tem dinheiro ou está estragado) e ainda tem a questão do limite diário de saque! Acho um absurdo, nossa obrigação é trabalhar e a da Administração é pagar o salário, mas agora teremos que correr atrás do nosso pagamento e ainda pagar pra receber”.

À propósito: cada caso é um caso e não estamos a par de como funciona em todos os municípios, mas é preciso que se analise cada situação. Se os Municípios querem vender a folha, tudo bem, mas cabe ao banco conquistar os funcionários para que sejam seus clientes e não se aproveitar do caso e encher de taxas e tarifas pra cima de todo mundo.

A pergunta que está na boca do povo: tem gente que está arisco com bancos e não quer saber de ter conta bancária, então, para estes que vão apenas ir lá e retirar o seu salário, será que vão ter que pagar também?

A pergunta que não quer calar: quantas pessoas moram em nossas cidades e ainda votam lá no interior, onde nasceram e onde moraram antes de vir para cá?

A mensagem positiva do dia: "A história humana não se desenrola apenas nos campos de batalha e nos gabinetes presidenciais. Ela se desenrola nos quintais, entre plantas e galinhas, nas ruas de subúrbio, nas casas de jogos, nos prostíbulos, nos colégios, nas usinas, nos namoros de esquina. Disso eu quis fazer minha poesia, dessa matéria humilde e humilhada", atribuída a Ferreira Gullart.
(quarta, 19/03/08)

Saúde e Obras podem decidir uma eleição

Este ano temos eleições municipais. Salvo raríssimas exceções, não teremos nenhum secretário ou diretor de Obras concorrendo a vereador, prefeito ou vice. Infelizmente os partidos estão jogando pela janela um caminhão de votos quando não colocam pra concorrer um diretor de Obras.

Os setores de Obras e de Saúde são tão fundamentais que reelegem ou não um prefeito. Mas em vários municípios, nenhum secretário destes setores concorre a nada, mesmo sabendo que estes setores são verdadeiras máquinas de fazer votos.

Dia desses, falando sobre este assunto com alguns políticos, alguns confidenciaram que em seu município nem vão colocar o diretor de Obras na campanha porque ele não é bom de voto. Ora, tudo bem que o cara pode ser um baita profissional e não ter um caminhão de votos, mas se o cara é bom e está fazendo um bom serviço, então ele tem que ter voto sim. Se não tem voto, é porque não é bom.

Aliás, diretor de Obras é o tipo da função que não precisa fazer nada, apenas dar ordens coerentes e fazer campanha, pois ele é o porta voz do prefeito. Quando uma máquina está arrumando uma estrada, por exemplo, o chefe das Obras tem que estar tomando chimarrão na casa da lado e ouvindo os moradores, fazendo um elo entre a Prefeitura e a comunidade.

Do jeito que está o mundo atual, as desculpas e justificativas estão por todos os lados. Se tem desculpa pra tudo. Entre os políticos, então, justificativa e desculpa esfarrapada é o que mais tem. As coisas vão começar a mudar quando todo mundo parar de dar crédito às desculpas.

É tudo muito simples. Por exemplo, se deu um acidente de transito, não importa a justificativa se foi chuva ou a alta velocidade, o que importa é que aconteceu o acidente. Marcou um encontro ou uma reunião e não pode ir ou chegou atrasado? Ora, a justificativa não importa, se foi o pneu que furou, se houve outro compromisso, se parou em uma blitz, isso não vale nada. Então, não marque um horário com ninguém se não pode cumprir.

À propósito: um morador exige mais do que uma estrada boa, um poste de luz na frente da casa e um médico pra lhe atender quando tem uma dor de cabeça? É difícil ser prefeito?

A pergunta que não quer calar: você acredita em tudo que ouve?

A pergunta que está na boca do povo: você já parou pra somar tudo o que gasta em rifas, jantares e almoços em festas durante um ano?

Mais um versículo de Coríntios, capítulo 13: “Ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria”.


