A mordida dos impostos!

segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Uma mensagem de Natal

É Natal! O que acontece quando é Natal? As pessoas ficam mais sentimentais. Abraçam mais, perdoam mais, amam mais e brilham mais. O que acontece quando é Natal? Parece que a gente fica mais “gente”, não é verdade?

Quem não sente, com a chegada do Natal e do final do ano, um vazio no peito, talvez pelos projetos que não conseguiu realizar durante o ano, ou por pequenos gestos de carinho ou apoio que não conseguimos expressar no nosso dia-a-dia.

Alguns não gostam deste sentimento, mas isso realmente é Natal, pois nos dá uma chance de recomeçar e de, a exemplo de Cristo, renascer para mais um ano inteiro – de 365 dias – onde poderemos fazer tudo o que não pudemos fazer neste.


À propósito: será que não passamos muito tempo procurando garantir uma boa aparência, seja física ou social, e dedicamos pouquíssimo tempo às coisas que importam, tais como ser mais verdadeiro consigo mesmo ou melhorar relacionamentos com familiares e com o mundo em geral?

Uma mensagem positiva para encerrar: “assim como fazemos uma revisão no carro antes de viajar ou fazemos um “check up” da nossa saúde física, será que não estamos esquecendo de fazer uma revisão mental e espiritual para ver o que estamos fazendo de nossas vidas, se estamos aproveitando as experiências que a vida nos oferece, se estamos semeando para colher bons frutos e se estamos no caminho que buscamos?”

E nada melhor que a época natalina e o final do ano que estão chegando para que a gente possa fazer uma revisão da nossa vida. Temos que aproveitar esta época e olhar um pouco mais para dentro de nós, coisa que ficamos adiando o ano inteiro, às vezes por falta de tempo, às vezes por medo”.

A todos que nos acompanharam durante este ano, deixamos esta singela mensagem natalina e votos para que a gente continue ligados o restante deste ano e também em 2008.
(segunda, 24/12/07)

Cadeia para quem beber e dirigir?

O ano chegando ao fim e está tramitando proposta para apertar o cerco a quem bebe e vai para o volante. O projeto que pode virar Lei prevê até cadeia para quem for pego pelo bafômetro, dirigindo embriagado. Com certeza, se a Lei for ainda mais rigorosa e surtir efeitos esperados, o número de mortes e acidentes nas estrada vão cair para mais da metade.

Mas será que o Brasil está preparado para uma Lei destas? Seria justo alguém que se passou um pouco na bebida e foi para o volante ser colocado na mesma cela que um assaltante de banco, um estuprador ou um traficante? Será que o Brasil tem condições para isso?

À propósito: já imaginaram se este projeto virar Lei e forem feitas blitze nas saídas das festas de Kerb que existem nos municípios da nossa região? Em primeiro lugar vai faltar bafômetro e em segundo, com certeza vai ser tanto motorista preso que um campo de futebol será pequeno!

O ano está chegando ao fim. Vale lembrar que a partir de segunda-feira o Diário estará sendo entregue na praia. Basta entrar em contato na sucursal da sua cidade e depois curtir as férias no litoral, retirando o diário na banca mais próxima. Lembrando que nesta segunda todos ganham um presente de Natal pois o jornal terá circulação total para todos os assinantes.

Vale lembrar que a maioria dos nossos municípios têm campanhas de Natal. Então, deixamos um apelo a todos os leitores: façam suas compras de Natal no comércio da sua cidade. Você vai concorrer a prêmios e vai incentivar aos comerciantes a realizarem campanhas cada vez melhor a cada ano. Tudo depende de você e o nosso comércio merece este voto de confiança. Porque ter o transtorno de comprar fora se você pode fazer esta compra aqui pertinho de casa?

A pergunta que não quer calar: em épocas natalinas, quem é mais popular: o menino Jesus ou o Papai Noel?

A mensagem positiva do dia, no último final de semana natalino: “A gente pode morar numa casa mais ou menos, numa rua mais ou menos, numa cidade mais ou menos e até ter um governo mais ou menos. A gente pode dormir numa cama mais ou menos, comer um feijão mais ou menos,ter um transporte mais ou menos e até ser obrigado a acreditar mais ou menos no futuro. A gente pode olhar em volta e sentir que tudo está mais ou menos. Tudo bem. O que a gente não pode mesmo, nunca, de jeito nenhum, é amar mais ou menos, é sonhar mais ou menos, é ser amigo mais ou menos, é namorar mais ou menos, é ter fé mais ou menos e acreditar mais ou menos.Senão a gente corre o risco de se tornar uma pessoa mais ou menos”. A todos, antecipadamente, votos de Feliz Natal.
(sexta, 21/12/07)

Antes de votar em 2008, lembre-se do plano de governo de 2004

Os políticos da nossa região não têm prestígio algum. A frase é do artista plástico, que dispensa comentários, Flávio Scholles. Ele justifica que fala isso porque é inacreditável que nossos políticos não consigam terminar sequer um trechinho de pouco mais de 1 km da VRS-833, que é uma via estadual. Para reforçar isso, tem prefeito da região, inclusive o de Presidente Lucena, que consegue asfaltar até rua que é municipal!

Como nesta semana a coluna está abordando o cenário político regional, algo que não pode passar em branco é a eleição para o ano que vem. Muitos já estão de olho na campanha política que está logo aí à frente. Mas é correto pensar lá na frente e esquecer o que ficou para trás?

Antes de tudo, quem é da situação e quem é da oposição, têm que remexer nos papéis do fundo do baú e encontrar o plano de governo. Em alguns casos, foi o plano de governo que ganhou a eleição. E em muitos casos, nem mesmo os que ganharam a eleição lembram das chamadas propostas de governo.

Geralmente se diz que o primeiro ano de um mandato é para colocar a casa em ordem ou para se inteirar da situação. Desta forma, já se passaram três anos do atual mandato, então, os prefeitos atuais tiveram tempo e condições de dar uma conferida no plano de governo, que deveria ser a Bíblia de cada prefeito.

Se os prefeitos não estão fazendo isso, será que o eleitorado está a par? Será que as propostas feitas em 2004 estão sendo levadas à risca ou foi apenas promessa de campanha. É bom o povo ficar de antena ligada e os que venceram a eleição devem ficar de olho no que prometeram, pois ainda temos um ano pela frente. Tempo para cumprir com o prometido e honrar a palavra – ou o fio do bigode – ainda temos de sobra.

À propósito: a grande maioria gosta de viver na região, todos que nasceram aqui tem orgulho disso, mas algo nos chama a atenção. Até o momento, pelo que se tem conhecimento, jamais tivemos um governador do RS ou um presidente da república de origem alemã. E Hitler achava que o povo alemão era superior! Pelo menos, no Brasil, o povo de origem germânica não está tendo chance...

A pergunta que está na boca do povo: depois do escândalo do Detran, o valor da carteira de habilitação vai baixar?

A pergunta que não quer calar: você acredita no “caráter educativo” das multas de trânsito?

Para encerrar, uma mensagem positiva do dia: “Nunca se falou tanto sobre a importância do trabalho em equipe como agora. A procura por indivíduos que tenham habilidade para trabalhar em conjunto é cada vez maior e é apontada como uma competência essencial. Equipe é isso: tem um líder natural, mas também tem de ter tripulantes e não passageiros. Os passageiros apenas ficam encostados na janela do avião, esperando a aterrissagem. Já os tripulantes colaboram para o sucesso do pouso, porque cada um tem a sua função também, e todas elas são peças fundamentais para que esse avião possa decolar e pousar. Quem sabe, em 2008, poderemos ter um ano de mais equipe e menos trabalho individual”.
(quinta, 20/12/07)

As eleições de 2004 e de 2008

Feliz ou infelizmente o ano de 2007 já acabou. Faltam ainda alguns dias em que o comércio poderá explorar as vendas natalinas, depois é fechar a conta e passar a régua, como se diz no linguajar do povo. Como o Carnaval será em início de fevereiro, neste ano o Brasil começará seu ano um pouco mais cedo.