A mensagem positiva do dia: "Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando, porque embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu", atribuída a Luis Fernando Veríssimo.
(terça, 18/03/08)

Arquivo do blog

2011

Livros lidos em 2011*
52 - O dia de um jornalista americano em 2.889, Julio Verne, 80 pág, Ed. Hemus, 19/11 a 24/11/2011. (nota 5)
51 - Em outras palavras, Lya Luft, Record, 224 pág, 17/12/2011. (nota 7)
50 - Jogo sujo, Marcelo Duarte, Ática, Série Vaga-Lume, 134 pág, 16/11 a 19/11/2011. (nota 7,5)
49 - Espíritos entre nós, James van Praagh, Sextante, 134 pág, 31/10 a 07/11/2011. (nota 7)
48 - Percalços, Ernani Mügge, Con-Texto, 74 pág, 29/10 a 31/10/2011.

47 - Instantes, Ernani Mügge, Oikos Editora, 64 pág, 30/10/2011.
46 - Chatô, o Rei do Brasil, Fernando Moraes, Ed. Companhia das Letras, 731 pág, 10/06 a 29/10/2011. (nota 9)
45 - Seja líder de si mesmo; Augusto Cury, Sextante, 122 pág, de 20/09 a 25/09/2011. (nota 8)
44 - Monte seu próprio negócio; Leandro Martins; Digerati Books, 111 pág, de 06/08 a 20/09/2011.
43 -Crônicas do Lelo, Aurélio Decker, Ed. Metropole, 176 pág, 19/08 a 11/09/2011). (nota 6)
42 - Eis o homem Paulo Sant´Ana; Paulo Sant´Ana, RBS Publicações, 168 pág, 13/08 a 04/09/2011. (nota 6)
41 - Crônicas de minha cidade; Carlos de Souza Moraes, Ed. Unisinos, 239 pág, 14/08 a 21/08/2011.
40 - Coisas do corações; Beto Ody (Rádio Alegria), Palotti, 148 pág, 11/08 a 20/08/2011).
39 - Meu guri; David Coimbra, LP & M, 185 pág, de 11/08 a 14/08/2011. (nota 7,5)
38 - Meditando com Brian Weiss, Sextante, 105 pág, de 06/08 a 07/08/2011. (nota 6)
37 - Cá entre nós, Ernest Sarlet, Ed. Feevale, 178 pág, de 27/07 a 31/07/2011. (nota 5)
36 - O maior vendedor do mundo; Og Mandino; Ed. Record, 118 pág, 22/07 a 30/07/2011. (nota 9)
35 - Conquistar e manter clientes; Daniel Godri; Ed. Eko, 116ª edição, 75 pág, 19/07/2011. (nota 5,5)
34 - Auto-hipnose, desperte o seu gigante interior, Mauro Rosso, Ed. Imprensa Livre, 69 pág, de 19 e 20/07/2011.
33 - O símbolo perdido, Dan Brown, Sextante, 489 pág, de 02/07 a 16/07/2011. (nota 8,5)
32- O segredo de Luisa, Fernando Dolabela, Sextante, 303 pág, de 1º/07 a 03/07/2011. (nota 7,5)
31 - 35 melhores contos do RS, Maria da Glória Bordini (organizadora), 322 pág, IEL (Corag), de 23/06 a 27/06/2011. (Simões Lopes Neto, E. e LF Veríssimo, L.C. Barbosa Lessa, Jane Tutikian, L.A. Assis Brasil, Sérgio Capparelli, Carlos Carvalho, Alcides Maya, Caio Fernando Abreu, Josué Guimarães, Sérgio Faraco, Charles Kiefer, Moacyr Scliar...) (nota 6)