Sendo assim, faltam pouquíssimos dias para começar o nosso ano eleitoral. Tem gente que não pode nem pensar em ano de eleições municipais, principalmente para os comerciantes, que tentam ficar em cima do muro para não serem prejudicados. Já outros adoram quando tem eleição municipal, pois nestes poucos meses de campanha não há crise. Parece que durante a campanha política não há nada de errado, tudo é festa, sorrisos e alegrias.

Na última eleição para prefeito e vice, sem a menor sombra de dúvidas, o PMDB foi o partido que mais cresceu. Até então, o PMDB estava no poder em meia dúzia de municípios. Com a eleição de 2004, o partido de Ulysses Guimarães tomou o poder, como prefeito ou vice, em pelo menos nove municípios dos 12 da nossa área de circulação.

O PDT tinha o poder em duas Prefeituras e acabou mantendo, apesar de ter perdido em Ivoti. O PSDB tinha duas prefeituras e ficou com apenas uma. Um dos vitoriosos foi o PP, que perdeu a Prefeitura de Nova Petrópolis, mas ganhou em Ivoti e Dois Irmãos, como vice. Já o PT não se cria muito na região e só mantém-se na majoritária de Estância Velha e, mais recentemente, em Petrópolis.

À propósito: Qual será o partido destaque na eleição do ano que vem? Será que o PMDB mantém-se como o grande partido da região ou outro partido vai ameaçar-lhe o posto?

Na eleição passada, todas as eleições foram vencidas pela coligação ou partido que pregou a humildade. Com raríssimas exceções, venceu quem fez a campanha mostrando que era o lado mais frágil ou mais fraco, ou seja, o Robin Hood contra os poderosos. Sendo verdade ou mentira, agradando ou não, foi assim em Herval, Morro Reuter, Ivoti, Picada Café e tantas outras cidades. Esta tática sempre dará certo, afinal, o povo sempre teve pena dos chamados “coitadinhos”. E em 2008, como será o páreo?

Outro detalhe de 2004 é que apenas houve reeleição do mesmo prefeito ou partido em Dois Irmãos, Estância, Hortêncio, Presidente Lucena e Lindolfo Collor. Nos demais, o povo usou a vassoura, preferiu mudança e mandou embora os partidos que estavam no poder. E em 2008, como será?

A pergunta que está na boca do povo: O que passa na cabeça da governadora do nosso Estado ter um índice de aprovação que é um dos piores já registrados entre os governadores do Brasil?

A pergunta que não quer calar: um hospital regional seria realmente impossível em uma de nossas cidades?

A mensagem positiva do dia: “Os ventos que às vezes tiram algo que amamos, são os mesmos que trazem algo que aprendemos a amar. Por isso não devemos chorar pelo que nos foi tirado, mas sim, aprender a amar o que nos foi dado, pois tudo aquilo que é realmente nosso nunca se vai para sempre", de Bob Marley.
(quarta, 19/12/07)

Como nossas cidades cresceram

Fazem mais de três décadas que a população do interior está abandonando a lavoura e tentando uma vida melhor na cidade. Com isso, as cidades do interior estão reduzindo e as das regiões metropolitanas, vem aumentando consideravelmente. O motivo é um só: emprego.

Foi em busca de emprego e melhores condições de vida que muitos abandonaram suas cidades no interior e adotaram nossas cidades da região para viver. Desta forma, hoje se percebe muitos de Saudades e São Carlos, por exemplo, em Ivoti; muita gente de Campina das Missões em Dois Irmãos; muitos de Três Passos em Lindolfo Collor e por aí vai.

Vinham os primeiros para uma cidade destas, encontravam emprego e, logo vinham outros, com o mesmo objetivo. E assim nossas cidades foram crescendo! Qual o percentual de gente que veio “de fora” morando em nossas cidades? Já é maioria? Já é muito mais do que a maioria? Por isso, pelo fato de que temos pessoas nascidas aqui e outras que vieram de outras regiões do Estado e até fora dele, que é importante haver uma integração entre os dois povos.

Não pode haver uma separação como muitos pregam por aí. Se os que vieram da Alemanha para cá, lá pelos idos de 1829 são importantes para o nosso progresso, também não podemos esquecer os que chegaram depois. Todo mundo tem seu grau de importância, uns mais, outros menos. Temos que parar com esta história de desmerecer quem vem de fora e os que vêm de fora têm que parar de falar mal dos que aqui nasceram. Lá no fundo, nossos antepassados eram todos colonos e todos são descendentes de colonos. E vale frisar que colono não é caipira, que caipira não é atrasado não, mas apenas uma profissão de muita honra.

O Natal está aí à frente, mas muitas crianças continuam indo a escola. Será que o Rio Grande tem um calendário escolar bem organizado? Será que é correto começar aulas depois de março e fazer crianças sacrificarem as férias de seus pais, para ficarem em recuperação? De que adianta os pais ter férias no Natal se não podem sair porque o filho precisa estar na escola? Em fevereiro ou março, os pais estão de volta ao trabalho e os filhos estão a toa em casa, pois as aulas começam somente mais tarde. Não está na hora de mudar!?

À propósito: Acredito que não seja só comigo que aconteça isto, mas nesta época a gente sente um misto de alegrias, tristezas, realizações e também muitas coisas ainda por fazer. Quem não sente aquela pontinha de decepção, ao ver o ano chegando ao fim e pensando: “Bah, eu poderia ter feito isto e mais aquilo”? Mas, o mais importante é que a gente fique cheio de esperança infindável para o próximo ano que se inicia.

A frase do dia: “A vergonha de reconhecer o primeiro erro leva a cometer muitos outros”, de Jean de la Fontaine.

A mensagem positiva do dia: “Que a felicidade não dependa do tempo, nem da paisagem, nem da sorte, nem do dinheiro. Que ela possa vir com toda a simplicidade, de dentro para fora, de cada um para todos”.

(terça, 18/12/07)

Sem aumento de impostos no apagar das luzes

Diferente de anos anteriores, parece que o final de ano desta vez vai ser diferente. Em anos passados, no apagar das luzes, os políticos votavam aumento de salário, aumento de impostos, enfim, aproveitavam que o povo estava no clima natalino e metiam a mão no nosso bolso.

Este ano, pelo menos até agora, promete ser diferente. Dias atrás, os deputados gaúchos meteram uma bola nas costas da governadora e reprovaram o aumento de impostos. Dias depois, eis que Renan Calheiros dá adeus a Brasília e agora, na reta final do ano, eis que Lula é derrotado pelos parlamentares com a reprovação da CPMF.

O povo tem motivos de sobra para comemorar. Afinal de contas, ficamos sem aumento de impostos aqui, sem CPMF nas transações bancárias e com um político acusado de corrupção a menos no Senado! O que nos deixa em dúvida é se os políticos estão criando juízo ou se apenas votaram contra para fazer birra para os governos daqui e de lá. Por enquanto, isso não importa, porque o mais importante é que vão sobrar uns trocos a mais para a gente ter um Natal um pouquinho melhor, depois de um ano tão sofrido.

Com a chegada do Natal, parece que as pessoas ficam mais sensíveis à data. E aproveitando-se disso, tem salafrários que usam o telefone para aplicar golpes. Em nossa região, pelo menos em três municípios já foram registrados casos de pessoas que receberam uma ligação que seria da Prefeitura local pedindo dinheiro para fazer festa de Natal solidário.

Ora, isso é mais um golpe, porque prefeitura nenhuma liga pra casa das pessoas pedindo dinheiro e mandando depositar em conta bancária. Mais estupefato a gente fica sabendo que tem muita gente caindo nestes golpes! O povo tem que deixar de cair em balela de golpista, que tem boa lábia e leva todo mundo na conversa com proposta de festa, viagens, carro, bilhete premiado e outras falcatruas.

À propósito: quando se aproxima o período de férias, quem vai viajar não pode deixar de avisar a BM do seu município. Geralmente é realizada uma operação onde a polícia faz um policiamento ostensivo priorizando locais onde as famílias viajaram e deixaram suas casas fechadas. Aliás, todos que saem de férias têm dois temores: arrombamento em casa e acidente ou multa na estrada.

A pergunta que está na boca do povo: quando Ivoti e Dois Irmãos, enfim, vão ter câmeras de vigilância nas ruas?

Enviada por leitor, a frase do dia: "Aquele que, ao longo de todo o dia: é ativo como uma abelha, forte como um touro, trabalha que nem um cavalo, e que ao fim da tarde se
sente cansado que nem um cão... Este deveria consultar um veterinário, pois é
bem provável que seja um grande burro".

A mensagem positiva do dia: “Não desperdice o tempo nem despreze os momentos, por mais simples que pareçam ser! A nossa integridade depende daquilo que somos e das nossas atitudes com relação ao mundo que gira ao nosso redor!”
(segunda, 17/12/08)

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Caos na saúde

Nossa saúde está um caos e nossos municípios dependem de hospitais da capital para tudo. Até para fazer exames simples, temos que levar pessoas para hospitais de Porto Alegre, fazendo municípios e pacientes passarem por um verdadeiro purgatório. O Brasil está um caos e sem CPMF, que iria ou não para a saúde, nada deve mudar nos próximos anos.

Será que a solução não seria a formação de um consórcio para a construção de um hospital pronto-socorro regional? Já escrevemos esta sugestão aqui há cerca de quatro anos e alguns dos ex-prefeitos nos chamaram de loucos, dizendo que prefeitura alguma tinha dinheiro sequer para construir o prédio do hospital, muito menos para mantê-lo.

Dinheiro nossos municípios teriam o suficiente, basta escolher as prioridades certas. Já pensaram quanta grana nossas Prefeituras já gastaram em aluguel de lonões e reforços em rede de energia elétrica para fazer nossas festas de rua!? Sempre se gasta um horror alugando lonão, alugando mictório, fazendo licitação disso e daquilo, enfim, a cada festa os custos são altos, justamente porque nunca investimos em um lugar apropriado para tal.

E se fosse somar somente o custo das festas, ao longo dos anos, de todos os municípios, será que não teríamos grana suficiente para construir um hospital? Ora, o sambódromo do Rio teve custo altíssimo, mas em dois carnavais já tiraram o investimento! Assim seria com a construção de parques municipais que depois passariam a dar lucro para destinar, inclusive, para administração de hospitais, para o qual os governos federal e estadual também tem que meter a mão no bolso.

O bom exemplo do dia vem de Igrejinha: a Oktober Fest deu quase R$ 1,5 milhão que será revertido para entidades. Quantos hospitais – e por quanto tempo – podem ser mantidos com esta grana?

À propósito: a ligação de um morador mais parece piadinha: ele sugere a “legalização do chifre”, indagando: porque traumatizar as crianças com a separação?

A pergunta que está na boca do povo: será que as eleições para presidentes de Câmaras vão respingar na eleição do ano que vem para prefeito?

Na mensagem positiva do dia, “lembre-se dos três R: respeito por si próprio, respeito pelo próximo e responsabilidade pelas suas ações”.
(sexta, 14/12/07)

Tem crise e há vagas?

Teve gente choramingando o ano todo porque não conseguia emprego. O ano inteiro fomos obrigados a conviver com frases de que a crise era grande, que nossa região estava com problemas. Em alguns casos, até eram aceitáveis, mas em outros...

O que se vê no mês de dezembro em quase todo o comércio e indústria é que há vagas sobrando e não há interessados. Parece que todo mundo quer ficar desempregado para ganhar cinco parcelas de seguro-desemprego e depois receber um bônus de mais dois meses. O que tem de vagas temporárias no comércio não é pouca coisa. Todo mundo quer sombra e água fresca, curtir férias e festas de final de ano! Mas ano que vem, quando acabar a grana e precisar serviço, talvez seja tarde e não encontre mais as vagas abertas.

Falando em crise, aqui no Vale Calçadista, uma empresa chegou a ter 2.000 funcionários e produzia pouco mais de 5 mil pares por dia. Hoje conta com 300 funcionários e tira praticamente a mesma produção, logicamente com os avanços e investimentos. Nada melhor do que sanear a empresa, em vez de ficar chorando o leite derramado.

Ontem falamos que as Câmaras de Vereadores ganham muito dinheiro para permanecerem em pé. Mas vale lembrar que as diferenças nos custos das câmaras é grande. Enquanto o habitante de Dois Irmãos gastou R$ 15,00 com sua Câmara, o contribuinte de André da Rocha, a menor cidade do Rio Grande do Sul, com 1.154 habitantes, viu R$ 266,37 do que foi arrecadado em impostos irem parar no Legislativo da cidade.
Justiça seja feita, pois salvo algumas Câmaras como Lindolfo Collor e Estância Velha onde os acontecimentos anteriores e os gastos eram impublicáveis, a maioria das nossas Câmaras merece os parabéns. Para você ter idéia, o povo de Nova Petrópolis gasta R$ 15,44 com a sua Câmara, enquanto Ivoti, que é uma das Câmaras mais enxutas do País, gasta somente R$ 14,03.

Mal chegou o período de Natal, as festas de final de ano e já tem gente querendo saber quando será o Carnaval. Do jeito que está o calendário este ano, com a Festa do Rei Momo “caindo” no início de fevereiro, no dia 5, as festas de Natal, Ano Novo e Carnaval serão quase que um feriadão só.

A propósito: as duas épocas do ano que político mais odeia é a campanha política e o Natal. É tanta festa, tantos almoços e jantares que alguns levam o ano todo para perder o peso adquirido nas “bocas-livres” para as quais são convidados.

A pergunta que não quer calar: você sabia que, do imposto sindical que você paga, 20% dele vai para o governo federal?

A pergunta que está na boca do povo: porque o Natal não dura o ano inteiro, porque assim o mundo teria só anjinhos em vez de lobos?

A mensagem positiva do dia: “Mergulhe de cabeça nos seus desejos e satisfaça-os; alague seu coração de esperanças, mas não deixe que ele se afogue nelas”.
(quinta, 13/12/07)

Nossa educação é excelente

A nossa região tem mais um motivo para comemorar. Que a educação nas escolas de nossos municípios é algo elogiável, todo mundo sabe, mas vale destacar que nossos ex-alunos estão fazendo sucesso nas universidades pelo Rio Grande afora.

Que nossos professores, nossas escolas, enfim, nossa educação é excelente – ou muito boa - já podemos comprovar através do alto índice de universitários e estudantes de cursos técnicos. Talvez poucas regiões no Brasil têm um índice tão alto de estudantes entrando – e o mais importante, conseguindo se formar – em uma universidade.

Para se ter uma idéia, cidades como Dois Irmãos, Ivoti e Nova Petrópolis devem ter, em média, quase mil pessoas fazendo cursos profissionalizantes ou faculdades. E cidades menores têm cerca de 200 que estão buscando uma profissão de carreira através dos bancos universitários ou de cursos. E isso é elogiável, pois muito mais do que buscar um futuro melhor para si, cada um busca também um futuro melhor para nosso Estado e País.

Nos últimos anos a região tem ainda muito mais a comemorar. Temos que comemorar não só o acesso de nossos estudantes à universidades, mas também o fato de que muitos estão se formando com méritos, o que coloca nossa região em local de destaque.

Nestes últimos dias, ficamos sabendo de quase uma dezena de universitários que se formaram com nota 10 com distinção no momento de defender o seu TCC (trabalho de conclusão). Se educação é tudo, nossa região tem muito a comemorar nos últimos dias.

A igreja católica é terminantemente contra o aborto. Números do governo comprovam que, mesmo sendo proibido, é feito um aborto a cada quatro gestações. Por outro lado, a cada cinco nascimentos, apenas um bebê é batizado. Com a legalização do aborto, quais seriam os números? E o congresso, o que pensa a respeito disso?

À propósito: porque pobre recebe “contra-cheque” e político recebe “cheque a favor”?

A pergunta que está na boca do povo: porque a “semana de trabalho” do político tem somente três dias?

A pergunta que não quer calar: se a intenção é fazer reforma tributária, será que não passa pela cabeça de nenhum político que a CPMF poderia ser extinguida ou a arrecadação repassada para a saúde, de verdade?