30 - A vida que ninguém vê, Eliane Brum (ZH), Editora Arquipélago, 208 pág, 23/06 a 25/06/2011. (nota 8)
29 - Os segredos dos campeões, Roberto Shinyashiki, Ed. Gente, 182 pág, 24/05 a 23/06/2011. (nota 7,5)
28 - Avenida de histórias, Henrique Schneider, Produção Um Cultural, 132 pág, 21/06/2011. (nota 7,5)
27 - O Monge e o Executivo, James C. Hunter, Ed. Sextante, 143 pág, de 20/05 a 12/06/2011. (Uma história sobre a essência da liderança). (nota 8,5)
26 - O caçador de pipas, Khaled Hosseini, Ed. Nova Fronteira, 370 pág, 14/05 a 16/05/2011) - 8mil vendidos. (nota 9)
25 - O Analista de Bagé; Luis Fernando Veríssimo; L & PM Pocket, 84 pág, 2ª vez, 01/05/2011. (nota 7)
24 - Nunca desista dos seus sonhos, Augusto Cury, Sextante, 156 pág, 2ª vez, 04/04 a 01/05/2011. (nota 8)
23 - Autoconhecimento: o primeiro passo para a liderança; Claiton Marusiak; Ed. Treze, 52 pág, 2ª vez, 01/05/2011.
22 - O caminho da tranquilidade, Sua Santidade, o Dalai Lama, coleção Auto Estima, Ed. Sextante, 96 pág, 15/04 a 19/04/2011. (nota 6,5)
21 - Trem-Bala, Martha Medeiros, L & PM Pocket, 247 pág, 04/04 a 15/04/2011. (nota 9)
20 - De Pedro a Collor; charges; Sampaulo (Paulo Sampaio), AGE Editora, 110 pág, 20/11 a 09/04/2011. (nota 6)
19 - A Arte de Fazer Jornal Diário, Ricardo Noblat, Ed. Contexto, 174 pág, 23/03 a 03/04/2011. (nota 9,5)
18 - A Objetividade Jornalística, Luiz Amaral, Ed. Sagra-Luzzatto, 96 pág, 24/03 a 27/03/2011. (nota 5)
17 - Diários de um repórter, Flávio Alcaraz Gomes, L & PM, 180 pág, 01/03 a 24/03/2010. (nota 5,5)
16 - A Miséria do Jornalismo Brasileiro; Juremir Machado da Silva, Vozes, 155, 01/03 a 12/03/2011. (nota 8,5)
15 - The Secret - O Segredo; Rhonda Byrne, Ediouro, 198 pág, 26 e 27/02/2011). (nota 9)
14 - O Aleph; Paulo Coelho, Ed. Sextante, 240 pág, 10/02 a 26/02/2011). (nota 6,5)
13 - O Doce Veneno do Escorpião, O Diário de uma Garota de Programa; Bruna Surfistinha (Raquel Pacheco), Panda Books, 168 pág, 18/02 e 19/02/2011. (nota 1)
12 - Odisséia Urbana; Ismael W. Manganelli, 110 pág, 19/02/2011.
11 - Como Evitar Preocupações e Começar a Viver; Dale Carnegie; Cia Editora Nacional, 423 pág, 25/09/2010 a 16/02/2011. (nota 7,5)
10 - O Vôo da Cobra; Lucas Izoton, 164 pág, Independente Cobra D'Água, 22 e 23/01/2011. (nota 8,5)
ESTATÍSTICA DE 2011*
* 43 livros em 2011 - 4 livros/mês -
7.937 pág - 721 pág/mês e 24 pág/dia.
* 35 livros - até fim/set - 4,3 livros/mês - 6.496 pág - 812 pág/mês e 27 pág/dia.
* 21 livros - até fim/jun - 4,2 livros/mês - 3.688 pág - 737 pág/mês e 24 pág/dia.
* exceto janeiro=férias.