A mensagem positiva do dia é para você pensar: “Você já ouviu essa história? Eram quatro fulanos: “Todo Mundo”, “Alguém”, “Ninguém” e “Qualquer Um”. Havia um trabalho a ser feito, “Todo Mundo” se envolveu no projeto, mas “Alguém” não se importou de cooperar. Acabou que “Ninguém” fez o que “Qualquer Um” podia ter feito”. Sendo assim, a lição positiva do dia é: Se você veio para ajudar, não atrapalhe; se você não sabe fazer, não critique; se você sabe fazer melhor, porque já não fez? Assinado: o “Ninguém” que “fez” enquanto “Todo Mundo” ficava olhando!
(quarta, 12/12/07)

Porque o Legislativo tem 6% do orçamento?

O ano está chegando ao fim e daqui a pouco começam aquelas besteiras de presidente do Legislativo “aparecer na foto” doando “as economias” da Câmara para a Prefeitura. Tem presidente que fica o ano todo pensando neste momento, quando sairá na foto como um verdadeiro herói, devolvendo dinheiro para o prefeito investir em obras.

É o fim da picada este tipo de coisa. Um Poder Legislativo não merece ter 6% do orçamento de tudo o que é arrecadado por um município. Vereador não dá lucro, não faz obra, apenas legisla e faz o prefeito cumprir as Leis. Ora bolas, porque um Departamento de Desporto movimenta tantas pessoas, faz tantos eventos e “faz chover” com apenas 0,5%, porque uma Câmara tem que ganhar 6%?

Tudo bem que em nossa região as Câmaras, se comparadas com outras, podem ser consideradas verdadeiros exemplos. Muitas, em vez de pegar 6%, pegam apenas 2 ou 3% e ainda sobra uns trocos para devolver ao prefeito e “aparecer na foto”. Pior são aquelas que raspam o tacho e gastam até o último centavo dos 6%! Tinha uma certa Câmara de Vereadores que gastava horrores com buquês de flores e até teve compra de camisinhas durante um congresso!

Ora, se o Legislativo ganha 6% e consegue se virar com 2%, porque têm que continuar ganhando 6%? Então, o presidente de Câmara que aparece no final do ano em foto “repassando” dinheiro para o prefeito não está fazendo mais do que sua obrigação. Aliás, está na hora do Brasil fazer uma revisão, pois os prefeitos serem obrigados a dar 6% para a Câmara, gastar 15% em saúde e cerca de 20% em educação é o fim da picada!

O site de Políbrio Braga confirmou, há algum tempo, o que todo mundo já sabe. Todos nós somos ‘meio corruptos’. Esta página quis saber se os leitores acham que apenas os políticos são corruptos. As respostas foram surpreendentes, pois 74% responderam que ‘todos nós somos meio corruptos no Brasil’. Por outro lado, ‘apenas 26% acreditam em Papai Noel, porque consideraram que apenas os políticos são corruptos’.

À propósito: Será que vai ou não estourar alguma outra coligação ainda este ano? Em Ivoti, a coligação PMDB e PP foi por água abaixo ainda este ano e fica a expectativa de que o mesmo aconteça em outro município. Quem será?

A pergunta que não quer calar: você prefere viajar de férias em estradas pedagiadas e em bom estado ou em estradas sem pedágio e cheias de buracos ou ainda que o bando de políticos que só rouba e não faz estradas vá parar na cadeia?

A pergunta que está na boca do povo: você concorda com os gastos da sua prefeitura com decoração natalina?

A frase do dia: “Nunca deixe alguém te fazer sentir como se não merecesse o que quer”.


A mensagem positiva do dia: "Às vezes sonhamos grandes sonhos com grandes pessoas, mas com o passar do tempo vemos que grandes mesmos eram os sonhos e as pessoas pequenas demais".
(terça, 11/12/07)

O tamanho da corrupção

A corrupção é o pior problema existente no Brasil. Não fosse a corrupção, principalmente no meio político, não teríamos tanto desemprego, tanta fome, tanta violência. Se o brasileiro criasse juízo e a corrupção terminasse hoje, com toda certeza do mundo o Paraíso seria aqui.

Para se ter uma idéia de quanto a corrupção corrói a nossa sociedade, fique sabendo que em 180 segundos o dinheiro desviado por corruptos daria para comprar 170 casas populares ou construir quatro hospitais. Isso mesmo, no tempo que você vai levar para ler esta coluna, vai ter muito político enchendo o bolso, fazendo a mala, como se diz.

Quem quiser ter mais acesso, entra no blog mauridandel.blogspot.com, onde tem o link do site Corrupção SA. Neste site tem o corruptômetro, que vai medindo o tamanho da corrupção no Brasil. Se em três minutos é desviado tanto dinheiro, imagina o que o corruptômetro vai levantar em um dia!

Enquanto isso, o brasileiro precisa trabalhar como burro de carga para sustentar esta corja de corruptos. Enquanto esta cachorrada continuar roubando nosso dinheiro e nós continuarmos trabalhando calados, o Brasil nunca vai mudar.

O trabalhador brasileiro trabalha 44 horas semanais. Isso é na teoria, pois não há um cidadão (trabalhador) que se contente em ficar trabalhando somente 44 míseras horas por semana. Como exemplos, temos jovens que trabalham em fábrica e em finais de semana fazem o “famoso bico” como garçons ou mesmo no comércio. Outros fazem serviços autônomos para complementar a renda. Até brigadianos fazem “bico” como seguranças como a gente vê por aí ou nos noticiários.

Na China, então, o trabalho parece escravo, pois as pessoas trabalham de 10 a 12 horas por dia e não somente cinco dias por semana. Não concordo com tanto trabalho, mas acho que 44 horas semanais é bastante, porém, quem trabalha no que gosta, com certeza não acha muito. Acreditamos que o trabalho, como diz o ditado, “dignifica o homem” e, muito mais do que isso, é uma verdadeira “escola da vida”...

À propósito: pode até soar meio estranho, mas é importante que todos tenham a chance de também exercer um mandato no Legislativo. É só cortar os gordos salários dos legisladores que, aos poucos, eles mesmos vão deixando de concorrer a reeleição, porque a maioria está no cargo porque quer poder e dinheiro. Sendo assim, toda a comunidade poderia trabalhar voluntariamente como vereador, pois todos teriam chance.

A pergunta que não quer calar: até quando vai o fôlego da governadora Yeda com tanta gente dizendo “não” para ela?

A pergunta que está na boca do povo: se você pudesse fazer um pedido ao Papai Noel ou ao Menino Jesus, qual seria teu desejo?

O encerramento é com uma mensagem positiva: “trate os outros como gostaria de ser tratado”. E o mais importante: “jamais prive uma pessoa de esperança, pode ser que ela só tenha isso”.
(segunda, 10/12/07)

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Porque as cidades morrem no verão?

O ano não foi dos melhores na região, mas por enquanto a previsão é de que o ano de 2007 tenha sido positivo. Em geral, quando chega dezembro, parece que o otimismo toma conta de todo mundo. Parece até que o balanço do ano é até mais positivo do que o anterior, onde a chiadeira não foi grande.

Daqui a duas ou três semanas vem o período de praia e nossas cidades morrem. A impressão é que todo mundo vai para a praia no final de dezembro e nos meses de janeiro e fevereiro. Mas isso não é verdade, pois apenas uma pequena parcela da população está em férias, mas como estes são os que movimentam o comércio, a impressão é de cidades mortas nos meses de veraneio.

O povo gaúcho não tem mais o direito de falar que políticos corruptos são os nordestinos, que aqui o povo é politizado e os políticos mais íntegros são gaúchos. Se assim fosse, o Estado do Rio Grande não estaria quebrado. Para cada funcionário público do Estado, há um que está aposentado. E o pior: enquanto o servidor que trabalha está ganhando um real, o que está aposentado ganha dois pra não fazer nada. Se a culpa não é dos políticos, é de quem?
Pelo amor de Deus, algum cantor, alguma banda, algum compositor, enfim, alguém na face da Terra, crie novas músicas de Natal. Chega de “Dingobel, dingobel” ou “Noite feliz, noite feliz...”. Ninguém agüenta mais ouvir aquelas músicas de Chitãozinho & Xororó, Sandy & Junior, Simone e cia, porque todo santo ano é a mesma coisa! Daqui a pouco vão inventar até um nome de doença para quem não pode mais ouvir estas músicas.

Tem gente achando que a coluna está muito branda nos últimos dias. Pode até ser que sim, pode ser que não, afinal, os xingamentos são divulgados quando chegam até nós ou se tornar necessário ser feito devido algum acontecimento. Aliás, aguardamos sugestões, as quais podem ser postadas no blog mauridandel.blogspot.com, o qual tem enquetes para votar.

Frase do dia: "Jesus, rosto divino do homem, rosto humano de Deus", do papa João Paulo II.

A pergunta que não quer calar: a campanha política já começou?

A pergunta que está na boca do povo: porque 2007 passou num piscar de olhos?

Mensagem positiva do dia: “Mude, mas comece devagar, porque a direção é mais importante do que a velocidade; veja o mundo de outras perspectivas e não faça do hábito um estilo de vida, mas acima de tudo, lembre-se que a vida é uma só”.
(sexta, 07/12/07)

O atraso para votar o orçamento

As Câmaras de Vereadores devem votar, ainda este ano, o orçamento municipal para o ano que vem. Toda a previsão orçamentária de arrecadação ao longo do ano esta prevista neste projeto. Mas, em geral, as sessões acontecem somente até próximo do dia 15, sendo assim, na maioria dos municípios falta apenas uma ou duas sessões ordinárias para acontecerem neste ano.

O que nos espanta é que o projeto do orçamento apenas agora está dando entrada na Câmara. Nos municípios menores, os vereadores ficam olhando um pra cara do outro o ano inteiro na sessão porque na maioria das vezes não tem nada pra votar. E justamente o projeto mais importante vem em cima do laço. Na verdade, estratégia dos prefeitos para não deixar vereador meter o bedelho!

Quem pode perder com isso é o povo, pois o Legislativo não tem tempo de aperfeiçoar o orçamento. Na verdade, uma semana seria tempo suficiente para vereador correr atrás, pesquisar, enfim, apresentar emendas. Mas a maioria não tem tempo de ser vereador e deixa pra apresentar emendas na última hora, quando resolve se mexer já é tarde!

Tem municípios do interior que até dá nos nervos, porque entra prefeito e sai prefeito e a realidade nunca muda. Hoje uns vereadores criticam pela demora do prefeito em enviar o orçamento para a Câmara. Mas no passado, estes que hoje criticam ficavam quietos e os que criticavam eram os que eram contra o prefeito de ontem e hoje são a favor, então ficam quietos.

Dia desses falamos sobre o voto de cabresto e, sobre isso, vale citar uma sugestão enviada por uma professora de Blumenau, que é leitora do blog mauridandel.blogspot.com: “Pérolas dos meus alunos de História: “Por que utilizavam a expressão "voto de cabresto" para caracterizar as eleições na época da República Velha? Eis a resposta de criativa – e errada, diga-se de passagem – de um aluno: “Foi um voto que levou as pessoas para a votação com um animal chamado "cabrito". Esse animal era levado junto pelas pessoas”.


Pra quem já está de malas quase prontas para a alta temporada, vale lembrar que neste veraneio O Diário vai ser entregue na praia. De Oásis Sul até Santa Teresinha, você poderá retirar o seu Diário na banca mais próxima. Mas antes de viajar, contate o Diário para tirar suas dúvidas...

À propósito: o que será do nosso futuro? Será que esta geração de consumismo não acaba gerando mais violência. Do jeito que as coisas estão, até criança já quer celular...

A pergunta que não quer calar: será o mês de dezembro o que nos dá a impressão de passar mais rápido?

A pergunta que está na boca do povo: alguém tinha alguma dúvida que Renan Calheiros iria escapar ileso?

A mensagem positiva do dia: “É necessário sempre acreditar que o sonho é possível, que o céu é o limite e você é imbatível. É necessário acreditar que o tempo ruim vai passar é só uma fase e o sofrimento alimenta mais a sua coragem. Caminhe ao lado de seus amigos, para apoiar se necessário ou para festejar se for o caso”.
(quinta, 06/12/07)

A falta de investimento na nossa BR

Um assunto que precisa ser debatido é a nossa BR-116. A BR está em péssimas condições na maioria do trecho da nossa região, precisa ser recapeada ou duplicada. Muito se questiona a sua duplicação até o Travessão. Mas não há sequer movimento para isso.

Está na hora da comunidade se mobilizar e partir em busca deste objetivo, pois o trevo de Ivoti, que era muito perigoso, já foi ajeitado. Aliás, porque aquele trevo de acesso é Ivoti não foi construído no exemplo da rótula de acesso a Dois Irmãos ou a de Morro Reuter?

Falando nisso, muito se comenta sobre a BR-101, mas temos um problema aqui perto que precisa ser debatido. Aliás, a nossa VRS-833 continua entregue ao descaso. Mal sinalizada, cheia de curvas perigosas, pista estreita e ainda uns 1,5 km por fazer. Entra governo e sai governo e Herval e o interior de Morro Reuter continuam sofrendo.

Aliás, entra PMDB, sai PMDB, entra PT, sai PT e entra PMDB no governo e nada. Quando teremos o prazer de divulgar uma foto da inauguração oficial (mas quando estiver totalmente pronta) desta obra? Tomara que não demore muito! Por outro lado, Hortêncio e Linha Nova continuam sofrendo com falta de acesso asfaltado.

Enquanto isso, os cidadãos brasileiros continuam pagando uma montanha de impostos. É imposto pra comprar, pra vender, pra transportar, pra revender, pra isso e para aquilo.

E o pior é que a maioria chia, mas fica quieta. E como quem cala consente, a cada ano que passa, nossos governantes tocam aumento de imposto em cima de aumento. E o pobre povo, tem que pagar. Quando é que nossos governantes vão pensar um pouco no povo?

Será que a intenção de nossos grandes políticos é, cada vez mais, tirar do povo? Será que querem deixar o povo na miséria para que, então, o povo precise de assistencialismo e precise recorrer aos políticos para que os atenda e depois fiquem o resto da vida devendo obrigação aos nossos deputados e governantes?

E o que dizer dos políticos que querem priorizar a saúde ou a educação ou a geração de empregos? Será que o melhor não é priorizar a segurança? Ao deixar o município mais seguro, o cidadão de bem não vai precisar gastar o seu rico dinheiro se protegendo com seguros, alarmes, grades, portões, tantas empresas de segurança... Sem o medo da violência, não teríamos mais saúde, mais educação...

A pergunta que não quer calar: vice manda alguma coisa?

À propósito: será que cultura é só “bandinha” e “dancinha” alemã?

A mensagem positiva do dia: “Tudo aquilo que for feito com o coração e a intuição pode até estar errado, mas com certeza terá valido à pena! Faça valer à pena porque os melhores momentos da vida são vividos sem previsão”.
(quarta, 05/12/07)

Porque ter vereador?

Do jeito que estão as coisas, penso que alguns de nossos municípios não precisam ter vereadores. Município nenhum precisa pagar salário pra vereador ir lá na Câmara uma vez por semana falar o que “acha” e o que “não acha” sobre os escândalos de Brasília.

Os vereadores estão sendo pagos para trabalhar pelo povo, para fiscalizar o Executivo e fazer ou aprovar projetos para melhorar a vida de cada um dos moradores, dos eleitores, dos contribuintes. Esta é a função dos vereadores e não apenas ser o chamado “vereador-sessão”, o que lê os projetos e a Lei do município apenas na noite da sessão.

Ir na sessão falar mal de um ou outro, criticar um colega por ser do partido adversário, enfim, ser vereador apenas para pegar o microfone e discursar, então que pegue seu chapéu e vá embora. Deixe a vaga para quem realmente quer trabalhar pelo povo.

Da mesma forma, se é pra ser vereador para fazer assistencialismo, levar gente para Porto alegre nos hospitais, comprar rifa e pagar cerveja, que se demitam do cargo e vão pedir emprego na Prefeitura para trabalhar como assistente social. Vereador é pra legislar e disso todo mundo está cansado de saber. E legislar é fiscalizar, é saber o que acontece no município e não ficar trabalhando em sua função profissional e tirar uns minutinhos por semana para ir numa festa e outros minutinhos para ir na sessão.