2012

Livros lidos em 2012
81 - A motocicleta azul, Luis Carlos Pez, Ed. Uri, 79 pág, 23/12 a 24/12/12. (nota 5).
80 - Os segredos da mente milionária, Harv Eker, Sextante, 175 pág, 27/10 a 23/12/12. (nota 9,5).
79 - Como formar & treinar equipes de vendas, Diego Maia, Ed. Ferreira ,130 pág, 15/12 a 22/12/12. (nota 6).
78 - Saiba mais para gastar menos, Elaine Toledo, Ed. Alaúde, 143 pág, 01 a 09/12/2012. (nota 7).
77 - O X da questão, Eike Batista, Sextante, 130 pág, 01 a 02/12/2012. (nota 8).
76 - Planejamento estratégico: um bem ou um mal necessário, Roberto Tadeu de Morais, Ed. Fundo de Cultura (Faccat), 109 pág, 02/12/2012. (nota 6,5).
75 - Quanto custa ficar rico, Paulo Portinho, Campus, 165 pág, 20/10 a 15/11/2012. (nota 7,5).
74 - A oração que Deus entendia, Paulo Coelho, Ed. Caras, 64 pág, 03/11/2012. (nota 6,5).
73 - A Revolução dos Bichos, George Orwel, Globo, 143 pág, 02/11/2012. (nota 9,5).
72 - Assassinatos na Academia Brasileira de Letras, Jô Soares, Companhia das Letras, 252 pág, 26/10 a 28/10/2012. (nota 7,5).
71
- Seja líder de si mesmo, Augusto Cury, Sextante, 127 pág, 12/10/2012. (nota 7).
70 - A Lei de Murphy, Arthur Bloch /Millor Fernandes, Record, 106 pág, 09 a 12/10/2012. (nota 5).
69 - Selma e Sinatra, Martha Medeiros, Objetiva, 132 pág, 09 a 11/10/2012. (nota 4).
68 - Maigret e o homem do banco, Georges Simenon, L&PM/Nova Fronteira, 192 pág, 05 a 09/10/2012. (nota 6,5)
67 - O vencedor está só, Paulo Coelho, Agir, 398 pág, 18/09 a 27/09/2012. (nota 7)
66 -
Programa Integral de Leitura (Guia Introd e 1º Ciclo, Olga Camargo Valcárel, Pilbra, 78 pág, 03/09 a 21/09/2012. (nota 7)
65 -
Brasa sob cinzas, Leonardo Boff, Record, 121 pág, 12/09 a 18/09/2012. (nota 6)
64 - Espiritualidade, Leonardo Boff, Sextante, 63 pág, 03/09 a 06/09/2012. (nota 5)
63
- O que Steve Jobs faria?, Peter Sander, Universo dos Livros, 165 pág, 21/06 a 11/08/2012. (nota 7)
62 - As sete Leis Espirituais do sucesso, Deepak Chopra, Ed. Best Seller, 103 pág, 24/06 a 08/07/2012. (nota 9,5)
61 - Filhos inteligentes enriquecem sozinhos, Gustavo Cerbasi, Ed. Gente, 170 pág, 16/05 a 24/06/2012). (nota 7)
60 - Casais inteligentes enriquecem juntos, Gustavo Cerbasi, Ed. Gente, 163 pág, 22/04 a 13/05/2012. (nota 7,5)
59 -Curso básico para resolver problemas e tomar boas decisões, Ken Watanabe, Sextante, 127 pág, 15/04 a 21/04/2012. (nota 4,5)
58 -O Príncipe, Nicolau Maquiavel, Nova Cultural, 282 pág, 17/03 a 15/04/2012. (nota 6,5)
57 - Faça todo mundo gostar de você em 90 segundos, Nicholas Boothmann, Ed. Gente, 190 pág, 09/04 a 15/04/2012. (nota 7)
56 - Dez Leis para ser feliz, Augusto Curi, Sextante, 121 pág, 05/04/2012. (nota 6)
55 - Investimentos inteligentes, Gustavo Cerbasi, Ed. Thomas Nelson do Brasil, 271 pág, 22/09 a 24/03/2012. (nota 7)
54 - O Homem que Calculava, Malba Tahan, Ed. Record, 301 pág, 05/10/2011 a 26/02/2012. (nota 7,5)
53 - Pai Rico, Pai Pobre, Robert Kiyosaki e Sharon Lechter, Ed. Campos, 186 pág, 14/01/2012 a 29/01/2012. (nota 7)
ESTATÍSTICA DE 2012*
- Em 2012, 28 livros, 2,5 mês - 4.683 pág, 425/mês e 14,2/dia.
- Até fim/julho, 10 livros, 1,6/mês - 1.914 pág, 319/mês e 10,6/dia.

- Em 2011 - 43 livros, 4/mês - 7.937 pág, 721/mês e 24/dia.
* exceto janeiro=férias.