Tem vereador que nem tira tempo de ir na sessão e as vezes não vai ou sempre chega atrasado e sai antes. Mas o salário é cheio! Aliás, sobre isso, sempre dizemos uma coisa e isso vai ser importante no ano que vem, que é ano eleitoral: “valorize o vereador que tira tempo de ser vereador”.

Todo governante quer investir em turismo. Mas o que temos de turismo em nossos municípios? Acredito que em alguns municípios, está se investindo em turismo para atrair visitantes ou viajantes e não para turistas. Não adianta investir em turismo para atrair gente que viaja a trabalho e, com isso, gasta pouco dinheiro. Temos que investir para atrair o turista que venha torrar dinheiro de verdade, como acontece em Gramado, onde tudo custa o olho da cara e as lojas estão sempre cheias de gente comprando e gastando. Engana-se quem pensa que trabalhador (à trabalho) é turista!

À propósito: um prefeito de uma das cidades mais visitadas por turistas do Estado comentou estes dias que “ser cidade turística não é apenas explorar uma cascata ou umas montanhas”. Turismo é complexo, exige comprometimento do Poder Público e, principalmente, do privado. Mas o povo também precisa saber fazer turismo, pois em muitos casos, deixamos a desejar até no momento de dar uma informação a um turista.

A pergunta que não quer calar: se vadiagem é crime, porque existem o agiota e o banqueiro, que só especulam com o dinheiro alheio, e não trabalham?

A pergunta que está na boca do povo: será que teremos vereadores aproveitando janeiro pra viajar, às escondidas, para congressos de férias com o povo pagando a conta?

A mensagem positiva do dia: “nunca deixe alguém te fazer sentir como se não merecesse o que quer”.

(terça, 04/12/07)

Caos na saúde

É incrível, mas ainda ficamos impressionados com o caos na saúde. Quanto maior o município ou a capital, maior é o caos. Mais uma vez um cidadão sofreu acidente de trânsito grave no início da tarde e até a noite ainda não havia leito em hospital ou em UTI para ele ser atendido.

A gente paga imposto pra quê? A gente trabalha pra quê? Pra dar dinheiro pra político encher o bolso e fazer filho bastardo com jornalista? De que adianta trabalhar se quando você mais precisa, que é na hora grave em que segundos podem te manter vivo ou não, então você não consegue atendimento de saúde! Até quando?

Já dissemos neste espaço que não concordamos com distribuição de fichas na saúde, seja para médico clínico ou especialista. É correto um morador ter que esperar dois meses para ser atendimento de dentista ou outro especialista? Mas o que é isso? Isso não pode ser verdade nem aqui e nem na “Conchinchina”...

Não queremos crer que o desemprego é que gera violência. Se a pessoa tem boa índole, mesmo desempregada, não vai querer virar bandido. Esta história de que ao acabar com o desemprego vamos acabar com a violência é lorota, é a legítima conversa pra boi dormir!

Dizer que para acabar com a violência temos que reduzir o desemprego é conversa de político safado que tenta enfiar na cabeça dura do povo de que só pobre é ladrão! E o povo, que tem preguiça de pensar, acaba caindo nesta história! Enquanto isso, políticos nadam no dinheiro e o povo se ferra trabalhando pra não morrer de fome!

Se pobreza fosse sinônimo de violência, o Brasil estaria virando um mar de rosas. Lula está dando Bolsa Família a torto e a direito para ninguém morrer de fome. Quase 1/3 da população brasileira recebe este auxílio e, mesmo assim, a violência é crescente. Para reduzir a violência precisamos de métodos, de policiais bem remunerados nas ruas e, principalmente, que a educação e cultura sejam tão importantes como um prato de comida. De discurso de político a gente está cheio!

À propósito: Mal chegamos em dezembro, o Natal não está nem perto e já tem gente querendo saber quando será o Carnaval. O Brasil realmente é um país de festa e de gandaia. Um feriado sempre é bom, mas não ninguém sai ganhando com isso, pois o povo “se atira nas cordas”, fica em casa sem fazer nada e, com isso, ninguém trabalha, ninguém produz, ninguém vende, ninguém compra...

A pergunta que está na boca do povo: Porque acontecem tantos acidentes de trânsito nos finais de semana nos meses de verão?

A pergunta que não quer calar: é justo o morador pagar iluminação pública e morar nos cafundós do Judas e sequer ter poste com lâmpada próximo de sua casa?

Para encerrar, vale citar Eduardo Girão, que foi perfeito, afinal, as vezes a gente cita cita algumas verdades ou faz algumas conjecturas e acaba deixando muita gente indignada. Diz ele que a “verdade nunca é injusta; pode magoar, mas não deixa ferida”.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

O voto de cabresto

A política tem uma expressão chamada voto de cabresto. Apesar de todo mundo pensar que isso é uma praxe normal apenas no nordeste, em nossa região ainda temos muito disso. Não é exatamente esta a descrição exata, mas é o político que arruma remédios e leva, de cabresto, os votos da família inteira, é o político a quem a família toda se socorre na hora da doença, é o político que tem posses ou muitos funcionários, enfim, muitos ainda continuam se elegendo com o famoso votos dos eleitores que eles levam pelo cabresto.

Nossas cidades resolveram investir em pórticos. Estância Velha tem o seu, Presidente Lucena está transformando em realidade o seu, enquanto Ivoti já sonha com um e Morro Reuter está buscando o seu pórtico em Brasília. Há quem diga que isso é ultrapassado, mas qual a imagem mais famosa de Gramado, senão é o seu pórtico?

O cenário político está pegando fogo em Dois Irmãos. Estão muito comentadas as enquetes no blog mauridandel.blogspot.com sobre quem é o pior vereador de Dois Irmãos e em quem você votaria para prefeito em 2008. Se você quiser que esta enquete seja feita também com políticos do seu município, entre no blog e deixe o seu recado e a sua sugestão de nomes para esta enquete.

E já que estamos cada vez mais próximos dos leitores, vale adiantar que estaremos ao seu lado este ano na praia. Para quem já está se programando para o veraneio, neste ano O Diário estará também ao seu lado enquanto você estiver na praia. Quem for veranear entre Oásis e Santa Terezinha poderá receber o seu jornal na praia.

À propósito: Antes de viajar, entre em contato com a sucursal da sua cidade e obtenha maiores informações. Aguarde que divulgaremos maiores esclarecimentos a partir da semana que vem. Além deste passo importante, a partir do próximo ano teremos outras novidades no Diário que vão agradar em cheio aos leitores.

A pergunta que não quer calar: você já pensou o que vai pedir para o Papai Noel?

A mensagem positiva do dia: "Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando, porque embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu." (Luis Fernando Veríssimo)

(sexta, 30/11/07)

O exemplo dos municípios com o FAPS

Os municípios que têm seu fundo de aposentadoria próprio estão com uma verdadeira fortuna. Os municípios que sempre trataram de forma séria a questão da aposentadoria do funcionalismo estão com uma baita grana depositada em alguma conta corrente.

Para se ter uma idéia, o FAPS de Dois Irmãos está na casa dos R$ 12 milhões. Este valor é tão alto que é praticamente o dobro do orçamento anual de municípios como Morro Reuter e Lindolfo Collor. O acumulado no FAPS de municípios como Dois Irmãos, Ivoti e outras cidades do mesmo porte é uma grana sem tamanho, maior do que tudo o que cidades do porte de Hortêncio, por exemplo, levam um ano inteiro para arrecadar em impostos.

É fácil entender porque os municípios têm tanta grana no FAPS. Na maioria dos casos, o município tem apenas 70 aposentados e cerca de 500 contribuindo para o bolo, pois em geral, as folhas de pagamento são enxutas. Se seguir desta maneira, com mais gente contribuindo do que retirando sua aposentadoria, nunca vai faltar dinheiro para os futuros aposentados.

Outro ponto importante que se deve levar em conta é que não temos salários exorbitantes e, com isso, o bolo não diminuirá tanto. Uma baita grana que é um baita exemplo para a Previdência, o governo federal e toda aquela corja que quebrou a Previdência com más administrações.

Ora, lá “em cima”, muitos contribuíram com pouco dinheiro e se aposentaram para receber muito e por muito tempo. Enquanto isso, aposentados “normais” contribuíam, no passado, com valores semelhantes a três ou quatro salários mínimos e hoje ganham pouco mais do que um.

À propósito: O que nos resta torcer – e rezar – é para que este bolo do FAPS de todos os municípios nunca chegue a crescer tanto. Se continuar assim, os olhos gordos do governo federal vão crescer a tal ponto que farão com que, em um simples canetaço e com uma desculpa qualquer, o governo federal acabará mudando a Lei e vai segurar a grana do FAPS de todos os municípios sob a sua tutela. Hoje isso não é possível, tanto que nem os municípios podem mexer nesta grana. Mas, em se falando de políticos do alto escalão, tudo é possível!

Atendendo a pedidos, repetimos uma frase do dia já divulgada aqui recentemente: “um bom papo de boteco substitui qualquer analista”.

A pergunta que não quer calar: o governo Yeda quer policial atrás de motorista integro que está trabalhando na rua – e com pressa – ou correndo atrás de bandido? Ou estas multas é uma indústria apenas para sustentar salário de político?

A mensagem positiva: “Sonhe, sonhe alto, sonhe muito! Sem sonhos, as perdas se tornam insuportáveis, as pedras no caminho se transformam em golpes fatais. Mas, se você tiver grandes sonhos, seus erros produzirão crescimento, seus desafios produzirão oportunidades, seus medos produzirão coragem.”
(quinta, 29/11/07)

O Estado tem que quebrar de vez

O fim do ano está chegando e tem municípios que vão penar para fechar o ano com dinheiro em caixa. Tem municípios onde vai ser necessário raspar o tacho até a última moeda para pagar o 13º do funcionalismo. Há quem reclame, mas o que esperar, se o Governo do Estado nem dinheiro tem para isso e vai ter que fazer empréstimo bancário, de novo, para pagar a folha?

Isso é terrível, porque mostra os desmandos do nosso Estado nas últimas décadas. Esperar o que de um Estado que gasta mais de 50% do orçamento pagando inativos e aposentadorias com valores exorbitantes? Dinheiro não há, mas assim nunca vai ter mesmo, porque os governantes só tomam medidas paliativas e que acabam – sempre! - sendo aumento de impostos. É o fim da picada! Será que não é melhor deixar quebrar de vez o Estado?

Se o Estado estivesse falido, talvez o governo federal pagasse ao Rio Grande o que deve e os que ganham aposentadorias milionárias ficariam no pincel, sem receber nada. Com a “empresa” Estado estando falida, aposentados voltariam ao trabalho, talvez, empresas não receberiam incentivos milionários, não haveria tantos gastos em diárias, viagens e benesses do poder.

Assim, talvez, aos poucos, o Estado poderia ir ajeitando as coisas e investindo no povo,que é para o qual o Estado existe, conforme a Constituição Federal. O povo gaúcho, e também todos os que se chegaram para estes pagos para viver, não pode mais ficar pagando contas de quem exerceu o poder e não fez nada, a não ser quebrar o nosso Estado com a incompetência que nós até hoje tentamos esconder.

O que se vê em alguns municípios menores é uma verdadeira briga de foice, também no cenário que não deveria ter nada a ver com eleição. Em alguns municípios, há uma grande disputa entre os partidos para ver quem assume a presidência da igreja, do clube e das sociedades.

O que se percebe é que o poder nas comunidades muda de lado, conforme a escolha do prefeito. Quando o prefeito é de um partido, também ganha de presidente das entidades alguém do mesmo partido. Mas, mudando o comando na Prefeitura, muda também o comando nas entidades, com raríssimas exceções. É impressionante!

A pergunta que não quer calar: porque o Governo do Estado exige que brigadianos fiscalizem – ou apenas anotem cerca de seis nomes de motoristas e identidades – todo santo dia?

A pergunta que está na boca do povo: dos prefeitos que podem e não estão sendo cogitados para concorrer a reeleição, entre eles Elaine (Morro Reuter) e Renato (Dois Irmãos), alguém duvida que eles possam entrar no páreo?

Encerrando com a mensagem positiva do dia: “Cada um na vida tem a sua porção de tragédia, pois é assim que despertamos para a nossa verdade, para a luz. Deus usa certos mecanismos para tirar-nos de nossas ilusões, para fazer-nos perceber a realidade e a beleza da vida”.
(quarta, 28/11/07)

Arquivo do blog

2011

Livros lidos em 2011*
52 - O dia de um jornalista americano em 2.889, Julio Verne, 80 pág, Ed. Hemus, 19/11 a 24/11/2011. (nota 5)
51 - Em outras palavras, Lya Luft, Record, 224 pág, 17/12/2011. (nota 7)
50 - Jogo sujo, Marcelo Duarte, Ática, Série Vaga-Lume, 134 pág, 16/11 a 19/11/2011. (nota 7,5)
49 - Espíritos entre nós, James van Praagh, Sextante, 134 pág, 31/10 a 07/11/2011. (nota 7)
48 - Percalços, Ernani Mügge, Con-Texto, 74 pág, 29/10 a 31/10/2011.

47 - Instantes, Ernani Mügge, Oikos Editora, 64 pág, 30/10/2011.
46 - Chatô, o Rei do Brasil, Fernando Moraes, Ed. Companhia das Letras, 731 pág, 10/06 a 29/10/2011. (nota 9)
45 - Seja líder de si mesmo; Augusto Cury, Sextante, 122 pág, de 20/09 a 25/09/2011. (nota 8)
44 - Monte seu próprio negócio; Leandro Martins; Digerati Books, 111 pág, de 06/08 a 20/09/2011.
43 -Crônicas do Lelo, Aurélio Decker, Ed. Metropole, 176 pág, 19/08 a 11/09/2011). (nota 6)
42 - Eis o homem Paulo Sant´Ana; Paulo Sant´Ana, RBS Publicações, 168 pág, 13/08 a 04/09/2011. (nota 6)
41 - Crônicas de minha cidade; Carlos de Souza Moraes, Ed. Unisinos, 239 pág, 14/08 a 21/08/2011.
40 - Coisas do corações; Beto Ody (Rádio Alegria), Palotti, 148 pág, 11/08 a 20/08/2011).
39 - Meu guri; David Coimbra, LP & M, 185 pág, de 11/08 a 14/08/2011. (nota 7,5)
38 - Meditando com Brian Weiss, Sextante, 105 pág, de 06/08 a 07/08/2011. (nota 6)
37 - Cá entre nós, Ernest Sarlet, Ed. Feevale, 178 pág, de 27/07 a 31/07/2011. (nota 5)
36 - O maior vendedor do mundo; Og Mandino; Ed. Record, 118 pág, 22/07 a 30/07/2011. (nota 9)
35 - Conquistar e manter clientes; Daniel Godri; Ed. Eko, 116ª edição, 75 pág, 19/07/2011. (nota 5,5)
34 - Auto-hipnose, desperte o seu gigante interior, Mauro Rosso, Ed. Imprensa Livre, 69 pág, de 19 e 20/07/2011.
33 - O símbolo perdido, Dan Brown, Sextante, 489 pág, de 02/07 a 16/07/2011. (nota 8,5)
32- O segredo de Luisa, Fernando Dolabela, Sextante, 303 pág, de 1º/07 a 03/07/2011. (nota 7,5)
31 - 35 melhores contos do RS, Maria da Glória Bordini (organizadora), 322 pág, IEL (Corag), de 23/06 a 27/06/2011. (Simões Lopes Neto, E. e LF Veríssimo, L.C. Barbosa Lessa, Jane Tutikian, L.A. Assis Brasil, Sérgio Capparelli, Carlos Carvalho, Alcides Maya, Caio Fernando Abreu, Josué Guimarães, Sérgio Faraco, Charles Kiefer, Moacyr Scliar...) (nota 6)
30 - A vida que ninguém vê, Eliane Brum (ZH), Editora Arquipélago, 208 pág, 23/06 a 25/06/2011. (nota 8)
29 - Os segredos dos campeões, Roberto Shinyashiki, Ed. Gente, 182 pág, 24/05 a 23/06/2011. (nota 7,5)
28 - Avenida de histórias, Henrique Schneider, Produção Um Cultural, 132 pág, 21/06/2011. (nota 7,5)
27 - O Monge e o Executivo, James C. Hunter, Ed. Sextante, 143 pág, de 20/05 a 12/06/2011. (Uma história sobre a essência da liderança). (nota 8,5)
26 - O caçador de pipas, Khaled Hosseini, Ed. Nova Fronteira, 370 pág, 14/05 a 16/05/2011) - 8mil vendidos. (nota 9)
25 - O Analista de Bagé; Luis Fernando Veríssimo; L & PM Pocket, 84 pág, 2ª vez, 01/05/2011. (nota 7)
24 - Nunca desista dos seus sonhos, Augusto Cury, Sextante, 156 pág, 2ª vez, 04/04 a 01/05/2011. (nota 8)
23 - Autoconhecimento: o primeiro passo para a liderança; Claiton Marusiak; Ed. Treze, 52 pág, 2ª vez, 01/05/2011.
22 - O caminho da tranquilidade, Sua Santidade, o Dalai Lama, coleção Auto Estima, Ed. Sextante, 96 pág, 15/04 a 19/04/2011. (nota 6,5)
21 - Trem-Bala, Martha Medeiros, L & PM Pocket, 247 pág, 04/04 a 15/04/2011. (nota 9)
20 - De Pedro a Collor; charges; Sampaulo (Paulo Sampaio), AGE Editora, 110 pág, 20/11 a 09/04/2011. (nota 6)
19 - A Arte de Fazer Jornal Diário, Ricardo Noblat, Ed. Contexto, 174 pág, 23/03 a 03/04/2011. (nota 9,5)
18 - A Objetividade Jornalística, Luiz Amaral, Ed. Sagra-Luzzatto, 96 pág, 24/03 a 27/03/2011. (nota 5)
17 - Diários de um repórter, Flávio Alcaraz Gomes, L & PM, 180 pág, 01/03 a 24/03/2010. (nota 5,5)
16 - A Miséria do Jornalismo Brasileiro; Juremir Machado da Silva, Vozes, 155, 01/03 a 12/03/2011. (nota 8,5)
15 - The Secret - O Segredo; Rhonda Byrne, Ediouro, 198 pág, 26 e 27/02/2011). (nota 9)
14 - O Aleph; Paulo Coelho, Ed. Sextante, 240 pág, 10/02 a 26/02/2011). (nota 6,5)
13 - O Doce Veneno do Escorpião, O Diário de uma Garota de Programa; Bruna Surfistinha (Raquel Pacheco), Panda Books, 168 pág, 18/02 e 19/02/2011. (nota 1)
12 - Odisséia Urbana; Ismael W. Manganelli, 110 pág, 19/02/2011.
11 - Como Evitar Preocupações e Começar a Viver; Dale Carnegie; Cia Editora Nacional, 423 pág, 25/09/2010 a 16/02/2011. (nota 7,5)
10 - O Vôo da Cobra; Lucas Izoton, 164 pág, Independente Cobra D'Água, 22 e 23/01/2011. (nota 8,5)
ESTATÍSTICA DE 2011*
* 43 livros em 2011 - 4 livros/mês -
7.937 pág - 721 pág/mês e 24 pág/dia.
* 35 livros - até fim/set - 4,3 livros/mês - 6.496 pág - 812 pág/mês e 27 pág/dia.
* 21 livros - até fim/jun - 4,2 livros/mês - 3.688 pág - 737 pág/mês e 24 pág/dia.
* exceto janeiro=férias.

2012

Livros lidos em 2012
81 - A motocicleta azul, Luis Carlos Pez, Ed. Uri, 79 pág, 23/12 a 24/12/12. (nota 5).
80 - Os segredos da mente milionária, Harv Eker, Sextante, 175 pág, 27/10 a 23/12/12. (nota 9,5).
79 - Como formar & treinar equipes de vendas, Diego Maia, Ed. Ferreira ,130 pág, 15/12 a 22/12/12. (nota 6).
78 - Saiba mais para gastar menos, Elaine Toledo, Ed. Alaúde, 143 pág, 01 a 09/12/2012. (nota 7).
77 - O X da questão, Eike Batista, Sextante, 130 pág, 01 a 02/12/2012. (nota 8).
76 - Planejamento estratégico: um bem ou um mal necessário, Roberto Tadeu de Morais, Ed. Fundo de Cultura (Faccat), 109 pág, 02/12/2012. (nota 6,5).
75 - Quanto custa ficar rico, Paulo Portinho, Campus, 165 pág, 20/10 a 15/11/2012. (nota 7,5).
74 - A oração que Deus entendia, Paulo Coelho, Ed. Caras, 64 pág, 03/11/2012. (nota 6,5).
73 - A Revolução dos Bichos, George Orwel, Globo, 143 pág, 02/11/2012. (nota 9,5).
72 - Assassinatos na Academia Brasileira de Letras, Jô Soares, Companhia das Letras, 252 pág, 26/10 a 28/10/2012. (nota 7,5).
71
- Seja líder de si mesmo, Augusto Cury, Sextante, 127 pág, 12/10/2012. (nota 7).
70 - A Lei de Murphy, Arthur Bloch /Millor Fernandes, Record, 106 pág, 09 a 12/10/2012. (nota 5).
69 - Selma e Sinatra, Martha Medeiros, Objetiva, 132 pág, 09 a 11/10/2012. (nota 4).
68 - Maigret e o homem do banco, Georges Simenon, L&PM/Nova Fronteira, 192 pág, 05 a 09/10/2012. (nota 6,5)
67 - O vencedor está só, Paulo Coelho, Agir, 398 pág, 18/09 a 27/09/2012. (nota 7)
66 -
Programa Integral de Leitura (Guia Introd e 1º Ciclo, Olga Camargo Valcárel, Pilbra, 78 pág, 03/09 a 21/09/2012. (nota 7)
65 -
Brasa sob cinzas, Leonardo Boff, Record, 121 pág, 12/09 a 18/09/2012. (nota 6)
64 - Espiritualidade, Leonardo Boff, Sextante, 63 pág, 03/09 a 06/09/2012. (nota 5)
63
- O que Steve Jobs faria?, Peter Sander, Universo dos Livros, 165 pág, 21/06 a 11/08/2012. (nota 7)
62 - As sete Leis Espirituais do sucesso, Deepak Chopra, Ed. Best Seller, 103 pág, 24/06 a 08/07/2012. (nota 9,5)
61 - Filhos inteligentes enriquecem sozinhos, Gustavo Cerbasi, Ed. Gente, 170 pág, 16/05 a 24/06/2012). (nota 7)
60 - Casais inteligentes enriquecem juntos, Gustavo Cerbasi, Ed. Gente, 163 pág, 22/04 a 13/05/2012. (nota 7,5)
59 -Curso básico para resolver problemas e tomar boas decisões, Ken Watanabe, Sextante, 127 pág, 15/04 a 21/04/2012. (nota 4,5)
58 -O Príncipe, Nicolau Maquiavel, Nova Cultural, 282 pág, 17/03 a 15/04/2012. (nota 6,5)
57 - Faça todo mundo gostar de você em 90 segundos, Nicholas Boothmann, Ed. Gente, 190 pág, 09/04 a 15/04/2012. (nota 7)
56 - Dez Leis para ser feliz, Augusto Curi, Sextante, 121 pág, 05/04/2012. (nota 6)
55 - Investimentos inteligentes, Gustavo Cerbasi, Ed. Thomas Nelson do Brasil, 271 pág, 22/09 a 24/03/2012. (nota 7)
54 - O Homem que Calculava, Malba Tahan, Ed. Record, 301 pág, 05/10/2011 a 26/02/2012. (nota 7,5)
53 - Pai Rico, Pai Pobre, Robert Kiyosaki e Sharon Lechter, Ed. Campos, 186 pág, 14/01/2012 a 29/01/2012. (nota 7)
ESTATÍSTICA DE 2012*
- Em 2012, 28 livros, 2,5 mês - 4.683 pág, 425/mês e 14,2/dia.
- Até fim/julho, 10 livros, 1,6/mês - 1.914 pág, 319/mês e 10,6/dia.

- Em 2011 - 43 livros, 4/mês - 7.937 pág, 721/mês e 24/dia.
* exceto janeiro=férias.